Está en la página 1de 37

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES Ol pessoal! Espero que tenham gostado da aula demonstrativa.

Na nossa aula 01, abordaremos o assunto obras de saneamento: qualidade, coleta e transporte de guas residurias, conforme previsto no cronograma da aula 00. Agora vamos nossa aula! Obras de saneamento: qualidade, coleta e transporte de guas residurias.

01. (EMBASA/2009) O valor da demanda bioqumica de oxignio (DBO) utilizado para avaliar a quantidade de oxignio necessria para degradar a matria orgnica biodegradvel nas estaes de tratamento de esgoto. Utilizaremos a questo acima para fazer uma breve reviso terica sobre qualidade de guas residurias. H 99,9% de gua nas vazes de esgotos, sendo apenas 0,1% de material no lquido. Esse material gera a necessidade da etapa de tratamento de esgotos. Essa pequena frao composta por slidos orgnicos, inorgnicos, suspensos e dissolvidos, bem como microorganismos. A frao orgnica representa estatisticamente 70% dos slidos e a inorgnica os 30% restante. A caracterizao dos esgotos funo dos usos aos quais a gua est submetida. Esses usos variam de acordo com o clima, situao social/econmica e hbitos da populao. Para o projeto de uma estao de tratamento, objetivando a adequao da qualidade das guas, devem ser utilizados parmetros indiretos para traduzir o carter poluidor do despejo. Caractersticas fsicas

1 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES As principais caractersticas fsicas dos esgotos esto relacionadas s seguintes propriedades: Matria slida (mg/L)

Das caractersticas fsicas, o teor de matria slida o mais importante, tendo em vista que o objetivo maior do tratamento de esgotos reside na sua remoo. A matria slida classificada em funo (i) da dimenso das partculas (slidos em suspenso, coloidais e dissolvidos), (ii) da sedimentabilidade (capacidade de se depositar no fundo, classificandose em sedimentveis, flutuantes ou flotveis e no sedimentveis), (iii) da secagem a alta temperatura (fixos e volteis, T entre 550C e 600C) e (iv) da secagem a mdia temperatura (T entre 103C a 105C, slidos totais, em suspenso e dissolvidos). Temperatura (C)

A temperatura do esgoto um pouco superior da gua de abastecimento, podendo apresentar maiores valores em funo da contribuio de despejos industriais. A influncia da temperatura fortemente verificada (i) nas operaes de natureza biolgica (a velocidade de decomposio do esgoto aumenta com a temperatura faixa ideal entre 25C e 35C, inatividade das bactrias formadoras de metano na digesto anaerbia abaixo dos 15C), (ii) nos processos de transferncia de oxignio (menor quantidade de oxignio dissolvido OD na gua medida que aumenta a temperatura) e (iii) no fenmeno de sedimentao (maior velocidade de sedimentao com o aumento da temperatura diminuio da viscosidade). Odor

Os odores de esgotos so causados pelos gases inerentes aos processos de decomposio. O cheiro de mofo tpico de esgoto

2 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES fresco; o cheiro de ovo podre, de esgoto velho ou sptico (gs sulfdrico proveniente da decomposio de lodo). O eventual mau cheiro nas ETEs funo principalmente dos depsitos de material gradeado, de areia e nas operaes de transferncia e manuseio do lodo, e no necessariamente do prprio esgoto. Cor e turbidez

A cor e turbidez indicam o estado de decomposio do esgoto. A cor cinza tpica do esgoto fresco. A preta, do esgoto velho e de uma decomposio parcial. Caractersticas qumicas As principais caractersticas qumicas do esgoto esto relacionadas s seguintes propriedades: Oxignio Dissolvido OD (mg/L)

Quantidade de oxignio dissolvido (mg/L) no meio aquoso. Quanto mais poludo o corpo hdrico, menor a quantidade de OD presente, podendo at mesmo ser nula. Quanto maior a temperatura da gua, menor o grau de saturao de OD. O grau de saturao da gua a uma temperatura de 20C de aproximadamente 7 mg/L. Demanda Bioqumica de Oxignio DBO (mg/L)

A forma mais utilizada para medir a quantidade de matria orgnica de um esgoto por meio da determinao da Demanda Bioqumica de Oxignio DBO. Na realidade, esse ndice mede a quantidade de oxignio necessrio para decompor a matria orgnica presente numa amostra, aps um determinado tempo e temperatura (padro de 5 dias e 20C DBO5,20 ou simplesmente DBO), considerando total disponibilidade de oxignio para o processo de decomposio.

3 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES A DBO de um esgoto fresco encontra-se na faixa de 100 mg/L a 300 mg/L. Nos tratamentos completos, a faixa desejvel de DBO do esgoto tratado (efluente da estao) de 20 mg/L a 30 mg/L. Demanda Qumica de Oxignio DQO (mg/L)

A Demanda Qumica de Oxignio DQO mede a quantidade de matria orgnica oxidvel pelo uso do permanganato ou dicromato de potssio em soluo cida. O tempo de ensaio laboratorial para determinao da DQO de somente duas horas, enquanto para a determinao da DBO so necessrios cinco dias. O teste de DQO considera no somente a demanda de oxignio satisfeita biologicamente (DBO), mas tudo o que susceptvel de demandas de oxignio. Por isso a DQO prefervel DBO para anlise de resduos industriais. Para o mesmo tipo de esgoto, a relao DQO/DBO (sempre maior ou igual a 1) constante. Relao DBO / N / P (mg/L)

No tratamento biolgico, o fsforo (elemento qumico simbolizado por P) e o nitrognio (N) tm importante papel em relao matria orgnica que se pretende remover. Portanto, a relao em peso (mg/L) de DBO / N / P pode ser utilizada como indicadora do tratamento biolgico. A relao 100/5/1 (proporo que indica 100 mg/L de DBO para 5 mg/L de nitrognio e 1 mg/L de fsforo) apresenta um balano adequado de matria orgnica e nutrientes para o tratamento biolgico. Caractersticas biolgicas As principais caractersticas biolgicas dos esgotos esto relacionadas s presenas dos seguintes organismos:

4 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES Microorganismos

Os principais microorganismos encontrados nos esgotos so as bactrias, fungos, protozorios, vrus e algas. As bactrias so responsveis pela decomposio dos esgotos, seja na natureza ou nas ETEs. As algas desempenham um papel crucial nas lagoas de estabilizao (estrutura que veremos com maior detalhe mais adiante), realizando a oxidao aerbia (com presena de oxignio) e reduo fotossinttica. Entretanto, podem se proliferar em excesso quando h condies adequadas no efluente das ETEs (disponibilidade de nutrientes nitratos e fosfatos e temperatura adequada 25C a 35C), caracterizando o processo de eutrofizao do corpo hdrico receptor (esse fenmeno ser estudado com mais detalhes adiante). Para evitar a sua proliferao, necessria a retirada de, no mnimo, um desses nutrientes. Indicadores de poluio

Para indicar a poluio de origem humana, adotam-se os organismos do grupo coliforme como indicadores. As bactrias coliformes so tpicas do intestino do homem e de animais de sangue quente, porm podem se desenvolver no solo e serem posteriormente carregadas com a gua da chuva, caracterizando os coliformes totais (CT). Os coliformes fecais (CF) ou termotolerantes so bactrias diretamente provenientes dos intestinos de animais de sangue quente. Atualmente, os CFs tm mais importncia, pois nos CTs mais comum serem encontrados bactrias no-intestinais. Cabe destacar que os CTs sempre suplantam os CFs. H ainda os estreptococos fecais (EF), que incluem uma grande variedade de estreptococos e tambm so provenientes do intestino humano e de outros animais. Esse parmetro importante quando relacionado com os CF. Uma relao CF/EF que resulte em valores altos (>4) indica uma contaminao predominantemente humana nos esgotos.

5 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES A bactria coliforme no transmite doenas por si s (no patognica), mas caso tenha sido excretada por um indivduo doente, ela ser acompanhada desses organismos capazes de trazer as doenas de veiculao hdrica. A medida dos coliformes dada por uma medida estatstica de sua concentrao, conhecida como Nmero Mais Provvel (NMP/mL ou NMP/100mL). O esgoto bruto contm cerca de 109 NMP/100mL a 1010 NMP/100mL de CT e cerca de 108 NMP/100mL a 109 NMP/100mL de CT. A utilizao dos CF para indicar a poluio patognica da gua se d pela facilidade de sua obteno frente aos demais ndices de contaminao e sua relao direta com a presena de excretas de animais de sangue quente. Por fim, ainda com relao qualidade da gua, destacamos que as indstrias devem realizar um tratamento prvio de seus efluentes que apresentem as seguintes caractersticas: Sejam nocivos sade ou prejudiciais segurana dos trabalhos da rede; Interfiram em qualquer sistema de tratamento de esgoto; Obstruam tubulaes e equipamentos; Sejam nocivos s tubulaes; Apresentem temperatura superior a 45C. Como vimos acima, a assertiva est correta. Resposta: C

02. (MPU/2004/ESAF) incorreto afirmar que as bactrias do grupo coliforme foram escolhidas como indicador de contaminao fecal pelo fato de que elas a) apresentam-se em grande quantidade nas fezes humanas. b) no se apresentam em grande nmero nas fezes de animais de sangue frio. c) apresentam resistncia na gua aproximadamente similar maioria das bactrias patognicas intestinais.

6 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES d) no se apresentam nas fezes de animais de sangue quente e sua presena na gua, ento, devida a fezes exclusivamente humanas. e) podem ter sua presena detectada e medida por meio de tcnicas laboratoriais fceis e de baixo custo. Trouxemos novamente o enunciado da questo para levantar a importncia de se determinar exatamente o que ele pede. Nesse caso a opo INCORRETA. a) apresentam-se em grande quantidade nas fezes humanas. Como apresentado acima, bactrias do grupo coliforme se apresentam nas fezes de animais de sangue quente, entre eles os humanos. Por esse motivo, o item est correto. b) no se apresentam em grande nmero nas fezes de animais de sangue frio. Como afirmado acima, assertiva correta, pois se apresentam em animais de sangue quente. c) apresentam resistncia na gua aproximadamente similar maioria das bactrias patognicas intestinais. Conforme apresentado acima, durante a reviso terica, essa opo est correta. d) no se apresentam nas fezes de animais de sangue quente e sua presena na gua, ento, devida a fezes exclusivamente humanas. Conforme vimos acima, essa assertiva traz dois erros. Na primeira frase h um dos erros, pois as bactrias do grupo coliforme se apresentam nas fezes de animais de sangue quente, por isso no exclusiva de fezes humanas, segundo erro da assertiva, na ltima frase.

7 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES Como o enunciado pediu a opo incorreta, este o gabarito da questo. e) podem ter sua presena detectada e medida por meio de tcnicas laboratoriais fceis e de baixo custo. A opo est realmente correta, pois as tcnicas laboratoriais para a deteco e medida das bactrias do grupo coliforme so relativamente fceis e de baixo custo quando comparadas a outros exames laboratoriais. Resposta: D

03. (SESPA/2004/CESPE) As bactrias do grupo coliforme foram escolhidas como indicadores de contaminao fecal porque so patognicas quando presentes na gua ingerida. Como vimos acima, elas so usadas como indicadores da qualidade sanitria da gua, e no representam por si s um perigo para a sade, servindo antes como indicadores da presena de outros organismos causadores de problemas para a sade. Resposta: E

04. (MPOG/2008) Para o dimensionamento das redes coletoras de esgoto so necessrios dados referentes a vazo mxima de final de plano e a vazo mxima horria de um dia qualquer no incio de plano. Para responder questo acima, faremos uma breve reviso terica sobre o assunto. Considera-se que os esgotos tm origem em trs fontes principais: Vazo domstica So os esgotos produzidos nos domiclios, comrcio e atividades institucionais (rgos pblicos, concessionrias 8 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES de servios pblicos etc.). A vazo mdia calculada em funo da multiplicao de trs parcelas: (i) consumo per capita ; (ii) populao no horizonte de projeto e por (iii) um coeficiente de retorno, situado por volta de 80%. Ou seja, a cada 100L (litros) de gua disponvel para consumo (demanda da populao), so efetivamente consumidos 20L e gerados 80L de esgotos (guas usadas), os quais retornam para a natureza (na forma lquida). Vazo de infiltrao a gua que entra no sistema de esgotos indevidamente (por meio das juntas, pelas prprias paredes e atravs das estruturas dos poos de visita, tubos de inspeo e limpeza, terminal de limpeza, caixas de passagem, estaes elevatrias etc.), tendo em vista que a presso dentro da tubulao de esgoto igual atmosfrica, tendo em vista que boa parte do tempo a seo transversal no totalmente preenchida (ao contrrio da tubulao de gua, com presso usualmente maior que a atmosfrica). A vazo infiltrada deve ser contabilizada e depende de vrios fatores: tipo de tubo, de junta, extenso da rede, rea servida, tipo de solo, profundidade do lenol e densidade populacional. A taxa de infiltrao ser expressa em termos de vazo (litros por segundo, L/s) por extenso da rede coletora ou rea servida (em km), deve ser justificada no projeto e depende de condies locais tais como: (i) nvel de gua do lenol fretico, (ii) natureza do subsolo, (iii) qualidade da execuo da rede, (iv) material da tubulao e (v) tipo de junta utilizado. Valores mdios usualmente utilizados na prtica tm sido da ordem L/s.km). Vazo industrial a vazo de esgotos produzida, a qual depende do porte da indstria, do tipo de processo, da existncia do prtratamento etc. A quantidade e tambm a qualidade dos efluentes industriais a serem despejados na rede devem ser controladas. Com relao quantidade, a vazo mxima lanada pelo estabelecimento industrial no pode ser superior a 1,5 vezes vazo mdia diria. Caso isso no ocorra, o estabelecimento industrial deve instalar um tanque de regularizao de vazo. Na falta de dados, a fim de se estimar a produo de esgotos em futuras reas industriais, pode-se considerar as seguintes taxas de produo de esgoto: 1,15 L/s.ha (litros por segundo para cada hectare) a 2,30 L/s.ha, para indstrias 9 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES que utilizam gua em seus processos industriais. Para aquelas que no utilizam, pode-se estimar a produo de esgotos em 0,35 L/s.ha. Para o dimensionamento das redes coletoras de esgotos consideramse dois momentos distintos: incio de plano e final de plano. Em qualquer desses momentos o esgoto sanitrio pode ser quantificado, em um determinado ponto da rede coletora, de acordo com a seguinte expresso: Q = Qd + Qinf. + Qc Onde Q vazo de esgoto sanitrio (L/s); Qd vazo domstica (L/s); Qinf. vazo de infiltrao(L/s); e Qc vazo concentrada, singular ou industrial (L/s). Especificamente em relao vazo domstica, ela representa os esgotos produzidos nos domiclios, comrcio e atividades institucionais (rgos pblicos, concessionrias de servios pblicos etc.). A vazo mdia calculada em funo da multiplicao de trs parcelas: (i) consumo per capita; (ii) populao no horizonte de projeto e (iii) um coeficiente de retorno, situado por volta de 80%. Assim, para o clculo dessa vazo, necessrio que conheamos o consumo de gua tratada e suas variaes dirias e horrias. Para isso, so utilizados os coeficientes k1 e k2. K1 denominado coeficiente do dia de maior consumo e pode ser obtido mediante a diviso entre o maior consumo dirio e a vazo mdia anual. Valor usual igual a 1,2. K2 denomina-se coeficiente da hora de maior consumo e representa a diviso entre a maior vazo horria registrada e a vazo mdia observada no mesmo dia. Valor usual igual a 1,5. No clculo da vazo mxima dos sistemas de esgotos consideramos esses coeficientes majoradores (k1 e k2) aplicados sobre a vazo mdia e tambm utilizamos o coeficiente k3 redutor (coeficiente da hora de menor consumo, ou seja, a mnima vazo horria - relao entre a vazo mnima e a vazo mdia anual). Esse coeficiente 10 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES utilizado para avaliao das velocidades mnimas no sistema, a fim de se evitar a deposio de material ao longo da rede, cujo valor usual igual a 0,5 e aplicado sobre a vazo mdia de esgoto (j com o coeficiente de retorno aplicado). Resposta: C

05. (CGU/2008/ESAF) A concepo de um sistema de esgoto engloba todas as diretrizes, parmetros e definies necessrias e suficientes para a caracterizao completa do sistema a projetar. Das partes que compem um sistema de esgoto, escolha a opo correta. a) Sifo invertido destina-se transposio de obstculos pela tubulao de esgoto, funcionando sob presso. b) As redes coletoras admitem traados tipo distrital, leque e horizontal, dependendo das condies topogrficas do terreno. c) Emissrio o tipo de canalizao que recebe coletores ao longo do seu comprimento, no recebendo ligaes prediais diretas. d) Interceptor o tipo de canalizao que conduz os esgotos a um destino conveniente, estao de tratamento e/ou lanamento, sem receber contribuio em marcha. e) Estao elevatria o conjunto de instalaes destinado depurao dos esgotos, antes do seu tratamento. Para responder questo anterior, faremos uma breve reviso terica sobre os assuntos tratados nas opes disponveis. Coleta e Transporte de Esgotos Alem Sobrinho e Tsutiya (2000) citam a seguinte distribuio do custo de construo de um sistema de esgoto sanitrio: redes coletoras (75%), coletores tronco (10%), elevatrias (1%) e estaes de tratamento (14%).

11 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES A seguir, apresentaremos os trs primeiros itens da lista acima. As estaes de tratamento sero objeto de aula posterior. Sistema convencional Um sistema de esgotamento convencional dotado das seguintes unidades: - canalizaes (coletores, interceptores e emissrios); - rgos complementares e acessrios; - estaes elevatrias; - estaes de tratamento; - disposio final.

Figura Sistema de Coleta e Transporte de esgotos

A Figura acima apresenta as partes de um sistema convencional de esgotos. Essas unidades so descritas abaixo: 12 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES 1 - Ramal predial: transportam os esgotos das edificaes at a rede pblica de coleta; 2 - Coletores de esgoto: recebem os esgotos das edificaes, transportando-os aos coletores tronco; 3 - Coletor tronco: tubulao da rede que recebe os coletores de esgoto. No recebe aporte direto de edificaes; 4 - Interceptor: correm nos fundos de vale margeando corpos dgua, evitando que o esgoto aporte a esses corpos hdricos. Recebem contribuies dos coletores tronco; 5 - Emissrios: similares aos interceptores, porm no recebem contribuio ao longo de seu trajeto (a entrada apenas na ponta de montante). Realizam o transporte do esgoto ao seu destino final (corpo hdrico receptor ou Estao de Tratamento de Esgoto ETE) 6 - Estao de tratamento de esgoto (ETE): conjunto de obras e instalaes destinadas a realizar a depurao do esgoto, ou seja, de remover os poluentes dos esgotos; 7 - Disposio final: aps seu tratamento ou somente transporte a local adequado, o esgoto lanado em algum corpo hdrico, denominado corpo receptor (tambm so denominados emissrios as tubulaes que transportam esses esgotos). Eventualmente, o esgoto pode ser aplicado direto ao solo. Em ambos os casos, o esgoto passa a ser depurado naturalmente, de acordo com a capacidade de autodepurao do corpo receptor (hdrico ou solo) e a quantidade de poluentes nele presente. Durante o trajeto das guas residurias, h ainda os seguintes componentes: - Poos de visita: so cmaras que permitem a inspeo e limpeza da rede coletora de esgotos. So divididos em poos de visita (PV), propriamente dito, ou somente poos de inspeo (PI), onde no 13 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES possvel a visitao, por serem menores do que os PVs. Costumam ser instalados no incio da rede coletora e nas mudanas de declividade, direo, dimetro ou material de construo da rede. Tambm temos as chamadas caixas de passagem, que so cmaras sem acesso, localizadas em pontos singulares (ex.: mudana de direo da tubulao) por necessidade construtiva. Veremos mais sobre ela adiante. - Sifo invertido: obra destinada transposio de obstculo imposto ao traado da rede coletora de esgoto, sem a instalao de estaes elevatrias. No sifo invertido h o rebaixamento para que a canalizao passe por baixo do obstculo. Trabalha abaixo da linha piezomtrica, sob presso; - Estao elevatria: instalao hidrulica dotada de bombas para transferir os esgotos de uma cota mais baixa para uma cota mais alta. Utilizada quando as profundidades das tubulaes apresentam-se bastante elevadas (tubos muito fundos, exigindo grandes escavaes), devido (i) baixa declividade do terreno e necessidade de fornecer trao mnima para o escoamento do esgoto ou (ii) pela necessidade de se transpor obstculos / elevaes. - Linha de recalque: os primeiros trechos subseqentes s estaes elevatrias. Encontram-se sob presso. Esses trechos onde a tubulao trabalha pressurizada (presso interna superior presso atmosfrica) so intitulados de linhas de recalque. - Dispositivos Geradores de Descarga (DGD) e Tanques Fluxveis: tanques localizados nas cabeceiras da rede de esgotos, ou em pontos intermedirios da mesma, que liberam descargas de gua algumas vezes ao dia, promovendo a lavagem da rede coletora. Passemos agora a abordar alguns aspectos tcnicos relacionados com o projeto e construo das canalizaes de esgotos: - Dimetro de coletores: ser calculado de acordo com as contribuies. Entretanto, deve-se respeitar um dimetro mnimo de 100mm. 14 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES - Profundidade mnima: Visando manter um nvel que possibilite o esgotamento de todos os compartimentos sanitrios e assegurar proteo contra cargas externas, deve-se prever uma profundidade mnima para a rede. O valor recomendado de, no mnimo, 1,0m. - Profundidade mxima: Quando o terreno tiver baixa declividade, for horizontal ou mesmo seguir sentido inverso ao da tubulao, a escavao para assentamento das tubulaes pode atingir altas profundidades. H alguns inconvenientes nisso, tais como: (i) maior efeito de carga permanente, (ii) ligaes com coletores mais onerosas, e (iii) aumento do custo de construo. Por isso, recomendam-se profundidades mximas de 4,0 a 4,5m. Caso, esses limites sejam ultrapassados, adotam-se estaes elevatrias. - Localizao dos coletores: Os coletores deve ser assentados, de preferncia, no lado mais baixo da rua. Para vias pblicas com largura superior a 18 ou 20m devem ser previstos coletores dos dois lados. Voltando questo, analisaremos cada uma das opes da mesma. Lembremos que ela pede a opo CORRETA. a) Sifo invertido destina-se transposio de obstculos pela tubulao de esgoto, funcionando sob presso. Os coletores de esgotos so projetados para trabalharem com escoamento livre, a profundidades economicamente viveis e suficientes para no serem afetados estruturalmente por esforos externos e de modo a permitirem o esgotamento das descargas procedentes das ligaes prediais. Diante da impossibilidade da travessia em linha reta da canalizao atravs de um obstculo qualquer, o escoamento s teria continuidade por meio de um bombeamento por sobre a seo de impedimento ou por sob a mesma seo tendo em vista que a passagem atravs de sifonamento normal torna-se invivel por vrios motivos, principalmente, hidrulicos. Essa canalizao rebaixada, passando por baixo do obstculo a ser vencido, denominada de sifo invertido tendo em vista o perfil inverso desta ao de uma tubulao de 15 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES sifonamento normal. Portanto, por definio, em sistemas de esgotos, sifes invertidos so canalizaes rebaixadas, sob presso, destinadas a travessia sob obstculos que impeam a passagem da canalizao em linha reta. Sua principal vantagem sobre instalaes elevatrias que os mesmos no requerem equipamentos eletromecnicos, o que implicaria em consumo contnuo de energia mecnica.

Assim, podemos afirmar que a assertiva est correta. b) As redes coletoras admitem traados tipo distrital, leque e horizontal, dependendo das condies topogrficas do terreno. A escolha do tipo de traado da rede coletora (longitudinal, perpendicular, em leque, radial, distrital, etc) depender principalmente da topografia do terreno (terreno plano, acidentado, etc). A Figura abaixo mostra traados tpicos de redes coletoras.

16 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES

Figura - Traados tpicos de redes coletoras O traado perpendicular caracterstico de cidades com desenvolvimento recente e com planos de expanso definidos. O em leque freqente em cidades situadas em vales e de formao antiga. O interceptor predomina em cidades costeiras e o zonal e o radial so caractersticos das grandes cidades. O erro da assertiva est no traado horizontal, que no existe ainda segundo os principais autores da rea.

c) Emissrio o tipo de canalizao que recebe coletores ao longo do seu comprimento, no recebendo ligaes prediais diretas. Conforme apresentado acima, emissrios so similares aos interceptores, porm no recebem contribuio ao longo de seu trajeto (a entrada apenas na ponta de montante). Realizam o transporte do esgoto ao seu destino final (corpo hdrico receptor ou Estao de Tratamento de Esgoto ETE). 17 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES d) Interceptor o tipo de canalizao que conduz os esgotos a um destino conveniente, estao de tratamento e/ou lanamento, sem receber contribuio em marcha. Conforme apresentado acima, interceptores correm nos fundos de vale margeando corpos dgua, evitando que o esgoto aporte a esses corpos hdricos e recebem contribuies dos coletores tronco. A definio acima se refere a Emissrio. e) Estao elevatria o conjunto de instalaes destinado depurao dos esgotos, antes do seu tratamento. Estao elevatria a instalao hidrulica dotada de bombas para transferir os esgotos de uma cota mais baixa para uma cota mais alta. No tem a funo de depurar esgotos. Resposta: A

06. (MPOG/2008/CESPE) O emprego de sifo invertido nas obras de coleta e transporte de esgoto sanitrio pressupe que a tubulao ter escoamento como conduto forado. Conforme apresentado na questo anterior, a assertiva est correta. Resposta: C 07. (DETRAN/2008/CESPE) Interceptor a tubulao de esgotos sanitrios construda para transportar os esgotos de um ponto para outro sem receber contribuies ao longo do seu caminhamento e para conduzir o efluente tratado da estao de tratamento de esgotos at o seu destino final. Essa definio apresentada a do emissrio. Resposta: E

18 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES 08. (PRB/2007/CESPE) O emissrio que funciona como conduto livre recebe contribuio de esgoto nos poos de visita. O emissrio recebe contribuio apenas no trecho de montante, conduzindo a mesma vazo. Resposta: E 09. (TCU/2005/CESPE) Para dimensionamento hidrulico de interceptores, considera-se a possibilidade de seu funcionamento como conduto livre ou como conduto forado. Os coletores e interceptores so projetados para funcionar como conduto livre (presso atmosfrica). Somente os sifes, linhas de recalque e emissrios submarinos funcionam como condutos forados. E como calculamos a capacidade dessas tubulaes conduzirem gua (ou esgoto, nesse caso) em escoamento livre? Equao de Manning! Para quem ainda no guardou essa informao vamos reproduzir novamente a equao aqui:
Q =V A =
2 1 1 A Rh 3 I 2 n , sendo:

Q vazo (m/s); A rea (m); I declividade do canal (m/m); Rh raio hidrulico (m), calculado pela diviso da rea pelo permetro do canal; n coeficiente de rugosidade de manning. Mas nesse caso (esgotos) no consideraremos a tubulao cheia. Devemos considerar a relao mxima entre profundidade e dimetro (Y/D) igual a 0,75. Ou seja, o conduto deve trabalhar alcanando, no mximo, 75% da profundidade total.

19 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES Como j comentado, o coeficiente de rugosidade ser funo do material escolhido (valores usualmente tabelados na literatura tcnica). Os principais materiais utilizados em obras lineares so: - redes coletoras e ligaes prediais: PVC e cermica; - coletores e interceptores: concreto, PEAD (polietileno de alta densidade), PRFV (Polister Reforado com Fibra de Vidro); - linhas de recalque: ferro fundido. Resposta: E 10. (TCU/2005/CESPE) Para permitir o acesso de pessoas para manuteno, tubo de inspeo e limpeza (TIL) e poo de inspeo (PI) so empregados em substituio ao poo de visita. Devido grande quantidade de slidos orgnicos e minerais e pelo fato de as tubulaes da rede coletora terem de funcionar como condutos livres, preciso que tais tubos tenham dispositivos que evitem ou minimizem entupimentos em pontos singulares (curvas, pontos de afluncia de tubulaes, mudanas de declividade etc.). Antigamente, o rgo acessrio mais utilizado era o Poo de Visita (PV). Trata-se de construo composta por uma chamin de acesso na parte superior e uma parte mais ampla na regio inferior, chamada balo (Figura abaixo). A Figura abaixo mostra tambm a configurao recomendada no caso de diferenas maiores do que 0,50m entre os tubos afluente e efluente. Esse tubo anterior chegada no PV, denomina-se tubo de queda e evita o excesso de respingos e a danificao do material do PV devido aos choques.

20 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES

Figura Poo de visita A distncia mxima entre PVs aquela que permite o alcance dos equipamentos de limpeza, normalmente 100m. Os PVs so obrigatrios nos seguintes casos: Reunio de coletores com mais de trs entradas; Reunio de coletores com necessidade de tubo de queda; Nas extremidades de sifes invertidos e passagens foradas; Profundidades maiores que 3m; Dimetro de tubos a partir de 400mm. Entretanto, devido ao alto custo de implantao dos PVs e a evoluo dos processos de limpeza das redes coletoras, exigindo cada vez menos a presena de operadores no interior das tubulaes, esses rgos acessrios tm sido substitudos por dispositivos mais simples e econmicos, tais como terminal de limpeza (TL), caixa de passagem (CP) e tubo de inspeo e limpeza (TIL). O terminal de limpeza permite a instalao de equipamento de limpeza, substituindo o PV no incio dos coletores. A caixa de passagem uma cmara sem acesso, localizada em curvas e mudanas de declividade, direo ou dimetro. O tubo de inspeo e limpeza um dispositivo no visitvel, que permite a inspeo e limpeza com uso de equipamentos especiais. No 21 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES pode ser localizado na reunio de coletores com mais de duas entradas. Desenho esquemtico de TIL apresentado a seguir.

Figura Terminal de inspeo e limpeza Voltando questo, o tubo de inspeo e limpeza um dispositivo no visitvel, que permite a inspeo e limpeza com uso de equipamentos especiais. No pode ser localizado na reunio de coletores com mais de duas entradas. Assim, a assertiva est incorreta. Resposta: E

11. (MPOG/2008/Cargo 14/CESPE) Para se minimizar o volume de poo de suco em elevatria de esgoto dotada de sistema de bomba de rotao varivel operando em paralelo com bomba de rotao constante, recomendvel que a capacidade de vazo da ltima seja maior que a da primeira. Poo de suco o compartimento destinado a receber e acumular os esgotos durante um perodo de tempo. A vazo de chegada sendo varivel, no permite operao regular da bomba, que recalca uma vazo razoavelmente constante. Mediante a acumulao temporria dos esgotos no poo de suco convenientemente dimensionado, possvel fazer que o bombeamento 22 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES entre em funcionamento ou se desligue automaticamente, conforme o nvel do lquido atinja posies elevadas ou baixas no compartimento. Nesse contexto, a bomba de rotao constante deve possuir uma capacidade de bombeamento inferior da bomba de rotao varivel, de tal forma que a ltima no funcione na faixa de vazes inferiores vazo de recirculao. (Manual da CEDAE, 2006) Resposta: E 12. (TCU/2005/CESPE) Em caso de elevatrias de poo seco, o conjunto motobomba deve permanecer submerso. Geralmente as estaes elevatrias localizam-se nos pontos mais baixos de uma bacia hidrogrfica ou nas proximidades de rios, crregos e represas. So utilizadas para elevar o esgoto, em funo da necessidade de se vencer obstculos ou de diminuir a profundidade da rede coletora em condies topogrficas adversas (relevo muito acidentado). Atingido o ponto de nvel elevado, o esgoto volta a escoar por gravidade. Ou seja, o uso desses equipamentos ocorre de forma bastante pontual. As estaes elevatrias so classificadas de acordo com o tipo de bomba instalada. A elevatria convencional utiliza bombas centrfugas.

23 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES

Figura Estao elevatria Estaes elevatrias convencionais so divididas nos seguintes tipos: poo seco e poo mido. Nas estaes elevatrias de poo seco, o conjunto motor-bomba fica no submerso. Nelas, o poo de suco separado da casa de bombas. Nas elevatrias de poo mido, o conjunto motor-bomba submerso. Resposta: E

13. (TCU/2005/CESPE) No sistema separador absoluto, so transportadas guas residurias domsticas e industriais e guas de infiltrao. Os sistemas de coleta de esgotos podem ser dos seguintes tipos: Sistema unitrio ou combinado as guas residurias e de infiltrao so veiculadas juntamente s guas pluviais;

24 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES Sistema separador absoluto o esgoto sanitrio veiculado em um sistema independente, denominado sistema de esgotamento sanitrio. As guas pluviais so coletadas e transportadas, por sua vez, em sistema de drenagem pluvial, totalmente independente do sistema de esgotamento sanitrio. Sistema separador parcial a parcela das guas de chuva proveniente dos telhados e ptios das edificaes coletada e transportada juntamente do esgoto sanitrio predial. A parcela das guas pluviais coletadas diretamente nas ruas conduzida em tubulaes prprias de drenagem. Voltando questo, a assertiva afirma que so transportadas guas residurias domsticas e industriais e tambm guas de infiltrao, o que caracteriza um sistema separador absoluto. Muitos alunos confundem a expresso "guas de infiltrao", que so guas presentes no subsolo que infiltram na tubulao ao longo de seu comprimento, com guas pluviais. Resposta: C 14. (IEMA/2007/CESPE) O sistema de esgoto unitrio apresenta a desvantagem de recolher na mesma canalizao os lanamentos dos esgotos sanitrios e as contribuies pluviais, mas a vantagem de fornecer uma carga hidrulica controlada para as estaes de tratamento de esgoto. Citam-se algumas vantagens do sistema separador absoluto sobre os sistemas unitrio e separador parcial: Menor custo de implantao, pelo fato de empregar tubos mais baratos (industrializados e de menores dimetros) e de exigir menores escavaes; Possibilita a execuo por etapas. Isso porque as vazes de esgoto variam com o aumento da populao no horizonte de projeto. Portanto voc pode dividir a obra, executando apenas parte dela e deixando o restante para anos vindouros. J com a tubulao recebendo tambm 25 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES guas pluviais, ela deve estar preparada para as vazes de projeto de drenagem dessas guas. Reduz o custo do afastamento das guas pluviais, pelo fato de poderem ser lanadas no corpo hdrico mais prximo, j que no estaro contaminadas pelo esgoto domstico; No obriga a pavimentao das vias pblicas; Reduo da extenso das canalizaes de grande dimetro; e No prejudica a depurao biolgica dos esgotos sanitrios. Voltando questo, o erro est em apontar como vantagem o fato do sistema unitrio "fornecer uma carga hidrulica controlada para as estaes de tratamento de esgoto". H dois erros associados a esta frase: 1 - O sistema unitrio, por receber contribuies de esgoto sanitrio e pluviais, possui como caracterstica uma grande amplitude de variao da carga hidrulica na rede, pois quando chove, toda a gua da chuva vai para dentro da rede, aumentando muito a carga hidrulica, quando h uma estiagem, a rede passa a transportar apenas o esgoto sanitrio e as guas de infiltrao. 2 - Essa uma das desvantagens deste tipo de sistema, no uma vantagem, como colocado na questo, pois a grande maioria dos sistemas de tratamento de esgotos devem trabalhar com uma carga hidrulica prxima da constncia. Outra desvantagem desse tipo de sistema que pode ser cobrada em provas que o sistema da rede de esgoto unitrio, por ocasio de chuvas, carrega muita areia para seu interior ocasionando entupimentos em alguns trechos e transbordamentos em outros. Isso faz com que seja necessria a manuteno da rede coletora.

Resposta: E

15. (ANTAQ/2009/CESPE) A quantidade de descarga de partculas e contaminantes provenientes de galerias pluviais e estaes de esgoto constante ao longo dos anos. 26 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES No constante, j que, no caso dos esgotos, a populao se altera com o passar dos anos, a quantidade de indstrias da cidade, entre outros fatores. E, no caso das galerias de guas pluviais, as alteraes no uso do solo com o desenvolvimento urbano da bacia implicam em alteraes na qualidade da gua escoada. Resposta: E

16. (MPE-AM/2008/CESPE) Nas redes coletoras com funcionamento hidrulico como conduto livre, deve-se prever lmina de gua mxima como uma frao do dimetro do tubo. Com j vimos em respostas de questes anteriores, os coletores e interceptores so projetados para funcionar como conduto livre (presso atmosfrica). Somente os sifes, linhas de recalque e emissrios submarinos funcionam como condutos forados. A capacidade Manning. dessas tubulaes conduzirem gua Equao de

Devemos considerar a relao mxima entre profundidade e dimetro (Y/D) igual a 0,75. Ou seja, o conduto deve trabalhar alcanando, no mximo, 75% da profundidade total. Resposta: C

17. (PRB/2007/CESPE) Tanques fluxveis so instalados antes de elevatrias e garantem o armazenamento de esgoto em situaes de emergncia. Sendo bastante direto, tanques fluxveis so instalados a montante da rede e em outros pontos estratgicos de forma a fornecer algumas descargas durante o dia, de forma a promover a lavagem da rede. Resposta: E 27 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES

18. (PMV/2008/CESPE) No sistema condominial, h uma nica fossa sptica para atender a todo o condomnio, o que significa menor custo em comparao aos outros sistemas. Para responder a esta questo, faamos uma reviso terica sobre o sistema condominial. O "esgoto condominial", sistema destinado a um grupo de usurios que compartilham servios coletivos, foi desenvolvido em Pernambuco e possibilitou a construo de servios de saneamento em bairros populares, impossveis de serem atendidos pelo sistema tradicional. A adoo de um sistema de esgotos condominiais requer um conjunto de aes que possibilitem a mobilizao, a educao, a organizao e participao da populao, demandando, tambm, o envolvimento do setor pblico, dos concessionrios e da comunidade em novas formas de gesto e manuteno dos equipamentos. Partindo do princpio da adaptao da tecnologia s condies da organizao socioespacial da comunidade a ser servida, o "esgoto condominial" adota um traado de rede flexvel, passando os canos de coleta no fundo dos lotes, na frente das casas, nos becos ou vielas ou combinando estas situaes de acordo com as exigncias do local, em vez de localiz-los nas vias pblicas como no sistema convencional. O modelo fsico do sistema condominial baseia-se numa configurao cuja lgica pode ser entendida como se as quadras, na horizontal, pudessem ser interpretadas como um prdio deitado (na horizontal). O modelo composto por: 1 - Ramais condominiais: parte do sistema que ser executada dentro dos lotes (ou no interior de uma quadra), ficando os moradores usurios responsveis pela sua operao e conservao. Podem ser dos seguintes tipos (Figura 10):

28 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES - de passeio: quando o ramal condominial passa fora do lote, no passeio em frente a este a aproximadamente 0,70m de distncia do muro; - de fundo de lote: quando o ramal condominial passa por dentro do lote, no fundo deste. Esta a alternativa de menor custo, pois desta maneira possvel esgotar todas as faces de um conjunto com o mesmo ramal; - de jardim: quando o ramal condominial passar dentro do lote, porm na frente do mesmo. 2 Rede bsica: compreende a parte do sistema que reunir as contribuies de todos os condomnios, tendo como responsvel o agente promotor (municpio ou rgo de saneamento local). Como continua a concepo coletiva, qualquer custo adicional advindo de solues mais onerosas deve ser suportado pelos beneficirios. 3 Tratamento: tambm nessa concepo, obviamente, devem ser adotadas solues de tratamento. Assim, no se pensa em sistema condominial sem essa parcela, devendo ser executada concomitantemente s outras unidades do sistema. Portanto, no se admite seu adiamento. Na realidade, o tratamento realizado numa concepo de microssistemas descentralizados, no qual a cada microssistema corresponde uma estao para tratamento dos esgotos, que pode ser o tanque sptico com filtro anaerbio, por exemplo. Aprofundaremos a discusso sobre sistemas de tratamento em aula posterior deste curso.

29 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES

Figura Ramais Condominiais A forma de disposio da rede permite adequao topografia do terreno e o assentamento superficial da tubulao, com o mnimo de recobrimento do terreno (0,30 a 0,40m), diferentemente da tubulao localizada nas vias pblicas, as quais requerem profundidades mdias de 1,20m ou 1,50m para suportar o peso do trnsito de veculos. Assim, pode-se reduzir at 65% dos custos em relao ao sistema convencional. A juno entre as instalaes domiciliares e a rede coletora, normalmente localizada nos quintais, feita por meio de uma caixa de inspeo. As caixas permitem o acesso aos tubos para limpeza e manuteno do sistema. Voltando questo, o sistema de rede condominial pode ser associado a unidades descentralizadas de tratamento. Resposta: E 19. (SESPA/PA/CESPE) O sistema condominial de esgotos, em que se formam associaes de moradores como unidade de

30 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES esgotamento, deve ser levado em conta no estudo de concepo, pelo seu baixo custo de operao e manuteno. Na concepo do projeto, deve ser considerada a hiptese do sistema condominial, pois de menor custo. Resposta: C

20. (DESO/2004/CESPE) Na concepo original de um sistema condominial de esgotos, o traado final do ramal condominial deve ser decidido em reunio com os moradores. Como vimos em resposta a questo anterior, o aspecto democrtico uma das principais caractersticas do sistema condominial. Resposta: C 21. (SAAE/2003/CESPE) No sistema condominial de esgotamento sanitrio, a rede coletora bsica ou pblica passa prxima ao quarteiro ou unidade equivalente definida como condomnio, ao contrrio do sistema convencional, que circunda todo o quarteiro. Conforme vimos em resposta a questo anterior, a afirmao est correta, sendo este um dos fatores que diminuem o custo desta soluo. Resposta: C 22. (SAAE/2003/CESPE) O recobrimento mnimo exigido para a rede coletora no sistema condominial de esgotamento sanitrio menor que o recobrimento mnimo exigido para a rede coletora no caso de sistema convencional de esgotos. O fato de se evitar passar os condutos pela rua permite que os recobrimentos mnimos sejam reduzidos. Outro fator de reduo de custos 31 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES Resposta: C

QUESTES RESOLVIDAS NA AULA 01. (EMBASA/2009) O valor da demanda bioqumica de oxignio (DBO) utilizado para avaliar a quantidade de oxignio necessria para degradar a matria orgnica biodegradvel nas estaes de tratamento de esgoto. 02. (MPU/2004/ESAF) incorreto afirmar que as bactrias do grupo coliforme foram escolhidas como indicador de contaminao fecal pelo fato de que elas a) apresentam-se em grande quantidade nas fezes humanas. b) no se apresentam em grande nmero nas fezes de animais de sangue frio. c) apresentam resistncia na gua aproximadamente similar maioria das bactrias patognicas intestinais. d) no se apresentam nas fezes de animais de sangue quente e sua presena na gua, ento, devida a fezes exclusivamente humanas. e) podem ter sua presena detectada e medida por meio de tcnicas laboratoriais fceis e de baixo custo. 03. (SESPA/2004/CESPE) As bactrias do grupo coliforme foram escolhidas como indicadores de contaminao fecal porque so patognicas quando presentes na gua ingerida. 04. (MPOG/2008/Cargo 14/CESPE) Para o dimensionamento das redes coletoras de esgoto so necessrios dados referentes a vazo mxima de final de plano e a vazo mxima horria de um dia qualquer no incio de plano. 05. (CGU/2008/ESAF) A concepo de um sistema de esgoto engloba todas as diretrizes, parmetros e definies necessrias e suficientes para a caracterizao completa do 32 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES sistema a projetar. Das partes que compem um sistema de esgoto, escolha a opo correta. a) Sifo invertido destina-se transposio de obstculos pela tubulao de esgoto, funcionando sob presso. b) As redes coletoras admitem traados tipo distrital, leque e horizontal, dependendo das condies topogrficas do terreno. c) Emissrio o tipo de canalizao que recebe coletores ao longo do seu comprimento, no recebendo ligaes prediais diretas. d) Interceptor o tipo de canalizao que conduz os esgotos a um destino conveniente, estao de tratamento e/ou lanamento, sem receber contribuio em marcha. e) Estao elevatria o conjunto de instalaes destinado depurao dos esgotos, antes do seu tratamento. 06. (MPOG/2008/CESPE) O emprego de sifo invertido nas obras de coleta e transporte de esgoto sanitrio pressupe que a tubulao ter escoamento como conduto forado. 07. (DETRAN/2008/CESPE) Interceptor a tubulao de esgotos sanitrios construda para transportar os esgotos de um ponto para outro sem receber contribuies ao longo do seu caminhamento e para conduzir o efluente tratado da estao de tratamento de esgotos at o seu destino final. 08. (PRB/2007/CESPE) O emissrio que funciona como conduto livre recebe contribuio de esgoto nos poos de visita. 09. (TCU/2005/CESPE) Para dimensionamento hidrulico de interceptores, considera-se a possibilidade de seu funcionamento como conduto livre ou como conduto forado. 10. (TCU/2005/CESPE) Para permitir o acesso de pessoas para manuteno, tubo de inspeo e limpeza (TIL) e poo de inspeo (PI) so empregados em substituio ao poo de visita. 33 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES 11. (MPOG/2008/Cargo 14/CESPE) Para se minimizar o volume de poo de suco em elevatria de esgoto dotada de sistema de bomba de rotao varivel operando em paralelo com bomba de rotao constante, recomendvel que a capacidade de vazo da ltima seja maior que a da primeira. 12. (TCU/2005/CESPE) Em caso de elevatrias de poo seco, o conjunto motobomba deve permanecer submerso. 13. (TCU/2005/CESPE) No sistema separador absoluto, so transportadas guas residurias domsticas e industriais e guas de infiltrao. 14. (IEMA/2007/CESPE) O sistema de esgoto unitrio apresenta a desvantagem de recolher na mesma canalizao os lanamentos dos esgotos sanitrios e as contribuies pluviais, mas a vantagem de fornecer uma carga hidrulica controlada para as estaes de tratamento de esgoto. 15. (ANTAQ/2009/CESPE) A quantidade de descarga de partculas e contaminantes provenientes de galerias pluviais e estaes de esgoto constante ao longo dos anos. 16. (MPE-AM/2008/CESPE) Nas redes coletoras com funcionamento hidrulico como conduto livre, deve-se prever lmina de gua mxima como uma frao do dimetro do tubo. 17. (PRB/2007/CESPE) Tanques fluxveis so instalados antes de elevatrias e garantem o armazenamento de esgoto em situaes de emergncia. 18. (PMV/2008/CESPE) No sistema condominial, h uma nica fossa sptica para atender a todo o condomnio, o que significa menor custo em comparao aos outros sistemas. 19. (SESPA/PA/CESPE) O sistema condominial de esgotos, em que se formam associaes de moradores como unidade de 34 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES esgotamento, deve ser levado em conta no estudo de concepo, pelo seu baixo custo de operao e manuteno. 20. (DESO/2004/CESPE) Na concepo original de um sistema condominial de esgotos, o traado final do ramal condominial deve ser decidido em reunio com os moradores. 21. (SAAE/2003/CESPE) No sistema condominial de esgotamento sanitrio, a rede coletora bsica ou pblica passa prxima ao quarteiro ou unidade equivalente definida como condomnio, ao contrrio do sistema convencional, que circunda todo o quarteiro. 22. (SAAE/2003/CESPE) O recobrimento mnimo exigido para a rede coletora no sistema condominial de esgotamento sanitrio menor que o recobrimento mnimo exigido para a rede coletora no caso de sistema convencional de esgotos.

RESPOSTAS S QUESTES RESOLVIDAS NA AULA 01. C 02. D 03. E 04. C 05. A 06. C 07. E 08. E 09. E 10. E 11. E 12. E 13. C 14. E 15. E 16. C 35 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES 17. 18. 19. 20. 21. 22. E E C C C C

REFERNCIAS BILIOGRFICAS: Bevilacqua, Nelson. XIX Encontro Tcnico AESABESP - Materiais de Tubulaes Utilizadas na Coleta e Transporte de Esgotos. Agosto de 2008. Chernicaro, Carlos A. L. Notas de aula Slides para TIM 1. DESA UFMG. Belo Horizonte, 2007 Coleta e transporte de esgoto sanitrio, Sobrinho e Tsutiya, Departamento de engenharia hidrulica e sanitria da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, 1 edio, 1999, captulo 3 Dias, Frederico; Di Bello, Rafael. Auditoria de Obras hdricas Apostila de apoio para curso preparatrio. Braslia, 2009 Fernandes, Carlos. Notas de Aula Saneamento Bsico / Engenharia Sanitria. DEC UFCG <http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/> Filho, Paulo M. B. Reso de gua e potenciais riscos sade humana IETEC acesso em 2009 Heller, Lo e Casseb, Mrcia M. S. Abastecimento de gua Manual de Saneamento e Proteo Ambiental para os Municpios Volume II. Belo Horizonte, 1995. Irion, Carlos A. O. e Silveira, Geraldo L. Projeto de Redes de Esgotos Sanitrios.

36 www.pontodosconcursos.com.br

OBRAS HDRICAS EM EXERCCIOS P/ O TCU + DISCURSIVAS PROFESSOR: REYNALDO LOPES Kilson, Anna R. S.Esgoto Condominial - Uma alternativa para universalizao do servio de esgoto no Brasil. UNB, 2008 Manual de saneamento Orientaes tcnicas Engenharia de Sade Pblica, Ministrio da Sade Fundao Nacional da Sade, maro de 2004, item 3.9 Orlandi, Marcelo; Dias, Frederico; e Souza, Andr D. Auditoria de Obras hdricas Apostila de apoio para curso preparatrio. Braslia, 2009. Von Sperling, Marcos. Introduo qualidade das gua e ao tratamento dos esgotos. Departamente de Engenharia Sanitria e Ambiental: UFMG, 1996.

37 www.pontodosconcursos.com.br

También podría gustarte