Está en la página 1de 29

FICHA TCNICA

2010. SENAR - Servio Nacional de Aprendizagem Rural - Administrao Central.Todos os direitos reservados. A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei N 9.610). CNA Diretoria Executiva Senadora Ktia Abreu Presidente da CNA gide Meneguette (PR) 1 Vice-Presidente Pio Guerra Jnior (PE) Vice-Presidente de Secretaria Ademar Silva Jnior (MS) Vice-Presidente de Finanas Fbio de Salles Meirelles Filho (MG) Vice-Presidente Executivo Assuero Doca Veronez (AC) Vice-Presidente Diretor Carlos Rivaci Sperotto (RS) Vice-Presidente Diretor Dep. Fed. Homero Alves Pereira (MT) Vice-Presidente Diretor Jos Ramos Torres de Melo Filho (CE) Vice-Presidente Diretor Jlio da Silva Rocha Jnior (ES) Vice-Presidente Diretor Vice-Presidentes Almir Morais S (RR) lvaro Arthur Lopes de Almeida (AL) ngelo Crema Marzola Jnior (TO) Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha (PI) Carlos Fernandes Xavier (PA) Eduardo Silveira Sobral (SE) Muni Loureno Silva Jnior (AM) Fbio de Salles Meirelles (SP) Francisco Ferreira Cabral (RO) Joo Martins da Silva Jnior (BA) Jos Mrio Schreiner (GO) Jos Hilton Coelho de Sousa (MA) Jos Zeferino Pedrozo (SC) Jos lvares Vieira (RN) Luiz Irau Guimares Colares (AP) Mrio Antnio Pereira Borba (PB) Renato Simplcio Lopes (DF) Roberto Simes (MG) Rodolfo Tavares (RJ)

SENAR Conselho Deliberativo do SENAR Senadora Ktia Abreu Presidente Titular: Jlio da Silva Rocha Jnior Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado do Esprito Santo Suplente: Roberto Simes Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado de Minas Gerais Titular: Carlos Rivaci Sperotto Presidente da Federao da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul Suplente: gide Meneguette Presidente da Federao da Agricultura do Estado do Paran Titular: ngelo Crema Marzola Jnior Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado do Tocantins Suplente: Francisco Ferreira Cabral Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado de Rondnia Titular: Renato Simplcio Lopes Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Distrito Federal Suplente: Jos Mrio Schreiner Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria de Gois Titular: Raimundo Coelho de Souza Vice-Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado do Maranho Suplente: Joo Martins da Silva Jnior Presidente da Federao da Agricultura do Estado e Pecuria do Estado da Bahia Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) Ministrio da Educao (MEC) Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento (MAPA) Agroindstria (CNI) Organizao das Cooperativas Brasileiras (OCB) Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) ______________________________________________ Secretrio Executivo do SENAR Daniel Klppel Carrara Chefe do Departamento de Educao Profissional e Promoo Social (DEPPS) do SENAR Andra Barbosa Alves

SUMRIO
Apresentao do programa ................................................................................... 02 Mdulo 01: Poltica Nacional do Meio Ambiente .................................................... 08 Mdulo 02: Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais? .............. 27 Mdulo 03: Boas Prticas Agrcolas, Crimes Ambientais, Sanes Administrativas e Auto de Infrao ................................................................................. 51 Fechamento do curso ............................................................................................. 63

Curso 05 - Meio Ambiente

Apresentao do programa
Capacitao da Escola do Pensamento Agropecurio Ol, Em nome do Sistema CNA/SENAR, a presidente da CNA, Ktia Abreu, preparou um pequeno texto para falar da sua satisfao em lanar este programa de capacitao, via internet, da Escola do Pensamento Agropecurio. Ol! Sou Ktia Abreu e com muito prazer que lhe apresento mais uma iniciativa do Sistema CNA/SENAR: A Escola do Pensamento Agropecurio. Um centro de conhecimento com a funo primordial de produzir e difundir novas ideias ligadas ao setor agropecurio. Este um programa de capacitao pela internet, extremamente prtico e abrangente. Todos podero acessar o contedo dos diversos cursos e as diversas ferramentas que sero postas em prtica, para garantir o debate e o aprendizado. Teremos blog, twitter, chat e tira-dvidas, garantindo o melhor para voc. Esta escola foi feita para todos que atuam no campo, mas tambm so bem-vindos todos que tenham interesse pela agropecuria e queiram participar dos seis cursos. Os seis cursos oferecidos pela Escola do Pensamento Agropecurio so os seguintes: Direito de Propriedade, Meio Ambiente, Pobreza Rural, Educao e Qualificao Profissional, Trabalho Decente e Abastecimento e Renda. Ns queremos promover a integrao entre os diversos segmentos da sociedade e a comunidade cientfica para que, juntos, possamos aprofundar debates e construir novos caminhos para o conhecimento. Acredito no conhecimento e sei que o setor agropecurio brasileiro a alavanca da economia do Pas. Somos o setor que representa um tero do PIB brasileiro, um tero dos empregos gerados e, em 2009, fomos responsveis por 42% de todas as exportaes do Brasil. Isso no pouco, temos que ter orgulho da agropecuria, ela de todos os brasileiros. Somos a maior potncia agrcola do mundo e podemos acabar com o maior mal da humanidade, a fome. Para isso, temos que buscar meios de garantir a produo, o respeito ao meio ambiente a segurana do trabalhador, a renda e o abastecimento. Combater as inseguranas jurdicas no campo e, principalmente, difundir a responsabilidade social da atividade agropecuria. Sejam bem-vindos Escola do Pensamento Agropecurio! Como diz Paulo Freire Educao no transforma o mundo, educao muda pessoas, pessoas transformam o mundo. Um abrao e bom trabalho a todos. Lhe convidamos a conhecer um pouco mais sobre os cursos deste programa. Vamos seguir!

Apresentao do Curso

Curso 05 - Meio Ambiente

Tpico 01: Apresentao do programa


Capacitao da Escola do Pensamento Agropecurio Este programa de capacitao composto por 06 cursos: Curso Trabalho decente Pobreza rural Educao e qualificao profissional Abastecimento e renda Direito de propriedade Meio ambiente Tempo para realizar cada curso 15 dias 15 dias 15 dias 15 dias 15 dias 15 dias Carga-horria 8 horas 4 horas 6 horas 6 horas 6 horas 10 horas

Neste programa voc ir escolher o curso que mais lhe interessa e realizar sua matrcula. Assim que concluir, poder se matricular em um dos demais cursos e assim sucessivamente. Importante Voc dever seguir a sugesto do cronograma de estudos para realizar o curso com sucesso e receber o certificado. O curso tem durao de 15 dias. Voc ter acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante este perodo para que possa estudar os contedos e realizar as atividades. Caso voc tenha mais disponibilidade de tempo de estudo por semana poder concluir o curso em menos tempo. Por exemplo: se estudar em mdia 1 hora por dia, levar 15 dias para concluir, mas se tiver mais tempo terminar antes e poder realizar a matrcula em outro curso. Ao concluir o curso, voc poder imprimir o certificado que ficar disponvel no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ah! Para cada curso que concluir, voc ter direito a um certificado, que ser enviado, via correio, pelo Sistema CNA/SENAR. Observe na tabela acima a quantia de horas de cada curso.

Apresentao do Curso

Curso 05 - Meio Ambiente

Escola do Pensamento Agropecurio


Ento! Agora convidamos voc a conhecer um pouco mais sobre a Escola do Pensamento Agropecurio.
A Escola do Pensamento Agropecurio um centro de conhecimento que tem como funo primordial a produo e a difuso de pesquisas, estudos e diagnsticos embasados na metodologia cientfica focada no desenvolvimento agropecurio. Sua estrutura se subdivide em trs pilares bsicos, a saber: Unidade de Produo: Nesta etapa a instituio abre espao para receber teses, organizar seminrios, apoiar alunos de Mestrado e Doutorado que estejam defendendo o Pensamento Agropecurio. Unidade de Formao: Ter um espao para formar novas linhas de pensamento por meio de cursos para estudantes universitrios e profissionais. Esta unidade prev, ainda, a formatao de cursos em parceria com redes de universidades que passam a ser parceiras ao aderirem livremente a Escola de Pensamento Agropecurio. Nesta unidade de formao ser construdo um Banco de Dados em uma Rede Virtual de Formao. Unidade de Articulao: Processo de interao com Universidades, Associaes de Classes, Entidades Estudantis, Poder Judicirio e Poder Legislativo com o objetivo de ampliar a rede de parceiros e difundir a linha de pensamento que a escola produz e defende. Os estudos e pesquisas sero frutos de demandas indicadas pelo Sistema CNA/SENAR, e os produtos gerados sero compartilhados com os demais membros do Sistema. A Escola do Pensamento Agropecurio pretende valer-se das melhores e mais democrticas modalidades de ensino, gesto e transferncia do conhecimento, usando sistemas informatizados de educao distancia e tambm in loco. Poder valer-se do Canal do Produtor, sites da CNA e do SENAR e salas da Incluso Digital Rural, alm de outros meios prioritariamente voltados ao produtor rural e populao do campo brasileiro. Para o Sistema CNA/SENAR, a Escola vai se tornar um referencial nacional em agropecuria, fornecendo embasamento cientfico ao debate que permeia o setor, valorizado pela cincia.

Assim que terminar de ler o texto acima, convidamos voc a conhecer o que estudar neste curso e o que o Sistema CNA/SENAR espera que voc aprenda ao conclu-lo. Vamos seguir!

Palavras da presidente da CNA


Ol, A presidente da CNA, Ktia Abreu preparou um pequeno texto para falar da sua satisfao em lanar este curso e, especialmente, por ter a sua companhia nos prximos dias para que, juntos, possamos criar uma nova era para a agricultura brasileira.

Apresentao do Curso

Curso 05 - Meio Ambiente

Ol! Eu sou Ktia Abreu, e tenho a alegria de apresentar a vocs mais um importante curso da Escola do Pensamento Agropecurio. Nosso tema no poderia ser mais atual, o Meio Ambiente, vamos conhecer e estudar as leis que tratam do meio ambiente, como elas surgiram e as mudanas que ocorreram. Foram tantas alteraes e em to pouco tempo que, quem estava cumprindo a lei, de uma hora, para outra passou a ser considerado um infrator. Alm da questo legal, vamos estudar os principais conceitos relacionados ao meio ambiente, como desenvolvimento sustentvel, a importncia da gua, dano ambiental, reserva legal, reas de proteo permanente, entre outros. A Constituio Federal diz que todos tm direito ao meio ambiente, ecologicamente equilibrado, impondo-se ao poder pblico e a coletividade, o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e fulturas geraes. Para a Constituio, o meio ambiente um bem coletivo e, se o bem coletivo, o custo no pode ser individual. Nosso objetivo fazer com que o Brasil tenha um modelo que permita consciliar preservao ambiental e a produo de alimentos. Por isso, a CNA firmou parceria com a EMBRAPA para executar o projeto Biomas. A idia construir modelos adequados a cada um dos biomas brasileiros que permitam ao produtor rural, recuperar reas frgeis dentro da sua fazenda, mas tambm obtendo renda, tudo isso sob a orientao da cincia, sempre! S assim, vamos desenvolver o Brasil e beneficiar toda a sociedade, democratizando o acesso a pesquisa. Um abrao! Tenham todos um timo curso e espero reencontr-los nos prximos. Lhe convidamos a conhecer as informaes deste curso. Vamos seguir!

Informaes sobre o curso


Ol! Neste curso que trata sobre meio ambiente voc ter a oportunidade de entender o que o Sistema CNA/SENAR entende por meio ambiente e quais aes ele est propondo para que o Brasil realmente coloque em prtica as aes para a busca da qualidade do meio ambiente. Ou, seja: quais as aes que tanto o produtor como o empregado rural podem realizar para preservar o meio ambiente, para que esta prtica se dissemine em todo o territrio nacional. E uma das aes que o Sistema CNA/SENAR est colocando em prtica este curso, visto que no h aes de preservao ambiental sem cidados qualificados com formao profissional e conscientes de suas aes com o meio ambiente. Esse curso, em especial, traz informaes importantes sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, sobre o Projeto Biomas, a importncia da legalidade das aes em benefcio ao meio ambiente, apresentao das boas prticas agrcolas e sobre os Crimes Ambientais, sanes administrativas e auto de infrao no Brasil.

Apresentao do Curso

Curso 05 - Meio Ambiente

Objetivo do curso Apresentar alguns aspectos do cdigo florestal brasileiro que tratam das diretrizes para um cdigo compatvel com a realidade do estado e municpio e das noes de preservao ambiental e respeito s reas produtivas plantadas. Para que voc possa concretizar este objetivo, organizamos o curso em 03 mdulos: Mdulo 1: Poltica Nacional do Meio Ambiente. Mdulo 2: Qual a importncia de se regularizar segundo as leis ambientais. Mdulo 3: Boas Prticas Agrcolas, Crimes Ambientais, sanes administrativas e auto de infrao. O curso tem durao de 15 dias com carga horria de 10 horas. Voc ter acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante o perodo, para que possa estudar os contedos e realizar as atividades.

Plano de estudos
Para lhe ajudar, elaboramos um plano de estudo como sugesto, para voc organizar o seu tempo e estudo. Plano de estudos Mdulo Mdulo 01: Poltica Nacional do Meio Ambiente Mdulo 02: Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais? Orientao das atividades Durante o estudo do Mdulo 01, voc deve: Realizar a leitura dos contedos Fazer o desafio Participar de um frum e chat Realizar as atividades Durante o estudo do Mdulo 02, voc deve: Realizar a leitura dos contedos Fazer o desafio Participar de um frum e chat Realizar as atividades Cronograma

1 ao 4 dia

5 ao 9 dia

Mdulo 03: Boas Durante o estudo do Mdulo 02, voc deve: Prticas Agrcolas, Crimes Realizar a leitura dos contedos Ambientais, sanes Fazer o desafio administrativas e auto de Participar de um frum e chat infrao. Realizar as atividades Fechamento do curso e certificao Perodo para voc finalizar as atividades pendentes e salvar em seu computador os materiais de seu interesse e o certificado.

10 ao 14 dia

15 dia

Apresentao do Curso

Curso 05 - Meio Ambiente

Chat Fique atento! Seu tutor entrar em contato com voc para informar dia e horrio do chat e voc poder tirar suas dvidas.

Seu tutor
Como voc deve ter lido no mdulo de ambientao, neste curso voc ter apoio e orientao permanente de um tutor, especialista no assunto deste curso. Ele mandar e-mails, responder suas dvidas pela ferramenta Tira-dvidas e pela ferramenta Mensagens, e ir lhe convidar para discutir nas ferramentas Fruns e Chat. Enfim, ele ser seu Anjo da Guarda. Voc gostaria de conhec-lo? Convidamos a ler o que o seu tutor escreveu para voc. Ol, Sou Cleciane Dias, tenho 32 anos, sou solteira, natural de Porto Velho RO, norte do Brasil. Moro em Florianpolis SC, desde 2001, mas j tive a oportunidade de visitar, praticamente todos os estados brasileiros. Isto porque, gosto muito de viajar, ler, estudar, ouvir msica, conhecer pessoas e lugares diferentes, o que me torna uma apaixonada pelo meu trabalho. Sou Biloga, mestre em Engenharia Ambiental, e aluna especial do programa de Doutorado em Geografia da UFSC. Trabalho como tutora, orientadora e pesquisadora em EaD desde 2005. Mais especificamente nas reas de meio ambiente, educao ambiental, gesto ambiental participativa desde 1998. Ser um grande prazer interagir e trocar conhecimentos com voc! Um grande abrao e sucesso! Cleciane Dias Tutora

Colegas do curso
Neste curso voc ter um estudo dinmico com vrias atividades, recursos e animaes. Tambm ter a companhia de dois colegas de cursos. Um deles um produtor rural que se chama Davi, dono de uma propriedade de mdio porte que tem como premissa colaborar para a qualidade do meio ambiente. Diante disso, ele est sempre conversando com o engenheiro florestal chamado Antnio, para lhe orientar a agir de forma correta. Depois de uma conversa inicial, o engenheiro florestal e o produtor rural resolvem fazer este curso oferecido gratuitamente pelo Sistema CNA/SENAR. Bem, eles iro interagir entre si e com voc no decorrer do curso, socializando suas experincias e alguns textos importantes sobre o tema do curso. Ento, vamos conhec-los! Bons estudos!
Apresentao do Curso

Curso 05 - Meio Ambiente

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

Visita ao escritrio de Antnio


Davi passa no escritrio do seu colega, Antnio, para conversar um pouquinho. Vamos acompanhar a visita? Davi: Ol, Antnio! Como voc est? Antnio: Ol, Davi. Estou bem. Que bom que veio aqui, queria mesmo falar com voc. Davi: Ah ? E em que posso ser til? Antnio: Na verdade, quero te fazer um convite. Davi: Hum! Que timo! Um convite? Antnio: Lembra que da ltima vez que visitei a sua propriedade falamos sobre a importncia da preservao ambiental? Davi: Claro! Inclusive sobre os danos que algumas fbricas provocam jogando poluio em nossos rios. Antnio: Isso mesmo! Em relao a esta situao, o Sistema CNA/SENAR lanou o curso sobre Meio Ambiente. Voc gostaria de fazer? Davi: Claro que vou fazer! um tema extremamente importante para ns, agricultores. Antnio: Os cursos que eles oferecem so sempre muito bons e importantes. Davi: Sim, sim voc tem razo. J fiz outros cursos e gostei muito. Vamos nos matricular! Antnio: Fazendo esse curso, podemos ficar mais informados sobre o assunto meio ambiente. Davi: verdade! Ento, vamos nos encontrar l! Assim que terminar de ler a conversa entre Antnio e Davi, convidamos voc a seguir em frente.

Apresentao do mdulo
Poltica Nacional do Meio Ambiente Ol! Seja bem-vindo ao mdulo que tratar sobre Poltica Nacional do Meio Ambiente. Neste mdulo trataremos sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, iniciando pela constituio federal em que ser apresentado um pouquinho do contexto histrico da lei do meio ambiente no Brasil. Voc tambm conhecer o SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente - que foi criado a partir da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Assim, ter a oportunidade de conhecer ou relembrar o que meio ambiente e o conceito de alguns termos como: poluio, poluidor e danos ambientais que sero apresentados para voc diferenciar estes conceitos na prtica. E, por fim, vamos tratar sobre desenvolvimento sustentvel e ser apresentado o Projeto Biomas.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

10

Por isso, at o trmino deste mdulo, voc dever ser capaz de: Objetivos Conhecer o contexto histrico da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente e constituio federal. Conhecer os objetivos, princpios e instrumentos da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Analisar a Estrutura do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA. Diferenciar meio ambiente natural, artificial, cultural e do trabalho. Avaliar os conceitos de poluio, poluidor e dano ambiental. Refletir sobre as atitudes referentes ao meio ambiente. Conhecer o Projeto Biomas. Tomar conscincia da importncia do meio ambiente com qualidade. Refletir sobre o desenvolvimento sustentvel: conceito e aplicabilidade. Agora que voc j conheceu o contedo que ser trabalhado neste mdulo e os objetivos de aprendizagem, leia no prximo tpico o desafio lanado para voc!

Desafio do mdulo
Poltica Nacional do Meio Ambiente No incio de cada mdulo voc ser convidado a realizar um desafio, pois o objetivo ajud-lo a verificar o que j conhece sobre o assunto a ser abordado em cada mdulo. Registre suas respostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e, no final da leitura deste mdulo, retorne para rev-las. Ento, vamos fazer o desafio deste mdulo? Desafio Como a Poltica Nacional do Meio Ambiente trabalhada no Brasil? O que meio ambiente? Voc conhece os agentes poluidores que podem estar afetando sua propriedade e sua regio? Voc um agente poluidor? Quais so os rgos e entidades que fazem parte do SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente? Voc conhece o Projeto Biomas: uma proposta de desenvolvimento sustentvel?

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

11

Caso no saiba ou no tenha certeza, no se preocupe! Pois at o final deste mdulo voc ter acesso a essas informaes e muitas outras. Bom estudo!

Contextualizando
Antes de conversarmos sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente vamos ver o que Davi e Antnio esto conversando? Davi: Antnio, ontem eu fiquei surpreso em saber que o Brasil segundo maior exportador mundial de alimentos. Nossa produo vai para mais de 200 pases. Antnio: sim, ns temos muito potencial. Inclusive o Brasil tem crescimento de produtividade acima de 5% ao ano, enquanto a rea produtiva fica abaixo de 1,7% ao ano. Davi: Hum... E utilizamos cerca de 170 milhes de hectares com pastagem e 48 milhes de hectares para uma produo de 144 milhes de toneladas de gros, alm de mais 25 milhes de hectares para cana-de-acar, caf, hortifrutigranjeiros, plantio de florestas e cacau, entre outros. Antnio: Isso mesmo. Dessa forma, gera um supervit comercial de 55 bilhes de dlares na agricultura, mantendo mais de 16 milhes de empregos, alimentando 190 milhes de pessoas e participando com 23,5% de nosso PIB. Davi: Somos o nico pas do mundo que reserva dois teros de seu territrio conservao. Temos 477 milhes de hectares conservados com a vegetao original. Isto representa 56% do nosso territrio e nos coloca como o segundo maior detentor de florestas no mundo. Antnio: Baseados na vocao de produo de alimentos, desenvolvemos tecnologias que possibilitaram um ganho em produtividade que evitou a converso de novas reas com cobertura vegetal nativa. Davi: Dessa forma, as demandas crescentes pela produo de alimentos foram sanadas pelas novas tecnologias genuinamente brasileiras. Tecnologias como estas so plenamente aplicveis em quaisquer reas equivalendo-as em produtividade. Antnio: Ah, sim! No entanto, a produtividade no cresce na mesma taxa da demanda por alimento. A populao mundial duplica a cada 20 anos, e esta proporo no acompanhada pelo crescimento de produtividade. Ou seja, o Brasil possui papel estratgico no combate fome, sendo um dos maiores produtores de alimentos e ser o maior em um futuro prximo. Aumentar a produtividade nos 44%, lembrando que a esto includas zonas urbanas, infraestrutura, espelhos d gua, reas das foras armadas, entre outras, em que esto permitidos ao pas explorar essencial e cabe ao governo federal incentiv-las.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

12

No entanto, abrir mo das reas com produo consolidada poder comprometer o desenvolvimento do pas em longo prazo. Vamos seguir para o prximo tpico, que segue contextualizando sobre o cenrio do Brasil.

Tpico 01: Contextualizando


O produtor no consegue e no tem condies de se adaptar, toda hora, a novos critrios de uso da terra impostos aleatoriamente. Esses critrios tm sido estabelecidos sem alicerces cientficos justificveis sob o ponto de vista das boas prticas conservacionistas agronmicas, como tambm das tcnicas aceitas proteo ambiental. No havendo provas de que ambientalmente h eficcia plena de proteo, a legislao torna a propriedade rural invivel, colocando em prtica uma norma que desconsidera totalmente o processo histrico de ocupao do pas, tira terras da produo e desconsidera as tcnicas de conservao de solo. A aplicao, pura e simples da Legislao Ambiental, varreria do territrio nacional quase toda a uva, ma, caf e outras culturas, tanto em pequenas, como em mdias e grandes propriedades, pelo cumprimento do Cdigo Florestal. Isso porque em reas inclinadas no , ao contrrio do que ocorre em todo o mundo, permitida por esse cdigo a utilizao dessas terras. Concordamos que se deva conservar os solos e, para isso, existem tcnicas e tecnologia para evitar a sua degradao, mas proibir tudo, em vez de se exigir a adoo das boas prticas, um contrasenso. Conciliar meio ambiente e ampliao da atividade agropecuria passa, necessariamente, por investimentos em tecnologia para aumento de produtividade, regularizao da questo fundiria e pagamento por servios ambientais. Importante Meio ambiente e as atividades agropecurias no so atividades dissociadas. Produzimos com tecnologias compatveis com a conservao dos solos, gua e ar, a exemplo do plantio direto. Sequestramos carbono, produzimos gua. Meio ambiente e atividades agropecurias so, definitivamente, atividades interdependentes e conciliveis. Agora que voc realizou uma leitura em que contextualizou o nosso pas e o meio ambiente, siga para o prximo tpico que tratar sobre a Constituio Federal.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

13

Constituio Federal
O meio ambiente tema relevante nas constituies atuais do mundo inteiro, sendo que tem sido consagrado como direito fundamental do ser humano. Neste tpico voc conhecer um pouquinho sobre como o meio ambiente tratado pela Constituio Federal do Brasil. Ficou curioso? Ento siga a leitura. Mas o que Constituio Federal? Conceito A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 a atual lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parmetro de validade a todas as demais espcies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurdico. A Constituio limita o poder, organiza o Estado e define os direitos e garantias fundamentais. Agora que voc j relembrou sobre Constituio Federal vamos lhe apresentar o contexto histrico em defesa do meio ambiente. Para conhecer, siga a leitura. Constituio Federal de 1946 No Brasil na Constituio Federal de 1946 j se fazia meno sobre o direito ambiental, estabelecendo a competncia para a Unio legislar sobre a proteo da gua, das florestas, da caa e pesca. Conferncia das Naes Unidas em 1972 Em 1972, na Conferncia das Naes Unidas, em Estocolmo capital da Sucia, foi reconhecido pela Declarao do Meio Ambiente o direito fundamental preservao do meio ambiente e o direito vida. Desta forma assegurou a correlao de dois direitos fundamentais do homem: o direito ao desenvolvimento e o direito a uma vida saudvel. A Declarao de Estocolmo influenciou a elaborao do captulo destinado ao meio ambiente na Constituio Federal de 1988, que logo iremos abordar. Constituio Federal de 1988 A Constituio Federal de 1988 foi a primeira a tratar expressamente da questo ambiental, precisamente no art. 225 e em outras normas constitucionais. Contudo, pela interpretao das normas, conclui-se que o Direito Ambiental um dos direitos fundamentais da pessoa humana, o que refora a posio de que se trata de direitos humanos. Assim, a Carta Magna tem como bem protegido o meio ambiente como um todo e no como um recurso natural individual, pois o meio ambiente um bem comum do povo. O ncleo normativo do direito ambiental contido no artigo 225 da Carta Magna est dentro do ttulo constitucional denominado da Ordem Social, o que faz concluir, que o meio ambiente um direito social do homem. Ou seja, todos tm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

14

Na Constituio Federal, como mencionado anteriormente, o direito a um meio ambiente sadio consagrado como um direito humano fundamental, pois o meio ambiente considerado um bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. Destarte, o meio ambiente e os bens ambientais se integram categoria de bens comuns a todos. Ademais, a previso expressa no art. 5, inc. LXXIII, que um artigo que se refere aos direitos e garantias fundamentais, faz concluir que a ao constitucional visando defesa do meio ambiente, demonstra que este um direito fundamental do ser humano. RIO 92 Foi realizada na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992, a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que reafirmou os princpios da Declarao de Estocolmo, e introduziram outros sobre o desenvolvimento sustentvel, ou seja, de que o ser humano tem direito a uma vida saudvel e em harmonia com a natureza, devendo, ainda, estar no centro do desenvolvimento. Desta forma, o direito ao ambiente e alimentao como direitos fundamentais da pessoa humana so importantes marcos na construo de uma sociedade democrtica, participativa e socialmente solidria. Por isso, preservao ambiental e a produo agropecuria, como atividades compatveis que so, devem andar juntas. No prximo tpico voc conhecer a Poltica Nacional do Meio Ambiente.

Poltica Nacional do Meio Ambiente


Neste tpico voc ir conhecer sobre a Lei n 6.938/81. Esta Lei determinou uma Poltica Nacional do Meio Ambiente e criou o SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). A Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente a mais relevante norma ambiental, depois da Constituio Federal, visto que traou toda a sistemtica das polticas pblicas brasileiras para o meio ambiente. Vamos acompanhar a conversa entre Davi e Antnio. Antnio: Ol, Davi! Ento, est gostando do curso? Davi: Estou sim! Inclusive o mdulo 1 vai me ajudar muito a sanar algumas dvidas quanto Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Antnio: Ah, sim! Esta lei foi publicada em 1981. a Lei n 6.938/81 Davi: ... E anteriormente cada Estado ou Municpio tinha autonomia para eleger as suas diretrizes polticas em relao ao meio ambiente, no mesmo?

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

15

Antnio: Isso mesmo! E aps a publicao desta Lei, o Brasil passou a ter formalmente uma Poltica Nacional do Meio Ambiente. Davi: Hum... Podemos, ento, dizer que foi um marco legal para todas as polticas pblicas de meio ambiente a serem desenvolvidas pelos estados? Antnio: Podemos dizer isso, sim, Davi. Inclusive um aspecto importante da Lei foi a criao do Sistema Nacional do Meio Ambiente, o SISNAMA. Davi: Ah, claro! Que inclusive vamos estudar o SISNAMA neste mdulo. Antnio: Vamos sim! Davi: Ento, vamos continuar nossos estudos. Assim que terminar de ler a conversa entre Antnio e Davi, convidamos voc a seguir para o prximo tpico. Vamos seguir a leitura! Ah! Lembre-se: caso voc tenha alguma dvida, no hesite em entrar em contato com o tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas, ele est lhe aguardando.

Tpico 01: Poltica Nacional do Meio Ambiente


A Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente definiu conceitos bsicos de meio ambiente, degradao e poluio. E tambm determinou os objetivos, princpios e instrumentos da aplicao desta Lei, que sero apresentados para voc neste mdulo 1. A Lei tambm definiu a diviso de responsabilidade sobre o meio ambiente que voc ver durante a realizao deste curso. E voc sabe o que uma poltica ambiental?

Conceito A poltica ambiental a organizao da gesto estatal no que diz respeito ao controle dos recursos ambientais e determinao de instrumentos econmicos capazes de incentivar as aes produtivas ambientalmente corretas. Portanto, correto afirmar que a Poltica Nacional do Meio Ambiente um conjunto de metas e mecanismos que visam a reduzir os impactos negativos da ao do homem sobre o meio ambiente. Da mesma forma busca viabilizar a compatibilizao do desenvolvimento socioeconmico com a utilizao racional dos recursos ambientais, fazendo com que a explorao do meio ambiente ocorra em condies propcias vida e qualidade de vida. Agora voc est convidado a fazer uma pausa para realizar uma atividade.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

16

Atividade
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade desse tpico.

SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente


Vamos acompanhar o encontro entre Antnio e Davi para saber o que eles esto conversando? Davi: Ol, Antnio! Que bom que voc veio at minha propriedade. Antnio: sempre um prazer vir aqui, Davi. Davi: Voc assistiu ontem reportagem na TV sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente? Antnio: Ah! Vi sim... Conhecido como SISNAMA. Davi: Ento, Antnio, agora que entendi que um sistema administrativo de coordenao de polticas pblicas de meio ambiente. Antnio: Isso mesmo! E ele foi criado pela Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente. Davi: E voc sabe me dizer se um sistema nacional? Antnio: Ento, ele est situado no mbito do poder executivo e envolve os rgos e entidades dos trs nveis da federao Unio, Estado e Municpio Davi: Ah! Assim como o Sistema Nacional de Educao, de Segurana e de Defesa do Consumidor? Antnio: Isso mesmo! E voc entendeu o objetivo do Sistema? Davi: Eu entendi que o objetivo tornar realidade o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Antnio: Ou seja, o Sistema responsvel pela proteo e melhoria do meio ambiente.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

17

Agora que voc conheceu o SISNAMA e o seu objetivo, vamos apresentar no prximo tpico a os rgos e entidades que compem a estrutura deste Sistema. Siga a leitura!

Estrutura do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA


A Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente no art. 6 diz que o Sistema Nacional do Meio Ambiente constitudo pelos rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e pelas fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental. Assim, apresentaremos o Sistema Nacional do Meio Ambiente, que tem a seguinte estrutura: Lei rgo Superior: o Conselho de Governo; rgo Consultivo e Deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); rgo Central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica (SEMAM/PR); rgo Executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA); rgos Seccionais: os rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta, as fundaes institudas pelo Poder Pblico cujas atividades estejam sociadas as de proteo da qualidade ambiental ou quelas de disciplinamento do uso de recursos ambientais. Bem assim os rgos e entidades estaduais responsveis pela execuo de programas e projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar a degradao ambiental e rgos Locais: os rgos ou entidades municipais responsveis pelo controle e fiscalizao das atividades referidas no inciso anterior, nas suas respectivas jurisdies. Agora que voc conheceu Sistema Nacional do Meio Ambiente, no prximo tpico convidamos voc a realizar uma atividade.

Atividade: Vamos jogar quebra-cabea?


Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade desse tpico.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

18

Agora que voc conheceu o SISNAMA e o seu objetivo, vamos apresentar no prximo tpico a os rgos e entidades que compem a estrutura deste Sistema. Siga a leitura!

Conceito de Meio Ambiente


Neste tpico vamos apresentar o conceito de Meio Ambiente para voc. Quer conhecer ou relembrar? Ento siga a leitura. O termo meio ambiente considerado pela maioria das pessoas como sinnimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Outra definio sobre o termo meio ambiente o coloca no significado de recursos, de gerador de matria-prima e energia. Ainda temos o conceito de meio ambiente no sentido de ecossistema como um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. Desta forma, a Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, no apenas acolheu como definiu a terminologia. No art. 3 est previsto, que: Conceito Meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Desta forma se estende o conceito de meio ambiente: natureza como um todo de um modo interativo e integrativo. E voc sabia que o meio ambiente dividido em quatro partes? Meio ambiente natural; Meio ambiente artificial; Meio ambiente cultural; Meio ambiente do trabalho.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

19

Portanto, o meio ambiente necessariamente algo que faz parte de nossas vidas e de que tambm fazemos parte. Est no problema da falta de esgoto sanitrio, da falta de gua, da energia eltrica, do ar poludo, da qualidade dos alimentos, da disposio dos vrios tipos de lixo, do carro de som, dos panfletos dos polticos, da ventilao, do ordenamento das praas e quarteires, da higiene e segurana no trabalho, do resguardo do patrimnio histrico e arqueolgico, da proteo s danas e costumes, da defesa dos animais e das florestas, do transporte pblico, da arborizao urbana, do consumo verde, da industrializao adequada etc. Agora vamos ver no prximo tpico sobre poluio.

Conceito de poluio
Neste tpico vamos apresentar o tema poluio. Primeiramente os conceitos de poluio e logo as fontes poluidoras do meio ambiente. Segundo Meirelles, poluio : Conceito [...] toda alterao das propriedades naturais do meio ambiente, causada por agente de qualquer espcie prejudicial sade, segurana ou ao bem-estar da populao sujeita aos seus efeitos (Meirelles 1990, p. 164). A Lei n. 6.938/81, art. 3, III define poluio como: A degradao da qualidade ambiental resultante de atividade que direta ou indiretamente: Prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; Criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; Afetem desfavoravelmente a biota (Biota o conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam determinado ambiente geolgico); Afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; Lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

E ento voc deve est se perguntando, mas quais sero todas as fontes poluidoras? Ser somente o lixo que consumo em casa? Sero somente as fbricas que descartam em locais indevidos? Siga para o prximo tpico e acompanhe a conversa entre Davi e Antnio.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

20

Fontes poluidoras
Vamos ouvir a conversa entre Antnio e Davi: Davi: Ento, Antnio, qual foi o resultado do teste da gua da minha propriedade? Antnio: Davi, fiquei feliz. Sua gua permanece com uma tima qualidade! Davi: Porque hoje eu estava assistindo a uma reportagem que dizia que no somente o esgoto irregular que polui. Fiquei bem preocupado! Antnio: Sim, temos outras fontes poluidoras como: os resduos slidos, resduos e emisses industriais, o lixo radioativo, agrotxicos, extrao e tratamento de minerais. Davi: Nossa! No imaginava que seriam tantas as fontes. Antnio: Sim, Davi! Existem muitos problemas com fontes poluidoras, at mesmo nossos veculos emitem muitos gases. Davi: , Antnio, esses poluidores acabam destruindo o nosso meio ambiente. Ouvindo a conversa entre Antonio e Davi, podemos definir poluio ambiental como a ao de contaminar as guas, solos e ar. Esta poluio pode ocorrer com a liberao no meio ambiente de lixo orgnico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos qumicos, entre outros. Dessa forma, a poluio ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar vrias espcies animais e vegetais. O homem tambm prejudicado com este tipo de ao, pois depende muito dos recursos hdricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e sade. No prximo tpico ser tratado sobre o termo poluidor. Siga a leitura!

Conceito de poluidor e dano ambiental


Voc sabia que no ordenamento jurdico brasileiro encontra-se a definio do termo poluidor, no art. 3, inciso IV, da Lei 6.938/81? Que expressa: poluidor: a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel direta ou indiretamente por atividade causadora de degradao ambiental. E voc tambm sabe o que dano ambiental? Para saber mais sobre o conceito de poluidor e conhecer ou relembrar sobre o conceito de dano ambiental, leia a seguir.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

21

Conceito de Poluidor e dano ambiental


A aplicao do Princpio do Poluidor-Pagador exige a definio de quem seja o poluidor, embora deva ser registrado que quando nos deparamos com sua aplicao prtica, imputao da responsabilidade ao poluidor uma tarefa complexa, que ainda precisa ser aprofundada. Poluidor Esse princpio pode ser entendido como sendo um instrumento econmico e tambm ambiental, que exige do poluidor, uma vez identificado, suportar os custos das medidas preventivas e/ou das medidas cabveis para seno a eliminao, pelo menos, a neutralizao dos danos ambientais. oportuno detalhar que este princpio no permite a poluio e nem pagar para poluir. Pelo contrrio, procura assegurar a reparao econmica de um dano ambiental quando no for possvel evitar o dano ao meio ambiente, por meio das medidas de precauo. O dano ambiental ou ecolgico surge da violao a um direito juridicamente protegido, ferindo a garantia constitucional que assegura coletividade um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Dano ambiental Em verdade, o conceito e o contedo do dano ambiental na legislao ficaram relativamente indefinidos. Nossa Carta Magna no elaborou uma definio tcnico-jurdica para dano ambiental e a lei ordinria delimitou-se a noes de degradao da qualidade ambiental e poluio.

Agora que j conhecemos o conceito de poluidor e dano ambiental Vamos realizar uma atividade? Mas, caso voc tenha alguma dvida, no hesite em entrar em contato com o tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas, ele est lhe aguardando.

Atividade
Diante do que voc estudou sobre poluio, poluidor e danos ambientais, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade desse tpico.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

22

Agora que voc j colocou em prtica seus estudos sobre poluio, poluidor e dano ambiental, acompanhe no prximo tpico o tema desenvolvimento sustentvel. Vamos l?

Desenvolvimento sustentvel: conceito e aplicabilidade


O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem as suas prprias necessidades. Ele contm dois conceitos-chave: Conceito Conceito de necessidades, sobretudo as necessidades dos pobres do mundo, que devem receber a mxima prioridade. A noo das limitaes que o estgio da tecnologia e da organizao social impe ao meio ambiente, impedindo-o de atender s necessidades presentes e futuras. O processo de caminhar para um desenvolvimento sustentvel subentende que preciso minimizar os impactos adversos sobre a qualidade do ar, da gua e de outros elementos naturais, a fim de manter a integridade global do ecossistema. Vamos ver o que Davi tem a nos dizer? O desenvolvimento sustentvel tambm requer a promoo de valores que mantenham os padres de consumo dentro do limite das possibilidades ecolgicas a que todos podem aspirar. Em essncia, o desenvolvimento sustentvel um processo de transformao no qual a explorao dos recursos, a direo dos investimentos, a orientao do desenvolvimento tecnolgico e a mudana institucional se harmonizam e reforam o potencial presente e futuro, a fim de atender s necessidades e aspiraes humanas. A Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD (mais conhecida por Rio-92 ou Eco-92) buscou o consenso internacional para a operacionalizao do conceito do desenvolvimento sustentvel. A partir desta conferncia, o termo desenvolvimento sustentvel ganhou grande popularidade e vem sendo alvo de muitos estudos e tentativas de estabelecimento de polticas de gesto que buscam contemplar os seus princpios centrais.

E falando em desenvolvimento sustentvel, no prximo tpico ser apresentado o Projeto Biomas que foi elaborador pela CNA em parceria com a EMBRAPA, como uma proposta de desenvolvimento sustentvel. Caso voc tenha alguma dvida, no hesite em entrar em contato com o tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas, ele est lhe aguardando.

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

23

Projeto Biomas: uma proposta de desenvolvimento sustentvel


Ficou curioso em saber mais sobre o Projeto Biomas? Ento espie a conversa entre Antnio e Davi, a seguir. Davi: Antnio, assisti hoje a uma reportagem na televiso e soube que a CNA buscou parceria com a EMBRAPA para a elaborao do Projeto Biomas. Antnio: Ah! Eu tambm assisti. Este projeto muito interessante, pois busca resolver o desafio de preservar o patrimnio ambiental e de continuar produzindo alimento barato e de qualidade. Davi: , sim! Inclusive pretendem implant-lo por meio de rede de experimentao de abrangncia e porte inditos no Pas. Antnio: Com o projeto sero implantadas seis grandes unidades de demonstrao tecnolgica, uma em cada Bioma brasileiro. Sero de 1.000 a 2.500 hectares de sistemas florestais mistos ou agroflorestais, instalados em 500 a 1.250 propriedades. Davi: Hum... E sero plantadas espcies de rpido crescimento (nativas ou exticas), que propiciem retorno econmico no curto prazo, junto com outras de crescimento mais lento, mas de madeira de grande valor de mercado, isso? Antnio: isso mesmo, Davi. As reas de experimentao selecionadas em cada bioma sero compostas de paisagens rurais associadas s reas de Preservao Permanente (APP) fluviais e outras reas frgeis de Reserva Legal (RL) ou de uso alternativo do solo (AUA), com representatividade geoambiental. Davi: Nossa! Esse projeto ser muito bom, para ns que pensamos no futuro de nossas propriedades e do meio ambiente. Antnio: verdade. Ser timo mesmo! Alm de estabelecer parmetros a serem repassados aos produtores rurais, o Projeto Biomas avaliar o plantio de florestas como alternativa para diversificao dos sistemas produtivos, com ganhos ambientais, gerando renda e fixando mo-de-obra no campo. Davi: E no curso que estamos fazendo pelo sistema CNA/SENAR est sendo falado sobre o Projeto Biomas. Vamos continuar lendo? No prximo tpico vamos conhecer os planos de ao do projeto, o objetivo geral e tambm os resultados esperados.

Tpico 01: Projeto Biomas: uma proposta de desenvolvimento sustentvel


Neste tpico voc ter a oportunidade de conhecer melhor o Projeto Biomas, mas antes voc sabe o que Bioma?

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

24

Conceito Bioma o conjunto de fatores do solo, do clima, da vegetao, da fauna e do relevo que representam um complexo de formaes em um ambiente ecologicamente uniforme. Agora que voc j conheceu ou relembrou o que Bioma, vamos conhecer melhor o Projeto elaborado pela CNA em parceria com a EMBRAPA? Ento, siga a leitura. Plano de ao: O projeto ser operacionalizado em cinco planos de ao compostos por vrias atividades. So eles: 1. Gesto; 2. Seleo, caracterizao e interpretao de potencialidades e fragilidades das paisagens rurais (reas experimentais) dos diferentes biomas brasileiros; 3. Proteo e uso sustentvel de APPs e entornos nos biomas brasileiros (rede de experimentao nacional); 4. Rede de experimentao extensiva para proteo e uso sustentvel de APPs e entornos nos biomas brasileiros; 5. Transferncia de tecnologia - capacitao de multiplicadores e agentes locais. Objetivo geral Viabilizar solues tcnico-cientficas para a proteo e o uso sustentvel de paisagens rurais nos diferentes biomas brasileiros, por meio da implantao de uma rede nacional de unidades demonstrativas, com nfase no uso do componente arbreo. Trata-se de estabelecer padres para a produo sustentvel. Resultados esperados Rede nacional de manejo de APPs e entornos subdividida por biomas, por tipo de paisagem e por tipo de interveno (restaurao, enriquecimento, sistemas agroflorestais, povoamentos florestais etc.); Parmetros para estabelecer a largura de APPs, principalmente fluviais, considerando as particularidades ambientais locais (solos, clima, flora e fauna); Avaliao inicial de sistemas de manejo de APPs e entornos (AUAs e RLs), com foco nas funes ambiental e econmica da propriedade rural; Capacitao de multiplicadores (por bioma) na percepo de informaes ambientais, em sistemas teis ao manejo de APPs e entornos (restaurao, enriquecimento, sistemas agroflorestais, povoamentos etc.).

No prximo tpico vamos ler a concluso do mdulo. Vamos l!

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

25

Concluindo o mdulo
Estamos concluindo o primeiro mdulo do curso Meio Ambiente. Nele voc teve oportunidade de conhecer ou relembrar que desde 1946, no Brasil, j se falava em cuidados com o meio ambiente na Constituio Federal. Observou tambm que a Constituio Federal de 1988 foi a primeira a tratar expressamente da questo ambiental, com o objetivo de preservar, melhorar e recuperar o meio ambiente e desta forma o tema meio ambiente passou a ser prioridade. A Lei trouxe muitos benefcios e, inclusive, a criao de um Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA - que formado pelo envolvimento de alguns rgos e entidades da unio, estado e municpio com o objetivo de proteger e melhorar a qualidade ambiental. Neste mdulo voc tambm conheceu ou relembrou os conceitos de meio ambiente, podendo assim ser entendido como: a natureza como um todo de um modo interativo e integrativo. Desta forma tambm foram apresentados os termos poluio, poluidor e dano ambiental. Por ltimo, foram apresentados os conceitos e aplicabilidade do desenvolvimento sustentvel e o Projeto Biomas. O Projeto Biomas foi elaborado pela CNA em parceria com a EMBRAPA. Com o objetivo de viabilizar solues tcnico-cientficas para a proteo e o uso sustentvel de paisagens rurais nos diferentes biomas brasileiros, por meio da implantao de uma rede nacional de unidades demonstrativas, com nfase no uso do componente arbreo. Ah! Nossa conversa continua no prximo mdulo, onde trataremos sobre a importncia de se legalizar, segundo as leis ambientais. Aguardamos voc l! Bons estudos!

Atividade final do mdulo


Lembre-se, voc deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem para realizar essa atividade. Voc estudou neste mdulo sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente e percebeu que ela est a todo o momento preocupado com a qualidade deste meio. Diante do que foi estudado, assinale a alternativa na qual Joo visa ao cuidado com o meio ambiente em sua propriedade. ( ) Joo possui em sua propriedade uma plantao de hortalias e aps a utilizao dos tubos de agrotxicos descarta estes recipientes no rio. ( ) Ao lado da propriedade de Joo existe uma fbrica e ele liberou os proprietrios da fbrica desviar o esgoto para o rio que passa por sua fazenda. ( ) Para poder construir sua residncia, Joo cortou rvores que possua em sua propriedade. E no reflorestou. ( ) Joo utiliza agrotxico adequado em sua plantao e, aps o uso, descarta os tubos em local adequado, sem poluir o meio ambiente.
Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

Curso 05 - Meio Ambiente

26

Referncias
Hely Lopes Meirelles define poluio como (Direito Administrativo Brasileiro, Malheiros Editores, 1990, p.164). Jos Afonso da Silva. Direito Ambiental Constitucional. Malheiros Editores, 1994, p.10).

Mdulo 01 - Poltica Nacional do Meio Ambiente

También podría gustarte