Está en la página 1de 14

Planificao da aula 9 Regncia Data: 11 Dez 2013 Ano: 11 Turma: D Aula n 27

Horrio: 8h20-9h35 (75 minutos) Professora Estagiria: Joana Dias Professor Estagirio: Nuno Oliveira

Proteger a liberdade de expresso indispensvel, mas proteger a liberdade de recepo -o tambm e na mesma medida. Ora as nossas instituies democrticas protegem com severidade a primeira mas interessam-se muito pouco pela segunda. Philippe Breton, A Palavra Manipulada

(Fonte da imagem: http://fluindolhar.blogspot.pt/2011/02/o-poder-da-manipulacao.html)

Tema:

III Racionalidade Argumentativa e Filosofia 3. Argumentao e Filosofia 3.2. Persuaso e manipulao ou os dois usos da retrica

Aulas:

Uma

Objetivos Gerais: 1. Reconhecer o carcter lingustico-retrico e lgicoargumentativo do discurso filosfico; (Henriques, Vicente, & Barros, Programa de Filosofia 10 e 11 Anos, 2001, p. 9) 2. Reconhecer a necessidade de situar os problemas filosficos no seu contexto histrico-cultural; (Henriques, Vicente, & Barros, Programa de Filosofia 10 e 11 Anos, 2001, p. 9) 3. Analisar a conceptualidade sobre a qual assenta um texto, identificando os termos ou conceitos nucleares do texto, explicitando o seu significado e as suas articulaes. (Henriques, Vicente, & Barros, Programa de Filosofia 10 e 11 Anos, 2001, p. 10)

Objetivos Especficos:
1. Explicar o ponto de vista platnico acerca da retrica; 2. Explicar o ponto de vista aristotlico acerca da retrica; 3. Definir persuaso e enunciar as condies em que a persuaso deve ocorrer; 4. Definir manipulao; 5. Distinguir, em termos gerais, bom e mau uso da retrica; 6. Explicitar as condies que propiciaram o negligenciar secular da retrica e o consequente emergir de uma nova retrica j no sculo XX; 7. Enunciar as qualidades ticas do argumentador no contexto do debate filosfico.

Contedos: Retrica; Paradigma cientfico; Perigos da cincia; Nova retrica; Persuaso; Manipulao; Qualidades ticas de um argumentador

Estratgias: 1. Mostrar o ponto de vista platnico partindo da recordao da aula sobre os sofistas - o ponto de vista de Plato seria um ponto de vista negativo sobre a retrica; 2. Contrastar o ponto de vista platnico com um ponto de vista aristotlico, que nem se pode afirmar como negativo nem como positivo depende do uso que o Homem lhe d; 3. Leitura e anlise do texto 1; 4. Mostrar que aps a conceo aristotlica, a retrica entre novamente em descrdito, vigorando uma lgica formal, a matemtica e as cincias; 5. Devido ao facto de podermos afirmar a existncia de um paradigma cientfico (sobrevalorizao da cincia) pretende-se mostrar a perigosidade de uma cincia sem conscincia; 6. Mostrar que com Cham Perelman introduzida uma nova conceo de retrica. Perelman reabilita a retrica atribuindolhe o mrito retirado ao longo dos tempos cumprir a funo de servir o entendimento entre os povos, entre culturas; 7. Leitura e anlise do texto 10; 8. Distinguir um bom uso da retrica - persuaso - de um mau uso da retrica - manipulao. 9. Leitura e anlise dos textos 11 e 12; 10. Leitura e anlise do texto de Amrico de Sousa, A persuaso.

Recursos: 1. Computador; 2. Projetor; 3. Quadro branco; 4. Texto 1; 5. Manual1; 6. Texto 2.

Avaliao:
Avaliao feita atravs da observao da participao na aula.

Fundamentao cientfica:
Esta aula est integrada no tema III do Programa de Filosofia de 10 e 11 Anos2 - Racionalidade Argumentativa e Filosofia, na unidade 3 que diz respeito Argumentao e Filosofia. De forma mais concreta este tema surge na subunidade 3.2. Persuaso e manipulao ou os dois usos da retrica. Uma vez que consideramos importante que os alunos reconheam a necessidade de situar os problemas filosficos no seu contexto histrico, ambicionamos expor o trajeto histrico da Retrica, isto , ambicionamos expor os principais momentos pelos quais a Retrica passou para que possamos perceber a forma como ela nos surge na contemporaneidade. A aula anterior propiciou aos alunos o incio daquele que seria ento o percurso histrico da Retrica. Vimos, atravs do estudo sobre os sofistas, que a Retrica incide no eficaz uso da palavra e que a sua finalidade seria a de tornar os cidados gregos capazes de agirem eficazmente na vida poltica da sua cidade. O papel dos sofistas na manuteno da democracia foi salientado e foi iniciada a apresentao do conflito Scrates vs. Sofistas. segundo esse pano de fundo que iremos comear a aula.

1 2

Paiva, M., Tavares, O., & Borges, J. (2008). Contextos | Filosofia 11 ano. Porto: Porto Editora. Henriques, F., Vicente, N. J., & Barros, d. M. (2001). Programa de Filosofia 10 e 11 Anos (Ministrio da Educao ed.). Ministrio da Educao.

Segundo Nicola Abaggnano, para Plato a retrica pretendia ser uma tcnica de persuaso, qual parecia completamente indiferente a tese a defender ou o assunto tratado. concepo desta arte, Plato objecta que toda a arte ou cincia s consegue ser verdadeiramente persuasiva a respeito do objecto que lhe prprio. A Retrica no tem um objecto prprio: permite falar de tudo, mas no consegue persuadir seno aqueles que tm um conhecimento inadequado e sumrio das coisas de que trata, ou seja, os ignorantes.3. Nas palavras de Plato: A Retrica Uma espcie de actividade emprica4, que se destina a produzir agrado ou desagrado5, ou seja, a Retrica um simulacro de uma parte da poltica e como tal, feia6, porque, na opinio de Plato, o Bem identificado com a Verdade e tudo o que feio ser ento mau. Ainda no dilogo Grgias, Plato diz-nos que a Retrica no a nica arte a produzir persuaso, todas as disciplinas como a geometria ou a medicina produzem-ma, contudo a persuaso da geometria e da medicina conduzem ao saber e cincia, enquanto que, a Retrica/Oratria produz e propaga crenas que podero ser terminantemente falsas. Poderamos acrescentar que, tendo em conta toda a teoria das ideias platnica, sendo a Retrica uma atividade emprica, ela uma atividade baseada na doxa, i.e., na aparncia, no permitindo um acesso direto Verdade e por isso poder conduzir ao erro. Aps a apresentao da perspetiva negativa acerca da Retrica, dada por Plato, e aps o contraste com a perspetiva positiva, referenciada com a figura do sofista, introduziremos a figura de Aristteles, para contrastar o ponto de vista aristotlico com o ponto de vista platnico e com o ponto de vista sofstico acerca da retrica. Segundo Aristteles: A retrica a outra face da dialctica; pois ambas se ocupam de questes, mais ou menos ligadas ao conhecimento comum e no correspondem a nenhuma cincia em particular. De facto todas as pessoas de alguma maneira participam de uma e outra, pois todas elas tentam em certa medida questionar e sustentar um argumento, defender-se ou acusar.7 A retrica seria ento uma arte necessria vida de todos os homens. O estagirita introduz assim uma viso da dialtica que talvez no tenha agradado a Plato, uma vez que a dialtica seria uma arte preciosa a Scrates e a retrica uma arte desprezvel associada a charlates.

3 4

Abbagnano, Histria da Filosofia, pp. 142 Plato, Grgias, pp. 67-69 5 Ibidem 6 Ibidem 7 Aristteles, Retrica, pp. 89

Aristteles, considera a retrica uma disciplina ou uma metodologia que, tal como a dialtica, possui um valor intrnseco na construo de conhecimento e mundividncia. Todavia, o papel da argumentao retrica, em Aristteles, continua a permanecer dissociado do poder da demonstrao silogstica, advogando que a Retrica apenas a sistematizao da boa argumentao e que esta tem apenas como finalidade a persuaso do interlocutor ou auditrio. Nas palavras do autor da Retrica: Entendamos por Retrica a capacidade de descobrir o que adequado a cada caso com o fim de persuadir. Esta no seguramente a funo de nenhuma outra; pois cada uma das outras apenas instrutiva e persuasiva nas reas da sua competncia; como, por exemplo, a medicina sobre a sade e a doena, a geometria sobre as variaes que afetam as grandezas, e a aritmtica sobre os nmeros; o mesmo se passando com todas as outras artes e cincias. Mas a retrica parece ter, por assim dizer, a faculdade de descobrir os meios de persuaso sobre qualquer questo dada. E por isso afirmamos que, como arte, as suas regras no se aplicam a nenhum gnero especfico de coisas.8 Desta forma, pretendemos mostrar que Aristteles considera a retrica como algo que no nem moral, nem imoral, mas sim amoral, isto , desprovida de moral. O Estagirita demarca a Retrica da moralidade e no lhe lana a crtica de no procurar a verdade, porque no lhe confere essa misso. Se algum quiser encontrar a Verdade ter de recorrer ao mtodo demonstrativo e, se se necessitar de invocar imoralidade, esta ser atribuda ao agente intencional e no ferramenta da aco. Aps esta viso e anlise do pensamento de Aristteles sobre a Retrica, os estoicos, os cnicos e os neoplatnicos deveriam ser abordados, para que no existam saltos conceptuais demasiados longnquos, e porque foram estes que tomaram continuaram as rdeas do futuro da Retrica aps Aristteles, contudo, no existindo tempo para analisar o pensamento destes pensadores, ser apenas mencionado que dariam mais enfase figura do orador e do seu ethos. Com a entrada no perodo convencionalmente denominado medieval, o ensino foi dominado pela escolstica e a Retrica foi submetida teologia ficando desvinculada da poltica durante os sculos em que a monarquia absolutista e o feudalismo se instauraram como sistemas vigentes na Europa. Com o sucesso cientifico experienciado, muito devido eficcia da deduo e, com a propagao de ideias socrtico-platnicas de odio pelo sofista, a Retrica caiu em desmrito e a entramos num perodo que durar desde o renascimento at ao sculo XX e que ser marcado, eminentemente, pela lgica, pela matemtica, e a e sobretudo pela cincia.

Aristteles, Retrica, pp. 95-96

O perodo que abarcar o Renascimento, o Iluminismo e o Positivismo ser denominado como o perodo de paradigma cientificista e ser exacerbada a crescente matematizao do real que ocorreu durante este perodo. Como os discentes desconhecem a noo de paradigma, ser brevemente apresentada, sob o aspeto de esquema, a noo de paradigma de Kuhn, que alis foi exposta na obra A Extrutura das Revolues Cientificas. Com a entrada na contemporaneidade iremos expor a crtica exposta pelos Mestres da Suspeita, i.e., Marx, Nietzsche e Freud, assim como a crtica exposta pela gerao denominada como Escola de Frankfurt. O propsito ser o de apresentar a dessacralizao religiosa do mundo e a consequente sacralizao da cincia que veio a ocupar a mundividncia ocidental. Para justificar a reabilitao da retrica na contemporaneidade, iremos recorrer ao pensamento de Cham Perelman e de Michel Meyer, expondo a importncia que estes autores atribuem retrica no entendimento dos indivduos e dos povos. A importncia da Retrica na construo da cincia, ser salientada, recorrendo autoridade do autor da Estrutura das Revolues Cientificas. The marvels of modern technology conferred colossal prestige upon scientists, who appeared to be endowed with almost magical qualities. The respect enjoyed by the scientific community increased in the same proportion as their theories became increasingly incomprehensible to the majority of even educated people. However, scientists are ordinary mortals who live in the same world as the rest of us. As such, they can be influenced by prevailing ideas, philosophies, politics. ()Scientists and other intellectuals are not immune to the general tendencies at work in society. The fact that most of them profess indifference to politics and philosophy only means that they fall prey more easily to the current prejudices which surround them. All too often their ideas can be used to support the most reactionary political positions.9 O que queremos que os alunos percebam que a cincia inconsciente e quando desregrada possui alguns perigos, sendo o mais eminente o de poder de destruir a prpria humanidade, como no cenrio de um holocausto nuclear. Para finalizar, ser exposto aos alunos o bom e mau uso da retrica, para tal, distinguiremos persuaso de manipulao, atravs da construo de definies recorrendo a Philipe Breton, Nicolas Abaggnano e Desidrio Murcho.

Grant, Reason in Revolt Dialectical Philosophy and Modern Science, pp.22

A persuaso consistir em convencer algum a aceitar ou decidir algo, sem que isso implique, necessariamente, a inteno de o iludir ou prejudicar pela diminuio das suas aptides cognitivas ou comportamentais. A persuaso oferece a possibilidade ao receptor de aceitar ou recusar a mensagem. A manipulao consistir num uso indevido da argumentao com o intuito de levar os interlocutores a aderir acrtica e involuntariamente s propostas do orador. Pode ser considerada uma prtica abusiva do discurso na medida em que obriga o receptor a aderir a dada mensagem. Aps esta distino, integraremos a persuaso e a manipulao numa conceptualizao de retrica negra e retrica branca A retrica branca ser um tipo de retrica crtica, lcida, consciente. A retrica branca concerne ao estudo da retrica ao estudo do seu uso, isto , consiste na sistematizao da boa argumentao. A retrica branca entra nos domnios da tica, na medida em que tenta impr regras que impeam a manipulao.10 Por sua vez, a retrica negra visa enganar, iludir, manipular.11 Para sublinhar esta posio, utilizaremos o texto de Philippe Breton12, para que os alunos percebam a diferena que existe entre manipular e persuadir. Utilizaremos a autoridade de Philippe Breton13, para sublinhar as liberdades associadas argumentao, ou seja, a liberdade de expresso, a liberdade de transmisso e a liberdade de receo e integr-las-emos num contexto democrtico. Breton diz-nos que as instituies democrticas respeitam a liberdade de expresso mas no respeitam de transmisso, nem a liberdade de recepo, e a que se abre o espao manipulao. Utilizamos o texto de Michel Meyer14 porque este alm de responder a duas questes de grande importncia, a dizer: porque que o homem manipula e porque que o homem se deixa manipular? Este texto integrado numa nova perspetiva da Retrica na contemporaneidade indo ao encontro da Nova Retrica de Chim Perelmen. Novamente estaremos perante um texto onde se fala de manipulao, no entanto este texto introduz algo de novo ao anterior, afirma que no podemos censurar o discurso por ser manipulador. O autor desresponsabiliza a retrica pela manipulao. Neste seguimento queremos apresentar um texto de Amrico de Sousa, A persuaso, que nos mostra que quem manipula no a retrica, quem manipula so as pessoas manipuladoras, a retrica ser apenas um meio atravs do qual podemos manipular, existindo outros. Este texto ser um complemento ao texto anterior.

10 11

Paiva, Tavares, & Borges, Contextos - Filosofia 11 ano, pp. 104 Ibidem, pp. 104 12 Breton, A Palavra Manipuada, pp. 84 13 Paiva, Tavares, & Borges, Contextos - Filosofia 11 ano, pp. 104-105. 14 Ibidem, pp. 105.

Fundamentao pedaggico-didtica
Uma vez mais os recursos didticos que privilegiaremos nesta aula sero os textos filosficos, justificaremos primeiro essa posio porque atravs deles que os alunos entraro em contacto com o pensamento dos filsofos, ou com o pensamento de comentadores especializados no pensamento desses filsofos ou das temticas por eles tratadas. Segundo o Programa de Filosofia de 10 e 11 Anos Os textos filosficos devem constituir os mais importantes materiais para o ensino e a aprendizagem do filosofar.. O Programa diz-nos tambm que o docente de Filosofia deve elaborar uma boa seleo de texto(s) e orientar a leitura dos alunos. No sentido de orientar a leitura dos alunos decidimos fazer algumas paragens ao longo dos textos, colocando questes aos alunos no sentido de os orientar para uma compreenso das linhas gerais caracterizadoras do texto em questo. Neste sentido, o recurso utilizao de trs textos filosficos relaciona-se com a pretenso de um dos objetivos gerais que propomos para esta aula analisar a conceptualidade sobre a qual assenta um texto, identificando os termos ou conceitos nucleares do texto, explicitando o seu significado e as suas articulaes. No entanto, novamente seguindo o Programa e de acordo com a variedade de recursos que o mesmo sugere, decidimos recorrer aos meios audiovisuais para servir de suporte permanente exposio oral. O desenvolvimento das estruturas cognitivas dos adolescentes no se verifica homogneo, variando de individuo para individuo e dificultando a definio de conceitos abstratos. Por isso, iremos utilizar o PowerPoint para mostrar imagens que ajudem a construir ou melhorar a definio dos conceitos apresentados nesta sesso. A utilizao do PowerPoint traz-nos algumas vantagens nomeadamente ao nvel da ateno dos alunos. Contudo, o PowerPoint, por si s, no colhe os frutos desejados, por isso mesmo, decidimos que a informao l apresentada deveria surgir na forma de tpicos que permitiro aos alunos possuir um desejvel fio condutor. Os adolescentes tm conscincia de terem subido um degrau na hierarquia escolar, sentem ter-se tornado estudantes: as suas tarefas e as suas responsabilidades alargaram-se;15 Como tutores de futuros governantes e cientistas, nesta aula pretendemos mostrar algumas imagens que provoquem algum impacto nos alunos. A nossa inteno que os alunos foquem a sua ateno nas imagens e que as mesmas os permitam possuir um olhar crtico sobre a perigosidade da ausncia de pensamento crtico num contexto democrtico e para os perigos da divinizao da cincia existente na contemporaneidade. Para tal, a exposio oral ser fundamental e a participao oral dos

15

Hotyat, Psicologia da Criana e do Adolescente, pp. 193

alunos ser fulcral, pois partiremos do princpio que poucas objees podero ser apresentadas pelos discentes em relao cincia e ao progresso cientfico. Uma das maneiras utilizadas para demonstrar a crtica cincia, que surgiu no aps a WWII e que foi especialmente referenciada pela gerao denominada como Escola de Frankfurt, ser atravs da demonstrao de casos. Pretendemos mostrar que o Homem produziu primeiro para o consumo de massas a metralhadora e s depois a mquina de escrever, ou seja, a humanidade privilegiou o modo de matar rapidamente o seu semelhante em detrimento da tcnica de escrever rapidamente e rapidamente propagar cultura e cincia. Este exemplo ter como objetivo impelir os alunos reflexo, deste facto e sobre os factos seguintes, que sequencialmente sero apresentados. Os casos que apresentaremos de seguida, uma vez mais utilizando o PowerPoint e a exposio oral, sero os casos das duas Grandes Guerras Mundiais, do bombardeamento das cidades nipnicas de Hiroxima e Nagasaki e da catstrofe na central nuclear de Chernobil, referenciando sempre o questionvel uso da cincia e da tecnologia. Ser neste contexto que partiremos para a exposio da nova retrica de Perelmen, que nesta fase ser apresentada como possibilidade para eliminar a distancia entre os homens e a menorar os problemas de uma cincia desregrada e inconsciente que propiciou o acontecimento das tragdias que foram anteriormente apresentadas.

Bibliografia

Professor:
Abbagnano, N. (1981). Histria da Filosofia. Editorial Presena. Abrunhosa, M. A., & Leito, M. (2005). Um Outro Olhar Sobre o Mundo. Porto: Edies ASA. Aristteles. (2006). Retrica. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Aristteles. (2007). Tpicos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Cabral, R. (1989). Logos: enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia. Lisboa: Verbo. Henriques, F., Vicente, N. J., & Barros, d. M. (2001). Programa de Filosofia 10 e 11 Anos . Ministrio da Educao. Hotyat, F. (1978) Psicologia da Criana e do Adolescente. Coimbra: Livraria Almedina 10

Kuhn, T. (1996). The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press. Meyer, M., Carrilho, M. M., & Timmermans, B. (1999). Histria da Retrica. Lisboa: Temas e Debates. Paiva, M., Tavares, O., & Borges, J. (2008). Contextos | Filosofia 11 ano. Porto: Porto Editora. Plato. (1992). Grgias. Lisboa: edies 70. Plato. (1997). Fedro. Lisboa: edies 70. Woods, A. & Grant, T. (2002). Reason in Revolt - Dialectical Philosophy and Modern Science, vol. I. New York: Algora Publishing.

Alunos:
Paiva, M., Tavares, O., & Borges, J. (2008). Contextos | Filosofia 11 ano. Porto: Porto Editora.

Anexos Texto Retrica e manipulao


Retrica e manipulao Convenhamos que no a retrica que manipula, mas sim o manipulador. que se este se apodera do discurso e do debate para enganar ou prejudicar o seu interlocutor, ento porque, certamente, j era um manipulador antes de recorrer retrica. A retrica no contamina ningum. Nenhum homem um, fora da retrica, e outro, quando recorre a ela. A atitude moral uma das atitudes mais estveis no sujeito humano. Nem surge de repente, como que por insight, nem se d bem com sucessivas oscilaes. Constri-se paulatina e duradouramente na convenincia social, no reconhecimento do outro, e ao situarse na esfera do ntimo, constitui porventura o principal trao da nossa identidade. neste quadro de permanncia da atitude moral que poderemos buscar o suporte e a ligao possvel entre os actos e a pessoa que os pratica. E tambm atravs dele que se pode interferir que, por regra, s manipula pela retrica, quem j capaz de o fazer por qualquer outro meio. Culpar ento a retrica, por induzir ao engano, parece to absurdo como inscrever a origem da mentira na linguagem, s porque esta a veicula. No limite, mesmo considerando os mais grosseiros abusos de retrica, em que o orador recorre a um discurso emocionante, pleno de figuratividade estilstica, de inebriantes sonoridades ou ritmos quase hipnticos, ainda a, haveria que interrogar se, nos tempos que correm, as pessoas no estaro j suficientemente informadas a at vacinadas contra tais mtodos de persuaso, nomeadamente, pela sua 11

contnua exposio a um mercado onde imperam as tcnicas de venda agressivas que chegam a coagir pela palavra, aos discursos demaggicos de polticos dirigidos mais para os votos do que para os eleitores e a uma publicidade que nem sequer olha a meios para invadir a privacidade e seduzir ao consumo o mais pacato e indefeso cidado. Amrico de Sousa, A persuaso, http://bocc.ubi.pt/pag/sousa-americo-persuasao

Texto 10 p.101 do Manual

Trabalhando h j muitos anos sobre este tema que, a meu ver, devia ser um dos plos essenciais de um bem compreendido interesse pela comunicao -, tenho encontrado com frequncia no pblico uma dvida lancinante: argumentar no ser exercer uma forma de poderio sobre o interlocutor, no ser uma maneira dissimulada de influenci-lo e, em resumo, de manipul-lo? Imps-se, pois, rapidamente a necessidade de reflectir sobre a fronteira que separa aquilo que poder ser a argumentao, isto , o respeito pelo outro, da manipulao, que a privao da liberdade do auditrio a fim de obriga-lo, mediante um especfico constrangimento, a compartilhar uma opinio ou a adoptar um comportamento. () Manipular consiste, de facto, em paralisar o juzo e em tudo fazer para que o receptor abra ele prprio a sua porta mental a um contedo que de outro modo no aprovaria. Philippe Breton (2001), A Palavra Manipulada, Lisboa, Editorial Caminho, pp. 15 e 84.

Texto 11 pp.104-105 do Manual

Todos tm direito de exprimir-se livremente, mas a condio expressa dessa possibilidade que cada um tenha o direito de receber livremente as mensagens (). A essas duas liberdades fundamentais preciso acrescentar o direito de transmitir (o direito de mediao). Deste modo, a liberdade de palavra, longe de reduzir-se liberdade de expresso, tem de ser vista nas suas trs componentes e na complexidade que delas resulta. Proteger a liberdade de expresso indispensvel, mas proteger a liberdade de recepo -o tambm e na mesma medida. Ora as nossas instituies democrticas protegem com severidade a primeira mas interessam-se muito pouco pela segunda. A possibilidade de manipulao pela palavra resulta, exactamente, desse desequilbrio. Nenhuma limitao imposta ao acto de exprimir, e principalmente de exprimir para convencer. O limite do convencer a liberdade do auditrio de ser convencido aquela, justamente, que as tcnicas manipulatrias restringem. Essa
12

extenso da liberdade de palavra, no j somente liberdade de expresso mas igualmente liberdade de mediao e, principalmente, liberdade de recepo, corresponderia a uma fase superior da democracia e expanso da liberdade pura e simples. Philippe Breton (2001), A Palavra Manipulada, Lisboa, Editorial Caminho, pp. 209-210.

Texto 12 p.105 do Manual

Tudo leva a crer que a manipulao consentida assenta numa dupla linguagem que no engana, e mesmo de que se tem necessidade para diferir a deciso prpria sem ter de enfrentar directamente o outro. Um grau mais de liberdade, se se quiser, na qual s os ingnuos vero uma traio verdade una e indivisvel, de que os receptores da mensagem seriam vtimas involuntrias. Mas verdade que s vezes a ingenuidade grande e que certas pocas, tidas por cultivadas e escolarizadas, engendram, e at reforam, a ausncia de sentido crtico e da questionao em geral. Censurar o discurso por ser manipulador reduz-se na realidade a censurar o discurso por ser. Porque est na natureza da discursividade apresentar-se desde logo como responder, como resposta, tal como est nas mos dos homens decidir encarar ou no esse facto, aceit-lo ou no, jogar ou no o jogo, procurar ou no os problemas subjacentes, enfim pronunciar-se livremente ou fiar-se no que os outros lhes propem, muitas vezes em funo de interesses prprios. Se a retrica culpada, -o como pode s-lo a medicina, ou a cincia em geral. Condenar-se- a arte mdica porque os mdicos podem usar a sua cincia para fazer mal, como fizeram nos campos nazis ou nas prises argentinas? Passa-se o mesmo com o louvor: serve a verdade, mas no basta s por si para a garantir. Pode encobrir a mentira, pode seduzir e convencer, como pode manipular e enganar. Se a retrica, precisamente, til, isso deve-se ao facto de que permite levar os homens a exercer em plena conscincia o seu sentido crtico e o seu juzo. Michel Meyer (1994), As bases da retrica, in AAVV, Retrica e Comunicao, Porto, Edies ASA, pp.68-70.

13

14

También podría gustarte