Está en la página 1de 23

ET720 Sistemas de Energia El etrica I 1 Semestre 2010 Cap tulo 1 Introdu c ao

1.1

Sistemas de energia el etrica (SEE)

Sistema de energia el etrica (SEE) conjunto de equipamentos que operam em conjunto e de maneira coordenada de forma a gerar, transmitir e fornecer energia el etrica aos consumidores, mantendo o melhor padr ao de qualidade poss vel.

Equipamentos geradores, transformadores, linhas de transmiss ao, disjuntores, p ara-raios, rel es, medidores etc. Padr ao de qualidade existem alguns requisitos b asicos a serem satisfeitos pelas empresas concession arias de energia el etrica com rela c ao ao fornecimento aos consumidores:

os n veis de tens ao devem estar dentro de uma faixa especicada; a frequ encia deve estar dentro de uma faixa especicada; o servi co n ao deve sofrer interrup co es (na pr atica: o servi co deve sofrer o m nimo n umero de interrup co es, e estas devem durar o menor tempo poss vel); a forma de onda da tens ao deve ser (a mais pr oxima poss vel de) uma sen oide; a energia deve ser entregue ao consumidor com o m nimo custo (gera c ao econ omica, transmiss ao com m nima perda, etc.); o impacto ambiental deve ser m nimo (emiss ao de NOx, etc.); outros . . .

SEE e um

circuito el etrico

leis de Kirchho

sistema de controle opera c ao otimizada

Exemplo de um SEE moderno

Centro de Supervis ao e Controle

controle unidade terminal remota (UTR) c.a.


~

aquisi c ao de dados

Transmiss ao c.a. c.a. medidor disjuntor Conversor (inversor) c.c. Conversor (reticador)

Distribui c ao

Gera c ao

Carga

transformador
~

gerador

Observar:

Sistema de gera c ao: gerador, transformador elevador (e ainda barragens, caldeiras, turbinas etc.). Convers ao convencional:
Energia mecnica Alternador Energia eltrica

Fontes prim arias: hidr aulica combust vel f ossil: carv ao, petr oleo, g as ss ao nuclear Convers ao n ao convencional: Solar: c elulas fotoel etricas rendimento baixo, alto custo E olica: cataventos EUA (Calif ornia), Dinamarca, Brasil e outros windmill farms ) n veis de penetra c ao crescentes Sistema de transmiss ao: linhas de transmiss ao e transformadores de regula c ao; Sistema de subtransmiss ao: ramica c ao do sistema de transmiss ao que utiliza n veis de tens ao menores. Uma divis ao t pica e:

11,9kV

13,8kV

34,5kV

69kV

138kV

230kV

440kV

500kV

750kV

distribuio

subtransmisso

transmisso

Sistema de distribui c ao: linhas de distribui c ao prim arias e secund arias, transformadores abaixadores e cargas;

Sistema de prote c ao e manobras: rel es, disjuntores, p ara-raios, religadores, fus veis, chaves seccionadoras etc.

Sistema de aquisi c ao de dados e controle: faz a interface com o Centro de Supervis ao e Controle em ingl es SCADA ( Supervisory Control And Data Acquisition); Centro de Supervis ao e Controle Energy Management System (EMS): Avalia estado de opera c ao da rede; Simula a ocorr encia de poss veis falhas e determina a co es de controle preventivo/corretivo; Determina a co es para a opera c ao econ omica e segura.

Sistema de transmiss ao em corrente cont nua: envolve tecnologia de estado s olido (eletr onica de pot encia). Transmiss ao em CC n ao e econ omica para dist ancias menores que 500 km.

Exemplo no Brasil sistema de gera c ao e transmiss ao de Itaipu:

usina hidrel etrica de Itaipu, situada no rio Paran a; apresenta dois sistemas de transmiss ao, com corrente alternada e com corrente cont nua; CA: 750 kV (ecaz de linha); CC: bip olo de +600 kV e -600 kV (tens ao entre p olos de 1200 kV); Geradores (Brasil) energia gerada a 60 Hz; Geradores (Paraguai) energia gerada a 50 Hz; energia gerada no Paraguai que vem para o Brasil: 50 Hz reticada e transmitida em CC (Foz do Igua c u). CC transformado em 60 Hz (Ibiuna).

Id eia deste curso: estudar os principais componentes dos SEE e obter seus respectivos modelos. Tais modelos colocados juntos formam um circuito el etrico que deve ser resolvido (c alculo de tens oes nos n os, uxos de corrente e/ou pot encia nos ramos). Ser ao estudados tamb em m etodos de resolu c ao desses circuitos.

1.2

Area de sistemas de energia el etrica

arios problemas relacionados com SEE devem ser enfrentados pelos prossionais V da area, que v ao desde a opera c ao di aria da rede at e estudos de planejamento da sua expans ao, como por exemplo: opera c ao em tempo real garantir que gera c ao atenda ` a demanda; an alise de seguran ca em tempo real avaliar efeitos de eventuais altera co es na rede; determinar estrat egias de controle preventivo/corretivo; opera c ao econ omica (despacho econ omico) determina c ao das pot encias entregues por cada gerador de forma a minimizar custo total de gera c ao; prote c ao de sistemas; planejamento da expans ao do sistema de transmiss ao; planejamento da expans ao do sistema de gera c ao; outros . . .

O tamanho, a complexidade e os n veis de pot encia envolvidos na gera c ao, transmiss ao e distribui c ao de energia el etrica aumentaram muito desde Edison fato mundial. dif E cil para o operador e para o planejador terem a sensibilidade que tinham antes e poderem prever o resultado de manobras ou defeitos. Exemplo: o SIN (Sistema Interligado Nacional), que tem tem dimens ao continental. Todas as tarefas de opera c ao devem ser realizadas em tempo real restri c ao de tempo severa Solu c ao utilizar o computador como ferramenta para:

obter modelos precisos e con aveis dos componentes da rede MODELAGEM coloc a-los juntos formando um grande circuito el etrico MODELAGEM desenvolver m etodos apropriados de resolu c ao de circuitos SOLUC AO simular cen arios de opera c ao SIMULAC AO analisar os resultados ANALISE A solu c ao dos problemas acima requereu e ainda requer muita pesquisa para a obten c ao de m etodos ecientes de abordagem dos mesmos. A area de SEE e muito ativa do ponto de vista de pesquisa e tem havido grande desenvolvimento nos ultimos anos. Pesquisa no Brasil: universidades, programa de P&D/Aneel.

1.3

Hist oria

SEE t em em torno de 130 anos. 1876 n ao se sabia ainda qual a melhor maneira de transmitir a energia de uma queda de agua para um centro distante (tubula c ao de ar comprimido? oleo?). No caso da transmiss ao de energia el etrica n ao se sabia se seria melhor utilizar corrente cont nua (CC) ou corrente alternada (CA). No caso de CA, n ao se sabia com que frequ encia nem com que n umero de fases. Corrente alternada era gerada por m aquinas chamadas alternadores. Corrente cont nua era gerada por m aquinas chamadas d namos. Corrente cont nua parecia apresentar algumas vantagens sobre corrente alternada. Baterias podiam ser usadas como backup em situa co es de emerg encia quando os d namos falhavam, ou ainda suprir pot encia durante per odos de demanda baixa. Al em disso, d namos podiam operar em paralelo para atender a demanda crescente. Naquela epoca, o uso de alternadores em paralelo era considerado muito dif cil devido a problemas de sincroniza c ao.

Sequ encia cronol ogica (resumo):

No mundo Ano Fato

1876 In cio da concorr encia para a constru c ao do complexo de Niagara Falls fato marcante na evolu c ao da area. 1880 Thomas Alva Edison apresenta sua l ampada incandescente (em corrente cont nua), a mais eciente de ent ao. Na Europa h a avan cos na area de corrente alternada. 1882 Edison coloca em funcionamento um sistema de corrente cont nua em New York (empresa Edison Electric Company) Pearl St. Station geradores CC (na epoca chamados d namos) acionados por motores a vapor supriam 30 kW em 110 V a 59 consumidores ilumina c ao incandescente area de 1 milha quadrada. 1884 Criado o American Institute of Electrical Engineers (AIEE), depois transformado no The Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). 1885 George Westinghouse Jr. compra os direitos da patente de GoulardGibbs para construir transformadores e encarrega William Stanley de construi-los. 1886 J a h a cerca de 60 centrais de corrente cont nua (Edison) com cerca de 150.000 l ampadas. Stanley coloca em opera c ao a primeira central em corrente alternada (Westinghouse) em Great Barrington, Massachussets 150 l ampadas.

10

Ano

Fato

1887 J a existem cerca de 120 sistemas de corrente cont nua com cerca de 325.000 l ampadas. Empresa de Westinghouse cresce muito e j a conta com cerca de 125.000 l ampadas em corrente alternada. 1888 Edison passa a atacar duramente os sistemas de corrente alternada. Pre co do cobre sobe muito devido ao monop olio de um sindicato franc es. Existia medidor de energia somente para corrente cont nua (sistema eletroqu mico). Os sistemas em corrente alternada cobravam por n umero de l ampadas. Tinham de produzir de 40% a 80% a mais que os sistemas em CC para mesmo n umero de consumidores. Shallenberger (engenheiro chefe de Westinghouse) coloca em funcionamento um medidor de energia em CA que fornece uma leitura direta de quanta energia e consumida e, portanto, superior ao medidor de Edison. Nikola Tesla publica um artigo em que mostra ser poss vel construir um motor em CA. Westinghouse compra a patente de Tesla e o contrata para desenvolver o motor (que s o caria pronto em 1892).

11

Ano

Fato

1890 Empresa de Edison e o pr oprio endurecem ainda mais a discuss ao. Edison defendia a conabilidade dos sistemas de corrente cont nua e o perigo apresentado por tens oes em corrente alternada. Primeira linha de transmiss ao em CA e posta em opera c ao para transportar energia el etrica gerada em uma usina hidroel etrica desde Willamette Falls at e Portland, Oregon (20 km, 4 kV, monof asica). Morte de animais (c aes e cavalos) atrav es de corrente alternada. Primeira execu c ao em cadeira el etrica (06 Ago 1890) na pris ao de Auburn, NY, foi em corrente alternada (gerador Westinghouse). When the chair was rst used, on August 6, 1890, the technicians on hand misjudged the voltage needed to kill the condemned prisoner, William Kemmler. The rst jolt of electricity was not enough to kill Kemmler, and only left him badly injured. The procedure had to be repeated and a reporter on hand described it as an awful spectacle, far worse than hanging. George Westinghouse commented: They would have done better using an axe. (Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Warof
Currents)

1892 Entra em funcionamento o primeiro motor de indu c ao de Tesla. Comiss ao respons avel pela concorr encia de Niagara Falls decide que o sistema ser a em corrente alternada. Alemanha: e colocado em funcionamento um sistema de 100 HP (74,6 kW) com transmiss ao de 160 km em corrente alternada, 30 kV. A empresa de Edison (Edison Electric Co.) junta-se a outra, a Thomson-Houston, formando a General Electric que passa a produzir transformadores e alternadores em larga escala.

12

Ano

Fato

1893 Westinghouse ganha a concorr encia para fornecer os alternadores e transformadores de Niagara Falls. Columbian Exhibition em Chicago apresentado sistema de distribui c ao bif asico. A partir de ent ao, a transmiss ao em CA trif asica foi gradualmente substituindo os sistemas CC. 1896 Entra em funcionamento o complexo de Niagara Falls, com transmiss ao de energia at e Bualo encerrando a discuss ao sobre CC e CA. Eram transmitidos 10 MW de pot encia (valor alto para a epoca) at e Bualo em uma dist ancia de 20 milhas. 1920 Primeiras interconex oes regionais (regional grids ) come caram a ser formadas. 1954 Primeira linha de transmiss ao HVDC moderna Vastervik ilha de Gotland (Su ecia) 100 kV, 100 km. 1957 Primeira usina nuclear em Shippingport, PA, implantada por Westinghouse Co. and Duquesne Light and Power Co. 1965 Grande blecaute do Nordeste dos EUA alavancou efetivamente o desenvolvimento dos centros de supervis ao e controle de redes. S o foi superado pelo blecaute de 14 de agosto de 2003 na costa Nordeste dos EUA e Canad a. 1970 Primeira linha de transmiss ao HVDC nos EUA 400 kV, 1360 km interliga c ao do Pac co, entre Oregon e Calif ornia. 70 Crise do petr oleo motivou a pesquisa por fontes alternativas de energia: e olica, c elula combust vel, c elula solar.

13

No Brasil Ano Fato

1883 Primeira usina termel etrica instalada em Campos, RJ, para alimenta c ao de ilumina c ao p ublica. Primeira usina hidrel etrica instalada no Brasil, no rio Jequitinhonha, em Diamantina, MG, para alimenta c ao de uma empresa mineradora. 1889 Usina hidrel etrica Marmelos-Zero, no rio Paraibuna, em Juiz de Fora, MG, foi a primeira usina hidrel etrica do pa s e da Am erica Latina a fornecer energia el etrica para ilumina c ao p ublica. Foi desativada em 1896.

14

Ano

Fato

1920 Cerca de 300 empresas servem a 431 localidades com capacidade instalada de 354.980 kW, sendo 276.100 kW em usinas hidroel etricas e 78.880 kW em termoel etricas. 1930 A capacidade instalada de energia el etrica do Brasil era em torno de 780 MW. 1939 N umero de empresas chega a 1176, com 738 hidroel etricas e 637 termoel etricas. Mais de 70% de toda a capacidade instalada no Brasil pertencia a duas empresas: a LIGHT (Brazilian Traction Light & Electric Co.) servia a parte de SP e RJ, e a AMFORP (American & Foreign Power Co.) servia parte de SP, Curitiba, Porto Alegre, Pelotas, Niter oi, Petr opolis, Belo Horizonte, Natal, Recife, Macei o, Salvador, Vit oria. 1940 A capacidade instalada de energia el etrica do Brasil era em torno de 1.250 MW. 1948 Cria c ao da Companhia Hidroel etrica do S ao Francisco (CHESF) de economia mista para construir a usina de Paulo Afonso. Mais tarde foram criadas a CEMIG em MG, USELPA e CHERP (depois incorporadas ` a CESP) em SP, COPEL no PR, FURNAS na regi ao centro-sul. 1950 A capacidade instalada de energia el etrica do Brasil era em torno de 1.900 MW. 1960 A capacidade instalada de energia el etrica do Brasil era em torno de 4.800 MW.

15

Ano 1961 1968

Fato Criada a Eletrobr as, como respons avel pela pol tica de energia el etrica no pa s. Foi criado o Departamento Nacional de Aguas e Energia El etrica DNAEE. Consolidava-se a estrutura b asica do setor, sendo a pol tica energ etica tra cada pelo MME e executada pela Eletrobr as, atuando o DNAEE como org ao normativo e scalizador. A capacidade instalada de energia el etrica no Brasil era em torno de 11.460 MW. Criados os Grupos Coordenadores para Opera c ao Interligada GCOIs, os quais tinham a nalidade de coordenar, decidir ou encaminhar as provid encias necess arias ao uso racional das instala c oes geradoras e de transmiss ao, existentes e futuras, nos sistemas interligados das regi oes sudeste e sul.

1970 1973

70-80 O setor el etrico atingiu seu apice, representado pelo milagre econ omico, e experimentou tamb em o in cio de seu decl nio, ou a d ecada perdida, passando inc olume pela crise do petr oleo em 1973, tendo constru do as maiores obras de gera c ao hidrel etrica do pa s, o in cio do programa nuclear brasileiro (usina nuclear Angra I, entrando em fase de testes em 1981, em opera c ao experimental em mar co de 1982 e em opera c ao comercial em janeiro de 1985. Angra II somente entraria em opera c ao em 2000), os grandes sistemas de transmiss ao em 440 e 500 kV, os sosticados sistemas de supervis ao e controle e o tratado de Itaipu, em 1973, cuja obra iniciou-se em 1975, sendo conclu da somente em 1991. 1980 A capacidade instalada de energia el etrica no Brasil era em torno de 31.300 MW.

16

Ano

Fato

1990 A capacidade instalada de energia el etrica no Brasil era em torno de 53.000 MW. 1995 Foi aprovada a lei n. 8.967, que regulamentava os preceitos de licita c ao para concess oes e deu, assim, in cio ` a competi c ao no setor el etrico. 1996 Atrav es da lei n. 9.427, foi criada a Ag encia Nacional de Energia El etrica ANEEL, autarquia em regime especial, vinculada ao MME, com as atribui co es de regular e scalizar a gera c ao, a transmiss ao, a distribui c ao e a comercializa c ao da energia el etrica, atender reclama co es de agentes e consumidores, mediar os conitos de interesses entre os agentes do setor el etrico e entre estes e os consumidores, conceder, permitir e autorizar instala co es e servi cos de energia, garantir tarifas justas, zelar pela qualidade do servi co, exigir investimentos, estimular a competi c ao entre os geradores e assegurar a universaliza c ao dos servi cos. A Aneel passou a funcionar, efetivamente, a partir de 1997, quando foi extinto o DNAEE, do qual e sucessora. 1998 O Operador Nacional do Sistema ONS foi institu do pela lei n. 9.648/98, vindo assumir progressivamente as fun co es at e ent ao do GCOI. As atribui co es principais do ONS s ao operar o Sistema Interligado Nacional (SIN) e administrar a rede b asica de transmiss ao de energia, por delega c ao dos agentes (empresas de gera c ao, transmiss ao e distribui c ao de energia), seguindo regras, metodologias e crit erios codicados nos Procedimentos de Rede aprovados pelos pr oprios agentes e homologados pela Aneel. Foi institu do pela lei n. 9.648/98 o Mercado Atacadista de Energia El etrica MAE, para ser o ambiente onde se processam a contabiliza c ao e a liquida c ao centralizada no mercado de curto prazo.

17

Ano

Fato

2000 A capacidade instalada de energia el etrica no Brasil era em torno de 72.200 MW. 2001 Foi decretado o racionamento de energia el etrica, nas regi oes sudeste, centro-oeste, nordeste e norte, que perdurou at e fevereiro de 2002. 2003 A capacidade instalada de energia el etrica no Brasil era em torno de 77.300 MW. 2004 Foram aprovadas as leis n. 10.848 e 10.847 que, resumidamente, denem o modelo do setor el etrico com as seguintes caracter sticas principais: (i) a cria c ao das gurasda energia existente, tamb em chamada de energia velha e da energia de novos empreendimentos, tamb em chamada de energia nova, criando formas distintas de comercializa c ao dessas energias; (ii) a exist encia de dois ambientes de contrata c ao, o Ambiente de Contrata c ao Livre ACL e o Ambiente de Contrata c ao Regulada ACR; (iii) o retornoao planejamento setorial e cria c ao do planejamento energ etico, com a cria c ao da Empresa de Pesquisa Energ etica EPE, vinculada ao MME; (iv) a extin c ao do MAE e cria c ao da C amara de Comercializa c ao de Energia CCEE, com fun co es mais abrangentes; e (iv) a redeni c ao dos pap eis do MME, que passa a ser o executor da pol tica energ etica emanada do Conselho Nacional de Pol tica Energ etica CNPE e da Aneel, que passa a ter a fun c ao exclusiva de regula c ao e scaliza c ao. 2008 A capacidade instalada de energia el etrica no Brasil era em torno de 93.500 MW.

18

1.4

Alguns dados atuais (fontes: ONS e ANEEL)

c ao: Gera O potencial hidr aulico do Pa s e de 260 GW, dos quais em torno de 28% est ao sendo utilizados na produ c ao de energia pelas usinas hidrel etricas de m edio e grande porte e as Pequenas Centrais Hidrel etricas (PCHs). A Regi ao Norte tem o maior potencial para gera c ao hidr aulica, 114 GW ou 44%, enquanto a Regi ao Nordeste tem apenas 10% deste total, 26 GW. Ao nal de 2008, a capacidade de gera c ao instalada no SIN alcan cou 89.000 MW, sendo 74.000 MW em usinas hidrel etricas (incluindo 7.000 MW de Itaipu) e 14.000 MW em usinas t ermicas (incluindo 2.000 MW das usinas nucleares). Para se obter a capacidade de produ c ao total dispon vel, deve-se somar a esses valores a disponibilidade de importa c ao de 2.178 MW da Argentina e 6.000 MW de Itaipu, parte contratada ` a ANDE/Paraguai. Transmiss ao: O sistema de transmiss ao nas tens oes de 230 kV a 750 kV (rede b asica) representava em dezembro de 2008 um total de 90.000 km. Distribui c ao: O mercado de distribui c ao de energia el etrica e atendido por 64 concession arias, estatais (20%) ou privadas (80%), de servi cos p ublicos que abrangem todo o Pa s. As concession arias estatais est ao sob controle dos governos federal, estaduais e municipais. Em v arias concession arias privadas verica-se a presen ca, em seus grupos de controle, de diversas empresas nacionais, norte-americanas, espanholas e portuguesas. S ao atendidos cerca de 47 milh oes de unidades consumidoras, das quais 85% s ao consumidores residenciais, em mais de 99% dos munic pios brasileiros.

19

No dia 04/02/2010 houve recordes de demanda instant anea no SIN e nos Subsistemas SE/CO, Sul e Norte, atingindo respectivamente 70.654 MW ` as 14h49min, 43.519 MW ` as 14h44min, 13.355 MW ` as 14h53min e 4.381 MW ` as 15h52min. Os recordes ocorreram devido ` a eleva c ao da temperatura no pa s, que atingiu 36oC no SE, 35oC no Sul, 34oC no Norte e 32o no Nordeste. A Tabela abaixo apresenta as demandas instant aneas m aximas vericadas no SIN e nos respectivos Subsistemas e os Gr acos apresentam os hist oricos di arios, em 2010, das demandas m aximas instant aneas no hor ario de ponta e nos hor arios dos recordes.

Fonte: www.ons.com.br/salaimprensa. Ultimo acesso em 06 fev 2010.

20

1.5

Materiais de apoio

http://www.dee.ufc.br/rleao/GTD/1Introducao.pdf http://www.fee.unicamp.br/cursos/et720 material de apoio do Cap tulo 1 http://www.ieee.org/web/aboutus/historycenter/about/historical articles.html http://en.wikipedia.org/wiki/Utilityfrequency http://en.wikipedia.org/wiki/WarofCurrents http://gnu.ets.kth.se/nt/tmp/electricitysupplyintheuka chronology.pdf

21

1.6

Refer encias

J.J. Grainger, W.D. Stevenson, Power System Analysis, McGraw-Hill, 1994. J.D. Glover, M. Sarma, Power System Anlaysis and Design, PWS-KENT, 1989. Proceedings of the Institute of Electrical and Electronics Engineers, vol.64, no.6, September 1976. Ag encia Nacional de Energia El etrica (http://www.aneel.gov.br). Operador Nacional do Sistema El etrico (http://www.ons.com.br). D. Morton, The Electrical Century Powering the Electrical Century, Proceedings of the Institute of Electrical and Electronics Engineers, vol.64, no.6, September 1976. N. Marcolin, Rotas da eletricidade, Revista Pesquisa FAPESP, n.118, Dezembro de 2005.

22

Gustav Robert Kirchho (K onigsberg, 12 de mar co de 1824 Berlim, 17 de outubro de 1887) foi um f sico alem ao, com contribui co es cient cas principalmente no campo dos circuitos el etricos, na espectroscopia, na emiss ao de radia c ao dos corpos negros e na teoria da elasticidade (modelo de placas de Kirchho). Kirchho prop os o nome de radia c ao do corpo negroem 1862. E o autor de duas leis fundamentais da teoria cl assica dos circuitos el etricos e da emiss ao t ermica.

23

También podría gustarte