Está en la página 1de 2

Molinismo Para Iniciantes

Paul Helm Nos ltimos meses e anos, uma antiga controvrsia sobre a natureza do conhecimento de Deus tem sido reacesa em certos crculos cristos. A doutrina no centro dessa controvrsia chamada de conhecimento mdio - tambm conhecida como Molinismo. Com o objetivo de auxiliar os nossos leitores a entender melhor os assuntos em jogo, convidamos o Dr. Paul Helm para escrever uma introduo a este assunto importante.

O Conhecimento de Deus
Na discusso teolgica sobre o conhecimento de Deus, fora comum por anos, at a chegada da Reforma e inclusive nela, distinguir entre o conhecimento necessrio de Deus e Seu conhecimento livre. A distino bvia e natural. O conhecimento necessrio de Deus inclui muitos tipos de verdades. Este o conhecimento de matrias como as verdades da matemtica - por exemplo: 2 + 2 = 4. Este tambm o conhecimento de verdades como, o todo maior do que a parte, e nenhum crculo um quadrado. O conhecimento necessrio de Deus tambm inclui o conhecimento de todas as possibilidades, tais como pessoas possveis, as possveis vidas que elas poderiam ter e toda a gama de mundos possveis. Deus conhece estas coisas de forma imediata e intuitiva. O conhecimento livre de Deus, por outro lado, o Seu conhecimento do Seu decreto - daquilo que, em Sua sabedoria, Deus, de forma livre e imutvel, ordenou que acontecesse. Aquilo que Deus decreta obviamente um subconjunto de todas as possibilidades que Ele conhece. Seu decreto tambm tem sua fonte exclusivamente em Sua mente e vontade.

contingncias da liberdade como tm sido chamadas. Porque esta inovao? O seus proponentes esto preocupados em preservar o que consideram ser duas crenas vitais. A primeira a providncia e total prescincia de Deus. A segunda a ideia que os seres humanos tm, em um sentido indeterminista, uma liberdade que no pode ser suprimida. Quando falamos de liberdade indeterminista, queremos dizer que qualquer ser humano, em um dado conjunto de circunstncias, tem o poder para escolher A ou para escolher no-A. O problema bvio. Como isto pode ser consistente com o governo providencial universal de Deus e seus propsitos de redeno? A forma dos Molinistas tentarem manter a coeso entre todas estas doutrinas foi sugerir que existia, ao lado do conhecimento natural de Deus e seu conhecimento livre, um terceiro tipo de conhecimento. Eles argumentaram que Deus tambm tinha conhecimento mdio - entre os outros dois. O que isto significa pode ser brevemente explicado. Dado todo um conjunto de mundos possveis - os quais Deus conhece -, dados mundos nos quais homens e mulheres fossem livres no sentido indeterminista apropriado, Deus saberia o que eles livremente escolheriam em toda circunstncia possvel. Deus tem conhecimento de todas estas consequncias possveis. Se for colocado em um conjunto de circunstncias, Deus sabe o que Jonas iria livremente escolher. Isto verdade em relao a todas as pessoas possveis e todas as circunstncias possveis. Deus tem este conhecimento mdio por examinar todas as possibilidades que o livre arbtrio que cada pessoa pode escolher. Em Seu poder e sabedoria, Ele escolhe aquele mundo possvel, aquela combinao total de indivduos e circunstncias, cujas expresses de livre arbtrio iro melhor servir Seus propsitos. Assim, a oniscincia de Deus preservada e o livre arbtrio humano preservado. O mal moral que acontece neste mundo escolhido no a direta responsibilidade de Deus mas daquelas criaturas que exercitam suas escolhas de uma forma malevolente.

Conhecimento Mdio
No final do sc. XVI, um novo tipo de conhecimento foi proposto por dois pensadores jesutas ibricos, Luis de Molina (1535-1600) e Pedro da Fonseca (1528-1599). O conhecimento mdio - ou 'Molinismo' como veio a ser chamado mais tarde - foi a sua contribuio a uma controvrsia na igreja Catlica Romana sobre graa, livre arbtrio e predestinao. Em nosso prprio tempo, o Molinismo tem sido proposto por Alvin Plantinga e por outros com respeito a relao de Deus com o mal. Creio que justo dizer que ao passo que telogos catlicos romanos tm discutido por muito tempo o conhecimento mdio em seus livros, o interesse atual nele devido a Plantinga e sua discuo do tpico em seu livro Deus, a Liberdade e o Mal. O que o conhecimento mdio? No centro deste interesse atual est o conhecimento de Deus das possibilidades envolvendo a escolha humana - as

Quais So as Implicaes do Molinismo?

Precisamos enfatizar que a viso de livre arbtrio sustentada pelos molinistas tanto antigos quanto modernos frequentemente chamada de libertarianismo ou indeterminismo. Em contraste seus oponentes, na Igreja Catlica Romana e nas igrejas da Reforma, tm sustentado vises da liberdade humana que so deliberadamente consistentes com o decreto divino em relao a todas as coisas que acontecem e com a irresistibilidade de Sua graa.

Deus sabia de tudo isso - e tambm muito mais por Sua prescincia.

O Que H de Errado com o Molinismo?


Dado que os reformados sustentavam que tudo o que acontece decretado por Deus de forma incondicional e que os homens e mulheres so responsveis por suas aes, eles no viam como necessrio um terceiro tipo de conhecimento divino, um conhecimento mdio, que dependesse da previso divina do que possveis pessoas fariam de forma livre em certas circunstncias. Os reformados interpretavam o incidente de Queila de forma diferente. Deus no apenas viu que Saul faria. Ele ordenou que Saul desceria Queila se Davi permanecesse l. Ele ordenou que Davi sairia de Queila depois de ouvir o que Saul faria. E Ele ordenou que Saul mudaria de idea. O conhecimento mdio no apenas desnecessrio para um Deus que tudo conhece e decreta, mas a concepo molinista de livre arbtrio torna impossvel que Deus exera controle providencial sobre sua criao. Porqu? Porque os homens e mulheres seriam livres para resistir o Seu decreto. Deus apenas pode fazer com que as aes de agentes livres aconteam atravs do seu conhecimento mdio daquilo que eles livremente fariam se... Alm disso, tendo em mente a viso molinista de liberdade, impossvel que Deus cause a converso de certa pessoa pelo exerccio de Seu chamado efetivo, pois na opinio dos Molinistas um indivduo tem sempre a possibilidade de resistir a graa de Deus. Homens e mulheres tm que cooperar de forma livre com aquilo que Deus diz e faz se querem tornarem-se cristos. A graa de Deus sempre resistvel. Cristos reformados no tm razo alguma para aceitar o conceito especulativo de conhecimento mdio e tm fortes razes para rejeit-lo.

H Argumentos Bblicos para o Molinismo?


medida que seus proponentes buscaram suporte bblico evidente para o conhecimento mdio, eles usaram o exemplo de Davi em Queila registrado em 1 Samuel 23. A este ponto na narrativa bblica, os Filisteus estavam atacando Queila. Davi perguntou ao Senhor se deveria ir Queila para guerrear com os Filisteus e o Senhor disse que ele deveria. Os companheiros de Davi estavam com medo e ento Davi perguntou uma segunda vez. Em Queila, com medo de que Saul o atacaria l, Davi perguntou ao Senhor se Saul iria Queila. A esta altura, lemos a seguinte conversa: E o Senhor lhe disse: 'Ele vir'. E Davi, novamente, perguntou: 'Ser que os cidados de Queila entregaro a mim e a meus soldados a Saul?' E o Senhor respondeu: 'Entregaro'. Ento Davi e seus soldados, que eram cerca de seiscentos, partiram de Queila, e ficaram andando sem direo definida' - 1Sm 23v11-13. Na concepo dos Molinistas, o incidente demonstrou o conhecimento mdio na prtica, pois mostra que o Senhor sabia o que aconteceria se certa ao livre acontecesse - eles suporam que Davi e os outros participantes estavam agindo com livre arbtrio no sentido libertariano. Deus sabia que se Davi escolhesse ficar em Queila, ento os cidados de Queila escolheriam o entregar. Ento Davi escolheu tomar uma ao evasiva e Saul escolheu desistir da expedio contra Davi quando soube o que Davi tinha feito.

Concluso
Concluindo, podemos dizer que h algo de interessante e enigmtico em relao ao Molinismo, mas a resposta reformada tem sido e deveria continuar sendo que no h apenas dificuldades sem resoluo na ideia do prprio conhecimento mdio, mas que este tambm uma especulao desnecessria. A Escritura quase nunca menciona algo que possa ser usado para dar suporte ao Molinismo, ao passo que ensina de forma perfeitamente clara que Deus age em todas as coisas, at mesmo as aes ms de pessoas que agem com completa responsabilidade, de acordo com o conselho de Sua prpria vontade.

Fonte: www.firelandmissions.com/#!molinismo-para-iniciantes/cmry 25/09/2013

También podría gustarte