Está en la página 1de 3

Superior Tribunal de Justia

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 300.038 - MG (2013/0044767-6) RELATOR AGRAVANTE REPR. POR ADVOGADO AGRAVADO PROCURADOR AGRAVADO PROCURADOR : : : : : : : : MINISTRO HERMAN BENJAMIN IMVD AMMV DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICPIO DE BELO HORIZONTE MARINA FRANA SANTOS E OUTRO(S) ESTADO DE MINAS GERAIS KLEBER SILVA LEITE PINTO JNIOR E OUTRO(S)

DECISO Trata-se de Agravo de deciso que inadmitiu Recurso Especial (art. 105, III, "a", da CF) interposto contra acrdo do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais cuja ementa a seguinte:
Reexame Necessrio - Apelao Cvel - Ao de Obrigao de Fazer - Direito Sade - Fornecimento de Medicamento - Direito Fundamental Prioridade da Administrao Pblica. O direito sade deve ser preservado prioritariamente pelos entes pblicos, vez que no se trata apenas de fornecer medicamentos e atendimento aos pacientes. Trata-se, mais, de preservar a integridade fsica e moral do cidado, a sua dignidade enquanto pessoa humana e, sobretudo, o bem maior protegido pelo ordenamento jurdico Ptrio, qual seja, a vida. No se justifica a manuteno de uma Administrao Pblica incapaz de preservar a sade e a vida de seus prprios cidados, visto que a gesto pblica no um fim em si mesma, mas se justifica no bem estar e preservao da qualidade de vida dos administrados.

Os Embargos de Declarao foram rejeitados (fl. 260, e-STJ). O agravante, nas razes do Recurso Especial, sustenta que ocorreu, alm de divergncia jurisprudencial, violao do art. 515, 1, do CPC. Alega que "a reforma parcial da sentena do Juiz de 1 grau pelo Tribunal a quo, condicionando o fornecimento do medicamento a apresentao de receita mdica mensal, contrariou o efeito devolutivo do recurso de apelao e configurou-se como ntida supresso de instncia" (fl. 288, e-STJ). Contraminuta apresentada s fls. 354-360, e-STJ. Houve juzo de admissibilidade negativo na instncia de origem, o que deu ensejo interposio do presente Agravo. o relatrio. Decido. Os autos foram recebidos neste Gabinete em 10.10.2013. Sobre a questo, assim consignou o Tribunal a quo:
No h que se falar que a exigncia de receita 'medica atualizada
Documento: 34016008 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 12/03/2014 Pgina 1 de 3

Superior Tribunal de Justia


configura supresso de instncia, haja vista que se trata de medicamento de uso continuo, sendo, portanto, importante a apresentao da receita atualizada para o controle no fornecimento do frmaco.

A irresignao no merece prosperar. De acordo com o entendimento jurisprudencial desta Corte Superior, o "duplo grau de jurisdio obrigatrio previsto no art. 475 do Cdigo de Processo Civil - CPC no restringe o conhecimento da matria devolvida s alegaes recursais das partes litigantes"
(AgRg no AREsp 85.191/MG, Rel. Ministro BENEDITO GONALVES, PRIMEIRA TURMA, DJe 23/02/2012).

Eis a ementa do julgado:


ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. AO QUE OBJETIVA O FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO/TRATAMENTO MDICO. ACRDO PROFERIDO EM SEDE DE DUPLO GRAU DE JURISDIO OBRIGATRIO, QUE DECIDE PELA APRESENTAO, MS A MS, DE PRESCRIO MDICA ATUALIZADA COMO "FORMA DE FISCALIZAO PARA O SISTEMA DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS". INEXISTNCIA DE JULGAMENTO EXTRA PETITA . AUSNCIA DE VIOLAO DO ART. 535 DO CPC. 1. O recurso especial que se quer admitido foi interposto contra acrdo proferido pelo Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais que externou o entendimento de que "o fato de o acrdo determinar que o embargante apresente receita mensal atualizada como condio de recebimento do medicamento no caracteriza como deciso extra petita , e, sim, como forma de fiscalizao para o sistema de fornecimento de medicamentos" (fl. 174). 2. O fato de, em sede de reexame necessrio, o Tribunal de Justia considerar que a apresentao do receiturio mdico deve-se dar mensalmente, "como forma de fiscalizao para o sistema de fornecimento de medicamentos" (fl. 174), no configura supresso de instncia nem implica em julgamento extra petita , porquanto o duplo grau de jurisdio obrigatrio previsto no art. 475 do Cdigo de Processo Civil - CPC no restringe o conhecimento da matria devolvida s alegaes recursais das partes litigantes. Precedentes: AgRg no REsp 1135605/SC, Rel. MIN. Benedito Gonalves, Primeira Turma, Dje 22/03/2011; REsp 935.496/PR, Rel. MIN. Jos Delgado, Primeira Turma, DJe 24/04/2008; AgRg no REsp 839.405/MG, Rel. MIN. Jos Delgado, Primeira Turma, DJ 14/09/2006. 3. De outro lado, nada obsta que o Tribunal de origem, em sede de reexame necessrio, zele pela administrao pblica, determinando, por meio do poder geral de cautela, mecanismo que visa to somente assegurar a impessoalidade, a moralidade e a eficincia na prestao do servio pblico de sade, que se dar de forma excepcional. 4. No h falar em violao dos artigos 165, 458, 535 do CPC, quando o Tribunal de origem julga a matria, de forma clara, coerente e fundamentada, pronunciando-se, suficientemente, sobre os pontos que entendeu relevantes para a soluo da controvrsia.
Documento: 34016008 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 12/03/2014 Pgina 2 de 3

Superior Tribunal de Justia


5. Agravo regimental no provido. (AgRg no AREsp 85.191/MG, Rel. Ministro BENEDITO GONALVES, PRIMEIRA TURMA, DJe 23/02/2012).

Diante do exposto, nego provimento ao Agravo. Publique-se. Intimem-se. Braslia (DF), 25 de fevereiro de 2014.

MINISTRO HERMAN BENJAMIN Relator

Documento: 34016008 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 12/03/2014

Pgina 3 de 3

También podría gustarte