Está en la página 1de 15

Produto & Produo, vol. 11, n. 1, p. 41 - 55, fev.

2010 Edio Metrologia

Padro Primrio para Baixo Torque e Esforos para Melhoria da sua Incerteza
Antnio Carlos Peixoto Bitencourt, MSc. Walter Lindolfo Weingaertner, Dr Universidade Federal de Santa Catarina UFSC a.carlos@lmp.ufsc.br Herman Augusto Lepikson, Dr Universidade Federal da Bahia UFBA herman@ufba.br Ren Theska, Dr Technische Universitt Ilmenau TU-Ilmenau rene.theska@tu-ilmenau.de

RESUMO Este artigo apresenta a anlise do estado da arte em padres de torque. Foca-se no entendimento da dificuldade em realizar torque abaixo de 1 Nm com incertezas relativas na ordem 10-5. Este limite do estado da arte contrasta com a crescente demanda por miniaturizao e suas implicaes em calibrao nesta faixa de medio. Por fim, apresentam-se as iniciativas de avanar o estado da arte em padro primrio de torque para esta faixa. Palavras-chave: padro de torque; microtorque

1 INTRODUO O entendimento e domnio das principais grandezas metrolgicas so fundamentais para a competitividade industrial e para os agentes em cincia e tecnologia encarregados de assegurar a adequada rastreabilidade, o que implica no desenvolvimento e operao de padres primrios. O torque uma das grandezas importantes para a competitividade, pois est presente em diferentes ramos industriais, principalmente nas atividades de montagem, avaliao e ajustagem de sistemas que envolvem desde a indstria automobilista, naval, petrolfera, aeronuticas at dispositivos e equipamentos de preciso, prteses dentrias e ortopdicas, sistemas de avaliao tribolgica, dispositivos metrolgicos, micromotores, sistemas micro-eltricomecnicos (MEMs), entre outros. Em termos de rastreabilidade do torque, entretanto, tem-se atendido apenas parte desta demanda. A despeito da tendncia atual de miniaturizao dos sistemas tcnicos, verifica-se que esta faixa de torque a menos atendida pelos atuais padres primrios. Este artigo discute os estado da arte atual em medio de torques abaixo de 1 Nm e as limitaes da realizao de torques de referncia para esta faixa em padres primrios.

2 MEDIO DE MICROTORQUE A miniaturizao dos sistemas tcnicos uma tendncia clara na indstria e na academia. A avaliao das caractersticas tcnicas do microatuadores surge com crescente demanda. As principais caractersticas destes so rotao e torque (freio, eixo preso, entre outros). A Tabela 1 apresenta uma amostra dos princpios de microatuadores e suas faixas de trabalho.
Tabela 1 - Exemplo de princpios de microatuadores (BRENNER; SUEMECZ; VUJANIC, 2003)

Princpio Sncrono (eletroesttico) Piezeltrico Ultrasnico Eletromagntico Trmico (turbina a gs) Motor de fluxo Redutor de engrenagem

Torque (Nm) 10-7 - 10-6 10-7 - 10-6 10-8 - 10-7 10-8 - 10-7 10-4 10-6 - 10-5 3.10-5

Velocidade (RPM) 103 104 120 - 150 180 - 200 104 2,4.106 > 104 6.103 - 30.103

Entrada 20 100 V 5 10 V 5 10 V ~1 V 15g/h de H2 30 90 cm3/min 7,5Nm, 100.000 rpm

Verifica-se que os valores de torque dos microatuadores esto alm dos limites atuais do principal e mais comum princpio de medio de torque, que por meio de extensiometria. Este princpio corresponde adoo de extensmetros dispostos em Ponte de Wheatstone para a medio da toro gerada pela aplicao do torque num elemento elstico (BEIHOFF, 1996). Os transdutores de torque que se baseiam nesta abordagem tm como limite mnimo na ordem de 10-2 Nm e so aplicados principalmente em viscometria e equipamentos mdicos.

Por outro lado, requerem-se sistemas de medio que atendam a necessidade de caracterizao e avaliao da crescente oferta de microsistemas (BRENNER; SUEMECZ; VUJANIC, 2003; BENCZE; BRMMER ; TIMTNER, 2002; ACAR et al., 2009). Por este motivo, encontram-se na literatura pesquisas que abordam a medio de torque na ordem de grandeza de Nm. Os princpios de medio so dos mais variados desde deformao elstica de elemento flexvel at aplicao de turbinas e de fludos de viscosidade conhecida. As principais abordagens so apresentadas nas prximas subsees.

2.1 Deformao de Elemento Flexvel Acar et al. (2009) apresentam a proposta de medio de torque apresentado na Figura 1. Este sistema foi desenvolvido para atender a necessidade de medir o torque transiente de medidor mecnico de vazo. O prottipo de testes desta proposta consiste de um motor CC (1) com isolamento de vibrao utilizado para movimentar o rvore (2) at uma velocidade mxima de 1,5 rpm. Nesta rvore acoplada uma mola espiral (5), a qual conectada ao medidor de vazo (8) por um acoplamento com superfcie espelhada (7). Um laser dodo e um PSD (Position Sensitive Device) (6) so empregados para a medio da deformao da mola espiral. O laser refletido na superfcie espelhada do acoplamento atua no PSD. A deformao da mola espiral promove um deslocamento proporcional do feixe de laser sobre o PSD (Figura 1b). Esta proposta conseguiu medir torque transiente do medidor de vazo de 250 Nm, entretanto se verificou a influncia negativa da acelerao da gravidade e da configurao do acoplamento. Apesar destas fontes de incerteza, a medio de microtorque por meio de molas espirais mostrou-se vivel e com possibilidade de ajuste da sensibilidade e escala por meio da configurao da mola espiral e do posicionamento do laser e do PSD.

Figura 1 - Medio de baixo torque com mola espiral (ACAR et a.l, 2009)

Abraham et. al. 2009 apresentam outra proposta de medio de micro torque baseada na deformao de um elemento flexvel. Neste caso foi adotada a

configurao de molas cruzadas, cuja deformao tambm medida com laser e PSD. A caracterizao do micromotor realizada por meio do torque de frenagem. Este princpio vlido para motores em que existe a relao construtiva entre velocidade e torque. Os autores afirmam que conseguiram medir torque da ordem de 200 Nm com erro mximo de 1%. A faixa de medio e sensibilidade pode ser alterada por meio de ajustes do material e configurao da mola e da disposio do laser e do PSD. Os autores afirmaram que conseguiram testes na faixa de 50 Nm.

2.2 Viscosidade de Fludo Conhecido Abordagem mais comum de caracterizao de micromotores e micro-atuadores por meio do torque de frenagem ou torque de eixo-preso, como os exemplos apresentados anteriormente. Entretanto, faz-se necessrio avaliar o torque do motor a uma dada velocidade. Neste sentido, Navarro et al. (2006) apresentam uma proposta que adota um fludo de viscosidade conhecida para a medio do torque de micromotores.

Figura 2 Medio de microtorque com frenagem e elemento flexvel (ABRAHAM et al., 2009)

Esta proposta consiste no acoplamento do micromotor a um cilindro que imerso num cilindro contendo fluido de viscosidade calibrada. O torque do motor transmitido ao cilindro externo atravs do fludo. Este torque, por sua vez, medido com a fixao de brao de alavanca com clulas de carga que medem a fora resultante do torque no cilindro externo. A adoo de diferentes fludos ou dimenses dos cilindros possvel medir torque numa faixa ampla de trabalho, no somente o torque de frenagem. Os autores afirmam que conseguiram medir 2x10-3 Nm com resoluo de 2x10-5 Nm.

Figura 3 Medio de torque com fludo de viscosidade calibrada (NAVARRO et al., 2006)

2.3 Microturbinas Esta proposta se baseia no torque de frenagem resultante da queda de presso numa microturbina acoplada ao eixo do micromotor sob teste (OTA et al., 2001). O princpio de medio apresentado na Figura 4. Durante a operao a bomba de vcuo gera uma diferena de presso entre o ambiente externo e na cmara de vcuo. Esta diferena de presso gera uma fora proporcional rea e ao nmero de ps da microturbina. O torque por sua vez gerado pela ao desta fora no raio mdio das ps multiplicado a um fator experimental relacionado aos erros de posicionamento e vazamentos. Como base neste princpio o torque de frenagem em uma dada velocidade auferido medindo-se a presso da cmara por meio do sensor de presso e a velocidade de rotao por meio do sensor ptico. A vlvula de regulagem de presso tem funo de estabelecer a faixa de medio. Os autores relatam que obtiveram medio de torque na ordem de 10-7 Nm, entretanto no relatam dados sobre a repetitividade ou erro mximo.

Figura 4 - Princpio de medio de microtorque baseado em queda de presso em microturbina (OTA et al., 2001)

Na literatura se encontram outras propostas de sistema de medio de microtorque. Estas propostas apresentam outros princpios de caracterizao de micromotores, destaca-se entre eles a abordagem de determinao do torque de frenagem. Outra constante nestas propostas o uso do termo calibrao para descrever o processo de caracterizao e determinao das curvas caractersticas dos sistemas de medio, pois se utiliza motores, fludos, entre outros com caractersticas conhecidas. Embora estes no sejam rastreados a algum padro primrio. Esta ltima observao revela a necessidade de desenvolver padres de baixo torque que suporte a calibrao metrolgica destes sistemas de medio. Os atuais padres de torque so destinados principalmente calibrao de transdutores por deformao elstica e extensometria, alm de se destinar a faixa de medio que se pode chamar de macrotorque. Este fato implica na necessidade do desenvolvimento de novos procedimentos de calibrao, alm do desenvolvimento do prprio padro primrio para que possa atender os diferentes princpios de medio de microtorque.

3 ESTADO DA ARTE EM PADRO PRIMRIO DE TORQUE A metrologia de torque passou por um perodo de ostracismo tecnocientfico devido considerao de que o domnio das grandezas fora e comprimento seriam suficientes para a realizao do torque, entretanto se verifica que a realizao do torque compreende elementos complexos alm da realizao destas grandezas bsicas. Deve-se considerar tambm a conexo e interao entre as duas grandezas e como transferir o torque gerado ao elemento sob teste (BAUMANN, 1983; PESCHEL; RSKE, 2005; SCHMIDT, 1995). Verifica-se um crescimento do interesse no desenvolvimento de padres de torque a partir da dcada de 90 com destaque as iniciativas do PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt) Instituto Nacional de Metrologia (INM) da Alemanha (PESCHEL, 1997). O PTB, alm de desenvolver os seus prprios padres e procedimentos para a rastreabilidade de torque, apoia o desenvolvimento em outros INMs. Tambm detm

a mais ampla faixa de realizao de torque (1x10-3 - 1,1x106 Nm) (PESCHEL, 1997). Outros pases tambm se destacaram no desenvolvimento de padres de torque. Esta lista pode ser auferida dos servios cadastrados no BIPM (Bureau International des Poids et Mesures) e em diferentes publicaes (BITENCOURT et al., 2008; KANG; ELTAWIL, 2007). O Inmetro tambm est empreendendo a capacitao do Pas na metrologia do torque, que se iniciou, principalmente, depois da aquisio do padro primrio que atende a faixa de (2 - 3x103) Nm, incerteza de 1x10-4 (OLIVEIRA et al. 2005). Alm disto, tm-se direcionado esforos para a organizao e disseminao da metrologia de torque no Brasil (OLIVEIRA et al., 2005; OLIVEIRA; FREITAS; CRUZ 2003; FREITAS; COSTA; OLIVEIRA, 2006; FREITAS, 2006; FREITAS et al., 2007). Verifica-se o domnio na realizao do torque para a faixa entre 1 Nm a 1x104Nm. Alm do nmero de padro primrio de torque, observa-se a menor incerteza relativa expandida na ordem de 10-5, encontra-se nesta faixa. Para a faixa abaixo de 1 Nm, entretanto, verifica-se maiores valores de incerteza, cujo melhor valor 2x10-4, para o torque de 1x10-2 Nm (PESCHEL, 1997). A relao de pases, que possuem padro primrio de torque, pode ser estimada pela capacidade de calibrao e medio dos INMs cadastradas no BIPM. Desta listagem, pode-se observar que: a menor incerteza relativa expandida de 10-5 o menor valor de torque cadastrado 1 x10-3 Nm (Alemanha) e o maior 2x105 Nm (Frana). Entretanto, o maior torque nominal realizado por padro de torque disponvel na literatura 1,1x106 Nm (PESCHEL et. al., 2005). Em relao aos padres de torque encontrados na literatura pesquisada, pdese classific-los segundo sua estrutura (horizontal ou vertical) e a forma de gerao do toque de referncia (comparao direta (peso-morto) ou comparao indireta (atuador externo e celular de carga)) (BITENCOURT, 2008). Padro primrio na configurao horizontal com peso morto a configurao mais freqente na literatura. Destaca-se pela simplicidade construtiva, apesar de existir variaes com at dois braos de alavanca.

3.1 Princpio Tcnico de Padro Primrio de Torque Nesta seo se detalham o princpio de peso-morto e a configurao horizontal que o mais adotado nos padres primrios atuais. Este tambm o princpio adotado pelo padro primrio com menor faixa de trabalho 1x10-3 Nm. O princpio de peso-morto parte do conceito da ao de um binrio de fora atuando num eixo de rotao de um corpo, Figura 5. Como base neste princpio gera-se o torque puro, pois as foras se anulam e somente torque gerado pelo binrio atua sobre o eixo de rotao. Este conceito implementado nos padres primrios de torque segundo a Figura 6.

Figura 5. Definio de torque com binrio de fora (PESCHEL; RSKE, 2005)

Contra Torque Transdutor de Torque Fulcro M g

m1

l m2

Figura 6. Princpio de peso morto aplicado aos padres de torque (MERLO, 2001)

O binrio de fora formado pela resultante das foras geradas pela ao da gravidade atuantes num brao de alavanca em massas padres e pela fora de reao do apoio central do brao de alavanca (fulcro). De modo geral, o conjunto de massa est imerso num ambiente com ar atmosfrico, sendo ento necessrio compensar a fora empuxo Eq. (1). (1) Onde: m = m1-m2 ar e m so as densidades atmosfrica e das massas, respectivamente. Com a aplicao na fora no brao de alavanca, este sofre um deslocamento angular ao redor do mancal de apoio. O dispositivo de contratorque aplica o torque de forma que o brao de alavanca mantenha a horizontalidade. O torque de referncia dado pela Eq. (2). Sendo que M o torque real que aplicado ao transdutor de torque, MN torque nominal de referncia com o qual o transdutor de torque calibrado e Mat refere-se ao torque resistivo gerado no fulcro.

3.2 Padro Primrio para (1x10-3 1) Nm O princpio de peso morto o que promove melhores caractersticas metrolgicas aos padres primrios de torque. Sendo aplicado em toda a faixa de torques disponvel atualmente de realizao da grandeza (1x10-3 - 1,1x106) Nm. Nesta seo se destaca o padro primrio de torque disponvel atual com a menor faixa (1x10-3 - 1) Nm, Figura 7. Este padro foi desenvolvido e mantido pelo PTB. Ele aplicado principalmente para a calibrao de transdutores de torques destinados a viscosmetros de toro. O PTB declara que a incerteza relativa expandida deste dispositivo de 10-4, entretanto o valor da melhor capacidade de medio e se refere aos valores na faixa de 0,01 Nm 1 Nm. Para valores abaixo desta faixa, este padro aplicado em experimentos de realizao de baixo torque, mas a melhor incerteza alcanada de 10-3.

Figura 7 - Padro Primrio de Torque 1Nm (Fonte: PTB)

Alm do sistema do brao de alavanca, do sistema de carregamento das massas padres e de uma cmara protetora contra ao do fluxo de ar nas massas padres e brao de alavanca, Figura 7, este dispositivo composto por um sistema de posicionamento cartesiano para estudos dos efeitos do desalinhamento na montagem do transdutor de torque durante a calibrao (1), a este acoplado o motor responsvel pelo contratorque (2). O transdutor de torque acoplado ao dispositivo atravs de acoplamentos flexveis (3). O brao de alavanca suportado por um mancal aerosttico (4).

3 1 2

Figura 8. Componentes do Padro Primrio de Torque 1Nm (Fonte: PTB)

Em entrevista com o responsvel por este padro primrio evidenciou a necessidade de diminuir a incerteza relativa para pelo menos ao mesmo nvel dos outros padres (10-5). Segundo suas observaes o sistema de controle de carregamento das massas padres a principal fonte de incerteza deste dispositivo.

3.3 Outros Padres Primrios para Baixo Torque Tm-se verificado um crescente interesse no desenvolvimento de padres primrios de torque para baixo torque (<10 Nm). Da atual literatura tcnica disponvel sobre o tema esta tendncia principalmente verificada nos pases orientais e europeus com tradio na indstria de dispositivos eletrnicos, micromotores e dispositivos mecatrnicos aplicados na medicina (PARK; KIM; KANG, 2007; YON-KYU et al., 2007; AVERLANT; GOSSET, 2007; PUSA; SACHS, 2006). Entretanto a faixa de realizao destas propostas ainda esto acima da j realizada hoje no Padro Primrio de Torque 1Nm do PTB. Possveis causas para este fato a tradio em metrologia e torque do PTB e a prpria limitao do princpio de realizao do torque adotado, peso-morto. 3.4 Limitaes do Princpio de Peso Morto para a Realizao de Baixo Torque A principal limitao do princpio de peso morto para a realizao de baixo torque est relacionada incerteza relativa do torque de referncia gerado pelo padro de torque (PESCHEL; RSKE, 2005; MERLO, 2001). Tome-se a Eq. (2) que descreve a intensidade do torque gerado pelo princpio de peso morto e calcule-se a propagao de incerteza do torque de referncia , Eq. (3). (3)

Verifica-se que a incerteza relativa ao torque nominal (MN) resultado da aplicao da fora da gravidade no brao de alavanca e no ao torque realmente gerado pelo padro (M) e aplicado ao transdutor de torque, pois o apoio do brao gera um torque resistivo rotao do brao de alavanca (Mat). A contribuio do atrito gerado no apoio do brao de alavanca ainda mais significativa na realizao de pequenos torques, pois esta varia inversamente a este . Em relao contribuio da fora (Eq. 4), verifica-se que as densidades do material e do ar influenciam na incerteza da fora, mas o componente mais significativo a incerteza das massas. A gerao de foras compatvel realizao de baixo torque implica no desenvolvimento de massas padres com perfis que favoream sua manipulao e carregamento no brao de alavanca, bem como de materiais homogneos, de baixa dilatao e que no influencie eletromagneticamente no conjunto. (4)

A contribuio do comprimento do brao de alavanca possui vrios componentes, Eq. (5). A carga aplicada num brao de alavanca com comprimento inicial (l0), com a aplicao da carga verificam-se os desvios angulares ( e ). ) devido variao da Tambm pode ocorrer dilatao trmica de ( temperatura de medio de l0 e a temperatura de operao do padro (T). Por fim, outro fenmeno que pode ocorrer um encurtamento do brao em (f(F)) provocado devido ao da carga (MERLO, 2001). Destes diversos fatores, os mais significativos para a realizao de baixos torques so a definio da linha de ao da fora gerada pelas massas padres ( e ), a estabilidade do valor do raio de giro (distncia entre fulcro e ponto de aplicao da fora) (l0) e dilatao trmica ( ). Destes o mais crtico a estabilidade e localizao do raio de giro, pois, alm de ser difcil de ser equacionado, sofre influncia de diferentes fontes: comportamento do apoio do brao de alavanca, carregamento, contratorque e sistema de controle. (5) (6) Verifica-se que o apoio do brao de alavanca influncia diferentes fontes de incertezas de padres de torque, principalmente, as relacionadas ao atrito resistivo. por este motivo que o principal item das pesquisas em padro primrio de torque. A principal variante utilizada nos padres de torque para a funo de apoio e determinao do centro de rotao o mancal aerosttico, por fornecer o menor valor de momento resistivo. Entretanto, esta no deve ser a nica caracterstica, pois o suporte alm de menor torque resistivo deve garantir a estabilidade do eixo e do raio de giro. Neste sentido, outras variantes de mancais tambm se capacitam para a funo de apoio de padres de torque, como por exemplo: flexvel e cunha. Ambas variantes geram mais atrito do que o mancal aerosttico, entretanto o momento resistivo depende da posio de trabalho do mancal que pode ser determinada e, assim, o atrito anulado. A variante de mancal flexvel deve ser

investigada de forma mais detalhada e experimental, devido aos resultados obtidos do seu emprego na medio de microtorque. Mesmo com as observaes descritas sobre o princpio de peso morto, acredita-se que este no atender a faixa de calibrao de microtorque, pelo menos no com a adoo da fora gerada pela ao da gravidade em blocos de massa padro. Sendo necessrio o estudo e aplicao de outros princpios de gerao de fora, por exemplo: eletromagntica ou piezeltrica. 4 ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA RASTREABILIDADE DO MICROTORQUE Diante deste contexto de restries e demandas, verifica-se um amplo espao para o desenvolvimento de pesquisas bsicas e aplicadas destinadas ao aprofundamento do domnio da realizao e rastreabilidade do torque. Uma rede de pesquisa internacional foi estruturada para suportar este desenvolvimento, composta por duas universidades brasileiras (Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal da Bahia), uma universidade alem (Technische Universitt Ilmenau), uma empresa finlandesa responsvel pela grandeza torque nesse pas (Lahti Precision Oy) e trs importantes INMs (Inmetro-Brasil, PTB-Alemanha e MIKES-Finlndia), os quais manifestaram o interesse e a inteno em colaborar com estes esforos. Cada um desses atores possui especialidades em reas estratgias para a execuo da pesquisa: engenharia de preciso, mecatrnica, sistemas de microposicionamento e metrologia. Os esforos se iniciaram com o desenvolvimento dos fundamentos tcnicos e cientficos necessrios proposio de um padro primrio de torque para 1x10-3 Nm com Ur(k=2)= 10-5, avanando, desta forma, os limites atuais do estado da arte em padres primrio de torque utilizando princpio de peso morto. Em seguida, persegue-se o objetivo de desenvolvimento, para a mesma faixa, de padro de primrio de torque para as condies de rotao e dinmicas. Por fim, segue-se a proposio de padro e procedimento para a calibrao para a faixa de microtorque, Figura 9.

Figura 9 Abordagem de pesquisa para desenvolvimento de padro primrio para microtorque

5 CONCLUSES O presente artigo apresenta uma amostra de abordagens de medio de microtorque. Destaca-se a variedade de princpios de medio adotados na caracterizao de micromotores e microatuadores. Ressalta-se que a demanda por calibrao, e por consequinte de padres primrios, desta faixa da grandeza torque j uma realidade. Apresenta-se tambm uma anlise do estado da arte no desenvolvimento de padres primrios de torque. Verifica-se desta anlise as limitaes do atual princpio utilizado nos padres primrio para a realizao de torque abaixo do 1 Nm. A sistematizao destas demandas representa um campo amplo para pesquisa, o que justificou a criao de uma rede internacional de instituies especializadas com o objetivo de desenvolver solues para padres de torque em resposta crescente demanda de miniaturizao dos sistemas mecatrnicos. ABSTRACT This article shows the analysis of state of the art in primary torque standards. It is focused in the difficulty understanding on torque quantity realization less than 1 Nm with relative uncertainty in the order 10-5. The state of the art limit is in contrasts to crescent requirement for miniaturization. At the end, it shows initiatives to overcome the state of the art in primary torque standard at this range. Keywords: torque standard; microtorque

AGRADECIMENTOS Deve-se agradecer ao CNPq pelo fornecimento de bolsa de pesquisa, CAPES, FINEP e ao DFG pelo suporte rede de pesquisa. REFERNCIAS BRENNER, W.; SUEMECZ, F. e VUJANIC, A. Principles of micro torque measurement - an overview. Proceedings, XVII IMEKO World Congress, IMEKO, 2003 BEIHOFF, B. A survey of torque transduction methodologies for industrial applications Pulp and Paper Industry. Technical Conference, Conference Record of 1996 IEEE Annual, 220-229, 1996

BENCZE, A. BRMMER, G. e TIMTNER, K. Micro-Drehmomentmesystem -ETC. Tagungsband 4. Aachener Kolloquium fr Instandhaltung, Diagnose und Anlagenberwachung, Band 46, 607-620, 2002 ACAR, M.; ATTERBURY, D.; FISHER, D.; LEWIS, M.; PORRO, J. e SEYMOUR, H. A method for measuring and calibrating resistive microtorque of a mechanical microcounter Precision Engineering, 33, 209 213, 2009 ABRAHAM, G.; DUFFAIT, R.; WURMSDOBLER, P.; MATZNER, A. e BRENNER, W. Principles of torque measurement for rotating microactuators Sensors, 2002. Proceedings of IEEE, 2, 1757-1761, vol.2, 2002 NAVARRO, J. I. H.; ASCANIO, G.; HUERTA, L. R. e RUIZ, A. C. MEASUREMENT OF TORQUE IN MICROMOTORS XVIII IMEKO World Congress, TC3, 2006 OTA, H.; OHARA, T.; KARATA, Y.; NAKASIMA, S. & TAKEDA, M. Novel micro torque measurement method for microdevices Journal of Micromechanics and Microengineering, 11, 595-602, 2001 PESCHEL, D. e RSKE, D., Messunsicherheiten bei der Drehmomentmessung. tm Technisches Messen, v.72, n.5, may, p.308-324, 2005. BAUMANN, E. Sensortechnik fr Automatisierungstechnik ; 205), 1983 Kraft und Drehmoment. Berlin. (Reihe

SCHMIDT, U. Ein Beitrag zur Drehmomentmessung. Institut fr Mectechnik der Universitt-Gesamthochschule, Dissertation, 1995. PESCHEL, D. The state of the art and future development of metrology in the field of torque measurement in germany. XIV IMEKO World Congress, 3, 65-71, 1997. BITENCOURT, A. C. P.; WEINGAERTNER, W. L.; STOETERAU, R. L.; THESKA, R. & LEPIKSON, H. A. Development of Torque Standard Machine. V Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 22 de agosto, Salvador, Bahia, Brasil, 2008. KANG, D.I. e ELTAWIL, A. Precision measurement of force, mass, and torque. Measurement, 40, 739-740, 2007 OLIVEIRA, R.; CABRAL, L.; KOLWINSKI, U. e SCHWIND, D. Performance of the new primary torque standard machine of INMETRO, Brazil. Proceedings of 19th International Conference on Force, Mass & Torque, Office of Conferences and Publications National Institute of Standards (NIS) Egypt, 2005 OLIVEIRA, R. S.; de FREITAS, L. C. C. e CRUZ, J. A. P., Interpretao e Aplicao das Normas NBR-12240 e ISO-6789 na Calibrao de Instrumentos de Medio de Torque., in 'Metrologia 2003', SBM. 2003 FREITAS, L.C.C., da COSTA, S.R. e de OLIVEIRA, R.S. A new methodology for harmonization in the dissemination of the torque quantity in Brazil. XVIII IMEKO World Congress, IMEKO, 2006

FREITAS, L. C. C. D. Estudo sobre a implantao primria de torque no Brasil. (Mestrado Profissional). Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2006. FREITAS, L.C.C., da COSTA, S.R.R., de OLIVEIRA, R.S. e KOCH, C.A. The torque metrology management in Brazil. IMEKO (ed.) Proceedings, IMEKO 20th TC3, 3rd TC16 and 1st TC22 International Conference, Cultivating metrological knowledge, 2007 PESCHEL, D.; MAUERSBERGER, D.; SCHWIND, D. e KOLWINSKI, U. The new 1.1 MNm torque standard machine of the PTB braunschweig/Germany Proceedings of 19th International Conference on Force, Mass & Torque, Office of Conferences and Publications National Institute of Standards (NIS) Egypt, 2005 MERLO, S. The uncertainty of torque primary standards: a comprehensive analysis. Measurement, 29, 279-285, 2001 PARK, Y.; KIM, M. e KANG, D. Development of a small capacity deadweight torque standard machine Measurement Science and Technology, Institute of Physics Publishing, 2007, 18, 3273-3278 YON-KYU, P.; MIN-SEOK, K.; JONG-HO, K.; JAE-HYUK, C. e DAE-IM, K. Establishment of torque standards in KRISS of Korea 20th Conference on Measurement of Force, Mass and Torque (together with 3rd Conference on Pressure Measurement & 1st Conference on Vibration Measurement), 2007 AVERLANT, P. e GOSSET, A. Development of the new LNE 50 Nm deadweight torque standard machine 20th Conference on Measurement of Force, Mass and Torque (together with 3rd Conference on Pressure Measurement & 1st Conference on Vibration Measurement), 2007 PUSA, A. e SACHS, M. TORQUE CALIBRATION DEVICES FROM 0,1 Nm UP TO 20 kNm XVIII IMEKO World Congress, IMEKO, 2006, TC3

También podría gustarte