Está en la página 1de 161

APRESENTAO

O presente trabalho foi elaborado a partir de proposio do Presidente da Comisso Especial de Direito Tributrio e Finanas Pblicas CEDT/OAB-RS, Dr. Luiz Fernando Rodriguez Jnior, ao Secretrio-geral da OAB-RS, Dr. Paulo Mazzardo, e merece integral apoio desta Seccional da OAB no Estado do Rio Grande do Sul.

Uma vez autorizado o incio das atividades tcnicas, formou-se um grupo inicial de trabalho, composto tambm pelos advogados Dennis Bariani Koch, Andr Chaves e Csar Loeffler, sob a coordenao do Presidente da CEDT, Dr. Luiz Fernando Rodriguez Jnior.

Somaram-se aos autores, j na parte revisional do Guia Prtico de Tributao, os advogados Adelino de Oliveira Soares, Luiz Filipe Lempek Maliszewski, Ricardo Barros Falco Ferraz, todos igualmente integrantes da CEDT, contando com o apoio do advogado Paulo Mazzardo.

A inteno que norteou a redao foi a de dar nfase extrema praticidade do presente trabalho; no se pretendeu, portanto, produzir pea bibliogrfica doutrinria, mas sim oportunizar verdadeiro ponto de referncia e consulta para que os advogados possam melhor conduzir suas atividades profissionais. Contando com instrumento tcnico para viabilizar um regular planejamento tributrio, evitam-se os habituais percalos vinculados complexidade do Sistema Tributrio Nacional.

preciso considerar que a equipe tcnica do presente Manual de Tributao voluntariamente renunciou aos direitos autorais derivados de edies eletrnicas dirigidas aos advogados gachos, bem como que a Diretoria da OAB-RS consignou voto de louvor aos advogados que compuseram a equipe tcnica, declarando-os merecedores de reconhecimento pelos relevantes servios prestados em prol da advocacia, exercidos sem qualquer espcie de remunerao o objetivo nico o de contribuir para o exerccio regular da atividade advocatcia.

Ao final dessa sucinta apresentao, faz-se mister alertar que, diante das constantes alteraes introduzidas em nossa legislao tributria, certas normas aqui mencionadas logo sofram modificao, sendo inclusive possvel que alguma at j tenha atingido este trabalho durante o perodo de sua elaborao.

Mas fundamental observar que as orientaes tcnicas aqui desenvolvidas no se constituem em regra de conduta controlada ou imposta pela OAB/RS, no apresentando qualquer vnculo da Seccional com as situaes especficas em que se encontrem cada advogado ou sociedade de advogados, cujo exame, anlise e providncias cabem aos respectivos profissionais. Valmir Batista Presidente da OAB-RS

1 1.1

CONDIES PARA O EXERCCIO DA PROFISSO O ADVOGADO PESSOA FSICA

Estatuto da OAB

A Lei n 8.906, de 04 de julho de 1994 (EOAB), regula, em seus artigos 8. a 14, as condies para inscrio como advogado e como estagirio, assim como o lugar em que deve ser realizada a inscrio e, ainda, os casos em que possa haver o cancelamento ou a suspenso da inscrio. Finalmente, regula a obrigatoriedade do uso do documento de identidade profissional e a identificao do nome do advogado e de seu nmero de inscrio na OAB.

A inscrio est regulada a partir do artigo 20 ao 26, no Regulamento Geral da Ordem dos Advogados do Brasil.

No Regimento Interno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seo do Estado do Rio Grande do Sul, as condies para a inscrio, principal e suplementar, a suspenso, o licenciamento, o cancelamento, a transferncia, a inscrio como estagirio, o uso da identidade profissional esto regulados nos artigos 98 a 122.

1.1.1 INSCRIO NA OAB A Lei n. 8.906/94, nos artigos 8. a 14, assim como nos respectivos pargrafos, dispe:

CAPTULO III DA INSCRIO Artigo 8o. Para inscrio como advogado necessrio: I - capacidade civil; II - diploma ou certido de graduao em Direito, obtido em instituio de ensino oficialmente autorizada e credenciada; III - ttulo de eleitor e quitao do servio militar, se brasileiro; IV - aprovao em Exame de Ordem; V - no exercer atividade incompatvel com a advocacia; VI - idoneidade moral; VII - prestar compromisso perante o Conselho. 1. - O Exame de Ordem regulamentado em provimento do Conselho Federal da OAB. 2. - O estrangeiro ou brasileiro, quando no graduado em Direito no Brasil, deve fazer prova do ttulo de graduao, obtido em instituio estrangeira, devidamente revalidado, alm de atender aos demais requisitos previstos neste artigo. 3. - A inidoneidade moral, suscitada por qualquer pessoa, deve ser declarada mediante deciso que obtenha no mnimo dois teros dos votos de todos os membros do conselho competente, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar. 4. - No atende ao requisito de idoneidade moral aquele que tiver sido condenado por crime infamante, salvo reabilitao judicial. Artigo 9. - Para inscrio como estagirio necessrio: I - preencher os requisitos mencionados nos incisos I, III, V, VI e VII do Artigo 8.; II - ter sido admitido em estgio profissional de advocacia. 1. - O estgio profissional de advocacia, com durao de dois anos, realizado nos ltimos anos do curso jurdico, pode ser mantido pelas respectivas instituies de ensino superior, pelos Conselhos da OAB, ou por setores, rgos jurdicos e escritrios de advocacia credenciados pela OAB, sendo obrigatrio o estudo deste Estatuto e do Cdigo de tica e Disciplina.

2. - A inscrio do estagirio feita no Conselho Seccional em cujo territrio se localize seu curso jurdico. 3. - O aluno de curso jurdico que exera atividade incompatvel com a advocacia pode freqentar o estgio ministrado pela respectiva instituio de ensino superior, para fins de aprendizagem, vedada a inscrio na OAB. 4. - O estgio profissional poder ser cumprido por bacharel em Direito que queira se inscrever na Ordem. Artigo 10 - A inscrio principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo territrio pretende estabelecer o seu domiclio profissional, na forma do Regulamento Geral. 1. - Considera-se domiclio profissional a sede principal da atividade de advocacia, prevalecendo, na dvida, o domiclio da pessoa fsica do advogado. 2. - Alm da principal, o advogado deve promover a inscrio suplementar nos Conselhos Seccionais em cujos territrios passar a exercer habitualmente a profisso, considerando-se habitualidade a interveno judicial que exceder de cinco causas por ano. 3. - No caso de mudana efetiva de domiclio profissional para outra unidade federativa, deve o advogado requerer a transferncia de sua inscrio para o Conselho Seccional correspondente. 4. - O Conselho Seccional deve suspender o pedido de transferncia ou inscrio suplementar, ao verificar a existncia de vcio ou ilegalidade na inscrio principal, contra ela representando ao Conselho Federal. Artigo 11 - Cancela-se a inscrio do profissional que: I - assim o requerer; II - sofrer penalidade de excluso; III - falecer; IV - passar a exercer, em carter definitivo, atividade incompatvel com a advocacia; V - perder qualquer um dos requisitos necessrios para inscrio. 1. - Ocorrendo uma das hipteses dos incisos II, III e IV, o cancelamento deve ser promovido, de ofcio, pelo Conselho competente ou em virtude de comunicao por qualquer pessoa. 2. - Na hiptese de novo pedido de inscrio - que no restaura o nmero de inscrio anterior - deve o interessado fazer prova dos requisitos dos incisos I, V, VI e VII do Artigo 8.. 3. - Na hiptese do inciso II deste artigo, o novo pedido de inscrio tambm deve ser acompanhado de provas de reabilitao. Artigo 12 - Licencia-se o profissional que: I - assim o requerer, por motivo justificado;

II - passar a exercer, em carter temporrio, atividade incompatvel com o exerccio da advocacia; III - sofrer doena mental considerada curvel. Artigo 13 - O documento de identidade profissional, na forma prevista no Regulamento Geral, de uso obrigatrio no exerccio da atividade de advogado ou de estagirio e constitui prova de identidade civil para todos os fins legais. Artigo 14 - obrigatria a indicao do nome e do nmero de inscrio em todos os documentos assinados pelo advogado, no exerccio de sua atividade. Pargrafo nico - vedado anunciar ou divulgar qualquer atividade relacionada com o exerccio da advocacia ou o uso da expresso "escritrio de advocacia", sem indicao expressa do nome e do nmero de inscrio dos advogados que o integrem ou o nmero de registro da sociedade de advogados na OAB.

1.1.2 INSCRIO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE A inscrio municipal tem como finalidade reconhecer o contribuinte perante a Fazenda local, visando apurao e ao pagamento do ISSQN1.

A Lei Complementar n. 7/73, com suas alteraes posteriores, do Municpio de Porto Alegre estabelece, no seu artigo 24, a obrigatoriedade da inscrio no Cadastro Fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda nos seguintes termos:

Artigo 24 - Devem promover sua inscrio no Cadastro Fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda os prestadores de servios a que se refere a lista anexa, os tributados neste Municpio, os imunes e os isentos, ressalvadas as hipteses de dispensa previstas em decreto. Pargrafo nico - A inscrio ser feita pelo contribuinte ou seu representante legal at 60 (sessenta) dias aps o
1

PMPA/ Secretaria Municipal da Fazenda - Rua Siqueira Campos, 1300 - 3 andar - POA (051) 216 1030 e 216 1055 - Horrio: 9:00 s 11:30 e 13:30 s 17:30h 6

registro no rgo competente, no caso de pessoa jurdica e aps o incio da atividade, nos demais casos.

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre disponibiliza, em seu site, no endereo http://www.portoalegre.rs.gov.br/smf/formularios/Fid3.xlt, as instrues e a FICHA DE INSCRIO DECLARADA, a fim de que seja procedida a inscrio municipal (Anexo III e IV).

1.1.3. ALVAR DE LOCALIZAO, INSTALAO E FUNCIONAMENTO (SMIC)

localizao

funcionamento

de

quaisquer

estabelecimentos dependem de prvia licena do municpio, comprovada pela posse do respectivo alvar juntamente com o comprovante de pagamento da taxa trienal ( 6. do artigo 49 da LC Municipal n. 7/73).

Para obter o alvar de localizao e funcionamento do estabelecimento (entendido aqui como o escritrio profissional onde o advogado exerce as suas atividades), a Prefeitura Municipal de Porto Alegre relaciona os documentos abaixo arrolados. Se o profissional for pessoa fsica, devero ser entregues os documentos pertinentes, grifados na lista a seguir:

a) Contrato Social ou Declarao Firma Individual; b) CNPJ/ Ministrio da Fazenda; c) Carteira de Identidade e CPF;

d) Boletim do Informativo do Imvel; e) Se a empresa for do ramo de alimentos: Protocolo ou Alvar de Sade, na SMS, Lei Compl. n. 12, art. 30; f) Se a empresa for do ramo de servios: Inscrio ISSQN, SMF; g) Inscrio ISSQN - SMF - (se prestao de servios); h) Parecer Tcnico da SMAM, quando atividade enquadrada na Lei Compl. n. 65 sobre preveno e controle da poluio meioambiente; i) Parecer tcnico da SPM, quando for exigido; j) Parecer tcnico da SMED, se o negcio for atividade escolar ou de jogos eletrnicos; k) Parecer tcnico da SMOV, quanto regularidade do imvel.

A matria est regulada na Lei Complementar n. 7/73 e alteraes posteriores, nos artigos 45 a 51 (Anexo V).

1.2

SOCIEDADE DE ADVOGADOS

1.2.1 NATUREZA JURDICA

As sociedades formadas por advogados so simples, em contraposio s empresrias. Segundo o pargrafo nico do artigo 983 do Cdigo Civil, introduzido pela Lei n. 10.406/2002, as sociedades simples podem tomar os tipos aos quais devem submeter-se a empresria ou a constante em lei especial como obrigatoriamente o caso das sociedades de advogados, que se regem por regras prprias, de carter especial e que compem sua disciplina, tais como o Estatuto da OAB (mais precisamente nos artigos 15 a 17), o Regulamento Geral (artigo 40), e o Provimento n. 92 do Conselho Federal.
8

No entanto, essa especialidade no impede a submisso das sociedades de advogados s regras e aos princpios das sociedades simples, sempre que as disposies especiais forem omissas. As sociedades de advogados desenvolvem atividade-meio: entidades coletivas de

organizao, meios e racionalizao, cujo objetivo permitir a atividade associativa de profissionais, distribuindo e compartilhando tarefas, receitas e despesas, a partir do estgio em que o grau de complexidade ultrapassa a atuao profissional de forma individual.

Tais associaes tm-se mostrado, na maioria dos casos, como a melhor forma de racionalizao do trabalho e de miscigenao dos diversos ramos do Direito, frente s mudanas na sociedade moderna, decorrentes da abertura econmica, da globalizao e dos mais variados fenmenos que, atualmente, alcanam as atividades profissionais.

Hoje, novos ramos do Direito justificam a presena de scios especialistas em Direito Ambiental, Informtica, Agncias Reguladoras e tantos outros que, em face da especializao, vo fazendo com que a diviso e sua inter-relao v cada vez mais se tornando difusa e especialmente tcnica.

1.2.2 FILOSOFIA

A advocacia moderna exige do profissional um alto grau de especializao, tornando praticamente impossvel ao advogado atender
9

individualmente com qualidade e competncia, a todos os interesses de seus clientes, nas diversas reas do Direito.

A partir disso, cabe ainda ressaltar as exigncias de uma administrao moderna, tais como a captao de clientes, a eficiente alocao dos recursos disponveis (em termos de pessoal e de estrutura) para atender s demandas dos clientes, a capacidade de atender a clientes em diversas localidades e foros, a especializao, o constante aperfeioamento e atualizao, a manuteno de uma equipe competente, a constante atualizao dos equipamentos de informtica e da biblioteca, e o gerenciamento do conhecimento produzido pela equipe.

A associao de advogados tem tambm como um dos principais objetivos o melhor atendimento ao cliente, que deseja encontrar em uma mesma sociedade o advogado especializado na rea pertinente soluo do problema.

De outro lado, no podem os scios deixar de dar nfase parte de aprimoramento tcnico, bem como ao controle de qualidade, essenciais para manuteno dos clientes existentes e daqueles que, por estes, podem vir a ser trazidos sociedade. Assim, a colaborao entre

profissionais em sociedades, em que partilham responsabilidades e resultados, tem sido a soluo encontrada para a melhor organizao da atividade da advocacia. Uma boa escolha recproca dos scios imprescindvel para o futuro de uma sociedade de advogados; para tanto, so necessrios a

10

convergncia de princpios, a complementaridade entre os scios, o companheirismo, a confiana, a compreenso e a comunicao.

bom lembrar ainda que, numa sociedade de advogados, as funes de scios extrapolam a prtica da advocacia, pois so eles que traam as diretrizes que orientaro a sociedade. Da mesma forma, os scios tero de atrair para si a responsabilidade de avaliar sua equipe, definir as metas, identificar e solucionar conflitos, alm de traar tambm as polticas de administrao interna do escritrio.

No h frmula de sucesso mas a definio de um objetivo comum, a inteno de crescimento e de perpetuidade. A associao de profissionais especializados em diversas reas e o exaustivo trabalho em equipe contribuem para que a sociedade, scios, empregados e associados construam um futuro prspero.

1.2.3 CARACTERSTICAS

As principais caractersticas de uma sociedade de advogados so as seguintes:

a) todos os scios devem ser advogados, regularmente inscritos na seccional, alm de no participantes de outra sociedade registrada na OAB local; b) no a sociedade quem atua, mas sim seus membros. Ela viabiliza que os advogados reunidos na mesma possam advogar com maior racionalidade e organizao; 11

c) objeto nico: propiciar o exerccio da advocacia. Nenhuma outra atividade pode ser perseguida. No se admitem no Brasil as chamadas sociedades multidisciplinares; d) registro prprio no Conselho Seccional da OAB competente, para adquirir personalidade jurdica prpria, diferentemente das demais sociedades simples, cujos atos constitutivos so registrados no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas; e) no pode ser mercantil artigo 16, do Estatuto do Advogado o lucro no o objetivo da sociedade profissional (tpico da mercantilizao) - propagandas e atividades mercantis so restritas; f) os scios respondem pelos atos da sociedade subsidiaria, ilimitada e pessoalmente pelos danos causados ao cliente, pelo critrio subjetivo; g) a razo social dever ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos um advogado responsvel pela sociedade, sendo vedado o uso de nome fantasia.

1.2.4 DA CONSTITUIO A sociedade de advogados s pode ser constituda por advogados, atravs de instrumento pblico ou particular firmado por todos os scios e mais duas testemunhas. As exigncias para elaborar o contrato social encontram-se estipuladas no Provimento n. 92/00:

(...) Artigo 2. - Vedada a adoo de qualquer das espcies de sociedade mercantil, o contrato social, celebrado por instrumento pblico ou particular, deve conter: I o nome, a qualificao, o endereo e a assinatura dos scios, todos advogados inscritos na Seccional onde a sociedade for exercer suas atividades; II o objeto social, que consistir, exclusivamente, no exerccio da advocacia, podendo especificar o ramo do Direito a que a sociedade se dedicar; III o prazo de durao; 12

IV o endereo em que ir atuar; V o valor do capital social, sua subscrio por todos os scios, com a especificao da participao de cada qual, e a forma de sua integralizao; VI a razo social designada pelo nome completo ou abreviado dos scios ou, pelo menos, de um deles, responsvel pela administrao, assim como a previso de sua alterao, ou manuteno, por falecimento de scio que lhe tenha dado o nome; VII a indicao do scio ou dos scios que devem gerir a sociedade, acompanhada dos respectivos poderes e atribuies; VIII o critrio de distribuio dos resultados e dos prejuzos verificados nos perodos que indicar; IX a forma de clculo e o modo de pagamento dos haveres e de eventuais honorrios pendentes, devidos ao scio falecido, assim como ao que se retirar da sociedade ou que dela for excludo; X a responsabilidade subsidiria e ilimitada dos scios pelos danos causados aos clientes e a responsabilidade solidria deles pelas obrigaes que a sociedade contrair perante terceiros, podendo ser prevista a limitao da responsabilidade de um ou de alguns dos scios perante os demais nas suas relaes internas; XI a possibilidade, ou no, de o scio exercer a advocacia autonomamente e de auferir, ou no, os respectivos honorrios como receita pessoal; XII a previso de mediao e conciliao do Tribunal de tica e Disciplina ou de outro rgo ou entidade indicada para dirimir controvrsias entre os scios em caso de excluso, de retirada ou dissoluo parcial e de dissoluo total da sociedade; XIII todas as demais clusulas ou condies que forem reputadas adequadas para determinar, com preciso, os direitos e obrigaes dos scios entre si e perante terceiros.

Cumpridos os requisitos acima mencionados, o contrato social, preferencialmente em 03 (trs) vias, deve ser encaminhado acompanhado do requerimento de registro e arquivamento firmado pelo scio administrador Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de competncia.

1.2.5 REGISTRO E REGULAMENTAO NA OAB

13

Elaborado o ato constitutivo, o passo seguinte registr-lo no Conselho Seccional da OAB da base territorial em que estiver a sede.

H a obrigatoriedade de registro no Conselho Seccional da OAB. O registro feito apenas no Cartrio de Registro Civil, como ocorre em outras sociedades simples, acarreta a nulidade do mesmo.

Por fim, o registro do ato constitutivo compreendido por duas atividades distintas: (i) uma consistente no cadastramento e na anotao do nome da sociedade constituda, em ordem cronolgica das outras anteriormente registradas, com a atribuio do respectivo nmero de registro; (ii) outra referente ao arquivamento do ato constitutivo em modo apropriado.

1.2.6 RAZO SOCIAL

A razo social a designao da sociedade, devendo ser composta do nome de pelo menos um dos advogados responsveis pela gerncia. Por no ter cunho mercantil, no se pode usar expresso de fantasia.

Alm disso, deve respeitar trs princpios:

a) VERACIDADE retratar a realidade societria;

b) ORIGINALIDADE ser diferente de outras existentes (no cadastro nacional);

14

c) UNICIDADE no possuir mais de um nome (exemplo: nome de fantasia).

Nessa linha de raciocnio, se o scio que possui o nome na razo social afasta-se da sociedade, necessrio que a razo social seja alterada para que nela no figure mais a identificao do scio excludo. Do mesmo modo, em caso de falecimento de um dos scios, salvo existindo previso contratual no sentido da manuteno do nome do falecido, deve-se observar a ressalva contida na segunda parte do pargrafo primeiro do artigo 16 do Estatuto.

Tambm no podem compor a razo social nomes de advogados que estejam impedidos de exercer a profisso em razo de outra funo que exercem. No caso de incompatibilidade superveniente de carter temporrio, no necessria a alterao da razo social.

Havendo homonmia, deve ser preservada a razo social da primeira a se registrar, cumprindo segunda adotar designao que a distinga claramente da outra.

1.2.7 CAPITAL SOCIAL

A legislao impe que o capital seja expressamente determinado. Ao advogado que no contribui para a formao do capital social, possvel atribuir-se o ttulo de associado, sem qualquer vnculo de emprego,
15

de acordo com o artigo 39 no Regimento Geral. O profissional no ingressa na sociedade, mas se associa a ela na prestao de determinados servios, sem desfrutar dos direitos pessoais e patrimoniais que so inerentes aos scios.

1.2.8 PARTICIPAO NOS LUCROS E NAS PERDAS

No h obrigatoriedade em que a participao nos lucros e nas perdas seja igual participao no capital social. S ser assim, se nada for estipulado (artigo 1.007, do Cdigo Civil vigente).

Essa liberdade, aliada possibilidade de alterar a participao no lucro independentemente da participao no capital social, poder servir de inestimvel estmulo profissional.

Ressalte-se que a limitao na participao nos lucros e nas perdas possvel, porm somente nas relaes societrias internas, no sendo oponvel nas suas relaes com terceiros.

Cabe registrar, tambm, que os scios, alm dos lucros, podem receber pro-labore em funo do trabalho prestado sociedade.

1.2.9 ADMINISTRAO

16

Nossa

legislao

no

impe

forma

especfica

de

administrao; estabelece como nica condio que essa dever ser exercida por scio, ou seja, advogado. possvel, no entanto, que a gesto seja delegada a terceiro, no-scio, desde que se informe OAB (artigo 6., letra g, do Provimento 92/2000). Este mandatrio poder no ser advogado e, mesmo assim, administrar, sempre sob o comando de um dos scios, e desde que no pratique atos privativos destes.

Pode ainda a administrao criar rgos colegiados para as deliberaes mais importantes ou para a fiscalizao com competncia que vo desde as contas sociais at a qualidade dos servios prestados por seus integrantes.

Muito embora a sociedade de advogados deva ter como atividade preponderante a advocacia, isso no se significa que esteja impedida de vender ou locar mveis ou imveis, bem como de aplicar recursos no mercado financeiro ou de capitais desde que esses atos no se identifiquem como uma atividade prpria da sociedade, mas sim que sejam realizados para atingir seus fins.

1.2.10 DOS SCIOS

A primeira regra que apenas advogados regularmente inscritos na OAB podem ser scios em sociedades de advogados. Porm, h algumas observaes importantes que devem ser atendidas. Em caso de
17

provenientes de outras seccionais, a aquisio da personalidade jurdica somente se perfectibilizar com o registro complementar dos scios na respectiva seccional.

Estagirios

advogados

estrangeiros

(ainda

que

habilitados pela OAB como consultores em Direito) no podem ser scios. Estes ltimos podem, todavia, reunir-se em sociedade prpria, de consultores estrangeiros, sob controle da OAB. (Provimento n. 91)

O advogado proibido de atuar por exercer funo incompatvel no pode figurar como scio. Incluem-se nesta classificao Procuradores Gerais, Advogados Gerais, Defensores Gerais e Dirigentes de rgos Jurdicos da Administrao Pblica direta, indireta e fundacional. (Estatuto do Advogado, artigo 29). Se a nomeao for posterior

formao da sociedade, este scio poder nela permanecer, porm sem exercer suas atividades advocatcias durante a investidura.

Evidentemente, o bacharel em Direito que no possua inscrio no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil, no pode ingressar em sociedade de advogados.

Merece registro, por derradeiro, a limitao quanto participao do advogado em mais de uma sociedade por Estado ou Unidade da Federao.

18

1.2.11 EXCLUSIVIDADE DO SCIO PARA COM A SOCIEDADE

Pertencer a uma sociedade, em princpio, no impede o advogado de atuar pessoalmente e receber os honorrios individualmente; porm, para tanto, dever tal circunstncia constar expressamente do contrato social. (artigo 2., XI, do Provimento 92). Caso no conste, no deve ser registrado o contrato. Contudo, se for registrado sem tal consignao, a interpretao a de que o advogado fica impedido de advogar

autonomamente.

1.2.12 ADVOGADO ASSOCIADO

Dispe o Regulamento Geral, em seu artigo 39, que a sociedade pode associar-se com advogados, sem vnculo de emprego, para trabalho em conjunto. Para tal, o contrato de associao deve ser averbado margem do registro da sociedade na OAB.

Tem se sustentado que a relao entre a sociedade de advogados e o advogado associado no se reveste de todos os pressupostos do vnculo empregatcio, tais como: subordinao hierrquica, natureza permanente dos servios e a contratao de salrio como contraprestao pelos servios muito embora o trabalho seja prestado com pessoalidade, continuidade e coordenao. A independncia do advogado na prtica de atos

19

privativos da advocacia, ainda que associado a um escritrio de advocacia, tem um papel decisivo nessa questo.

advogado

associado

no

responde

pelas

responsabilidades assumidas pela sociedade, salvo se ele causar o dano diretamente ao cliente situao em que responder pessoal, direta e solidariamente com a sociedade, sem prejuzo da responsabilidade disciplinar. (artigo 32, do EAOAB).

1.2.13 SOCIEDADES ASSOCIADAS

permitido que a sociedade associe-se com outras sociedades. (Provimento n. 92, letra d, e 3.)

Na verdade, essa uma situao bastante corriqueira na realidade brasileira, face grande economia gerada na contratao entre duas pessoas jurdicas, em vez de uma jurdica contratando uma fsica. S admitida entre sociedades de advogados; vale dizer, no se reconhece no Brasil associaes com empresas de consultoria, auditoria, etc.

Explica Gonalves Neto que esta associao no cria nova pessoa jurdica: cada sociedade continua com sua estrutura e administrao prprias.

20

Alm disso, pode ser ampla ou restrita, em funo de todas as reas envolvidas ou apenas algumas delas.

Embora no haja regra explcita, recomendvel que se faa na seccional uma averbao desta aproximao entre sociedade de advogados. O registro importante para se evitar a ocorrncia de interesses antagnicos entre clientes comuns (artigo 15, 6, do EAOAB).

1.2.14 PACTOS DE COLABORAO

Os pactos de colaborao podem ser entendidos como uma verso mais amena, suave, das associaes entre sociedades de advogados. So meros elos de cooperao entre duas ou mais sociedades, porm no visam atuao conjunta. Este tipo de pacto no gera

impedimentos de atuao entre os interesses dos dois escritrios.

TRIBUTAO INCIDENTE NA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO ADVOGADO - Pessoa Fsica

De regra, os tributos que incidem na atividade do advogado so Imposto de Renda, Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza e Contribuio Previdenciria. Vejamos cada um deles.

21

2.1 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FSICA O Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza tributo de competncia da Unio conforme previso do artigo 153, inciso III, da Constituio Federal, que estabelece: Compete Unio instituir impostos sobre: renda e proventos de qualquer natureza.

O Cdigo Tributrio Nacional regula o Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza em seus artigos 42 a 45. No Decreto n. 3000, de 26.03.1999 (Regulamento do Imposto de Renda) encontram-se, de forma organizada, as normas que regulam a tributao.

Ainda, se pode consultar o site da Secretaria da Receita Federal do Brasil, atravs do endereo eletrnico:

(www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LegisAssunto/ImpSobRenPF.htm)

Alm do Regulamento do Imposto de Renda (Decreto n. 3000, de 26.03.1999) possvel serem obtidas todas as leis, medidas provisrias, decretos, instrues normativas, atos declaratrios, atos interpretativos e portarias pertinentes ao Imposto de Renda da Pessoa Fsica.

O Imposto de Renda da Pessoa Fsica, quando feito por ocasio da declarao anual de rendimento, comporta a deduo dos pagamentos antecipados (retidos na fonte pagadora, no caso de esta ser pessoa jurdica), ou quando confeccionada mensalmente feita atravs do

22

Carn-leo, como tambm para outros pagamentos antecipados (artigo8., I e 12, V, da Lei n. 9.250/96).

2.1.1

REGIME LEGAL DO TRIBUTO - PAGAMENTO ANUAL

2.1.1.1 FATO GERADOR

O fato gerador do Imposto de Renda da Pessoa Fsica est previsto no Decreto n. 3000, de 26.03.1999 (Regulamento do Imposto de Renda), nos seus artigos 43 a 45:

Artigo 43 - So tributveis os rendimentos provenientes do trabalho assalariado, as remuneraes por trabalho prestado no exerccio de empregos, cargos e funes, e quaisquer proventos ou vantagens percebidos, tais como: I - salrios, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, vantagens, subsdios, honorrios, dirias de comparecimento, bolsas de estudo e de pesquisa, remunerao de estagirios; Artigo 45 - So tributveis os rendimentos do trabalho noassalariado, tais como: I - honorrios do livre exerccio das profisses de mdico, engenheiro, advogado, dentista, veterinrio, professor, economista, contador, jornalista, pintor, escritor, escultor e de outras que lhes possam ser assemelhadas; VIII - remunerao pela prestao de servios no curso de processo judicial.

2.1.1.2 BASE DE CLCULO

23

A base de clculo do Imposto de Renda da Pessoa Fsica est prevista no Decreto n. 3000, de 26.03.1999 (Regulamento do Imposto de Renda), nos seus artigos 83 e 84 e em seus pargrafos, com as alteraes posteriores:

Artigo 83 - A base de clculo do imposto devido no ano-calendrio ser a diferena entre as somas: I - de todos os rendimentos percebidos durante o ano-calendrio, exceto os isentos, os no tributveis, os tributveis exclusivamente na fonte e os sujeitos tributao definitiva; II - das dedues relativas ao somatrio dos valores de que tratam os artigos 74, 75, 78 a 81, e 82, e da quantia de um mil e oitenta reais 2 por dependente . Pargrafo nico - O resultado da atividade rural apurado na forma dos artigos 63 a 69 ou 71, quando positivo, integrar a base de clculo do imposto. Artigo 84 - Independentemente do montante dos rendimentos tributveis na declarao, recebidos no ano-calendrio, o contribuinte poder optar por desconto simplificado, que consistir em deduo de vinte por cento desses rendimentos, limitada a oito mil reais3, na Declarao de Ajuste Anual, dispensada a comprovao da despesa e a indicao de sua espcie. 1. - O desconto simplificado substitui todas as dedues admitidas nos artigos 74 a 82. 2. - O valor deduzido na forma deste artigo no poder ser utilizado para a comprovao de acrscimo patrimonial, sendo considerado rendimento consumido.

Com o advento da Lei n. 11.119, de 25/05/2005, o limite do valor de deduo por dependente foi elevado para R$ 1.404,00 (um mil quatrocentos e quatro reais).

2 3

(vide Lei n. 11.119 de 25/05/2005). (vide Lei n. 11.119 de 25/05/2005).

24

At a Declarao IRPF 2005, entregue em 30/04/2005, o desconto de 20% dos rendimentos tributveis permitido para a declarao simplificada estava limitado a R$ 9.400,00. Com o advento da Lei n.11.119 de 25/05/2005, independentemente do montante dos rendimentos tributveis na declarao recebidos no ano-calendrio, o contribuinte poder optar pelo desconto simplificado, que consistir em deduo do valor equivalente a 20% (vinte por cento) do total dos rendimentos tributados e limitado a R$ 10.340,00 (dez mil, trezentos e quarenta reais), na Declarao de Ajuste Anual, independente da natureza e da identificao da despesa.

2.1.1.3 APURAO DO IMPOSTO

Sem prejuzo do disposto no 2. do artigo 2., do Decreto n. 3000/99, a pessoa fsica dever apurar o saldo, em reais, do imposto a pagar ou o valor a ser restitudo, relativamente aos rendimentos percebidos no ano-calendrio (artigo 85, RIR/99). O imposto devido na declarao de rendimentos ser calculado mediante utilizao da seguinte tabela, prevista no artigo 86 do RIR/99, atualizada conforme Lei n. 11.119, de 25 de maio de 2005:

Tabela Progressiva Mensal Base de Clculo em R$ At 1.164,00 Alquota % Parcela a Deduzir do Imposto em R$ 25

De 1.164,01 at 2.326,00 Acima de 2.326,00

15 27,5 Tabela Progressiva Anual

174,60 465,35

Base de Clculo em R$ At 13.968,00 De 13.968,01 at 27.912,00 Acima de 27.912,00

Alquota % 15 27,5

Parcela a Deduzir do Imposto em R$ 2.095,20 5.584,20

2.1.1.4 DEDUES LEGAIS

Do imposto apurado na forma do artigo 86 do RIR/99, esto legalmente previstas, nos artigos 87 e 88 do mesmo Decreto, as seguintes dedues:
Artigo 87, RIR/99 (...) I - as contribuies feitas aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente; II - as contribuies efetivamente realizadas em favor de projetos culturais, aprovados na forma da regulamentao do Programa Nacional de Apoio Cultura - PRONAC, de que trata o artigo 90; III - os investimentos feitos a ttulo de incentivo s atividades audiovisuais de que tratam os artigos 97 a 99; IV - o imposto retido na fonte ou o pago, inclusive a ttulo de recolhimento complementar, correspondente aos rendimentos includos na base de clculo; V - o imposto pago no exterior de acordo com o previsto no artigo103. 1. A soma das dedues a que se referem os incisos I a III fica limitada a seis por cento do valor do imposto devido, no sendo aplicveis limites especficos a quaisquer dessas dedues. 2. O imposto retido na fonte somente poder ser deduzido na declarao de rendimentos se o contribuinte possuir 26

comprovante de reteno emitido em seu nome pela fonte pagadora dos rendimentos, ressalvado o disposto nos artigos 7., 1. e 2., e 8., 1.. Artigo 88 - O montante determinado na forma do artigo anterior constituir, se positivo, saldo do imposto a pagar (artigo 104) e, se negativo, valor a ser restitudo. Pargrafo nico. O valor da restituio referido no caput deste artigo ser acrescido de juros equivalentes taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e de Custdia - SELIC, para ttulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir do primeiro dia do ms subseqente ao previsto para a entrega tempestiva da declarao de rendimentos at o ms anterior ao da liberao da restituio, e de um por cento no ms em que o recurso for colocado no banco disposio do contribuinte.

2.1.1.5 FORMA DE RECOLHIMENTO

A forma de recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Fsica ocorre mediante guia DARF, obtida diretamente no site da Secretaria da Receita Federal.

No caso de pagamento anual do IRPF, o advogado que tenha recebido honorrios de pessoa jurdica ter, se ultrapassado o limite mximo de iseno, sofrido reteno do IRPF pela fonte pagadora por disposio legal, estar obrigada a recolher o valor retido e, no final do exerccio, dever fornecer Comprovante de Rendimentos Pagos e de Reteno de Imposto de Renda na Fonte do Ano-Calendrio.

O valor retido ser computado no final do exerccio-social para fins de apurao do IRPF devido. Havendo saldo de imposto a pagar,
27

verificado na Declarao de Ajuste Anual do IRPF, ser informado na guia DARF o cdigo 0211 (atual da Receita Federal).

2.1.1.6 DATA DE PAGAMENTO

Conforme artigo 104 do RIR/99, o saldo do imposto (artigo 88) dever ser pago at o ltimo dia til do ms fixado para entrega da declarao de rendimentos, observado o disposto no artigo 854 (Lei n. 9.250, de 1995, artigo 13, pargrafo nico).

2.1.2 REGIME LEGAL DO TRIBUTO - PAGAMENTO MENSAL

2.1.2.1 INCIDNCIA

Conforme o artigo 106 do RIR/99, est sujeita ao pagamento mensal do imposto a pessoa fsica que receber de outra pessoa fsica, ou de fontes situadas no exterior, rendimentos que no tenham sido tributados na fonte, no Pas, tais como (Lei n. 7.713, de 1988, artigo 8., e Lei n. 9.430, de 1996, artigo 24, 2., inciso IV):

I - os emolumentos e custas dos serventurios da Justia, como tabelies, notrios, oficiais pblicos e outros, quando no forem remunerados exclusivamente pelos cofres pblicos; II - os rendimentos recebidos em dinheiro, a ttulo de alimentos ou penses, em cumprimento de deciso judicial, ou acordo homologado judicialmente, inclusive alimentos provisionais; Sujeitam-se tambm ao carn-leo os valores recebidos a esse ttulo por menores. 28

III - os rendimentos recebidos por residentes ou domiciliados no Brasil que prestem servios a embaixadas, reparties consulares, misses diplomticas ou tcnicas ou a organismos internacionais de que o Brasil faa parte; IV - os rendimentos de aluguis recebidos de pessoas fsicas. (...) Artigo 108 - Os rendimentos recebidos de fontes situadas no exterior sero convertidos em Reais mediante utilizao do valor do dlar dos Estados Unidos da Amrica, informado para compra pelo Banco Central do Brasil para o ltimo dia til da primeira quinzena do ms anterior ao do recebimento do rendimento (Lei n. 9.250, de 1995, artigo 6.).

Esto abrangidos pelo regramento acima transcrito os honorrios de profisses liberais (mdicos, dentistas, advogados, engenheiros, arquitetos, decoradores, veterinrios, etc.) quando recebidos de pessoas fsicas. Quando os honorrios forem recebidos por sociedade formada por esses profissionais, no h sujeio ao Carn-leo; neste caso, trata-se de receita de pessoa jurdica.

Entretanto, a lei no admite a constituio de firma individual para o exerccio dessas profisses (fonte: RIR/2004 ).

2.1.2.2 BASE DE CLCULO

Nos termos do artigo 110 do RIR/99, constitui base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto a diferena entre os rendimentos de que tratam os artigos 106 e 107 e as dedues previstas nos artigos. 74 a

29

79, observado o disposto nos artigos 47, 48 e 50 (Lei n. 7.713, de 1988, artigos 2., 3., 1., e 8., e Lei n. 9.250, de 1995, artigo 4.). As dedues a que se referem os artigos 74, 77 e 78 somente podero ser efetuadas quando no tiverem sido deduzidas de outros rendimentos sujeitos tributao na fonte ( 1. do artigo 110, RIR/99). As dedues a que se refere o artigo 75 do RIR/99 aplicam-se somente a rendimentos do trabalho no-assalariado de que trata o artigo 45 da Lei n. 8.134, de 1990, artigo. 6. ( 2. do artigo 110, RIR/99).

2.1.2.3 APURAO DO IMPOSTO

O Imposto de Renda incidente sobre os rendimentos que deram origem a fatos geradores ocorridos a partir de 1. de janeiro de 2000 (Lei n. 9.250, de 1995, artigo 3., e Lei n. 9.532, de 1997, artigo 21, pargrafo nico) calculado de acordo com as seguintes tabelas progressivas, em reais (artigo 111 do RIR/99, atualizado pela Lei n. 11.119, de 25 de maio de 2005):

Tabela Progressiva Mensal Base de Clculo em R$ At 1.164,00 De 1.164,01 at 2.326,00 Acima de 2.326,00 Alquota % 15 27,5 Parcela a Deduzir do Imposto em R$ 174,60 465,35

30

Tabela Progressiva Anual Base de Clculo em R$ At 13.968,00 De 13.968,01 at 27.912,00 Acima de 27.912,00 Alquota % 15 27,5 Parcela a Deduzir do Imposto em R$ 2.095,20 5.584,20

Antes disso, nos termos do artigo 1. da Lei n. 10.828, de 23 de dezembro de 2003, o Imposto de Renda incidente sobre os rendimentos de pessoas fsicas era calculado de acordo com as tabelas progressivas mensal e anual de que trata o artigo. 1. da Lei n. 10.451, de 10 de maio de 2002, conforme segue:

Tabela Progressiva Mensal

Base de Clculo em R$ At 1.058,00 De 1.058,01 at 2.115,00 Acima de 2.115,00

Alquota % 15 27,5

Parcela a Deduzir do Imposto R$ 158,70 423,08

Tabela Progressiva Anual Base de clculo em R$ At 12.696,00 De 12.696,01 at 25.380,00 Acima de 25.380,00 Alquota % 15 27,5 Parcela a Deduzir do Imposto R$ 1.904,40 5.076,90

31

2.1.2.4 FORMA DE RECOLHIMENTO

O recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Fsica


ocorre mediante guia DARF; que o pagamento do Carn-leo, apurado mensalmente, d-se mediante o cdigo da Receita Federal 0190.

2.1.2.5 DATA DE PAGAMENTO

O pagamento do Imposto de Renda mensal dever ocorrer at o ltimo dia til do ms subseqente quele em que os rendimentos ou ganhos forem percebidos, nos termos dos artigos 112 c/c 852 do RIR/99:

Artigo 112 - O imposto apurado na forma do artigo anterior dever ser pago no prazo previsto no artigo 852 (Lei n. 8.383, de 1991, artigo 6.). (...) Artigo 852 - O imposto apurado na forma dos artigos 111, 142 e 758 dever ser pago at o ltimo dia til do ms subseqente quele em que os rendimentos ou ganhos forem percebidos (Lei n. 8.383, de 1991, artigos 6., inciso II, e 52, 1. e 2., Lei n. 8.850, de 28 de janeiro de 1994, artigo 2., e Lei n. 8.981, de 1995, artigo 21, 1.). (grifouse)

Em outras palavras, os valores que forem percebidos, por exemplo, no perodo de 01/05/2005 a 31/05/2005 e que forem fatos geradores do Imposto de Renda da Pessoa Fsica do advogado, devero ser tributados e pagos at 30/06/2005.

32

2.1.2.6 INSTRUES DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL: CARNLEO No endereo eletrnico que segue, possvel realizar o download do Programa Carn-leo 2005: (http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CarneLeao/2005/programa200 5.htm) No site da Secretaria da Receita Federal constam, ainda orientaes de como apurar e recolher o Imposto Mensal a ser pago por pessoa fsica sem vnculo empregatcio (Carn-leo), e de como ajustar anualmente a Declarao de Rendimentos.

2.2

CONTRIBUIO SOCIAL DESTINADA SEGURIDADE SOCIAL

2.2.1 REGIME LEGAL DO TRIBUTO

O advogado, como qualquer trabalhador, est sujeito ao pagamento da Contribuio Social destinada Seguridade Social.

Nos termos do artigo 195, inciso II4, da Constituio Federal, a Seguridade Social ser financiada tambm por meio de contribuies sociais do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social.

Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. 33

A partir da previso do artigo 195 da Constituio Federal, foi editada a Lei n. 8.212, de 24.07.1991, dispondo sobre a organizao da Seguridade Social e instituindo o Plano de Custeio da Previdncia Social. Essa mesma Lei (n. 8.212, de 24.07.1991) est regulamentada pelo Decreto n. 3.048, de 06.05.1999, e por suas alteraes posteriores.

So segurados obrigatrios da Previdncia Social as seguintes pessoas fsicas (artigo 12, Lei 8212/91):
............ V - como contribuinte individual: ............. g) quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego; h) a pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica de natureza urbana, com fins lucrativos ou no;

A Instruo Normativa SRP n. 3, de 14 de julho de 2005 que dispe sobre normas gerais de tributao previdenciria e de arrecadao das contribuies sociais administradas pela Secretaria da Receita Previdenciria - SRP e d outras providncias arrola em seu artigo 9. os segurados contribuintes obrigatrios que se enquadram na qualidade de contribuintes individuais.

2.2.2

FATO GERADOR LEI n. 8.212/91

No mbito federal, o oramento da Seguridade Social composto das seguintes receitas (artigo11, Lei n 8212/91):

omissis II - receitas das contribuies sociais; 34

Pargrafo nico. Constituem contribuies sociais: (omissis) c) as dos trabalhadores, contribuio; incidentes sobre o seu salrio-de-

2.2.3

BASE DE CLCULO E ALQUOTA LEI n. 8.212/91

A alquota de contribuio dos segurados contribuinte individual e facultativo ser de 20% sobre o respectivo salrio de contribuio (artigo 21 da Lei n. 8.212/91).

Ao disciplinar o tema, a Instruo Normativa n. 3, de 2005, da Secretaria da Receita Previdenciria, prescreve em seu artigo 79:

Artigo 79 - A contribuio social previdenciria do segurado contribuinte individual : I (...) II - para fatos geradores ocorridos a partir de 1. de abril de 2003, observado o limite mximo do salrio de contribuio e o disposto no artigo 80, de: a) vinte por cento, incidente sobre: 1. a remunerao auferida em decorrncia da prestao de servios a pessoas fsicas; 2. a remunerao que lhe for paga ou creditada, no decorrer do ms, pelos servios prestados entidade beneficente de assistncia social isenta das contribuies sociais; 3. (...) b) onze por cento, em face da deduo prevista no 1. deste artigo, incidente sobre: 1. a remunerao que lhe for paga ou creditada, no decorrer do ms, pelos servios prestados empresa;

35

2.2.4

CADASTRAMENTO NA PREVIDNCIA SOCIAL

O trabalhador (advogado) que ainda no possui cadastro pode faz-lo no endereo a seguir mostrado:

http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

A Instruo Normativa n. 3, de 2005, da SRP, na Seo VI do Captulo II do Ttulo I, estabelece:


Inscrio de Segurado Contribuinte Individual, Empregado Domstico, de Segurado Especial e Facultativo de de

Artigo 44 - A inscrio dos segurados contribuinte individual, empregado domstico, segurado especial e facultativo, ser feita uma nica vez e o NIT a eles atribudo dever ser utilizado para o recolhimento de suas contribuies. 1. Os segurados contribuinte individual e empregado domstico que exercerem, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada, devero utilizar o mesmo NIT para todas as suas atividades. 2. Quando da inscrio como contribuinte individual, devero ser informadas pelo segurado todas as atividades concomitantemente exercidas que o enquadrem nesta categoria e, havendo alterao dessas atividades, deve proceder na forma do artigo 24. Artigo 45 - A inscrio do segurado em qualquer das categorias de que trata esta Seo exige a idade mnima de dezesseis anos, exceto para o menor aprendiz, cuja idade mnima de quatorze anos. Artigo 46 - vedada a inscrio post mortem, exceto para o segurado especial. Artigo 47 - A inscrio na qualidade de segurado facultativo representa ato volitivo, gerando efeitos somente a partir do primeiro recolhimento no prazo, mensal ou trimestral, no sendo permitido o pagamento de contribuies relativas competncias anteriores data da inscrio. Artigo 48 - A inscrio formalizada por segurado, em categoria diversa daquela em que deveria enquadrar-se, deve ser alterada para a categoria correta, mediante requerimento do interessado. 36

Artigo 49 - A inscrio indevidamente formalizada, a partir de 25 de julho de 1991, por quem no preenche as condies para filiao na categoria de segurado obrigatrio pode ser modificada, enquadrando-se o segurado na categoria de facultativo no perodo correspondente inscrio indevida como segurado obrigatrio, observada a tempestividade dos recolhimentos e o disposto no caput e no 2. do artigo 5.. Artigo 50 - O segurado poder proceder a alterao de endereo nas formas previstas nos incisos I a IV do artigo 23, devendo as demais alteraes serem requeridas mediante a formalizao de processo protocolizado em qualquer APS ou UARP. Artigo 51 - O segurado inscrito no cadastro do INSS receber um comprovante constando o nmero identificador de sua inscrio e informaes sobre seus direitos e obrigaes e sobre o cadastramento de senha para auto-atendimento. Artigo 52 - Quando a inscrio for efetuada por telefone o comprovante ser encaminhado por via postal, para o endereo constante do cadastro do sujeito passivo.

2.2.5 FORMA DE CLCULO E DE RECOLHIMENTO

No endereo http://www.previdencia.gov.br/04_02_01.asp, (site da Previdncia Social) encontram-se as orientaes de como calcular a contribuio.

O contribuinte individual (autnomos, empresrios e equiparados) deve recolher Previdncia Social uma alquota de 20% do salrio recebido no ms. Em caso de prestao de servios empresa, haver reteno alquota de 11%, repassada pela empresa empregadora ao INSS.

importante ressaltar que devem ser respeitados o piso (atualmente R$ 300,00, equivalente a um salrio mnimo) e o teto salarial (atualmente R$ 2.668,15, cujo valor definido periodicamente pelo Ministrio
37

da Previdncia Social MPS, e reajustado na mesma data e com os mesmos ndices usados para o reajustamento dos benefcios de prestao continuada da Previdncia Social).

Os contribuintes facultativos (donas-de-casa, estudantes, desempregados) podero contribuir Previdncia Social com alquota de 20% entre o piso e o teto salarial.

Nota: Contribuio mnima: R$ 60,00 (20% de R$ 300,00); Contribuio mxima: R$ 533,63 (20% de R$ 2.668,15). O contribuinte individual que prestar servios a mais de uma empresa, ou que concomitantemente exercer atividade como segurado empregado quando o total das remuneraes recebidas no ms for superior ao limite mximo do salrio de contribuio , dever informar essa condio empresa tomadora, mediante a apresentao da documentao prevista no artigo 81, IN SRP 3/2005, bem como observar os ditames do artigo 82 do mesmo texto:

Artigo 81 - O contribuinte individual que prestar servios a mais de uma empresa ou, concomitantemente, exercer atividade como segurado empregado, empregado domstico ou trabalhador avulso, quando o total das remuneraes recebidas no ms for superior ao limite mximo do salrio de contribuio dever, para efeito de controle do limite, informar o fato empresa em que isto ocorrer, mediante a apresentao: I - do comprovante de pagamento ou declarao previstos no 1. do artigo78, quando for o caso; 38

II - do comprovante de pagamento previsto no inciso V do artigo 60, quando for o caso. 1. O contribuinte individual que no ms teve contribuio descontada sobre o limite mximo do salrio de contribuio, em uma ou mais empresas, dever comprovar o fato s demais para as quais prestar servios, mediante apresentao de um dos documentos previstos nos incisos I e II do caput. 2. Quando a prestao de servios ocorrer de forma regular a pelo menos uma empresa, da qual o segurado como contribuinte individual, empregado ou trabalhador avulso receba, ms a ms, remunerao igual ou superior ao limite mximo do salrio de contribuio, a declarao prevista no inciso I do caput, poder abranger um perodo dentro do exerccio, desde que identificadas todas as competncias a que se referir, e, quando for o caso, daquela ou daquelas empresas que efetuaro o desconto at o limite mximo do salrio de contribuio, devendo a referida declarao ser renovada ao trmino do perodo nela indicado ou ao trmino do exerccio em curso, o que ocorrer primeiro. 3. O segurado contribuinte individual responsvel pela declarao prestada na forma do inciso I do caput e, na hiptese de, por qualquer razo, deixar de receber a remunerao declarada ou receber remunerao inferior informada na declarao, dever recolher a contribuio incidente sobre a soma das remuneraes recebidas das outras empresas sobre as quais no houve o desconto em face da declarao por ele prestada, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio e as alquotas definidas no artigo79. 4. A contribuio complementar prevista no 3. deste artigo, observadas as disposies do artigo79, ser de: I - onze por cento sobre a diferena entre o salrio de contribuio efetivamente declarado em GFIP, somadas todas as fontes pagadoras no ms, e o salrio de contribuio sobre o qual o segurado sofreu desconto; ou II - vinte por cento quando a diferena de remunerao provm de servios prestados a outras fontes pagadoras que no contribuem com a cota patronal, por dispensa legal ou por iseno. 5. O contribuinte individual cpia das declaraes que artigo juntamente com os para fins de apresentao solicitado. dever manter sob sua guarda emitir na forma prevista neste comprovantes de pagamento, ao INSS ou SRP, quando

6. A empresa dever manter arquivadas, por dez anos, cpias dos comprovantes de pagamento ou a declarao apresentada pelo contribuinte individual, para fins de apresentao ao INSS ou SRP, quando solicitado.

Artigo 82 - O contribuinte individual que, no mesmo ms, prestar servios empresa ou equiparado e, 39

concomitantemente, exercer atividade por conta prpria, dever recolher a contribuio social previdenciria incidente sobre a remunerao auferida pelo exerccio de atividade por conta prpria, respeitando o limite mximo do salrio de contribuio.

A Guia da Previdncia Social (GPS) o documento hbil para o recolhimento das contribuies sociais dos contribuintes individuais da Previdncia Social.

Trata-se de um documento simplificado, institudo pela Resoluo INSS/PR n. 657 de 17/12/98, e utilizvel obrigatoriamente desde 23/07/99.

O modelo da Guia da Previdncia Social (GPS) pode ser obtido no endereo http://www.previdenciasocial.gov.br/03_01_01_03.asp# (veja e imprima o Modelo da GPS).

2.2.6 DATA DE PAGAMENTO

Nos termos do artigo 216, incisos II, do Decreto n. 3.048, 06.05.1999, o prazo de recolhimento da Contribuio Social at o dia quinze do ms seguinte quele a que as contribuies se referirem, prorrogando-se o vencimento para o dia til subseqente quando no houver expediente bancrio no dia quinze, in verbis:

40

Artigo 216 - A arrecadao e o recolhimento das contribuies e de outras importncias devidas seguridade social, observado o que a respeito dispuserem o Instituto Nacional do Seguro Social e a Secretaria da Receita Federal, obedecem s seguintes normas gerais: II - o segurado contribuinte individual, quando exercer atividade econmica por conta prpria ou prestar servio a pessoa fsica ou a outro contribuinte individual, produtor rural pessoa fsica, misso diplomtica ou repartio consular de carreira estrangeiras, ou quando tratar-se de brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo, ou ainda, na hiptese do 28, e o facultativo esto obrigados a recolher sua contribuio, por iniciativa prpria, at o dia quinze do ms seguinte quele a que as contribuies se referirem, prorrogando-se o vencimento para o dia til subseqente quando no houver expediente bancrio no dia quinze, facultada a opo prevista no 15; (Redao dada pelo Decreto n. 4.729, de 9.6.2003)

No caso de servios prestados pessoa jurdica, a contribuio retida na fonte (artigo 216, incisos XII, do Decreto n. 3.048, 06.05.1999):

XII - a empresa que remunera contribuinte individual obrigada a fornecer a este comprovante do pagamento do servio prestado consignando, alm dos valores da remunerao e do desconto feito, o nmero da inscrio do segurado no Instituto Nacional do Seguro Social;

2.3

IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA ISSQN

2.3.1 REGIME LEGAL DO TRIBUTO

O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza tributo de competncia dos Municpios, conforme a previso do artigo 156, inciso III, da Constituio Federal, que assim estabelece: Compete aos Municpios

41

instituir impostos sobre: servios de qualquer natureza, no compreendidos no artigo 155, inciso II5, definidos em lei complementar;

A lei complementar, como previsto no pargrafo 3. do artigo 156 da Constituio, deve: I - fixar as suas alquotas mximas e mnimas; II - excluir da sua incidncia exportaes de servios para o

exterior; e, III regular a forma e as condies como isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados.

Como previsto na Constituio, o ISSQN regido pela Lei Complementar Federal n. 116/03, pelo Decreto-lei n. 406/68 e pela legislao dos municpios brasileiros. No Municpio de Porto Alegre, o tributo disciplinado pela Lei Complementar n. 7/73 e pela legislao posterior, em especial a Lei Complementar n. 501/03.

2.3.2 FATO GERADOR

Quanto ao fato gerador do ISSQN, a LC n. 116/03 dispe que:

Artigo 1. - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, de competncia dos Municpios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestao de servios constantes da lista anexa, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador.

- art. 155, inciso II, da CF, estabelece: Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: II - operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior 42

Os servios prestados por advogados constam no item 17 e subitem 17.14 da Lista de Servios da Lei Complementar n. 116/03:

17 Servios de apoio tcnico, administrativo, jurdico, contbil, comercial e congneres. 17.14 Advocacia.

O fato gerador do ISSQN, previsto no artigo 3. da LC Federal n. 116/03, dispe que O servio considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domiclio do prestador, exceto nas hipteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto ser devido no local:

A Lei Complementar n. 7/73 do Municpio de Porto Alegre, estabelece:

Artigo 18 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza incide sobre a prestao de servios constantes da lista anexa, ainda que esses no se constituam na atividade preponderante do prestador, inclusive:

Ainda, importante referir que o ISSQN devido no local onde o profissional da advocacia estiver estabelecido, uma vez que o servio de advocacia no se encontra includo dentre as 20 (vinte) excees previstas pelo legislador (LC n. 116/03, artigo 3., incisos I a XX) como capazes de deslocar a competncia fiscal para o municpio onde for prestado o servio.

43

Por fim, importante que o conceito de estabelecimento do advogado seja interpretado de acordo com a ampliao que lhe deu o artigo 4. da LC 116/03.

2.3.3 BASE DE CLCULO E ALQUOTA

Quanto base de clculo do ISSQN, a LC 116/03 dispe que:

Artigo 7. - A base de clculo do imposto o preo do servio. 1. Quando os servios descritos pelo subitem 3.04 da lista anexa forem prestados no territrio de mais de um Municpio, a base de clculo ser proporcional, conforme o caso, extenso da ferrovia, rodovia, dutos e condutos de qualquer natureza, cabos de qualquer natureza, ou ao nmero de postes, existentes em cada Municpio. 2. No se incluem na base de clculo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza: I - o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios previstos nos itens 7.02 e 7.05 da lista de servios anexa a esta Lei Complementar; II - (VETADO)

A LC 116/03 disps de forma expressa quais os dispositivos do Decreto-lei 406/68 foram revogados dentre eles no est o artigo 9. (Decreto-lei 406/68), que expressa6:

Dentre as questes importantes que a edio da Lei Complementar n 116/2003 trouxe, destaca-se a dvida quanto a ter, ou no, sido revogado o critrio de tributao, previsto nos 1o e 3 do art. 9o do Decreto-lei 406, de 31.12.198, aplicvel aos profissionais liberais e s sociedades de profissionais (advogados, mdicos, contadores, engenheiros, etc). O mencionado DL ostenta mesma hierarquia reconhecida, poca de sua edio, ao Cdigo Tributrio Nacional, razo pela qual regula o impedimento de que servios pessoais fossem tributados em valores proporcionais a remunerao do trabalho efetivamente prestado, exigindo valores fixos. 44

Art 9. A base de clculo do imposto o preo do servio. 1. Quando se tratar de prestao de servios sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte, o imposto ser calculado, por meio de alquotas fixas ou variveis, em funo da natureza do servio ou de outros fatores pertinentes, nestes no compreendida a importncia paga a ttulo de remunerao do prprio trabalho. 3 Quando os servios a que se referem os itens 1, 4, 8, 25, 52, 88 (ADVOGADOS), 89, 90, 91 e 92 da lista anexa forem prestados por sociedades, estas ficaro sujeitas ao imposto na forma do 1, calculado em relao a cada profissional habilitado, scio, empregado ou no, que preste servios em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicvel.

Quanto base de clculo, a Lei Complementar n. 7/73 do Municpio de Porto Alegre estabelece:

Artigo 20 - A base de clculo do imposto o preo do servio. (...) 2. - Quando se tratar de prestao de servios sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte, o clculo do imposto ser em funo da Unidade Financeira Municipal (UFM), conforme tabela anexa. 3. - Quando os servios a que se referem as alneas abaixo forem prestados por sociedades, independentemente do nmero de funcionrios que possurem, essas ficaro sujeitas ao imposto na forma do pargrafo anterior, calculado em relao a cada profissional habilitado, scio, empregado ou no, que preste servios em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicvel:

A problemtica situa-se no fato de que algumas Prefeituras, em considerando que o DL teria sido revogado, entendem de tributar a atividade advocatcia partindo desta premissa equivocada, o que ensejaria tributao pela receita bruta. A este respeito deve ser destacado que as regras aplicveis ao conflito de leis no tempo estabelecem algumas situaes, quais sejam: a lei posterior s revoga a anterior quando expressamente assim o declare; ou quando seja com ela incompatvel; ou ento venha a regrar inteiramente a matria. Nesta linha de entendimento, devem ser alvo de investigao os dispositivos da lei nova para aclarar o que expressamente haja revogado, donde nos permitido verificar que o art. 10 da LC 116 no revogou o art. 9 do DL 406, vez que a revogao expressa cingiu-se aos arts. 8, 10, 11 e 12 do mencionado diploma legal. De igual forma, no existe incompatibilidade da redao do mencionado art. 9 para com o texto do art. 7 da lei nova (LC 116/03), vez que coexistem sem maiores problemas, apresentando perfeita sincronia entre a lei especial anterior e a lei nova geral. 45

l) Advogados; 4. - Para fins do pargrafo anterior, considera-se sociedades de profissionais aquelas: I - que no explorem atividade estranha habilitao profissional de seus scios; II em que, relativamente execuo de sua atividade-fim, no ocorra a participao de pessoa jurdica ou de pessoa fsica inabilitada;

2.3.4 FORMA DE RECOLHIMENTO

Quanto forma de recolhimento, a Lei Complementar n. 7/73 (e alteraes), do Municpio de Porto Alegre, estabelece que se far mediante guia de recolhimento mensal, prevista no artigo 31, que remete aos artigos 27, 68 e 69, os quais estabelecem:

Do Pagamento, da Escriturao e Documentao Fiscal Artigo 31 - O pagamento do imposto far-se- atravs das guias de recolhimento referidas no artigo27 e nas condies estabelecidas pelos artigos 68 e 69 desta Lei Complementar, observados os prazos do calendrio fiscal do Municpio. Artigo 27 - O imposto lanado com base nos elementos do cadastro fiscal e, quando for o caso, nas declaraes apresentadas pelo contribuinte atravs da guia de recolhimento mensal. Artigo 68 - A arrecadao dos tributos ser procedida: I - boca do cofre; II - atravs de cobrana amigvel; ou III - mediante ao executiva. Pargrafo nico - A arrecadao dos tributos se efetivar atravs da Tesouraria, de funcionrio credenciado e de estabelecimento bancrio. Artigo 69 - Os dbitos para com a Fazenda Municipal no pagos na data assinalada para o seu cumprimento sero acrescidos de multa e juros de mora, nos termos do artigo 3. da Lei Complementar n. 361, de 19 de dezembro de 1995.

46

Essa guia pode ser obtida no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no endereo:

http://www.portoalegre.rs.gov.br/declaracao_issqn/

2.3.5 DATA DE PAGAMENTO

A data do pagamento do ISSQN, em Porto Alegre, foi estabelecida no Calendrio Fiscal do Municpio para o exerccio de 2005, por meio do Decreto n. 14.776, que determina:

Artigo 3. O Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) ser recolhido: I - nos casos relativos prestao de servios sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte (profissionais autnomos): a) em parcela nica, com desconto de 20% (vinte por cento), se o pagamento for efetuado at 10 de fevereiro de 2005; b) em parcela nica, com desconto de 10% (dez por cento), se o pagamento for efetuado at 10 de maro de 2005; c) em 12 (doze) parcelas mensais e consecutivas, com vencimento no ltimo dia til de cada ms, correspondendo a primeira ao ms de janeiro; II - nas hipteses previstas nos incisos VII, VIII e X do artigo 1. Lei Complementar n. 306, de 1993, com a alterao da Lei Complementar n. 427, de 1998, o imposto dever ser recolhido at o dia 10 (dez) do ms seguinte ao do efetivo pagamento do servio tomado. III - nos demais casos, at o dia 10 (dez) do ms seguinte ao da competncia.

2.4

ADVOGADO EMPREGADO

2.4.1 IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FSICA

47

O advogado empregado est sujeito ao pagamento do Imposto de Renda, se perceber quantias acima do limite de iseno, ou ainda se o resultado encontrado aps as dedues legais ficar abaixo do limite mximo de iseno. O advogado que possuir vnculo empregatcio e ao mesmo tempo recebe honorrios, est sujeito ao pagamento do Imposto de Renda, conforme artigos 43 e 45 do RIR/99:

Artigo 43 - So tributveis os rendimentos provenientes do trabalho assalariado, as remuneraes por trabalho prestado no exerccio de empregos, cargos e funes, e quaisquer proventos ou vantagens percebidos, tais como: I - salrios, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, vantagens, subsdios, honorrios, dirias de comparecimento, bolsas de estudo e de pesquisa, remunerao de estagirios;

Artigo 45 - So tributveis os rendimentos do trabalho noassalariado, tais como: I - honorrios do livre exerccio das profisses de mdico, engenheiro, advogado, dentista, veterinrio, professor, economista, contador, jornalista, pintor, escritor, escultor e de outras que lhes possam ser assemelhadas; VIII - remunerao pela prestao de servios no curso de processo judicial.

Em ambos os casos (artigos 43 e 45 do RIR/99) h a reteno na fonte pagadora do IRPF valores que sero compensados na Declarao Anual, quando da apurao do Imposto a pagar ou a restituir.

O advogado que recebe honorrios sem relao de emprego e de outra pessoa fsica (advogado) est obrigado a recolher o Imposto mensalmente, nos termos do artigo 106 do RIR/99:

48

Artigo 106 - Est sujeita ao pagamento mensal do imposto a pessoa fsica que receber de outra pessoa fsica, ou de fontes situadas no exterior, rendimentos que no tenham sido tributados na fonte, no Pas, tais como (Lei n. 7.713, de 1988, artigo8., e Lei n. 9.430, de 1996, artigo24, 2., inciso IV): RIR/94: Artigo115.

As mesmas regras do item 2.1 acima aplicam-se aqui neste tpico.

2.4.2 CONTRIBUIO SOCIAL AO INSS ADVOGADO EMPREGADO

Dispe o artigo 20 da Lei n. 8.212/91 que a contribuio do advogado com relao de emprego ser calculada mediante a aplicao da correspondente alquota sobre o seu salrio-de-contribuio mensal, nos seguintes termos:

Artigo 20 - A contribuio do empregado, inclusive o domstico, e a do trabalhador avulso calculada mediante a aplicao da correspondente alquota sobre o seu salrio-de-contribuio mensal, de forma no cumulativa, observado o disposto no artigo 28, de acordo com a seguinte tabela: (Redao dada pela Lei n. 9.032, de 28.4.95)

No

endereo

http://www.inss.gov.br/03_01_04.asp?op

=comprevidencia, so obtidas as informaes acerca das contribuies devidas pelos trabalhadores com vnculo empregatcio (advogados, inclusive):

1. Segurados empregados, inclusive domsticos e trabalhadores avulsos

Tabela de contribuio dos segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso, para pagamento de remunerao a partir de 1. de maio de 2005 49

Salrio-de-contribuio (R$) at R$ 800,45 De R$ 800,46 a R$ 900,00 De R$ 900,01 a R$ 1.334,07 De R$ 1.334,08 at R$ 2.668,15 Portaria n. 822, de 11 de maio de 2005

Alquota para fins de recolhimento ao INSS (%) 7,65 8,65 9,00 11,00

2. Segurados contribuinte individual e facultativo A partir da competncia abril/2003, para os segurados contribuinte individual e facultativo o valor da contribuio dever ser de 20% do salrio-base, caso no preste servio a empresa(s), que poder variar do limite mnimo ao limite mximo do salrio de contribuio.

Tabela de contribuio para segurados contribuinte individual e facultativo para pagamento de remunerao a partir de 1. de maio de 2005 Salrio-de-contribuio (R$) de 300,00 (valor mnimo) at 2.668,15 (valor mximo) Alquota para fins de recolhimento ao INSS (%) 20

Importante: O contribuinte individual que, no mesmo ms, prestar servios a empresas e, concomitantemente, a pessoas fsicas ou que exercer atividade por conta prpria dever, para fins de observncia do limite mximo de salrio-de-contribuio, recolher a contribuio incidente sobre a remunerao recebida de pessoas fsicas ou pelo exerccio de atividade por conta prpria, somente se a remunerao recebida ou creditada das empresas no atingir o referido limite. Observao: Com o advento da Medida Provisria n. 83 de 12/12/2002 e a converso desta, na Lei n. 10.666 de 08 de maio de 2003, bem como da Instruo Normativa n. 100 de 18/12/2003, fica extinta a escala de salrios-base, a partir da competncia abril de 2003, sendo aplicvel apenas para pagamentos de contribuio em atraso.

O advogado que tenha participao nos lucros da sociedade de advogados ser isento de Imposto de Renda na Declarao de Ajuste Anual, uma vez que a tributao deu-se de forma exclusiva pela sociedade.
50

TRIBUTAO INCIDENTE NA ATIVIDADE ADVOCATCIA PRESTADA POR SOCIEDADE DE ADVOGADOS Pessoa Jurdica EMISSO DA NOTA FISCAL E ASPECTOS TRIBUTRIOS

3.1

3.1.1 REQUISITOS EXIGIDOS NA NOTA FISCAL

A nota fiscal deve conter os seguintes elementos: a) nome completo da empresa; b) endereo completo da empresa e, se houver e for de interesse, telefone, e-mail; c) nmero do CNPJ e inscrio perante a prefeitura local; d) nota fiscal de prestao de servios, sujeita ao Imposto Sobre Servios ISS; e) nmero seqencial da nota fiscal, conforme autorizao AIDORF deferida pelo municpio local; f) data de emisso e localidade; g) nome do tomador do servio, com endereo, municpio, CNPJ, inscrio estadual; h) condio de pagamento ( vista ou a prazo) e natureza da operao; i) discriminao do servio e preo do mesmo; j) valor lquido, destaques exigidos por lei, e valor bruto; l) no rodap das notas fiscais dever constar brigatoriamente a quantidade de tales impressos, a numerao, o nmero da autorizao para impresso, o CNPJ e o nmero de inscrio municipal da grfica.

3.1.2 FORMA DE DESTAQUE DOS TRIBUTOS INCIDENTES NA NOTA FISCAL

51

O destaque do valor de tributos retidos na nota fiscal uma realidade prevista na legislao tributria vigente e aplica-se, dependendo das peculiaridades e dos valores dos servios prestados, aos seguintes:

a) Imposto de Renda da Pessoa Jurdica (IRPJ)

b) Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido (CSLL)

c) Contribuio Para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

d) Contribuio Para o PIS (PIS)

3.1.2.1 IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURDICA Nos termos do artigo 647 do Regulamento do Imposto de Renda - Decreto n. 3000 de 26 de maro de 1999, esto sujeitas incidncia do imposto na fonte, alquota de 1,5%, as importncias pagas ou creditadas por pessoas jurdicas a outras pessoas jurdicas, civis ou mercantis, pela prestao de servios caracterizadamente de natureza profissional:

Artigo 647 - Esto sujeitas incidncia do imposto na fonte, alquota de um e meio por cento, as importncias pagas ou creditadas por pessoas jurdicas a outras pessoas jurdicas, civis ou mercantis, pela prestao de servios caracterizadamente de natureza profissional (Decreto-lei n. 2.030, de 9 de junho de 1983, artigo 2., Decreto-lei n. 2.065, de 1983, artigo 1., inciso III, Lei n. 7.450, de 1985, artigo 52, e Lei n. 9.064, de 1995, artigo 6.).

1. Compreendem-se nas disposies deste artigo os servios a seguir indicados:

52

1. omissis

2. advocacia;

Sobre a incidncia do Imposto de Renda na fonte, vale referir ainda o que mais recentemente disps a Lei n 10.833/2003, artigo 29:

Artigo 29 - Sujeitam-se ao desconto do Imposto de Renda, alquota de 1,5% (um inteiro e cinco dcimos por cento), que ser deduzido do apurado no encerramento do perodo de apurao, as importncias pagas ou creditadas por pessoas jurdicas a ttulo de prestao de servios a outras pessoas jurdicas (...)

Assim, toda vez que uma sociedade de advogados prestar servios a outra pessoa jurdica, estar sujeita incidncia do IRPJ na Fonte, calculado a uma alquota de 1,5%, aplicada sobre uma base de clculo equivalente ao valor do servio prestado e consignado na nota fiscal.

A exceo obrigatoriedade de destaque e tambm ao recolhimento do IRPJ na fonte em situaes em que uma sociedade de advogados preste servios a outra pessoa jurdica, consiste na hiptese de que o resultado da aplicao da alquota de 1,5% sobre o valor do servio prestado e consignado na nota fiscal importe em IRPJ a pagar em valor inferior a R$ 10,00, conforme preceitua a Lei n 9430/96, artigo 68:

Artigo 68 - vedada a utilizao de Documento de Arrecadao de Receitas Federais para o pagamento de tributos e contribuies de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais).

1. O imposto ou contribuio administrado pela Secretaria da Receita Federal, arrecadado sob um determinado cdigo de 53

receita, que, no perodo de apurao, resultar inferior a R$ 10,00 (dez reais), dever ser adicionado ao imposto ou contribuio de mesmo cdigo, correspondente aos perodos subseqentes, at que o total seja igual ou superior a R$ 10,00 (dez reais), quando, ento, ser pago ou recolhido no prazo estabelecido na legislao para este ltimo perodo de apurao.

3.1.2.2 CONTRIBUIES - CSLL, COFINS e PIS De outras bandas, as sociedades de advogados, por constiturem-se em pessoas jurdicas de direito privado que recebem pagamentos oriundos da prestao de servios profissionais, esto tambm sujeitas, alm do IRPJ Fonte, ao destaque na nota fiscal, de COFINS, PIS e CSLL, conforme determinam os artigos 30 e 31 da Lei n 10.833, sic:

Artigo 30 - Os pagamentos efetuados pelas pessoas jurdicas a outras pessoas jurdicas de direito privado, pela prestao de servios de limpeza, conservao, manuteno, segurana, vigilncia, transporte de valores e locao de mo-de-obra, pela prestao de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo e riscos, administrao de contas a pagar e a receber, bem como pela remunerao de servios profissionais, esto sujeitos reteno na fonte da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL, da COFINS e da contribuio para o PIS/PASEP.

(...)

3. As retenes de que trata o caput sero efetuadas sem prejuzo da reteno do Imposto de Renda na fonte das pessoas jurdicas sujeitas a alquotas especficas previstas na legislao do Imposto de Renda.(vide Lei 10.925/2004)

Artigo 31 - O valor da CSLL, da COFINS e da contribuio para o PIS/PASEP, de que trata o artigo30, ser determinado mediante a aplicao, sobre o montante a ser pago, do percentual de 4,65% (quatro inteiros e sessenta e cinco centsimos por cento), correspondente soma das alquotas de 1% (um por cento), 3% (trs por cento) e 0,65% (sessenta e cinco centsimos por cento), respectivamente. 54

1. As alquotas de 0,65% (sessenta e cinco centsimos por cento) e 3% (trs por cento) aplicam-se inclusive na hiptese de a prestadora do servio enquadrar-se no regime de nocumulatividade na cobrana da contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS.

A Instruo Normativa SRF n. 381, de 30 de dezembro de 2003, posteriormente revogada pela Instruo Normativa SRF n. 459, de 18 de outubro de 2004, foi editada com o intuito de melhor esclarecer as hipteses de incidncia e atividades relacionadas com a obrigatoriedade de reteno das contribuies CSLL, PIS e COFINS, previstas na Lei n. 10.833/2003:

Artigo 1. - Os pagamentos efetuados pelas pessoas jurdicas a outras pessoas jurdicas de direito privado, pela prestao de servios de limpeza, conservao, manuteno, segurana, vigilncia, transporte de valores e locao de mo-de-obra, pela prestao de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo e riscos, administrao de contas a pagar e a receber, bem como pela remunerao de servios profissionais, esto sujeitos reteno na fonte da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e da Contribuio para o PIS/Pasep.

(...)

3. As retenes de que trata o caput sero efetuadas sem prejuzo da reteno do Imposto de Renda na fonte das pessoas jurdicas sujeitas a alquotas especificas previstas na legislao do Imposto de Renda.

4. Para os fins previstos neste artigo, compreendem-se como servios profissionais aqueles de que trata o artigo647 do Decreto n. 3.000, de 26 de maro de 1999 - Regulamento do Imposto de Renda (RIR, de 1999).

Artigo 2. - O valor da CSLL, da COFINS e da Contribuio para o PIS/Pasep, de que trata o artigo 1, ser determinado mediante a aplicao, sobre o montante a ser pago, do percentual total de 4,65%, (quatro inteiros e sessenta e cinco centsimos por cento), correspondente soma das alquotas de 1% (um por cento), 3% (trs por cento) e 0,65% 55

(sessenta e cinco centsimos por cento), respectivamente, e recolhido mediante o cdigo de arrecadao 5952.

1. As alquotas 3,0% (trs por cento) e 0,65% (sessenta e cinco centsimos por cento) aplicam-se inclusive na hiptese de as receitas da prestadora do servio estarem sujeitas ao regime de no-cumulatividade da COFINS e da Contribuio para o PIS/Pasep ou aos regimes de alquotas diferenciadas.

(...)

Artigo 4. - Os valores retidos na forma desta Instruo Normativa devero ser recolhidos ao Tesouro Nacional, de forma centralizada, pelo estabelecimento matriz da pessoa jurdica que efetuar a reteno, at o terceiro dia til da semana subseqente quela em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica prestadora do servio.

Pargrafo nico - Se o valor retido for inferior a R$ 10,00 (dez reais), o seu recolhimento s ser efetuado quando, adicionado a retenes subseqentes, totalizar valor igual ou superior a R$ 10,00 (dez reais), exceto na hiptese de Darf eletrnico, em que o recolhimento ser efetuado independentemente do valor.

Artigo 5. Os valores retidos na forma desta Instruo Normativa sero considerados como antecipao do que for devido pelo contribuinte que sofreu a reteno, em relao s respectivas contribuies.

1. Os valores retidos na forma desta Instruo Normativa podero ser compensados, pelo contribuinte, com o imposto e contribuies de mesma espcie, devidos relativamente a fatos geradores ocorridos a partir do ms da reteno.

2. O valor a ser compensado, correspondente a cada espcie de contribuio, ser determinado pelo prprio contribuinte mediante a aplicao, sobre o valor da fatura, das alquotas respectivas s retenes efetuadas.

(...)

Pessoa Jurdica Amparada por Medida Judicial

56

Artigo 8. - No caso de pessoa jurdica amparada pela suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, nas hipteses a que se referem os incisos II, IV e V do artigo151 da Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Cdigo Tributrio Nacional (CTN), ou por sentena judicial transitada em julgado, determinando a suspenso do pagamento de qualquer das contribuies referidas nesta Instruo Normativa, a pessoa jurdica que efetuar o pagamento dever calcular, individualmente, os valores das contribuies considerados devidos, aplicando as alquotas correspondentes, relacionadas no caput do artigo2., e efetuar o recolhimento em Darf distintos para cada um deles, utilizando-se os seguintes cdigos de arrecadao:

I-

5987 - no caso de CSLL;

II -

5960 - no caso de COFINS;

III -

5979 - no caso de PIS/Pasep.

Pargrafo nico - Ocorrendo qualquer das situaes previstas neste artigo, o beneficirio do rendimento dever apresentar fonte pagadora, a cada pagamento, a comprovao de que a no reteno continua amparada por medida judicial.

(...)

Artigo 11 - As pessoas jurdicas de que trata o artigo1., que efetuarem a reteno devero fornecer, pessoa jurdica beneficiria do pagamento, comprovante anual da reteno, at o dia 28 de fevereiro do ano subseqente, informando, relativamente a cada ms em que houver sido efetuado o pagamento, conforme modelo constante do Anexo II:

I - o cdigo de reteno;

II - a natureza do rendimento;

III - o valor pago antes de efetuada a reteno;

IV - o valor retido

57

O Ato Declaratrio Executivo CORAT n. 81, de 18 de dezembro de 2003, divulgou os cdigos de arrecadao dos valores retidos a ttulo de Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido (CSLL), de Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e de Contribuio para o PIS/PASEP mais recentemente, tais cdigos esto regrados pelo a Ato Declaratrio Executivo CORAT n. 51, de 16 de julho de 2004, DOU de 19.7.2004, conforme segue:

Artigo 1. - Os valores retidos a ttulo de Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), de Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e de Contribuio para o Pis/Pasep, em decorrncia de pagamentos efetuados pelas pessoas jurdicas a outras pessoas jurdicas de direito privado, nos termos dos artigos 30 e 31 da Lei n. 10.833, de 29 de dezembro de 2003, devem ser recolhidos ao Tesouro Nacional por meio de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf), conforme disposto neste artigo. 1. Na hiptese de pessoa jurdica contribuinte da CSLL, da COFINS e da Contribuio para o Pis/Pasep, o recolhimento deve ser feito mediante a utilizao do cdigo de arrecadao 5952. 2. No caso de pessoa jurdica beneficiria de iseno, na forma da legislao especfica, de uma ou mais das contribuies de que trata este artigo, o recolhimento das contribuies no alcanadas pela iseno deve ser feito mediante a utilizao dos seguintes cdigos de arrecadao: I - 5987 para a CSLL; II - 5960 para a COFINS; e III - 5979 para a Contribuio para o Pis/Pasep. Artigo2. - Os valores retidos a ttulo de COFINS e de Contribuio para o Pis/Pasep, nos termos do artigo3., 3., da Lei n. 10.485, de 3 de julho de 2002, com redao dada pelo artigo36 da Lei n. 10.865, de 30 de abril de 2004, devem ser recolhidos ao Tesouro Nacional por meio de Darf sob os seguintes cdigos de arrecadao: I - 5960 para a COFINS; e II - 5979 para a Contribuio para o Pis/Pasep. Pargrafo nico - Os perodos de apurao dos fatos geradores e as datas de vencimento previstos na Agenda Tributria do ms de julho de 2004, anexa ao Ato Declaratrio Executivo Corat n. 40, de 18 de junho de 2004, aplicam-se tambm aos recolhimentos previstos no caput deste artigo. 58

Artigo 3. - Este ato entra em vigor na data de sua publicao. Artigo 4. - Fica formalmente revogado, sem interrupo de sua fora normativa, o Ato Declaratrio Executivo Corat n. 81, de 18 de dezembro de 2003.

A Lei n. 10.925, de 26 de julho de 2004, no seu artigo 5., alterou a redao do artigo 30, 3. da Lei 10.833/03, dando-lhe a seguinte redao:
3. dispensada a reteno para pagamentos de valor igual ou inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Outrossim, a Instruo Normativa SRF n. 459, de 18 de outubro de 2004, que revogou a IN SRF n. 381/2003, alm de melhor especificar as hipteses de incidncia e os servios previstos nos artigos 29 e 30 da Lei n 10.833/2003, regulou at como forma de simplificar o procedimento tributrio bastante burocrtico que se criara para as sociedades em geral, sobretudo diante dos pequenos valores envolvidos a

dispensabilidade de reteno da COFINS, PIS e CSLL nas notas fiscais em que o valor for igual ou inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais):

Artigo 1. . omissis

(...)

2. Para fins do disposto neste artigo, entende-se como servios:

IV - profissionais aqueles relacionados no 1. do artigo647 do Decreto n. 3.000, de 26 de maro de 1999 - Regulamento do Imposto de Renda (RIR/1999), inclusive quando prestados por cooperativas ou associaes profissionais, aplicando-se, para fins da reteno das contribuies, os mesmos critrios de interpretao adotados em atos normativos expedidos pela Secretaria da Receita Federal para a reteno do Imposto de Renda. 59

3. dispensada a reteno para pagamento de valor igual ou inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

4. Ocorrendo mais de um pagamento no mesmo ms mesma pessoa jurdica, a cada pagamento dever ser:

I - efetuada a soma de todos os valores pagos no ms;

II - calculado o valor a ser retido sobre o montante obtido na forma do inciso I deste pargrafo, desde que este ultrapasse o limite de que trata o 3., devendo ser deduzidos os valores retidos anteriormente no mesmo ms;

5. Na hiptese do 4., caso a reteno a ser efetuada seja superior ao valor a ser pago, a reteno ser efetuada at o limite deste.

(...)

7. As retenes de que trata o caput sero efetuadas:

I - sem prejuzo da reteno do Imposto de Renda na fonte das pessoas jurdicas sujeitas a alquotas especficas previstas na legislao;

II - sobre qualquer forma de pagamento, inclusive os pagamentos antecipados por conta de prestao de servios para entrega futura.

(...)

Artigo 6. - Os valores retidos na forma desta Instruo Normativa devero ser recolhidos ao Tesouro Nacional pela pessoa jurdica que efetuar a reteno ou, de forma centralizada, pelo estabelecimento matriz da pessoa jurdica, at o ltimo dia til da semana subseqente quela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica prestadora dos servios.

Artigo 7. - Os valores retidos na forma do artigo 2. sero considerados como antecipao do que for devido pelo contribuinte que sofreu a reteno, em relao s respectivas contribuies. 60

1. Os valores retidos na forma desta Instruo Normativa podero ser deduzidos, pelo contribuinte, das contribuies devidas de mesma espcie, relativamente a fatos geradores ocorridos a partir do ms da reteno.

2. O valor a ser deduzido, correspondente a cada espcie de contribuio, ser determinado pelo prprio contribuinte mediante a aplicao, sobre o valor bruto do documento fiscal, das alquotas respectivas s retenes efetuadas.

(...)

Artigo 10 - No caso de pessoa jurdica amparada pela suspenso, total ou parcial, da exigibilidade do crdito tributrio nas hipteses a que se referem os incisos II, IV e V do artigo151 da Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Cdigo Tributrio Nacional (CTN), ou por sentena judicial transitada em julgado, determinando a suspenso do pagamento de qualquer das contribuies referidas nesta Instruo Normativa, a pessoa jurdica que efetuar o pagamento dever calcular, individualmente, os valores das contribuies considerados devidos, aplicando as alquotas correspondentes, e efetuar o recolhimento em Darf distintos para cada um deles, utilizando os seguintes cdigos de arrecadao:

I - 5987, no caso de CSLL;

II - 5960, no caso de COFINS;

III - 5979, no caso de contribuio para o PIS/Pasep.

Pargrafo nico - Ocorrendo qualquer das situaes previstas neste artigo, o beneficirio do rendimento dever apresentar fonte pagadora, a cada pagamento, a comprovao de que o direito a no reteno continua amparada por medida judicial.

Assim, a ttulo ilustrativo, seguem trs distintas hipteses de emisso de nota fiscal de uma sociedade de advogados, contemplando trs distintas situaes, sendo que:

61

Exemplo n. 01: Nota fiscal maior de R$ 5.000,00 (cinco mil reais): NOTA FISCAL CEDT ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S. Honorrios Advocatcios R$ 5.000,10 IR Fonte 1,5% (R$ 75,00) COFINS 3,0% (R$ 150,00) Pis 0,65% (R$ 32,50) Csll 1,00% (R$ 50,00) Total Liquido R$ 4.692,60

Exemplo n. 027: Nota fiscal inferior (ou igual) a R$ 5.000,00 (cinco mil reais):

NOTA FISCAL CEDT ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S. Honorrios Advocatcios R$ 1.000,00 IR Fonte 1,5% (R$ 15,00) Total Liquido R$ 985,00

Exemplo n.: 038: Na nota fiscal inferior a R$ 666,00 (seiscentos e sessenta e seis reais): NOTA FISCAL CEDT ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S. Honorrios Advocatcios R$ 650,00 IR Fonte 1,5% (R$ 00,00) Subtotal Total R$ 650,00

Ainda relativamente incidncia de tributos na fonte e emisso da nota fiscal, cumpre lembrar as hipteses em que uma sociedade de

Em que pese ser dispensvel o destaque e reteno da COFINS, PIS e CSLL na nota fiscal, persiste a obrigatoriedade do destaque do IRPJ Fonte, porque o resultado da aplicao da alquota resulta em valor de tributo superior a R$ 10,00 limite mnimo permitido no documento de arrecadao (DARF).

No s esto dispensados os destaques da COFINS, PIS e CSLL, como tambm do IRPJ Fonte porque o resultado da aplicao da alquota (1,5%) resulta em valor de tributo inferior a R$ 10,00 limite mnimo permitido no documento de arrecadao (DARF)

62

advogados presta servios e, por conseguinte, recebe pagamentos originados de rgos, autarquias e fundaes da administrao pblica federal.

A Instruo Normativa SRF n. 480 de 15 de dezembro de 2004 que revogou a IN SRF 306/2003, alterada pela IN SRF 539 de 25 de abril de 2005 no que se aplica s sociedades de advogados dispe:

Artigo 1. - Os rgos da administrao federal direta, as autarquias, as fundaes federais, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (Siafi) retero, na fonte, o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurdica (IRPJ), a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), a Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e a Contribuio para o PIS/Pasep sobre os pagamentos que efetuarem s pessoas jurdicas, pelo fornecimento de bens ou prestao de servios em geral, inclusive obras, observados os procedimentos previstos nesta Instruo Normativa. 1. A reteno efetuada na forma deste artigo dispensa, em relao aos pagamentos efetuados, as demais retenes previstas na legislao do Imposto de Renda. 2. As retenes sero efetuadas sobre qualquer forma de pagamento, inclusive os pagamentos antecipados por conta de fornecimento de bens ou de prestao de servios, para entrega futura. 3. No caso de pessoa jurdica ou de receitas amparadas por iseno, no incidncia ou alquota zero, na forma da legislao especfica, do Imposto de Renda ou de uma ou mais contribuies de que trata este artigo, a reteno dar-se- mediante a aplicao das alquotas especficas de que tratam o art 2. desta Instruo Normativa, correspondente ao Imposto de Renda ou s contribuies no alcanadas pela iseno, no incidncia ou pela alquota zero. 4. Na hiptese do 3. deste artigo, o recolhimento ser efetuado mediante a utilizao dos cdigos de que trata o artigo 30 desta Instruo Normativa. 5. Para os fins do 3. deste artigo, as pessoas jurdicas amparadas por de iseno, no incidncia ou alquota zero devem informar esta condio no documento fiscal, inclusive o enquadramento legal, sob pena de, se no o fizerem, se sujeitarem reteno do Imposto de Renda e das contribuies sobre o valor total do 63

documento fiscal, no percentual total correspondente natureza do bem ou servio. 6. Para os fins desta Instruo Normativa a pessoa jurdica fornecedora do bem ou prestadora do servio dever informar no documento fiscal o valor do Imposto de Renda e das contribuies a serem retidos na operao. 7. Para os fins desta Instruo Normativa considera-se: I - servios prestados com emprego de materiais, os servios contratados com previso de fornecimento de material, cujo fornecimento de material esteja segregado da prestao de servio no contrato, e desde que discriminados separadamente no documento fiscal de prestao de servios; II - construo por empreitada com emprego de materiais, a contratao por empreitada de construo civil, na modalidade total, fornecendo o empreiteiro todos os materiais indispensveis sua execuo, sendo tais materiais incorporados obra. 8. Excetua-se do disposto no inciso I do 7. os servios hospitalares, prestados por estabelecimentos hospitalares, de que trata o artigo 27 desta Instruo Normativa. 9. Para efeito do inciso II do 7. no sero considerados como materiais incorporados obra, os instrumentos de trabalho utilizados e os materiais consumidos na execuo da obra.

Base de Clculo e Alquotas Artigo 2. - A reteno ser efetuada aplicando-se, sobre o valor a ser pago, o percentual constante da coluna 06 da Tabela de Reteno (Anexo I), que corresponde soma das alquotas das contribuies devidas e da alquota do Imposto de Renda, determinada mediante a aplicao de quinze por cento sobre a base de clculo estabelecida no artigo 15 da Lei n. 9.249, de 26 de dezembro de 1995, conforme a natureza do bem fornecido ou do servio prestado. 1. O percentual a ser aplicado sobre o valor a ser pago corresponder espcie do bem fornecido ou de servio prestado, conforme estabelecido em contrato. 2. Sem prejuzo do estabelecido no 7. do artigo 1., caso o pagamento se refira a contratos distintos celebrados com a mesma pessoa jurdica pelo fornecimento de bens ou de servios prestados com percentuais diferenciados, aplicar-se- o percentual correspondente a cada fornecimento contratado. 3. O valor da CSLL, a ser retido, ser determinado mediante a aplicao da alquota de 1% (um por cento) sobre o montante a ser pago. 4. O valor da COFINS e da Contribuio para o PIS/Pasep, a ser retido, ser determinado, aplicando-se as alquotas de 3% (trs por cento) e 0,65% (sessenta e cinco centsimos por cento), respectivamente, sobre o montante a ser pago.

64

5. As alquotas de 3,0% (trs por cento) e de 0,65% (sessenta e cinco centsimos por cento) aplicam-se inclusive na hiptese de as receitas de fornecimento de bens ou de prestao de servio estarem sujeitas ao regime de no-cumulatividade da COFINS e da Contribuio para o PIS/Pasep ou aos regimes de alquotas diferenciadas. 6. Fica dispensada a reteno de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais), exceto na hiptese de Darf eletrnico efetuado por meio do Siafi. 7. Ocorrendo hiptese do 2. deste artigo, os valores retidos correspondentes a cada percentual sero recolhidos em Darf distintos.

Hipteses em que no haver reteno Artigo 3. - No sero retidos os valores correspondentes ao Imposto de Renda e s contribuies de que trata esta Instruo Normativa, nos pagamentos efetuados a: I - templos de qualquer culto; II - partidos polticos; III - instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, a que se refere o artigo 12 da Lei n. 9.532, de 10 de dezembro de 1997; IV - instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural, cientfico e s associaes civis, a que se refere o artigo 15 da Lei n. 9.532, de 1997; V - sindicatos, federaes e confederaes de empregados; VI - servios sociais autnomos, criados ou autorizados por lei; VII - conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas; VIII - fundaes de direito privado e as fundaes pblicas institudas ou mantidas pelo Poder Pblico; IX - condomnios edilcios; X - Organizao das Cooperativas Brasileiras (OCB) e as Organizaes Estaduais de Cooperativas previstas no artigo 105 e seu 1. da Lei n. 5.764, de 16 de dezembro de 1971;

XI - pessoas jurdicas optantes pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples), em relao s suas receitas prprias; XII - pessoas jurdicas exclusivamente distribuidoras de jornais e revistas; XIII - Itaipu binacional; XIV - empresas estrangeiras de transporte; XV - rgos da administrao direta, autarquias e fundaes do Governo Federal, Estadual ou Municipal, observado, no que se 65

refere s autarquias e fundaes, os termos dos 3. e 4. do artigo 150 da Constituio Federal; XVI - ttulo de suprimento de fundos, de que tratam os artigos 45 a 47 do Decreto n. 93.872, de 23 de dezembro de 1986, com a redao dada pelo Decreto n. 3.639, de 23 de outubro de 2000; XVII - no caso das entidades previstas no artigo 34 da Lei n. 10.833, de 29 de dezembro de 2003, a ttulo de adiantamentos efetuados a empregados para despesas midas de pronto pagamento, at o limite de cinco salrios mnimos; XVIII - ttulo de prestaes relativas aquisio de bem financiado por instituio financeira; XIX - entidades fechadas de previdncia complementar, no que se refere receita decorrente de aluguis e da venda de bens imveis destinados ao pagamento de benefcios de aposentadoria, penso, peclio e resgates; XX - ttulo de aquisio de gasolina, gs natural, leo diesel, gs liquefeito de petrleo, querosene de aviao e demais derivados de petrleo e gs natural efetuados pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista, e demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, e que dela recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira na modalidade total no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (Siafi). Pargrafo nico - No ser efetuada a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da COFINS, sendo cabvel a reteno do Imposto de Renda e da CSLL, utilizando-se o cdigo de arrecadao 8767, nos pagamentos efetuados: I - a ttulo de transporte internacional de cargas ou de passageiros por empresas nacionais; II - aos estaleiros navais brasileiros nas atividades de construo, conservao, modernizao, converso e reparo de embarcaes pr-registradas ou registradas no Registro Especial Brasileiro (REB), institudo pela Lei n. 9.432, de 8 de janeiro de 1997; III - pela aquisio no mercado interno de livros, conforme disposto no artigo 2. da Lei n. 10.753, de 30 de outubro de 2003. IV - pela aquisio de produtos ou servios amparados com iseno, no incidncia ou alquotas zero da COFINS e da Contribuio para o PIS/Pasep, observado o disposto no 5. do artigo 1. desta Instruo Normativa. Artigo 4. - Para efeito do disposto no artigo 3., incisos III, IV e XI a pessoa jurdica dever apresentar ao rgo ou entidade, declarao, na forma do Anexo II, III ou IV, conforme o caso, em duas vias, assinadas pelo seu representante legal. 1. O rgo ou entidade responsvel pela reteno arquivar a 1 via da declarao, em ordem alfabtica, que ficar disposio da Secretaria da Receita Federal (SRF), devendo a 2 via ser devolvida ao interessado, como recibo. 66

2. O rgo ou entidade responsvel pela reteno dever enviar unidade da SRF do local de seu domiclio, relao, em meio digital, contendo o nome ou a razo social, o nmero de inscrio no CNPJ e os valores pagos no perodo de 01 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano, das entidades de que trata o caput, at o ltimo dia til do ms de maro do ano-calendrio subseqente ao dos pagamentos efetuados. Prazo de Recolhimento Artigo 5. - Os valores retidos devero ser recolhidos ao Tesouro Nacional, mediante Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf): I - pelos rgos da administrao federal direta, autarquias e fundaes federais que efetuarem a reteno, at o 3. dia til da semana subseqente quela em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora dos bens ou prestadora do servio; II - pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira no Siafi, de forma centralizada, pelo estabelecimento matriz da pessoa jurdica, at o ltimo dia til da semana subseqente quela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora dos bem ou prestadora do servio.

Pessoa Jurdica Amparada por Medida Judicial Artigo 30 - No caso de pessoa jurdica amparada pela suspenso da exigibilidade do crdito tributrio nas hipteses a que se referem os incisos II, IV e V do artigo 151 da Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966- Cdigo Tributrio Nacional (CTN), ou por sentena judicial transitada em julgado, determinando a suspenso do pagamento do IRPJ ou de qualquer das contribuies referidas nesta Instruo Normativa, o rgo ou a entidade que efetuar o pagamento dever calcular, individualmente, os valores do IRPJ e das contribuies considerados devidos, aplicando as alquotas correspondentes, e efetuar o recolhimento em Darf distintos para cada um deles, utilizando os seguintes cdigos: I - 6256 - no caso de IRPJ; II - 6228 - no caso de CSLL; III - 6243 - no caso de COFINS; IV - 6230 - no caso de PIS/Pasep. 1. Ocorrendo qualquer das situaes previstas neste artigo, o beneficirio do rendimento dever apresentar fonte pagadora, a cada pagamento, a comprovao de que o direito a no reteno continua amparada por medida judicial.

67

2. A reteno em cdigos distintos, na forma deste artigo, aplica-se tambm quando a pessoa jurdica beneficiria do pagamento gozar de iseno do IRPJ ou de qualquer das contribuies de que trata esta Instruo Normativa. (...)

Em breve resumo, por estar o servio de advocacia dentre os denominados demais servios, pode-se dizer que, na hiptese de uma sociedade de advogados prestar servios a rgos, autarquias e fundaes da administrao pblica federal, sofrer a incidncia na fonte e, conseqentemente, a reteno dos valores referentes ao IRPJ, CSLL, COFINS e ao PIS, nos percentuais previstos no anexo I da IN 480/2004, que ora se transcreve abreviadamente:
NATUREZA DO BEM FORNECIDO OU DO SERVIO PRESTADO (01) demais servios ALQUOTAS IR (02) 4,80 CSLL (03) 1,0 COFINS (04) 3,0 PIS/PASE P (05) 0,65 CDIGO DA RECEIT A (07) 6190

PERCENTUA L A SER APLICADO (06) 9,45

Assim, segue o modelo de emisso de nota fiscal de uma sociedade de advogados por conta de valores a serem recebidos por servios prestados a rgos, autarquias e fundaes da administrao pblica federal:

Exemplo n. 01: NOTA FISCAL CEDT ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S. Honorrios Advocatcios IR Fonte 4,80% COFINS Pis Csll Subtotal Total Liquido R$ 4.527,50 3,0% 0,65% 1,00% R$ 5.000,00 (R$ (R$ (R$ (R$ 240,00) 150,00) 32,50) 50,00)

68

3.1.3 NO-INCIDNCIA DE RETENO DE INSS NA FONTE

Impe-se tambm esclarecer os motivos pelos quais os servios prestados por sociedades de advogados no se sujeitam, na regra geral, incidncia do INSS na fonte, retido pela fonte pagadora razo de 11% (onze por cento).

Primeiramente,

cumpre

destacar

que

atividade

desenvolvida pelas sociedades de advogados (advocacia) constitui-se em atividade caracterizadamente de natureza profissional (Decreto-lei n. 2.030, de 9 de junho de 1983, artigo2., Decreto-lei n. 2.065, de 1983, artigo1., inciso III, Lei n. 7.450, de 1985, artigo52, e Lei n. 9.064, de 1995, artigo6.), assim reconhecida no artigo 647, 1., item 2, do Regulamento do Imposto de Renda introduzido pelo Decreto n. 3000/99, bem como no artigo 148, 3. da IN/SRP 3/2005.

A Instruo Normativa SRP 3/2005, no seu artigo 92, inciso VI, assim dispe:
Artigo 92 - A empresa responsvel: (...) VI - pela reteno de onze por cento sobre o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios executados mediante cesso de mo-de-obra ou empreitada, inclusive em regime de trabalho temporrio, e pelo recolhimento do valor retido em nome da empresa contratada, conforme disposto nos artigos 140 a 177.

O artigo 140 da Instruo Normativa citada prescreve:

69

Artigo 140 - A empresa contratante de servios prestados mediante cesso de mo-de-obra ou empreitada, inclusive em regime de trabalho temporrio, a partir da competncia fevereiro de 1999, dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios e recolher Previdncia Social a importncia retida, em documento de arrecadao identificado com a denominao social e o CNPJ da empresa contratada, observado o disposto no artigo 93 e no artigo 172. Pargrafo nico - Os valores pagos a ttulo de adiantamento devero integrar a base de clculo da reteno por ocasio do faturamento dos servios prestados. Artigo 141 - O valor retido deve ser compensado pela empresa contratada com as contribuies devidas Previdncia Social, na forma prevista no Captulo II, do Ttulo III.

Conforme dispe o artigo 147 da mesma legislao, exaustivo o rol dos servios relacionados nos artigos 145 e 146 no momento em que estabelece aqueles que esto compreendidos dentre os que devam sofrer a reteno na fonte, do percentual de 11% a ttulo de INSS:

Artigo 145 - Estaro sujeitos reteno, se contratados mediante cesso de mo-de-obra ou empreitada, observado o disposto no artigo 176, os servios de: I - limpeza, conservao ou zeladoria, que se constituam em varrio, lavagem, enceramento ou em outros servios destinados a manter a higiene, o asseio ou a conservao de praias, jardins, rodovias, monumentos, edificaes, instalaes, dependncias, logradouros, vias pblicas, ptios ou de reas de uso comum;

70

II - vigilncia ou segurana, que tenham por finalidade a garantia da integridade fsica de pessoas ou a preservao de bens patrimoniais; III - construo civil, que envolvam a construo, a demolio, a reforma ou o acrscimo de edificaes ou de qualquer benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo ou obras complementares que se integrem a esse conjunto, tais como a reparao de jardins ou passeios, a colocao de grades ou de instrumentos de recreao, de urbanizao ou de sinalizao de rodovias ou de vias pblicas; IV - natureza rural, que se constituam em desmatamento, lenhamento, arao ou gradeamento, capina, colocao ou reparao de cercas, irrigao, adubao, controle de pragas ou de ervas daninhas, plantio, colheita, lavagem, limpeza, manejo de animais, tosquia, inseminao, castrao, marcao, ordenhamento e embalagem ou extrao de produtos de origem animal ou vegetal; V - digitao, que compreendam a insero de dados em meio informatizado por operao de teclados ou de similares; VI - preparao de dados para processamento, executados com vistas a viabilizar ou a facilitar o processamento de informaes, tais como o escaneamento manual ou a leitura tica. Pargrafo nico - Os servios de vigilncia ou segurana prestados por meio de monitoramento eletrnico no esto sujeitos reteno. Artigo 146 - Estaro sujeitos reteno, se contratados mediante cesso de mo-de-obra, observado o disposto no artigo176, os servios de: I - acabamento, que envolvam a concluso, o preparo final ou a incorporao das ltimas partes ou dos componentes de produtos, para o fim de coloc-los em condio de uso; II - embalagem, relacionados com o preparo de produtos ou de mercadorias visando preservao ou conservao de suas caractersticas para transporte ou guarda; III - acondicionamento, compreendendo os servios envolvidos no processo de colocao ordenada dos produtos quando do seu

71

armazenamento ou transporte, a exemplo de sua colocao em palets, empilhamento, amarrao, dentre outros; IV - cobrana, que objetivem o recebimento de quaisquer valores devidos empresa contratante, ainda que executados periodicamente; V - coleta ou reciclagem de lixo ou de resduos, que envolvam a busca, o transporte, a separao, o tratamento ou a transformao de materiais inservveis ou resultantes de processos produtivos, exceto quando realizados com a utilizao de equipamentos tipo containers ou caambas estacionrias; VI - copa, que envolvam a preparao, o manuseio e a distribuio de todo ou de qualquer produto alimentcio; VII - hotelaria, que concorram para o atendimento ao hspede em hotel, pousada, paciente em hospital, clnica ou em outros estabelecimentos do gnero; VIII - corte ou ligao de servios pblicos, que tenham como objetivo a interrupo ou a conexo do fornecimento de gua, de esgoto, de energia eltrica, de gs ou de telecomunicaes; IX - distribuio, que se constituam em entrega, em locais predeterminados, ainda que em via pblica, de bebidas, de alimentos, de discos, de panfletos, de peridicos, de jornais, de revistas ou de amostras, dentre outros produtos, mesmo que distribudos no mesmo perodo a vrios contratantes; X - treinamento e ensino, assim considerados como o conjunto de servios envolvidos na transmisso de conhecimentos para a instruo ou para a capacitao de pessoas; XI - entrega de contas e de documentos, que tenham como finalidade fazer chegar ao destinatrio documentos diversos tais como, conta de gua, conta de energia eltrica, conta de telefone, boleto de cobrana, carto de crdito, mala direta ou similares; XII - ligao de medidores, que tenham por objeto a instalao de equipamentos destinados a aferir o consumo ou a utilizao de determinado produto ou servio; XIII - leitura de medidores, aqueles executados, periodicamente, para a coleta das informaes aferidas por esses equipamentos, tais 72

como a velocidade (radar), o consumo de gua, de gs ou de energia eltrica; XIV - manuteno de instalaes, de mquinas ou de equipamentos, quando indispensveis ao seu funcionamento regular e permanente e desde que mantida equipe disposio da contratante; XV - montagem, que envolvam a reunio sistemtica, conforme disposio predeterminada em processo industrial ou artesanal, das peas de um dispositivo, de um mecanismo ou de qualquer objeto, de modo que possa funcionar ou atingir o fim a que se destina; XVI - operao de mquinas, de equipamentos e de veculos relacionados com a sua movimentao ou funcionamento, envolvendo servios do tipo manobra de veculo, operao de guindaste, painel eletro-eletrnico, trator, colheitadeira, moenda, empilhadeira ou caminho fora-de-estrada; XVII - operao de pedgio ou de terminal de transporte, que envolvam a manuteno, a conservao, a limpeza ou o aparelhamento de terminal de passageiros terrestre, areo ou aqutico, de rodovia, de via pblica, e que envolvam servios prestados diretamente aos usurios; XVIII - operao de transporte de passageiros, inclusive nos casos de concesso ou de subconcesso, envolvendo o deslocamento de pessoas por meio terrestre, aqutico ou areo; XIX - portaria, recepo ou ascensorista, realizados com vistas ao ordenamento ou ao controle do trnsito de pessoas em locais de acesso pblico ou distribuio de encomendas ou de documentos; XX recepo, triagem ou movimentao, relacionados ao

recebimento, contagem, conferncia, seleo ou ao remanejamento de materiais; XXI - promoo de vendas ou de eventos, que tenham por finalidade colocar em evidncia as qualidades de produtos ou a realizao de shows, de feiras, de convenes, de rodeios, de festas ou de jogos;

73

XXII

secretaria

e expediente, quando

relacionados

com

desempenho de rotinas administrativas; XXIII - sade, quando prestados por empresas da rea da sade e direcionados ao atendimento de pacientes, tendo em vista avaliar, recuperar, manter ou melhorar o estado fsico, mental ou emocional desses pacientes; XXIV - telefonia ou de telemarketing, que envolvam a operao de centrais ou de aparelhos telefnicos ou de tele-atendimento.

No obstante a ausncia da atividade jurdica no rol das atividades sujeitas reteno de INSS, aliada previso normativa que assevera, em seu artigo 147, ser exaustiva a relao dos servios submetidos reteno, o que por si s autorizaria depreender a dispensa da referida reteno, prescreve o artigo 148, com clareza hialina, a desobrigatoriedade da reteno em se tratando de servios relativos ao exerccio de profisso regulamentada, nos seguintes termos:

Artigo 148 - A contratante fica dispensada de efetuar a reteno e a contratada de registrar o destaque da reteno na nota fiscal, na fatura ou no recibo, quando: I - o valor correspondente a onze por cento dos servios contidos em cada nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios for inferior ao limite mnimo estabelecido pela SRP para recolhimento em documento de arrecadao; II - a contratada no possuir empregados, o servio for prestado pessoalmente pelo titular ou scio e o seu faturamento do ms anterior for igual ou inferior a duas vezes o limite mximo do salrio de contribuio, cumulativamente; III - a contratao envolver somente servios profissionais relativos ao exerccio de profisso regulamentada por legislao federal, ou servios de treinamento e ensino definidos no inciso X do artigo 146, desde que prestados pessoalmente pelos scios, sem o concurso de empregados ou outros contribuintes individuais. 1. Para comprovao dos requisitos previstos no inciso II do caput, a contratada apresentar tomadora declarao assinada por seu representante legal, sob as penas da lei, de que no possui 74

empregados e o seu faturamento no ms anterior foi igual ou inferior a duas vezes o limite mximo do salrio de contribuio. 2. Para comprovao dos requisitos previstos no inciso III do caput, a contratada apresentar tomadora declarao assinada por seu representante legal, sob as penas da lei, de que o servio foi prestado por scio da empresa, no exerccio de profisso regulamentada, ou, se for o caso, profissional da rea de treinamento e ensino, e sem o concurso de empregados ou contribuintes individuais ou consignar o fato na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestao de servios. 3. Para fins do disposto no inciso III do caput, so servios profissionais regulamentados pela legislao federal, dentre outros, os prestados por administradores, advogados, aeronautas, aerovirios, agenciadores de propaganda, agrnomos, arquitetos, arquivistas, assistentes sociais, aturios, auxiliares de laboratrio, bibliotecrios, bilogos, biomdicos, cirurgies dentistas, contabilistas, economistas domsticos, economistas, enfermeiros, engenheiros, estatsticos, farmacuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudilogos, gegrafos, gelogos, guias de turismo, jornalistas profissionais, leiloeiros rurais, leiloeiros, massagistas, mdicos, meteorologistas, nutricionistas, psiclogos, publicitrios, qumicos, radialistas, secretrias, taqugrafos, tcnicos de arquivos, tcnicos em biblioteconomia, tcnicos em radiologia e tecnlogos. (grifos nossos)

Os demais casos especficos devem ser analisados e tratados individualmente.

3.2

OPO PELO REGIME TRIBUTRIO: LUCRO PRESUMIDO, LUCRO REAL

A Lei n. 9430/96, no seu artigo 1., disps que, a partir do ano-calendrio de 1997, o Imposto de Renda das pessoas jurdicas ser determinado com base no lucro real, presumido, ou arbitrado, por perodos de apurao trimestrais encerrados nos dias 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendrio observada a legislao vigente, com as alteraes desta Lei.

75

Assim, em breve digresso legal, pode-se afirmar que uma sociedade de advogados, j que impedida de optar pelo regime simplificado das micro e pequenas empresas, deve optar por um dos regimes tributrios supra-apontados e, sobretudo, definir qual o regime (pelo lucro presumido ou real) mais vantajoso situao especfica do caso concreto.

Todavia, salvo situaes especialssimas, com certa segurana que se pode dizer que o regime do lucro presumido mostra-se, na maioria dos casos de sociedade de advogados, o de maior economia tributria, principalmente aps o desproporcional aumento da alquota da COFINS para 7,6% - trazido pela Lei n. 10.833/2003 - frente s poucas dedues da base de clculo que foram admitidas pelo legislador, ainda que sob o pretexto da insero do sistema da no-cumulatividade.

Outrossim, para que no se deixe de apresentar a distino entre o regime do lucro real e do presumido, cumpre destacar de forma bastante breve, que a sociedade de advogados, para fazer a opo de regime, deve analisar, primeiramente, qual o percentual de sua receita que comprometido com as despesas (dedues) permitidas tanto pela legislao do IRPJ, como pela COFINS (Lei n. 10.833/2003) e do PIS (Lei n. 10.637/2003).

Em termos de IRPJ e CSLL tendo em vista que a legislao federal considera como base de clculo de ambos os referidos tributos o percentual de 32% do faturamento possvel afirmar que a adoo do regime pelo lucro real somente se justificaria, se a sociedade de
76

advogados, no caso concreto, apresentasse a expectativa de obteno de resultado lquido inferior a 32% de seu faturamento bruto no ano calendrio.

Quanto COFINS e ao PIS, dois pontos ho de ser considerados: (i) h diferena de alquota da COFINS e do PIS, vez que no regime pelo lucro real so respectivamente de 7,6% e 1,65%, enquanto no regime pelo lucro presumido so respectivamente de 3% e 0,65%; (ii) incidindo a COFINS e o PIS sobre o total da receita bruta, h de se analisar no caso concreto se as poucas dedues da base de clculo, no sistema da nocumulatividade, previstas pelo legislador nas Leis n 10.637 e 10.833, so suficientes para igualar, ao fim e ao cabo, a carga tributria resultante da aplicao das alquotas fixas previstas para o regime do lucro presumido 3% e 0,65%, respectivamente.

A adoo do regime tributado escolhido pela sociedade de advogados ser irretratvel para todo o ano-calendrio (Decreto n. 3000/99, artigo 232; Lei n. 9.430, de 1996, artigo 3.). A opo ser manifestada com o pagamento da primeira ou nica quota do imposto devido correspondente ao primeiro perodo de apurao de cada ano-calendrio. A pessoa jurdica que houver iniciado atividade a partir do segundo trimestre manifestar a opo de que trata este artigo com o pagamento da primeira ou nica quota do imposto devido, relativa ao perodo de apurao do incio de atividade.

77

Tomando por base o quadro terico sumariamente exposto, passamos a tecer consideraes acerca da adoo do regime do lucro presumido:

O Decreto n. 3000/99, dispe:

Artigo 516 - A pessoa jurdica cuja receita bruta total, no anocalendrio anterior, tenha sido igual ou inferior a vinte e quatro milhes de reais, ou a dois milhes de reais multiplicado pelo nmero de meses de atividade no anocalendrio anterior, quando inferior a doze meses, poder optar pelo regime de tributao com base no lucro presumido (Lei n. 9.718, de 1998, artigo 13).

1. A opo pela tributao com base no lucro presumido ser definitiva em relao a todo o ano-calendrio (Lei n. 9.718, de 1998, artigo 13, 1.).

2. Relativamente aos limites estabelecidos neste artigo, a receita bruta auferida no ano anterior ser considerada segundo o regime de competncia ou caixa, observado o critrio adotado pela pessoa jurdica, caso tenha, naquele ano, optado pela tributao com base no lucro presumido (Lei n. 9.718, de 1998, artigo 13, 2. ).

3. A pessoa jurdica que no esteja obrigada tributao pelo lucro real (artigo246), poder optar pela tributao com base no lucro presumido.

4. A opo de que trata este artigo ser manifestada com o pagamento da primeira ou nica quota do imposto devido correspondente ao primeiro perodo de apurao de cada anocalendrio (Lei n. 9.430, de 1996, artigo 26, 1.).

5. O imposto com base no lucro presumido ser determinado por perodos de apurao trimestrais, encerrados nos dias 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendrio, observado o disposto neste Subttulo (Lei n. 9.430, de 1996, artigos 1. e 25).

78

3.3

IMPOSSIBILIDADE DA OPO PELO SIMPLES As sociedades de advogados, por constiturem-se em

sociedades cujo exerccio depende da habilitao profissional legalmente exigida a seus scios, est expressamente excluda do rol daquelas empresas que detm a possibilidade legal de opo pelo regime favorecido das micro e pequenas empresas, conforme dispe o artigo 9., XIII, da Lei n. 9.317/96, alterada pela Lei n. 9.779/99:

Artigo 9. -. No poder optar pelo SIMPLES, a pessoa jurdica:

XIII - que preste servios profissionais de corretor, representante comercial, despachante, ator, empresrio, diretor ou produtor de espetculos, cantor, msico, danarino, mdico, dentista, enfermeiro, veterinrio, engenheiro, arquiteto, fsico, qumico, economista, contador, auditor, consultor, estatstico, administrador, programador, analista de sistema, advogado, psiclogo, professor, jornalista, publicitrio, fisicultor, ou assemelhados, e de qualquer outra profisso cujo exerccio dependa de habilitao profissional legalmente exigida;

3.4

TRIBUTOS FEDERAIS

3.4.1 IMPOSTO DE RENDA - PESSOA JURDICA

A competncia originria para instituio do Imposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza da Unio e decorre da previso plasmada no artigo 153, inciso III, da Constituio Federal de 1988.

O Decreto n.3.000, de 26 de maro de 1999, no seu artigo 146, define como contribuintes do Imposto de Renda todas as pessoas jurdicas, dentre as quais as sociedades de advogados:
79

Artigo 146 - So contribuintes do imposto e tero seus lucros apurados de acordo com este Decreto (Decreto-lei n. 5.844, de 1943, artigo 27): I - as pessoas jurdicas (Captulo I); II - omissis 1. As disposies deste artigo aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou no (Decreto-Lei n. 5.844, de 1943, artigo 27, 2.). 2. omissis 3. As sociedades civis de prestao de servios profissionais relativos ao exerccio de profisso legalmente regulamentada so tributadas pelo imposto de conformidade com as normas aplicveis s demais pessoas jurdicas (Lei n. 9.430, de 1996, artigo55).

Nesse caso, so consideradas pessoas jurdicas, para efeito do disposto no inciso I do artigo anterior (artigo 147, Decreto n. 3.000/99), aquelas de direito privado domiciliadas no Pas, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital. Para efeitos de tributao federal, o domiclio fiscal da pessoa jurdica, , quando existir um nico estabelecimento, o lugar da situao deste; ou quando se verificar pluralidade de estabelecimentos, opo da pessoa jurdica, o lugar onde se achar o estabelecimento centralizador das suas operaes ou a sede da empresa dentro do Pas; (Artigo 212, Decreto n. 3.000/99). Em relao s obrigaes em que incorra como fonte pagadora, o domiclio fiscal da pessoa jurdica ser o lugar do estabelecimento que pagar, creditar, entregar, remeter ou empregar rendimento sujeito ao imposto no regime de tributao na fonte.

80

3.4.1.1 FATO GERADOR Conforme artigo 43 do Cdigo Tributrio Nacional, o Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: (i) de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; (ii) de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior.

3.4.1.2 BASE DE CLCULO A base de clculo do Imposto, em cada ms, ser determinada mediante a aplicao do percentual de 8% sobre a receita bruta auferida mensalmente, observado o disposto nos artigos 30 a 35 da Lei n. 8.981, de 20 de janeiro de 1995 (Dec. n. 3000/99, artigo 223, Lei n. 9.249, de 1995, artigo 15, e Lei n. 9.430, de 1996, artigo 2.).

Conforme artigo 15, 1., alnea a, da Lei n 9.249/95, com as alteraes subseqentes, nas seguintes atividades, o percentual de que trata este artigo ser de:

(...)

III - trinta e dois por cento, para as atividades de:

a) prestao de servios em geral, exceto a de servios hospitalares; 81

A base de clculo do Imposto, determinada segundo a lei vigente na data de ocorrncia do fato gerador, o lucro real (Subttulo III, Dec. 3000/99), presumido (Subttulo IV, Dec. 3000/99) ou arbitrado (Subttulo V, Dec. 3000/99), correspondente ao perodo de apurao (Dec. 3000/99, artigo 219; Lei n. 5.172, de 1966, artigos 44, 104 e 144; Lei n. 8.981, de 1995, artigo 26; e Lei n. 9.430, de 1996, artigo 1.). Integram a base de clculo todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominao que lhes seja dada, independentemente da natureza, da espcie ou da existncia de ttulo ou contrato escrito; basta decorrerem de ato ou negcio que, pela sua finalidade, tenha os mesmos efeitos do previsto na norma especfica de incidncia do Imposto (Lei n. 7.450, de 1985, artigo 51; Lei n. 8.981, de 1995, artigo 76, 2.; e Lei n. 9.430, de 1996, artigos 25, inciso II, e 27, inciso II).

3.4.1.3 ALQUOTA A alquota do Imposto de Renda das pessoas jurdicas de quinze por cento (artigo 3., da Lei n. 9.249/95).

3.4.1.4 ADICIONAL DO IRPJ

A parcela do lucro real, presumido ou arbitrado, apurado anualmente, que exceder a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais),
82

ser considerada como base de clculo do Adicional do Imposto de Renda, sujeitando-se incidncia do Imposto calculado a uma alquota de dez por cento (artigo 3., 1., Lei n. 9.249/95).

O limite previsto no pargrafo anterior ser proporcional ao nmero de meses transcorridos, quando o perodo de apurao for inferior a doze meses. (artigo 3., 2., Lei n. 9.249/95).

Parece-nos importante ressaltar que a apurao mensal, tributando-se o lucro que exceder o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), conforme percentual presumido (32%).

O valor do adicional ser recolhido integralmente, no sendo permitidas quaisquer dedues (artigo 3., 4., Lei n. 9.249/95).

Alm disso, preciso considerar que, se a pessoa jurdica (sociedade de advogados), optante pelo regime do lucro presumido, tiver receita bruta por exemplo, de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em um determinado ms , teremos o seguinte clculo do Adicional do Imposto de Renda:

Receita Bruta:

R$ 100.000,00

A) Base do IRPJ L. Presumido(32%):

R$

32.000,00

B) Base do Adic. de IRPJ (R$ 32.000,00 R$ 20.000,00):

R$

12.000,00 83

IRPJ (Alquota de 15% sobre A):

R$

4.800,00

Adicional (Alquota 10% sobre B):

R$

1.200,00

O Imposto de Renda a ser pago, portanto, ser determinado mediante a aplicao, sobre a base de clculo, da alquota de 15% (Decreto n. 3000/99, artigo 228, Lei n. 9.430, de 1996, artigo 2., 1.). A parcela da base de clculo, apurada mensalmente, que exceder a r$ 20.000,00 (vinte mil reais), ficar sujeita incidncia de adicional do Imposto alquota de 10% (Lei n. 9.430, de 1996, artigo 2., 2.).

3.4.1.5 APURAO TRIMESTRAL DO IMPOSTO

O imposto ser determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado, por perodos de apurao trimestrais, encerrados nos dias 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada anocalendrio (Dec. n. 3000/99, artigo 220, Lei n. 9.430, de 1996, artigo 1.). O Imposto de Renda devido ser pago em quota nica, at o ltimo dia til do ms subseqente ao do encerramento do perodo de apurao (artigo 5., Lei n. 9430/96). opo da pessoa jurdica, o Imposto devido poder ser pago em at trs quotas mensais, iguais e sucessivas, vencveis no ltimo dia til dos trs meses subseqentes ao de encerramento do perodo de apurao
84

a que corresponder. Nessa hiptese, nenhuma quota poder ter valor inferior a R$ 1.000,00 (um mil reais); o Imposto de valor inferior a R$ 2.000,00 (dois mil reais) deve ser pago, em quota nica, at o ltimo dia til do ms subseqente ao do encerramento do perodo de apurao. As quotas do Imposto sero acrescidas de juros

equivalentes taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e Custdia SELIC, para ttulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir do primeiro dia do segundo ms subseqente ao do encerramento do perodo de apurao at o ltimo dia do ms anterior ao do pagamento e de um por cento no ms do pagamento.

3.4.1.6 DEDUES DO IMPOSTO MENSAL Para efeito de pagamento, a pessoa jurdica poder deduzir do Imposto apurado no ms: tanto Imposto pago ou retido na fonte sobre as receitas que integraram a base de clculo, quanto para os incentivos de deduo do Imposto relativos ao Programa de Alimentao do Trabalhador, doaes aos Fundos da Criana e do Adolescente, Atividades Culturais ou Artsticas, Atividade Audiovisual, e Vale-transporte este ltimo dever ser apurado at 31 de dezembro de 1997, observados os limites e prazos previstos para estes incentivos (Lei n. 8.981, de 1995, artigo 34; Lei n. 9.065, de 1995, artigo 1.; Lei n. 9.430, de 1996, artigo 2.; e Lei n. 9.532, de 1997, artigo 82, inciso II, alnea "f", Dec. 3000/99, artigo 229).

85

No caso em que o imposto retido na fonte for superior ao devido, a diferena poder ser compensada com o imposto mensal a pagar relativo aos meses subseqentes.

3.4.2 COFINS - CONTRIBUIO PARA FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

A previso para instituio da COFINS decorre do artigo 195 da Constituio Federal e incide sobre o faturamento das sociedades de advogados (artigo195, I, b, CF/88).

3.4.2.1 FATO GERADOR A Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, com a incidncia no-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, conforme decorre da definio trazida pela Lei n.10.833/2003 e pelas alteraes posteriores:

Artigo 1. A Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social COFINS, com a incidncia no-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurdica, independentemente de sua denominao ou classificao contbil.

1. Para efeito do disposto neste artigo, o total das receitas compreende a receita bruta da venda de bens e servios nas operaes em conta prpria ou alheia e todas as demais receitas auferidas pela pessoa jurdica.

86

3.4.2.2 BASE DE CLCULO E ALQUOTA

A Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, com a incidncia no-cumulativa, tem como base de clculo o faturamento, com as dedues previstas pela Lei n. 10.833/2003 e pelas alteraes posteriores:

Artigo 1. (...)

2. A base de clculo da contribuio o valor do faturamento, conforme definido no caput.

3. No integram a base de clculo a que se refere este artigo as receitas:

I - isentas ou no alcanadas pela incidncia da contribuio ou sujeitas alquota 0 (zero);

II - no-operacionais, decorrentes da venda de ativo permanente;

III - auferidas pela pessoa jurdica revendedora, na revenda de mercadorias em relao s quais a contribuio seja exigida da empresa vendedora, na condio de substituta tributria;

IV - de venda dos produtos de que tratam as Leis nos 9.990, de 21 de julho de 2000, 10.147, de 21 de dezembro de 2000, 10.485, de 3 de julho de 2002, e 10.560, de 13 de novembro de 2002, ou quaisquer outras submetidas incidncia monofsica da contribuio;

V - referentes a:

a) vendas canceladas e aos descontos incondicionais concedidos;

b) reverses de provises e recuperaes de crditos baixados como perda que no representem ingresso de novas receitas, o 87

resultado positivo da avaliao de investimentos pelo valor do patrimnio lquido e os lucros e dividendos derivados de investimentos avaliados pelo custo de aquisio que tenham sido computados como receita.

Artigo 2. Para determinao do valor da COFINS aplicar-se-, sobre a base de clculo apurada conforme o disposto no artigo1., a alquota de 7,6% (sete inteiros e seis dcimos por cento).

Artigo 3. Do valor apurado na forma do artigo2. a pessoa jurdica poder descontar crditos calculados em relao a:

I - bens adquiridos para revenda, exceto em relao s mercadorias e aos produtos referidos nos incisos III e IV do 3. do artigo 1.;

II - bens e servios, utilizados como insumo na prestao de servios e na produo ou fabricao de bens ou produtos destinados venda, inclusive combustveis e lubrificantes;

III - energia eltrica consumida nos estabelecimentos da pessoa jurdica;

IV - aluguis de prdios, mquinas e equipamentos, pagos pessoa jurdica, utilizados nas atividades da empresa;

V - despesas financeiras decorrentes de emprstimos, financiamentos e o valor das contraprestaes de operaes de arrendamento mercantil de pessoa jurdica, exceto de optante pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES;

VI - mquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado adquiridos para utilizao na produo de bens destinados venda, ou na prestao de servios;

VII - edificaes e benfeitorias em imveis prprios ou de terceiros, utilizados nas atividades da empresa;

VIII - bens recebidos em devoluo cuja receita de venda tenha integrado faturamento do ms ou de ms anterior, e tributada conforme o disposto nesta Lei;

88

IX - armazenagem de mercadoria e frete na operao de venda, nos casos dos incisos I e II, quando o nus for suportado pelo vendedor.

1. O crdito ser determinado mediante a aplicao da alquota prevista no artigo 2. sobre o valor:

I - dos itens mencionados nos incisos I e II do caput, adquiridos no ms;

II - dos itens mencionados nos incisos III a V e IX do caput, incorridos no ms;

III - dos encargos de depreciao e amortizao dos bens mencionados nos incisos VI e VII do caput, incorridos no ms;

IV - dos bens mencionados no inciso VIII do caput, devolvidos no ms.

2. No dar direito a crdito o valor de mo-de-obra paga a pessoa fsica.

3. O direito ao crdito aplica-se, exclusivamente, em relao:

I - aos bens e servios adquiridos de pessoa jurdica domiciliada no Pas;

II - aos custos e despesas incorridos, pagos ou creditados a pessoa jurdica domiciliada no Pas;

III - aos bens e servios adquiridos e aos custos e despesas incorridos a partir do ms em que se iniciar a aplicao do disposto nesta Lei.

4. O crdito no aproveitado em determinado ms poder s-lo nos meses subseqentes.

3.4.2.3 ALQUOTAS

89

A alquota da COFINS de 7,6% para as empresas optantes pelo lucro real, e de 3% para as empresas optantes pelo lucro presumido, quando no enquadradas no regime da no-cumulatividade.

3.4.2.4 DATA DE PAGAMENTO

Salvo as hipteses de reteno na fonte j referidas no incio desta exposio em que o recolhimento da COFINS dever ocorrer at o terceiro dia til da semana seguinte ao pagamento da nota fiscal , o pagamento da COFINS ocorrer mensalmente no dia 15 do ms posterior ao fato gerador.

3.4.2.5 CDIGO DE RECOLHIMENTO

Com exceo das hipteses de reteno na fonte j referidas em que o recolhimento da COFINS se dar por cdigo especfico , o recolhimento mensal da COFINS ocorrer no dia 15 do ms posterior ao fato gerador, em DARF e sob o Cdigo 2172.

90

3.4.3 CONTRIBUIO AO PROGRAMA DE INTEGRAO SOCIAL - PIS

A previso legal do PIS advm do artigo 195 da Constituio Federal e incide sobre o faturamento das sociedades de advogados (artigo 195, I, b, CF/88).

3.4.3.1 FATO GERADOR

A Contribuio ao PIS, na modalidade de incidncia nocumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, conforme decorre da definio trazida pela Lei n. 10.637/2002 e pelas alteraes posteriores:

Artigo 1. A contribuio para o PIS/Pasep tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurdica, independentemente de sua denominao ou classificao contbil.

1. Para efeito do disposto neste artigo, o total das receitas compreende a receita bruta da venda de bens e servios nas operaes em conta prpria ou alheia e todas as demais receitas auferidas pela pessoa jurdica.

3.4.3.2 BASE DE CLCULO

A Lei n. 10.637/2002, que introduziu a no-cumulatividade no sistema da contribuio para o PIS, estabeleceu no 2. do seu artigo 1. a base de clculo e suas respectivas dedues:

91

(...)

2. A base de clculo da contribuio para o PIS/Pasep o valor do faturamento, conforme definido no caput.

3. No integram a base de clculo a que se refere este artigo, as receitas:

I - decorrentes de sadas isentas da contribuio ou sujeitas alquota zero;

II - (VETADO)

III - auferidas pela pessoa jurdica revendedora, na revenda de mercadorias em relao s quais a contribuio seja exigida da empresa vendedora, na condio de substituta tributria;

IV -de venda de lcool para fins carburantes;

V - referentes a:

a) vendas canceladas e aos descontos incondicionais concedidos;

b) reverses de provises e recuperaes de crditos baixados como perda, que no representem ingresso de novas receitas, o resultado positivo da avaliao de investimentos pelo valor do patrimnio lquido e os lucros e dividendos derivados de investimentos avaliados pelo custo de aquisio, que tenham sido computados como receita.

VI no operacionais, decorrentes da venda de ativo imobilizado.

3.4.3.3 ALQUOTA

A alquota da contribuio ao PIS, a ser recolhida pela sociedade de advogados optante pelo regime do lucro presumido, de 0,65%
92

sobre a base de clculo referida no artigo 1., 2., Lei n. 10.637/2002, acima descrita.

Na hiptese de a sociedade de advogados optar pelo regime do lucro real, a alquota ser de 1,65%, em sistema da nocumulatividade. Ou seja, a alquota ser aplicada sobre o resultado da base de clculo encontrada aps as seguintes dedues legais, previstas no artigo 3. da Lei n. 10.637/2002:

Artigo 3. Do valor apurado na forma do artigo 2. a pessoa jurdica poder descontar crditos calculados em relao a:

I - bens adquiridos para revenda, exceto em relao s mercadorias e aos produtos referidos:

a) nos incisos III e IV do 3. do artigo 1. desta Lei; e

b) no 1. do artigo 2. desta Lei;

II - bens e servios, utilizados como insumo na prestao de servios e na produo ou fabricao de bens ou produtos destinados venda, inclusive combustveis e lubrificantes, exceto em relao ao pagamento de que trata o artigo 2. da Lei n. 10.485, de 3 de julho de 2002, devido pelo fabricante ou importador, ao concessionrio, pela intermediao ou entrega dos veculos classificados nas posies 87.03 e 87.04 da TIPI;

III - (VETADO)

IV aluguis de prdios, mquinas e equipamentos, pagos pessoa jurdica, utilizados nas atividades da empresa;

V - valor das contraprestaes de operaes de arrendamento mercantil de pessoa jurdica, exceto de optante pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES; 93

VI - mquinas e equipamentos adquiridos para utilizao na fabricao de produtos destinados venda, bem como a outros bens incorporados ao ativo imobilizado;

VII - edificaes e benfeitorias em imveis de terceiros, quando o custo, inclusive de mo-de-obra, tenha sido suportado pela locatria;

VIII - bens recebidos em devoluo, cuja receita de venda tenha integrado faturamento do ms ou de ms anterior, e tributada conforme o disposto nesta Lei.

IX - energia eltrica consumida nos estabelecimentos da pessoa jurdica.

1. O crdito ser determinado mediante a aplicao da alquota prevista no caput do artigo 2. desta Lei sobre o valor:

I - dos itens mencionados nos incisos I e II do caput, adquiridos no ms;

II - dos itens mencionados nos incisos IV, V e IX do caput, incorridos no ms;

III - dos encargos de depreciao e amortizao dos bens mencionados nos incisos VI e VII do caput, incorridos no ms;

IV - dos bens mencionados no inciso VIII do caput, devolvidos no ms.

2. No dar direito a crdito o valor:

I - de mo-de-obra paga a pessoa fsica; e

II - da aquisio de bens ou servios no sujeitos ao pagamento da contribuio, inclusive no caso de iseno, esse ltimo quando revendidos ou utilizados como insumo em produtos ou servios sujeitos alquota 0 (zero), isentos ou no alcanados pela contribuio.

3. O direito ao crdito aplica-se, exclusivamente, em relao:

94

I - aos bens e servios adquiridos de pessoa jurdica domiciliada no Pas;

II - aos custos e despesas incorridos, pagos ou creditados a pessoa jurdica domiciliada no Pas;

III - aos bens e servios adquiridos e aos custos e despesas incorridos a partir do ms em que se iniciar a aplicao do disposto nesta Lei.

4. O crdito no aproveitado em determinado ms poder s-lo nos meses subseqentes.

5. (VETADO)

6. (VETADO)

7. Na hiptese de a pessoa jurdica sujeitar-se incidncia nocumulativa da contribuio para o PIS/Pasep, em relao apenas a parte de suas receitas, o crdito ser apurado, exclusivamente, em relao aos custos, despesas e encargos vinculados a essas receitas.

8. Observadas as normas a serem editadas pela Secretaria da Receita Federal, no caso de custos, despesas e encargos vinculados s receitas referidas no 7o e quelas submetidas ao regime de incidncia cumulativa dessa contribuio, o crdito ser determinado, a critrio da pessoa jurdica, pelo mtodo de:

I apropriao direta, inclusive em relao aos custos, por meio de sistema de contabilidade de custos integrada e coordenada com a escriturao; ou

II rateio proporcional, aplicando-se aos custos, despesas e encargos comuns a relao percentual existente entre a receita bruta sujeita incidncia no-cumulativa e a receita bruta total, auferidas em cada ms.

9. O mtodo eleito pela pessoa jurdica ser aplicado consistentemente por todo o ano-calendrio, observadas as normas a serem editadas pela Secretaria da Receita Federal.

10. (Revogado pela Lei n. 10.925, de 23/07/2004). 95

11. (Revogado pela Lei n. 10.925, de 23/07/2004).

12. Ressalvado o disposto no 2. deste artigo e nos 1. a 3. do artigo 2. desta Lei, na aquisio de mercadoria produzida por pessoa jurdica estabelecida na Zona Franca de Manaus, consoante projeto aprovado pelo Conselho de Administrao da Superintendncia da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, o crdito ser determinado mediante a aplicao da alquota de 1% (um por cento).

3.4.3.4 DATA DE PAGAMENTO

Salvo as hipteses de reteno na fonte j referidas no incio, em que o recolhimento do PIS dever ocorrer at o terceiro dia til da semana seguinte ao pagamento da nota fiscal, o pagamento ocorrer mensalmente no dia 15 do ms posterior ao fato gerador.

3.4.3.5 CDIGO DE RECOLHIMENTO

Com exceo das hipteses de reteno na fonte j referidas no incio desta exposio, em que o recolhimento do PIS se dar por cdigo especfico, o recolhimento mensal do PIS ocorrer atravs de DARF e sob o Cdigo 8109.

3.4.4 CSLL - CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO LQUIDO

96

A previso para instituio da CSLL decorre do artigo 195 da Constituio Federal e incide sobre o faturamento das sociedades de advogados (artigo195, I, b, CF/88).

Desde 1. de janeiro de 1996, as pessoas jurdicas optantes pela tributao com base no lucro presumido calculam a Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido - CSLL mediante a aplicao de um percentual sobre a soma da receita bruta da sua atividade operacional e das demais receitas, resultados e ganhos.

3.4.4.1 FATO GERADOR

O fato gerador da CSLL, conforme artigo 20 da Lei n. 9249/95 com suas alteraes, a receita bruta auferida em cada mscalendrio.

Em breves palavras, a definio de receita bruta, para fins de apurao da CSLL inerente a sociedades de advogados, compreende o preo dos servios prestados e o resultado auferido nas operaes de conta alheia (artigo31 da Lei n. 8.981/95).

3.4.4.2 BASE DE CLCULO

97

Desde 1. de setembro de 2003, a base de clculo da CSLL devida pelas sociedades de advogados, tributadas com base no lucro presumido, corresponde a 32% da receita bruta:

Artigo 20. A partir de 1. de janeiro de 1996, a base de clculo da contribuio social sobre o lucro lquido, devida pelas pessoas jurdicas que efetuarem o pagamento mensal a que se referem os artigos 27 e 29 a 34 da Lei n. 8.981, de 20 de janeiro de 1995, e pelas pessoas jurdicas desobrigadas de escriturao contbil, corresponder a doze por cento da receita bruta, na forma definida na legislao vigente, auferida em cada ms do ano-calendrio (Lei 9.249/95)

Redao alterada pela Lei 10684/2003, DOU de 31.5.2003, Edio Extra - Retificada pelo DOU de 9.6.2003.

Artigo 22. O artigo 20 da Lei n. 9.249, de 26 de dezembro de 1995, passa a vigorar com a seguinte redao:

Artigo 20. A base de clculo da contribuio social sobre o lucro lquido, devida pelas pessoas jurdicas que efetuarem o pagamento mensal a que se referem os artigos 27 e 29 a 34 da Lei n. 8.981, de 20 de janeiro de 1995, e pelas pessoas jurdicas desobrigadas de escriturao contbil, corresponder a doze por cento da receita bruta, na forma definida na legislao vigente, auferida em cada ms do ano calendrio, exceto para as pessoas jurdicas que exeram as atividades a que se refere o inciso III do 1. do artigo 15, cujo percentual corresponder a trinta e dois por cento.

Pargrafo nico. A pessoa jurdica submetida ao lucro poder, excepcionalmente, em relao trimestre-calendrio de 2003, optar pelo sendo definitiva a tributao pelo lucro relativa aos trs primeiros trimestres.

presumido ao quarto lucro real, presumido

3.4.4.3 FORMA DE RECOLHIMENTO/DESTAQUE NA NOTA FISCAL

Eis um exemplo de nota fiscal maior de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), de sociedade de advogados optante pelo lucro presumido:
98

NOTA FISCAL CEDT ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S. Honorrios Advocatcios R$ 5.000,10 IR Fonte 1,5% (R$ 75,00) COFINS 3,0% (R$ 150,00) Pis 0,65% (R$ 32,50) Csll 1,00% (R$ 50,00) Subtotal Total Liquido R$ 4.692,60

3.4.4.4 ALQUOTA

Conforme a Lei n. 9.249/95, artigo 20, alterado pela Lei n.10.684/2003, a alquota da CSLL para as sociedades de advogados optantes pelo regime do Lucro Presumido de 9% sobre a base de clculo presumida de 32% equivalente, portanto, a um percentual de 2,88% sobre o total do faturamento obtido pela sociedade.

Outrossim, quando a nota fiscal ultrapassar a importncia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), como visto, ser necessrio o destaque da CSLL a uma alquota de 1%, ficando o saldo referente diferena de alquota de 1% para 2,88% para ser recolhido ao final do trimestre.

3.4.4.5 DATA DE PAGAMENTO

Como j referidas no incio desta exposio, salvo as hipteses de reteno na fonte em que o recolhimento da CSLL dever
99

ocorrer at o terceiro dia til da semana seguinte ao pagamento da nota fiscal , o pagamento da exao ocorrer no ltimo dia do ms seguinte ao fechamento de cada trimestre, respectivamente em 30/04, 31/07, 31/10 e 31/01.

3.4.4.6 CDIGO DE RECOLHIMENTO

Tambm com exceo das hipteses de reteno na fonte j referidas no incio desta exposio em que o recolhimento da CSLL darse- por cdigo especfico , o recolhimento mensal da CSLL ocorrer no dia 15 do ms posterior ao fato gerador, em DARF e sob o Cdigo 2372, para sociedade de advogados optante pelo regime do lucro presumido.

3.4.5 CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA

A empresa e a equiparada, sem prejuzo do cumprimento de outras obrigaes acessrias previstas na legislao previdenciria, esto obrigadas a:
- inscrever, no Regime Geral de Previdncia Social (RGPS), os segurados empregados e os trabalhadores avulsos a seu servio; - inscrever como contribuintes individuais no RGPS, as pessoas fsicas contratadas sem vnculo empregatcio e os scios-cooperados, no caso de cooperativas, se ainda no inscritos.

100

- elaborar folha de pagamento mensal da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, de forma coletiva por estabelecimento, por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao e resumo geral, nela constando: a) discriminados, o nome de cada segurado e respectivo cargo, funo ou servio prestado; b) agrupados, por categoria, os segurados empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual; c) identificados, o nome das seguradas em gozo de salriomaternidade; d) destacados, as parcelas integrantes e remunerao e os descontos legais; e no-integrantes da

e) indicados, o nmero de quotas de salrio-famlia atribudas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso. - lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies sociais a cargo da empresa, as contribuies sociais previdencirias descontadas dos segurados, as decorrentes de sub-rogao, as retenes e os totais recolhidos; - arrecadar a contribuio social previdenciria a cargo dos segurados empregados e trabalhadores avulsos e, para fatos geradores ocorridos a partir de 1. de abril de 2003, tambm dos contribuintes individuais que lhe prestem servios, mediante desconto da remunerao a eles paga ou creditada; - reter das empresas prestadoras de servios mediante cesso de mo-de-obra ou empreitada nas atividades sujeitas reteno, inclusive em regime de trabalho temporrio, onze por cento do valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios emitido; - fornecer ao contribuinte individual que lhe presta servios, comprovante do pagamento do servio, consignando a identificao completa da empresa, inclusive com o nmero no CNPJ, o valor da remunerao paga, o desconto da contribuio efetuado e o nmero de inscrio do segurado no RGPS; - prestar ao INSS todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse do mesmo, na forma por ele estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao; - exibir fiscalizao do INSS, quando intimada para tal, todos os documentos e livros relacionados com as contribuies sociais; - informar mensalmente, em Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social (GFIP) emitida por estabelecimento da empresa, por obra de construo civil e por tomador de servios, os seus dados cadastrais, os fatos geradores das contribuies sociais e outras informaes de interesse do INSS, na forma estabelecida no Manual da GFIP ; - matricular-se no INSS, dentro do prazo de trinta dias contados da data do incio de suas atividades, quando no inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); 101

- matricular no INSS obra de construo civil executada sob sua responsabilidade, dentro do prazo de trinta dias contados do incio da execuo; - comunicar ao INSS acidente de trabalho ocorrido com segurado empregado e trabalhador avulso, at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato; - elaborar e manter atualizado Laudo Tcnico de Condies Ambientais do Trabalho (LTCAT) com referncia aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores; - elaborar e manter atualizado Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP) abrangendo as atividades desenvolvidas por trabalhador exposto a agente nocivo existente no ambiente de trabalho e fornecer ao trabalhador, quando da resciso do contrato de trabalho, cpia autntica deste documento. - elaborar e manter atualizadas as demonstraes ambientais , quando exigveis em razo da atividade da empresa. Nota: De acordo com a Lei n. 10.666 de 08 de maio de 2003, no seu artigo 8., a empresa que utiliza sistema de processamento eletrnico de dados para registro de negcios e atividades econmicas, escriturao de livros ou produo de documentos de natureza contbil, fiscal, trabalhista e previdenciria obrigada a arquivar e conservar , devidamente certificados, os sistemas e arquivos, em meio digital ou assemelhado, durante dez anos, disposio da fiscalizao.

3.4.5.1 FATO GERADOR

Conforme dispe artigo 22 da Lei n. 8.212/91, o fato gerador da contribuio ao INSS a existncia de remuneraes devidas ou creditadas a qualquer ttulo durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem servios , destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo que esteve disposio do empregador ou tomador de servios, nos termos da lei

102

ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa (Redao dada pela Lei n. 9.876, de 26.11.99). A contribuio da empresa em relao s remuneraes e retribuies pagas ou creditadas pelos servios de segurados empresrios, trabalhadores autnomos, avulsos e demais pessoas fsicas, sem vnculo empregatcio, est disciplinada pela Lei Complementar n. 84, de 18.1.96.

Ainda, conforme dispe o artigo 201 do Decreto n. 3.048 de 6 de maio de 1999 - (DOU n. 86 de 07/05/99 - Seo I p. 50 a 108 ) republicado em 12/05/99 - alterado pelos Decretos n.s 3.265/99, 3.298/99, 3.452/2000, 3.668/2000, 4.032/2001 e 4.079/2002 e 4.729/2003, o fato gerador da contribuio a cargo da empresa, destinada seguridade social, equivale ao total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados empregado e trabalhador avulso, alm das contribuies previstas nos artigos 202 e 204; (Redao dada pelo Decreto n. 3.265, de 29/11/99)

No caso de sociedade civil de prestao de servios profissionais relativos ao exerccio de profisses legalmente regulamentadas, a contribuio da empresa referente aos segurados incidir, ainda, conforme o caso, sobre os valores totais pagos ou creditados aos scios, ainda que a ttulo de antecipao de lucro da pessoa jurdica, quando no houver discriminao entre a remunerao decorrente do trabalho e a proveniente do capital social, ou tratar-se de adiantamento de resultado ainda no-apurado por meio de

103

demonstrao de resultado do exerccio. (artigo 201, 5., inciso II, do Decreto 3048/99, com a Redao dada pelo Decreto n. 4.729, de 9/06/2003).

3.4.5.2 BASE DE CLCULO

base de clculo da contribuio ao INSS, devida pela sociedade de advogados, nos termos estabelecidos pelo artigo 71 da Instruo Normativa n. 3/2005, da Secretaria da Receita Previdenciria, o que segue:

Artigo

71. As bases de clculo das contribuies sociais previdencirias da empresa e do equiparado so as seguintes:

I - o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestam servios, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou de acordo coletivo de trabalho ou de sentena normativa;

II - o total das remuneraes pagas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados contribuintes individuais que lhe prestam servios;

III - o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios em relao a servios que lhe so prestados por cooperados por intermdio de cooperativa de trabalho;

Alm das hipteses acima elencadas, contempla ainda a citada regra normativa, em seus pargrafos 15 e 16, as seguintes situaes passveis de tributao diretamente relacionadas aos advogados:
104

13. Integram a base de clculo da contribuio previdenciria do segurado e da empresa, os honorrios contratuais:

I - pagos a assistentes tcnicos e peritos, nomeados pela justia ou no, decorrentes de sua atuao em aes judiciais;

II - pagos a advogados, nomeados pela justia ou no, decorrentes de sua atuao em aes judiciais.

14. Na hiptese de nomeao de advogados e peritos para atuao judicial sob o amparo da assistncia judiciria, responsvel pelo recolhimento da contribuio patronal o rgo ao qual incumbe o pagamento da remunerao.

15. No integram a base de clculo da contribuio previdenciria da empresa os honorrios de sucumbncia pagos em razo de condenao judicial, integrando, contudo, a base de clculo da contribuio do advogado contribuinte individual.

Especificamente

no

que

concerne

ao

alcance

da

contribuio previdenciria, incidente sobre os valores pagos ou creditados aos scios, merece destaque a previso normativa lanada nos pargrafos 5. e 6. do artigo 71 da Instruo Normativa n. 3/2005, da Secretaria da Receita Previdenciria, a saber:

Artigo 71 (...)

5. No caso de Sociedade Simples de prestao de servios relativos ao exerccio de profisses legalmente regulamentadas, a contribuio da empresa em relao aos scios contribuintes individuais ter como base de clculo:

I - a remunerao paga ou creditada aos scios em decorrncia de seu trabalho, de acordo com a escriturao contbil da empresa, formalizada conforme disposto no inciso IV do caput e no 4., ambos do artigo 60;

II - os valores totais pagos ou creditados aos scios, ainda que a ttulo de antecipao de lucro da pessoa jurdica, quando no houver 105

discriminao entre a remunerao decorrente do trabalho e a proveniente do capital social, ou tratar-se de adiantamento de resultado ainda no apurado por meio de demonstrao de resultado do exerccio ou quando a contabilidade for apresentada de forma deficiente.

6. Para fins do disposto no inciso II do 5., o valor a ser distribudo a ttulo de antecipao de lucro poder ser previamente apurado mediante a elaborao de balancetes contbeis mensais, devendo, nesta hiptese, ser observado que, se a demonstrao de resultado final do exerccio evidenciar uma apurao de lucro inferior ao montante distribudo, a diferena ser considerada remunerao aos scios.

3.4.5.3 ALQUOTA Conforme o artigo 22 da Lei n. 8.212/91, com suas alteraes, so alquotas do INSS devidas por conta da empresa:

(i)

(ii) (iii)

(iv)

- vinte por cento sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem servios, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa. vinte por cento sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados contribuintes individuais que lhe prestem servios; vinte por cento sobre os valores totais pagos ou creditados aos scios, ainda que a ttulo de antecipao de lucro da pessoa jurdica, quando no houver discriminao entre a remunerao decorrente do trabalho e a proveniente do capital social ou tratar-se de adiantamento de resultado ainda no apurado por meio de demonstrao de resultado do exerccio quinze por cento sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios, relativamente a servios que lhe so prestados por cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho. (Inciso acrescentado pela Lei n. 9.876, de 26.11.99)

106

Ateno redobrada merece o artigo 201, 5., inciso II, do Decreto n. 3.048/99, ratificado pelo artigo 71 5. da IN SRP 3/2005, que visa, na falta de discriminao entre remunerao decorrente do trabalho e a proveniente do capital social, tributar o valor pago ou creditado ao scio alquota de 20% sobre os valores pagos pela empresa aos scios como distribuio de resultados.

3.4.5.4 DATA DE PAGAMENTO

O vencimento da obrigao tributria principal ocorre no dia 02 do ms seguinte ao da competncia, nos termos do artigo 30, I, b, da Lei n. 8.212/91.

3.4.5.5 CDIGO DE RECOLHIMENTO

A contribuio deve ser recolhida em Guia da Previdncia Social sob o cdigo 2100.

3.4.6 IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA - ISSQN

107

O Imposto Sobre Servios tributo de competncia dos municpios, conforme previso do artigo 156, inciso III, da Constituio Federal, que estabelece: Compete aos Municpios instituir impostos sobre: servios de qualquer natureza, no compreendidos no artigo 155, inciso II9, definidos em lei complementar.

a lei complementar, como previsto no pargrafo 3. do artigo 156 da Constituio, que deve: I - fixar as suas alquotas mximas e mnimas; II - excluir da sua incidncia exportaes de servios para o

exterior; e, III regular a forma e as condies como isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados.

Como previsto na Constituio, o ISSQN atualmente regido pela Lei Complementar Federal n. 116/03, pelo Decreto-lei n. 406/68 e pela legislao dos respectivos municpios. Em Porto Alegre, o tributo disciplinado pela Lei Complementar n. 7/73 e pela legislao posterior, em especial a Lei Complementar n. 501/03.

3.4.6.1 FATO GERADOR

- art. 155, inciso II, da CF, estabelece: Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: II - operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior 108

O fato gerador do ISSQN, no Municpio de Porto Alegre e para sociedade de advogados, est previsto na Lei Complementar n. 7/73, com alteraes posteriores, em especial na Lei Complementar n. 501/03:
Artigo 3.. fato gerador: I Do Imposto sobre: b) Servios de Qualquer Natureza, a prestao de servios constantes na lista anexa, ainda que esses no se constituam na atividade preponderante do prestador: Na lista de servios, consta, no item 88: 88 - advogados.

3.4.6.2 BASE DE CLCULO

A base de clculo do ISSQN, para a sociedade dos advogados em Porto Alegre, est prevista na Lei Complementar n. 7/73, com alteraes posteriores, em especial na Lei Complementar n. 501/03:
Artigo 20 - A base de clculo do imposto o preo do servio. 1. - Considera-se preo do servio, para os efeitos deste artigo: (..) 2.. Quando se tratar de prestao de servios sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte, o clculo do imposto ser em funo da Unidade Financeira Municipal (UFM), conforme tabela anexa. 3. - Quando os servios a que se referem as alneas abaixo forem prestados por sociedades, independentemente do nmero de funcionrios que possurem, essas ficaro sujeitas ao imposto na forma do pargrafo anterior, calculado em relao a cada profissional habilitado, scio, empregado ou no, que preste servios em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicvel: (...) l) Advogados; (...) 4. - Para fins do pargrafo anterior, considera-se sociedades de profissionais aquelas: 109

I - que no explorem atividade estranha habilitao profissional de seus scios; II em que, relativamente execuo de sua atividade-fim, no ocorra a participao de pessoa jurdica ou de pessoa fsica inabilitada;

TABELA I 10 Tabela para lanamento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, nos termos dos pargrafos 2. e 5. do Artigo 20.
CDIGO B ATIVIDADE Sociedades Civis: Por profissional habilitado, scio, empregados ou no, por ms URM 1 UFM 23,75 UFIR/UFM 23

3.4.6.3 ALQUOTA

Como visto, estando a sociedade de advogados, como regra geral, sujeita ao recolhimento do ISSQN sob a modalidade de pagamento por profissional habilitado, inexiste, em tais hipteses, alquota definida em percentual. Importa dizer que o percentual de comprometimento da receita da empresa com ISSQN poder ser maior ou menor, conforme o nmero de profissionais que a integrem. Todavia, em no perfazendo a sociedade a hiptese tipificada no ordenamento como, por exemplo, a utilizao da sociedade para atividade estranha habilitao profissional de seus scios , o faturamento ser utilizado como base de clculo do tributo, importando um maior comprometimento da receita da empresa com a exao

10

Tabela I anexa LC 209. (Vigncia at 31.12.1999.) 110

tributria ora analisada, hiptese em que no se aplicaria o tratamento diferenciado despendido s sociedades uniprofissionais. Assim, na hiptese de o fisco municipal vir a desconsiderar a natureza especial da sociedade de advogados por qualquer motivo dentre os legalmente autorizados, esta sofreria tributao com base em alquota aplicvel sobre o preo dos servios, adotando-se o previsto no artigo 21, da Lei Complementar Municipal n. 07/73, alterada por outras leis, e em especial pela LC n. 501/03. Vejamos:

Artigo 21 - So fixadas as seguintes alquotas para a cobrana do imposto, quando o preo dos servios for utilizado como base de clculo: (...) XVI demais tipos de prestao de servios: 5%.

3.4.6.4 FORMA DE RECOLHIMENTO

A Lei Complementar n. 7/73 do Municpio de Porto Alegre estabelece que o recolhimento ser feito mediante guia de recolhimento mensal, prevista no artigo 31, que remete aos artigos 27, 68 e 69, os quais estabelecem:

Do Pagamento, da Escriturao e Documentao Fiscal Artigo 31 - O pagamento do imposto far-se- atravs das guias de recolhimento referidas no artigo27 e nas condies estabelecidas pelos artigos 68 e 69 desta Lei Complementar, observados os prazos do calendrio fiscal do Municpio.

111

Artigo 27 - O imposto lanado com base nos elementos do cadastro fiscal e, quando for o caso, nas declaraes apresentadas pelo contribuinte atravs da guia de recolhimento mensal. Artigo 68 - A arrecadao dos tributos ser procedida: I - boca do cofre; II - atravs de cobrana amigvel; ou III - mediante ao executiva. Pargrafo nico - A arrecadao dos tributos se efetivar atravs da Tesouraria, de funcionrio credenciado e de estabelecimento bancrio. Artigo 69 - Os dbitos para com a Fazenda Municipal no pagos na data assinalada para o seu cumprimento sero acrescidos de multa e juros de mora, nos termos do artigo 3. da Lei Complementar n. 361, de 19 de dezembro de 1995.

A guia de recolhimento mensal pode ser obtida no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no endereo:

http://www.portoalegre.rs.gov.br/declaracao_issqn/

3.4.6.5 DATA DE PAGAMENTO

A data do pagamento do ISSQN, em Porto Alegre, foi estabelecida no Calendrio Fiscal do Municpio para o exerccio de 2005, por meio do Decreto n. 14.776, que determina:

Artigo 3. O Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) ser recolhido: I - nos casos relativos prestao de servios sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte (profissionais autnomos): a) em parcela nica, com desconto de 20% (vinte por cento), se o pagamento for efetuado at 10 de fevereiro de 2005; b) em parcela nica, com desconto de 10% (dez por cento), se o pagamento for efetuado at 10 de maro de 2005; c) em 12 (doze) parcelas

112

mensais e consecutivas, com vencimento no ltimo dia til de cada ms, correspondendo a primeira ao ms de janeiro; II - nas hipteses previstas nos incisos VII, VIII e X do artigo 1. Lei Complementar n. 306, de 1993, com a alterao da Lei Complementar n. 427, de 1998, o imposto dever ser recolhido at o dia 10 (dez) do ms seguinte ao do efetivo pagamento do servio tomado. III - nos demais casos, at o dia 10 (dez) do ms seguinte ao da competncia.* *pagamento de ISSQN, por profissional, relacionado sociedade de advogados.

3.4.6.6 CDIGO DE RECOLHIMENTO

A guia de arrecadao do ISSQN obtida no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre; nele preenchido o campo especfico em relao situao se o recolhimento da sociedade d-se por profissional habilitado ou com base no faturamento. O cdigo 2.07.06 varia quanto atividade, ao nmero de profissionais, etc.

Na cidade de Porto Alegre, a gerao da guia de recolhimento pode ser realizada diretamente no seguinte endereo eletrnico:

http://www.portoalegre.rs.gov.br/smf/issqn/calculo/calcpro.asp

113

3.5

CONTABILIDADE, LIVROS OBRIGATRIOS, DEMONSTRAES CONTBEIS, DISTRIBUIO DE RESULTADOS E OUTRAS OBRIGAES ACESSRIAS

3.5.1 CONTABILIDADE

A contabilidade de uma sociedade de advogados segue as normais legais aplicveis quanto s obrigaes, principais e acessrias, relativas a uma sociedade empresria ou simples, sob o regime geral (noincluda no regime especial do SIMPLES).

Portanto, h a obrigatoriedade legal de que a escriturao de livros obrigatrios, declaraes e demonstraes de uma sociedade de advogados perfectibilize-se atravs do profissional de contabilidade

devidamente habilitado, razo pela qual ao advogado, destinatrio desse trabalho, interessam apenas noes gerais.

Quanto aos principais livros exigidos pela legislao de regncia, alm dos livros Dirio e Razo, cabe ainda manter o livro para escriturao perante o ISSQN e o Livro de Registro de Empregados. Ainda, so obrigaes de uma sociedade de advogados a transmisso da DCTF e DIRF Receita Federal, da GFIP ao Instituto Nacional da Previdncia Social e a Declarao Eletrnica (ISSQNDec) Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

114

3.5.2 DECLARAO DE DBITOS E CRDITOS TRIBUTRIOS FEDERAIS (DCTF)

Atualmente, a Instruo Normativa SRF n. 532, de 30 de maro de 2005, DOU de 6.4.2005, que alterou a Instruo Normativa SRF n. 482, de 21 de dezembro de 2004, que dispe sobre a Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais (DCTF).

3.5.2.1 OBRIGATORIEDADE DA ENTREGA

A partir do ano-calendrio de 2005, devero apresentar mensalmente a DCTF, de forma centralizada pela matriz, as pessoas jurdicas em geral, inclusive as equiparadas, imunes e isentas:
I - cuja receita bruta auferida no segundo ano-calendrio anterior ao perodo correspondente DCTF a ser apresentada tenha sido superior a 30 (trinta) milhes de reais; ou II - cujo somatrio dos dbitos declarados nas DCTF relativas ao segundo ano-calendrio anterior ao perodo correspondente DCTF a ser apresentada tenha sido superior a 3 (trs) milhes de reais.

Entende-se por receita bruta a totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurdica, sendo irrelevantes o tipo de atividade por ela exercida e a classificao contbil adotada para as receitas.

3.5.2.2 DISPENSA DE APRESENTAO

115

Esto dispensadas da apresentao da DCTF:


I - as microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no regime do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples), relativamente aos perodos abrangidos por esse sistema; II - as pessoas jurdicas imunes e isentas, cujo valor mensal de impostos e contribuies a declarar na DCTF seja inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais); III - as pessoas jurdicas que se mantiveram inativas desde o incio do ano-calendrio a que se referirem as DCTF, relativamente s declaraes correspondentes aos perodos em que se mantiverem inativas; IV - os rgos pblicos, as autarquias e as fundaes pblicas; V - os consrcios constitudos na forma dos artigos 278 e 279 da Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976; VI - os fundos em condomnio e os clubes de investimento que no se enquadrem no disposto no artigo2. da Lei n. 9.779, de 19 de janeiro de 1999.

No est dispensada da apresentao da DCTF, a pessoa jurdica:


I - excluda do Simples, a partir, inclusive, do semestre que compreender o ms em que a excluso surtir seus efeitos; II - cuja imunidade ou iseno houver sido suspensa ou revogada, a partir, inclusive, do semestre do evento; III - referida no inciso III (acima), a partir do perodo, inclusive, em que praticar qualquer atividade operacional, no-operacional, financeira ou patrimonial.

Considera-se inativa a pessoa jurdica que no realizar qualquer atividade operacional, no-operacional, financeira ou patrimonial no curso do perodo. Alm disso, ainda que no tenha dbito a declarar, a pessoa jurdica dever apresentar a DCTF, a partir do perodo em que ficar obrigada sua apresentao.

116

3.5.2.3 DA FORMA DE APRESENTAO

A DCTF elaborada mediante a utilizao de programas geradores de declarao, que esto disponveis na pgina da Receita Federal (SRF) na Internet, no endereo: http://www.receita.fazenda.gov.br. A DCTF deve ser transmitida pela Internet com a utilizao do programa Receitanet, disponvel no endereo eletrnico referido acima. Excepcionalmente, para a transmisso da DCTF

Semestral, relativamente ao ano-calendrio de 2005, opcional a utilizao de certificado digital.

3.5.2.4 DO PRAZO DE ENTREGA

A DCTF ser apresentada, pelas pessoas jurdicas no regime geral, at o quinto dia til do ms de outubro de cada ano-calendrio, no caso de DCTF relativa ao primeiro semestre; e at o quinto dia til do ms de abril de cada ano-calendrio, no caso de DCTF relativa ao segundo semestre do ano-calendrio anterior. No caso de extino, incorporao, fuso, ciso parcial ou ciso total, a DCTF Mensal ou a DCTF Semestral ser apresentada pela pessoa jurdica extinta, incorporada, incorporadora, fusionada ou cindida at o quinto dia til do segundo ms subseqente realizao do evento.

117

DCTF Mensal 2005

Janeiro de 2005 Fevereiro de 2005 Maro de 2005 Abril de 2005 Maio de 2005 Junho de 2005 Julho de 2005 Agosto de 2005 Setembro de 2005 Outubro de 2005 Novembro de 2005 Dezembro de 2005 1. semestre 2005 2. semestre 2005

at 07 de maro de 2005 at 07 de abril de 2005 at 06 de maio de 2005 at 07 de junho de 2005 at 07 de julho de 2005 at 05 de agosto de 2005 at 08 de setembro de 2005 at 07 de outubro de 2005 at 08 de novembro de 2005 at 07 de dezembro de 2005 at 06 de janeiro de 2006 at 07 de fevereiro de 2006 at 07 de outubro de 2005 at 07 de abril de 2006

DCTF Semestral 2005

3.5.2.5 DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIES DECLARADOS NA DCTF

A DCTF conter informaes relativas aos seguintes impostos e contribuies federais:


I - Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurdicas (IRPJ); II - Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF); III - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); IV - Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou relativo a Ttulos ou Valores Mobilirios (IOF); V - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL); VI - Contribuio para o PIS/Pasep; VII - Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); VIII - Contribuio Provisria sobre a Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF); IX - Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CideCombustvel) incidente sobre a importao e a comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados, e lcool etlico combustvel; e

118

X - Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CideRemessa) destinada a financiar o Programa de Estmulo Interao Universidade-Empresa para o Apoio Inovao.

s sociedade de advogados maior nfase merecem os itens I, II, V, VI, VII e VIII. Os valores referentes CSLL, COFINS e ao PIS/Pasep retidos na fonte pelas pessoas jurdicas de direito privado na forma do artigo 30 da Lei n. 10.833, de 29 de dezembro de 2003, e os valores relativos COFINS e ao PIS/Pasep retidos na forma do artigo1. da Lei n. 10.485, de 3 de julho de 2002, alterado pelo artigo 36 da Lei n. 10.865, de 30 de abril de 2004, devem ser informados na DCTF no grupo Contribuies Sociais Retidas na Fonte (CSRF). Os valores referentes ao IRPJ, CSLL, COFINS e ao PIS/Pasep retidos na fonte pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades na forma do inciso III do artigo 34 da Lei n. 10.833, de 2003, devem ser informados na DCTF no grupo Contribuies Sociais e Imposto de Renda Retidos na Fonte (COSIRF).

3.5.2.6 DAS PENALIDADES

A sociedade de advogados que deixar de apresentar a DCTF nos prazos fixados, ou que a apresentar com incorrees ou omisses, ser intimada a apresentar declarao original, no caso de no-apresentao,

119

ou a prestar esclarecimentos, nos demais casos, no prazo estipulado pela SRF, e sujeitar-se- s seguintes multas:
I - de dois por cento ao ms-calendrio ou frao, incidente sobre o montante dos tributos e contribuies informados na DCTF, ainda que integralmente pago, no caso de falta de entrega desta declarao ou entrega aps o prazo, limitada a vinte por cento. II - de R$ 20,00 (vinte reais) para cada grupo de dez informaes incorretas ou omitidas.

Para efeito de aplicao da multa prevista no item I acima, ser considerado como termo inicial o dia seguinte ao trmino do prazo originalmente fixado para a entrega da declarao, e como termo final a data da efetiva entrega ou, no caso de no-apresentao, a data da lavratura do auto de infrao. A multa mnima a ser aplicada ser de:

I - R$ 200,00 (duzentos reais), tratando-se de pessoa jurdica inativa; II - R$ 500,00 (quinhentos reais), nos demais casos.

Observada a multa mnima acima fixada, as multas sero reduzidas:

I - em cinqenta por cento, quando a declarao for apresentada aps o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofcio; II - em vinte e cinco por cento, se houver a apresentao da declarao no prazo fixado em intimao.

As multas sero exigidas de ofcio.

120

Informaes complementares sobre a entrega da DCTF, orientaes, obteno do repertrio da legislao aplicvel podem ser obtidos nos seguintes endereos eletrnicos abaixo descritos:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LegisAssunto/Dctf.htm http://www.receita.fazenda.gov.br/principal/Informacoes/InfoDeclara/declaraDCTF.htm

3.5.3 DECLARAO DO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (DIRF)

Atualmente, a Instruo Normativa SRF n. 493 de 13 de janeiro de 2005, alterada pela IN SRF n. 511, de 15 de fevereiro de 2005 e Anexo I, alterado pela IN SRF n. 537, de 18 de abril de 2005 que dispe sobre a Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF).

3.5.3.1 OBRIGATORIEDADE DA DIRF

Devem apresentar a Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) as seguintes pessoas jurdicas e fsicas, que tenham pago ou creditado rendimentos que hajam sofrido reteno do Imposto de Renda na fonte, ainda que em um nico ms do ano-calendrio a que se referir a declarao, por si ou como representantes de terceiros:
I - estabelecimentos matrizes de pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Brasil, inclusive as imunes ou isentas; II - pessoas jurdicas de direito pblico;

121

III - filiais, sucursais ou representaes de pessoas jurdicas com sede no exterior; IV - empresas individuais; V - caixas, associaes e organizaes sindicais de empregados e empregadores; VI - titulares de servios notariais e de registro; VII - condomnios edilcios; VIII - pessoas fsicas; IX - instituies administradoras de fundos ou clubes de investimentos; e X - rgos gestores de mo-de-obra do trabalho porturio.

Tambm so obrigadas apresentao da DIRF as pessoas jurdicas que tenham efetuado reteno, ainda que em nico ms do ano-calendrio a que se referir a DIRF, da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), e da Contribuio para o PIS/Pasep sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurdicas, nos termos dos artigos 30, 33 e 34 da Lei n. 10.833, de 29 de dezembro de 2003. As pessoas obrigadas a apresentar a DIRF, conforme acima explicado, devem informar todos os beneficirios de rendimentos:
I - que tenham sofrido reteno do imposto, ainda que em um nico ms do ano-calendrio; II - do trabalho assalariado ou no assalariado, de aluguis e de royalties, acima de R$ 6.000,00 (seis mil reais), pagos durante o ano-calendrio, ainda que no tenham sofrido reteno do imposto; e III - de previdncia privada e de planos de seguros de vida com clusula de cobertura por sobrevivncia - Vida Gerador de Benefcio Livre (VGBL), pagos durante o ano-calendrio, ainda que no tenham sofrido reteno do imposto.

122

3.5.3.2 DA FORMA DE APRESENTAO

A DIRF ser apresentada, por meio da internet, atravs do programa gerador da Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF 2005), de uso obrigatrio pelas fontes pagadoras, pessoas fsicas e jurdicas. A Receita Federal disponibiliza em sua pgina na Internet, no endereo <http://www.receita.fazenda.gov.br>, o programa gerador utilizvel em equipamentos da linha PC ou compatveis. Para o sucesso da transmisso dos dados, o programa Receitanet deve estar instalado.

3.5.3.3 DO PRAZO DE ENTREGA

Salvo alterao para o ano de 2006, a DIRF deve ser entregue anualmente, at as 20 horas (horrio de Braslia) do dia 28 do ms de fevereiro do ano seguinte ao que se referir.

3.5.3.4 MODALIDADES E INFORMAES CONSTANTES DA DIRF

Devem ser informados na DIRF os rendimentos tributveis em relao aos quais tenha havido depsito judicial do imposto e/ou contribuies, ou ainda que, mediante concesso de medida liminar ou de tutela antecipada, nos termos do artigo 151 da Lei n. 5.172, de 25 de outubro
123

de 1966 - Cdigo Tributrio Nacional (CTN), no tenha havido reteno do Imposto de Renda e/ou contribuies na fonte. Os rendimentos sujeitos a ajuste na Declarao de Ajuste Anual pagos a beneficirio pessoa fsica devem ser informados

discriminadamente. Relativamente DIRF apresentada para ano-calendrio, a partir de 2004, ficou dispensada a informao de rendimentos correspondentes a juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, scios ou acionistas, a ttulo de remunerao do capital prprio calculados sobre as contas do patrimnio lquido da pessoa jurdica, e relativos ao cdigo de arrecadao 5706, cujo Imposto de Renda retido na fonte, no ano-calendrio, foi igual ou inferior a R$ 10,00 (dez reais). A DIRF deve conter as seguintes informaes quando os beneficirios forem pessoas fsicas:
I - nome; II - nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF); III - relativamente aos rendimentos tributveis: a) os valores dos rendimentos pagos durante o ano-calendrio, discriminados por ms de pagamento e por cdigo de reteno, que tenham sofrido reteno do Imposto de Renda na fonte, ou no tenham sofrido reteno por se enquadrarem abaixo do limite de iseno da tabela progressiva mensal vigente poca do pagamento; b) o valor das dedues; c) o respectivo valor do Imposto de Renda retido na fonte; IV - relativamente aos rendimentos pagos que no tenham sofrido reteno do Imposto de Renda na fonte ou tenham sofrido reteno sem o correspondente recolhimento, em virtude de depsito judicial do imposto ou concesso de medida liminar ou de tutela antecipada, nos termos do artigo151 do CTN:

124

a) os valores dos rendimentos pagos durante o ano-calendrio, discriminados por ms de pagamento e por cdigo de reteno, mesmo que a reteno do Imposto de Renda na fonte no tenha sido efetuada; b) o valor das dedues; c) o valor do Imposto de Renda na fonte que tenha deixado de ser retido; d) o valor do Imposto de Renda retido na fonte que tenha sido depositado judicialmente; V - relativamente compensao de imposto retido na fonte com imposto retido no prprio ano-calendrio ou em anos anteriores, em cumprimento de deciso judicial, deve ser informado: a) no campo Imposto Retido do quadro Rendimentos Tributveis, nos meses da compensao, o valor da reteno mensal diminudo do valor compensado; b) nos campos Imposto do Ano-Calendrio e Imposto de Anos Anteriores do quadro Compensao por Deciso Judicial, nos meses da compensao, o valor compensado do Imposto de Renda retido na fonte correspondente ao ano-calendrio ou a anos anteriores.

Devem ser informados a soma dos valores pagos em cada ms independentemente de se tratar de pagamento integral em parcela nica, de antecipaes ou de saldo de rendimentos , e o respectivo imposto retido. No caso de trabalho assalariado:
I - no ser informada na DIRF a soma das quantias mensais de R$ 100,00 (cem reais) pagas nos meses de agosto a dezembro do ano-calendrio de 2004, de que trata o artigo1. da Lei n. 10.996, de 15 de dezembro de 2004, devendo o referido montante ser informado na linha 7 (Outros) do Quadro 4 (Rendimentos Isentos e No-tributveis) do Comprovante de Rendimentos Pagos e de Reteno do Imposto de Renda na Fonte, aprovado pela Instruo Normativa SRF n. 120, de 28 de dezembro de 2000; II - as dedues correspondem soma dos valores relativos a dependentes, contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, contribuies para entidades de previdncia privada domiciliadas no Brasil e para Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), cujo nus tenha sido do beneficirio, destinadas a assegurar benefcios complementares assemelhados aos da Previdncia Social, e a penso alimentcia paga, em face das normas do Direito de Famlia, quando em cumprimento de deciso judicial ou acordo 125

homologado judicialmente, inclusive a prestao de alimentos provisionais.

A remunerao correspondente a frias, acrescida dos abonos legais, e a participao do empregado nos lucros ou resultados devem ser somadas s informaes do ms em que tenham sido efetivamente pagas, procedendo-se da mesma forma em relao s dedues e respectiva reteno do Imposto de Renda na fonte. No tocante ao dcimo terceiro salrio, devem ser informados o valor total pago durante o ano-calendrio, a soma das dedues utilizadas para reduzir a base de clculo desta gratificao e o respectivo Imposto de Renda retido na fonte. Nos casos a seguir, deve ser informado como rendimento tributvel:
I - quarenta por cento do rendimento decorrente do transporte de carga e de servios com trator, mquina de terraplenagem, colheitadeira e assemelhados; II - sessenta por cento do rendimento decorrente do transporte de passageiros; III - o valor pago a ttulo de aluguel, diminudo dos seguintes encargos, desde que o nus tenha sido exclusivamente do locador, e o recolhimento tenha sido efetuado pelo locatrio: a) impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que tenha produzido o rendimento; b) aluguel pago pela locao de imvel sublocado; c) despesas pagas para cobrana ou recebimento do rendimento; d) despesas de condomnio; IV - a parte dos proventos de aposentadoria e penso, transferncia para reserva remunerada ou reforma, que exceda ao limite de iseno da tabela progressiva mensal vigente poca do pagamento em cada ms, a partir do ms em que o beneficirio tenha completado sessenta e cinco anos, pagos pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, por qualquer pessoa jurdica de direito pblico interno ou por entidade de previdncia privada; 126

V - 25% dos rendimentos do trabalho assalariado percebidos, em moeda estrangeira, por residente no Brasil, no caso de ausentes no exterior a servio do Pas, em autarquias ou reparties do Governo brasileiro situadas no exterior, convertidos em reais pela cotao do dlar dos Estados Unidos da Amrica fixada para compra, pelo Banco Central do Brasil para o ltimo dia til da primeira quinzena do ms anterior ao do pagamento do rendimento, e divulgada pela SRF.

Na hiptese do item V acima, as dedues devem ser convertidas em dlares dos Estados Unidos da Amrica, pelo valor fixado pela autoridade monetria do pas no qual as despesas foram realizadas, para a data do pagamento; em seguida, o valor deve ser convertido em reais pela cotao do dlar fixada para venda pelo Banco Central do Brasil no ltimo dia til da primeira quinzena do ms anterior ao do pagamento, e divulgada pela Receita Federal.

No se considera rendimento tributvel o valor do acrscimo de remunerao proporcional ao valor da Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira (CPMF), de que trata o artigo 17, incisos II e III, da Lei n. 9.311, de 24 de outubro de 1996. A DIRF deve conter as seguintes informaes quando os beneficirios forem pessoas jurdicas:
I - nome empresarial; II - nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ); III - os valores dos rendimentos tributveis pagos ou creditados no ano-calendrio, discriminados por ms de pagamento ou crdito e por cdigo de reteno, que: a) tenham sofrido reteno do Imposto de Renda e/ou de contribuies na fonte, ainda que o correspondente recolhimento no tenha sido efetuado, inclusive por deciso judicial; e

127

b) no tenham sofrido reteno do Imposto de Renda e/ou de contribuies na fonte em virtude de deciso judicial; IV - o respectivo valor do Imposto de Renda e/ou contribuies retidos na fonte.

Os rendimentos e o respectivo Imposto de Renda na fonte devem ser informados na DIRF:


I - da pessoa jurdica que tenha pago a outras pessoas jurdicas importncias a ttulo de comisses e corretagens relativas a: a) colocao ou negociao de ttulos de renda fixa; b) operaes realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; c) distribuio de valores mobilirios emitidos, no caso de pessoa jurdica que atue como agente da companhia emissora; d) operaes de cmbio; e) vendas de passagens, excurses ou viagens; f) administrao de cartes de crdito; g) prestao de servios de distribuio de refeies pelo sistema de refeies-convnio; h) prestao de servios de administrao de convnios; II - do anunciante que tenha pago a agncias de propaganda importncias relativas prestao de servios de propaganda e publicidade.

As pessoas jurdicas que tenham recebido as importncias de que trata o artigo 15 da Instruo Normativa SRF n. 493 de 13 de janeiro de 2005, alterada pela IN SRF n. 511, de 15 de fevereiro de 2005 , devem fornecer s pessoas jurdicas que as tenham pago, at 31 de janeiro do ano subseqente quele a que se referir a DIRF, documento comprobatrio com indicao do valor das importncias pagas e do respectivo Imposto de Renda recolhido, relativos ao ano-calendrio anterior.

128

No devem ser informados na DIRF nem os rendimentos pagos a pessoas fsicas no-residentes no Brasil ou pessoas jurdicas domiciliadas no exterior, nem o respectivo Imposto de Renda retido na fonte. O rendimento tributvel de aplicaes financeiras

corresponde ao valor que tenha servido de base de clculo do Imposto de Renda retido na fonte.

3.5.3.5 DAS PENALIDADES

O declarante sujeita-se s penalidades previstas na legislao vigente, conforme disposto na Instruo Normativa SRF n. 197, de 10 de setembro de 2002, nos casos de:
I - falta de apresentao da DIRF no prazo fixado, ou a sua apresentao aps o prazo; II - apresentao da DIRF com incorrees ou omisses.

Informaes complementares sobre a entrega da DIRF, orientaes, obteno do repertrio da legislao aplicvel podem ser obtidas nos endereos eletrnicos abaixo descritos:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LegisAssunto/DIRF.htm http://www.receita.fazenda.gov.br/principal/Informacoes/InfoDeclara/declaraDIRF.htm

129

3.5.4 DECLARAO DE INFORMAES ECONMICO-FISCAIS DA PESSOA JURDICA (DIPJ)

A IN n. 127, de 30 de outubro de 1998, extinguiu a declarao de rendimentos da pessoa jurdica tributada pelo lucro real, presumido ou arbitrado, e instituiu a Declarao Integrada de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica DIPJ que, na realidade, simples troca de nome.

3.5.4.1 OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAO

A partir do ano-calendrio de 1999, todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas, esto obrigadas a apresentar, anualmente, centralizada pela matriz, a declarao ora comentada. Qualquer que seja a forma de apurao dos resultados sujeitos tributao real, presumido ou arbitrado , as pessoas jurdicas devero apresentar a DIPJ, compreendendo o resultado dos servios prestados no perodo de janeiro a 31 de dezembro.

3.5.4.2 DISPENSA DE APRESENTAO

A obrigatoriedade no se aplica:
I - s microempresas e empresas de pequeno porte, optantes pelo regime do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e 130

Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte SIMPLES; II - aos rgos pblicos, s autarquias e fundaes pblicas.

3.5.4.3 FORMA DE APRESENTAO

A DIPJ ser apresentada em meio magntico, mediante a utilizao de programa gerador de declarao, disponvel para os contribuintes na pgina da Receita Federal (SRF) na Internet, no endereo: <http://www.receita.fazenda.gov.br>. A transmisso de dados pela internet Receita Federal realizado atravs do Receitanet, que est disponvel em sua pgina na Internet, no endereo mencionado.

3.5.4.4 PRAZO DE APRESENTAO

A IN n. 162, de 23-12-99, que fixava os prazos de entrega da DIPJ a partir do ano-calendrio de 2000, foi revogada pela IN n. 79, de 0108-00. Os prazos de entrega passaram a ser fixados em Instruo Normativa, que aprova o programa gerador e as instrues para preenchimento da DIPJ de cada ano. O prazo para apresentao das declaraes geradas pelo programa DIPJ, a exemplo do que ocorreu em 2005, encerra em 30 de junho,
131

tanto para as pessoas jurdicas imunes ou isentas, como para as demais pessoas jurdicas.
DIPJ 2005 Imunes e Isentas: 30 Junho de 2005 Demais PJ: 30 de junho de 2005

A apresentao da declarao pela Internet dever ser transmitidas at s 20 horas (horrio de Braslia) do ltimo dia fixado para a entrega.

3.5.4.5 TRIBUTOS DECLARADOS NA DIPJ A DIPJ conter informaes sobre os seguintes impostos e contribuies devidos pela pessoa jurdica:
I - Imposto sobre a Renda, Pessoa Jurdica - IRPJ; II - Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI; III - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR; IV - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL; V - Contribuio PIS/PASEP; VI - Contribuio Social para o Financiamento da Seguridade Social COFINS.

No caso do item III acima as informaes a serem prestadas so as relativas ao ano-calendrio da entrega da declarao. No caso dos itens I, II e IV a VI, acima, as informaes a serem prestadas so as relativas ao ano-calendrio anterior.

132

3.5.4.6 PENALIDADES

A apresentao da declarao aps o prazo fixado sujeita o contribuinte multa prevista no artigo 7. da Lei n. 10.426, de 24 de abril de 2002.

A Lei n. 11.051, de 29/12/2004, no artigo 20 trouxe:

artigo 7. da Lei no 10.426, de 24 de abril de 2002, passa a vigorar com a seguinte redao: "Artigo 7. O sujeito passivo que deixar de apresentar Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica - DIPJ, Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais DCTF, Declarao Simplificada da Pessoa Jurdica, Declarao de Imposto de Renda Retido na Fonte - DIRF e Demonstrativo de Apurao de Contribuies Sociais Dacon, nos prazos fixados, ou que as apresentar com incorrees ou omisses, ser intimado a apresentar declarao original, no caso de no-apresentao, ou a prestar esclarecimentos, nos demais casos, no prazo estipulado pela Secretaria da Receita Federal - SRF, e sujeitar-se- s seguintes multas: ............................................................................ III - de 2% (dois por cento) ao ms-calendrio ou frao, incidente sobre o montante da COFINS, ou, na sua falta, da contribuio para o PIS/Pasep, informado no Dacon, ainda que integralmente pago, no caso de falta de entrega desta Declarao ou entrega aps o prazo, limitada a 20% (vinte por cento), observado o disposto no 3o deste artigo; e IV - de R$ 20,00 (vinte reais) para cada grupo de 10 (dez) informaes incorretas ou omitidas. 1. Para efeito de aplicao das multas previstas nos incisos I, II e III do caput deste artigo, ser considerado como termo inicial o dia seguinte ao trmino do prazo originalmente fixado para a entrega da declarao e como termo final a data da efetiva entrega ou, no caso de no-apresentao, da lavratura do auto de infrao. ............................................................................" (NR)

133

Informaes complementares sobre a entrega da DIPJ, orientaes, obteno do repertrio da legislao aplicvel podem ser obtidas nos endereos eletrnicos abaixo descritos:

http://www.receita.fazenda.gov.br/principal/Informacoes/InfoDeclara/declaraDIPJ.htm

http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LegisAssunto/DecRenIRPJ.htm

3.5.5 GUIA DE RECOLHIMENTO DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIO E INFORMAES PREVIDNCIA SOCIAL GFIP

3.5.5.1 OBRIGATORIEDADE DE ENTREGA

A Lei n. 9.528/97 introduziu a obrigatoriedade de apresentao da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social - GFIP. Desde a competncia de janeiro de 1999, todas as pessoas fsicas ou jurdicas sujeitas ao recolhimento do FGTS, conforme estabelece a Lei n. 8.036/90 e a legislao posterior, bem como s contribuies e/ou informaes Previdncia Social, conforme disposto nas Leis n. 8.212/91 e 8.213/91 e legislao posterior, esto sujeitas ao cumprimento desta obrigao. Devero ser informados os dados da empresa e dos trabalhadores, os fatos geradores de contribuies previdencirias e valores devidos ao INSS, bem como as remuneraes dos trabalhadores e o valor a ser recolhido ao FGTS.
134

A empresa est obrigada entrega da GFIP ainda que no haja recolhimento para o FGTS, caso em que esta GFIP ser declaratria, contendo todas as informaes cadastrais e financeiras de interesse da Previdncia Social.

3.5.5.2 DISPENSA DE APRESENTAO DA GFIP

Esto desobrigados de entregar a GFIP:

- O contribuinte individual sem segurado que lhe preste servio; - O segurado especial; - Os rgos pblicos em relao aos servidores estatutrios filiados a regime prprio de previdncia social; - O empregador domstico que no recolher o FGTS para o empregado domstico; O segurado facultativo.

3.5.5.3 FORMA DE APRESENTAO

As orientaes para o correto preenchimento da GFIP meio magntico (SEFIP) e demais informaes sobre o assunto esto minuciosamente detalhadas no Manual da GFIP na pgina da Previdncia Social, no seguinte endereo eletrnico:
http://www.previdencia.gov.br/03_02_02_09.asp

135

Informaes complementares sobre a entrega da GFIP, orientaes, obteno do repertrio da legislao aplicvel tambm podem ser obtidas no endereo eletrnico acima descrito e no abaixo citado:

http://www.mpas.gov.br/03_01_02_15.asp

3.5.5.4 PRAZO DE ENTREGA

A GFIP dever ser entregue/recolhida at o dia 7 do ms seguinte quele em que a remunerao foi paga, creditada ou se tornou devida ao trabalhador e/ou tenha ocorrido outro fato gerador de contribuio Previdncia Social. Caso no haja expediente bancrio no dia 7, a entrega dever ser antecipada para o dia de expediente bancrio imediatamente anterior.

3.5.5.5 PENALIDADES

Deixar de apresentar a GFIP, apresent-la com dados nocorrespondentes aos fatos geradores, bem como apresent-la com erro de preenchimento nos dados no-relacionados aos fatos geradores, sujeitaro os responsveis s multas previstas na Lei n. 8.212/91 e alteraes posteriores, e s sanes previstas na Lei n. 8.036/90.

136

Nos casos acima, a correo da falta, antes de qualquer procedimento administrativo ou fiscal por parte do INSS, caracteriza a denncia espontnea, afastando a aplicao das penalidades previstas. O pagamento da multa pela ausncia de entrega da GFIP no supre a falta deste documento, permanecendo o impedimento para obteno de Certido Negativa de Dbito - CND.

3.5.6 DECLARAO ELETRNICA MENSAL DO ISSQN ISSQNDEC

O DECRETO n. 14.491/2004, do Municpio de Porto Alegre, normatizou a escriturao eletrnica mensal do livro fiscal e a Declarao Eletrnica Anual a ser realizada por meio do software ISSQNDec, regulamentando o disposto nos artigos 32, inciso II, e 85 da Lei Complementar n. 07, de 07 de dezembro de 1973 e alteraes, e nos pargrafos 1. e 3. do artigo 3. da Lei Complementar n. 306, de 23 de dezembro de 1993 e alteraes.

Dispe o dito Decreto:

Artigo 1. - A escriturao fiscal, alm de atender os outros dispositivos previstos na legislao municipal, compreende o preenchimento da: I - Declarao Mensal - escriturao eletrnica do livro fiscal do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) instrumento que registra, por competncia, a escriturao da movimentao fiscal referente aos servios prestados e tomados de terceiros, possibilitando, ainda, a emisso de documento de arrecadao referente escriturao efetuada. 137

II Declarao Anual, instrumento que registra as receitas auferidas no perodo de um ano-fiscal, discriminadas por competncia. 1. - Os instrumentos acima devero ser efetuados por meio do programa de computador (software) ISSQNDec, o qual ser fornecido pela Secretaria Municipal da Fazenda na Internet. 2. - A declarao prevista nos pargrafos 1. e 3. do artigo 3. da Lei Complementar n. 306/93 e alteraes, se efetivar atravs do documento previsto no inciso I deste artigo.

Disps, ainda, o artigo 2., nico do Decreto em referncia:


Artigo 2. - Omissis Pargrafo nico - As pessoas obrigadas a efetuar a Declarao Mensal ficam dispensadas da escriturao do Livro de Registro Especial do ISSQN LRE-ISSQN, nos termos do artigo56 do Decreto n. 10.549/93 e alteraes.

3.5.6.1 OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAO

A Instruo Normativa n. 2/05 SMF/GS, DOPA, 11.07.2005, definiu os contribuintes do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza obrigados a efetuar a declarao mensal - escriturao eletrnica mensal do livro fiscal, a ser realizada por meio do software ISSQNDec, em cumprimento ao disposto nos artigos 2. e 3. do Decreto n. 14.491, de 11 de maro de 2004.

O artigo 1. da IN em referncia assim disps:


Artigo 1. - As sociedades que prestarem servios por meio de profissionais habilitados na forma disposta nos pargrafos 3. e 4. do artigo 20 da Lei Complementar n. 07/73, a partir da competncia agosto de 2005, esto obrigados a apresentar a Declarao Mensal - escriturao eletrnica mensal do livro fiscal, a ser realizada por meio do 138

software ISSQNDec, fornecido pela Secretaria Municipal da Fazenda. (grifou-se)

3.5.6.2 FORMA DE APRESENTAO

A entrega Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre dar-se- por transmisso via Internet ou por meio magntico (artigo3., 1. Dec. n. 14.491), disponibilizado na pgina da Prefeitura.

As declaraes e os respectivos recibos de entrega devero ser conservados, em meio fsico ou eletrnico, pelo prazo de cinco exerccios completos, interrompendo-se esse prazo por qualquer exigncia fiscal relacionada com as respectivas prestaes, fatos ou com os crditos tributrios delas decorrentes.

3.5.6.3 PRAZO DE ENTREGA

A declarao mensal de cada competncia dever ser entregue obrigatoriamente at o dia 10 do ms seguinte.

3.5.6.4 PENALIDADES

O no-cumprimento da obrigao prevista no artigo 3., bem como o cumprimento com incorrees ou omisses, sujeita o infrator s

139

penalidades cominadas no artigo 56 da Lei Complementar n. 07/73 e alteraes.

3.5.7 CONFECO DOS LIVROS OBRIGATRIOS E DEMONSTRATIVOS CONTBEIS DESTINADOS COMPROVAO DA DISTRIBUIO DE LUCROS

Conforme dispe o artigo 527 do RIR/99, que trata das obrigaes acessrias, a pessoa jurdica habilitada opo pelo regime de tributao com base no lucro presumido dever manter (Lei n. 8.981, de 1995, artigo 45):

I - escriturao contbil nos termos da legislao comercial;

II - Livro Registro de Inventrio, no qual devero constar registrados os estoques existentes no trmino do ano-calendrio;

III - em boa guarda e ordem, enquanto no decorrido o prazo decadencial e no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes, todos os livros de escriturao obrigatrios por legislao fiscal especfica, bem como os documentos e demais papis que serviram de base para escriturao comercial e fiscal.

O disposto no inciso I acima no se aplica pessoa jurdica que, no decorrer do ano-calendrio, mantiver Livro Caixa, em que dever estar escriturada toda a movimentao financeira, inclusive bancria (Lei n. 8.981, de 1995, artigo 45, pargrafo nico).

3.5.7.1 ESCRITURAO CONTBIL E LIVROS OBRIGATRIOS

140

A escriturao ficar sob a responsabilidade de profissional qualificado, nos termos da legislao especfica, exceto nas localidades em que no haja elemento habilitado quando, ento, ficar a cargo do contribuinte ou de pessoa pelo mesmo designada (Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 3.). A designao de pessoa no-habilitada profissionalmente no eximir o contribuinte da responsabilidade pela escriturao. Desde que legalmente habilitado para o exerccio

profissional, o titular da empresa individual, o scio, o acionista ou o diretor da sociedade pode assinar as demonstraes financeiras da empresa e assumir a responsabilidade pela escriturao. A pessoa jurdica obrigada a seguir ordem uniforme de escriturao, mecanizada ou no, utilizando os livros e papis adequados, cujo nmero e espcie ficam a seu critrio (Decreto-Lei n. 486, de 3 de maro de 1969, artigo 1.). A pessoa jurdica deve tambm conservar em ordem, enquanto no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes, os livros, documentos e papis relativos sua atividade, ou que se refiram a atos ou operaes que modifiquem ou possam vir a modificar sua situao patrimonial (Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 4.). Ocorrendo extravio, deteriorao ou destruio de livros, fichas, documentos ou papis de interesse da escriturao, a pessoa jurdica far publicar, em jornal de grande circulao do local de seu estabelecimento, aviso concernente ao fato e deste dar minuciosa informao, dentro de
141

quarenta e oito horas, ao rgo competente do Registro do Comrcio, remetendo cpia da comunicao ao rgo da Receita Federal de sua jurisdio (Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 10). A legalizao de novos livros ou fichas s ser

providenciada depois de observado o disposto no pargrafo anterior (Decretolei n. 486, de 1969, artigo 10, pargrafo nico). Os comprovantes da escriturao da pessoa jurdica, relativos a fatos que repercutam em lanamentos contbeis de exerccios futuros, sero conservados at que se opere a decadncia do Direito de a Fazenda Pblica constituir os crditos tributrios relativos a esses exerccios (Lei n. 9.430, de 1996, artigo 37). A escriturao ser completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individuao e clareza, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens (Decreto-Lei n. 486, de 1969, artigo 2.). permitido o uso de cdigo de nmeros ou de abreviaturas, desde que estes constem de livro prprio, revestido das formalidades estabelecidas em lei (Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 2., 1.). Os erros cometidos sero corrigidos por meio de lanamento de estorno, transferncia ou complementao (Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 2., 2.). Os registros contbeis que forem necessrios para a observncia de preceitos da lei tributria relativos determinao do lucro real,
142

quando no devam, por sua natureza exclusivamente fiscal, constar da escriturao comercial, ou forem diferentes dos lanamentos dessa

escriturao, sero feitos no livro de que trata o artigo262 ou em livros auxiliares (Decreto-lei n. 1.598, de 1977, artigo 8., 2.).

3.5.7.2 LIVRO-DIRIO

O Livro-dirio constitui o registro bsico de toda a escriturao contbil e, por isso mesmo, a sua utilizao indispensvel. As pessoas jurdicas so obrigadas a mant-lo conforme o disposto nos artigos 11 e 13 da Lei n. 556, de 25 de junho de 1850 (Cdigo Comercial Brasileiro), composto por folhas numeradas seguidamente, encadernadas em forma de livro. Seu uso obrigatrio; nele sero lanados, dia a dia, diretamente ou por reproduo, os atos ou operaes da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situao patrimonial da pessoa jurdica (Decreto 3000/99, artigo 258 c/c Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 5.). Admite-se a escriturao resumida no Dirio por totais que no excedam ao perodo de um ms, relativamente a contas cujas operaes sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para registro individuado, e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificao (Decreto 3000/99, artigo 258, 1. c/c Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 5., 3.).

143

No transporte dos totais mensais dos livros auxiliares para o Dirio, deve ser feita referncia s pginas em que as operaes encontram-se lanadas nos livros auxiliares devidamente registrados (Decreto n. 3000/99, artigo 258, 2.). A pessoa jurdica que empregar escriturao mecanizada poder substituir o Dirio e os livros facultativos ou auxiliares por fichas seguidamente numeradas, mecnica ou tipograficamente (Decreto n. 3000/99, artigo 258, 4. c/c Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 5., 1.). Os livros ou fichas do Dirio e os livros auxiliares devero conter termos de abertura e de encerramento, e ser submetidos autenticao perante a Ordem dos Advogados do Brasil, sesso da sede da sociedade, e no perante o Registro de Comrcio ou Registro Civil de Pessoas Jurdicas ou no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos (Decreto n. 3000/99, artigo 258, 4., Lei n. 3.470, de 1958, artigo 71, e Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 5., 2.). Os livros auxiliares, tais como o de caixa e contas-correntes, que tambm podero ser escriturados em fichas, tero dispensada sua autenticao quando as operaes a que se reportarem tiverem sido lanadas pormenorizadamente em livros devidamente registrados (Decreto n. 3000/99, artigo 258, 5.). De acordo com os artigos 6. e 7. do Decreto n. 64.567, de 22 de maio de 1969, o Livro-dirio dever conter, respectivamente, na primeira e na ltima pginas tipograficamente numeradas, os termos de abertura e de encerramento. Do termo de abertura constar a finalidade a que
144

se destina o livro, o nmero de ordem, o nmero de folhas, a firma individual ou o nome da sociedade a que pertena, o local da sede ou estabelecimento, o nmero e data do arquivamento dos atos constitutivos no rgo de registro do comrcio e o nmero de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ). O termo de encerramento indicar o fim a que se destinou o livro, o nmero de ordem, o nmero de folhas e a respectiva firma individual ou sociedade mercantil. Os termos de abertura e encerramento sero datados e assinados pelo comerciante, ou por seu procurador, e por contabilista legalmente habilitado. Na localidade em que no haja profissional habilitado, os termos de abertura e encerramento sero assinados apenas pelo comerciante ou seu procurador. Referido Livro-dirio dever ser registrado no rgo competente que no caso da sociedade de advogado a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da sede. A falta do Dirio equivale inexistncia de escriturao (PN CST 127/75, item 3) Embora o Livro-dirio deva ser escriturado diariamente (e no por outra razo que tem o nome que tem), constitui prtica reiterada da autoridade administrativa tributria aceitar partida mensal lanamento, feito de uma s vez ao fim de cada ms, de operaes da mesma natureza desdobradas em livros ou registros auxiliares, ou discriminadas pelos dias de ocorrncia no lanamento nico que as compreende. Os lanamentos de custos no fogem regra: podem ser feitos mensalmente ou em perodos menores, desde que estejam apoiados em comprovantes e demonstrativos adequados - PN CST 11/85.
145

Pode ser utilizada a escriturao resumida, em que se transportam para o Dirio somente os totais mensais, fazendo-se referncia s pginas em que as operaes encontram-se lanadas nos livros auxiliares devidamente registrados. Com relao s contas estticas e de movimentao eventual, os lanamentos correspondentes devem figurar no Dirio com individuao e clareza, de modo a permitir, em qualquer momento, a perfeita identificao dos fatos descritos (PN CST 127/75, item 3.3.1 e pargrafo 2 do artigo 258 do Decreto n. 3000/99). Os livros ou fichas do Dirio, bem como os livros auxiliares devero conter termos de abertura e de encerramento, e ser submetidos autenticao no rgo competente do Registro do Comrcio e, quando se tratar de sociedade civil, no Registro Civil de Pessoas Jurdicas ou no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos (Lei n. 3.470, de 1958, artigo 71, e Decreto-lei n. 486, de 1969, artigo 5., 2.). No caso das sociedades de advogados, o Livro-dirio ser levado a registro perante a OAB, ou seccional da sede da empresa.

3.5.7.3 LIVRO-RAZO

Livro-razo

detalhamento,

por

conta,

dos

lanamentos realizados no Dirio. A pessoa jurdica tributada com base no lucro real dever manter, em boa ordem e segundo as normas contbeis recomendadas, Livro-razo ou fichas, utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lanamentos efetuados no Dirio, preservando as
146

demais exigncias e condies previstas na legislao (Lei n. 8.218, de 1991, artigo 14, e Lei n. 8.383, de 1991, artigo 62). A escriturao dever ser individualizada, obedecendo ordem cronolgica das operaes. A no-manuteno do Livro-razo nas condies determinadas implicar o arbitramento do lucro da pessoa jurdica (Lei n. 8.218, de 1991, artigo 14, pargrafo nico, e Lei n. 8.383, de 1991, artigo 62). Esto dispensados de registro ou autenticao o Livrorazo ou as fichas (pargrafo 3 do artigo 299 Decreto n. 3000/99).

3.5.7.4 LIVRO DE REGISTRO DO ISSQN

Conforme j abordado neste trabalho, no Municpio de Porto Alegre o Decreto n. 14.491/04 normatizou a escriturao eletrnica mensal do livro fiscal e a Declarao Eletrnica Anual a ser realizada por meio do software ISSQNDec.

O download do programa pode ser feito no seguinte endereo: http://www.portoalegre.rs.gov.br/


Software: ISSQNInstal_setup_20008.exe Verso: 2.00.08 Disponibilizada em: 10/10/2005 Tamanho: 7,91 MB

147

Portanto, a escriturao eletrnica do livro fiscal do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) - instrumento que registra, por competncia, a escriturao da movimentao fiscal referente aos servios prestados e tomados de terceiros, possibilitando ainda a emisso de documento de arrecadao referente escriturao efetuada dever ser efetuada por meio do programa de computador (software) ISSQNDec, o qual ser fornecido pela Secretaria Municipal da Fazenda na Internet.

3.5.7.5 LIVRO DE REGISTRO DE EMPREGADOS

Nenhum empregado deve iniciar as atividades na empresa sem registro. O registro em carteira uma responsabilidade social do empresrio e do advogado administrador da sociedade, inclusive com previso criminal (artigo 337 do CP) para o caso de no-anotao. Para registrar os empregados, preciso registro na carteira de trabalho, onde sero anotadas as informaes relativas ao contrato de trabalho (como data de admisso), tipo de remunerao (salrio fixo ou mediante comisses), forma de pagamento, funo, banco de depsito do FGTS, prazo de vigncia do contrato (se ser por prazo determinado, contrato de experincia, sua durao e possvel renovao). A empresa ter no mximo 48 horas para devolver ao empregado a carteira de trabalho devidamente registrada. O registro no Livro de Empregados dever ser feito imediatamente no ato da contratao, uma vez que obrigatrio para todas as pessoas jurdicas e equiparadas que possuam funcionrios.
148

A empresa poder optar pela utilizao de Livro de Registro, Fichas de Registro ou Sistema Informatizado de Registro, nos termos estabelecidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

3.5.7.6 DEMONSTRAES RESULTADOS

CONTBEIS

DISTRIBUIO

DE

A sociedade poder apurar a demonstrao de resultado do exerccio contbil mensalmente. Independente do encerramento do balano no dia 31 de dezembro de cada ano, o exerccio social poder ter durao inferior a um ano, e dever iniciar-se no 1. dia de cada perodo, encerrando-se no ltimo. Ao fim de cada perodo de incidncia do imposto, o contribuinte dever apurar o lucro lquido mediante a elaborao, com observncia das disposies da lei comercial, do balano patrimonial, da demonstrao do resultado do perodo de apurao e da demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados (Decreto-lei n. 1.598, de 1977, artigo 7., 4., e Lei n. 7.450, de 1985, artigo 18). O lucro lquido do perodo dever ser apurado com observncia das disposies da Lei n. 6.404, de 1976 (Decreto-lei n. 1.598, de 1977, artigo 67, inciso XI, Lei n. 7.450, de 1985, artigo 18, e Lei n. 9.249, de 1995, artigo 5.).

149

O balano, ou balancete, dever ser transcrito no Dirio ou no LALUR (Lei n. 8.383, de 1991, artigo 51, e Lei n. 9.430, de 1996, artigos 1. e 2., 3.).

Conforme disciplina o Cdigo Civil vigente, sem afastar a previso contratual que dirime a sociedade, os prejuzos apurados em cada exerccio sero suportados pelos scios na proporo do valor realizado de suas quotas de capital, e os lucros podero ser distribudos, total ou parcialmente ou mesmo a fundo de reserva, de acordo com a deliberao dos scios que detiverem a maioria do capital social.

A sociedade poder levantar demonstraes financeiras intermedirias e, de acordo com a deliberao dos scios que detiverem a maioria do capital social, poder ou distribuir lucros apurados, observadas as limitaes legais, ou distribuir lucros com base nos lucros acumulados constantes do ltimo balano patrimonial.

3.5.7.7 REQUISITOS LEGAIS PARA A DISTRIBUIO DE LUCROS SEM INCIDNCIA DE INSS

Importante destacar que uma sociedade de advogados deve manter em boa ordem e de forma organizada seu controle financeiro, discriminando as receitas (honorrios), despesas, salrios, tributos, de forma destacada dos ingressos e desembolsos relacionados a recursos de clientes,

150

ou seja, pagamento por conta do cliente e/ou antecipao/reembolso de custas de clientes.

Tal cuidado se prestar no s para atendimento de maior organizao interna, no que se refere clara demonstrao aos scios, associados, empregados, e clientes, como tambm para se aferir de pronto o real resultado da sociedade passvel de distribuio.

Sobretudo, pode evitar aumento de tributao decorrente da falta de discriminao entre a remunerao decorrente do trabalho e a proveniente do capital social, ou tratar-se de adiantamento de resultado ainda no-apurado por meio de demonstrao de resultado do exerccio.

que o Decreto n. 3.048 - de 6 de maio de 1999 - (DOU N. 86 de 07/05/99 - Seo I p. 50 a 108 ) republicado em 12/05/99 - alterado pelos Decretos n. 3.265/99, 3.298/99, 3.452/2000, 3.668/2000, 4.032/2001 e 4.079/2002 e 4.729/2003, estabelece, no seu artigo 201, 5., II, o que segue:

Artigo 201:

5. No caso de sociedade civil de prestao de servios profissionais relativos ao exerccio de profisses legalmente regulamentadas, a contribuio da empresa referente aos segurados a que se referem as alneas g a i do inciso V do artigo 9., observado o disposto no artigo 225 e legislao especfica, ser de vinte por cento sobre: (Redao dada pelo Decreto n. 3.265, de 29/11/99)

(...)

151

II - os valores totais pagos ou creditados aos scios, ainda que a ttulo de antecipao de lucro da pessoa jurdica, quando no houver discriminao entre a remunerao decorrente do trabalho e a proveniente do capital social ou tratar-se de adiantamento de resultado ainda no apurado por meio de demonstrao de resultado do exerccio. (Redao dada pelo Decreto n. 4.729, de 9/06/2003)

Conforme expendido no tpico pertinente, a Instruo Normativa n. 3/2005, da Secretaria da Receita Previdenciria, em seu artigo 71, ratifica a previso legal acima delineada.

Portanto, salutar que haja discriminao diferenciativa entre a remunerao paga aos scios a ttulo de pro-labore, e a que recebem a ttulo de distribuio de lucros. Ainda, deve o contrato social estipular clusulas que permitam a distribuio de resultados em perodos inferiores a um ano, caso seja de interesse dos scios distribuir lucros com maior freqncia. Por fim, importante que se mantenha nas empresas contabilidade organizada de maneira a demonstrar e, tambm impedir, que importncias pagas aos scios a ttulo de distribuio de lucros acabem sendo interpretadas com pro-labore por conta de a contabilidade no demonstrar ditos resultados.

3.5.7.8 INGRESSO DA RECEITA PROVENIENTE DA DISTRIBUIO DE LUCROS DA EMPRESA NA ESFERA PATRIMONIAL DO SCIO RENDIMENTO ISENTO E NO-TRIBUTVEL (LEI n 9249/95)

As importncias pagas aos scios a ttulo pro-labore so consideradas rendimentos tributveis, passveis de tributao pelo INSS e tambm pelo IRPF -Fonte, conforme tabela progressiva deste tributo.
152

Todavia, as importncias que forem pagas aos scios a ttulo de distribuio de resultados j tributados pela pessoa jurdica, e que, ainda estiverem discriminadas, por meio de demonstrao de resultado do exerccio, sero consideradas como rendimentos isentos e no-tributveis:

Lei n. 9.249, de 26 de dezembro de 1995 Artigo 10. Os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do ms de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, no ficaro sujeitos incidncia do Imposto de Renda na fonte, nem integraro a base de clculo do Imposto de Renda do beneficirio, pessoa fsica ou jurdica, domiciliado no Pas ou no exterior. Pargrafo nico. No caso de quotas ou aes distribudas em decorrncia de aumento de capital por incorporao de lucros apurados a partir do ms de janeiro de 1996, ou de reservas constitudas com esses lucros, o custo de aquisio ser igual parcela do lucro ou reserva capitalizado, que corresponder ao scio ou acionista.

Importante que se destaquem, ainda, as hipteses tidas pela lei como presunes de lucros distribudos disfaradamente. Conforme artigo 464 do RIR/99, presume-se distribuio disfarada de lucros no negcio pelo qual a pessoa jurdica (Decreto-lei n. 1.598, de 1977, artigo 60, e Decreto-lei n. 2.065, de 1983, artigo 20, inciso II):
I - aliena, por valor notoriamente inferior ao de mercado, bem do seu ativo a pessoa ligada; II - adquire, por valor notoriamente superior ao de mercado, bem de pessoa ligada; III - perde, em decorrncia do no exerccio de Direito aquisio de bem e em benefcio de pessoa ligada, sinal, depsito em garantia ou importncia paga para obter opo de aquisio; IV - transfere a pessoa ligada, sem pagamento ou por valor inferior ao de mercado, direito de preferncia subscrio de valores mobilirios de emisso de companhia; V - paga a pessoa ligada aluguis, royalties ou assistncia tcnica em montante que excede notoriamente ao valor de mercado; 153

VI - realiza com pessoa ligada qualquer outro negcio em condies de favorecimento, assim entendidas condies mais vantajosas para a pessoa ligada do que as que prevaleam no mercado ou em que a pessoa jurdica contrataria com terceiros.

O disposto nos incisos I e IV acima no se aplica nos casos de devoluo de participao no capital social de titular, scio ou acionista de pessoa jurdica em bens ou direitos, avaliados a valor contbil ou de mercado (Lei n. 9.249, de 1995, artigo 22). A hiptese prevista no inciso II acima no se aplica quando a pessoa fsica transferir pessoa jurdica, a ttulo de integralizao de capital, bens e direitos pelo valor constante na respectiva declarao de bens (Lei n. 9.249, de 1995, artigo 23, 1.). A prova de que o negcio foi realizado no interesse da pessoa jurdica e em condies estritamente comutativas, ou em que a pessoa jurdica contrataria com terceiros, exclui a presuno de distribuio disfarada de lucros (Decreto-Lei n. 1.598, de 1977, artigo 60, 2.).

QUADRO COMPARATIVO DA TRIBUTAO ENTRE PESSOA FSICA E PESSOA JURDICA

No dois quadros abaixo, tomando por base a tributao do Municpio de Porto Alegre (haja vista estar a maior parte das sociedades nesta opo), so feitas simulaes da tributao levando em considerao, de um lado, quanto paga um advogado trabalhador autnomo e, de outro, uma
154

sociedade de dois advogados tributada com base no lucro presumido sem empregados. No que se refere s hipteses adotadas no quadro comparativo abaixo, ressalva-se, desde j, que a premissa adotada objetiva demonstrar a possibilidade jurdica de reduo da carga tributria incidente sobre a prestao de servios advocatcios, no considerando, no presente estudo, os reflexos previdencirios futuros a que se sujeitam os supostos scios, decorrentes de recolhimento das contribuies nos patamares utilizados no exemplo.

Breve Comparativo da Tributao Advogado Autnomo X Sociedade de Advogados

Receita de R$ 5000,01 dentro do ms


Imposto de Renda R$ 909,092 (4) Sociedade de Advogados CSLL PIS COFINS ISS INSS TOTAL

Autnomo

R$ 68,27

R$ 533,63

R$ 1511,82

R$ 240,04 R$ 144,02 (1) R$ 32,50 R$ 150,03

R$ 136,54 (2)

R4 186,00 R$ 889,13 (3)

(1) Empresa regime de lucro presumido (2) ISS por profissional ref. 02 scios (3) INSS (retenes + recolhimento sobre 02 pro-labore de 01 salrio mnimo cada um) (4) No esto consideradas despesas dedutveis do Livro Caixa

Breve Comparativo da Tributao


155

Advogado Autnomo X Sociedade de Advogados

Receita de R$ 20.000,00 dentro do ms


Imposto de Renda R$ 5034,65 (4) Sociedade de Advogados CSLL PIS COFINS ISS INSS TOTAL

Autnomo

R$ 68,27

R$ 533,63

R$ 5636,55

R$ 960,00 R$ 576,00 (1) R$ 130,00 R$ 600,00

R$ 136,54 (2)

R4 186,00 R$ 2588,54 (3)

(1) Empresa regime de lucro presumido (2) ISS por profissional ref. 02 scios (3) INSS (retenes + recolhimento sobre 02 pro-labore de 01 salrio mnimo cada um) (4) No esto consideradas despesas dedutveis do Livro Caixa

156

NDICE 1 CONDIES PARA O EXERCCIO DA PROFISSO .............................. 3 1.1 O ADVOGADO PESSOA FSICA..................................................... 3 1.1.1 INSCRIO NA OAB................................................................... 4 1.1.2 INSCRIO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE 6 1.1.3. ALVAR DE LOCALIZAO, INSTALAO E FUNCIONAMENTO 7 1.2 SOCIEDADE DE ADVOGADOS ......................................................... 8 1.2.1 NATUREZA JURDICA ................................................................ 8 1.2.2 FILOSOFIA .................................................................................. 9 1.2.3 CARACTERSTICAS.................................................................. 11 1.2.4 DA CONSTITUIO .................................................................. 12 1.2.5 REGISTRO E REGULAMENTAO NA OAB ........................... 13 1.2.6 RAZO SOCIAL......................................................................... 14 1.2.7 CAPITAL SOCIAL ...................................................................... 15 1.2.8 PARTICIPAO NOS LUCROS E NAS PERDAS ..................... 16 1.2.9 ADMINISTRAO ..................................................................... 16 1.2.10 DOS SCIOS ............................................................................ 17 1.2.11 EXCLUSIVIDADE DO SCIO PARA COM A SOCIEDADE....... 19 1.2.12 ADVOGADO ASSOCIADO ........................................................ 19 1.2.13 SOCIEDADES ASSOCIADAS.................................................... 20 1.2.14 PACTOS DE COLABORAO .................................................. 21 2 TRIBUTAO INCIDENTE NA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO ADVOGADO - Pessoa Fsica......................................................................... 21 2.1 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FSICA .......................................... 22 2.1.1 REGIME LEGAL DO TRIBUTO - PAGAMENTO ANUAL ........... 23 2.1.1.1 FATO GERADOR................................................................... 23 2.1.1.2 BASE DE CLCULO .............................................................. 23 2.1.1.3 APURAO DO IMPOSTO.................................................... 25 2.1.1.4 DEDUES LEGAIS ............................................................. 26 2.1.1.5 FORMA DE RECOLHIMENTO ............................................... 27 2.1.1.6 DATA DE PAGAMENTO ........................................................ 28 2.1.2 REGIME LEGAL DO TRIBUTO - PAGAMENTO MENSAL ........ 28 2.1.2.1 INCIDNCIA........................................................................... 28 2.1.2.2 BASE DE CLCULO .............................................................. 29 2.1.2.3 APURAO DO IMPOSTO.................................................... 30 2.1.2.4 FORMA DE RECOLHIMENTO ............................................... 32 2.1.2.5 DATA DE PAGAMENTO ........................................................ 32 2.1.2.6 INSTRUES DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL: CARN-LEO ...................................................................................... 33 2.2 CONTRIBUIO SOCIAL DESTINADA SEGURIDADE SOCIAL .. 33 2.2.1 REGIME LEGAL DO TRIBUTO.................................................. 33 2.2.2 FATO GERADOR LEI n. 8.212/91 ......................................... 34 2.2.3 BASE DE CLCULO E ALQUOTA LEI n. 8.212/91 .............. 35 2.2.4 CADASTRAMENTO NA PREVIDNCIA SOCIAL ...................... 36 2.2.5 FORMA DE CLCULO E DE RECOLHIMENTO........................ 37 2.2.6 DATA DE PAGAMENTO............................................................ 40

157

IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA ISSQN 41 2.3.1 REGIME LEGAL DO TRIBUTO.................................................. 41 2.3.2 FATO GERADOR ...................................................................... 42 2.3.3 BASE DE CLCULO E ALQUOTA............................................ 44 2.3.4 FORMA DE RECOLHIMENTO................................................... 46 2.3.5 DATA DE PAGAMENTO............................................................ 47 2.4 ADVOGADO EMPREGADO ............................................................. 47 2.4.1 IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FSICA ............................. 47 2.4.2 CONTRIBUIO SOCIAL AO INSS ADVOGADO EMPREGADO.......................................................................................... 49 3 TRIBUTAO INCIDENTE NA ATIVIDADE ADVOCATCIA PRESTADA POR SOCIEDADE DE ADVOGADOS Pessoa Jurdica ............................. 51 3.1 EMISSO DA NOTA FISCAL E ASPECTOS TRIBUTRIOS ........... 51 3.1.1 REQUISITOS EXIGIDOS NA NOTA FISCAL............................. 51 3.1.2 FORMA DE DESTAQUE DOS TRIBUTOS INCIDENTES NA NOTA FISCAL.......................................................................................... 51 3.1.2.1 IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURDICA ..................... 52 3.1.2.2 CONTRIBUIES - CSLL, COFINS e PIS............................. 54 3.1.3 NO-INCIDNCIA DE RETENO DE INSS NA FONTE ......... 69 3.2 OPO PELO REGIME TRIBUTRIO: LUCRO PRESUMIDO, LUCRO REAL.............................................................................................. 75 3.3 IMPOSSIBILIDADE DA OPO PELO SIMPLES............................. 79 3.4 TRIBUTOS FEDERAIS ..................................................................... 79 3.4.1 IMPOSTO DE RENDA - PESSOA JURDICA ............................ 79 3.4.1.1 FATO GERADOR................................................................... 81 3.4.1.2 BASE DE CLCULO .............................................................. 81 3.4.1.3 ALQUOTA ............................................................................. 82 3.4.1.4 ADICIONAL DO IRPJ ............................................................. 82 3.4.1.5 APURAO TRIMESTRAL DO IMPOSTO ............................ 84 3.4.1.6 DEDUES DO IMPOSTO MENSAL .................................... 85 3.4.2 COFINS - CONTRIBUIO PARA FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL............................................................................ 86 3.4.2.1 FATO GERADOR................................................................... 86 3.4.2.2 BASE DE CLCULO E ALQUOTA ........................................ 87 3.4.2.3 ALQUOTAS........................................................................... 89 3.4.2.4 DATA DE PAGAMENTO ........................................................ 90 3.4.2.5 CDIGO DE RECOLHIMENTO.............................................. 90 3.4.3 CONTRIBUIO AO PROGRAMA DE INTEGRAO SOCIAL PIS 91 3.4.3.1 FATO GERADOR................................................................... 91 3.4.3.2 BASE DE CLCULO .............................................................. 91 3.4.3.3 ALQUOTA ............................................................................. 92 3.4.3.4 DATA DE PAGAMENTO ........................................................ 96 3.4.3.5 CDIGO DE RECOLHIMENTO.............................................. 96 3.4.4 CSLL - CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO LQUIDO 96 3.4.4.1 FATO GERADOR................................................................... 97 3.4.4.2 BASE DE CLCULO .............................................................. 97 3.4.4.3 FORMA DE RECOLHIMENTO/DESTAQUE NA NOTA FISCAL 98
158

2.3

3.4.4.4 ALQUOTA ............................................................................. 99 3.4.4.5 DATA DE PAGAMENTO ........................................................ 99 3.4.4.6 CDIGO DE RECOLHIMENTO............................................ 100 3.4.5 CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA....................................... 100 3.4.5.1 FATO GERADOR................................................................. 102 3.4.5.2 BASE DE CLCULO ............................................................ 104 3.4.5.3 ALQUOTA ........................................................................... 106 3.4.5.4 DATA DE PAGAMENTO ...................................................... 107 3.4.5.5 CDIGO DE RECOLHIMENTO............................................ 107 3.4.6 IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA ISSQN 107 3.4.6.1 FATO GERADOR................................................................. 108 3.4.6.2 BASE DE CLCULO ............................................................ 109 3.4.6.3 ALQUOTA ........................................................................... 110 3.4.6.4 FORMA DE RECOLHIMENTO ............................................. 111 3.4.6.5 DATA DE PAGAMENTO ...................................................... 112 3.4.6.6 CDIGO DE RECOLHIMENTO............................................ 113 3.5 CONTABILIDADE, LIVROS OBRIGATRIOS, DEMONSTRAES CONTBEIS, DISTRIBUIO DE RESULTADOS E OUTRAS OBRIGAES ACESSRIAS................................................................... 114 3.5.1 CONTABILIDADE .................................................................... 114 3.5.2 DECLARAO DE DBITOS E CRDITOS TRIBUTRIOS FEDERAIS (DCTF) ................................................................................ 115 3.5.2.1 OBRIGATORIEDADE DA ENTREGA................................... 115 3.5.2.2 DISPENSA DE APRESENTAO ....................................... 115 3.5.2.3 DA FORMA DE APRESENTAO....................................... 117 3.5.2.4 DO PRAZO DE ENTREGA................................................... 117 3.5.2.5 DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIES DECLARADOS NA DCTF 118 3.5.2.6 DAS PENALIDADES ............................................................ 119 3.5.3 DECLARAO DO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (DIRF) 121 3.5.3.1 OBRIGATORIEDADE DA DIRF............................................ 121 3.5.3.2 DA FORMA DE APRESENTAO....................................... 123 3.5.3.3 DO PRAZO DE ENTREGA................................................... 123 3.5.3.4 MODALIDADES E INFORMAES CONSTANTES DA DIRF 123 3.5.3.5 DAS PENALIDADES ............................................................ 129 3.5.4 DECLARAO DE INFORMAES ECONMICO-FISCAIS DA PESSOA JURDICA (DIPJ) .................................................................... 130 3.5.4.1 OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAO ....................... 130 3.5.4.2 DISPENSA DE APRESENTAO ....................................... 130 3.5.4.3 FORMA DE APRESENTAO ............................................ 131 3.5.4.4 PRAZO DE APRESENTAO ............................................. 131 3.5.4.5 TRIBUTOS DECLARADOS NA DIPJ ................................... 132 3.5.4.6 PENALIDADES .................................................................... 133 3.5.5 GUIA DE RECOLHIMENTO DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIO E INFORMAES PREVIDNCIA SOCIAL GFIP 134 3.5.5.1 OBRIGATORIEDADE DE ENTREGA................................... 134
159

3.5.5.2 DISPENSA DE APRESENTAO DA GFIP ........................ 135 3.5.5.3 FORMA DE APRESENTAO ............................................ 135 3.5.5.4 PRAZO DE ENTREGA ......................................................... 136 3.5.5.5 PENALIDADES .................................................................... 136 3.5.6 DECLARAO ELETRNICA MENSAL DO ISSQN ISSQNDEC ............................................................................................ 137 3.5.6.1 OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAO ....................... 138 3.5.6.2 FORMA DE APRESENTAO ............................................ 139 3.5.6.3 PRAZO DE ENTREGA ......................................................... 139 3.5.6.4 PENALIDADES .................................................................... 139 3.5.7 CONFECO DOS LIVROS OBRIGATRIOS E DEMONSTRATIVOS CONTBEIS DESTINADOS COMPROVAO DA DISTRIBUIO DE LUCROS ................................................................ 140 3.5.7.1 ESCRITURAO CONTBIL E LIVROS OBRIGATRIOS. 140 3.5.7.2 LIVRO-DIRIO ..................................................................... 143 3.5.7.3 LIVRO-RAZO ..................................................................... 146 3.5.7.4 LIVRO DE REGISTRO DO ISSQN ....................................... 147 3.5.7.5 LIVRO DE REGISTRO DE EMPREGADOS ......................... 148 3.5.7.6 DEMONSTRAES CONTBEIS E DISTRIBUIO DE RESULTADOS ................................................................................... 149 3.5.7.7 REQUISITOS LEGAIS PARA A DISTRIBUIO DE LUCROS SEM INCIDNCIA DE INSS ............................................................... 150 3.5.7.8 INGRESSO DA RECEITA PROVENIENTE DA DISTRIBUIO DE LUCROS DA EMPRESA NA ESFERA PATRIMONIAL DO SCIO RENDIMENTO ISENTO E NO-TRIBUTVEL (LEI n 9249/95) ........ 152 4 QUADRO COMPARATIVO DA TRIBUTAO ENTRE PESSOA FSICA E PESSOA JURDICA .................................................................................. 154

160

También podría gustarte