Está en la página 1de 24

O gozo da razo: elementos da tica sexual kantiana

The reason's orgasm: elements of the kantian sexual ethics

Professor do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte Doutorando em Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte avelino.lima@ifrn.edu.br

Avelino Aldo de Lima Neto

Resumo O presente trabalho pretende apresentar os elementos centrais da tica sexual kantiana, que se fundamenta em duas formulaes do imperativo categrico: a Frmula da Humanidade e a Frmula da Lei da Natureza. Ao afirmar que o ato sexual intrinsecamente objetificante, Kant aplica a primeira formulao; quando assevera que o fim natural do sexo a procriao, recorre aplicao da segunda. Ao condenar os crimina carnis, o filsofo utiliza ora uma, ora outra formulao para se justificar, nem sempre sendo claro quanto ao verdadeiro fundamento condenatrio. Para ele, o nico meio no qual h possibilidade de vivncia moral da sexualidade o matrimnio heterossexual monogmico, dado o respeito tanto humanidade dos cnjuges quanto ao fim natural da preservao da espcie. O artigo assume, por fim, uma posio crtica em relao tica kantiana e aos seus hodiernos interlocutores. Palavras-chave: Degradao. Dever. Fim natural. Humanidade. Objetificao. Sexualidade.

Abstract This paper aims to present the central elements of the kantian sexual ethics, which is based on two formulations of the categorical imperative: the Formula of Humanity and the Formula of the Law of Nature. By stating that the sexual act is intrinsically objectifying, Kant applies the first formulation; when asserts that the natural end of sex is procreation, he appeals to the application of the second formulation. In condemning the crimina carnis, the philosopher uses sometimes one sometimes another formulation to justify itself, not always been clear about the true damning foundation. For him, the only way in which there is possibility of moral experience of sexuality is heterosexual monogamous marriage, given both the respect to humanity of spouses as to the natural end of the preservation of species. The article assumes, finally, a critical position in relation to kantian ethics and its hodiernal interlocutors. Keywords: Degradation. Duty. Natural end. Humanity. Objectification. Sexuality.

54

Talvez surpreenda pensar em Immanuel Kant, o grande baluarte da Ilustrao alem, falando sobre sexo. Os estudos tradicionais no Brasil acerca da obra desse filsofo gravitam em torno de campos como Epistemologia, Esttica, Poltica e tica (obviamente), mas nesta ltima, provavelmente a mais conhecida rea de estudo do autor, no ouvimos falar de grandes pesquisas sobre as perspectivas kantianas concernentes sexualidade, talvez por elas serem bastante discretas em tamanho, se comparadas s outras temticas supracitadas. Esse fato, porm, no diminui a sua importncia e contribuio para a filosofia, especialmente no que diz respeito tica sexual (COOKE, 1991, p. 3). Com o presente trabalho, interessa-nos justamente nos determos nas suas discretas elucubraes sobre o sexo, o corpo, o prazer, o impulso sexual, em sua relao com a problemtica tica. Em tais passagens dos escritos kantianos, diagnosticamos com clareza o que o sexo para o sujeito moderno, do que se infere, de alguma forma, a compreenso moderna da sexualidade humana, cujas sombras e efeitos insistem em permanecer pululando no imaginrio, nas prticas e nos juzos valorativos de muitos, ainda hoje. preciso dizer que o sujeito kantiano e os modos a partir dos quais ele se relaciona com o prprio corpo (e com o sexo) somente podem ser bem compreendidos a partir de alguns pontos de ordem contextual, quais sejam: sua imerso num projeto formativo humano e civilizacional cujas bases retomam os germes da metafsica moderna em sua continuidade, embora laica, com a crist, particularmente no que concerne relao dual mentecorpo, na qual este se submeter quela; a ideia de que a razo nos levar inevitavelmente ao progresso, inferindo-se que ela atua segundo finalidades apropriadas para tal objetivo; as profundas transformaes socioculturais sofridas pela Europa no perodo antecedente a Kant, tais como a dissoluo dos feudos e a consequente mudana no modo de produo, com a progressiva instaurao dos Estados nacionais, surgindo, nesse momento, a necessidade de fundamentao jurdica para tanto, o que foi resolvido com um pacto racional entre indivduos livres, por meio de um contrato (MAFFESOLI, 2010). Dualismo, logocentrismo, teleologia, contratualismo: todos esses conceitos encontram-se presentes na obra de Kant como indicadores hermenuticos, fazendo-nos crer que a gestao e o nascimento do sujeito kantiano correspondem, de alguma forma, produo do indivduo moderno, racionalizado e membro de uma comunidade poltica que procura justificao para a prpria existncia. A famosa revoluo copernicana que o criticismo de Kant inaugurou, nesse contexto, rompe os limites da epistemologia e alcana as dimenses tica e poltica do seu pensamento, fazendo-nos perceber que Avelino Aldo de Lima Neto

n. 08 | 2012 | p. 53-76

55

mesmo os elementos de sua tica sexual esto intrinsecamente unidos a toda a complexa arquitetnica de seu pensamento. A partir desses pressupostos, poderemos melhor entender o porqu de Kant, nos meios acadmicos, ser categorizado como o filsofo da represso, defensor da submisso dos sentidos razo e das inclinaes corpreas racionalidade absoluta por meio das formulaes do imperativo categrico1. Para ele, somente assim se poder ser verdadeiramente moral, impedindo o emergir de desejos contingentes, causadores de ndoas de egosmo e heteronomia numa lei moral que se pretende universal e viabilizadora de verdadeira autonomia (SINGER, 2000). Seu formalismo atingir tambm, como tinha de ser, as discusses sobre sexualidade, compreendidas principalmente nas Lies sobre tica e na Metafsica dos Costumes. A primeira obra uma compilao feita por quatro alunos Herder, Collins, Mongrovius e Vigilantius frequentadores dos cursos de tica ministrados por Kant na Universidade de Knigsberg, desde metade do sculo XVIII at o seu fim. A segunda, publicada em 1797, o pice de seus estudos em tica, cujo passo inicial havia sido dado com a publicao da Fundamentao da Metafsica dos Costumes, em 1785. Em ambas, o professor de Knigsberg apresentar um arcabouo conceitual vasto e interligado, de explcita fundamentao teleolgica o que nos faz retornar terceira de suas crticas, a do Juzo, na qual ele sistematiza tal dimenso de sua filosofia , chegando concluso de que somente possvel viver a sexualidade, de maneira verdadeiramente moral, dentro do matrimnio heterossexual monogmico. Fora desse contexto, toda e qualquer prtica sexual se torna imoral. Cabe-nos, aqui, apresentar o percurso percorrido por Kant at chegar a essa concluso, investigando os conceitos utilizados pelo filsofo.

O que o sexo para Kant? As Lies sobre tica trazem definies dispersas, mas bastante explcitas, do que o filsofo entende ser o desejo sexual. Para se referir a essa dimenso da vida humana, ele utiliza, indistintamente, as expresses impulso, instinto, inclinao, apetite e at mesmo necessidade2. Kant tem conscincia de que preciso tratar do sexo a partir de um enfoque duplo, isto , no
1 O imperativo categrico, expresso inicialmente na Fundamentao, pela frmula age apenas segundo uma mxima tal que possas, ao mesmo tempo, querer que ela se torne lei universal (KANT, 1960, p. 56), a forma racional que, servindo como um mandamento para a vontade no exerccio da razo pura prtica, far com que a conservao da vida do elemento moral seja efetivada. 2 Embora Kant use-as, nas discusses sobre o sexo, de modo indistinto, possvel e necessrio estabelecer algumas diferenas entre tais categorias, em outros contextos (BORGES, 2004).

56

simplesmente em relao com o nosso estado civilizado, mas segundo a condio natural do homem (KANT, 1997, p. 22), e afirma que, embora seja natural, a prpria natureza o oculta, a fim de que possa ser mais fortemente preservado para o seu uso correto, cobrindo-o com o vu da vergonha (KANT, 1997, p. 22, 175). Tal constatao situa para ns a tenso doravante existente: o impulso sexual, localizado no mbito da sociedade civilizada, dever ser controlado de acordo com suas diretrizes aquelas relacionadas ao projeto iluminista. So as anotaes de Collins que trazem uma compilao mais ampla do pensamento kantiano acerca da sexualidade. Nelas, h uma seo especfica sobre o assunto: Dos deveres para com o corpo em relao ao impulso sexual. Nesse tpico, o filsofo distingue, de modo mais claro, as relaes afetivo-sexuais dos outros tipos de associaes humanas. A despeito de termos diversas maneiras de nos relacionar entre si como as relaes de trabalho, a amizade, a benevolncia, o dio ou a soberba , o sexo possui uma caracterstica peculiar que o faz completamente distinto de todas as outras formas de relacionamento intersubjetivo e, alm disso, torna-o perigoso para a vida moral: trata-se do fato de ele ser, em si mesmo, uma inclinao objetificadora3. Isto , sempre que desejamos algum sexualmente, na verdade, estamos vislumbrando-o como objeto de gozo, satisfao, deleite. Desse modo, h a transformao e, pior, a reduo de um outro ser humano a um mero objeto de prazer, suscetvel de consumo, como prprio de um apetite. A respeito desse entendimento, o prprio Kant (1997, p. 55) afirma:
O homem tem um impulso direcionado para os outros, no enquanto ele pode fazer uso de seus trabalhos e circunstncias, mas imediatamente para os outros enquanto objetos de sua satisfao [...]. Permanece nele uma inclinao que pode ser chamada de apetite, e est direcionada ao gozo do outro. Este o impulso sexual (KANT, 1997, p. 155).

Alm do vnculo com a faculdade apetitiva e de seu carter objetificante, que fazem de um ser humano um simples instrumento para a obteno de prazer, do excerto acima depreendemos a curiosa informao: h outras possibilidades de fazer uso de outrem (como instrumento) que no so moralmente condenveis, como o trabalho. Infere-se, portanto, que existem
3 preciso notar que, embora Kant fundamente sua doutrina sexual fazendo referncia ao outro enquanto referncia normatizadora da ao moral, o sexo est ligado ao conceito de dever para consigo mesmo (e no para com os outros), conforme mostraremos adiante, pois a questo fundamental que a ele subjazer como no poderia deixar de ser na tica kantiana a das mximas das aes, que so individuais.

n. 08 | 2012 | p. 53-76

Avelino Aldo de Lima Neto

57

algumas formas permissveis de fazer uso do homem enquanto meio, ao passo que outras no o so, e o sexo se inclui nessas ltimas. Temos, aqui, implicitamente, a aplicao da Frmula da Humanidade ou do fim em si mesmo, um desdobramento do imperativo categrico, apresentado por Kant na Fundamentao. L, ele afirma: age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio (KANT, 1960, p. 68). Enquanto o uso do homem nas relaes de trabalho, de um modo geral, moralmente aprovvel, no sexo no , pois nesse caso h uma restrio: ele tratado somente como meio. No trabalho, ele tambm pode ser tratado como meio, mas, ao mesmo tempo, deve s-lo, igualmente, como um fim, fato que o salva da condenao moral. Ainda nas Lies, o filsofo faz outra distino considervel, agora entre o amor sexual, um apetite possuidor das caractersticas acima explicitadas, e o amor moral, ambos sendo, antes de tudo, uma inclinao (KANT, 1997) em relao a algum. Enquanto no primeiro o amor-apetite reside unicamente o interesse pelo prazer, no segundo amor-afeio h um enlace afetivo e emocional em relao outra pessoa, independentemente de qualquer distino. Nesse ltimo, por exemplo, existe o benquerer, a disposio para as necessidades do outro e a promoo de sua felicidade. Quando o amado est bem, o amante, igualmente, sente-se feliz. J no amor-apetite, para alcanar o prprio objetivo egosta, uma pessoa capaz de fazer o outro infeliz, assim, depois que se sente satisfeita ou seja, depois do orgasmo descarta tranquilamente o seu parceiro, como se joga fora um limo depois que todo o seu suco extrado (KANT, 1997). Ora, mas se, apesar de sermos capazes de amar moralmente algum, somos impedidos de estabelecer relaes sexuais morais j que o sexo intrinsecamente coisificador , parece-nos sobrar uma nica opo: o celibato. No entanto, o filsofo de Knigsberg reconhece que h uma possibilidade de conciliao: combinar o amor sexual com o amor moral, at porque ele tambm cnscio de que o impulso em questo constituinte de nossa natureza, do que se infere que, sem o qual, seramos imperfeitos (KANT, 1997). Veremos, entretanto, que a combinao do amor moral com o sexual somente ser possvel por meio de uma relao que proteja ambas as pessoas daquilo que inevitavelmente acontece numa relao sexual, a saber, a degradao de sua humanidade, dada a objetificao inerente ao ato sexual. O que Kant tem em mente solucionar essa aparente aporia da natureza, j que a natureza nos deu uma inclinao cuja concretizao , em si,

58

imoral. Ele intenta, ao apresentar alguns elementos que terminam por engendrar um modus vivendi moral da sexualidade, salvar o indivduo com sua humanidade portadora de dignidade absoluta, devido a sua natureza racional da possibilidade de ser usado simplesmente como meio, o que se dar, como veremos posteriormente, atravs de uma instituio legal: o matrimnio heterossexual monogmico. Somente esse lcus preenche os dois requisitos relacionados moralizao do impulso sexual a preservao da espcie sem a degradao da pessoa (KANT, 1997, p. 161) que esto necessariamente ligados a dois conceitos centrais no edifcio tico kantiano: o fim (telos) para o qual a natureza destinou o sexo e o dever de realizar uma determinada ao, ambos relacionados, por sua vez, com dois desdobramentos do imperativo categrico. Apontemos, nesse momento, as principais caractersticas dessas categorias na normatizao do sexo feita pelo filsofo de Knigsberg.

O sexo, o dever para consigo mesmo4 e a preservao da humanidade Do que foi dito, possvel supor que suficiente um homem e uma mulher que tenham a inteno de procriar para que haja, de fato, concretizao de uma relao sexual moralmente adequada. Para Kant, isso ainda no conforme a lei moral. necessrio, para entendermos tal posicionamento, voltarmo-nos ao conceito de dever para consigo mesmo em sua relao com a sexualidade. No 7 da Doutrina das Virtudes segunda parte da obra A Metafsica dos Costumes , Kant reconhece a persistncia de duas questes: o uso que uma pessoa faz de sua faculdade sexual est sujeito a alguma lei de dever limitativa referente a si mesmo, sua prpria pessoa? Ela pode dirigir o uso de seus atributos sexuais ao mero prazer animal, sem ter em vista a preservao da espcie? Em ambas as questes, emerge o problema tico da restrio do uso do prprio corpo em relao ao prazer sexual, conforme se v a partir da concluso kantiana, que indaga se, dessa forma, a pessoa no estaria agindo contrariamente a um dever para consigo mesma (KANT, 2005, p. 350). justamente esse agir contra o dever para consigo mesmo que se constitui na degradao da humanidade do indivduo que se envolve em comportamentos sexuais desviantes.
4 Os deveres para consigo mesmo so aqueles nos quais o homem, enquanto ser racional, constrange a prpria vontade a agir por dever, isto , por puro respeito lei moral. Ele , nesses casos, o legislador e aquele no qual se aplica a legislao. Desse modo, a lei procede da prpria razo prtica, pela qual o homem coagido, sendo, ao mesmo tempo, perante si, aquele que exerce a coero (KANT, 2005, p. 340).

n. 08 | 2012 | p. 53-76

Avelino Aldo de Lima Neto

59

Para compreender o porqu da conexo lgica entre dever para consigo mesmo e degradao da humanidade, faz-se necessrio recorrer, brevemente, ao significado da segunda formulao do imperativo categrico a chamada Frmula da Humanidade, qual j acenamos aqui. Como afirmamos, ela ordena que usemos a nossa humanidade sempre como um fim, e nunca simplesmente como um meio5 para a consecuo de nossos fins subjetivos, egostas. Isso significa sempre reconhecer o valor incondicional e absoluto da humanidade em todos os atos da vontade (DENIS, 1997, p. 332), ou seja, o respeito pela humanidade deve, em todo o tempo, ser utilizado como critrio balizador das mximas subjacentes s nossas aes, sendo elas concernentes a si ou aos outros. Assim, como na tica kantiana preciso sempre considerar os motivos que levam algum a agir as mximas da vontade , tal respeito somente ser corretamente compreendido nesse contexto. Desse modo, medida que certas mximas subordinam ou comparam o valor do agente com o valor dos seus fins subjetivos, desejar em tais mximas conflita com o tratamento da humanidade como um fim com valor absoluto, incondicional (DENIS, 1997, p. 332), fato que violar as exigncias da Frmula da Humanidade. J que a humanidade uma caracterstica eminentemente pertencente aos seres racionais, habilitando-os para o estabelecimento de fins (KANT, 2005, p. 294), fazer uso dela como meio para agir a partir de motivaes subjetivas e contingentes como o apetite sexual que muitas vezes, inclusive, impedem aos outros o estabelecimento de fins, corresponde a deterior-la diretamente. O prprio Kant, todavia, ao tentar responder a pergunta anteriormente colocada se permitido usar do sexo livremente, sem levar em considerao o fim da preservao da espcie , considera difcil dar uma prova racional da inadmissibilidade de prticas sexuais que ignoram o respeito ao fim da natureza, isto , a procriao. Sua tentativa consiste em dizer que o fundamento da prova consiste, evidentemente, em que o homem renuncie com isso (desdenhosamente) sua personalidade, ao usar-se meramente como meio para a satisfao dos impulsos animais (KANT, 2005, p. 352). Esse uso inapropriado do prazer caracteriza a violao do dever para consigo mesmo. Tal condenao, que assim apresentada demonstra-se pouco plausvel, somente se torna mais claramente compreensvel se, ao retornarmos para a Crtica da Razo Prtica, notarmos que Kant (1989, p. 103) entende a personalidade como uma faculdade de um ser que est submetido a leis
5 Nossa humanidade, porm, at pode ser tratada como um meio, contanto que, simultaneamente, seja tratada como fim, conforme aludimos anteriormente, ao citarmos o exemplo do trabalho (KANT, 1960, p. 68).

60

peculiares, a saber, s leis puras prticas dadas pela prpria razo. Ora, conforme veremos posteriormente, ao explicitarmos a importncia do argumento teleolgico na constituio da tica sexual kantiana, o homem, enquanto legislador, deve se propor os fins que a razo ordena vontade. A moralidade somente pode ser efetivada no mundo quando o homem se guia pelo princpio objetivo que o fim, nico capaz de determinar a vontade para assentar-se em motivos vlidos para todos os seres racionais, eliminando as mximas egostas e fazendo o homem agir unicamente pelo motivo do dever. Apenas por meio da observncia dessas mximas universalizveis que somos capazes de obedecer ao imperativo categrico particularmente sob a Frmula da Lei da Natureza e, dessa forma, agir moralmente (NAHRA, 2009). Assim sendo, se temos pressuposto, em Kant, que a meta da natureza na coabitao dos sexos a procriao, isto , a preservao da espcie (KANT, 2005, p. 352), quando, por qualquer razo, o homem age segundo uma mxima contrria ao fim estabelecido pela natureza, h um completo desrespeito da prpria humanidade. Ento, ao invs de estar sendo tratada como fim em si mesmo e, enquanto tal, responsvel pela instaurao da moralidade no mundo , ela usada como um canal para a concretizao de desejos contingentes, motivados pela concupiscncia emoo cujas mximas no so jamais suscetveis de universalizao, o que justifica a condenao para os atos em questo. Ao perseguir fins contrrios natureza, como o caso das prticas sexuais desvinculadas da procriao, o ser humano despreza todo o respeito para consigo prprio (KANT, 2005, p. 267), o que viola completamente o dever para consigo mesmo de preservar a espcie sem degradar a pessoa. Ao obedecer, porm, s leis puras da razo, o homem cumprir o dever formal que tem, enquanto legislador, de fundar a moralidade no mundo, ao cumprir o mote naturae convenienter vive, viver em conformidade com a natureza (KANT, 2005, p. 343). Somente assim sua humanidade ser respeitada e ele concretizar a verdadeira autonomia (SOBLE, 2003, p. 75), a saber, a submisso da vontade lei.

O telos da sexualidade humana Ainda na Doutrina das Virtudes, no 4, Kant insere a inclinao sexual no impulso da natureza para a preservao da espcie. Esse impulso prprio da animalidade humana, conjuntamente com o impulso para a preservao do indivduo e com o impulso para a preservao da capacidade do ser humano de desfrutar a vida (KANT, 2005, p. 343). Incluir a inclinao sexual no impulso para a preservao da espcie j leva, de imediato, a estabelecer uma ligao Avelino Aldo de Lima Neto

n. 08 | 2012 | p. 53-76

61

entre sexo e procriao, j que o nico meio de perpetuar a espcie o sexo. Mais frente, novamente no 7, o autor afirma que o amor sexual est destinado pela natureza a preservar a espcie (KANT, 2005, p. 350), acrescentando, ainda, que esse um fim natural. At aqui se tem, ento, um ponto pacfico: a sexualidade humana est teleologicamente orientada preservao da espcie. somente fazendo um deslocamento para a Crtica do Juzo, entretanto, que se pode compreender a funo desempenhada pela teleologia na tica kantiana, mais comumente conhecida por seus traos fortemente deontolgicos. Na segunda parte da obra, intitulada Crtica do Juzo Teleolgico, o filsofo explica que a natureza se organiza de modo teleolgico, isto , sempre com fins em vista, o que permite ao homem conhec-la e nela atuar de tal forma que aja corretamente, ou seja, moralmente. Essa realidade somente se efetiva, contudo, na medida em que o indivduo se encaixa na ordem natural de maneira apropriada, o que implica compreender-se como parte de um todo que, embora parea regido por aquilo que nossos sentidos captam, est para alm deles. H uma finalidade implcita por trs daquilo que, limitadamente, aparece-nos aos olhos: os fenmenos. necessrio, na verdade, agir conforme as leis naturais, que esto para alm do mundo sensvel. Sua base do mundo inteligvel o numeno do qual a verdadeira liberdade se origina, configurando-se em autonomia quando o ser humano age de acordo com essas leis puras da razo, sem as mculas da sensibilidade. Somente h autonomia quando se obedece independentemente das inclinaes, apetites e impulsos em ns presentes, dada a nossa existncia fenomnica s leis da razo pura, aquela que no foi manchada pelos sentidos, sempre desviantes e obstculos para a verdadeira liberdade. Tal pressuposio adquire significado mais adequado presente discusso ao analisarmos, como exemplo, o 66 da Crtica do Juzo, em que Kant enuncia o chamado princpio teleolgico dos seres vivos: um produto da natureza aquele em que tudo fim e reciprocamente meio. Nele nada em vo, sem fim ou atribuvel a um mecanismo natural cego (KANT, 2002, p. 218). Ora, sabemos que o fim para o qual deve tender todo ser humano a moralidade. Porm, nessa tarefa, toda a natureza est organizada de tal modo para alcanar esse fim, tanto o todo como as partes. O homem, sendo produto da natureza, tambm est organizado de tal maneira que, sempre que for meio, dever ser, concomitantemente, um fim. Assim se compreende que inclusive seu prprio corpo (todo) e seus rgos (partes) tambm esto inclusos nesse processo teleolgico. Se ele, inteiramente, est direcionado a um telos, no se

62

pode tratar das partes de modo separado do todo, utilizando-as como meios para a consecuo de quaisquer outros fins que o todo no pudesse participar. A natureza no colocaria absolutamente nada no corpo se no tivesse um fim em vista para tanto (NAHRA, 2009). O sexo, portanto, apenas pode ser compreendido corretamente sob este prisma: assim como cada uma das partes do corpo s existe mediante as restantes, tambm pensada em funo das outras e por causa do todo, isto , como instrumento (rgo) (KANT, 2002, p. 216, grifo nosso). Dessa forma, a preservao da espcie, que a finalidade do sexo, constitui-se no numa mera exigncia de ordem biolgica, mas , na verdade, o cumprimento efetivo do modo como a natureza inteira se organiza. Sendo produto natural, o homem est sujeito a leis que regulam o funcionamento de todo o mundo, devendo ele colaborar para tanto, pois tudo nele, seja em nvel integral, seja em nvel parcial, est estruturado de forma a colaborar com a organizao teleolgica da natureza, que, no fim das contas, tem em vista a efetivao da moralidade, da qual ele o responsvel, como ser racional. Tal dever se expressa, de modo privilegiado, em uma outra formulao do imperativo categrico, a chamada Frmula da Lei da Natureza: age como se a mxima de tua ao se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza (KANT, 1960, p. 57). Sem supormos que a razo age segundo fins e que o homem o responsvel por materializar tal exigncia em suas aes, a instaurao da moral no mundo se tornaria impossvel e desabaria, dessa forma, todo o projeto tico kantiano. Agir teleologicamente, em Kant, adquire uma funo normatizadora da qual parece ser difcil ou quase impossvel escapar, visto que, diante desses pressupostos, agir sem ter em vistas os fins no ser racional (GUYER, 2002, p. 164), e, sem razo, no h moralidade. A partir de agora, tomando conscincia da centralidade e do papel normativo do argumento teleolgico na tica sexual kantiana, compreende-se de modo adequado o que significa preservar a espcie exigncia teleolgica, unida frmula da lei da natureza sem degradar a pessoa exigncia deontolgica, vinculada frmula da humanidade. Isso no quer dizer, como alguns poderiam supor, que o fim de preservar a espcie se configura num dever que o ser humano tem de sempre se reproduzir. Na verdade, a exigncia procedente do argumento teleolgico aquela de, ao planejar o engajamento em atos sexuais, sempre haver a possibilidade de levar em conta o fim para o qual ele est naturalmente destinado, que a procriao (DENIS, 1999, p. 235). Como o nico modo de concretizar tal possibilidade seria numa relao heterossexual, nessa, por conseguinte, que ocorre o uso natural da Avelino Aldo de Lima Neto

n. 08 | 2012 | p. 53-76

63

sexualidade humana. Estabelecida essa premissa, deduz-se que qualquer outro tipo de prtica sexual que no tenha em vista a reproduo ser considerado imoral e degradar a humanidade dos envolvidos concluso que combina, dessa forma, as condies impostas pela aplicao dos dois desdobramentos do imperativo categrico , configurando-se num crimina carnis.

Crimina carnis: o rebaixamento do homem ao nvel dos animais6 Kant era consciente de que nem todas as pessoas conseguiam privarse do sexo at o casamento, ou mesmo depois dele. Era igualmente cnscio da existncia de prticas que impediam, de per si, a procriao, embora usasse de muita cautela nas palavras ao se referir a elas. Em tais vivncias do sexo, o interesse fundante no era o respeito pelos fins da natureza, mas simplesmente a obedincia ao apetite sexual. Esse pressuposto faz com que todos os motivos para uma relao moral caiam por terra, pois nesse caso a humanidade sacrificada pelo sexo [...]; desonrada e posta em par com a natureza animal. Assim, o impulso sexual deixa a humanidade em risco de ser igualada animalidade (KANT, 1997, p. 156). Nas Lies, o professor de Knigsberg vai tratar dessas violaes da moralidade de maneira mais casustica, sempre tendo em vista a existncia de um dever para consigo mesmo que restringe a liberdade humana, qual seja, o de preservar a espcie sem degradar a pessoa. Assim, tendo compreendido a justificativa kantiana para a condenao de toda e qualquer prtica sexual extramatrimonial isto , o fato de essas prticas serem contrrias ao dever para consigo mesmo, porque contrariam os fins da humanidade (KANT, 1997, p. 160) , pode-se seguir agora diviso que ele apresenta para os crimina carnis, a saber: secundum naturam e contram naturam. Os primeiros no violam a natureza animal do homem, mas a reta razo, isto , so desvios do uso correto da racionalidade; os segundos tanto ferem a racionalidade humana quanto so contra o instinto natural de propagar a espcie. Os crimina carnis secundum naturam so a prostituio, o concubinato, o adultrio e o incesto. Neles, um homem relaciona-se com uma mulher (obedece-se natureza animal), mas a inteno de ambos apenas a fruio do prazer sexual. Nesse contexto, Kant pergunta-se: Podem as pessoas vender-se ou alugar-se, ou por qualquer tipo de contrato permitir ser feito uso
6 Na presente ocasio, excluiremos da discusso sobre os crimina carnis tanto o incesto quanto a bestialidade, visto que a sua abordagem exigiria um maior aporte com a antropologia, especificamente a kantiana, demanda que, por razes metodolgicas, no poderemos atender neste texto.

64

de suas facultates sexuales? (KANT, 1997, p. 157). Essa prtica, chamada pelo filsofo de vaga libido, ou seja, uma luxria sem limites, baseia-se numa espcie de contrato ou pacto que algum efetiva para poder usar do sexo alheio. Podem existir dois tipos desses pactos desiguais, quais sejam: a prostituio e o concubinato. De antemo, j sabemos que todo e qualquer uso sobre as pessoas degrada a sua humanidade, mas importante recorrermos ao pensamento kantiano para compreendermos melhor sua lgica condenatria. Contra a prostituio, ele afirma:
o homem no pode dispor sobre si mesmo, porque ele no uma coisa. Ele no sua propriedade pessoal o que seria uma contradio; pois medida que ele uma pessoa, ele um sujeito, que pode ter propriedade sobre outras coisas. Mas agora fosse ele alguma coisa possuda por ele mesmo, ele seria uma coisa sobre a qual ele pode ter propriedade. Ele , no entanto, uma pessoa, que no propriedade [...] por isso impossvel, claro, ser ao mesmo tempo uma coisa e uma pessoa, um proprietrio e uma propriedade (KANT, 1997, p. 157).

Como se v, o argumento do filsofo de fundamentao claramente jurdica. O homem sujeito possuidor, detentor do direito de posse sobre coisas, e no coisa a ser possuda (muito menos por ele mesmo, pois o conceito de posse est ligado ideia de exterioridade). A posse entre pessoas, porm, somente pode se realizar por meio do pacto justificado pela lei, isto , pelo Direito, dada a natureza metafsica deste, preservadora da personalidade moral daqueles que neles se envolvem neste tipo de relao [de posse entre pessoas]. A tentativa de fundar um pacto usurpatrio de uma das partes, como a prostituio, absurdamente imoral, mesmo que haja consentimento da pessoa que se vende como mercadoria. Salientamos, inclusive, que a questo mais problemtica no nem mesmo a agregao financeira ao pacto, mas o rebaixamento do status racional daquele que se vende. Isso acontece quando se trata um outro ser humano como um meio, ao separar aspectos fsicos a genitlia para a satisfao de desejos egostas (GREEN, 2001, p. 252-253), ferindo explicitamente o mandamento racional proposto na Frmula da Humanidade. Ao agir contra aquilo que a razo pura obriga por meio do imperativo categrico, h uma reduo do status de ser humano e prejuzo ao seu valor moral (MADINGAN, 1998, p. 108). Portanto, mais que uma impossibilidade lgica, o que esse argumento explicita a necessidade de respeitar a unidade da natureza humana. Sendo corpo e sensibilidade um conjunto nico, que podemos Avelino Aldo de Lima Neto

n. 08 | 2012 | p. 53-76

65

chamar de personalidade racional (HERMAN apud PAPADAKI, 2007, p. 332), a sua inteira personalidade que est sendo posta venda; o sujeito moral que se esvai; a humanidade que degradada. O segundo pacto ao qual nos referimos o concubinato. Nele, no h qualquer vnculo jurdico, nem muito menos amor: h apenas o desejo de tomar parte do prazer que a atividade sexual pode proporcionar. O filsofo afirma que o
concubinato ocorre quando uma pessoa se entrega outra meramente para satisfazer a inclinao, mas retm a liberdade e os direitos em relao a outras circunstncias que afetam sua pessoa, como, por exemplo, a preocupao com a felicidade e o bem-estar futuro. Mas aqueles que se entregam a outra pessoa, meramente para satisfazer a inclinao, ainda continuam a permitir que a sua pessoa seja usada como uma coisa; pois o impulso ainda sempre direcionado para o sexo, meramente, e no para a humanidade (KANT, 1997, p. 158).

No concubinato, assim como na prostituio, quando se satisfaz o prazer pelo ato sexual, no se usam somente os rgos sexuais da pessoa, mas a pessoa inteira. O problema, para Kant, reside no fato de que, nesse caso, no se tem o direito sobre a totalidade do indivduo. Isso significa que o contrato desigual, posto que se vincula somente ao uso dos rgos sexuais de cada parceiro apesar de ele mesmo enfatizar que, no concubinato, a pessoa inteira que termina se dando outra, uma vez que, como vimos, impossvel separar a parte do todo. Sua ressalva, contudo, est no fato de que nessa relao no h fundamentos morais, porquanto ocorre somente pela satisfao do apetite sexual, e, por isso, ambos os parceiros transformam-se e so transformados em coisa, degradando a prpria humanidade (KANT, 1997, 2005). Quanto ao adultrio, ocorre sempre no matrimnio, quando o voto matrimonial quebrado, e, de todas as traies e quebras de f, o adultrio a maior, j que no h promessa maior que esta [o matrimnio] (KANT, 1997, p. 160). H nesse contexto a mesma lgica anterior: se preciso viver a sexualidade num contrato em que haja equidade de direitos de um cnjuge sobre o outro, a quebra desse voto constitui um desrespeito e uma violao a esse contrato. Com o adultrio, um cnjuge quer dividir com outrem aquilo que ele deveria dar somente a seu cnjuge, tornando o pacto desigual. Quando se d somente numa parte, o indivduo se coisifica (KANT, 2005, p. 123), provocando a degradao da prpria humanidade e dando abertura, inclusive, para o divrcio (KANT, 1997, p. 379).

66

Diante do exposto, a concluso torna-se bvia: quaisquer amantes que se engajam em comportamentos sexuais fora do matrimnio no podem, verdadeiramente, respeitar a humanidade dos envolvidos (SINGER, 2000, p. 184), do que se infere que o fundamento para a condenao desses atos procedente da aplicao da frmula da humanidade, posto que sempre o uso da personalidade racional como fim em si mesmo que domina a argumentao do filsofo. As outras prticas sexuais desviantes analisadas pelo professor de Knigsberg so os crimina carnis contra naturam. Eles envolvem um uso do impulso sexual que contrrio ao instinto natural e natureza animal (KANT, 1997, p. 161), ou seja, eles tanto desobedecem finalidade do instinto a propagao da espcie quanto subvertem o modo correto que a natureza disps para tanto a relao homem-mulher. Essas transgresses das leis que regem a ordem natural
so vcios contra a natureza (crimina carnis contra naturam), que tambm so apelidados de inominveis, e que, enquanto dano humanidade na nossa prpria pessoa, no podem, atravs de qualquer restrio ou excepo [sic] que seja, eximir-se a uma total reprovao (KANT, 2005, p. 120).

Os vcios inominveis que aqui apresentaremos so a masturbao para a qual ele usa a tradicional nomenclatura de onania e a homossexualidade. Sobre a masturbao, Kant (1997, p. 161) afirma que se trata de
um mau uso da faculdade sexual, ocorrendo sem qualquer objeto, isto , quando o objeto de nosso impulso sexual est totalmente ausente [...]. Isto obviamente contraria os fins da humanidade, e conflita, ainda, com a natureza animal; o homem, assim, descarta a sua pessoa e degrada-se de modo mais inferior que um animal.

Na Metafsica, embora no nomeie, ele refere-se a um tipo de concupiscncia cujo objeto imaginrio: A voluptuosidade diz-se antinatural quando o homem excitado para ela no por um objeto real, mas por uma representao imaginria do mesmo, tal como ele a criou em si prprio, portanto de forma contrria ao fim (KANT, 2005, p. 351). Nesses trechos, Kant parece querer propor dois fundamentos para a condenao masturbao: o fato de ele contrariar os fins da humanidade e a degradao da prpria humanidade, sendo a justificativa para o primeiro mais Avelino Aldo de Lima Neto

n. 08 | 2012 | p. 53-76

67

explcita que a do segundo. Obviamente, ao trazermos o pressuposto de que o fim do sexo a procriao, e sabendo-se que tal propsito irrealizvel na masturbao, torna-se bastante claro o porqu da inadmissibilidade desse ato. Entretanto, Kant parece querer reforar tal condenao ao evocar o argumento da degradao da humanidade o dever para consigo mesmo , algo que no fica claro. Se pensarmos que, ao masturbar-se, o indivduo utiliza-se como meio para a consecuo de prazer, entendemo-lo bem. No entanto, Kant no afirma isso. Ao dizer que o masturbador degrada-se de modo mais inferior que um animal, parece-nos mais que a inteno kantiana recorrer ao asco social em relao a essa prtica do que se referir prpria imoralidade do ato. Assim, ainda no est completamente fundamentada a desaprovao. Na verdade, somente com a aplicao da Frmula da Lei da Natureza que a compreenderemos corretamente. O aporte com o formalismo leva-nos a constatar que a relao entre o tipo de ao realizada e o princpio que especifica a razo para realizar tal ao que funciona como marco norteador da moralidade ou no das prticas (GUYER, 2002, p. 08). No caso da masturbao, os seus princpios a mxima (masturbar-se para obter prazer) contradizem com o fim da natureza para o uso do sexo (a procriao), sendo, portanto, condenveis pela contradio interna presente neles (NAHRA, 2005). O mesmo servir para a compreenso da reprovao das prticas homossexuais. O filsofo afirma que tal comportamento, embora tenha sido originalmente uma coisa louvvel para algum que escolhia um jovem promissor para criar e educar, como foi o caso de Scrates e Xenofonte, [...] veio a ser uma associao inadmissvel (KANT, 1997, p. 381). Isso ocorre porque a relao sexual entre pessoas do mesmo sexo
vai contra os fins da humanidade, pois o fim da humanidade em relao a este impulso [o sexual] preservar a espcie sem degradao da pessoa; mas nesta instncia a espcie no est sendo preservada (como pode ser nos crimina carnis secundum naturam), a pessoa est sendo posta de lado, o eu degradado abaixo do nvel dos animais e a humanidade desonrada (KANT, 1997, p. 161).

V-se, ento, que o fundamento condenatrio no diverge, excessivamente, em relao ao apresentado na masturbao. Retoma-se um suposto repdio social, sobretudo a Frmula da Lei da Natureza e as suas exigncias a de considerar os fins da humanidade , e tenta-se, igualmente, trazer a Frmula da Humanidade centrada na degradao da prpria personalidade humana para reforar o argumento. A priori, porm, na primeira frmula que reside a fundamentao da condenao, j que a mxima

68

da ao (fazer sexo com outra pessoa para obter prazer) contradiz o seu fim explicitamente (a procriao). Usar uma pessoa do mesmo sexo como meio para deleite sexual, maculando a prpria humanidade, parece-nos surgir como um argumento reforador da torpeza desses atos, hiptese que se fortalece ao considerarmos o apelo civilidade para combat-los, j que esses crimes da carne no so mencionveis. No se deve ficar nomeando-os ou referindo-se a eles com frequncia, mesmo para informar as pessoas. Eles causam nojo, asco. O cuidado no trato deles impede a criao de uma familiaridade que pode fazer surgir certa tolerncia. Na verdade, envergonhamo-nos por saber que nossos rgos so capazes de faz-los, pois, para Kant, nem mesmo os animais o so (KANT, 1997; SOBLE, 2003). Do que se exps acima, nota-se que para ambos os crimina carnis a sua suposta antinaturalidade ou seja, a transgresso da orientao teleolgica que se constitui no fundamento condenatrio (DENIS, 1999, p. 232). Todavia, permanece uma indagao: se, em si, a sexualidade imoral e degradante para todos os participantes (SINGER, 2000, p. 178), mas, para cumprir o fim da natureza na coabitao dos sexos preservar a espcie preciso, necessariamente, passar pelo sexo, como solucionar essa suposta aporia? Kant encontra no matrimnio a resposta para essa emboscada da razo.

O matrimnio: a salvao contra a objetificao sexual Retomemos o problema central do sexo em Kant: a degradao proveniente do uso de outro ser humano enquanto simples canal de satisfao sexual, fato que, inevitavelmente, acontece numa relao sexual, em que a nica preocupao o usufruto do prazer proveniente do corpo de um indivduo, mais especificamente de sua genitlia. O filsofo, todavia, no poderia permitir que seu projeto para a edificao de um reino moral, no mundo, fosse por terra. Embora no possa evitar que a coisificao de um ser humano deixe de acontecer nas prticas sexuais, ele arquitetou a existncia de um meio atravs do qual tal objetificao seria anulada. Se, em tais prticas, inevitvel a ciso na personalidade humana visto que o corpo supervalorizado em detrimento da razo a soluo, inteligentemente, vai san-la. Trata-se do matrimnio, a nica forma de unio sexual sob a qual h liberdade para fazer uso do impulso sexual de algum e
que baseada no direito de dispor sobre a pessoa inteira. Este direito de dispor sobre a totalidade de uma outra pessoa relaciona-se ao total estado de felicidade, e a todas as circunstncias suportadas por aquela pessoa [...].

n. 08 | 2012 | p. 53-76

Avelino Aldo de Lima Neto

69

Matrimonium significa um contrato entre duas pessoas, no qual elas mutuamente acordam iguais direitos uma sobre a outra, e se submetem condio na qual cada um transfere sua personalidade inteiramente ao outro, de modo que cada um tem um direito completo sobre a pessoa inteira do outro. Agora discernvel, atravs da razo, como um commercium sexuale pode ser possvel sem a degradao da humanidade ou violao da moralidade (KANT, 1997, p. 158).

Desse modo, Kant encontrou o meio adequado ou seja, moral de permisso ao prazer. A razo viabilizou, por meio do Direito, o correto acesso satisfao carnal. Somente atravs da lei se pode possuir os atributos sexuais reciprocamente, por toda a vida, j que, mediante a lei, impede-se a ruptura da unidade da personalidade humana. Em Kant, portanto, casa-se para ter o direito ao gozo sexual (KANT, 2005, p. 122-124; PEREZ, 2009, p. 106-108). O posicionamento assumido nas Lies esmiuado legalmente na Doutrina do Direito, primeira parte da Metafsica. Nessa ocasio, ao inserir de modo mais claro a questo nos termos jurdicos, o filsofo afirma que, no sexo,
uma pessoa converte-se a si mesma em coisa, o que contraria o direito da humanidade na sua prpria pessoa. Isto s possvel na condio de que ao ser uma pessoa adquirida por outra como coisa, esta, por seu turno, a adquire reciprocamente; pois que assim ela se recupera a si mesma de novo e reconstri a sua personalidade (KANT, 2005, p. 121).

Como se pode notar, a soluo para o problema moral com o qual nos defrontamos o da reduo de um ser humano condio de objeto sexual esboa-se quando o filsofo afirma que, quando os indivduos se possuem mutuamente, a objetificao sanada (KANT, 1997, p. 159). no casamento que isso acontece, j que ele a situao jurdica na qual os cnjuges, embora sendo pessoas, podem ser possudos por inteiro como se fossem uma coisa, dando acesso, desse modo, ao uso mtuo dos atributos sexuais, posto que
a aquisio de uma parte anatmica de uma pessoa simultaneamente a aquisio da pessoa na sua totalidade, uma vez que esta uma unidade absoluta; por conseguinte, a entrega e a aceitao de um sexo para a fruio do outro no s admissvel sob a condio do casamento, como tambm somente possvel sob esta condio (KANT, 2005, p. 122).

Do acima exposto, infere-se que a nica via perfeitamente moral para o uso do prazer sexual num contexto em que haja essa entrega recproca das

70

pessoas inteiras e no somente de partes, como a genitlia , o que apenas possvel, para Kant, no matrimnio. Ele, enquanto contrato jurdico estabelecido por ambos os cnjuges, no uso pleno da razo, possibilita a restaurao da humanidade nas prticas sexuais, evitando a possibilidade de tratar o outro meramente como objeto de gozo. Somente no matrimnio, para Kant, concretiza-se o amor moral ao qual nos referimos anteriormente, pois nele o interesse pelo indivduo de maneira integral: sua felicidade e seu bem, de um modo geral, constituindo, assim, uma unidade da vontade, na qual absolutamente toda a existncia partilhada e h respeito pela dignidade racional dos envolvidos (KANT, 1997; PAPADAKI, 2010). Esse o nico meio moral do exerccio da sexualidade. Como vimos, o sexo faz exatamente isto: coisifica os que nele tomam parte. No entanto, ao coisific-los e faz-los posses, eles se tornam posses recprocas, que, sob a proteo do direito, adquirem status legal e perfeitamente moral, pois a perfeita reciprocidade criada pelo pacto jurdico protege a humanidade ao restitu-la simultaneamente (KORSGAARD, 1992, p. 311). Kant inova na legislao ao chamar esse direito de direito pessoal de carter real, isto , aquele no qual, embora se adquira e se use algum de modo semelhante a uma coisa, esta tratada como pessoa (KANT, 2005, p. 122). Somente por meio do Direito positivo, que garante um direito sobre uma outra pessoa, ser possvel usar da sexualidade de outrem para o nosso prprio gozo egosta (SINGER, 2000, p. 185). A posse in lege, modalidade jurdica derivada das leis puras da razo, salva o homem da violao da humanidade do indivduo e possibilita a realizao dos fins da natureza, fazendo com que a sexualidade no seja mais um perigo para a humanidade e seu telos no sexo, a procriao, mas, enquanto civilizao, a efetivao da moralidade.

Consideraes finais A temtica da objetificao sexual leva-nos a defrontarmo-nos com Kant, lanando mo do arcabouo sociocultural de seu tempo, associando-o ao pilar normativo de seu edifcio moral o imperativo categrico em suas formulaes. Sobre os crimina carnis contra naturam, h uma insistncia no fato de sua prtica degradar demasiadamente a personalidade humana, pondo-a abaixo at mesmo das prticas reprodutivas dos animais que, para ele, s praticavam o coito com o sexo oposto, ao contrrio do que demonstrou Kinsey pouco depois de um sculo. Conforme aludimos, tal insistncia lana mo da polidez social, do fino trato sobre o que deveria ocupar as conversas e a educao das pessoas num mundo civilizado, a fim de que se consiga Avelino Aldo de Lima Neto

n. 08 | 2012 | p. 53-76

71

ultrapassar a vergonha e a obscenidade presentes nessa funo orgnica e que ainda nos prendem, de certa forma, lascvia animal (KANT, 1997, p. 377). Entretanto, a despeito de discordarmos das concluses kantianas, preciso deixar claro que o mundo por ele imaginado heterossexual no simplesmente por uma suposta para ser terminologicamente anacrnico homofobia do autor. Para ele, a preservao da espcie, sendo um fim da natureza e, enquanto fim, participante da realizao da moralidade do mundo , ligava-se ao objetivo de progresso da cultura, isto , de elevar a humanidade ao mais alto grau de desenvolvimento humano e moral. Os dois sexos, assim, seriam responsveis pela gerao de outras pessoas que levariam a cabo tal objetivo. Opor-se a isso seria participar do impedimento da efetivao da moralidade na civilizao humana, pois somente pela unio sexual, dentro do matrimnio, que se poderia faz-lo. Isso ocorre porque, nesse contexto, o cuidado com a prole se constitui num dos instrumentos para o desenvolvimento da cultura, o que significa progresso, civilizao, vida moral (KANT, 1999, 2002; MARTINS, 2005). Assim, o sujeito kantiano, imagem perfeita do sujeito moderno centrado, disciplinado, racional , tem o seu corpo sexuado incluso no projeto progressista da modernidade. Nesse contexto, faz-se mister salientar que a ideia kantiana de que a sexualidade est naturalmente orientada procriao sendo o matrimnio heterossexual monogmico o lcus adequado para tal realizao ainda continua viva, inclusive em meios filosficos, nas vozes, por exemplo, dos defensores da chamada lei natural, como John Finnis. Para ele, somente a atividade conjugal [entre homem e mulher] livre da vergonha da instrumentalizao que encontrada em masturbar-se ou em ser masturbado ou sodomizado (FINNIS, 1993, p. 12). Retomando escritos de filsofos antigos como Plato, Aristteles, Xenofonte, Plutarco e outros, ele assevera que da complementaridade biolgica e, portanto, natural que provm a integrao plena entre dois indivduos. Nas unies matrimoniais, vivencia-se uma bno dupla, a saber: a procriao e a amizade. A amizade, na verdade, surge a como o ideal de reciprocidade perfeita qual aludimos anteriormente. Desse modo, um casal heterossexual, unido juridicamente, atualiza e faz a experincia inclusive por meio do sexo desse bem comum, o casamento, assumido em compromisso, muito embora esse sexo s seja moralmente legtimo, mesmo no contexto matrimonial, quando est aberto procriao, pois esta se inscreve na lei natural e, portanto, ordena a razo para agir tendo sempre tal fim em vista (FINNIS, 1993, 1997, 1998). Sendo um bem bsico, primrio, imoral desviar-se dele. Enquanto espcie humana,

72

assim que se deve sempre agir, mesmo quando no h possibilidade de reproduo, como no caso dos casais estreis (NAHRA, 2009, p. 4). Por conseguinte, a homossexualidade, a masturbao e todo tipo de sexo que no seja pnis-vagina so moralmente condenveis. Essas concluses so bastante similares s kantianas. Ora, mas se, no contexto da lei natural, o que apropriado para as espcies moralmente muito mais importante do que aquilo que apropriado para os indivduos (NAHRA, 2009, p. 7), estamos nos defrontando claramente com a biologizao da existncia humana, inclusive da prpria vida moral. Essa miscelnea de teleologia aristotlico-tomista seja em Kant, seja nos atuais representantes da lei natural a verso filosfica dos discursos conservadores com os quais nos defrontamos regularmente, de ordem religiosa ou no. Veladamente, transformam em natural o que foi inventado, em lei da razo pura, noumnica, o que foi fabricado nos agrupamentos socioculturais, como fenmeno, ao longo da histria. Parecem ignorar, entretanto, que a prpria natureza apresenta obstculos a essa exigncia da reproduo, como a baixa quantidade de esperma, os ciclos menstruais, o aborto natural e as meras contingncias da concepo, alm da prpria esterilidade (SCHAFF, 2001, p. 454). Se Kant parecia um ventrloquo do cristianismo, no sculo XVIII, os novos filsofos da lei natural no parecem estar muito distantes disso, j que suas reflexes ticas encontram correspondncia na doutrina e magistrio cristos. Hoje, porm, j podemos dizer que as tticas intelectuais desses filsofos, baseadas na tentativa de naturalizar, universalizar e eternizar discursos socialmente produzidos, so claramente ideolgicas (SOUSA FILHO, 2011), fantasiadas de metafsica crist. Filho do seu tempo, Kant naturalizou a sexualidade embora o tenha feito mantendo sua tica sexual perfeitamente encaixada em seu projeto tico. No entanto, assistir a discursos naturalizantes, como o de Finnis e outros atualmente, , no mnimo, estranho e, com frequncia, assustador, dada a fora poltica de que eles so dotados em diversas realidades. Tais discursos, ao vociferarem contra os diversos comportamentos sexuais que fogem regra pnis-vagina, continuam a afirmar a existncia da instrumentalizao de outro ser humano, usado como mero objeto para a satisfao do prazer7. Todavia, no raro ignoram que o modo como o matrimnio foi praticado em muitas sociedades, inclusive na de Kant, bem
7 A temtica da objetificao, de inspirao kantiana, foi retomada tambm por autoras feministas como Catharine MacKinnon, Andrea Dworkin e Martha Nussbaum , ao teorizarem sobre a tenso entre coisificao e/ou emancipao da mulher nas diversas instncias sociais, especialmente na indstria pornogrfica (PAPADAKI, 2007, p. 330).

n. 08 | 2012 | p. 53-76

Avelino Aldo de Lima Neto

73

como em muitas realidades hodiernas, ao invs de promover o bem dos esposos, degradou-os (KORSGAARD, 1992, p. 311), medida que a reciprocidade no efetivada, dada a existncia de outros diversos fatores como a desigualdade civil e de direitos entre homem e mulher, o impedimento do livre consentimento, o estupro e outras violncias fsicas e simblicas que anulam qualquer legitimidade moral que a lei conferiria, de per si, a uma relao afetiva. A reciprocidade, porm, pode existir em qualquer tipo de relacionamento afetivo, htero ou homossexual, casual ou duradouro, matrimonial ou no. Afirmamos isso sabendo que, em Kant, essa uma condio necessria, mas no suficiente, para a satisfao das exigncias da segunda formulao do imperativo categrico (SOBLE, 2001, p. 2), j que somente se verdadeiramente livre e autnomo e, portanto, moral obedecendo lei da razo, que normatiza a prtica da sexualidade do modo como descrevemos anteriormente. Contudo, tal observao serve, igualmente, para o casamento, diante das colocaes acima feitas, j que mesmo a legalidade, a exclusividade monogmica, a permanncia no relacionamento e a reciprocidade, apesar de favorecerem o respeito humanidade dos indivduos envolvidos, no impedem, em todos os momentos, a objetificao (DENIS, 2001, p. 17). Estabelecer parmetros universais para uma tica da sexualidade como inteligentemente tentou Kant tarefa inglria. Talvez at seja possvel apresentar princpios orientadores, tais como a reciprocidade e o consentimento, que, de maneira geral, permitem-nos analisar o status tico das relaes intersubjetivas, levando-nos a condenar moralmente prticas de violncia e/ou desrespeito objetivo aos indivduos, tais como o estupro, a coero e o adultrio. Porm, quando se trata de relaes recprocas e consentidas entre pessoas adultas, htero ou homossexuais, entramos num mbito analtico distinto. Como as expresses do desejo e o erotismo, bem como as relaes afetivo-sexuais, no raro, so singulares, cabe-nos flexibilizar os imperativos e (re)combinar perspectivas ticas, a fim de que a experincia do prazer no se torne mais disciplinada (do que j foi) por normas que, semelhante s morais kantiana e crist, provocam um retorno constante ao casusmo e ao controle dos corpos, massificando-os, homogeneizando-os e higienizando-os, desembocando em moralismos disfarados de virtude. Sendo improvvel um gozo na e da razo, circunscrito em frmulas preestabelecidas, consoante quis Kant, viabilizemos uma tica sexual que seja a da razo sensvel ao prazer.

74

Referncias BORGES, Maria de Lourdes. What can Kant teach us about emotions?. The Journal of Philosophy. v. 101, n. 3, p. 140-158, 2004. COOKE, Vincent M. Kant, Teleology and Sexual Ethics. International Philosophical Quaterly, v. 31, n. 1, p. 3-13, 1991. DENIS, Lara. From Friendship to Marriage: revising Kant. Philosophy and Phenomenological Research, v. 63, n. 1, p. 1-28, 2001. ______. Kant on the Wrongness of Unnatural Sex. History of Philosophy Quarterly, v. 16, n. 2, p. 225-248, 1999. ______. Kant's ethics and duties to oneself. Pacic Philosophical Quarterly, v. 78, p. 321-348, 1997. FINNIS, John; NUSSBAUM, Martha. Is Homosexual Conduct Wrong? a Philosophical Exchange. The New Republic, v. 15, p. 12-13, nov. 1993. ______. Aquinas: moral, Political and Legal Theory. Oxford: Oxford University Press, 1998. Disponvel em: <http://plato.stanford.edu/entries/aquinas-moral-political/ #AduOthKinActConGooMar>. Acesso em: 19 set. 2012. ______. Law, morality and sexual orientation. In: CORVINO, John. Same Sex: debating the Ethics, Science, and Culture of Homosexuality. Lanham-New York-London: Rowman and Littlefield, 1997. p. 31-43. GREEN, Ronald M. What does it mean to use someone 'as a means only': rereading Kant. Kennedy Institute of Ethics Journal, v. 11, p. 247-261, 2001. GUYER, Paul. Ends of Reason and Ends of Nature: The Place of Teleology in Kant's Ethics. The Journal of Value Inquiry, v. 36, p. 161-186, 2002. KANT, Immanuel. A Metafsica dos Costumes. Lisboa: Fundao Calouste Gulbekian, 2005. ______. Crtica da Faculdade do Juzo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. ______. Crtica da Razo Prtica. Lisboa: Edies 70, 1989. ______. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Lisboa: Edies 70, 1960. ______. Lectures on Ethics. Cambridge: Cambridge University Press: 1997. ______. Sobre a pedagogia. Piracicaba: UNIMEP , 1999. KORSGAARD, Christine. Creating the Kingdom of ends: Reciprocity and Responsibility. Philosophical Perspectives, v. 6, p. 305-332, 1992. MADIGAN, Thimothy J. The Discarded Lemon: Kant, Prostitution, and Respect for Persons. In: ELIAS, James E. et al. Prostitution: on whores, hustlers, and johns. New York: Prometheus Books, 1998.

n. 08 | 2012 | p. 53-76

Avelino Aldo de Lima Neto

75

MAFFESOLI, Michel. Saturao. So Paulo: Iluminuras, 2010. MARTINS, Cllia Aparecida. A natureza humana na Antropologia. In: BORGES, Maria de Lourdes; HECK, Jos (Org.). Kant: liberdade e natureza. Florianpolis: Editora da UFSC, 2005. NAHRA, Cinara. A morality for the third millennium: prostitution, homosexuality and sadomasochism in the light of Kant and Mill. 2005. 234 f. Tese (Doutorado em Filosofia) Universidade de Essex, Londres, 2005. ______. O uso do princpio teleolgico dos seres vivos em Kant. Kant e-Prints, Campinas, v. 4, p. 297-306, 2009. ______. Os novos filsofos da lei natural e a viso crist sobre a homossexualidade. Bagoas, Natal, v. 1, p. 109-121, 2007. PAPADAKI, Lina. Kantian Marriage and Beyond: why It Is Worth Thinking about Kant on Marriage. Hypatia, v. 25, p. 276-294, 2010. ______. Sexual objectification: from Kant to contemporary feminism. Contemporary Political Theory, v. 6, p. 330-348, 2007. PEREZ, Daniel Omar. O sexo e a lei em Kant e a tica do desejo em Lacan. Revista AdVerbum, v. 4, n. 2, p. 104-112, ago./dez. 2009. SCHAFF, Kory. Kant, political liberalism and the ethics of same-sex relations. Journal of Social Philosophy, v. 32, p. 446-462, 2001. SINGER, Irving. The Morality of Sex: contra Kant. Critical Horizons, v. 1, p. 175-191, 2000. SOBLE, Alan. Kant and sexual perversion. The Monist, v. 86, p. 55-89, 2003. ______. Sexual Use and What To Do About It: internalist and Externalist Sexual Ethics. Essays in Philosophy, v. 2, n. 2, 2001. SOUSA FILHO, A. Ideologia e transgresso. Psicologia Poltica, v. 11, n. 22, p. 207224, jul./dez. 2011.

76

También podría gustarte