Está en la página 1de 13

Captulo 5 Antenas e linhas de transmisso

Como j abordado anteriormente, boa parte do desempenho de um sistema celular depende de todos os elementos que operam com RF, incluindo as antenas, filtros e linhas de transmisso (cabos e conectores de antenas). Desde o a instalao at a manuteno correti!a e pre!enti!a de!e"se ter conhecimentos no m#nimo bsicos e ferramental adequado para manter o bom desempenho de todo o sistema. $sso sem contar o projeto, que de!e ser cuidadosamente elaborado. %ara minimi&ar estas lacunas, este capitulo aborda, al m da antenas e linhas de transmisso propriamente ditas, as !rias situa'es onde so aplicadas t cnicas de reforo e(ou repetio de sinais para estender com qualidade a cobertura de um sistema celular.

Tipos de antenas
)abemos que a antena o elemento que transforma ener*ia eletroma*n tica confinada em ener*ia eletroma*n tica irradiada, posibilitando a propa*ao das ondas eletroma*n ticas *eradas por transmissores. + antena muito importante para determinar a forma com que o sinal ir ser disponibili&ado. ,uanto a esta questo, funciona mais ou menos como um suporte de uma l-mpada, que dei.a a ener*ia luminosa ir para todos os lados, ou fecha o foco para uma direo espec#fica. /ale di&er que, em telefonia celular, muito comum a utili&ao de conjuntos de antenas para modificar as caracter#sticas el tricas das mesmas, o que ser abordado mais adiante. +ntes de qualquer considerao, !ale lembrar que tudo o que for dito para antenas que esto transmitindo !ale de forma in!ersa para a recepo.

Fi*. 0.1 2 3ipos de antenas

Caractersticas principais das antenas


+s antenas utili&adas em telefonia celular apresentam caracter#sticas espec#ficas que as tornam aplic!eis apenas a este tipo de comunicao. + se*uir al*umas caracteristicas das antenas que iro diferenciar um modelo de antena de outro4 Diretividade 5.prime a forma com que o sinal de uma antena diri*ido para uma determinada direo, ou seja, como a pot6ncia da mesma concentrada, como em uma lanterna ou farol de um carro. +ssim como uma l-mpada pode ter sua luminosidade direcionada, uma antena tamb m pode direcionar a sua onda eletroma*n tica. $sotr7pica4 8ma antena utili&ada como modelo para outras a isotr7pica. 5la, na !erdade, no e.iste. + antena isotr7pica irradia suas ondas em todas as dire'es em todos os planos. 9mnidirecional4 + antena que mais se apro.ima da isotr7pica a omnidirecional. 5sta transmite em todas as dire'es, por m somente em um plano. : muito utili&ada em carros, radiotransmissores portteis e equipamentos que necessitam de transmisso e(ou recepo de sinais de todas as dire'es com a mesma intensidade. Direti!a4 +s antenas direti!as concentram o fei.e de ondas eletroma*n ticas em uma ou mais dire'es. De!ido a esta concentrao o sinal deste tipo de antena pode ir mais distante. ;o caso de uma antena receptora, ela poder receber um sinal fraco com maior facilidade se ele !ier e.atamente na direo onde a antena tem maior concentrao. 8m e.emplo de antena direti!a a <a*i, muito utili&ada nos tele!isores como antena e.terna. 9utro tipo de antena direti!a a parab7lica, que possui uma direti!idade muito *rande e um fei.e bastante concentrado. Ganho 8m antena um elemento passi!o e que portanto no possui amplificao. ;o entanto, quanto mais uma antena concentra seu fei.e, mais lon*e !ai o seu sinal. =aseado nisso se di& que uma antena possui *anho. ;a !erdade, o *anho e.prime o quanto o sinal mais forte em um determinado local recebido quando se substitui uma antena de refer6ncia transmitindo uma determinada pot6ncia pela antena em questo. De!e ser considerado o ponto onde a antena diri*e sua pot6ncia com maior intensidade ao fa&er esta comparao. ;ormalmente a antena de refer6ncia uma isotr7pica ou dipolo. Impedncia De uma maneira *eral as antenas so concebidas para trabalho em 0> ou ?0@, dependendo da aplicao. ;ormalmente as antenas que operam com pot6ncia, portanto antenas de transmisso, possuem imped-ncia nominal de 0> @.

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"E

Polarizao +s ondas eletroma*n ticas so compostas por uma combinao de !aria'es de ondas el tricas e ma*n ticas. +o sair de uma antena elas se propa*am de maneira oscilat7ria e peri7dica. )e o campo el trico !aria sempre no mesmo plano para cima e para bai.o di&emos que a antena utili&a polari&ao !ertical. %or um outro lado, se o campo el trico se manifesta de um lado para outro em um plano hori&ontal, di&emos que a antena opera com polari&ao hori&ontal. 5m situao de !isada direta e sem refle.'es, para duas antenas se comunicarem adequadamente elas precisam estar operando com a mesma polari&ao, caso contrrio ha!er uma atenuao muito maior do que a esperada no sinal recebido. Tilt eltrico 5m telefonia celular so muito utili&adas antenas que irradiam a radiofreqJ6ncia li*eiramente para bai.o le!ando em considerao o plano hori&ontal. 5sta inclinao em in*l6s chamada de tilt. Dia rama de radiao +tra! s de um dia*rama de radiao poss#!el !erificar em quais dire'es a antena transmite com maior ou menor intensidade. ;ormalmente so considerados dois dia*ramas de radiao4 !ertical e hori&ontal. +s linhas conc6ntricas definem a intensidade de sinal que est sendo transmitida em refer6ncia ao ponto de > d=, ou seja, no ei.o principal (>K). 8ma outra locali&ao importante o ponto de meia pot6ncia, definido como o -n*ulo onde a antena transmite com a metade da pot6ncia ("Fd=). ;a fi*ura acima poss#!el obser!ar que este -n*ulo est em 2B>K e LB>K.

Fi*. 0.E 2 Dia*rama de radiao hori&ontal de uma antena

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"F

!inhas de transmisso
5.ceto pelos equipamentos portteis, as antenas de transmisso e(ou recepo no ficam junto do equipamento transmissor(receptor, por isso necessrio um elemento que faa a interli*ao do equipamento e da antena. ;o caso da telefonia celular, so utili&ados os cabos coa.iais.

Fi*. 0.F 2 Cabo coa.ial

8m cabo coa.ial formado por um nMcleo, que pode ser macio ou !a&ado, por um elemento isolante, uma malha e finalmente por uma capa isolante. +l*umas das caracter#sticas principais destes cabos so4 " $mped-ncia " +tenuao " FreqJ6ncia de trabalho Impedncia +ssim como as antenas, os cabos e todo o sistema precisa ter a mesma imped-ncia de trabalho para que haja perfeita transfer6ncia de pot6ncia do transmissor para a antena. 5m telefonia celular utili&ada a impe-ncia de 0>@. Atenuao 9 sinal, ao sair do transmissor, percorre um caminho at che*ar N antena. ,uanto mais distante esta antena esti!er do transmissor, maior o comprimento do cabo e cabos mais compridos possuem, maiores as atenua'es. 5m sistemas onde o cabo precisa ser muito lon*o de!ido ao fato das antenas estarem bastante distantes do transmissor, a pot6ncia que che*a nas antenas ser bem menor que a que sai do transmissor. %ara minimi&ar este problema adotam"se, nestas instala'es, cabos de menor atenuao. +s atenua'es dos cabos encontradas nos manuais so e.pressas em d=(1>>m. ;esta a!aliao, quanto menor este !alor, melhor, por m cabos com menores atenua'es so mais pesados e mais caros, portanto estes fatores tamb m de!em ser le!ados em considerao na escolha de um cabo.

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"C

"re#$%ncia de tra&alho 9s cabos coa.iais de uma maneira *eral operam em freqJ6ncias bastante distintas, por isso, na hora de escolher, necessrio !erificar tamb m se a freqJ6ncia de trabalho do cabo est de acordo com a freqJ6ncia de operao do sistema. ;o caso dos sistemas de telefonia celular as principais fai.as de freqJ6ncias so O0>, B>>, 1O>> ou 1B>> AP& e h cabos espec#ficos para cada uma destas fai.as de freqJ6ncias. 9s cabos de antenas t6m sido al!o de constantes furtos, pois possuem cobre em seu interior, por isso, muitas !e&es, em condi'es emer*enciais, so utili&ados cabos de menor bitola para substituirem pro!isoriamente os cabos ori*inais at que sejam pro!idenciadas condi'es de passa*em com maior se*urana em relao a furtos dos cabos ori*inais. Como cabos de menor bitola possuem maior atenuao, a rea de cobertura da =3) afetada. + colocao pro!is7ria de uma cabo de menor bitola de!e"se ao fato de ser mais fcil para instalar.

Casamento de impedncias e '()*


5m eletrQnica aprendemos que, para uma perfeita transfer6ncia de ener*ia, necessrio que haja um perfeito casamento de imped-ncias entre o *erador de ener*ia e a car*a. 5m telecomunica'es ocorre a mesma coisa. %ara o perfeito desempenho de um sistema de RF necessrio o adequado casamento de imped-ncia entre o transmissor, a linha de transmisso e a antena. Caso este casamento no seja adequado, ocorrero ondas estacionrias, fa&endo com que parte do sinal transmitido retorne. Dependendo da quantidade de sinal retornado, pode ha!er at a queima do transmissor. ,uando o casamento de imped-ncias em uma linha de alimentao, no nosso caso o cabo coa.ial, est perfeito, a tenso e a corrente ser constante em toda a e.tenso do cabo. )e este casamento no esti!er perfeito, ocorrer uma onda estacionria de tenso e corrente em determinados pontos do cabo e no ocorrer a m.ima transfer6ncia de ener*ia do transmissor at a antena. 5.istem !rias formas de quantificar, medir e descre!er o retorno do sinal emitido pelo transmissor. 3ermos como coeficiente de refle.o, perda de retorno, pot6ncia refletida e perda de pot6ncia transmitida so comumente utili&ados. 3odas eles referem"se a apenas um fenQmeno, o da refle.o da onda. ,uando uma onda sai do transmissor em direo N antena atra! s do cabo coa.ial e sofre refle.o ao che*ar na antena, parte desta onda retorna pelo mesmo cabo, produ&indo uma no!a onda que caminha em direo oposta N ori*inal. $sto causa um padro de interfer6ncia chamado de onda estacionria. 5m determinados pontos do cabo o resultado da soma !etorial destas duas ondas ser uma maior intensidade, enquanto em outros locais ha!er uma resultante menor que a ori*inal. )e esti! ssemos falando de fios paralelos, seria poss#!el medir estes pontos de m.imos e m#nimos deslocando o ponto de obser!ao e medida, mas os cabos coa.iais, como sabemos, so isolados, no permitindo que se faa a medida desta forma. +ssim, outros m todos so empre*ados para se fa&er estas medi'es. + diferena entre os n#!eis m#nimos de m.imos do os !alores do /)RR (/olta*e )tandin* Ra!e Ratio 2 Ra&o de 3enso de 9nda 5stacionria) para um determinado sistema. 8m /)RR de

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"0

Fi*. 0.C 2 9ndas estacionrias

+ medida utili&ada para a!aliar a quantidade de sinal retornado 2 Ra&o de 3enso de 9nda 5stacionria).

o /)RR (/olta*e )tand Ra!e Ratio

+,erccios
1. 8ma =3) ser implementada para atendimento e.clusi!o a uma estrada. 5.istem outras constru'es pr7.imas, mas elas no de!em receber sinal desta =3). Considerando o mapa da fi*ura abai.o, !erifique qual o melhor tipo de antena a ser utili&ado para atin*ir a maior e.tenso poss#!el da rodo!ia e desenhe um e.emplo de rea de cobertura.

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"G

E. 9 estdio Ario Filho apresentado na fi*ura abai.o. ;o ponto em !ermelho, em cima do arco, de!e ser instalada uma antena para ser!ir apenas ao estdio, j que, em dias de jo*o, h muitas pessoas utili&ando o ser!io celular e as =3)s que esto ao redor do estdio no do !a&o ao trfe*o to intenso. Considerando que o sinal da =3) no de!e sair do estdio e que ela de!e atender a rea interna, qual o modelo de antena mais adequadoS

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"?

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"O

F. ,ual modelo de antena !oc6 utili&aria para receber um sinal de uma emissora distante de 3/S %or queS C. Considerando o dia*rama abai.o, qual a pot6ncia, em R, encontrada em cada um dois locais indicadosS ,ual foi a perda no cabo, em d=S

FB d=m

-T (

CE d=m

0. 8m amplificador possui *anho de 1> d=. Considerando que a pot6ncia na entrada a pot6ncia na sa#daS

de 1>R, qual

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"B

AD+.D/ 0 DIAG*A1A( D+ *ADIA23/

A.T+.A PA*A -T( 0 1/D+!/ AA4 5 6 ulo de a&ertura de 789

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"1>

A.T+.A PA*A -T( 0 1/D+!/ AC: 5 6 ulo de a&ertura de 859

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"11

A.T+.A PA*A -T( 0 1/D+!/ A+: 0 6n ulo de a&ertura de ;<9

A.T+.A PA*A -T( 0 1/D+!/ A+7 0 6 ulo de a&ertura de =<59

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"1E

1/D+!/ D+ "+**AG+.( PA*A D/). TI!T

Rua Aorais e )il!a, BC 2 Aaracan 2 Rio de Daneiro 2 RD 2 Cep4 E>E?1">F> 2 3el.4 E0G?">1B? ( EE>C"BF1> HHH.cole*io*bell.com.br 2 cole*io*bellI*maill.com

0"1F

También podría gustarte