Está en la página 1de 41

Faculdade Catlica Rainha do Serto Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina Projeto Urbanstico I Professora Flvia Assis

Introduo ao Planejamento Urbano

Definies de Planejamento
O planejamento um processo racional que visa definir ou

orientar as aes futuras a partir de um determinado enfoque


sistmico, buscando o melhor uso dos recursos existentes.

Processo rigoroso de dar racionalizao ao, sendo basicamente um processo de raciocnio onde se deve enfrentar de maneira crtica as situaes que se apresentam (ALMEIDA et al, 1993; apud SANTOS, 2000).

Definies de Planejamento
Processo contnuo que envolve a coleta, organizao e

anlise sistematizada das informaes para se chegar a


decises ou escolhas acerca das melhores alternativas para o

aproveitamento dos recursos disponveis, com a finalidade de


se atingir metas especficas no futuro e que levem melhoria de uma determinada situao e ao desenvolvimento das sociedades humanas (SANTOS, 2000).

Definies de Planejamento

Em um sentido amplo, planejamento um mtodo de aplicao, contnuo e permanente, destinado a resolver, racionalmente, os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espao, em determinada poca, atravs de uma previso ordenada capaz de antecipar suas ulteriores consequncias.
Carta dos Andes (Seminrio de Tcnicos e Funcionrios em Planejamento Urbano)

Definies de Planejamento

O planejamento um processo de trabalho permanente, que tem por objetivo organizar meios para atingir uma meta, que contribuir para a melhoria de uma determinada situao.
No caso em estudo aplica-se essa melhoria s cidades. J o desenho urbano uma atividade multidisciplinar, interessada tanto no processo de transformao da forma urbana, quanto no espao resultante de tal processo, atuando em todas as escalas do desenvolvimento socioespacial.

Classificaes
Segundo a natureza do escopo: Socioeconmico Agrcola Virio Educacional Etc Segundo a espacial: Local Regional Nacional Internacional abrangncia

Segundo a natureza dos objetivos (exemplos): Planejamento Econmico Emergencial Planejamento Agrcola de Uso da Terra

Planejamento Urbano
Planejamento Urbano: tema amplo

Cada rea do planejamento necessita de um especialista no assunto Panorama geral dos diversos itens que compem o Planejamento Urbano Tanto o planejamento urbano quanto o urbanismo so entendidos como o estudo do fennemo urbano, mas diferem no tocante s formas de atuao no espao urbano.

Planejamento Urbano URBANISMO trabalha com o desenho urbano e o projeto das cidades, em termos genricos. PLANEJAMENTO URBANO antes de agir diretamente no ordenamento fsico das cidades, trabalha com os processos que a constroem.

Planejamento Urbano
O planejamento urbano nasceu em resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto os no resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele.

Nessa viso o fenmeno urbano foi reconhecido como algo dinmico onde a cidade vista como resultado de sua prpria histria e que evolui no tempo.
A cidade no mais um modelo ideal a ser concebido pelos urbanistas.

Planejamento Urbano
A cidade real passa a ser o foco, ao invs da cidade ideal, a nfase passa da busca pelo modelo de cidade ideal para a soluo de problemas concretos, buscando estabelecer mecanismos de controle dos processos urbanos ao longo do tempo. Participao de profissionais de diversas reas do conhecimento, cada um com a sua viso sobre os problemas da cidade. Houve reduo na participao do arquiteto no desenvolvimento das cidades.

Planejamento Urbano
O centro de ao do planejamento urbano a organizao e o desenho de assentamentos humanos, desde as menores vilas at as maiores cidades.

o processo de criao e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos como a qualidade de vida da populao. tambm o planejamento de uma nova rea urbana em uma dada regio.

Planejamento Urbano
Os planejadores so atores de um perptuo conflito de natureza poltica, e seu trabalho no deve ser considerado como neutro. Tambm precisam prever o futuro e os possveis impactos, positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano.

Planejamento Urbano
Estratgia de ocupao do espao urbano realizada a partir de planos, onde as caractersticas fsicas so examinadas com estreita relao com as caractersticas econmicas, sociais e administrativas. Processo que visa definir as diretrizes e os caminhos que o desenvolvimento urbano dever seguir. cclico e depende de constante reavaliao atravs de monitoramento.

Planejamento Urbano
Revoluo Industrial (1760 a 1830) Exploso urbana e demogrfica Os problemas urbanos se agravam (insalubridade, peste, poluio, pouca permeabilidade do traado urbano, etc.)

Meados do sculo XIX: surge o urbanismo moderno como cincia e termo. Mais do que desenho urbano, os projetos urbansticos eram um projeto de sociedade.

Planejamento Urbano
Final dos anos 1960:

Questionamento do conceito de desenvolvimento (Europa e EUA) Modelos alternativos de desenvolvimento no centrados no desenvolvimento econmico, mas na qualidade de vida (fsico-mental, conforto, educao) e nos aspectos negativos (poluio, degradao ambiental). O urbanismo busca reabilitar as cidades existentes. Rediscute-se a humanizao das cidades.

Planejamento Urbano
Brasil:

Em nosso pas o Planejamento Urbano foi pautado em instrumentos urbansticos, tendo nos Planos Diretores e Leis de Uso e Ocupao do Solo seus representantes mais pragmticos. Contudo, muitos desses planos no enfrentaram as questes sociais.
O foco do planejamento deslocou-se do regulamento do uso e ocupao do solo para o tratamento dos processos especulativos de produo do espao urbano. Surge a idia de planejamento urbano participativo: o profissional no mais o "autor do plano", mas o "condutor do processo".

Planejamento Urbano Proposta de desenvolvimento sustentvel Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de garantir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de atenderem suas necessidades.

Planejamento Urbano
Anos 1970 e 1980: Planejamentos regionais integrados, analisados de forma interativa. Final do sculo XX: Passou-se a discutir os limites de interveno do planejamento urbano. A cidade passa a ser vinculada a todo o contexto em que se insere. Procura de uma melhor integrao entre os diversos tipos de espaos urbanos.

Planejamento Urbano

O Planejamento territorial urbano tem sido desenvolvido e aplicado de forma a ordenar o crescimento das cidades e minimizar os problemas decorrentes dos processos de urbanizao. E tem sido curiosa a experincia brasileira em planejamento urbano, j que, geralmente, ele demandado e elaborado aps a desorganizao espacial terse tornado uma realidade

(Juca Villaschi)

Processos de Planejamento
Unidade de trabalho: rea que contenha as interaes ou gerem presses sobre os sistemas naturais ou antrpicos a serem estudados.
rea de estudo: rea de ao direta do planejamento. definida em funo da escala de trabalho. Escala de trabalho: Dimenses espacial e temporal. determinada ou determina o nvel de organizao e complexidade de informaes consideradas ou geradas.

Processos de Planejamento
Definio de objetivos e metas; Definio da estrutura organizacional; Diagnstico e avaliao de acertos e conflitos levantamento de dados; Integrao e avaliao dos dados; Identificao de alternativas; Seleo de alternativas e tomada de deciso; Definio de diretrizes de implantao e monitoramento.

Etapas de Planejamento
Elaborao de estudos prvios:
Mapeamento fsico e biolgico do territrio Topografia do terreno Anlise geolgica do solo Existncia de mananciais, cursos (rios, crregos) e percursos (fluviais) Ecossistema: fauna, flora Dados meteorolgicos: ventos, clima, etc.

Etapas de Planejamento
Mapeamento Socioeconmico do Territrio
Estudos socioeconmicos: perfil regional ou do entorno, hbitos de consumo e de vida, hbitos de trabalho e lazer Survey Qualitativo: ler nas entrelinhas ndices de Qualidade de Vida Inventrios Estudos Econmicos: Potencial da regio, estrutura de desenvolvimento existente Planejamento Regional: Como esta nova rea ir se inserir no seu entorno, em todos os aspectos metropolitanos, fsicos, econmicos, populacional, tursticos, etc.

Etapas de Planejamento
Mapeamento Histrico e Antropolgico
Histrico: Levantamento da histria do lugar, identificao de possveis traos histricos a serem preservados (patrimnio cultural local) Anlise antropolgica: perfil antropolgico da populao local ou entorno, hbitos e tcnicas de construo aceitas

Planejamento participativo
Participao popular
Grupos focais Audincias pblicas Conselhos deliberativos Comisses de trabalho Fruns permanentes de delegados

Instrumentos de planejamento urbano


Cidade Plano Diretor Lei de Uso e Ocupao do Solo Cdigo de Posturas Cdigo de Obras Plano Plurianual
Glebas, loteamentos ou condomnios Zoneamento Parmetros Urbansticos Regulamento do Condomnio

Instrumentos de planejamento urbano


PLANO DIRETOR MUNICIPAL Instrumento de gesto municipal que define, atravs do conhecimento dos fatores socioeconmicos e dos condicionantes do meio, os princpios e as diretrizes que orientaro o desenvolvimento do municpio.
ZONEAMENTO Utilizado em vrias escalas de trabalho. Objetiva definir aquelas atividades que podem ser desenvolvidas em cada setor e assim orientar a forma de uso, atravs da consolidao das atividades, alterao das condies existentes ou proibio daquelas que no se adequem (Santos, 2000).

Instrumentos de planejamento urbano


Sistema de reas verdes urbanas
Entende-se por reas verdes urbanas todas as reas livres urbanas, com escala representativa, pblicas ou privadas, que abrigam ou oferecem condies para abrigar vegetao. Parte integrante de um sistema de reas verdes integrado malha urbana. Conservao ambiental e criao de opes de lazer para comunidade.

Levantamento de dados
Parmetros fsicos
Geologia Geomorfologia Pedologia ndice de inclinao do terreno Sistema hdrico Uso e ocupao do solo existente Sistema virio existente Impactos ambientais existentes Dados climticos

Levantamento de dados
Parmetros biolgicos Fauna existente (local ou regional) Vegetao existente (local ou regional)
Parmetros legais Legislaes ambientais Legislaes de recursos hdricos Plano Diretor municipal Legislaes de uso e ocupao do solo Dados cadastrais da rea de estudo

Levantamento de dados
Parmetros socioculturais
Perfil socioeconmico da populao do entorno Equipamentos de uso da comunidade existentes Anseios da comunidade Histrico local e regional

Associao dos dados Definio do programa: implantao, manuteno, monitoramento e reavaliao Objetivos inicias vinculados avaliao dos dados levantados

Etapas de projeto
espacializao do programa zoneamento utilizao dos dados levantados plano de massas utilizao dos dados levantados definio das caractersticas de projeto projeto executivo implantao manuteno e monitoramento reavaliao do projeto

Mapas de zoneamento
Zoneamento funcional
Mistura e variedades de usos compatveis entre si, buscando a mais intensa utilizao possvel 24 horas por dia Vitalidade urbana Segurana (evitar horrios vazios) Vocao fsica, socioeconmica e cultural Grupos de Impacto

Mapas de zoneamento
reas non aedificandi
Terrenos alagadios ou inundveis Aterramentos nocivos sade Declividade superior a 30%, salvo excees Condies geolgicas precrias reas de preservao ecolgica, mananciais, etc.

Mapas de zoneamento
Levantamento do entorno edificado
Vias principais de acesso (estradas, avenidas, etc), caractersticas socioeconmicas, populao e densidade, etc. Continuidade das vias de acesso, perfil da rea a ser ocupada, planejamento do crescimento urbano, etc. Unidade de vizinhana (raio de aproximadamente 800m)

Mapas de zoneamento
Ncleos
Definio de ncleo principal e dos ncleos regionais, seus usos e caractersticas Evitar crescimento mononucleado, gerando problemas de transporte, centralizao exagerada, especulao imobiliria

Parmetros urbansticos
Configurao Espacial das Zonas Gabarito (altura), afastamentos, reas mximas de construo Cones de visibilidade, relacionamento entre volumes edificados e topografia Relacionamento com o entorno: vias existentes, usos, etc. Simulaes de Conforto Ambiental Taxa de Permeabilizao Coeficiente de Aproveitamento Quota de terreno por unidade habitacional reas de estacionamento

Projeto Urbanstico
Projeto
Subdiviso das quadras em lotes Sistema virio com hierarquia Dimenses lineares e angulares das vias Perfis longitudinais e transversais Memorial descritivo: caractersticas e zoneamentos, parmetros urbansticos, indicao das reas e equipamentos pblicos

Projeto Urbanstico
reas pblicas No poder ser inferior a 35%, salvo loteamentos industriais de grandes dimenses ou salvo outras determinaes em legislao urbanstica Previso de equipamentos pblicos de educao, cultura, lazer e similares Lotes rea mnima Frente mnima Faixa non aedificandi de 15 metros em torno de guas correntes, rodovias, ferrovias

Projeto Urbanstico
Vias
Articularse com o sistema virio local (entorno) Harmonizarse com a topografia, acompanhando curvas de nvel e promovendo quebras dgua em descidas Classificao das vias segundo o Plano Diretor (pedestre, ciclovia, local, coletora, arterial, regional) Quadras at 200 m (pedestres)

Problemas e requisitos de projeto


Falta de hierarquizao das vias, conflito entre pedestres e veculos, falta de estacionamento Carncia de espaos de lazer e equipamentos Ncleos e unidades de vizinhana mal dimensionados Monotonia da paisagem (lotes e casas iguais)
Separao do trnsito de passagem e do local Separao do pedestre e veculo Previso para espaos de lazer e contemplao Espaos de manobra e estacionamento Previso de circulao de veculos de emergncia

También podría gustarte