Está en la página 1de 30

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Ol! Bom dia! Na aula de hoje iremos abordar um assunto super importante e muito gostoso de estudar: Atos Administrativos! A Nossa aula sobre Atos ser bem simples, pois no iremos abordar o assunto por completo uma vez que a FGV exigiu apenas modalidades (espcies) de atos administrativos. Bons estudos! @profapatricia

1 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Lista de questes da aula 3 1. (FCC/TRE-AL/Analista/2010) Certides, pareceres apostilamento de direitos so espcies de atos administrativos (A) punitivos. (B) negociais. (C) ordinatrios. (D) normativos. (E) enunciativos. 2. (FCC/TJ-PI/Analista/2009) Espcie de ato administrativo da competncia exclusiva dos Chefes do Executivo, destinado a prover situaes gerais ou individuais, abstratamente previstas de modo expresso, explcito ou implcito, pela legislao. Trata-se de (A) resoluo. (B) regulamento. (C) provimento. (D) instruo normativa. (E) decreto. 3. (FCC/TJ-PE/Tcnico/2012) No que diz respeito s espcies de atos administrativos, correto afirmar que a) os atos negociais, embora unilaterais, encerram um contedo negocial, de interesse recproco da Administrao e do administrado, mas no adentram a esfera contratual. b) no h distino entre o ato punitivo da Administrao, apenando o ilcito administrativo e o ato punitivo do Estado, que apena o ilcito criminal, visto que ambos tm a natureza de ilicitude. e o

2 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

c) os atos negociais so genricos, abstratos e de efeitos gerais, que no se limitam entre as partes - Administrao e administrado requerente. d) os atos ordinatrios atuam tambm no mbito interno das reparties, alcanando funcionrios subordinados a outra chefia, assim como obrigam os particulares. e) nos atos ordinatrios, alm de sua funo ordinatria, observa-se que eles criam, normalmente, direitos e obrigaes para os administrados, mas no geram deveres para os agentes administrativos a que se dirigem. 4. (FCC/TRE-PE/Analista/2011) A aprovao exemplo de ato administrativo a) ordinatrio. b) normativo. c) negocial. d) enunciativo. e) geral. 5. (FCC/TRE-AP/Tcnico/2011) O regimento ato administrativo a) ordinatrio. b) normativo. c) enunciativo. d) negocial. e) punitivo. 6. (FCC/TRE-RN/Analista/2011) Quanto s espcies de atos administrativos, correto afirmar: a) Certides e Atestados so atos administrativos classificados como constitutivos, pois seu contedo constitui determinado fato jurdico. b) Autorizao ato declaratrio de direito preexistente, enquanto licena ato constitutivo.
3 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

c) Admisso ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao reconhece ao particular o direito prestao de um servio pblico. d) Licena ato administrativo unilateral e vinculado, enquanto autorizao ato administrativo unilateral e discricionrio. e) Permisso, em sentido amplo, designa ato administrativo discricionrio e precrio, pelo qual a Administrao, sempre de forma onerosa, faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico. 7. (FCC/TRF-1/Tcnico/2011) Dentre outros, exemplo de ato administrativo ordinatrio, a) a circular. b) o regulamento. c) a resoluo. d) a admisso. e) o decreto. 8. (FCC/TRF-1/Tcnico/2011) NO constitui exemplo, dentre outros, de ato administrativo enunciativo: a) o atestado. b) o parecer. c) a certido. d) a homologao. e) a apostila. 9. (FCC/SJCDH/Agente/2010) Considere: I. Renncia administrativa. II. Portaria. I e II configuram, respectivamente, atos administrativos a) normativo e ordinatrio. b) ordinatrio e punitivo. c) negocial e ordinatrio. d) ordinatrio e normativo. e) negocial e punitivo. 10. (FCC/TRF-4/Tcnico/2010) Analise:

4 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

I. Atos administrativos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes atinentes ao adequado desempenho de suas funes, e no atingem os administrados, no criando para estes direitos ou obrigaes. II. Atos administrativos que declaram, a pedido do interessado, uma situao jurdica preexistente relativa a um particular, mas no contm uma manifestao de vontade da Administrao Pblica. Nesse casos, so conhecidos, respectivamente, como espcies de atos a) punitivos e declaratrios. b) normativos e ordinatrios. c) normativos e negociais. d) enunciativos e declaratrios. e) ordinatrios e enunciativos. 11. (FCC/TRE-AM/Tcnico/2010) Atos administrativos internos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes referentes ao adequado desempenho de suas funes so atos a) punitivos. b) determinativos. c) normativos. d) enunciativos. e) ordinatrios. 12. (FGV/TJ-PA/Juiz/2008) Os pareceres so atos administrativos que consubstanciam opinies de alguns agentes administrativos sobre matria submetida sua apreciao. O parecer vincula Administrao, ou seja, o administrador no obrigado a requer-lo, mas, uma vez requerida a sua elaborao, obrigatoriamente o administrador pblico estar vinculado a ele, s podendo agir de acordo com as suas determinaes. 13 - (CESPE/TCE-RN/Assessor/2009) Atos administrativos enunciativos so aqueles em que a administrao certifica ou atesta um fato ou emite um juzo de valor acerca de determinado assunto, como, por exemplo, as certides e os atestados. 14 - (CESPE/TCE-RN/Assessor/2009) A licena um ato administrativo unilateral, discricionrio e precrio, por meio do qual a administrao pblica constitui situaes jurdicas.
5 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

15 - (CESPE/AGU/Procurador/2010) Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo pode ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. 16 - (CESPE/TCE-TO/Analista/2008) A licena definida como ato discricionrio por meio do qual a administrao pblica consente ao particular o desempenho de certa atividade. 17 (TATE-AM/NCE-UFRJ/2005) De acordo com as diversas espcies de atos administrativos, o parecer administrativo considerado ato: (A) negocial; (B) ordinatrio; (C) enunciativo, (D) normativo; (E) punitivo. 18 (ATE-AM/NCE-UFRJ/2005) De acordo com as diversas espcies de atos administrativos, os avisos e portarias devem ser considerados atos: (A) enunciativos; (B) negociais; (C) normativos; (D) punitivos; (E) ordinatrios. 19 (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TRF5/2003) Atos administrativos que disciplinam determinada matria, de modo geral e abstrato, so denominados (A) imperativos. (B) normativos. (C) sancionatrios. (D) singulares. (E) restritivos.

6 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

20 (FCC/MRE/Oficial/2009) Atos ordinatrios so aqueles que disciplinam a Administrao Pblica, bem como a conduta funcional dos seus agentes. Podem ser expedidos por qualquer chefe do executivo, desde que no exceda sua competncia por ser decorrente do poder hierrquico. Alcanam os servidores hierarquizados bem como a sua chefia. No se estende aos particulares, e nem aos subordinados a outras chefias. So os atos ordinatrios mais freqentes: instrues; circulares; avisos; portarias; ordens de servio; provimentos; ofcios e despachos. As portarias, as autorizaes e as resolues so consideradas, respectivamente, espcies de atos administrativos a) normativos, ordinatrios e negociais. b) punitivos, ordinatrios e normativos. C) normativos, negociais e ordinatrios. d) ordinatrios, negociais e normativos. e) ordinatrios, normativos e negociais. 21 (FCC/TJ-PI/Tcnico/2009) Espcie de ato administrativo da competncia exclusiva dos Chefes do Executivo, destinado a prover situaes gerais ou individuais, abstratamente previstas de modo expresso, explcito ou implcito, pela legislao. Trata-se de a) resoluo. b) regulamento. c) provimento. d) instruo normativa. e) decreto. 22 (FCC/TRT-2/Analista/2008) Sobre as espcies do ato administrativo, considere: I. Licena ato administrativo vinculado por meio do qual a Administrao confere ao interessado consentimento para o desempenho de certa atividade. II. Permisso ato administrativo vinculado e definitivo, pelo qual a Administrao consente que o particular execute servio de utilidade pblica ou utilize privativamente bem pblico. III. Autorizao ato administrativo pelo qual a Administrao consente que o particular exera atividade ou utilize bem pblico no seu prprio interesse.
7 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) I, II e III. d) II. e) II e III. 23 (FCC/TRT-18/Analista/2008) Sobre as espcies de atos administrativos, analise: I. Atos que contm uma declarao de vontade da Administrao apta a concretizar determinado negcio jurdico ou a deferir certa faculdade ao particular. II. Atos que visam a disciplinar o funcionamento da Administrao e a conduta funcional de seus agentes. III. Atos que contm um comando geral do Executivo, visando correta aplicao da lei. Essas afirmaes referem-se, respectivamente, aos atos administrativos a) negociais, ordinatrios e normativos. b) ordinatrios, normativos e negociais. c) normativos, negociais e ordinatrios. d) negociais, normativos e ordinatrios. e) ordinatrios, negociais e normativos. 24 (FCC/TRT-2/Analista/2008) Atos normativos so a) atos que no contm uma manifestao de vontade da Administrao. b) aqueles pelos quais a Administrao pode impor diretamente sanes a seus servidores ou aos administrados em geral. c) aqueles editados em situaes nas quais uma determinada pretenso do particular coincide com a manifestao de vontade da Administrao. d) atos administrativos internos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes atinentes ao adequado desempenho de suas funes.
8 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

e) os que contm comandos gerais e abstratos aplicveis a todos os administrados que se enquadrem nas situaes nele previstas. 25 (FCC/MPU/Analista/2007) A espcie de ato administrativo interno pelo qual o chefe de rgo, repartio ou servio expede determinao geral ou especial a seus subordinados, ou designa servidores para funes e cargos secundrios, bem como inicia sindicncias e processos administrativos, refere-se: a) Deliberao. b) ao Aviso. c) Portaria. d) ao Provimento. e) Resoluo.

9 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Questes Comentadas 1. (FCC/TRE-AL/Analista/2010) Certides, pareceres apostilamento de direitos so espcies de atos administrativos (A) punitivos. (B) negociais. (C) ordinatrios. (D) normativos. (E) enunciativos. Resposta: E Comentrios: Atos enunciativos: tambm chamados atos de pronncia, certificam ou atestam uma situao existente, no contendo manifestao de vontade da Administrao Pblica. Ex. certides, pareceres, atestados. Atos enunciativos: ou atestam uma existente certificam Ex. certides, situao pareceres tcnicos, normativos, apostilas atestados, pareceres e o

2. (FCC/TJ-PI/Analista/2009) Espcie de ato administrativo da competncia exclusiva dos Chefes do Executivo, destinado a prover situaes gerais ou individuais, abstratamente previstas de modo expresso, explcito ou implcito, pela legislao. Trata-se de (A) resoluo. (B) regulamento. (C) provimento. (D) instruo normativa. (E) decreto.
10 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Resposta: E Comentrios: Conforme j estudado na questo de n 04, resposta letra E. 3. (FCC/TJ-PE/Tcnico/2012) No que diz respeito s espcies de atos administrativos, correto afirmar que a) os atos negociais, embora unilaterais, encerram um contedo negocial, de interesse recproco da Administrao e do administrado, mas no adentram a esfera contratual. b) no h distino entre o ato punitivo da Administrao, apenando o ilcito administrativo e o ato punitivo do Estado, que apena o ilcito criminal, visto que ambos tm a natureza de ilicitude. c) os atos negociais so genricos, abstratos e de efeitos gerais, que no se limitam entre as partes - Administrao e administrado requerente. d) os atos ordinatrios atuam tambm no mbito interno das reparties, alcanando funcionrios subordinados a outra chefia, assim como obrigam os particulares. e) nos atos ordinatrios, alm de sua funo ordinatria, observa-se que eles criam, normalmente, direitos e obrigaes para os administrados, mas no geram deveres para os agentes administrativos a que se dirigem. Gabarito: A Comentrios: a) os atos negociais, embora unilaterais, encerram um contedo negocial, de interesse recproco da Administrao e do administrado, mas no adentram a esfera contratual. O ato negocial no um contrato, e sim manifestao unilateral da administrao (provocada mediante requerimento ou solicitao do particular), coincidente com a pretenso do particular. Os atos negociais produzem efeitos concretos e individuais para os administrados. b) no h distino entre o ato punitivo da Administrao, apenando o ilcito administrativo e o ato punitivo do Estado, que apena o ilcito criminal, visto que ambos tm a natureza de ilicitude.
11 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

No deve o ato punitivo da administrao ser confundido com o jus puniendi do Estado, por meio do qual este aplica o direito penal objetivo visando a reprimir as infraes conceituadas em lei como crimes ou contravenes. O exerccio do jus puniendi sempre exige interveno prvia do Poder Judicirio, diferentemente do que ocorre relativamente s sanes administrativas. As sanes administrativas podem, em regra, ser diretamente aplicadas pela administrao, sem necessidade de interveno prvia do Poder Judicirio. c) os atos negociais so genricos, abstratos e de efeitos gerais, que no se limitam entre as partes - Administrao e administrado requerente. Os atos administrativos normativos contm determinaes gerais e abstratas, tais atos no tm destinatrios determinados; incidem sobre todos os fatos ou situaes que se enquadrem nas hipteses que abstratamente prevem. d) os atos ordinatrios atuam tambm no mbito interno das reparties, alcanando funcionrios subordinados a outra chefia, assim como obrigam os particulares. Os atos ordinatrios tm fundamento no poder hierrquico e somente vinculam os servidores que se encontrem subordinados autoridade que os expediu. No atingem os administrados; no criam para eles direitos ou obrigaes. e) nos atos ordinatrios, alm de sua funo ordinatria, observa-se que eles criam, normalmente, direitos e obrigaes para os administrados, mas no geram deveres para os agentes administrativos a que se dirigem. Ver justificativa acima. 4. (FCC/TRE-PE/Analista/2011) A aprovao exemplo de ato administrativo a) ordinatrio. b) normativo. c) negocial. d) enunciativo. e) geral.
12 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Resposta: C Comentrios: Atos negociais: vontade da Ex. licena, autorizao, Administrao em concordncia permisso, aprovao, com particulares admisso, visto, homologao, dispensa, renncia, protocolo administrativo. 5. (FCC/TRE-AP/Tcnico/2011) O regimento ato administrativo a) ordinatrio. b) normativo. c) enunciativo. d) negocial. e) punitivo. Resposta: B Comentrios:

Atos Normativos: comandos Ex. decretos gerais e abstratos para aplicao instrues da lei regimentos, deliberaes

regulamentos, normativas, resolues,

6. (FCC/TRE-RN/Analista/2011) Quanto s espcies de atos administrativos, correto afirmar: a) Certides e Atestados so atos administrativos classificados como constitutivos, pois seu contedo constitui determinado fato jurdico. b) Autorizao ato declaratrio de direito preexistente, enquanto licena ato constitutivo.

13 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

c) Admisso ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao reconhece ao particular o direito prestao de um servio pblico. d) Licena ato administrativo unilateral e vinculado, enquanto autorizao ato administrativo unilateral e discricionrio. e) Permisso, em sentido amplo, designa ato administrativo discricionrio e precrio, pelo qual a Administrao, sempre de forma onerosa, faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico. Resposta: D Comentrios: Ato administrativo unilateral, declaratrio e vinculado que libera, a todos que preencham os requisitos legais, o desempenho de atividades em princpio vedadas pela lei. Trata-se de manifestao do poder de polcia administrativo desbloqueando atividades cujo exerccio depende de autorizao da Administrao, como acontece na licena para construir. Ato unilateral, discricionrio, constitutivo e precrio expedido para a realizao de servios ou a utilizao de bens pblicos no interesse predominante do particular, como o porte de arma.

Licena:

Autorizao:

14 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

7. (FCC/TRF-1/Tcnico/2011) Dentre outros, exemplo de ato administrativo ordinatrio, a) a circular. b) o regulamento. c) a resoluo. d) a admisso. e) o decreto. Resposta: A Comentrios:

Atos Normativos: comandos Ex. decretos e regulamentos, gerais e abstratos para aplicao instrues normativas, da lei regimentos, resolues, deliberaes Atos Ordinatrios: disciplinam Ex. instrues, circulares, rgos e agentes pblicos avisos, portarias, ordens de servio, ofcios, despachos Atos negociais: vontade da Ex. licena, autorizao, Administrao em concordncia permisso, aprovao, com particulares admisso, visto, homologao, dispensa, renncia, protocolo administrativo. Atos enunciativos: ou atestam uma existente certificam Ex. certides, situao pareceres tcnicos, normativos, apostilas atestados, pareceres

Atos punitivos: aplicam sanes Ex. multa, interdio de a agentes e particulares atividade, destruio de coisas 8. (FCC/TRF-1/Tcnico/2011) NO constitui exemplo, dentre outros, de ato administrativo enunciativo:

15 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

a) o atestado. b) o parecer. c) a certido. d) a homologao. e) a apostila. Resposta: D Comentrios: Atos enunciativos: ou atestam uma existente certificam Ex. certides, atestados, situao pareceres tcnicos, pareceres normativos, apostilas

Atos negociais: vontade da Ex. licena, autorizao, Administrao em concordncia permisso, aprovao, admisso, com particulares visto, homologao, dispensa, renncia, protocolo administrativo. 9. (FCC/SJCDH/Agente/2010) Considere: I. Renncia administrativa. II. Portaria. I e II configuram, respectivamente, atos administrativos a) normativo e ordinatrio. b) ordinatrio e punitivo. c) negocial e ordinatrio. d) ordinatrio e normativo. e) negocial e punitivo. Gabarito: C Comentrios:

16 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Atos negociais: vontade da Ex. licena, autorizao, Administrao em concordncia permisso, aprovao, admisso, com particulares visto, homologao, dispensa, renncia, protocolo administrativo. Atos Ordinatrios: disciplinam Ex. instrues, circulares, avisos, rgos e agentes pblicos portarias, ordens de servio, ofcios, despachos 10. (FCC/TRF-4/Tcnico/2010) Analise: I. Atos administrativos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes atinentes ao adequado desempenho de suas funes, e no atingem os administrados, no criando para estes direitos ou obrigaes. II. Atos administrativos que declaram, a pedido do interessado, uma situao jurdica preexistente relativa a um particular, mas no contm uma manifestao de vontade da Administrao Pblica. Nesse casos, so conhecidos, respectivamente, como espcies de atos a) punitivos e declaratrios. b) normativos e ordinatrios. c) normativos e negociais. d) enunciativos e declaratrios. e) ordinatrios e enunciativos. Gabarito: E Comentrios: Os atos enunciativos no contm uma manifestao de vontade da administrao, so, portanto, considerados atos administrativos apenas em sentido formal. J os atos ordinatrios so atos administrativos internos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes concernentes ao adequado desempenho de suas funes.

17 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

11. (FCC/TRE-AM/Tcnico/2010) Atos administrativos internos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes referentes ao adequado desempenho de suas funes so atos a) punitivos. b) determinativos. c) normativos. d) enunciativos. e) ordinatrios. Gabarito: E Comentrios: So exemplos de atos ordinatrios as instrues (orientaes aos subalternos relativas ao desempenho de uma dada funo), as circulares internas (atos que visam a uniformizar o tratamento conferido a determinada matria), as portarias (como uma portaria de delegao de competncias, ou uma portaria de remoo de um servidor), as ordens de servio, os memorandos e os ofcios. 12. (FGV/TJ-PA/Juiz/2008) Os pareceres so atos administrativos que consubstanciam opinies de alguns agentes administrativos sobre matria submetida sua apreciao. O parecer vincula Administrao, ou seja, o administrador no obrigado a requer-lo, mas, uma vez requerida a sua elaborao, obrigatoriamente o administrador pblico estar vinculado a ele, s podendo agir de acordo com as suas determinaes. Gabarito: E Comentrios: Os pareceres so atos administrativos que consubstanciam opinies de alguns agentes administrativos sobre matria submetida sua apreciao. No, errado. Os pareceres no so atos administrativos, mas atos da administrao por serem considerados atos de conhecimento, opinio, juzo ou valor, que no expressam uma vontade e que, portanto, no podem produzir efeitos jurdicos. O parecer vincula Administrao, ou seja, o administrador no obrigado a requer-lo, mas, uma vez requerida a sua elaborao, obrigatoriamente o administrador pblico estar vinculado a ele, s podendo agir de acordo com as suas determinaes.
18 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

O parecer pode ser facultativo, obrigatrio e vinculante. Facultativo: quando fica a critrio da Administrao solicit-lo ou no, alm de no ser vinculante para quem o solicitou. Obrigatrio: quando a lei o exige como pressuposto para a prtica do ato final. A obrigatoriedade diz respeito solicitao do parecer (o que no lhe imprime carter vinculante). Vinculante: quando a Administrao obrigada a solicit-lo e a acatar a sua concluso. 13 - (CESPE/TCE-RN/Assessor/2009) Atos administrativos enunciativos so aqueles em que a administrao certifica ou atesta um fato ou emite um juzo de valor acerca de determinado assunto, como, por exemplo, as certides e os atestados. Gabarito: C Comentrios: Segundo a prof. Maria Sylvia Zanella Di Pietro, atos enunciativos so aqueles atravs dos quais a Administrao apenas atesta ou reconhece determinada situao de fato ou de direito, como, por exemplo, certides, apostilas e atestados. 14 - (CESPE/TCE-RN/Assessor/2009) A licena um ato administrativo unilateral, discricionrio e precrio, por meio do qual a administrao pblica constitui situaes jurdicas. Gabarito: E Comentrios: Licena ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administrao faculta quele que preencha os requisitos legais o exerccio de uma atividade. 15 - (CESPE/AGU/Procurador/2010) Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo pode ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. Gabarito: E Comentrios: O parecer um ato administrativo interno, declaratrio e tambm dito enunciativo. A Lei n 9.784/1999, art. 42, estabelece que quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze
19 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. De outro lado, se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poder ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. 16 - (CESPE/TCE-TO/Analista/2008) A licena definida como ato discricionrio por meio do qual a administrao pblica consente ao particular o desempenho de certa atividade. Gabarito: E Comentrios: A licena um tpico exemplo de vinculado. Cumpridos todos os requisitos legais, a Administrao Pblica no pode deixar de conceder, por exemplo, uma licena para construir. De outro lado, o exemplo comum de ato discricionrio a autorizao, como a destinada para a instalao de uma banca de revistas na calada. 17 (TATE-AM/NCE-UFRJ/2005) De acordo com as diversas espcies de atos administrativos, o parecer administrativo considerado ato: (A) negocial; (B) ordinatrio; (C) enunciativo, (D) normativo; (E) punitivo. Gabarito: C Comentrios: O parecer, por si s, no produz efeitos jurdicos. necessrio um outro ato administrativo, com contedo decisrio, que aprove ou adote o parecer, para, s ento, dele decorrerem efeitos jurdicos.

20 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

18 (ATE-AM/NCE-UFRJ/2005) De acordo com as diversas espcies de atos administrativos, os avisos e portarias devem ser considerados atos: (A) enunciativos; (B) negociais; (C) normativos; (D) punitivos; (E) ordinatrios. Gabarito: E Comentrios: ATOS NORMATIVOS So atos administrativos, em regra, gerais e abstratos, privativos do Chefe do Poder Executivo e expedidos para dar fiel execuo lei. So atos normativos de competncia dos Ministros praticados para viabilizar a execuo de leis e outros atos normativos. So atos administrativos inferiores aos decretos e regulamentos, expedidos por Ministros de Estado, presidentes de tribunais, de casas legislativas e de rgos colegiados, versando sobre matrias de interesse interno dos respectivos rgos. So atos normativos ou decisrios de rgos colegiados.
21 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

Decretos e regulamentos:

Instrues normativas:

Resolues:

Deliberaes:

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

ATOS ORDINATRIOS Expedidas pelo superior hierrquico e destinadas aos seus subordinados, so ordens escritas e gerais para disciplina e execuo de determinado servio pblico. Constituem atos escritos de disciplina de determinado servio pblico voltados a servidores que desempenham tarefas em situaes especiais. Diferem das instrues porque no so gerais. Atos exclusivos de Ministros de Estado para regramento de temas da competncia interna do Ministrio. Atos internos que iniciam sindicncias, processos administrativos ou promovem designaes de servidores para cargos secundrios. So expedidas por chefes de rgos e reparties pblicas. As portarias nunca podem ser baixadas pelos Chefes do Executivo. So determinaes especficas dirigidas a servidores subordinados ou particulares sobre assuntos administrativos ou de ordem social.

Instrues:

Circulares:

Avisos:

Portarias:

Ordens de servio:

22 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Ofcios:

So convites ou comunicaes escritas dirigidas a servidores subordinados ou particulares sobre assuntos administrativos ou de ordem social. So decises de autoridades pblicas manifestadas por escrito em documentos ou processos sob sua responsabilidade. ATOS NEGOCIAIS Ato administrativo unilateral, declaratrio e vinculado que libera, a todos que preencham os requisitos legais, o desempenho de atividades em princpio vedadas pela lei. Trata-se de manifestao do poder de polcia administrativo desbloqueando atividades cujo exerccio depende de autorizao da Administrao, como acontece na licena para construir. Ato unilateral, discricionrio, constitutivo e precrio expedido para a realizao de servios ou a utilizao de bens pblicos no interesse predominante do particular, como o porte de arma. Ato unilateral, discricionrio e precrio que faculta o exerccio de servios de interesse coletivo ou a utilizao de bem pblico. Ato administrativo unilateral e
23

Despachos:

Licena:

Autorizao:

Permisso:

Profa. Patrcia Carla

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Aprovao:

discricionrio que realiza a verificao prvia ou posterior da legalidade e do mrito de outro ato como condio para a sua produo de efeitos. Ato administrativo unilateral e vinculado que faculta, a todos que preencherem os requisitos legais, o ingresso em reparties governamentais ou defere certas condies subjetivas, como a admisso de usurio em biblioteca pblica. Constitui ato vinculado expedido para controlar a legitimidade formal de outro ato particular ou agente pblico.

Admisso:

Visto:

Homologao:

ato administrativo unilateral e vinculado de exame de legalidade e convenincia de outro ato de agente pblico ou particular. ato administrativo discricionrio que exime o particular do desempenho de certa tarefa. ato unilateral, discricionrio, abdicativo e irreversvel pelo qual a Administrao Pblica abre mo de crdito ou direito prprio em favor do particular. a manifestao administrativa em conjunto com o particular versando sobre a realizao de tarefa ou absteno de certo
24

Dispensa:

Renncia:

Protocolo administrativo:

Profa. Patrcia Carla

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

comportamento em favor dos interesses da Administrao e do particular, simultaneamente. ATOS ENUNCIATIVOS So cpias autenticadas de atos ou fatos permanentes de interesse do requerente constantes de arquivos pblicos. So atos que comprovam fatos ou situaes transitrias que no constem de arquivos pblicos. Manifestaes expedidas por rgos tcnicos especializados referentes a assuntos submetidos a sua apreciao. So pareceres que se transformam em norma obrigatria quando aprovados pela repartio competente. Equiparam-se a uma averbao realizada pela Administrao declarando um direito reconhecido pela norma legal. ATOS PUNITIVOS Constitui punio pecuniria imposta a quem descumpre disposies legais ou determinaes administrativas.

Certides:

Atestados:

Pareceres tcnicos:

Pareceres normativos:

Apostilas:

Multa:

25 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Interdio de atividade:

a proibio administrativa do exerccio de determinada atividade. o ato sumrio de inutilizao de bens particulares imprprios para consumo ou de comercializao proibida.

Destruio de coisas:

19 (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TRF5/2003) Atos administrativos que disciplinam determinada matria, de modo geral e abstrato, so denominados (A) imperativos. (B) normativos. (C) sancionatrios. (D) singulares. (E) restritivos. Gabarito: B Comentrios: atos abstratos, chamados tambm de normativos, so os que, disciplinando determinada matria de modo geral e abstrato, atingem um nmero indefinido de pessoas, e que podem continuar sendo aplicados inmeras vezes, como os regulamentos. So adstritos aos comandos legais e constitucionais. 20 (FCC/MRE/Oficial/2009) Atos ordinatrios so aqueles que disciplinam a Administrao Pblica, bem como a conduta funcional dos seus agentes. Podem ser expedidos por qualquer chefe do executivo, desde que no exceda sua competncia por ser decorrente do poder hierrquico. Alcanam os servidores hierarquizados bem como a sua chefia. No se estende aos particulares, e nem aos subordinados a outras chefias. So os atos ordinatrios mais freqentes: instrues; circulares; avisos; portarias; ordens de servio; provimentos; ofcios e despachos. As portarias, as autorizaes e as resolues so consideradas, respectivamente, espcies de atos administrativos a) normativos, ordinatrios e negociais.
26 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

b) punitivos, ordinatrios e normativos. C) normativos, negociais e ordinatrios. d) ordinatrios, negociais e normativos. e) ordinatrios, normativos e negociais. Gabarito: D Comentrios: Portaria (ato ordinatrio, ex. portaria de delegao de competncias, portaria de remoo de um servidor). Autorizao (ato negocial, ex. autorizao de uso de bem pblico). Resoluo (ato normativo, ex. resoluo editada por agncia reguladora). 21 (FCC/TJ-PI/Tcnico/2009) Espcie de ato administrativo da competncia exclusiva dos Chefes do Executivo, destinado a prover situaes gerais ou individuais, abstratamente previstas de modo expresso, explcito ou implcito, pela legislao. Trata-se de a) resoluo. b) regulamento. c) provimento. d) instruo normativa. e) decreto. Gabarito: E Comentrios: Decreto a forma pela qual so expedidos os atos de competncia privativa ou exclusiva do Chefe do executivo. Tem a funo de promover a fiel execuo da lei. Ex: decreto regulamentar. 22 (FCC/TRT-2/Analista/2008) Sobre as espcies do ato administrativo, considere: I. Licena ato administrativo vinculado por meio do qual a Administrao confere ao interessado consentimento para o desempenho de certa atividade. II. Permisso ato administrativo vinculado e definitivo, pelo qual a Administrao consente que o particular execute servio de utilidade pblica ou utilize privativamente bem pblico. III. Autorizao ato administrativo pelo qual a Administrao consente que o particular exera atividade ou utilize bem pblico no seu prprio interesse.
27 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) I, II e III. d) II. e) II e III. Gabarito: B Comentrios: II. Permisso ato administrativo vinculado e definitivo, pelo qual a Administrao consente que o particular execute servio de utilidade pblica ou utilize privativamente bem pblico. Permisso ato administrativo discricionrio e precrio mediante o qual consentida ao particular alguma conduta em que exista interesse predominante da coletividade. 23 (FCC/TRT-18/Analista/2008) Sobre as espcies de atos administrativos, analise: I. Atos que contm uma declarao de vontade da Administrao apta a concretizar determinado negcio jurdico ou a deferir certa faculdade ao particular. II. Atos que visam a disciplinar o funcionamento da Administrao e a conduta funcional de seus agentes. III. Atos que contm um comando geral do Executivo, visando correta aplicao da lei. Essas afirmaes referem-se, respectivamente, aos atos administrativos a) negociais, ordinatrios e normativos. b) ordinatrios, normativos e negociais. c) normativos, negociais e ordinatrios. d) negociais, normativos e ordinatrios. e) ordinatrios, negociais e normativos. Gabarito: A
28 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

Comentrios: I. Atos que contm uma declarao de vontade da Administrao apta a concretizar determinado negcio jurdico ou a deferir certa faculdade ao particular. Atos negociais, ex. licena, autorizao. II. Atos que visam a disciplinar o funcionamento da Administrao e a conduta funcional de seus agentes. Atos ordinatrios, ex. instrues, circulares. III. Atos que contm um comando geral do Executivo, visando correta aplicao da lei. Essas afirmaes referem-se, respectivamente, aos atos administrativos. Atos normativos, ex. decretos, instrues. 24 (FCC/TRT-2/Analista/2008) Atos normativos so a) atos que no contm uma manifestao de vontade da Administrao. b) aqueles pelos quais a Administrao pode impor diretamente sanes a seus servidores ou aos administrados em geral. c) aqueles editados em situaes nas quais uma determinada pretenso do particular coincide com a manifestao de vontade da Administrao. d) atos administrativos internos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes atinentes ao adequado desempenho de suas funes. e) os que contm comandos gerais e abstratos aplicveis a todos os administrados que se enquadrem nas situaes nele previstas. Gabarito: E Comentrios: Atos Normativos: comandos Ex. decretos gerais e abstratos para aplicao instrues da lei regimentos, deliberaes e regulamentos, normativas, resolues,

25 (FCC/MPU/Analista/2007) A espcie de ato administrativo interno pelo qual o chefe de rgo, repartio ou servio expede determinao geral ou especial a seus subordinados, ou designa
29 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE PARA ANALISTA LEGISLATIVO / PROCESSO LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS DAS MATRIAS ESPECFICAS

servidores para funes e cargos secundrios, bem como inicia sindicncias e processos administrativos, refere-se: a) Deliberao. b) ao Aviso. c) Portaria. d) ao Provimento. e) Resoluo. Gabarito: C Comentrios: Portaria, ato ordinatrio (ex. portaria de remoo de servidor). Obs. Os atos ordinatrios so inferiores em hierarquia aos atos normativos, significa dizer, a autoridade administrativa, ao editar um ato ordinatrio, deve observar aos atos administrativos normativos que tratem da matria a ele relacionada.

Gabarito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E E A C B D A D C E 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E E C E E E C E B D 21 22 23 24 25 E B A E C

30 Profa. Patrcia Carla www.pontodosconcursos.com.br

También podría gustarte