Está en la página 1de 3

F-328 Fsica Geral III 1o Semestre 2014

LISTA DO CAPTULO 21
!

Exerccios da lista para serem entregues: 3, 5, 9, 14, 15 e 18. 1) Duas esferas fixas, atraem-se mutuamente com uma fora de 0,108 N quando a distncia entre os centros 50,0 cm. As esferas so ligadas por um fio condutor de dimetro desprezvel. Quando o fio removido, as esferas se repelem com uma fora de 0,0360 N. Supondo que a carga total das esferas era inicialmente positiva, determine: (a) a carga negativa inicial de uma das esferas; (b) a carga positiva inicial da outra esfera. 2) Cinco cargas iguais a Q so igualmente espaadas em uma semicircunferncia de raio R. Determine a fora atuante sobre uma carga q localizada no centro da semicircunferncia. 3) Calcule a fora resultante devida distribuio octogonal de cargas da figura que age sobre uma carga positiva q0 localizada no ponto O (use o sistema de coordenadas indicado);

4) a) Qual deve ser o valor da massa de um prton se sua atrao gravitacional com outro prton equilibra exatamente a repulso eletrosttica entre eles? b) Qual a verdadeira relao dessas duas foras? 5) Na teoria de Born para o tomo de hidrognio, um eltron move-se em torno de um prton em uma rbita circular, cujo raio aproximadamente 0,529!10-10m. a) determine a fora eltrica entre o prton e o eltron; b) se essa fora causa a acelerao centrpeta do eltron, qual a velocidade deste? 6) a) Que cargas iguais e positivas teriam que ser colocadas na Terra e na Lua para neutralizarem sua atrao gravitacional? necessrio conhecer a distncia entre esses astros para resolver este problema? Por qu ? b) Quantos quilogramas de ons de hidrognio seriam necessrios para acumular a carga positiva calculada em a)? 7) Uma carga q1 = +25nC est na origem de um sistema de coordenadas xy. Uma carga q2 = 15nC est sobre o eixo x em x = 2 m e uma carga q0 = 20nC est posicionada em um ponto com as coordenadas x = 2 m e y = 2m. Determine o mdulo, a direo e o sentido da fora resultante sobre q0. 8) Uma moeda de cobre (Z = 29) possui uma massa de 3g. Qual a carga eltrica total de todos eltrons da moeda? 9) Uma barra no condutora carregada, com um comprimento de 2,0 m e uma seo reta de 4,0 m2, est sobre o semieixo positivo com uma das extremidades na origem. A densidade
1/3

F-328 Fsica Geral III 1o Semestre 2014

LISTA DO CAPTULO 21
volumtrica de carga ! a carga por unidade de volume em C/m3. Determine quantos eltrons em excesso existem na barra se (a) ! uniforme, com valor de -4,0 C/m3; (b) o valor de ! dado pela expresso ! = bx2 onde b = 2,0 C/m5. 10) Trs partculas carregadas formam um tringulo: a partcula 1, com carga Q1 = 80,0 nC, est no ponto (0; +3,0mm); a partcula 2, com uma carga Q2, est no ponto (0; -3,0 mm), e a partcula 3, com uma carga q = 18,0 nC, est no ponto (4,0 mm; 0). Em termos dos vetores unitrios, qual a fora eletrosttica exercida sobre a partcula 3 pelas outras duas partculas (a) para Q2 = 80,0 nC; (b) para Q2 = -80,0 nC? 11) Na figura ao lado, quatro partculas formam um quadrado. As cargas so q1= +Q, q2=q3=q e q4= -2 Q. Qual o valor da relao q/Q se a fora eletrosttica total sobre a partcula 1 zero?
!

12) Duas esferas condutoras isoladas idnticas 1 e 2 possuem cargas iguais e esto separadas por uma distncia que grande, comparada com os seus dimetros. A fora eletrosttica atuando na esfera 2 devido esfera 1 F. Suponha agora que uma terceira esfera idntica, a esfera 3, tendo um cabo isolante e inicialmente neutra, toque primeiro a esfera 1, depois a esfera 2 e finalmente seja removida. Em termos da intensidade F, qual a intensidade da fora eletrosttica F que atua sobre a esfera 2? 13) No decaimento radioativo o ncleo 238U se transforma em 234Th e 4He, que ejetado. (Trata-se de ncleos, e no de tomos; assim, no h eltrons envolvidos.) Para uma distncia entre os ncleos de 234Th e 4He de 9,0x10-15 m, determine (a) a fora eletrosttica entre os ncleos; (b) a acelerao do ncleo de 4He. 14) Dois blocos metlicos idnticos, em repouso sobre uma superfcie horizontal sem atrito, so ligados por uma mola elstica metlica, sem massa, de constante k = 100 N/m e comprimento relaxado de 0,3 m, como na figura. Colocando-se vagarosamente uma carga Q no sistema, a mola se distende at atingir o comprimento de equilbrio de 0,4 m. Determine o valor de Q, supondo que toda a carga se mantm nos blocos e que os blocos so como cargas puntiformes. 15) Trs cargas de mesmo mdulo q esto nos vrtices de um tringulo equiltero de lado a (figura). a) ache o mdulo, a direo e o sentido da fora eltrica que age sobre uma carga de prova q0, localizada no ponto P, a meio caminho entre as cargas negativas, em termos de q, q0, ke e a ; b) onde deve ser colocada uma carga de 4q de modo que a fora total sobre qualquer carga situada em P seja nula? Neste item, considere que P a origem e que a distncia entre a carga +q e P 1,0 m.

2/3

F-328 Fsica Geral III 1o Semestre 2014

LISTA DO CAPTULO 21
!

16) Oito cargas puntiformes, cada uma de mdulo q, esto localizadas nos vrtices de um cubo de lado s, como na figura ao lado. a) determine as componentes x, y e z da fora resultante sobre a carga no ponto A, exercida pelas outras sete cargas. b) quais so o mdulo e a direo desta fora resultante?

17) A parte a) da figura ao lado mostra um arranjo de trs partculas carregadas separadas por uma distncia d. As partculas A e C esto fixas sobre o eixo x, mas a partcula B pode se mover ao longo de uma circunferncia com centro na partcula A. Durante o movimento, a linha radial ligando A e B faz um ngulo ! com o eixo x (parte b) da figura). As curvas 1 e 2 na parte c) da figura mostram, para duas situaes diferentes, a intensidade da fora resultante Ftot sobre a partcula A devido s outras duas partculas. Esta fora resultante dada em funo do ngulo ! e como mltiplo de uma fora de referncia F0 . Por exemplo, na curva 1, para ! = 1800 , v-se que Ftot = 2 F0 . a) para a situao correspondente curva 1, qual a razo entre a carga da partcula C e a carga da partcula B (incluindo o sinal) ? ; b) qual esta razo para a situao correspondente curva 2? 18) Duas cargas puntiformes idnticas +q so fixadas no espao a uma distncia d. Uma carga Q de massa m livre para se mover e jaz inicialmente em repouso na mediatriz do segmento que liga as duas cargas fixas, a uma distncia x. a) Mostre que se x<<d, a fora eltrica sobre Q proporcional a x e obtenha o perodo da oscilao de Q em torno da origem; b) Qual ser a velocidade da carga Q, no ponto mdio entre as cargas fixas, se ela for abandonada do repouso num ponto x = a <<d ?

3/3

También podría gustarte