Está en la página 1de 1

OBSERVAES INICIAIS A UM ROTEIRO DE COORDENAO DE UMPROCESSO DE PLANEJAMENTO A primeira advertncia a fazer, pela sua importncia, a de que seguir um roteiro

o til se o pensamento no ficar, com isso, aprisionado. preciso que a coordenao de um processo de planejamento siga um roteiro especialmente elaborado pela mesma equipe ou buscando em bibliografia ou em experincia alheia a fim de que a firmeza e a segurana que isso advmsejam suporte para a participao, a riqueza e a criatividade do grupo todo. Uma segundaadvertncia, consequncia dessa primeira, leva em conta simultaneamente, a teoria sobre o planejamento e o estgio em que se encontra hoje sua compreenso no campo social,especialmente no setor educacional. A teoria d a firmeza, a clareza e a preciso necessrias,mas apenas em termos globais. Algumas repeties de instrumentos ou de processos sonecessrias na prtica. Quando utilizadas num processo real, eles tendem a no ser toevidentes. Mas, quando listados sequencialmente num roteiro, do a impressodesagradvel de que a prtica ser uma chata sucesso de mesmices.- preciso que, em nenhum momento, a elaborao dos planos aparea como um tarefa chatae estril, embora deva ser sentida como algo que exija clareza, preciso, opo econhecimento terico, constncia e disciplina;- no pode a coordenao, mesmo se lhe parecer que o roteiro, como um todo, apresentamuitas repeties, omitir partes, dinmicas e instrumentos: essa seria uma boa maneira dedeixar o asfalto e fazer a viagem pelos matos e pelas capoeiras;- pode a coordenao substituir tcnicas e instrumentos quando as circunstncias assim oaconselharem e/ou a teoria indicar: a prpria modificao da cultura do grupo, que se d pela implantao do processo, trar a necessidade dessas mudanas.O roteiro pode, tambm, servir ao trabalho de professores de planejamento em sala de aula.O aprender-fazendo, alm de eficaz para apressar e aprofundar a aprendizagem, utilssimo para ajudar as pessoas a crescerem mais globalmente.O enfoque do roteiro uma escola. No que isso fosse necessrio. O que no podia faltar era ter em mente um tipo de instituio que acabou sendo a escola, sobretudo por suasignificao quantitativa. Ao planejamento de outras realidades, adaptaes devem ser feitas, maiores ou menores conforme a diferente complexidade da instituio e da compreenso das pessoas sobre o todo que se est realizando.

QUESTES PARA INICIAR A ELABORAO DE UM MARCO REFERENCIAL O texto apresenta um questionamento que me parece muito relevante, porm, quando seimagina criar situaes ou tentar situar um indivduo no contexto os questionamentos abertosoportunam declaraes diferentes considerando o mundo em que se vive seu contexto social eonde est inserido.A educao libertadora deve ter um p na realidade, transformando o ser e o meio, adaptando-se prtica do que possvel realizar considerando as dificuldades em que nos deparamos em busca de um ideal. Alguns pontos so importantes, preciso que o grupo elabore questesvislumbrando a clareza dos objetivos com um entendimento prtico, claro e de fcilcompreenso. No fcil construir um instrumento que atenda a todos os lados sociais, quando vivemos emcomunidade ou pretendemos aglomerar a maioria devemos ceder para alcanar nossosobjetivos.

También podría gustarte