Está en la página 1de 4

Caim e Abel a Histria - As Ofertas - O Primeiro Homicdio

16 Agosto, 2012

Caim e Abel protagonizam a histria mais enigmtica da bblia. Caim e Abel nasceram aps a queda e expulso de Ado e Eva do Jardim do den. Estavam portanto bem no incio da histria da humanidade. Eles possuam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel. No livro do Gnesis cap. 4.1-18, no explicado por que inicia a prtica do sacrifcio com o objetivo de Adorao. Muitos estudiosos afirmam que a oferta de Caim no foi aceita porque no envolvia derramamento de sangue; mas o captulo 4 de Gnesis no d nenhuma indicao de que Caim e abel achegaram-se a Deus naquele momento para pedir perdo por seus pecados.

A Oferta de Caim e Abel


As ofertas de Caim e Abel eram atos voluntrios de adorao. Pelo sistema antigo de sacrifcios de Israel, Deus abenoava tanto as ofertas de cereais como o sacrifcio de animais (Lv 6.14-23).

"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra

uma oferta ao SENHOR." Gnesis 4:3. Entretanto, a oferta de Caim foi inferior a de
Abel porque a motivao de Caim no era boa.

A Oferta de Caim, Esttica e Beleza num Lindo Arranjo Vegetal. Caim e Abel.

Caim e Abel, Duas Dispensaes


Caim trouxe da terra, do seu trabalho, do seu suor, do seu esforo, da sua cultura, do seu arado, da sua produo, da sua tecnologia, da sua capacidade de intervir nos processos da natureza, produzindo uma cultura prpria, fruto de um trabalho pessoal, produto de uma concepo mental. Ele trouxe uma oferta do melhor que possua. O melhor que seu esforo produziu. O melhor que a sua inteligncia pde arquitetar, aquilo que sua arte pde alcanar, o resultado do seu esforo. Abel porm trouxe das primcias do seu rebanho. Agradou-se o Senhor da oferta de Abel, mas da oferta de Caim no se agradou o Senhor. No h uma explicao clara para tal fato.

"E Abel tambm trouxe dos primognitos das suas

ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta." Gnesis 4:4."Mas para Caim e para a sua oferta no atentou. E irouse Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gnesis 4:5
A atividade de cuidar de rebanhos um tanto trabalhosa, porm levando essa atividade para o tempo em que se encontravam Caim e Abel, percebemos que a funo de pastor de ovelhas, da poca, era uma atividade de vigiar e observar as ovelhas. Voltava-se para guilas aos locais onde havia gua e pastos verdes. Oferecia proteo dos animais ferozes e no deixava que os instintos dos rebanhos, se voltassem contra eles prprios. A atividade de pastor, no tempo de Caim e Abel (nos primrdios do mundo), no exigia muita qualificao para ser feita. Ser pastor era antes de mais nada, oferecer, para as ovelhas, daquilo que a prpria natureza j dispunha, sem a necessidade de uma rdua interveno humana, que

demandava

muito

esforo.

Caim e Abel: Caim Mata Abel com Aproximadamente 130 Anos.

A Oferta de Caim - Sacrifcio Humano


A oferta de Caim se constitui ento do resultado de muito esforo humano. Era um trabalho muito dispendioso a agricultura primitiva. Muito arado, muito suor, muita ralao, bolhas e calos nas mos. E Caim ainda tinha que aprender, imaginar, desenvolver e aplicar o seu conhecimento no plantio e cultivo da sua produo agrcola. Exigia muita interveno de Caim nos processos do seu trabalho. Caim colhe, com confiana, da sua produo, fruto do seu muito esforo, e traz uma oferta para Deus. Uma oferta que mostrava a sua capacidade de intervir na natureza e nos processos de causa e efeito. A oferta de Caim trazia em si o valor da esttica, a beleza de um arranjo vegetal lindo! Um altar vegetal, com muitas frutas e legumes multicoloridos. O encantamento visual deste tipo de altar algo espetacular! Sem falar no cheiro suave destes produtos frescos. Os melhores da sua cultura. A oferta de de Caim a oferta do esforo, da confiana no seu trabalho, em uma tentativa de seduzir a ateno divina, pelo uso da esttica visual.

A Oferta de Abel Aponta para a Graa


Abel, entretanto traz para Deus uma oferta das primcias do seu rebanho. Uma oferta de sangue, oferecendo algo que a prpria natureza j quase que por si s havia criado. Uma oferta que mostrava a sua incapacidade. A Oferta de Abel traz o contraste sanguinolento e feio de um animal degolado e o sangue escorrendo e lavando todo o altar. A oferta de Abel faz uma afirmao implcita de que havia a necessidade de um substituto, que fosse vicarizado e pagasse pelo pecado do ser humano. Pois sem isso, no se podia agradar a Deus e nem haver uma autojustificao. A oferta de Abel aponta para a f, o descanso e a confiana em Deus.

Caim e as religies
A oferta de Caim representa as religies da terra, que buscam a justificao por meio de um esforo meritrio. Essas religies buscam uma obra, um sacrifcio, um sofrimento autoimposto para a sua prpria justificao. J Abel ofereceu um sacrifcio que carregava a semente do cordeiro que foi imolado antes da fundao do mundo. Este cordeiro foi materializado na crucificao de Jesus.

"Pela f Abel ofereceu a Deus maior sacrifcio do que Caim, pelo qual alcanou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." Hebreus 11:4
Aquele sacrifcio que no exigiu tanto esforo humano, j mostrava que a justificao s se alcana pela f. Somente pela f se pode agradar a Deus. Isso no vem de ns, como Caim pensou, mas dom de Deus. Para o Deus de Abel no h esttica, no h obras de justificao, h somente sangue. Pois o sangue de um inocente foi necessrio para tomar o nosso lugar, afim de trazer a pacificao de Deus com a humanidade.

Assim, Deus est pacificado com o Mundo. Hoje possvel agrad-lo, porm ao trazer sua oferta de louvor, lembre-se que no por seu merecimento, mas pelo sangue e somente pelo sangue de Jesusque podemos ele se chegar.

También podría gustarte