Está en la página 1de 3

Aprenda a Calcular a Capacidade Ideal do seu Ar Condicionado

Deixe um comentrio

Aprenda a Calcular a Capacidade Ideal do seu Ar Condicionado BTUs: O que ? Pra que serve? Como calcular? British Thermal Unit, que significa Unidade Trmica Britnica, o famoso BTUs. Um assunto que quando tratamos de Ar Condicionado, precisamos saber o seu significado, o porqu e pra que serve! Para deixar explicado, vamos nesse post, por sugesto dos nossos leitores, explicar o que BTUs e como fazer os clculos de BTUs/Ambiente para voc no errar na capacidade do aparelho na hora de comprar seu Ar Condicionado. A grande parte dos aparelhos tem sua capacidade fixada em BTUs. Um BTU , genericamente, a quantidade de calor necessria para reduzir a temperatura de uma libra de gua (0,4536 litros) em um grau Fahrenheit (0,53 graus Celsius). Depois dessa explicao tcnica, vamos agora ensinar um calculo que feito para que voc saiba qual o melhor aparelho de Ar Condicionado comprar com a capacidade de BTUs ideal para o ambiente que voc quer instala-lo. Valores em BTUs: 1: Identifique qual o ambiente que deseja climatizar e saiba qual a rea deste ambiente (m). Temos abaixo as opes de ambiente e a quantidade em BTUs que cada um usa como parmetro para calculo. Quarto: 450 BTUs Sala: 480 BTUs Escritrio: 450 BTUs Comrcio: 500 BTUs Home Theater: 480 BTUs 2: Tenha em mos a quantidade de pessoas que estar dentro deste ambiente ou circulando por ele. Cada pessoa tem um valor atribudo em BTUs. 1 Pessoa no Ambiente: 50 BTUs 2 Pessoas no Ambiente: 100 BTUs e assim sucessivamente 3: Saiba o numero exato de eletrnicos que contem nesse ambiente. Para cada eletrnico tambm temos um valor de atribuio. 1 Eletrnico no Ambiente: 50 BTUs 2 Eletrnicos no Ambiente: 100 BTUs e assim sucessivamente

4: necessrio tambm saber a incidncia solar do ambiente, se o mesmo possui maior incidncia de manha ou de tarde, e para este indicador temos tambm um parmetro prestabelecido, veja abaixo. Incidncia Solar (Manha): 100 BTUs Incidncia Solar (Tarde): 200 BTUs Para cada uma destas opes, estima-se o valor em BTUs. Portanto para saber a capacidade ideal do ar condicionado que deve comprar para este ambiente, contabilize ou melhor some os valores correspondente ao perfil do seu ambiente e logo aps multiplique pelo valor do tamanho do ambiente. Vamos dar um exemplo: Quero instalar um Ar Condicionado em meu quarto. Qual capacidade colocar? J identificamos que o interesse de colocar um Ar Condicionado no Quarto. O valor estabelecido em BTUs para este ambiente de 450 BTUs Quantas pessoas frequentar este ambiente? Resposta: Duas Pessoas. (O valor estabelecido de 50 BTUS para cada pessoa se temos duas o valor 100 BTUs). Quantos eletrnicos temos no ambiente? Resposta: Dois eletrnicos. (O valor estabelecido de 50 BTUs para cada, logo a soma total de 100 BTUs). Qual a incidncia solar deste ambiente? Resposta: Bate muito sol durante a tarde. (Logo o valor ser de 200 BTUs. Caso fosse de manha o valor seria 100 BTUs). Vamos s contas: Quarto 450 BTUs 2 Pessoas 100 BTUs 2 Eletronicos 100 BTUs Incidncia Solar (Tarde) 200 BTUs Total: 450 + 100 + 100 + 200 = 850 BTUs J temos o total de BTUs de todos os indicadores. Multiplicamos agora este valor pela rea do ambiente. Suponhamos que a rea deste quarto seja de 12m. 850 BTUs x 12 = 10.200 o resultado. Temos agora algumas situaes de compra. Nem sempre o resultado gerado possui Ar Condicionado exato. Para o resultado acima temos as seguintes opes:

Se desejar comprar um Ar Condicionado de Janela, poder comprar o modelo de 10.000 BTUs. Se desejar comprar um Ar Condicionado Split, poder comprar o modelo de 9.000 BTUs ou se preferir o de 12.000 BTUs, assim ir garantir muito mais potncia para seu ambiente. O modelo de 9.000 BTUs neste caso acima ir atender, porm, levar um pouco mais de tempo para climatizar o ambiente. Consequentemente para resfriar um ambiente maior, que leva mais tempo, consumira um pouco mais de energia, por isso indicamos sempre trabalhar com folga. Agora se em seus clculos sua conta passar de 80.000, saiba que o seu aparelho necessita de uma capacidade maior para suportar o ambiente. Ento consulte a Refrirede e esclarea melhor as suas dvidas para que voc faa a compra exata.

También podría gustarte