Está en la página 1de 8

TRANSFERNCIA DE CALOR EM SUPERFCIES ESTENDIDAS 1.

INTRODUO Esse tipo de transferncia de calor usado mais frequentemente quando uma superfcie estendida usada para aumentar a troca de transferncia de calor entre um slido e um fludo adjacente. Tal superfcie estendida chamada de aleta. Exemplo de aplicaes de aletas: Dispositivos usados para resfriar o cabeote de motores de motocicletas; Para resfriar transformadores de potncia eltrica; Tubos aletados usados para promover a troca de calor entre o ar e o fludo de trabalho em um aparelho de ar condicionado. 2. ANLISE GERAL DA CONDUO Para determinar a taxa de transferncia de calor associada a uma aleta, devemos obter a distribuio de temperatura ao longo da aleta. Na prtica a aleta fina e as variaes de temperatura na direo normal no seu interior so pequenas quando comparadas com a variao de temperatura entre aleta e o ambiente. Assim podemos considerar que a temperatura uniforme ao longo da espessura da aleta, isto , somente em funo de x. Ento, aplicando a lei da conservao de energia: acu= ent- sai+ g acu= ent- sai+ g ent= sai qx=qx+dx+dqconv

Da lei de Fourier sabemos que:

qx=-KAtr
Onde Atr a rea da seo transversal, que pode variar com x. Como a taxa de conduo de calor em (x+dx) pode ser representada por:

qx+dx=qx+
Tem-se que: qx+dx=-KAtr .K .Atr

A taxa de transferncia de calor por conveco pode ser representada por: dqconv = hdAs(T-T ) Onde dA=As(rea superficial). Substituindo as equaes anteriores, obtemos:

(-KAtr Ou: (-KAtr

)dx + hdAs(T-T

)=0

+h

(T-T )=0

para K constante: (Atr (T-T )=0

Ou: + Atr

- .

(T-T )=0

.:

(T-T )=0

(Forma geral da equao da energia para uma superfcie estendida).

3. ALETA COM REA DE SEO RETA UNIFORME E NO-UNIFORME 3.1 rea de Seo Reta Uniforme Nesse caso a forma geral da equao da energia para uma superfcie estendida, resulta:

Como As= P.x , onde P o permetro, obtemos:

Simplificando a equao transformando a varivel definido uma temperatura ():

= T(x) - T
Substituindo, temos:

Obs.: m= a razo entre a troca de calor por conveco pela superfcie lateral e a conduo de calor.

A soluo geral da equao (que diferencial de 2 ordem, linear e homognea) tem a forma:

(x)= C1emx + C2e-mx


Para se determinar as constantes C1 e C2 necessrio explicar as condies de contorno apropriadas. Uma dessas condies ser em termos da temperatura especificada na base da aleta. Ou ento poder ser em condies de contorno no topo da aleta: Perda de calor por conveco; T especificada; Aleta longa T-> T e L -> 0

3.2 rea de Seo Reta no-Uniforme Nesse caso a forma geral da equao da aleta se reduz a:

Onde Atr= 2mr varia com r. X substitudo por r. As= (2mr2 = r ) Com m2=

e =T-T

Equao de Bessel modificada de ordem zero. Forma geral: (r)=C1La(mr)+C2Ka(mr) Onde, La e Ka so funes de Bessel modificadas de ordem zero, de 1 e 2 espcies respectivamente. 4. DESEMPENHO E EFICINCIA GLOBAL 4.1 Desempenho O desempenho est ligado efetividade da aleta (a):

a= E ao calor transferido:

a=

Onde Atr,b= rea da seo transversal da aleta na base Obs.: quando a2 justifica-se o uso de aletas. Considerando o caso de aleta infinita, resulta: a=

a=

A partir desse resultado, deve-se inferir que: a melhora com um material de elevada condutividade trmica; a melhora com o aumento da razo P/A (Permetro/rea seo transversal); melhor usar aletas quando o h for pequeno; Se a2, (KP/Atr,b) 4; No necessrio uso de aletas muito longas, poiss com L=2,65/m atingem 99% da transferncia de calor da aleta. O desempenho de aletas pode ser quantificado tambm em termos de resistncia trmica. A resistncia da aleta pode ser definida por:

Rt,a=
Na base exposta:

qb= .: a=
Outra medida do desempenho da aleta dada pela sua eficincia (a). Assim a taxa mxima na qual uma aleta poderia dissipar energia a taxa que existiria se toda superfcie da aleta estivesse na temperatura da base.

a=

Onde Aa a rea superficial da aleta.

Aleta plana, seo uniforme e adiabtica:

a= a=

.:a=
Um outro artifcio consiste em se trabalhar com um comprimento adicional da aleta de forma a compensar a conveco desprezada no topo: Lc=L+t/2 Lc=L+D/4 para aleta retangular para aleta piniforme

Portanto: qa= e a= Erros associados so desprezveis se: (ht/K) ou (hD/2K)0,0625 Se a largura de uma aleta retangular muito maior que sua espessura, w, o permetro pode ser aproximado por P=2w:

mLc=

. Lc. =

. Lc) =

Multiplicando o numerador e o denominador por Lc1/2 e introduzindo uma rea corrigida do perfil da aleta Ap=Lc.t, segue-se:

mLc= . Lc.

. Lc(3/2) =

4.2 Eficincia Global A eficincia global (o) caracteriza um conjunto de aletas e a superfcie na qual ele est fixado.

o=

Onde, Qt= taxa total de transferncia de calor na rea At. At= rea total, rea das aletas somadas a frao exposta da base (chamada superfcie primria). Considerando N aletas de rea Aa e a rea da superfcie primria Ab, a rea superficial resulta: At= NAa+Ab Taxa total de transferncia de calor por conveco das aletas e da superfcie primria: qt=Nqa+qsp Porm, a = ou ento qa=ahAa b e qsp=hAb b

.: qt=NahAa b+hAb b Onde h considerado equivalente em toda superfcie. a = eficincia de uma aleta isolada.

Colocando h e

em evidncia:

Da definio de eficincia global de superfcie, considerando aleta como parte integrante da parede, tem-se:

Isolando qt, resulta:

Na forma de resistncia trmica, tem-se:

onde

Para aleta integrante a parede:

Para aleta no integrante a parede:

a resistncia trmica de contato

5. REFERNCIAS Incropera, Frank P., Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa. 6 ed., Rio de Janeiro, ed. LTC, 2008.

También podría gustarte