Está en la página 1de 15

A INTERVENO PSICOPEDAGGICA NA INSTITUIO ESCOLAR: DILOGOS COM A PRTICA CLNICA.

Juliana Fernanda Cardoso de Oliveira

EIXO TEMTICO: Psicopedagogia escolar e clnica, ensino e aprendizagem.

Psicopedagoga Clnica/Pedagoga JulianaFernandaufpb@yahoo.com.br

INTRODUO

O momento atual na educao de incluso em busca de um mundo melhor e igualitrio para todas as pessoas, uma educao de solidariedade, politizao e mutao por meio de um aprendizado que resulte em comportamentos mais democrticos e de respeitos a alteridade. Pensar nesta educao um grande desafio e nos permite refletir sobre quais atitudes devemos tomar para que este objetivo na nossa educao seja de fato alcanado. Uma dialogicidade fecunda e totalizadora considerando a integrao escolar como impacto decisivo para a formao das pessoas. As discusses giram em torno da implementao de estratgias que possibilitem a integrao de todo corpo escolar visando o mesmo objetivo - a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e quais as melhores formas para chegar a este fator determinante, no perdendo de vista a incluso. A mediao na escola, sob esta tica, implica em uma comunicao mais simtrica, onde as partes dividem de forma mais equitativa a distribuio do poder como mtodo de ensino que implica na formao para a vida em democracia. A Psicopedagogia atuando nas instituies escolares vem se consolidando cada vez mais por ser uma cincia multidisciplinar e que finda nos terrenos da mediao. H uma grande preocupao com a incluso de sujeitos considerados erroneamente pelo sistema, incapazes de superar suas dificuldades de aprendizagem ocasionadas por razes biolgicas ou sociais. A Psicopedagogia acredita que tanto o educando quanto a escola, numa parceria incansvel, pode superar seus problemas. Por um lado o aluno que trs consigo a sua experincia biopsicosocial prvia a escola, e por outro lado, a escola a passos lentos tentando estruturar o ensino idealizado por clebres humanistas como Paulo Freire, Call Rogers,

Wallon, dentre outros, encontrando ainda grandes dificuldades em razo da fragmentao do sistema educacional. O Psicopedagogo junto com docentes e Equipe Escolar deve colaborar para criar estratgias que ajudem o rendimento dos estudantes, trabalhando juntos para melhorar os resultados a partir de relacionamentos positivos e de confiana mtua, prevenindo problemas futuros e intervindo sem rupturas, utilizando de todas as ferramentas cabveis nos casos que exigem maior ateno. Muitas vezes, mesmo a escola viabilizando todas as condies para que o aluno obtenha sucesso na sua aprendizagem, os problemas persistem e neste caso uma sondagem sobre a vida do sujeito se faz necessria para identificar os elementos que esto culminando no insucesso escolar. Dependendo da complexidade do caso, o sujeito dever ser encaminhado para outros profissionais exteriores escola como o Psicopedagogo Clnico, para uma avaliao ou um diagnstico visando orientar a escola e o educador sobre as melhores formas de abordar as dificuldades daquele sujeito. Este trabalho do Psicopedagogo Clnico e da escola precisa acontecer de forma dialgica, para se obter em conjunto os melhores resultados.

DESENVOLVIMENTO

1. Consideraes Preliminares

Ensinar exige compreender que a educao uma forma de intervir no mundo (Paulo Freire 1996)

A reflexo baseada na prxis do ensinar deve ser constante. Ns educadores no devemos esquecer que a escola o principal vis que conduz o ser a uma vida ntegra na sociedade considerando pontos relevantes para a convivncia social, um dos pilares da educao, em vista de formar cidados preparados para uma sociedade cada vez mais difcil de viver, uma vez que marcada por desigualdades sociais, preconceitos, discriminaes,

racismo, competies, dentre outros pontos que restringem o direito e anulam, muitas vezes, os sonhos e as perspectivas de superao, perpetuando uma sociedade com poucos espaos para quem sofre em busca de uma oportunidade. A educao mesmo com algumas mudanas significativas, desde o seu nascimento como Instituio no sculo XVIII, infelizmente franquia estes desrespeitos para com os seus educandos com a passividade e a falta de compromisso com a auteridade. difcil para alguns educadores se colocar no lugar de um aluno com dificuldades de aprendizagem, s vezes em virtude de anos de experincias sem as diretrizes de uma formao continuada ou por uma vaidade intelectual ingnua, que o faz ilusoriamente acreditar que j domina todos os conhecimentos necessrios para uma prtica eficiente, inclusive isentando-se de qualquer responsabilidade em relao ao fracasso escolar, que por sua vez, considerado um sintoma dos elementos que esto interferindo no manejo natural da aprendizagem. Segundo Bossa (2007), alm de ser um problema didtico-estrutural da Escola e no uma responsabilidade do educando que nada mais que vtima destes sintomas. Fernandz (2001), destaca que a postura psicopedaggica que a sustenta a de propiciar modalidades de aprendizagem que potencializem possibilidades singulares de cada pessoa, oferecendo-lhes espaos em que possa realizar experincias com ensinantes que favoream esse processo. Todavia, a ausncia de reflexes dos profissionais com este perfil, s os desqualifica em um mundo que se encontra em constante mutao.

Educar estabelecer uma atividade unitria onde a mente humana, por meio de procedimentos analticos, possa estabelecer uma nova sntese que possibilite a insero de informaes, convertidas em conhecimento, em uma nova perspectiva (...). (VIGOSTSKY, 1987,p. 122)

No podemos intervir no mundo pela educao como sabiamente escreveu Paulo Freire, sem humildade para compreender que somos seres inacabados e que o principal acesso superao dos problemas a sensibilidade. E esta sensibilidade s adquirida com a ao reflexiva sobre ns mesmos e o outro. O estudo e a pesquisa contribuem muito neste ponto porque temos a oportunidade de somar nossa prtica teoria, socializando-as com outros professores e outros profissionais da educao, renovando assim frequentemente a nossa prtica pedaggica.

comum alguns educadores na tentativa de justificar suas lacunas pedaggicas comentarem que a teoria muito bonita, mas que a prtica completamente diferente, romntica, ou seja, enquanto na teoria aprendemos conceitos como alicerce para a nossa prtica pedaggica tendo como referncia algumas teorias expoentes para a Educao, na prtica, encontramos o desafio de realidades extremamente complexas e que por vezes fogem do nosso equilbrio emocional para lidar com os problemas e focar em resultados. Alm, sobretudo, de nos exigir bastante habilidade, criatividade e flexibilidade para superar os desafios. E justamente deste paradoxo que surge o questionamento: Como possvel aplicar este ou aquele conceito nesta realidade? Como no adotar uma postura abrupta ou absorta diante de tantos pensamentos antagnicos e que no condizem com os princpios de Educao libertadora aprendidos em nossa formao?De fato, a prtica bastante complexa, no pelas metodologias e a didtica utilizada, mas pela burocracia resistente e existente em nosso ensino. Ainda no temos uma escola de fato democrtica, as hierarquias tradicionais ainda so bastante salientes. Entretanto estes fatores no invalidam a teoria que aprendemos em anos de estudos e pesquisas. Quando invalidamos a teoria, na verdade, como crianas, no passamos pelo processo de equilibrao de Piaget e o conhecimento infelizmente no acomodou. Deste modo a reflexo que nos subsidiar para encontrarmos o fio condutor para um ensino de qualidade e mais, coragem para enfrentar o sistema e buscar com sabedoria a transformao to almejada. A Psicopedagogia tem o desafio de prevenir e intervir nos problemas de aprendizagem, em parceria com a incluso para um mundo melhor. Melhor porque, quando possvel aprender a erguer-se diante dos fracassos com o apoio da escola, torna-se mais bvio o aprendizado de certos valores como a coletividade, solidariedade, auteridade dentre outros determinantes para a formao de uma cidadania plena e que no cruza os braos diante dos absurdos que somos obrigados a conviver diariamente. No h lugar mais propulsor para se aprender a ser vencedor que a escola! Uma vez que a escola quem traduz o conhecimento da linguagem da cincia para a linguagem da criana, ou seja, temos as ferramentas necessrias para lapidar o processo de aprendizagem e o futuro desta sociedade, em favor dos nossos educandos, ensinando-os a serem militantes dos seus ideais, enfrentando as injustias sociais e semeando atitudes mais humanas. Portanto, ensinar exige reflexo para intervir no mundo!

3. A Dialtica da Prxis Psicopedaggica na Instituio Escolar junto aos docentes e a equipe multidisciplinar

O indivduo um ser geneticamente social (Wallon 1959)

Antes de nos aprofundarmos na prxis Psicopedaggica, bom entendermos o que aprender e o que leva um sujeito ao fracasso escolar. Primeiramente, aprender algo inerente ao ser humano. Desde muito pequeno, ainda no tero materno, o beb aprende por meio de inmeras sensaes, especificamente os contatos com o psiquismo de sua me e os estmulos externos. Todavia, para que a aprendizagem ocorra, necessrio que um elemento esteja em saudvel funcionamento em nosso organismo: o desejo. o desejo que ir mover o ser em busca da aprendizagem, mas se por um acaso algo estiver errado com o desejar, ento o processo de aprendizagem estar comprometido. Vrios fatores podem culminar na ausncia do desejo de aprender, mas muitas vezes no apenas a ausncia do desejo de aprender que provoca o no-aprendizado. Fatores psicossociais so constantemente apontados como provocadores do fracasso na aprendizagem, por isso que Wallon (1959) destaca que o indivduo um ser geneticamente social, tendo em vista que o biolgico e o meio numa reciprocidade dialtica para o desenvolvimento da pessoa, no sentido global fsico-psiquico e como tal pode se manifestar no seu pensamento sendo fator determinante para o sucesso ou fracasso escolar. Aprender resultado da busca pelo entendimento de algo desconhecido.

O ato de conhecer, aprender um determinado fato ou acontecimento chamado pela Psicologia como ato de aprender (compreender-julgarinterpretar-inferir-etc), isto , pensar. Neste sentido, o pensamento definido como a conduta resultante do ato de aprender as relaes compreendidas nas propriedades que caracterizam o objeto. Pensar dispor de normas e regras (propriedades), que facultam o entendimento ou a compreenso de algo, dispondo-o em categorias ou classe de acordo com sua classificao. (MACHADO, 1995, p. 68)

Sendo o aprender algo inerente aos indivduos, para Weiss (2007), o fracasso escolar causado por uma conjugao de fatores interligados que impedem o bom desempenho do educando em sala de aula. Todavia, bom no confundir o educando com dificuldade de aprendizagem com aquele que aprende, mas no tem a produo esperada pelo professor ou pela famlia. Ao pensar em Psicopedagogia, no podemos esquecer que ela surge para se contrapor a fragmentao e tratar a aprendizagem de uma forma inteira, considerando fatores cognitivos, sociais, afetivos e culturais. Desta maneira vasto o campo que o Psicopedagogo precisa administrar para compreender melhor a realidade e encontrar os melhores resultados. Tratando-se dos problemas de aprendizagem, precisamos analisar todo o cosmos que o processo de aprendizagem est inserido, inclusive o trabalho dos docentes, a metodologia aplicada, at a integrao escolar sobre o objetivo da excelncia educacional.

[...] O psicopedagogo atua intervindo como mediador entre o sujeito e sua histria traumtica. [...] O profissional deve tomar cincia do problema de aprendizagem e interpret-lo para a devida interveno. Com essa atitude, o Psicopedagogo auxiliar o sujeito a reelaborar sua histria de vida, reconstruindo fatos que estavam fragmentados, e a retomar o percurso normal de sua aprendizagem. (...) Enfim, analisa a dinmica institucional como todos os profissionais nela inseridos, detectando os possveis problemas e intervindo para que a instituio se reestruture. (PORTO, 2007, p. 109)

O principal desafio do Psicopedagogo Institucional Escolar justamente compreender esta realidade e promover uma constante troca de idias na prtica educativa, prevenindo e intervindo nos problemas de aprendizagem ampliando as relaes humanas no espao escolar. Para Jorge Visca (1987) a contribuio do Psicopedagogo possibilita uma reflexo a partir da idia de se articular saberes, proporcionando um melhor fluxo do conhecimento, abrindo caminhos para a compreenso do fenmeno da aprendizagem.

Para Vigotsky (1977) a relao do indivduo com o mundo est sempre mediada pelo outro. Neste sentido, no h como aprender e apreender o mundo se no tivermos o outro, aquele que nos fornece significados que permitem pensar o mundo a nossa volta. Estas tarefas atribudas ao Psicopedagogo nos revelam a complexidade e ao mesmo tempo a necessidade do seu papel mediador para a instituio Escolar. Hoje pensar na prxis Psicopedaggica pensar numa prxis inclusiva e articulada. A educao inclusiva no um dever apenas do Psicopedagogo, mas ele um profissional que tem o compromisso fundamental com este propsito, cuidando para que os direitos da criana sejam assegurados. O princpio de educao inclusiva que foi adotado na Conferncia Mundial de Educao de Especiais: acesso qualidade realizada em Salamanca, no ano de 1994, cujo relatrio preconiza:

Todas as escolas devem acolher a todas as crianas independentemente de suas condies pessoais, culturais e sociais; crianas incapacitadas e bemdotadas, crianas de rua, de minorias tnicas, lingsticas ou culturais, de zonas desfavorecidas e marginais.

A educao inclusiva tem como fundamento tornar efetivos para todas as crianas, jovens e adultos o direito educao, a participao e a igualdade de oportunidades, prestando especial ateno aqueles que vivem em situao de vulnerabilidade ou sofrem qualquer tipo de discriminao. cada vez mais comum nos depararmos com educandos portadores das mais variadas anomalias freqentando a escola regular. Entretanto tambm no tem sido fcil mant-las nas Instituies de ensino regulares em virtude das necessidades especiais destes educandos e a carncia de qualificao especfica para os educadores tendo em vista atender os anseios destes alunos. A presena de um educando com necessidades especiais em sala de aula requerem do educador e do grupo escolar, intimidade com conceitos e prticas direcionadas, o que no tem ocorrido. O que na verdade tem sido comum, a presena destes educandos em sala de aula sem um acompanhamento adequado. O sistema os inclui na escola regular com o intuito trivial de cumprir com a burocracia legislativa sem a preocupao com uma educao formativa. preciso promover uma educao de fato igualitria, promover qualidade educativa para todos e no apenas utilizar a escola como depsito de pessoas! A educao precisa ser sistemtica para todos!

O mesmo ocorre com os alunos que chegam as escolas com variados problemas sociais, dos mais simples aos mais graves. No h preparo e nem os recursos para conduzir de forma articulada a educao desta clientela. Os resultados desta desorganizao continuaram sendo noticiadas pela imprensa brasileira atravs da violncia nas escolas, do bullying, da falta de patriotismo do povo brasileiro e tantas outras coisas que constantemente esto escandalizando o pas e que exercem uma ligao direta com a educao. Para Weiss (2007), uma boa escola deveria ser estimulante para o aprender; por essa razo, a funo bsica dos profissionais da rea de educao deveria: a) Compreender as condies de ensino para o crescimento constante do processo de ensino-aprendizagem e assim prevenir dificuldades na produo escolar; b) Fornecer meios, dentro da escola, para que o aluno possa superar dificuldades na busca de conhecimentos anteriores ao seu ingresso na escola; c) Atenuar, ou no mnimo contribuir para no agravar, os problemas de aprendizagem nascidos ao longo da histria pessoal do aluno e da famlia.

4. A Clnica Psicopedaggica e a Instituio Escolar

Quando surgi o problema de aprendizagem, a primeira a identificar que existe algo de errado com o processo a escola, atravs do educador que acompanha o educando em sala de aula. Aps serem aplicadas pela escola todas as possveis ferramentas para solucionar o problema, e o Psicopedagogo Institucional realizar sondagens com a famlia e constatar algo que ultrapassa o trabalho da instituio, a escola deve encaminh-la ao Psicopedagogo Clnico, que ter a funo de intervir no s no problema, mas na sua etiologia. O diagnstico realizado pelo Psicopedagogo Clnico uma ferramenta que ir respaldar a terapia com a criana. por isso que a escola de fundamental relevncia para elucidar pontos cruciais para se chegar a um diagnstico preciso sobre as causas que esto levando o educando a apresentar dificuldades. Em determinados momentos, do processo diagnstico que dura em mdia entre nove e doze sesses, como j havia sido mencionado, o Psicopedagogo necessitar analisar o material escolar e entrevistar a escola em busca de uma viso fidedigna sobre as condies em que este educando est inserido. No diagrama abaixo,

10

possvel visualizar as diretrizes do diagnstico Psicopedagogico no espao Clnico, segundo Weiss 2007:

A terapia que se inicia quando o Psicopedagogo Clnico j identificou o problema, aps a concluso do diagnstico, consiste na interveno da Etiologia, promovendo a reabilitao das dificuldades. Segundo Golbert (1985) o enfoque teraputico considera o objeto de estudo da Psicopedagogia a identificao, anlise, elaborao de uma metodologia de diagnstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Todavia, antes de lapidar com maior preciso o processo teraputico, bom entender a fronteira entre Psicopedagogo clnico e Institucional e o Psiclogo, o que causa bastante dvidas entre pacientes e estudantes de Psicopedagia e Psicologia. Segundo (BOCK, 1999), a Psicologia uma rea tradicionalmente conhecida como promotora da sade e, dentro dessa perspectiva, o profissional emprega seus conhecimentos a favor de condies satisfatrias de vida, na sociedade em que vive e trabalha. Desta forma, o Psiclogo tem apropriao para lidar com eventuais problemas de ordem emocionais que possam atrapalhar o processo de aprendizagem do educando, como a ansiedade, a desmotivao, a depresso etc. O Psicopedagogo Institucional, contudo, subsidia a escola prevenindo os problemas de aprendizagem, atravs de seu olhar clnico, por meio de uma Psicopedagogia mediadora e articulada. O Psicopedagogo Clnico por sua vez, acompanha diretamente o processo pedaggico do educando por meio de instrumentos pensados

11

especificamente para a Etiologia do problema de aprendizagem. Se for constatado que a causa do problema de um determinado educando uma dislexia, o Psicopedagogo Clnico dever propici-lo uma terapia centrada na dislexia, visando em favor do processo teraputico, potenciais que a criana j traz consigo como a criatividade e outras habilidades.

5. Equvocos da Pedagogia

Atualmente, na prtica pedaggica a mania de alguns profissionais de encontrar distrbios de aprendizagem para a maioria dos alunos com dificuldades algo a ser discutido. Desconsiderar que uma criana tem algum distrbio ou dificuldade na realidade escolar, assim como rotular uma criana que tem o seu desenvolvimento normal atrapalhado por alguma dificuldade que no de origem patolgica e sim de natureza psicossocial, um erro grave. necessrio bastante discernimento e critrios bem delimitados para se estabelecer os diagnsticos. Para Maria Fernandes (2008), hoje, a prtica pedaggica fixa-se em dois pontos: a participao construtiva do aluno no processo de aprendizagem e a necessidade de interveno do professor para a aprendizagem de contedos. Sabe-se que o conhecimento no concebido como uma cpia do real incorporado diretamente pelo sujeito: pressupe uma atividade, que ocorre medida que o indivduo recebe os conhecimentos, organiza-os e integra-os aos j existentes. comum na escola encontrar crianas com problemas de aprendizagem, seja de ordem social ou biolgica, sendo rotuladas de preguiosas, lentas e desinteressadas devido falta de sensibilidade de educadores e equipe tcnica em concentrar seu tempo pedaggico em apenas ensinar e no em criar situaes que promovam uma aprendizagem significativa Rogers (1977). necessrio que a escola d um basta na cultura do medo das novas tendncias educacionais pensadas para uma educao muito mais rica e motivadora, inovem seus currculos e Projetos Polticos Pedaggicos (PPP) para a primazia de contedos mais dinmicos que ofeream maior interesse e agucem o desejo de aprender inerente a todo ser humano.

12

Segundo Weiss (2007), das crianas encaminhadas pelas escolas para a clnica Psicopedaggica, apenas 10% so diagnosticadas com algum problema que necessita de interveno clinica, ou seja, necessrio revermos nossa prtica e comear as mudanas em nossa postura de submisso irreflexiva, frente complexidade dos contextos escolares.

Anlise dos Dados: Relato de Experincia de Interveno na Clnica Psicopedaggica.

A anlise dos dados tem uma grande contribuio para a confirmao da teoria alm de permitir que o estudante reflita sobre sua prtica e elabore hipteses para a sua prpria prtica profissional. A experincia relatada no presente estudo ocorreu na Clnica de Psicologia do Centro Universitrio de Joo Pessoa UNIP no processo obrigatrio de Estgio Supervisionado como exigncia para concluso do curso de Ps graduao em Psicopedagogia Clnica. Na prtica possvel perceber com maior veemncia a forte relao existente entre Instituio Escolar e a Clnica Psicopedaggica. Para o processo de diagnstico utilizamos o modelo proposto por Weiss (1994) que caracterizado da seguinte maneira: 1- Entrevista Familiar Exploratria Situacional (EFES) 2- Anamnese 3- Sesses Ldicas Centradas na Aprendizagem 4 - Complementao com provas e testes 5 - Sntese Diagnstica Prognstico 6 - Devoluo - Encaminhamento Acrescentamos aos tpicos mencionados a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem EOCA, proposta por Visca (1991).

13

O primeiro contato com a famlia do educando ocorreu por meio de telefone com a principal interessada pela recuperao dos problemas apresentados pela criana, a av materna e logo depois pessoalmente, quando realizamos a Entrevista Familiar Exploratria Situacional EFES. O educando de 11 anos cursando o quarto ano do ensino fundamental, ainda no tinha adquirido a habilidade da leitura e escrita, alm de apresentar tambm um quadro de comportamento agressivo e de intolerncia acentuados. Tm dois irmos, um menino mais velho de 14 anos e uma menina mais nova de 8 anos. Ele por sua vez o irmo do meio. Tem muita afinidade com o irmo mais velho, no entanto, faz questo de humilhar e hostilizar a irm mais nova. Por meio da anamnese, instrumento de fundamental importncia para o trabalho do Psicopedagogo, as primeiras evidncias e sistemas de hipteses foram surgindo ajudando-nos a identificar pontos cruciais para o desenvolvimento das sesses. O pai do educando presidirio, est recluso por envolvimento com o trfico de entorpecentes e a me dislxica e esquizofrnica diagnosticada por uma Fonoaudiloga e um Psiquiatra, segundo relato da av do educando. Os conflitos na vida desta senhora de 61 anos so intensos. A filha que vtima destas patologias agressiva e imprudente com toda a famlia. Tm ataques permanentes de impulsividade que s aliviam quando sua me lhe oferece dinheiro. A dislexia um distrbio na leitura que acarreta dificuldades tambm na escrita. provocada por uma disfuno no crebro podendo se manifestar no individuo auditivamente ou visualmente, ou seja, o sujeito pode sentir dificuldades na aquisio do cdigo grfico em virtude de deficincias no aparelho auditivo ou visual, ocasionando em confuses dos fonemas e grafemas. Geralmente adquirida hereditariamente e provoca grandes frustraes aos estudantes que precisam conviver com esta patologia. Naturalmente observada por volta dos 6 anos de idade quando o educando encontra-se em processo de alfabetizao. Alguns dos sintomas mais freqentes da dislexia so: grande dificuldade na aquisio da leitura e escrita; reverso de letras graficamente parecidas como b/p, m/n, q/ p, n/u, a/e; letras em espelho; Inverso de slabas em/me, sol/los, /ls/sal, par/pra;

14

Adicionar ou omitir sons: casa-casaco, prato-pato; Apresentar leitura lenta demais; Dificuldade para lembrar seqncias: letras do alfabeto, dias da semana, meses do ano etc; Dificuldade para aprender a ver horas; Ser rotulado de preguioso, imaturo, hiperativo ou desatento. A dislexia atinge de 10% a 15% da populao mundial, sendo um problema mais freqente nos meninos que nas meninas.

CONSIDERAES

Diante de uma atmosfera to complexa, que o processo de aprendizagem humana, trabalhar de maneira isolada significa romper com os princpios da Psicopedagogia e colocarse diante do risco desnecessrio de no conseguir suprir as necessidades dos casos que chegam as nossas Escolas e consultrios. Os desafios no so apenas de ordem psicobiolgica, mas tambm de ordem psicossocial e este, o maior de todos os problemas. A dialogigicidade interdisciplinar surge como ferramenta para administrar os desafios de uma prtica pedaggica dinmica e que vm exigindo cada vez mais dos profissionais da categoria educacional, novas estratgias para respaldar o ensino. A Psicopedagogia desembarca neste universo, a fim de acrescentar com a perspiccia e o olhar Clnico do processo de aprendizagem lanando propostas de preveno e Interveno coletivamente. . A pesquisa e a anlise reflexiva dos eminentes casos que chegam aos consultrios psicopedaggicos evocaro cada vez mais uma educao de qualidade, democrtica otimizados pela resiliencia daqueles que so os protagonistas dos estudos em Psicopedagogia Clnica e Escolar: os educandos.

15

REFERNCIAS

BOSSA, N.A. Psicopedagogia no Brasil: Constribuies a partir da prtica. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2007 ______. Fracasso Escolar: Um olhar Psicopedaggico. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2009 CAMPOS, Gislene. Avaliao Psicomotora: a luz da Psicologia e da Psicopedagogia. Petrpolis. Ed. Vozes, 2005 CUNHA, Antnio Geraldo da. Dicionrio Etimolgico Nova fronteira. Ed. Nova fronteira. 1997 FERNANDZ, Alcia. O saber em Jogo: a Psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. So Paulo. Ed. Paz e terra, 2009 LOURAU, Ren. A anlise Institucional. Petrpolis. Ed. Vozes, 1975 NOFFS, Neide de Aquino. Entrevista:Palavra de Presidente. Revista Psicopedagogia 14 (32): 5-9, 1995 PORTO, Olvia. Psicopedagogia Institucional. Rio de Janeiro. Ed. Wak, 2007 SACALOSKI, Marisa. Fonoaudiologia Escolar. So Paulo. Ed. Lovise, 2000 SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia: um portal para a insero social. Ed. Vozes. Petropolis, 2007 SOL, Isabel. Orientao Educacional a prtica Psicopedaggica. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2001 VISCA, Jorge. Clnica Psicopedaggica. Epistemologia convergente. Porto Alegre. Ed. Artes mdicas, 1987 WEISS, Maria Lcia. Psicopedagogia Clnica: uma viso diagnstica dos problemas de aprendizagem Escolar. Rio de Janeiro. Ed. Lamparina, 2007

También podría gustarte