Está en la página 1de 5

30 DICAS CONTRA A ANSIEDADE (ALIMENTAR) 1. A finalidade no deixar de sentir ansiedade mas aprender a lidar com ela. 2.

. Fazer regime grande fonte de ansiedade. Regime est ligado punio, privao, frustrao. tudo ou nada ou a gente faz e no come ou no faz e devora o que vem a frente. Troque o regime por uma orientao nutricional personalizada, equilibrada e SABOROSA! Quem faz regime quer resultados para ontem... 3. No tente abreviar o processo bancando a faquir, pulando refeie s ou jejuando para ir mais rpido. Alm de no adiantar, sua ansiedade ser aumentada e voc ir direto para o prato. No fique sem comer por mais de 3 ou 4 horas. Favorece os ataques de comer. 4. normal sentir ansiedade diante de situaes novas e no previstas . Planeje, dentro do seu estilo de vida, horrios aproximados e constantes para suas refeies e o que ir comer. Voc se acostumar a sentir fome nestes horrios. 5. Fome no catstrofe! Quando senti-la, calma! Observe que sentir sensaes diferentes da vontade de comer (um certo vazio no estmago, s vezes fraqueza, etc). No v como uma doida para qualquer alimento. Aceite-a tranqilamente como uma sensao saudvel do seu organismo que voc ir satisfazer com a comida que foi planejada, ingerida lentamente, muito bem mastigada, concentrando-se com todos os sentidos, saboreando cada bocado, fazendo pausas entre as garfadas. De quando em quando preste a ateno na sensao de saciedade que est aparecendo. Pergunte-se ainda estou com fome? Se estiver, coma um pouco mais, seno pare! ACOSTUME-SE A COMER PORQUE TEM FOME E NO PORQUE H COMIDA DISPONVEL. 6. Claro que existem alimentos que devem ser ingeridos dentro de limites, mas no os elimine. Cuidado com alimentos proibidos! Do muita ansiedade, tentao, depois culpa e sensao de estar tudo perdido! No tranque a boca! Abra -a com RESPONSABILIDADE! 7. Pior que sair da dieta achar que saiu da dieta. A culpa, a sensao de fracasso, leva a uma baita ansiedade que poder lev-la a comer muito mais. O problema de um bombom a mais levar caixa toda, como forma de autopunio. 8. Aceite seus escorreges.Encare esses episdios com serenidade. Caiu? Levanta! Errou? Corrige! Falhas ocorrero e devero ser encaradas como oportunidades para aprendizagem! 9. INCLUA O PRAZER NA SUA DIETA E EM TODO O SEU ESTILO DE VIDA. Mudar estilo de vida mudar hbitos. Um novo comportamento s ir se constituir um hbito se for prazeroso.Prazer na comida sim senhora! Comida montona, ruim, sem gosto leva ao desnimo! AGORA, PRAZER NO QUANTIDADE MAS QUALIDADE! DADO PELO TEMPO EM QUE MANTEMOS PEQUENA PORO DO ALIMENTO EM CONTATO COM A PAPILA GUSTATIVA! 10. Da mesma forma, faa exerccios fsicos que lhe dem prazer. O melhor exerccio aquele que, mesmo cansada hoje, voc sente vontade de faz-lo amanh e no o que s uma obrigao chata que voc no v a hora de se livrar.

11. No fique o dia todo pensando em sua dieta e maldizendo-se porque gorda. Aprimore os outros aspectos da sua vida. Divirta-se, leia, encontre seus amigos! FAA! AUMENTE SUAS FONTES DE PRAZER! NO EVITE SITUAES PORQUE EST GORDA. 12. Pergunte-se o que voc espera do emagrecimento ! No espere resolver todos os seus problemas adquirindo uma silhueta mais fina! O desapontamento pode ser grande... 13. Verifique se no est havendo uma ligao direta da ansi edade decorrente de dificuldades de resolver problemas no dia a dia com a comida. O nico problema que a comida resolve o da fome e da nutrio. Os demais precisaro de outras alternativas. 14. Cuidado com os falsos padres de beleza, inatingveis para a maioria das pessoas! A busca de um falso objetivo torna-se muito angustiante! No existe beleza sem sade e voc pode ser bonita sim, sem renunciar sua individualidade. Desenvolva uma identidade esttica! Seja voc mesma! 15. Fuja do mito do peso ideal. Troque-o por PESO VIVEL. Aquele clinicamente saudvel, que a deixe bonita e que seja fcil manter. RESPEITE SEU TIPO FSICO. 16. DESENVOLVA SUA AUTO-ESTIMA OU ESTAR SEMPRE ANSIOSA E INSATISFEITA! Lembre-se que, to importante como SER ou ESTAR bonita SENTIR-SE BONITA! Beleza uma questo de imagem e AUTO IMAGEM! 17. No tenha pressa para emagrecer . Voc ficar ansiosa, frustrada, sempre com a sensao de que no est dando certo e da para a comida um pulo... 18. Cuidado com a balanomania. Pesar-se toda hora, todo dia traz enorme grau de frustrao. A flutuao de peso esperada e mal interpretada realmente angustiante. 19. O stress companheiro da ansiedade. Desenvolva mecanismos anti-stress. Pratique atividades prazerosas, alguma forma de relaxamento, alguma atividade esportiva recreativa e no competitiva, administre seu tempo. Faa aquilo que voc pode realmente fazer em determinada situao. No se preocupe com o que no pode ser feito! No adiante nada e voc ficar menos ansiosa. INCLUA-SE EM SUA AGENDA! 20. A compulso alimentar disparada pela ansiedade. Identifique os primeiros sinais de risco (pensamentos, situaes, emoes etc) e faa algo que seja prazeroso e incompatvel com ato de comer. Tenha consigo uma lista destas atividades e as acione ao primeiro sinal de ansiedade. Visitar ou telefonar para uma amiga, fazer uma atividade fsica, digitar um trabalho no computador, escrever, pintar ou fazer um trabalho de argila etc. 21. Adie o mais possvel a satisfao do impulso de comer. Se ao sentir os primeiros sinais de ansiedade voc der uma caminhada verificar que sua vontade de comer diminuiu! O tempo seu grande aliado!

22. No tenha alimentos de risco em casa. Se voc sentir-se ansiosa para devorar chocolate e tiver que sair para compr-lo ganhar tempo. Compre s uma unidade. Volte para casa, anote no seu dirio alimentar que ir com-lo. Espere cinco minutos e coma-o lentamente. O chocolate no foi proibido e o impulso foi bastante enfraquecido. Se estiver ansiosa por um bolo, prepare-o. No o tenha em casa. 23. ALGUMAS FORMAS DE ANSIEDADE ALIMENTAR DECORREM DE PROBLEMAS PSICOLGICOS NO RESOLVIDOS: afetivos, conjugais, de relacionamento, sexuais, timidez excessiva, depresso, etc. NO EXITE EM PROCURAR AJUDA DE UM PROFISSIONAL. Muitas vezes estes fatores mantm uma obesidade e, tratados, levam a pessoa ao emagrecimento . 24. Determinados momentos da vida, mal avaliados, geram grande ansiedade. A me que criou seus filhos pode sentir-se sem funo. Suas fontes de prazer escasseiam e a comida poder ser priorizada. Se voc criou e encaminhou seus filhos, parabns! Mas a vida no acabou! Faa um curso, reuna suas amigas, v a uma academia! Cultive outras formas de prazer! 25. VIVA O DIA DE HOJE! Ontem j se foi e o amanh ainda no veio! O tempo HOJE! 26. Valorize o que voc j fez. No fique lamentando o que no fez ou o que deveria ter feito! 27. Estabelea metas viveis. Por exemplo, comear a caminhar dez minutos todos os dias esta semana. Certamente poder cumpri-las. Propostas do tipo vou correr 10 km por dia, se voc sedentria, so descabidas e causam frustrao. Gratifique-se a cada meta conquistada! 28. Voc deve emagrecer , por sua sade, sua beleza, sua vontade. No para agradar quem quer que seja. Desenvolva uma motivao interna. 29. VIVA ENQUANTO EMAGRECE. NO ESPERE EMAGRECER PARA VIVER.

30. COMA QUANDO TIVER FOME ! NO COMA QUANDO ESTIVER ANSIOSA!

As Crticas Vivemos em sociedade e num contexto em que as criticas so inevitveis. Uma espcie de feed back de nossos comportamentos. Nem sempre cmodo receb-las, e a elas reagir de maneira positiva. Nos afetam e podem disparar sentimentos de inadequao, de incapacidade, de intromisso, invaso, frustrao e reagimos a elas, no raramente, com raiva, o sentimento mais difcil de ser controlado. Outra razo pela qual nos irritamos que a crtica de terceiros, pode se sobrepor a crticas que fazemos a nosso respeito sem nos apercebermos. Em algumas oportunidades, no o contedo, mas a forma pela qual feita. Podem ser abertas, veladas, indiretas, honestas, construtivas, destrutivas e outras. Cabe no permitirmos que interfira profissionais, afetivas e DE SADE! em nossas metas pessoais,

Por isso, vamos tentar compreend-las e lidar com elas. Uma crtica se refere opinio pessoal de quem a faz e no , necessariamente, embasada na realidade, em fatos e conhecimento de causa. Muitas no tm qualquer validade e so distores da realidade. Existem construtivas e aquelas que nada acrescentam. Entre as principais razes que nos desagradam nas crticas quando vm em cima de uma crtica que temos a nosso respeito, saibamos ou no. A crtica pode ser relacionada apenas a um estado emocional de quem a faz. Uma pessoa pessimista pode lanar seu pessimismo sobre outra, criticando ou duvidando de suas metas. Pode derivar de sentimentos de inveja, outro poderoso sentimento do ser humano. Pode decorrer de sentimentos de frustrao. Os sentimentos mais freqentemente gerados pela crtica so de raiva, irritabilidade, sensao de invaso de privacidade, especialmente quando o outro no foi chamado a opinar. Quando a crtica ocorrer: O objetivo no se influenciar negativamente. Procure se comportar como observador no envolvido. A crtica vlida? construtiva? feita por algum com conhecimento de causa? til? Voc concorda com ela? Revela novo ngulo da questo? Gera alternativas de resoluo.

Aps avaliar, verifique se acrescenta algo. Se voc pode fazer uso positivo dela. Se no, ESQUEA!

Como lidar com a raiva, se ocorrer? Lembre-se, a raiva deve ser contida nas primeiras manifestaes. Seno...E a raiva se alimenta da raiva! No humilhe nem ofenda a outra pessoa ao declinar seu descontentamento. Refira-se ao comportamento, situao, ataque o problema, no a pessoa. Esfrie a cabea aos primeiros sinais de raiva, conforme foi dito anteriormente. Aprenda a dizer de forma adequada o que no gosta em relao ao comportamento do outro. Tolere as diferenas. Muitas situaes de raiva surgem quando no toleramos formas de pensar ou agir diferentes das nossas. Desejos, opinies, valores no so padronizados.Exercite a tolerncia, a arte de conviver com diferenas. Lembre-se, a pessoa apenas diferente e no melhor ou pior que.. Isto funciona em nveis moderados de raiva. Portanto, controle-a enquanto tempo. No se esquea que o DIO A RAIVA EM CONSERVA... EXPLOSES, Agresses, aumentam a descarga de adrenalina e no resolvem, alm de levarem culpa depois. NO ABRA MO DE SUAS METAS POR CRITICAS IMPROCEDENTES!

También podría gustarte