Está en la página 1de 3

Thiago Willy Carvalho 5 COP Unirondon Professor: Eder Exerccios de Redes de Computadores 1.

. Classifique os exemplos de sinais a seguir em analgico ou digital: Temperatura = Analgico Voz humana = Analgico Dado gravado em um CD = Digital Canto de um pssaro = Analgico Grfico de um eletrocardiograma = Digital Sinal gerado por um interruptor liga / desliga= Digital Marcador de combustvel consumido por um automvel = Analgico 2. O sinal representado a seguir digital ou analgico?

Sinal Analgico 3. Qual o parmetro de referencia para a analise dos sinais analgicos e digitais? O Parmetro de referncia o Tempo. 4. Quais so as dificuldades tcnicas e econmicas da transmisso paralela? A dificuldade tcnica devido ao fato da transmisso paralela ser apropriada para curtas distancias, caso sejam usadas em grandes distancias, as informaes sero entregues com diferena de tempo. O que dificulta a comunicao do emissor com o receptor. A dificuldade econmica para transmisses a longa distancia que seria preciso a contratao de diversos circuitos de comunicao, que possuem um custo elevado. 5. Qual a caracterstica do atraso de propagao para os bits de uma comunicao serial? A caracterstica que se h um retardo de propagao para todos os bits os valores desse retardo ser o mesmo para todos eles assim as informaes chega toda ao mesmo tempo. 6. Um sistema tal que a transmisso serial do tipo assncrona, no qual o caracter composto pelo START BIT + 2 BYTES de dados do usurio + 2 STOP BITS. No existe bit de paridade. Qual o overhead desse sistema? Overhead = 3/5 Overhead = 60%

7.

Um sistema cuja transmisso de dados feita de forma assncrona, possui um overhead de transmisso que vale 20%. Sabendo-se que a transmisso feita com 1 START BIT, 2 STOP BITS e no tem bit de paridade, qual a quantidade de bits do usurio, no caracter? Overhead = 3/Total de bits 0,2 = 3/Total de bits Total de bits = 3/0,2 Total de bits = 15 Bits do usurio = 12 bits

8. Suponha que numa transmisso assncrona, sem bit de paridade, o caracter (informao do usurio + controle) transmitido, foi o numero 4DBh. Sabendo-se que o overhead de 25%, qual a sequncia binria que corresponde aos dados do usurio? 0 | 1001101101 | 1 Incio Dados Cliente Fim 9. Suponha que tenhamos uma transmisso assncrona, com um overhead de 20%. Esse caracter possui um START BIT, um STOP BIT e no tem bit de paridade. Calcule quantos so os bits do usurio? Overhead = 2/Total de bits 0,2 = 2/Total de bits Total de bits = 2/0,2 Total de bits = 10 Bits do usurio = 8 bits 10. Uma transmisso assncrona tal que o caracter possui 16 BITS com 2 STOP BITS e possui um overhead de 25%. Calcule quantos so os bits de dados do usurio. Esse caracter possui bit de paridade? Overhead = Bits de controle/ 16 0,25 * 16 = 4 Bits de controle Bits de controle = 4 Bits de dados = 12 Sim, o caracter possui bit de paridade 11. Suponha que um caracter de uma transmisso assncrona, possui como dados do usurio uma quantidade de bits 3 VEZES MAIOR que a quantidade de bits de controle. Nessa situao, qual o valor do overhead e qual o menor comprimento de caracter que podemos ter com essa condio? X = Quantidade de bits de controle Overhead = x / (3x + x) Overhead = x / 4x Overhead = 1/ 4 Overhead = 25% O menor comprimente que podemos ter um caracter com 8 BITS possuindo 1 START BIT, 1 STOP BIT e com 6 BITS DO USURIO 12. Desejamos montar um caracter assncrono tendo como dados do usurio a seguinte sequencia: 1 0 0 0 0 1 1 1 0 1. A paridade desse caracter PAR. Qual o valor do bit de paridade? Valor: 1

Exerccios Parte 2 1. Considere que temos dois sinais digitais, um com 32 nveis e outro com 64 nveis. Ambos possuem pulsos com largura de 0,01ms. Quais so as taxas de dados dos binrios equivalentes para esses dois sinais?

2. Considere que temos dois sinais digitais, um com 16 nveis e outro com 256 nveis. Eles possuem larguras de pulso, respectivamente iguais a 50s e 100s. Quais so as taxas de dados dos binrios equivalentes para esses dois sinais?

3. Um sinal digital A de 4 nveis tal que possui um equivalente binrio com a mesma taxa de dados ao de um sinal digital de 55 nveis e com largura de pulso igual a 0,1 ms. Nessas condies, qual a largura de pulso do sinal digital A?

4. Um sistema de transmisso em formato binrio possui uma largura de pulso igual a 1ms. Qual a taxa de dados desse sinal?

5. Um sinal A possui uma velocidade de modulao de 2500 bauds. Um sinal B possui uma taxa de dados de 2500 bps. Qual dos dois sinais possui a maior velocidade de sinalizao de dados?

6. Um sinal digital de 16 nveis possui uma velocidade de modulao de 2000 bauds. Qual a taxa de dados do seu binrio equivalente? Compare as freqncias dos dois sinais, o multinvel e seu binrio equivalente.

7. Desejamos enviar dados em um meio de transmisso a uma velocidade de 64.000bps. O meio de transmisso no qual desejamos enviar esses 6,4 kHz. Faa um estudo e informe se possvel passarmos os dados, em formato binrio, por esse meio. Se no for possvel, determine qual o recurso mnimo que devemos ter, em relao ao sinal, para que os dados possam fluir por esse meio de transmisso.

También podría gustarte