Está en la página 1de 14

Marx e o Marxismo 2011: teoria e prtica

Universidade Federal Fluminense Niteri RJ de 28/11/2011 a 01/12/2011 TTULODOTRABALHO

ProduodoConhecimento:umacrticaaoempirismonapesquisaemeducao
AUTOR

FelipedeAlmeidaVerneque

INSTITUIO(POREXTENSO) UniversidadedoEstadodoRiodeJaneiro

Sigla UERJ

Vnculo PROPED

RESUMO(AT20LINHAS) O presente trabalho tem o objetivo de promover a discusso da categoria produo do conhecimento estabelecendo uma crtica ao empirismo na pesquisa em educao, e por fim poder articullos em contribuio nos estudos do trabalho cientfico na rea de educao. Partindo dos pressupostos de uma percepo do real que concebe a realidade social como um todo estruturado em suas mltiplas determinaes, contraditrio e possuidor de uma ordem que no est dada, no aparente, alm de ser histrica e ideolgica, temos por valorizar os aspectos tericos e epistemolgicos do trabalho intelectual. Na crtica exposta ao empirismo, propomos a afirmar que no h, contudo, representao alguma capaz de dar conta da totalidade do real em seus mltiplos e vrios aspectos, consequentemente, analisaremos a afirmao do conhecimento emprico ao no conseguir permitir a reapropriao desse real, pois o processo de abstrao um conhecimento absolutamente distante de seu ponto de partida. Para tanto, e melhor compreenso das questes abordadas, o artigo traz para a discusso a leitura de Althusser, Florestan Fernandes e as contribuies da sociloga Miriam Limoeiro Cardoso, pois consideramos que os seguintes autores tendo em seus estudos o itinerrio cientfico marxiano como fonte principal, colaborando com a construotericadacategoriaproduodoconhecimentoeseusdesdobramentos. PALAVRASCHAVE(ATTRS) ProduodoConhecimentoEmpirismoPesquisaemEducao ABSTRACT The present study aims to promote discussion of the category production of knowledge by establishing a critique of empiricism in research in education, and finally able to articulate them in the contribution of scientific research studies in education. Based on the assumptions of a perception of reality that sees social realityasawholestructuredintheirmultipledeterminations,contradictory,andpossessedofanorderwhich is not given, is not apparent, and is historically and ideologically, we have to value the theoretical aspects epistemological and intellectual work. In exposed critical empiricism, we propose to claim that there is, however, some representation capable of dealing with the totality of reality in its multiple and various aspects,asaconsequence,theassertionofempiricalknowledgebyfailingtoallowrepossessionofreal,since the abstraction process knowledge absolutely far from its starting point. To do so, and better understanding oftheissuesaddressed,thearticlebringstothediscussionofreadingAlthusser,FlorestanFernandesandthe contributions of Miriam Limoeiro sociologist Cardoso, because we believe that the following authors in their studieswiththeMarxianscientificjourneyasthemainsource,collaboratingwiththetheoreticalconstruction ofthecategoryofknowledgeproductionanditsconsequences. KEYWORDS ProductionofKnowledgeEmpiricismResearchinEducation

Introduo
A investigao terica proposta para o presente trabalho consiste nas questes epistemolgicas da produo do conhecimento em educao e nos estudos sobre o empirismo. Na perspectiva da pesquisa em educao, o projeto prope a discusso acerca da construo do real. A discusso dar-se- em um confrontamento da concepo de conhecimento da Teoria Marxista concepo de conhecimento do Empirismo. O confrontamento dito anteriormente ocorrer de acordo com as descries da construo do real de que como cada teoria concebe esta construo. Isto s possvel pois, identificamos que a percepo do real analisada pelo empirismo e pelo marxismo so definidamente opostas. Contudo faz-se necessrio explicitar o entendimento que as teorias abordadas faz da construo do real. Ento logo nas primeiras pginas do trabalho, faremos uma anlise histrica e crtica do Empirismo. Estudaremos as perspectivas epistemolgicas do Empirismo acerca do conhecimento, as compreenses da construo do real e a concepo terica deste entendimento. Vale lembrar que a presente dissertao far uma breve anlise do Empirismo, sem a pretenso de explorar toda teoria no esgotamento do tema. A apropriao da Teoria Marxista se d pelo devido fato de maior compreenso epistemolgica do real a partir dos escritos de Marx, precisamente na Introduo da Crtica Economia Poltica. Os estudos de Marx nos faro ter uma nova perspectiva da construo do conhecimento assim como, iro colaborar no confrontamento das concepes de conhecimento, aqui adiantadas pelo Empirismo e o Marxismo. Aps a descrio das teorias abordadas e do confrontamento instaurado, comear a surgir a crtica uma concepo simplista e superficial da construo do real que no nosso entendimento realizada pelo Empirismo. A crtica apresentada ser entorno das compreenses epistemolgicas do real que o Empirismo naturalmente tende a fazer. Ou seja, somente por experimentaes e contato direto que podemos conhecer e compreender o real. Para melhor embasamento terico a esta crtica, trarei para a discusso os escritos da sociloga Miriam Limoeiro Cardoso, assim como as contribuies tericas de Florestan Fernandes, Bachelard e Bourdieu. No decorrer da dissertao ser preciso recorrer outros autores, porm os tericos explcitos sero os principais na elaborao deste estudo.

Para concluir o trabalho se prope a realizar um estudo do Empirismo e do Marxismo, sem esgotar a temtica, estabelecendo um confronto entre eles e assim construir uma crtica concepo empirista da construo do real e seu mtodo de produo do conhecimento.

1. Problematizao
Os estudos para este trabalho comearam a partir da discusso do Grupo Episteme (orientado pela Prof.Dr.Siomara Borba - UERJ), que h anos desenvolve-se entorno dos estudos da produo do conhecimento e da construo do real. O entendimento do grupo acerca destas categorias me fez despertar para uma crtica a cincia moderna, a forma de como compreendido real. Desde ento foi-se configurando uma investigao terica a este perodo histrico, e assim foi ficando claro o confrontamento entre a cincia moderna e sua concepo terica o Empirismo com os estudos realizados pelo grupo de cunho Marxista. Partindo dos pressupostos tericos marxistas discutidos no grupo episteme de entender uma percepo do real que concebe a realidade social como um todo estruturado em suas mltiplas determinaes, contraditrio e possuidor de uma ordem que no est dada, no aparente, alm de ser histrica e ideolgica, temos por valorizar os aspectos tericos e epistemolgicos do trabalho intelectual. Na crtica exposta ao empirismo, propomos a afirmar que no h, contudo, representao alguma capaz de dar conta das determinaes do real em seus mltiplos e vrios aspectos, consequentemente, analisaremos a afirmao do conhecimento emprico ao no conseguir permitir a reapropriao desse real, pois o processo de abstrao um conhecimento absolutamente distante de seu ponto de partida. Outra considerao a ser feita em relao supremacia da prtica sobre a teoria nas pesquisas em educao. Segundo Accia e Maria Clia (2005), estamos vivenciando um momento de um recuo da teoria na rea da educao. A valorizao dos fenmenos empricos nas pesquisas, correspondendo a uma praticidade dos resultados de uma pesquisa. A predominncia de um pragmatismo propagado pelos rgos de assistncia a pesquisa.

1.1. Breve Anlise do Empirismo


3

A tese fundamental do empirismo uma das grandes correntes formadoras da cincia moderna (sculo XVI-XIX) : o conhecimento da realidade dado pela experimentao.Consequncia lgica dessa tese fundamental a atitude metodolgica de leitura contnua da realidade no decorrer dos fatos: a experincia, as verdades obtidas nessa leitura tm o valor de experincias passadas por isso esto dependentes continuamente de experincia futuras. A princpio para os empiristas, todo o nosso conhecimento surge da nossa percepo do mundo externo ou do exame da atividade de nossa prpria mente. O empirismo introduz elementos cticos que vo ajudar mais ainda a ruptura da unidade cultural e vo permitir um pluralismo de ponto de vista. Negando a intuio intelectual e situando o conhecimento humano no plano do sensvel ou do emprico, o empirismo vai tirar do homem fundamentos definitivos e dogmticos. O homem convidado pelo empirismo a passar do dogmatismo das verdades acabadas para o ceticismo ou o relativismo das verdades em contnua construo. O empirismo rompe com a perspectiva de transcendncia e situa-se na imanncia dos fatos para ver se faz aclodir deles a racionalidade. O empirismo uma maneira diversa de conceber a razo. Sendo isso seria errado dizer que o empirismo o repdio da teoria? De fato a influncia do empirismo para a formao do mundo moderno, se d pois, ele que ir revelar de uma forma mais objetiva a nova perspectiva cultural oposta a metafsica. O empirismo uma doutrina filosfica que trabalha com a descoberta do conhecimento, pois o mesmo afirma que os conhecimentos provem das experincias do contato com o real. A pesquisa qualitativa para Gatti (2001) nesta perspectiva terica at os dias de hoje tem como objetivo levar conhecimentos filosficos do empirismo, analisar o ponto de vista da prtica empirista para acadmicos, professores e pesquisa no mbito da cincia, como forma de atender especialmente no contexto social. O problema do conhecimento marca a compreenso primria do empirismo abrindo espao para uma crtica do idealismo e do racionalismo francs, ou melhor dizendo, a teoria. O empirismo foi definido pela primeira vez explicitamente pelo filsofo ingls John Locke no sculo XVII, Locke argumentava que a mente seria originalmente um "quadro branco" (tabula rasa), sobre o qual gravado o conhecimento, cuja a base a sensao. O empirismo chamava o homem ao desafio de construir-se centro do prprio universo, com efeito, enquanto o racionalismo cr em suportes mais slidos e horizontes mais largos, situados nas verdades da razo superiores ao homem e demarcadores do sentido da sua existncia, o empirismo deixa ao homem a tarefa de inventar esse universo a partir da multiplicidade at certo ponto catica do mundo dos acontecimentos. 4

O empirismo afirma que a razo com seus princpios, seus procedimentos e suas ideias adquirida por ns pela nossa experincia, em grego, experincia se diz empeiria, donde, empirismo conhecimento emprico, conhecimento adquirido por meio da experincia. Concluindo a afirmao feita pelo Empirismo que o conhecimento e a experincia esto relacionados intrinsecamente na produo de conhecimento, pois atravs das experincias do dia a dia que se adquire mais e mais conhecimento, contribuindo assim para nosso desenvolvimento tanto intelectual como pessoal.

1.2. Produo de conhecimento na concepo Marxista


Em sua critica economia poltica, Marx (1974) estabelece um certo confrontamento com as concepes tericas trazidas desde ento por razes empiristas, considerando relaes entre o todo e as partes, entre o abstrato e o concreto e entre o lgico e o histrico, tanto no que se refere ao pensamento (as relaes entre as categorias enquanto questo lgico-epistemolgica), como no que se refere realidade histrico-social (as relaes entre as categorias enquanto questo relativa ao ser, isto , questo ontolgica). Marx inicia sua anlise mostrando que, no terreno da cincia, no caso, da economia poltica, ao estudar-se uma determinada realidade, por exemplo, um pas, o procedimento mais correto aparentemente seria comear pelo real, pelo concreto. Mas Marx mostra que existe a um equvoco, pois o pensamento no pode se apropriar do concreto de forma imediata, no pode reproduzi-lo atravs do contato direto definido pela experincia emprica. O contato direto produz no pensamento uma representao catica do todo, que no pode ser considerada como efetiva apropriao da realidade pelo pensamento. Marx (1974), assim expe essa questo: Quando estudamos um dado pas do ponto de vista da Economia Poltica, comeamos por sua populao, sua diviso em classes, sua repartio entre cidades e campo, a orla martima; os diferentes ramos da produo, a exportao e a importao, a produo e o consumo anuais, os preos das mercadorias, etc. Parece que o correto comear pelo real e pelo concreto, que a pressuposio prvia e efetiva; assim, em Economia, por exemplo, comear-se-ia pela populao, que a base e o sujeito do ato social de produo como um todo. No entanto, a partir de outro ponto de vista terico, no caso aqui o marxismo: isso falso. A populao uma abstrao, se desprezarmos, por exemplo, as classes que a compem. Por seu lado, estas classes so uma palavra vazia de sentido se ignorarmos os elementos em que repousam, por exemplo: o trabalho assalariado, o capital, etc. Estes supem a troca, a diviso do trabalho, os 5

preos, etc. O capital, por exemplo, sem o trabalho assalariado, sem o valor, sem o dinheiro, sem o preo, etc., no nada. Assim, se comessemos pela populao, teramos uma representao catica do todo, e atravs de uma determinao mais precisa, atravs de uma anlise, chegaramos a conceitos cada vez mais simples; do concreto idealizado passaramos a abstraes cada vez mais tnues at atingirmos as determinaes as mais simples. Chegados a esse ponto, teramos que voltar a fazer a viagem de modo inverso, at dar de novo com a populao, mas desta vez no com uma representao catica de um todo, porm com uma rica totalidade de determinaes e relaes diversas. Qual o significado da afirmao: a populao uma abstrao, se desprezarmos, por exemplo, as classes que a compem? Lembremos que Marx est se referindo-se anlise econmica de um pas. Nesse caso, tomar como ponto de partida a populao, isto , a populao em geral, cujo nico elemento comum a todos os membros dessa populao o fato de pertencerem ao mesmo pas, pouco ou nada diz sobre a realidade econmica desse pas se no for levado em considerao que essa populao no homognea, mas composta por classes sociais. O termo abstrao aparece a como sinnimo de uma idia que no corresponde complexidade do contedo da realidade. Por essa razo, comear pela populao significa partir de uma representao catica do todo. Se essa representao inicial no capaz de traduzir adequadamente esse todo, torna-se necessrio passar anlise: sendo a populao composta de classes sociais, preciso analis-las; mas isto s possvel analisando-se o trabalho assalariado e o capital; o capital, por sua vez, s pode ser compreendido adequadamente, atravs da anlise do seu oposto, o trabalho assalariado, sendo que a relao entre ambos mediada pelo valor, isto , pelo valor de troca que, juntamente com o valor de uso, compe a mercadoria; por sua vez, a troca entre mercadorias mediada, no mercado, pelo equivalente geral do valor das mercadorias que o dinheiro, mediante o qual estabelecido o preo das mercadorias. Partiu-se da populao (a representao catica do todo, verificou-se a necessidade de analisar as classes sociais e essa anlise conduziu, atravs de decomposies sucessivas, de abstraes cada vez mais sutis (cada vez mais tnues), s categorias mais simples, s determinaes mais simples, isto , ao valor que mediatiza a troca de mercadorias e mediatiza a venda da fora de trabalho. Mas o pensamento no encerra a seu percurso. Ele agora ter que fazer o caminho inverso, isto ascender da abstrao mais simples complexidade do conjunto que foi representado, inicialmente, de forma catica. O trabalho analtico com as categorias mais simples e abstratas seguir agora o percurso do progressivo enriquecimento da teoria interpretativa da realidade, at 6

atingir novamente o todo que foi o ponto de partida, s que esse todo j no mais se apresenta ao pensamento como uma representao catica, mas como uma rica totalidade de determinaes e relaes diversas. O concreto , assim, reproduzido pelo pensamento cientfico, que reconstri, no plano intelectual, a complexidade das relaes que compem o campo da realidade que constitui o objeto de pesquisa.

2.Confrontamento de Ideias
No entendimento de Cardoso (1976), assim como e para Bourdieu (1999), o real sobre o qual o discurso cientfico fala no o real dos sentidos, da experincia e da observao, mas o real que foi formulado teoricamente. No entanto, segundo Siomara Borba, bom lembrar que, com esse pressuposto, o real objeto de conhecimento no o real imediato, mas o real pensado, os autores no esto negando a existncia do real, mas esto to simplesmente argumentando que o conhecimento se faz em cima de teorias, no a partir do que aparece aos sentidos o real que dever fornecer a ltima palavra no externo e concreto, mas o real que a prpria teoria formulou. (Cardoso, 1976, p. 68). Sem negar a complexidade do real Cardoso afirma que, a realidade que a pesquisa pretende conhecer permanece sempre mais rica do que a teoria que a ele se refere. (p. 66), e, portanto, indiretamente, indicando a dificuldade de se ter um conhecimento completo sobre o real, enfatiza os limites da realidade em comandar o processo de seu entendimento. Est claro para Cardoso (1976), a importncia da realidade, mas ao mesmo tempo, a sua incapacidade de produzir sua prpria inteligibilidade. Cardoso (1976) sintetiza essa ideia nos seguintes termos: No fundo a realidade que importa, mas no ela que comanda o processo de sua prpria inteligibilidade. (pp. 64-65). Assim, em termos de esclarecimento do que at agora foi apresentado, podemos dizer que, para a perspectiva epistemolgica aqui discutida, o processo de conhecimento (experincia) do real no compreende o real, aprendido pelos sentidos, como sendo o objeto do conhecimento cientfico. De uma configurao epistemolgica totalmente contrria, o argumento central a ideia de que o objeto de conhecimento a elaborao terica j anteriormente construda sobre o real, ou seja, aquilo que j foi construdo, teoricamente, sobre o real. Certamente, essa perspectiva, a partir das anlises de Gaston Bachelard, Pierre Bourdieu e Miriam Limoeiro Cardoso, ao rejeitar o pressuposto de que o conhecimento o esforo de desvendamento dos mecanismos do real tal como aparece aos sentidos e experincia emprica, possibilita pensar o processo de construo do conhecimento em novas bases. 7

O presente trabalho tem considerado essa nova forma de entender o objeto de conhecimento, levando em conta uma nova forma de pensar os elementos constituintes da relao sujeito objeto. Esses dois plos da relao cognitiva passam a ser qualificados na dimenso de tericos: um sujeito terico e uma realidade que um objeto terico. Tenho compreendido cada vez mais a partir de meus estudos aqui expostos, que o processo de conhecimento um processo que tem seu incio e seu fim no campo do terico. Tal forma de entender o movimento do processo de conhecimento se distancia da prtica de situar o produto terico no final do processo de conhecimento, fazendo da elaborao terica, ao mesmo tempo, seu comeo e seu fim. Assim, a dinmica do conhecimento comea no objeto terico, no comea nas aparncias do fenmeno, no parte do real como tal e termina em outro objeto terico, substancialmente diferente do objeto terico do ponto de partida, sendo assim uma aproximao terica para com o real. Sendo assim, a partir dos estudos de Marx (1974), vai se tornando claro que a realidade, que subsiste como independente do conhecimento, o ponto de partida da intuio e da representao emprica, configurando uma unidade/totalidade em estado catico. O ponto de partida terico a anlise, que implica um movimento de diferenciao na unidade/totalidade e o estabelecimento de relaes entre as partes. um processo de determinao: diferenciao implicando uma hierarquia que vai no sentido de categorias mais concretas/complexas para categorias mais abstratas/simples, as quais constituem determinaes das mais complexas no s por diferenciaes surgidas no interior daquelas, como tambm pelo estabelecimento de nexos causais (tem-se aqui um momento de lgica formal como caso particular da lgica dialtica). Chegando-se s categorias mais simples/abstratas o movimento de sntese, invertendo-se o sentido da hierarquia que agora vai delas para as mais complexas/concretas. Mas o foco do movimento no est apenas nessa inverso de sentido e sim numa sistematizao presidida por relaes de polaridade ou oposio, tanto entre categorias quanto oposies internas a uma dada categoria. Nesse processo h o estabelecimento de mediaes. As relaes descritas anteriormente podem levar a uma dialtica idealista na qual h uma identificao final entre plos opostos que s teria sido tornada possvel pelo pensamento movendo-se por si mesmo, sendo a lgica uma espcie de substrato ou essncia do pensamento. Neste ponto que o deslocamento do objeto ter ido da categoria conhecimento para a de produo de conhecimento vai configurar com maior preciso que se est no campo materialista. Tambm na produo de conhecimento h uma organizao de produtores em um modo de produo, em que essa esfera especfica tem autonomia relativa com relao totalidade da produo. A produo de conhecimento cientfico vai ter particulares instncias e instituies 8

sociais que a organizam, conforme se tenha, na totalidade social, diferentes modos de produo (da produo em geral). Assim, embora haja o princpio da autonomia relativa das esferas, um determinado modo de produo cientfico (com seu mtodo e a sua lgica subjacente) vai encontrarse sobre determinado pela prtica social dominante. Est-se aqui assumindo que a lgica, conforme Lenin, constitui-se como estabilizao da bilionsima repetio da atividade prtica do movimento do pensamento (em seu trabalho/relao de representao do real). No que segue, ainda de maneira esquemtica, desenvolver-se- uma anlise da produo de conhecimento na prtica cientfica, em que as categorias psicolgicas e antropolgicas utilizadas se encontram subordinadas s categorias nucleares da cincia da histria e, como objeto de anlise, tem-se uma explicitao particular da unidade dialtica de objetivo e subjetivo. na investigao que vo se identificar, no mesmo movimento em que se confrontam, o movimento do pensamento e o movimento do real (ACACIA E MARIA CELIA, 2005). A contnua tarefa do investigador, de buscar adequao da teoria ao movimento real prtico, tem a aparncia de retirar a produo de conhecimento cientfico do circuito da mercadoria, por aparecer como um intenso esforo isolado do pesquisador sobre o seu tema (e assim aparece conscincia do pesquisador no ato da investigao). Mas isso enganoso. O valor de uso da teoria o seu valor de troca, quantitativamente determinvel, pela taxa excedente de mais-valia relativa que essa teoria puder realizar nas prticas produtivas, sendo esse o seu momento de identidade com o movimento do real (o resto a urticria do pesquisador incompreendido, diante de um mundo que teima em se lixar para a sua produo desinteressada). Na sociedade burguesa, a mediao do mtodo cientfico encontra-se articulada s determinaes do prprio mtodo, por meio de uma complexa trama de instituies que vo balizando as reas de interesse social, os temas de maior necessidade, os raciocnios corretos, os protocolos vlidos, os pareceristas com credenciais adequadas ao julgamento dos trabalhos realizados..., de tal forma que vo dando os contornos e os limites da organizao dos produtores cientficos. Os mtodos cientficos vo ganhando validade (e valor) conforme se mostrem em condies de realizar o seu valor de uso, que o seu valor de troca, se os resultados da investigao propiciam condies de reproduo do capital (caso contrrio, reas, temas, protocolos, raciocnios... caducam na prpria esfera cientfica). Perpassam o caminho trilhado por um pesquisador tanto situaes subjetivas quanto objetivas (ACACIA E MARIA CELIA, 2005). Caso se queira arbitrar um incio para estas dificuldades, uma opo interessante so as originrias das necessidades e exigncias da pesquisa acadmica em face das reais: por um lado as necessidades e exigncias das situaes reais, das 9

pessoas reais (redundncia til, neste caso) e por outro, aquelas da pesquisa acadmica, que nem sempre coincidem. Muitas vezes, no fio da navalha, situa- se a tica na pesquisa. A produo do conhecimento, segundo a perspectiva adotada, encontra- se organicamente ligada ao modo de produo que se realiza por meio das relaes existentes entre sua base material (unidade de foras produtivas e relaes de produo) e as superestruturas (jurdico-poltica e ideolgica). As inquietaes de um pesquisador, o objetivo de pesquisar, no surgem de maneira isolada, fortuita, espordica, mas a partir de uma raiz comum, de algo que comanda, na profundeza, uma vontade fundamental de conhecimento que fala com determinao sempre maior, exigindo sempre maior preciso: dessa forma o objetivo do ato de pesquisar sempre dado por uma perspectiva mais ampla, tornando impossvel atuar isoladamente em situao de pesquisa(ACACIA E MARIA CELIA, 2005). Porm, nas relaes entre as esferas que o pesquisador encontra uma relativa autonomia, afloram as perplexidades que levam s perguntas sobre o mundo; neste campo que a vivncia que se tem do e no mundo possibilita diagnstico e prognstico, e principalmente aponta um motivo para o ato de pesquisar. Tem-se, portanto, que os objetivos so constitudos nas relaes sociais (que historicamente se articulam em modos de produo) e os motivos so constitudos medida que os sujeitos internalizam os objetivos e vo lhes dando significados prprios. Nessa forma de conceber a relao entre objetivo e subjetivo, a atividade de pesquisa realiza- se na coincidncia do objetivo e da motivao, no processo de pesquisa que, realizando as relaes do homem com o mundo, satisfazem uma necessidade especial correspondente a ele. Na relao (produtora de conhecimento) entre o pesquisador e o contedo de sua investigao, o mtodo cientfico vai encarnar tanto os aspectos objetivos quanto os subjetivos, que se materializam numa determinada produo cientfica. Dessa forma possvel perceber que tanto o ato de pesquisar quanto o objeto de pesquisa no so neutros, e que o ofcio de pesquisa um ato poltico, que s pode haver certos tipos de sujeito de conhecimento, certas ordens de verdade, certos domnios de saber a partir das condies que so o solo em que se formam o sujeito, os domnios de saber e as relaes com a verdade. Pesquisar um ato que obriga tambm ao envolvimento com outros ambientes de pesquisa. Este trnsito, em outros ambientes de pesquisa, no s possibilita conhecer e trocar impresses e referncias bibliogrficas, pessoalmente, com pessoas que tm interesses comuns como tambm auxilia em situaes prticas, como obter cpias de materiais aos quais, por outra via, ou no se teria acesso, ou que no seriam simples de se obter. Isso se d por intermdio de uma srie de instituies e meios de circulao do conhecimento que organizam os seus produtores dentro dos marcos do, e subordinados ao, metabolismo social que tende a transformar toda produo humana em mercadorias, subordinando 10

o valor de uso ao valor de troca. Se na sociedade burguesa, de um lado, a produo de conhecimento cientfico se desenvolveu em um nvel muito superior ao dos modos de produo anteriores e goza de uma autonomia relativa como uma das esferas produtivas, por outro lado est condicionada s suas relaes com o valor-trabalho para a reproduo do capital. A tendncia dominante a de uma tecnologizao da cincia, que permeia a lgica das instituies que organizam os produtores de conhecimento cientfico, os quais, portanto, no so autnomos para estabelecer uma disjuno entre a sua produo especfica e as determinaes, socialmente destrutivas, do capital.

3. Concluso: A produo do conhecimento/pesquisa em educao num contexto incerto


Pensar o conhecimento e a pesquisa que buscam elucidar o significado do humano, seja na sua dimenso de ser natural, seja nas suas dimenses de ser social e de ser psquico, na sociedade atual, pensar, tendo como pano de fundo, um contexto social marcado pela certeza da impreciso e da hesitao. Da mesma forma, sem ter porque ser diferente, refletir sobre a formao do ser humano, especificamente, sobre a formao de professores e pesquisadores no campo do conhecimento educativo, na contemporaneidade, refletir, considerando as incertezas e dificuldades como marcas do final do sculo XX, incio do sculo XXI. Entre as dificuldades que se apresentam para a formao de professores e de pesquisadores inescapvel a referncia fluidez e diversidade das condies culturais presentes nas sociedades contemporneas, sintetizada na afirmao de Richard Sennett: boa parte da realidade social moderna ilegvel para as pessoas que tentam entend-la (Sennett, 2006, p. 20). Entretanto, tal situao no se caracteriza pelo desconhecimento, uma vez que o volume de informao circulando imenso, mas pela ausncia de pontos de referncia a partir dos quais essas informaes possam adquirir sentido, mesmo de alcance parcial, para o qual contribui a atividade de pesquisa. O inegvel avano, rapidez e volume do conhecimento contemporneo tem implicaes menos perceptveis e, no entanto, diretas, na subjetividade e nas formas de sociabilidade. Ao longo do sculo XX mudou nossa relao com o tempo: ao aceitar a rapidez do conhecimento como inevitvel e impossvel de ser acompanhada individualmente, ela foi eleita como um valor positivo, transformando-se em critrio de julgamento preponderante em diferentes reas e,

consequentemente, produzindo uma desvalorizao de toda e qualquer forma de rotina e de permanncia, inclusive aquelas referentes durabilidade das instituies e ao acmulo de

11

experincia. Por meio da valorizao do efmero e do novo, so desvalorizados o passado, a permanncia, a cultura, enfim. At meados do sculo XX, a formao - escolarizada, profissional e pessoal - foi concebida como um processo de longa durao, no qual convergiam conhecimentos e experincias para a aquisio de significados que foram se mostrando pertinentes no transcurso do tempo. No elogio do curto prazo, da flexibilidade e das novas habilidades, perdem-se as idias de consolidao, de construo de uma histria individual coerente ao longo do tempo. Richard Sennett (2005) alerta para uma face protetora das rotinas que consolida certos hbitos nas prticas sociais e no autoentendimento que, por sua vez, implicam num senso de narrativa histrica. A passagem do tempo permite o acmulo de conhecimentos e de experincias que do significado s aes. A flexibilidade adaptao s circunstncias sempre variveis , ao contrrio, atende a uma necessidade da forma econmica contempornea, que necessita de reinvenes institucionais e pessoais cclicas e contribui para o apagamento da relao entre passado e presente. Esses aspectos so reiterados por Marshall Sahlins na seguinte formulao: a produo capitalista uma especificao cultural e no mera atividade natural e material, ela produo de significao simblica que permanece oculta de seus participantes. A produo racional visando o lucro se move junto com a produo de smbolos (2003, p. 218). Assim, pode-se tomar o desenvolvimento cientfico, o processo de trabalho na sociedade ou paradigmas filosficos (os autores e anlises podem se multiplicar) para caracterizar, em traos gerais, a acelerao das mudanas prprias do nosso tempo, as incertezas que se avolumam e as graves implicaes que tm para a atividade de pesquisa, que busca o conhecimento mais aprofundado das relaes sociais e cognitivas. Considerando, ento, que essa acelerao do processo de conhecimento do real e que essa busca de resultados rpidos e imediatos da ao investigativa possam trazer riscos para a atividade de pesquisa e para a formao, entende-se a urgncia em se considerar o argumento fundado na ideia de que a pesquisa cientfica exige a construo terica do objeto. Essa ideia indica uma opo epistemolgica que apoiada nos pressupostos da impossibilidade de o real falar de si e da capacidade elucidadora do objeto terico. Ao considerar a concepo que afirma o objeto cientfico como terico, a ideia orientadora a incapacidade de partir do real sensvel para se chegar compreenso do real na sua forma abstrata. Assim, esse projeto de construo terica do objeto busca indicar uma alternativa epistemolgica para se repensar as prticas investigativas no campo das cincias sociais e humanas e, particularmente, no campo da prtica da pesquisa em educao.

12

Apesar do entendimento de que a existncia de uma possibilidade diferente de tratar cientificamente a realidade social e humana no ser, por si s, suficiente para garantir uma abordagem o mais prxima possvel da realidade; apesar da conscincia de que, envolvendo, misturado com, definindo e sustentando o objeto a ser conhecido feito objeto terico est a sociedade mais ampla, a sociedade marcada por incertezas, dificuldades, dvidas, caractersticas da vida social contempornea, o pressuposto desse trabalho que a superao dos obstculos epistemolgicos que se apresentam na produo do conhecimento, valendo-se de rigor metodolgico e do estabelecimento de relaes presentes mas no aparentes, pode contribuir para tornar a ao educativa uma ao social relevante e significativa.

4. Referncias bibliogrficas
MARX, Karl. Introduo crtica da economia poltica. Lisboa: Ed. Estampa, 1974. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos de Estado. Rio de janeiro: Edies Graal, 1985. CARDOSO, M. L. (1976). O mito do mtodo. Boletim Carioca de Geografia. Rio de Janeiro. Ano XXV, pp. 61-100. CARDOSO, M.L. (1978). Ideologia do desenvolvimento: Brasil: JK JQ. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. CARDOSO, M L. (1990) Para uma leitura do mtodo em Karl Marx: anotaes sobre a "Introduo" de 1857. Cadernos do ICHF, UFF, ICHF, Rio de Janeiro. BACHELARD, G. (1996). A formao do esprito cientfico. Rio de Janeiro BOURDIEU, P. CHAMBOREDON, J-C, PASSERON, J-C. (1999) A profisso de socilogo: preliminares epistemolgicas. Petrpolis: Vozes. GATTI, B. (2001). Implicaes e Perspectivas da pesquisa educacional no Brasil Contemporneo. KUENZER, A ; MORAES, M. (2005). Temas e tramas na ps-graduao em educao. BORBA, S ;VALDERAMIN,V (2010). Construo terica do real: uma questo da produo do conhecimento em educao. 13

SAHLINS, M. (2003). Cultura e razo prtica. Rio de Janeiro: Zahar. SENNETT, R. (2005). A corroso do carter. Conseqncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record. SENNETT, R. (2006). A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record.

14

También podría gustarte