Está en la página 1de 21

Floema Ano VII, n. 9, p. 283-303, jan./jun.

2011

LITERATURA E INTERVENO: ROMANCE HISTRICO NO BRASIL Pedro Brum Santos*


Resumo: Bastante difundida no sculo XIX, a fico histrica no Brasil entrou em refluxo com o final do romantismo deixando, porm, a senda de uma conscincia histrica que as geraes seguintes buscaram reascender sob a inspirao do regionalismo. Pretendemos demonstrar como que essa conscincia transita do ncleo romntico para a imensa fronteira regionalista nos oitocentos e, da, ao contornar o contraponto modernista, como desgua no bem elaborado projeto ficcional que se inaugura em 1930. Palavras-chave: Fico contempornea. Regionalismo. Romance histrico. Romantismo.

O romance histrico, segundo a frmula consagrada por Georg Lukcs (1966), caracteriza-se por revelar foras sociais em disputa. Sua perspectiva adequada a do cotidiano da vida prtica, do flagrante de foras encarnadas em indivduos representativos das camadas mdias da populao. O heri, extrado das disputas e interaes desse cotidiano deve ser um sujeito mdio que experimente forte vnculo com seu grupo social. Os personagens de Walter Scott so considerados modelares justamente por possurem essa profunda marca humana: so tipos histricos que se deixam mostrar interiormente, nos seus sentimentos, angstias e emoes, em suas debilidades e indecises. Na caracterizao de Lukcs, a conscincia histrica do romancista conta mais do que a representao do passado. Graas a essa conscincia que o escritor habilita-se a conhecer adequadamente o seu povo para extrair desse conhecimento a verdade histrica. Essa, transfigurada, garante a totalidade ideal do romance tal como encontrada exemplarmente nos grandes mestres do sculo XIX.

Doutor em Letras. Professor de Literatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

284

Pedro Brum Santos

Ao retomar a matria e pensar sobre a pertinncia do romance histrico nos dias atuais, Jameson (2007) procura fugir das armadilhas ideolgicas que eram intransponveis ao marxismo de Lukcs. Para tanto, abandona a categoria de verdade histrica e busca especificar o gnero em funo dos motivos temporais que o animam. Enfatiza que as observaes de Paul Ricoeur sobre o calendrio, feitas em Tempo e narrativa, podem ajudar na delimitao do gnero. Dos trs planos ontolgicos apontados por Ricoeur o existencial, da vida individual; o histrico, de carter transindividual e o dos momentos axiais Jameson destaca o ltimo por determinar a importncia dos eventos em relao aos quais uma nova datao se inaugura, por ser uma espcie de marco zero para a contagem do tempo cronolgico. Inspirado nesse terceiro estrato, o crtico norte-americano prope a definio de romance histrico com base na matria representada que, desse modo, o distinguiria das demais manifestaes romanescas:
Parece-me que a forma narrativa desse evento primordial ou axial que deve estar presente, ou ser recriada, no romance histrico para que ele se torne histrico no sentido genrico. Ademais, dadas as restries e os limites da representao narrativa, esse evento ter de figurar mais na qualidade de uma irrupo coletiva que da data de nascimento de algo como um movimento religioso ou poltico: deve, de algum modo, estar presente em carne e osso, e pela multiplicidade mesmo de seus participantes representar alegoricamente aquilo que transcende a existncia individual (JAMESON, 2007, p. 191).

Nascida romntica, nossa fico histrica logo firmou um consrcio com os temas de extrao indianista e rural, colando-se, assim, aos tpicos da nacionalidade. Bastante difundida no sculo XIX, entrou em refluxo com o final do romantismo deixando, porm, a senda de uma conscincia histrica que as geraes seguintes buscaram reascender sob a inspirao do regionalismo. Pretendemos demonstrar como que essa conscincia transita do ncleo romntico para a imensa fronteira regionalista nos oitocentos e, da, ao contornar o contraponto modernista, como desgua no bem elaborado projeto ficcional que se inaugura em 1930.

Terra adorada, me gentil Comecemos por Jos de Alencar e por seus romances rurais que entendemos como a traduo definitiva do tema da nacionalidade literria orientada pela matria histrica em sua produo. A srie inaugurada em 1870, com a publicao de O gacho, prossegue com o que Candido (1981) chama de romances fazendeiros, O Tronco do Ip e Til,

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

285

ambos de 72 e encerra-se em 75, com O sertanejo, descrio tpica do serto cearense, cuja trama recupera a visvel inspirao de Scott, j esboada na dcada anterior em As minas de prata (65). A vertente, que o prprio autor sugeria como complementar ao seu projeto de construir uma literatura nacional, tambm acusa o limite e o esgotamento do processo. A principal crtica que Franklin Tvora desfere contra O gacho, em 71, a falta de observao direta da matria narrada. Por pretender abordar a natureza e os costumes sem sair de seu gabinete (AGUIAR, 1997, p. 188), entende que o autor caa em frequentes inexatides. cobrana de verossimilhana externa, pauta principal e quase sempre exagerada de suas consideraes, Tvora concertou o juzo de que O gacho tambm era pouco convincente no arranjo interno da matria narrada. Da sua acertada concluso: no havia justificativa lgica para a incluso do fantstico numa narrativa de costumes. Candido (1981, p. 295) ajuza o quanto a polmica travada entre Franklin Tvora e Jos de Alencar denuncia o esgotamento de um modelo:
[representa] o incio da fase final do romantismo, quando j se ia aspirando a um incremento da observao e a superao do estilo potico na fico. [...] As suas consideraes constituem o primeiro sinal, no Brasil, de apelo ao sentido documentrio das obras que versam a realidade presente.

Olhada a questo luz dos problemas que envolvem o trato que Alencar dispensa matria primitiva na ltima fase da carreira, percebemos que O gacho e, de certo modo, o conjunto de seus romances rurais reflete os limites do seu projeto nacionalista. Ao retomar as motivaes das lendas e mitos da terra conquistada e, a exemplo do procedimento empregado na mesma poca em O Garatuja e Alfarrbios, sondar as pores remotas de seu presente histrico, chega, enfim, problemtica das regies brasileiras. Com ela, atinge as margens da civilizao, os pontos do territrio aonde a lgica niveladora ainda no se acomodou. Essa a parcela que, em 75, procura explicar nos artigos de O nosso cancioneiro, publicados em O globo:
Na infncia dos povos, certas individualidades mais pujantes absorvem em si a tradio de fatos praticados por indivduos cujo nome se perde; e tornam-se por esse modo smbolo de uma ideia ou de uma poca. Com o incremento da civilizao que nivela os homens, debilita-se aquela tendncia; e o mitologismo s aparece naquelas latitudes sociais onde ainda no dissiparam-se de todo a primitiva rudeza e ingenuidade do povo. Estou convencido de que os heris das lendas sertanejas so mitos e resumem o entusiasmo do vaqueiro pela raa generosa, companheira inseparvel de suas fadigas e provida me que o alimenta e veste (ALENCAR, 1965, v. 4, p. 978).

286

Pedro Brum Santos

Ao reelaborar a histria ptria, Alencar visivelmente esbarra no mito. No admira, pois, que em O gacho tenha recorrido ao fantstico em um romance de costumes como denuncia Franklin Tvora. A impreciso acusa a tentativa de conciliar a fora do passado mtico com a realidade do presente histrico. Atravs da transfigurao potica, uma das solues que apresentou, em O gacho, foi dar voz aos animais. Ao modo das lendas, recorria prosopopeia buscando contemplar o que entendia como peculiar de regies do territrio que haviam se constitudo e continuavam subsistindo distncia da civilizao que nivela os homens. A compreenso adequada relativamente a essa matria talvez necessitasse no exatamente do conhecimento emprico reclamado por Tvora, mas da superao do estilo potico na fico sugerida por Candido. Mais perto dela tinham estado aqueles primeiros ficcionistas dos anos 40 e 50 que, habitantes e oriundos de nossas fronteiras geogrficas, menos pressionados pelo contedo programtico que animava Alencar, haviam flagrado as cenas originais do Sul e do Norte no nascente romance brasileiro, ambientando nessas paragens distantes e fagueiras peripcias bordadas de amor e aventura. Essas narrativas, embora menos acabadas esteticamente, parecem mais fiis aos ermos da ptria. A observao direta no condio essencial mas ajuda a flagrar mais adequadamente a simplicidade natural da matria. Como o prprio Alencar percebera, nas latitudes sociais, a histria no se orienta em linha direta pelos passos da civilizao. No entanto, a percepo histrica, no caso, no foi suficiente para informar convenientemente o romancista. Para a dificuldade de perscrutar as fundas peculiaridades da cultura regional, que Franklin Tvora chamava a ateno. Suas cartas crticas de 71/72, publicadas na folha Questes do dia, de Jos Feliciano de Castilho, objetos de conhecida polmica, significam, de fato, uma espcie de manifesto regionalista avant la lettre. Pela primeira vez, em nossa literatura, a voz regional como nota discordante se faz ouvir na Corte. O episdio expressa, certo, a dissonncia entre a orientao romntica de Alencar e a inspirao realnaturalista de Tvora. Mas, independente disso, o recado do Norte postula que a matria regional requer um alcance que a intelectualidade de gabinete no pode executar. A posio que o autor provinciano expressa em suas cartas supe muito daquilo que o regionalismo literrio tornar corrente em perodo logo posterior. Temos ali a sugesto implcita de que para compreender adequadamente a matria regional necessrio auscultar o mutismo do caboclo, indagar sobre suas crenas, sua relao com o trabalho, seus cdigos de subsistncia, sua forma peculiar de expresso e relacionamento, enfim, atentar para seus dramas reais.

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

287

Com a polmica, alinha-se o horizonte de uma renovada compreenso da matria histrica na fico brasileira, onde, como observa Martins (2008), o verossmil ganha um novo e significativo papel:
[...] enquanto Alencar compreendia [a verossimilhana] como coerncia interna, visando sempre a adequao s regras dos diferentes gneros, Franklin Tvora, apesar de admitir o romance de fantasia, deixa perceber uma viso do verossmil como conformidade realidade externa ou informao histrica.

No que toca vertente ruralista, essa mudana de orientao significa o enfrentamento de aspectos ainda no contemplados pela produo precedente. O que est em jogo, de fato, uma nova compreenso da nacionalidade que a fico das duas ltimas dcadas do sculo XIX trata de incorporar. Antes de buscar compreend-la, entretanto, necessrio verificarmos o longo curso que a conscincia histrica logrou na fico romntica.

Nossa terra, nossa histria Com Alencar e com os romnticos flagramos a visvel inspirao da histria incrustada na prpria matria de representao. Afinal, descobrir, pensar e fazer histria sugesto expressiva do romantismo em geral e misso inarredvel da fico romntica brasileira em particular. A propsito desse pendor romntico, Guinsburg (1978, p. 18) observa que
[...] porque tudo se faz histria no Romantismo, a Histria se faz ento realidade, integrando historiograficamente o estudo do desenvolvimento dos povos, de sua cultura erudita e de seu saber popular (folclore), de sua personalidade coletiva ou esprito nacional, de suas instituies jurdicas e polticas, de seus mores e prticas tpicas, de seus modos de produo e existncia material e espiritual, cada vez mais nas linhas de um tempo cada vez menos mtico ou idealizado.

Antes de Alencar, esse pendor histrico j ressoava nos primeiros ecos romnticos atravs de uma aristocracia espiritual decorrente de uma linha de fora proveniente do passado. Ela se manifestava no prprio intuito didtico e nacionalista nascido no final da dcada de 1820. Trata-se mais propriamente de um ecumenismo que se forma em torno da produo literria, com o esforo conjugado de integr-la cena ptria como uma das

288

Pedro Brum Santos

formas privilegiadas de responder s graves questes pendentes de uma nacionalidade em gestao. Esse neoiluminismo edulcorava-se dos desideratos da independncia poltica, incorporando, com isso, um teor de cunho oficial subjacente ao conhecido esforo de realizao positiva, de criao engajada, que pode ser flagrado em figuras exponenciais do tempo. Janurio da Cunha Barbosa, uma dessas figuras, espelha-se na historiografia para compor o Parnaso Brasileiro, coletnea de poemas apostos de notas biogrficas, que alcanou significativo beneplcito dos contemporneos. Nas palavras de Candido (1981, p. 307), Barbosa foi
[...] animador incansvel dos jovens, promotor de iniciativas culturais, estendendo sobre elas o interesse do governo, com sua dupla autoridade de promotor da independncia e orador famoso, culminando na Fundao do Instituto Histrico e Geogrfico, em 1836.

Criado ao molde de seu congnere francs, o Instituto, como um brao avanado da oficialidade a traar a agenda criativa, segundo Schwarcs (2002), incorporava a misso de construir uma histria da nao, recriar um passado, solidificar mitos de fundao, ordenar fatos buscando homogeneidades em personagens e eventos at ento dispersos. Carl Philippe Von Martius, em Como se deve escrever a histria do Brasil, monografia ganhadora de concurso promovido pela novel instituio salientava, justamente, a necessidade de uma aproximao entre escritores, historiografia e Estado, sugerindo que os historiadores precisavam estar a servio da ptria. O objetivo deveria ser atingir o povo com uma linguagem popular e nobre. A histria, de fato, passa a constituir um ideal a ser contemplado pela literatura. Primeiro em verso, como ocorre com Francisco Varnhagen e Miguel Maria Lisboa. Este ltimo, autor de um volume publicado nos anos 1840 sob o ttulo de Romances histricos por um brasileiro registra, inclusive, na Apresentao, que sua obra pretende mostrar um conjunto de temas que podem ser trabalhados por jovens autores. Ainda em versos, a histria, recheada de peripcias, prosasmos, melodramas, ao modo da fico europeia, invade mesmo a inflexo pica, de reconstruo herica do passado. Flora Sussekind (1992) observa o quanto essa compreenso romanesca dos fatos contamina e, em ltima instncia, inviabiliza as diversas tentativas do violento esforo pico que ocupou muitos autores engajados no projeto nacionalista do romantismo. Esgotadas as possibilidades do verso, foi na prosa romanesca que a histria ganhou longo curso e lugar privilegiado na construo da literatura nacional. Sob o enfoque desse gnero, recm incorporado produo brasileira, ocorre, inicialmente, uma substantiva modulao do contedo historiogrfico na tentativa do romance histrico, cong-

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

289

nere do modelo que j afirmara seu posto nas matrizes europeias exatamente na expresso de identidades nacionais. J. M. Pereira da Silva deu o primeiro exemplo sugestionado pelas novelas histricas de assunto e ambiente portugueses, sob visvel influncia de Alexandre Herculano. O aniversrio de D. Manuel em 1828 (39) e Jernimo Corte-Real (40) so esboos que pertencem fase anterior do prprio desenvolvimento da prosa romanesca em nossa literatura. O mesmo vale para o jornalista Justiniano Jos da Rocha que, na mesma poca, experimentou o tema histrico em tradues de originais franceses. O autntico iniciador do gnero, entretanto, foi Teixeira e Souza que elegeu e ajudou a destacar temas conhecidos que o romantismo comeava a valorizar como o dos Sete Povos e o da Inconfidncia Mineira. A eles dedicou, respectivamente, Tardes de um pintor (1847) e Gonzaga (51). Afirmados esses exemplos iniciais, nos trinta anos subsequentes, que vo do incio de 1850 ao final de 70, perodo em que o romance se populariza no Brasil, o grande nmero de volumes dedicados histria confirma, de acordo com os postulados romnticos, o apelo que o tema representa s nossas primeiras geraes de ficcionistas. Dos autores sancionados da poca, alm de Alencar, tambm visitaram a historiografia, com maior ou menor assiduidade, Francisco Varnhagen, Joaquim Norberto, Araripe Junior e, inclusive, Joaquim Manuel de Macedo. Este ltimo, consagrado e conhecido por dedicar-se aos costumes contemporneos, inscreveu-se no gnero com uma obra de incio O forasteiro (primeiro romance que teria escrito, publicado apenas em 1856) e outra de final de carreira Mulheres de mantilha (71). Alm disso, praticou a crnica histrica com Memrias da rua do Ouvidor e Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro, publicadas originalmente em jornal e posteriormente reunidas em livro. Esse substantivo interesse pela historiografia, passada a fase de expresso objetiva do romance histrico, entre as dcadas de 1850 e 70, concentra-se posteriormente, e de modo crescente, na vertente da fico rural da a importncia dessa manifestao para a linha evolutiva da fico brasileira, que tentamos compreender. Franklin Tvora e Bernardo Guimares, que a partir de 60 produzem vrios romances que combinam recorte regional e contedo histrico, inauguram a combinao que, nos limites do processo romntico, amplia e expande o interesse pelo passado lendrio. Com eles, o legado historicista do primeiro romantismo deslocava-se para as margens. Objetivamente, uma renovada conscincia histrica expressa pelo interesse nas tradies rurais ampliava a instituio literria, num ltimo desdobramento do projeto romntico, fazendo-a florescer em regies afastadas do centro cultural dominante.

290

Pedro Brum Santos

Carona na histria: expanso e derivao do sistema O que, em Alencar, valera como sntese fundadora da nacionalidade, era retomado em suas fmbrias, deslocado ou redimensionado para caber nas peculiaridades histricas e culturais de cada regio. Criava-se uma aspirao geral de volta s razes e, com ela, j no ps-1870, a matria literria espalhava-se Brasil afora. Em maior ou menor grau, com mais ou menos originalidade, manifestaes iam surgindo ou se reafirmando em latitudes diversas como Amazonas, Par, Pernambuco, Paraba, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Gois, So Paulo e Rio Grande do Sul. A aspirao de cobrir o territrio, que tanto animara os ficcionistas romnticos em geral e a Alencar em particular, traduzia-se na forma de ampla institucionalizao da literatura. A busca da matria nacional contribua, em ltima instncia, para que a mensagem chegasse, concretamente, s margens do territrio. Como pela emanao de um magnetismo que foi tirando de suas prprias contradies a energia para se expandir, em trs dcadas passou-se do verso prosa, do impulso pico crnica histrica, para chegar-se, sob o efeito rebarbativo dos caminhos da fico, do centro periferia da ptria. No entanto, conforme observamos ao mencionar a polmica entre Alencar e Tvora, quando a expanso regionalista se afirma, a orientao romntica est saindo de cena. Isso significa que a inspirao de carter histrico vai cedendo lugar a um maior cuidado de fundo sociolgico. Na dcada final dos oitocentos, as expresses nativas e populares, o simbolismo, as imagens e tipos regionais j interessam menos como mito ou histria e mais pela inerente carga de conflitos sociais ou morais que possam significar. O rol de assuntos vai se redefinindo em torno de fenmenos climticos, ciclos econmicos, rusticidade e solido dos tipos humanos das campanhas ou dos sertes. A estatura do protagonista, embora ainda lembre a extrao herica, prpria do romantismo, em tudo o mais se move por uma lgica naturalista, como bem sugere Coutinho (1986, v. 4, p. 237): [cria-se] um tipo de heri o heri regional de estatura quase pica em seus aspectos de super-homem, em luta contra um destino fatal, traado pelas foras superiores do ambiente. natural que, nesse meio, diminua o interesse pelo romance histrico. De fato, o perodo assinalado por visvel baixa na produo do gnero. No prprio transcurso da dcada de 1870, torna-se menor o nmero de obras ficcionais orientadas pela historiografia. Aquela parcela de autores que ainda cultiva a expresso, como Bernardo Guimares no Centro-oeste ou Oliveira Belo, no Sul, o fazem mais na condio de epgonos do romantismo do que propriamente como partidrios do realismo que se anuncia. Mesmo nesses remanescentes, se observa uma mudana de rumo, um interesse pela histria prxima, de preferncia colhida nos relatos ou vivncias das dissenses dos prprios oitocen-

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

291

tos. As crnicas dos tempos coloniais, como fonte para a fantasia, como a fina flor de fundo para a imaginao criadora, definitivamente, tornavam-se alvo da sociologia. O genius loci passa a interessar como estudo, como matria de uma compreenso da realidade orientada por uma perspectiva de fundo racionalista. Ao mesmo tempo, a questo programtica, que alimentara o romantismo, vai sendo substituda por posies mais abertas, de sabor relativista. A sntese significativa dessa nova situao acha-se no conhecido artigo Notcia atual da literatura brasileira, Instinto de Nacionalidade , publicado ainda em 1873, por Machado de Assis. A defesa de que, para ser brasileira, a literatura no necessitava mais concentrar-se nos costumes semibrbaros de passados remotos, d uma ideia do quanto os ventos literrios mudavam. J passara o tempo em que o ser nacional dependia do apelo exterior a gentes e paisagens exticas. Machado sentenciava: nacionalismo, agora, significava comprometimento com o presente:
No h dvida que uma literatura, sobretudo uma literatura nascente, deve principalmente alimentar-se dos assuntos que lhe oferece a regio, mas no estabeleamos doutrinas to absolutas que a empobream. O que se deve exigir do escritor antes de tudo, certo sentimento ntimo, que o torne homem do seu tempo e do seu pas, ainda quando se trate de assuntos remotos no tempo e no espao (MACHADO DE ASSIS, 2004, v. 3, p. 804).

A histria tem mais valor quando incorporada ao presente, quando, transformada em uma forma de compreender, submetida ao corpo mesmo dos assuntos, que, assim, para abord-la, no precisam necessariamente referi-la de modo direto. Machado de Assis, no fundo, desejava salientar a maturidade que se abria literatura brasileira. No mais precisvamos nos distinguir das outras literaturas recorrendo pintura de nossos smbolos e mitos. Na sua viso, agora, a cor local habitava em ns mesmos. Sua obra madura, inaugurada em 1881, com Memrias pstumas de Brs Cubas, incorpora, no plano ficcional, o instinto de nacionalidade defendido no artigo de 73. Puxando uma nova onda de urbanidade para a temtica literria e atravs de um bem orientado redimensionamento da tcnica de narrar, adotando sequncias cheias de cortes e elipses e uma voz narrativa pouco confivel, modulada por indefectvel tom irnico, o autor afasta-se consideravelmente do modelo histrico consagrado pelo romantismo. Se aceitamos o argumento do prprio escritor, colocamo-nos, de fato, com sua produo, diante de nova extrao da fico histrica. Ao invs de sermos transplantados para tempos remotos e experimentarmos seus referentes diretos, como ocorria com Alencar, agora o passado nos chega de forma indireta, atravs de ideias, meras expresses sugestivas, s vezes pouco firmes ou confiveis. A crtica de Machado j constatou como isso faz sentido. Na linha de Raymundo Faoro e Roberto Schwarz, autores de ensaios clssicos sobre o tema, John Gledson,

292

Pedro Brum Santos

(2003) levando adiante as indagaes dos antecessores, mostrou que o projeto ficcional do autor foi meticulosamente entretido com fios da histria brasileira. O crtico americano sustenta, com base em uma arqueologia que praticou no amplo conjunto das manifestaes machadianas, que um conhecimento abrangente de histria orienta as passagens mais insuspeitas de Crnicas da Casa Velha, Quincas Borba, Esa e Jac e Memorial de Aires, textos que examinou com pacincia e sabedoria. Mesmo admitindo, com Gledson, que a matria histrica seja fio condutor importante no projeto ficcional de Machado de Assis, impossvel negar-lhe a precedncia ou, ao menos, a equivalncia de certa compreenso filosfica, de um afiado e sofisticado olhar atemporal que varre impiedosamente tudo ao derredor. Alis, o historiador Capistrano de Abreu, em artigo na Gazeta de Notcias, do Rio de Janeiro, por ocasio do lanamento de Memrias pstumas, em 81, num primeiro impulso diante da obra, assinalava: o romance aqui simples acidente. O que fundamental e orgnico a descrio dos costumes, a filosofia social que est implcita (ABREU, apud GUIMARES, 2004). A constatao de Capistrano de Abreu pode ser tomada como indicativo das modificaes operadas na fico nos lustros finais do sculo XIX. A exemplo do que ocorre com Machado, o conjunto da produo, embora no lhe alcance a profundidade e a sofisticao, cada vez mais, privilegia temas urbanos, seguindo-lhe, ainda, no crescente interesse pelo aprofundamento psicolgico das personagens e na ousadia estrutural, elementos que, combinados, compem uma das linhas desse novo romance urbano. A outra linha, calcada no af descritivo e, s vezes, de pendor caricato, sob inspirao naturalista, mantm e amplia a propenso romntica por exteriores modificando, porm, o enfoque, que passa a ser realista e materialista. Em ambos os casos, um renovado interesse no raro crtico pela matria social da cidade, rapidamente estabelece uma espcie de linha imaginria que segrega fortemente os regionalistas coetneos a seus locais de origem. No conjunto, tomadas as manifestaes urbanas e as rurais, a produo ficcional do entressculos diminui o interesse manifesto pela histria. A expresso do romance histrico, com recuo da perspectiva a um passado distante, tal como fora modelado pelo romantismo, entra em declnio. Observa-se, porm, que cabe aos regionalistas preservar a matria de representao que, mesmo sob uma tica muitas vezes conservadora garante um vnculo orgnico com a tradio anterior, apontando a conscincia histrica para os interiores brasileiros, para tipos e regies marginais. Estamos nos distanciando, porm, daquela viso orientada preferencialmente pela historiografia. Na verso regionalista do entressculos o que temos uma mistura de histria e sociologia, passado e presente, que, no extremo, como em Os sertes, de Euclides da Cunha, acaba desaguando em um gnero hbrido, j nas fronteiras da fico. Torna-se mais reduzido o espao para a idealizao otimista dos tipos e para a correspondente

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

293

extrao histrica das peripcias. Afrnio Coutinho, inspirado no conceito de Howard Odum (1938) sobre regionalismo, destaca essa alternncia entre atualidade e pretrito ao caracterizar a vertente que, j nos umbrais dos novecentos, afirma nosso regionalismo literrio sob forte inspirao realista, incorporando a inteno de retratar o homem, a linguagem, a paisagem e as riquezas culturais de uma regio particular, consideradas em relao s reaes do indivduo, herdeiro de certas peculiaridades de raa e tradio (COUTINHO, 1986, V. 4, p. 235).

Modernismo vs. Conscincia histrica Menos interessado em raa e tradio e mais focado em variedade cultural, com objetivos que contrapunham ao localismo uma perspectiva de pendor universal, pouco mais de duas dcadas depois dessa afirmao regionalista sublinhada por Coutinho, o modernismo colocou novos elementos na intrincada relao entre expresso literria e matria histrica, caminhando decididamente na direo de uma antropologia cultural. Fruto desse renovado interesse pelo passado nacional, com os modernistas, de forma no exatamente consciente, explanavam-se saberes de arqueologia, etnologia, etnografia, folclore, lingustica e psicanlise. Alm dessa orientao de abordagem mltipla, os modernistas propunham verdadeira revoluo formal. Utilizando-se de processos algicos de linguagem, que apontavam para o futuro, e de antigos modelos expressivos, que buscavam recuperar o passado primitivo, procuraram, atravs de uma perspectivao mltipla da realidade, fugir da sntese simblica herdada do romantismo. A atomizao expressiva e o uso farto da pardia possibilitaram-lhes revisitar espaos e legendas primordiais, extraindo da sugestes inauditas para pensar a insero do Brasil no mundo contemporneo. O carter metropolitano dos principais defensores do movimento logo se chocaria com a aspirao terre terre do regionalismo que continuava seu curso algo implicado com os ventos renovadores. Em 1926, j reintegrado provncia, depois de quatro anos nos Estados Unidos e dois na Europa, onde conclura sua formao e fizera contatos com os grandes centros revolucionrios da arte e da literatura, Gilberto Freyre comanda, em Recife, o Congresso Brasileiro de Regionalismo. A base argumentativa dos intelectuais nordestinos, na polmica que se seguiu, era de uma volta s origens que transcendesse a questo esttica e, como resistncia ao progresso material e tcnico, defendesse o tradicional como medida da grandeza do Brasil (FREYRE, 1952). H pontos de contato mas pouca possibilidade de combinao entre modernistas e regionalistas nas dcadas de 1920 e 30, a comear pelas conflitantes tendncias ao conservadorismo, nestes, e iconoclastia, naqueles. A historiografia, s vezes, sugere ter

294

Pedro Brum Santos

havido um amadurecimento conceitual e um aprimoramento esttico no regionalismo em decorrncia das lies modernistas. Entendemos, diversamente, que a fico regionalista qualifica-se ao distanciar-se do modernismo. Os regionalistas podiam prescindir, como prescindiram, do carter de ruptura e revoluo lingustica sugerido pelo vanguardismo. Em seu lugar, preferiram adotar a linha evolutiva da fico realista, que, no momento, libertava-se dos dogmas do evolucionismo oitocentista em favor da rica renovao da sensibilidade poltica. A fico histrica que ressurge nos anos 1920 tem a ver com essa atualizao do regionalismo. A ele se consorcia na motivao nativista ao mesmo tempo em que lhe empresta uma renovada conscincia histrica. Por essa via, logo chegaremos ao romance de 30 e, com ele, a qualificao que faltava extrao literria interessada em nossas origens. Pela mesma via nos distanciamos da formulao modernista, cujo subjetivismo intensificado aponta em outra direo. Como observa Jameson (2007, p. 200), o texto vanguardista torna cada vez mais difcil discernir a objetividade da dimenso histrica, quanto mais a sua irreversibilidade, a sua autonomia em relao a todas as subjetividades individuais. O pensador conclui, nesses termos, que no possvel um romance histrico modernista. Em outras palavras, a transfigurao artstica da conscincia histrica requer um nvel de objetivao que, definitivamente, no combina com a atomizao vanguardista. Vejamos como que o problema se coloca, poca, em nossa produo ficcional.

Histria e pessimismo Num primeiro instante, ainda nos anos 20, a fico histrica ressurge com a feio de vulgata da histria, um pouco ao sabor daquela espcie modernizante que, antes de os modernistas darem seu brado revolucionrio, a imprensa j incorporara com as colunas de fait divers, mistura de fato e fico, erudito e popular. Valria Guimares (2002) observa que essas crnicas atualizavam, atravs da palavra impressa dos jornais, um projeto nacionalista pautado num presente que engolia o passado em nome da afirmao da comunidade imaginada. Os modernistas de So Paulo, que defenderam a revoluo da arte nos anos 20, no ficaram infensos a linhas de fora desse apelo multiplicador que, em muitos aspectos, era orientado por estratos culturais dominantes. Um dos registros mais evidentes da extenso desse esprito do tempo sobre o nimo dos moos paulistanos a imensa epistolografia de Mrio de Andrade, empenhado em multiplicar sua cruzada diante do problema atual, nacional, moralizante, humano de abrasileirar o Brasil (ANDRADE, apud DUARTE, 1977, p. 301). No exatamente com mesmo iderio, mas tambm em So

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

295

Paulo e seriamente animado por um esprito de cruzada, na mesma poca, Monteiro Lobato iniciava sua campanha em favor do livro nacional, uma das tantas que animaria sua mltipla biografia. A fico histrica de Paulo Setbal, conterrneo de Mrio e Lobato que, como este ltimo, manteve-se a certa distncia das fileiras modernistas, demonstra a fora do apelo multiplicador do tempo sobre a prpria fico. Vulgata da historiografia tradicional, a obra de Setbal, meio margem do reconhecimento intelectual e a despeito do prprio esforo do autor, que morreu cedo, teve vida longa, sobrevivendo por mais de duas dcadas com imenso prestgio popular. Recuperando personalidades e fatos da histria do Brasil A marquesa de Santos, O prncipe de Nassau, As maluquices do imperador Setbal produziu, ao redor dos anos 20 e at meados de 30, uma espcie de histria romanceada, em dilogo aberto com suas fontes, no raro, recuperando, comentando e corrigindo verses consultadas. Zlia Scarpari observa que sua produo deve ser situada no territrio impreciso entre a verdade e a fico, o discurso potico e o factual, a literatura e a paraliteratura (SCARPARI, 1993, p. 105). Independente do grau de adeso aos ideais da poca e do alcance esttico da fatura, a obra de Paulo Setbal importante por espelhar, atravs de uma variante da fico histrica, um renovado interesse pela matria que logo chegaria aos principais nomes responsveis por reavivar o romance brasileiro a partir dos anos 30. Experincias como ABC de Castro Alves de Jorge Amado e Joana DArc de Erico Verssimo confirmam o novo interesse pelo gnero que, das biografias histricas logo se desdobraria para outros contedos. A guerra civil espanhola, em Saga, de Verssimo, o tenentismo e a ditadura Vargas, em Cavaleiro da Esperana e Os subterrneos da liberdade, de Amado trazem a marca de um novo comprometimento histrico da fico, interessado nos contedos contemporneos e, s vezes, experimentados diretamente pelos autores. Nos limites dessas experincias e da prpria fico chega-se ainda ao relato de testemunha, na linha de Memrias do crcere, de Graciliano Ramos. A nova feio do romance histrico corresponde a uma nascente conscincia histrica, caracterstica marcante do perodo do entreguerras, que a fico reflete, de modo particular, aps o surto vanguardista do modernismo. No Brasil, o registro atualizava a antiga questo da matria nacional e, para o resistente veio nativista, significaria o encontro de suas melhores realizaes estticas. Antonio Candido reduz o fenmeno ao que chama de regionalismo problemtico o que, certamente, no d conta da extenso do que foi produzido na poca. Em todo caso, correta sua observao de que essas obras refletem a superao do otimismo patritico e a adoo de um tipo de pessimismo diferente do que ocorria na fico naturalista (CANDIDO, 1989, p. 160). Ao refletir o desencanto com o progresso, a fico pessimista de 30, malgrado a m vontade dos modernistas, significava um real alargamento de horizontes de nossa

296

Pedro Brum Santos

literatura. Contradizendo veredictos como o de Mario de Andrade, que, no calor do debate com os regionalistas acusou a produo de condenada ao beco que no sai do beco e se contenta com o beco (ANDRADE, 1928), os ficcionistas de 30 e seus sucedneos de 40, 50 e 60 transcenderam fronteiras justamente porque souberam compreender e aproveitar as graves questes histricas que os rodeavam, transfigurando-as em matria de fico. Para se ter ideia da magnitude que cerca o momento inaugural da produo, basta lembrar que foi levantando manifestaes dessa natureza no quadro da literatura europeia que Georg Lukcs escreveu e publicou, em meados da dcada de 30, seu clebre O romance histrico, atualizao do contedo proposto duas dcadas antes por ocasio de Teoria do romance. Uma visita a essa matria conceitual ajuda-nos a compreender como se d, em nosso romance de 30, a transfigurao artstica da conscincia histrica.

Romance histrico, ele mesmo Teoria do romance, de 1916, j um desdobramento de primeiras experincias que Lukcs vinha praticando em torno do tema, sob inflexo da filosofia alem, aponta a existncia de uma homologia entre o desenvolvimento social concebido como totalidade e a evoluo das formas literrias. Seguindo os passos de Hegel, o pensador sublinha as determinaes e os limites que os perodos histricos sugerem subjetividade criadora. Entretanto, por achar-se ainda bastante preso formulao hegeliana de Totalidade como Absoluto, que expressara imediatamente antes no ensaio A alma e as formas, suas concluses revelam-se bastante contaminadas pela noo ontolgica de obra de arte. A diferena bsica, no texto de 36, a demonstrao da importncia da conscincia histrica do ficcionista como elemento de mediao entre o mundo objetivo e a obra de arte. Lukcs reforava, a partir do romance histrico do entreguerras, um caminho que no mais abandonaria no edifcio de sua concepo marxista de esttica. Evitando a vertente panfletria, que condena, valoriza a fico social da poca, simptica s causas populares, responsvel pelo que classifica como expresso autntica do humanismo. Atravs do corolrio marxista, estuda seu compromisso com grandes questes do tempo e afirma nessa relao a centralidade do conceito de histria, de onde, segundo concluses que expressaria com clareza mais tarde, se desenvolvem as categorias da realidade:
O marxismo distingue-se em termos extremamente ntidos das concepes do mundo precedentes: no marxismo o ser categorial da coisa constitui todo o ser da coisa, enquanto nas velhas filosofias o ser categorial era a categoria fundamental no interior da qual se desenvolviam as categorias da realidade. No que a histria se desenvolva no interior do sistema das categorias, mas ao contrrio,

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

297

a histria a transformao do sistema das categorias. As categorias so, em suma, formas do ser (LUKCS, 1986, p. 85).

Em O romance histrico, a configurao conceitual decorre da compreenso diacrnica do gnero. Lukcs aponta trs fases principais no seu desenvolvimento. A clssica, do incio do sculo XIX, pontificada por Walter Scott que, como nenhum outro, soube estabelecer um dilogo entre presente e passado, fazendo derivar da singularidade histrica a excepcionalidade na atuao de cada personagem. A decadente, que se segue, foi introduzida pelo realismo em meados dos oitocentos e, posteriormente, amplificada pelo naturalismo at a dissoluo representada pelo vanguardismo modernista que entende como uma poca de consciente violao da histria, de isolamento. Em sua feio naturalista, a ltima possvel nessa fase, o romance histrico toma o passado de forma isolada, como algo pitoresco e extico e, portanto, abandona aquela concepo de pr-histria do presente que marcara exemplarmente a fico de Scott. Por fim, reconhece ao tempo em que produz seu ensaio, uma nova emergncia do gnero, que sada como uma reabilitao da fico no rumo de romper com o isolamento entre presente e passado. Hoje, costuma-se recuperar o conceito a partir das descries que Lukcs faz da obra de Walter Scott, colocadas, alis, logo no incio de suas reflexes. O prprio terico, porm, se encarrega de relativizar o detalhamento que fornece sobre a obra de Scott quando, mais adiante, observa que no devemos apanhar o gnero pelas noes formais, lembrando-nos que a nica noo adequada de forma isto , de gnero aquela mediada por categorias do mundo objetivo. Ao desprezar a definio de romance histrico meramente pelos aspectos formais, o autor, sempre atravs de modulaes conceituais, se aproxima do ponto buscado. Primeiro, (1) por uma espcie de negao de especificidade, dando a entender que todo o romance, de certo modo, pode ser histrico; depois, (2) pela articulao do gnero com seu tempo de produo. Quanto especificidade da formulao (1), responde textualmente que ela no existe. Observa que a tradio realista de composio romanesca deriva o tratamento do presente e do passado de um idntico objetivo: plasmar em forma narrativa a totalidade de um nexo vital e social (LUKCS, 1966, p. 299). Retira desse princpio sua concluso sobre o tema:
[...] se poderia reparar todos os problemas de forma e de contedo do romance sem se deparar com uma nica questo que fosse essencial e que pertencesse somente ao romance histrico. O romance histrico clssico surgiu do romance de sociedade e, enriquecendo-o e elevando-o a um nvel superior, se incorporou a ele. Quanto mais elevado seja o nvel dos romances histricos e dos romances de sociedade do perodo clssico, menores sero entre eles as verdadeiras distines de estilo (LUKCS, 1966, p. 299).

298

Pedro Brum Santos

Lukcs, na sequncia de sua argumentao, formula a questo de outro modo, reafirmando que a fico histrica no decorre de a matria referir-se ao presente ou ao passado e reforando a necessidade do compromisso do escritor com o que chama de verdade histrica, isto , a vida do povo:
Quando um escritor tem suas razes profundamente ancoradas na vida do povo, quando acredita a partir desta ntima familiaridade com os problemas destacados da vida popular, capaz de alcanar as verdadeiras profundidades da verdade histrica, inclusive quando dispe apenas de uma falsa conscincia. Tal sucede com Walter Scott, com Balzac, com Tolstoi (Idem, p. 343).

O terico reitera, desse modo, que a definio de romance histrico no decorre de nfase ao passado em detrimento do presente. A questo reside no tipo de enfrentamento que a obra traduz, ou seja, na prpria articulao que o gnero estabelece com seu tempo de produo. Estamos aqui, diante da segunda modulao conceitual (2). Nela, o autor defende que o carter histrico da fico consiste em reproduzir em uma escala superior a prpria realidade que, muitas vezes, cria uma decadncia ao tornar obscuro o reconhecimento da verdade histrica. O gnero, portanto, deve ser entendido atravs de sua relao com um feito real, porm, no s um feito objetivo da vida, da transformao objetiva da vida, seno que, ao mesmo tempo e, principalmente, a extrema intensificao de uma ideologia errnea generalizada pertencente poca da decadncia (Idem, p. 299). O romance histrico, conclui o pensador, um gnero afeito a corrigir a falsa conscincia. Produto do que classifica como perodo de decadncia como o do psrevoluo francesa, do liberalismo predador da segunda metade do sculo XIX ou dos totalitarismos (que chama de imperialismo capitalista) do incio dos novecentos essa falsa conscincia leva, na fico, ao abstracionismo ou ao isolamento entre as partes. O romance torna-se histrico toda vez que, ao relacionar presente e passado, justamente em momentos de crise e incerteza como esses, corrige as teorias falsas, os prejuzos literrios (Idem, p. 299). Ao comentar os dois perodos afirmativos do gnero, o escritor, reforando, mais uma vez, a concepo marxista do conceito, observa que no romantismo as dificuldades encontradas pelos escritores foram menores que as enfrentadas pelos autores do incio do sculo XX:
Para os escritores do perodo clssico do romance histrico a estreita unio com a vida popular era um feito natural e socialmente dado. Foi no perodo em que viveram que as foras da diviso social do trabalho do capitalismo comearam a exercer uma influn-

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

299

cia decisiva na literatura e na arte no sentido de isolar os escritores da vida popular (Idem, p. 421).

Segundo o terico, essas foras de diviso do capitalismo, em momento posterior, se converteriam no fundamento dominante de toda a literatura. Entre os anos de 1920 e 1930, com o imperialismo capitalista, muito mais dificuldade tinha a fico para vencer o isolamento da vida popular, nica funo autntica reconhecida por Lukcs na arte narrativa cujo postulado considerava o desiderato do romance histrico. As posies de Lukcs, hoje, defrontam-se com a natural defasagem conceitual. Ningum desconhece que a epistemologia positivista da era moderna tem sido duramente criticada. Conceitos como razo, conhecimento, sujeito, verdade, realidade e emancipao, alguns deles formulados e utilizados pelo pensador hngaro, tm sido objeto de reviso pela agenda ps-moderna. Cada vez mais se compreende a parcialidade da noo de verdade ao mesmo tempo em que se postulam a morte do sujeito e a fragmentao do real. Considerando, porm, que o honesto e imenso esforo de Lukcs em compreender adequadamente o romance sempre esteve associado s grandes realizaes do sculo XIX e tomando a linha direta que a fico brasileira de 30 estabelece com essas realizaes da grande literatura, julgamos oportuno retomar sua categorizao de romance histrico para salientar a dimenso histrica dessa fico. fcil perceber, por exemplo, o quanto, na medida em que transfiguram para a narrativa romanesca as profundas mudanas em curso na sociedade brasileira da virada da dcada de 1930, nossos ficcionistas se aproximam dos postulados expressos por Lukcs a respeito do romance histrico. Talvez seja exagero considerar histrica, de modo indistinto, toda a fico do perodo. Mas certamente, a classificao legtima para aquela parcela que, em algum grau, refletiu nossa crise da modernidade as mudanas do campo, das pequenas cidades, das metrpoles, das fbricas, da mecanizao urbana e rural enfim, refletiu aquilo que o regionalismo literrio j enumerara como matria da terra: ciclos climticos, perodos econmicos, espaos tpicos e elementos humanos. Se esse fosse o critrio e com ele estaramos de acordo com as afirmaes de Lukcs isso valeria para colocarmos nessa ordenao, pelos menos, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jos Lins do Rego, Jorge Amado e Erico Verssimo, para referir os mais salientes. Mesmo que nosso critrio fosse mais estreito e pensssemos apenas em autores e obras que seguiram os passos da historiografia e foram buscar no passado as explicaes para as fundas percepes sobre o presente, por a tambm estaramos s voltas com o mesmo grupo. De qualquer forma, estamos aqui diante do seguinte fato: nossa fico que responde pelo romance histrico a partir de 30 aquela que se coloca no desdobramento direto de nosso regionalismo literrio e, com ele, das correntes migradas do sculo XIX, a

300

Pedro Brum Santos

partir dos primeiros exemplos do romantismo com o acrscimo devido e a seu tempo da matria realista, nos termos que apontamos anteriormente. A extrao do romance histrico atravs dessa clave, nas dcadas que se seguiram, apenas confirma o papel fundamental que a fora da tradio ocupa entre nossos romancistas.

No vers pas nenhum? No ps-1970, acompanhando uma exploso ocorrida em vrias literaturas, renova-se a chama do romance histrico. Diversamente de outros centros, onde o gnero se modifica, no Brasil a vertente continua refletindo a linhagem anterior. Assim, em lugar do novo romance histrico, nossos ficcionistas optam preferencialmente pelo modelo anteriormente afirmado. Esse o recorte onde situamos o ltimo Erico Verssimo e, junto com ele, Antonio Callado, Nlida Pion, Luis Antonio de Assis Brasil, Incio de Loyola Brando, Joo Ubaldo Ribeiro, Benito Barreto e Ariano Suassuna, que experimentam o gnero entre 60 e 80. Nesse conjunto h tentativas com diferentes resultados de apontar e corrigir a falsa conscincia, seguindo o modelo que Lukcs reconhecera como autntico na sua reflexo sobre romance histrico. O perodo tambm produz outros modos de abordagem da questo. As perseguies, prises, torturas e mortes provocadas pela ditadura militar, logo aps o abrandamento da censura, inspiraram um conjunto significativo de narrativas de realidade. Quase sempre textos paraficcionais, traduzem relatos entre a memria e a autobiografia de moos que, se no alcanam o nvel transfigurador da conscincia histrica, so ricos testemunhos de um ciclo histrico. Nessa linha enquadram-se Fernando Gabeira, Alfredo Syrkis, Rodolfo Konder e, j tardiamente, Ferreira Gullar, de Rabo de foguete, o melhor de todos. Nessas duas extraes da narrativa histrica brasileira do ps-70, como sugerimos, no h ruptura significativa em relao ao projeto que caracterizamos anteriormente com base nos postulados de Georg Lukcs. Ambas refletem feitos objetivos da vida, da transformao objetiva da vida e fazem dessa objetividade seus argumentos histricos, procurando, justamente, chamar a ateno para um tempo de crise, de profundo impasse daquela perspectiva humanista que tinha permitido prpria fico das dcadas anteriores superar o antigo otimismo patritico. Uma das poucas vozes dissonantes a de Mrcio Souza. Formado em ambientes teatrais e cinematogrficos, frequentador do neovanguardismo de expresso modernista que rondou os anos 60, Souza investe em uma espcie de fico experimental, misto de romance, drama e roteiro. Graas a isso, a partir 70, o recorte histrico de suas obras, sob

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

301

o impulso do discurso pardico e satrico, reflete a impossibilidade de uma conscincia histrica hegemnica. Essa impossibilidade justamente o ponto que motiva a nova manifestao do romance histrico que em vrias literaturas, diferena da brasileira, torna-se preponderante durante o perodo. A caracterizao proposta por Jameson (2007, p. 201), ao atualizar o fenmeno, nos ajuda a compreender o alcance dessa renovao: hoje em dia a verdade histrica abordada no pela via da verificao ou mesmo da verossimilhana, mas sobretudo por meio do poder imaginativo do falso e do fictcio, das mentiras e dos engodos fantsticos. Mesmo situada geograficamente ao lado da cultura hispano-americana, cuja fico incorporou exemplarmente essa descrena no poder retificador ou redentor da histria, nossa prosa romanesca das ltimas dcadas do sculo XX esboou timidamente tal interesse. Na maioria dos casos, o romance histrico brasileiro conservou os paradigmas anteriores. Nenhuma de suas vertentes deixou de acreditar na histria como fora de redeno. Agora, como antes, a conscincia histrica apontou na mesma direo ao buscar no realismo a autoridade necessria para denunciar e desqualificar o adversrio.

Abstract: The historical fiction has lost power with the end of Romanticism. But, in Brazil, a reimaned historical consciousness has inspired regionalism. We intend to demonstrate the development of historical consciousness in the brazilian fiction of the twentieth century. Keywords: Contemporary fiction. Regionalism. Historical novel. Romanticism.

Referncias AGUIAR, Cludio. Franklin Tvora e o seu tempo. So Paulo: Ateli, 1997. ALENCAR, Jos de. Bno paterna. In:______. Fico completa e outros escritos. Rio de Janeiro: Aguillar, 1965. v. 1 ______. Carta ao Dr. Jaguaribe. In: ______. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguillar, 1959. v. 3. ______. Cartas sobre A Confederao dos Tamoios. In: CASTELLO, Jos Aderaldo. A polmica sobre A Confederao dos Tamoios. So Paulo: FFCL/USP, 1953. ______. O estilo na literatura brasileira. Expresso do estilo. In: ______. Ensaios Literrios. So Paulo: Jornal Acadmico, 1850. AMORA, Antonio Soares. Classicismo e romantismo no Brasil. So Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1966.

302

Pedro Brum Santos

______. Histria da literatura brasileira. So Paulo: Saraiva, 1955. ANDRADE, Mario. Regionalismo. Dirio Nacional, So Paulo, 14 fev. 1928. ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004. v. 3. CANDIDO, Antonio. A literatura durante o imprio. In: BUARQUE DE HOLANDA, Srgio (Org.). Histria geral da civilizao brasileira. So Paulo: DIFEL, 1985. ______. Formao da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. v. 2. ______. Literatura e sociedade. So Paulo: Nacional, 1985. ______. Literatura e subdesenvolvimento. In: ______. A educao pela noite e outros ensaios. So Paulo: tica, 1989. CALVINO, talo. Assunto encerrado. Discursos sobre literatura e sociedade. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. CARVALHO, Francisco Freire de. Lies elementares de eloquncia nacional. Lisboa: Rolland & Semiond, 1880. CASTELLO, Jos Aderaldo. A literatura brasileira. Origens e unidade. So Paulo: EDUSP, 1999. 2 v. ______. O romance romntico histrico. O Estado de So Paulo, So Paulo, 30 mar. 1957. Suplemento literrio. COUTINHO, Afrnio. A literatura no Brasil. Era romntica. Rio de Janeiro: Jos Olympio; Editora UFF, 1986. V. 3. ______. A literatura no Brasil. Era realista. Era de transio. Rio de Janeiro: Jos Olympio; Editora UFF, 1986. V. 4. DE MARCO, Valria. A perda das iluses. O romance histrico de Jos de Alencar. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993. ______. As Minas de prata. O rosto brasileiro. Lngua e literatura, So Paulo, n. 14, 1985. DUARTE, Paulo. Mrio de Andrade por ele mesmo. So Paulo: Hucitec, 1977. FREYRE, Gilberto. Manifesto regionalista de 1926. Recife: Edies Regio, 1952. GABNEGIN, Jeanne-Marie. Lukcs e a crtica da cultura. In: ANTUNES, Ricardo; REGO, Walquria Leo (Org.). Lukcs, um Galileu no sculo XX. So Paulo: Boitempo, 1996. GLEDSON, John. Machado de Assis. Fico e histria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. GUIMARES, Hlio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis. O romance machadiano e o pblica de literatura no sculo XIX. So Paulo: Nankin/EDUSP, 2004.

Literatura e interveno: romance histrico no Brasil

303

GUIMARES, Valria. Paixo que mata. Leitura popular no incio do sculo XX em So Paulo. In: SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA CULTURAL. GT HISTRIA CULTURAL, 1., 2002, Porto Alegre. Anais..., Porto Alegre: ANPUH, 2002. GUINSBURG, J. (Org.). O romantismo. So Paulo: Perspectiva, 1978. JAMESON, Frederic. O romance histrico ainda possvel? Traduo de Hugo Mader. Novos Estudos, So Paulo: CEBRAP, n. 77, mar. 2007. LISBOA, Miguel Maria. Romances histricos por um brasileiro. Bruxelas: Lacroix, 1842. LUKCS, Georg. Dilogo sobre o pensamento vivido. Revista Ensaio, So Paulo, n. 15/16 , 1986. ______. La novela histrica. Mxico: Era, 1966. ______. Teoria do romance. So Paulo: Editora 34, 2000. MARTINS, Eduardo Vieira. A fonte subterrnea. Jos de Alencar e a retrica oitocentista. Londrina: EDUEL, 2005. ______. Observao e imaginao nas Cartas a Cincinato. Disponvel <http://www.abralic.org.br/cong2008/AnaisOnline>. Acesso em: 18 ago. 2009. ODUM, H. W.; MOORE, H. E. American regionalism. New York: Holt, 1938. OLDRINI, Guido. Em busca das razes da ontologia de Lukcs. In: ______. Lukcs e a atualidade do marxismo. So Paulo: Boitempo Editorial, 2002. SCARPARI, Zlia Mara Pastorello. Entre a literatura e a histria: Paulo Setbal. Letras, Santa Maria, n. 6, jul./dez. 1993. SCHWARCS, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. SUSSEKIND, Flora. Colombo e a pica romntica brasileira. Revista da USP, So Paulo, n. 12, p. 131-142, fev. 1992. VARNHAGEN, Francisco Adolfo. Florilgio da poesia brasileira. Rio de Janeiro: ABL, 1946. 3 v. em:

MARTINS, Wilson. A crtica literria no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. v. 1.

También podría gustarte