Está en la página 1de 11

HUCAM-UFES - HOSPITAL UNIVERSITRIO CASSIANO ANTONIO DE MORAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CONCURSO PBLICO 4/2013 - EBSERH/HUCAM-UFES EDITAL

N 3 - EBSERH - REA ASSISTENCIAL

Concurso Pblico
REF. EDITAL N 3/2013

Cargo

NVEL SUPERIOR - MANH

ASSISTENTE SOCIAL

ATENO INSTRUES
1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o nmero do seu documento e o nmero de sua inscrio. Alm disso, no se esquea de conferir seu Caderno de Questes quanto a falhas de impresso e de numerao, e se o cargo corresponde quele para o qual voc se inscreveu. Qualquer divergncia comunique ao fiscal. 2. O nico documento vlido para avaliao da prova a Folha de Respostas. S permitido o uso de caneta esferogrfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira: 3. O prazo de realizao da prova de 4 (quatro) horas, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Aps 60 (minutos) do incio da prova, o candidato estar liberado para utilizar o sanitrio ou deixar definitivamente o local de aplicao. A retirada da sala de prova dos 3 (trs) ltimos candidatos s ocorrer conjuntamente. 4. Ao trmino de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poder levar consigo o Caderno de Questes, desde que aguarde em sala o trmino da aplicao. 5. As provas e os gabaritos preliminares estaro disponveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior aplicao da prova. 6. Implicar na eliminao do candidato, caso, durante a realizao das provas, qualquer equipamento eletrnico venha emitir ruidos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NO cumprimento a qualquer uma das determinaes constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrer na eliminao do candidato.

O Caderno de questes possui 50 (cinquenta) questes objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir:

MATRIA

QUESTES 01 a 10 11 a 15 16 a 20 21 a 25 26 a 50

Lngua Portuguesa Raciocnio Lgico e Matemtico Legislao Aplicada EBSERH Legislao Aplicada ao SUS Conhecimentos Especficos

Informaes Adicionais 0(xx)44 3344-4242 / www.institutoaocp.org.br / candidato@institutoaocp.org.br

------------------------------------------------------------------------------------(destaque aqui)--------------------------------------------------------------------------------

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO


Questo Resp. Questo Resp. 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

O gabarito oficial preliminar e o caderno de questes da prova objetiva estaro disponveis no endereo eletrnico www.institutoaocp.org.br no dia seguinte aplicao da prova.

LNGUA PORTUGUESA

A cincia e o vazio espiritual

Marcelo Gleiser

Alguns anos atrs, fui convidado para dar uma entrevista ao vivo para uma rdio AM de Braslia. A entrevista foi marcada na estao rodoviria, bem na hora do rush, quando trabalhadores mais humildes esto voltando para suas casas na periferia. A ideia era que as pessoas dessem uma parada e ouvissem o que eu dizia, possivelmente fazendo perguntas. O entrevistador queria que falasse sobre a cincia do fim do mundo, dado que havia apenas publicado meu livro O Fim da Terra e do Cu. O fim do mundo visto pela cincia pode ser abordado de vrias formas, desde as mais locais, como no furaco que causou verdadeira devastao nas Filipinas, at as mais abstratas, como na especulao do futuro do universo como um todo. O foco da entrevista eram cataclismos celestes e como inspiraram (e inspiram) tanto narrativas religiosas quanto cientficas. Por exemplo, no antigo testamento, no Livro de Daniel ou na histria de Sodoma e Gomorra, e no novo, no Apocalipse de Joo, em que estrelas caem dos cus (chuva de meteoros), o Sol fica preto (eclipse total), rochas incandescentes caem sobre o solo (exploso de meteoro ou de cometa na atmosfera) etc. Mencionei como a queda de um asteroide de 10 quilmetros de dimetro na pennsula de Yucatan, no Mxico, iniciou o processo que culminou na extino dos dinossauros 65 milhes de anos atrs. Enfatizei que o evento mudou a histria da vida na Terra, liberando os mamferos que ento existiam -- de porte bem pequeno -- da presso de seus predadores reptilianos, e que estamos aqui por isso. O ponto que a cincia moderna explica essas transformaes na Terra e na histria da vida sem qualquer necessidade de interveno divina. Os cataclismos que definiram nossa histria so, simplesmente, fenmenos naturais. Foi ento que um homem, ainda cheio de graxa no rosto, de uniforme rasgado, levantou a mo e disse: Ento o doutor quer tirar at Deus da gente? Congelei. O desespero na voz do homem era bvio. Sentiu-se trado pelo conhecimento. Sua f era a nica coisa a que se apegava, que o levava a retornar todos os dias quela estao e trabalhar por um msero salrio mnimo. Como que a cincia poderia ajud-lo a lidar com uma vida desprovida da mgica que f no sobrenatural inspira? Percebi a enorme distncia entre o discurso da cincia e as necessidades da maioria das pessoas; percebi que para tratar desse vo espiritual, temos que comear bem cedo, trazendo o encantamento das descobertas cientficas para as crianas, transferindo a paixo que as pessoas devotam sua f para um encantamento com o mundo natural. Temos que ensinar a dimenso espiritual da cincia -- no como algo sobrenatural -- mas como uma conexo com algo maior do que somos. Temos que fazer da educao cientfica um processo de transformao, e no meramente informativo. Respondi ao homem, explicando que a cincia no

quer tirar Deus das pessoas, mesmo que alguns cientistas queiram. Falei da paixo dos cientistas ao devotarem suas vidas a explorar os mistrios do desconhecido. O homem sorriu; acho que entendeu que existe algo em comum entre sua f e a paixo dos cientistas pelo mundo natural. Aps a entrevista, dei uma volta no lago Sul pensando em Einstein, que dizia que a cincia era a verdadeira religio, uma devoo natureza alimentada pelo encantamento com o mundo, que nos ensina uma profunda humildade perante sua grandeza.
Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/2013/11/1372253-a-ciencia-e-o-vazio-espiritual.shtml. Acesso 22 nov 2013.

QUESTO 01
De acordo com o autor, as pessoas s trabalham motivadas por sua crena em Deus e nas passagens bblicas. (B) nenhum cientista acredita em Deus e na Bblia, motivo pelo qual so muito odiados. (C) h um distanciamento entre o discurso da cincia e as necessidades da maioria das pessoas. (D) a cincia no acredita no fim do mundo e concebe as catstrofes mundiais como normais. (E) os cataclismos celestes desmentem as narrativas bblicas e frustram os fiis a ela e a Deus. (A)

QUESTO 02
Em O foco da entrevista eram cataclismos celestes e como inspiraram (e inspiram) tanto narrativas religiosas quanto cientficas., as expresses destacadas expressam relao semntica de (A) comparao. (B) adio. (C) proporo. (D) consecuo. (E) concesso.

QUESTO 03
O entrevistador queria que falasse sobre a cincia do fim do mundo, dado que havia apenas publicado meu livro O Fim da Terra e do Cu. A expresso destacada estabelece relao semntica de (A) concluso. (B) concesso. (C) causa. (D) consecuo. (E) comparao.

Cargo: Assistente Social

QUESTO 04 Assinale a alternativa que apresenta a colocao pronominal correta a partir da reescrita livre de passagens do texto. (A) O homem ficou obviamente desesperado. Se sentiu trado pelo conhecimento. (B) Sua f era a nica coisa a que apegava-se diariamente. (C) Esse era o motivo que levava-o a retornar todos os dias quela estao. (D) A cincia poderia o ajudar a lidar com uma vida desprovida da mgica? (E) Essas transformaes, a cincia as explica na Terra e na vida. QUESTO 05 Em ...uma devoo natureza..., a expresso destacada funciona como (A) agente da passiva. (B) objeto indireto. (C) adjunto adnominal. (D) complemento nominal. (E) adjunto adverbial. QUESTO 06 Respondi ao homem, explicando que a cincia no quer tirar Deus das pessoas, mesmo que alguns cientistas queiram. A alternativa em que ocorre a substituio correta da orao destacada (A) ainda que alguns cientistas querem. (B) embora alguns cientistas querem. (C) apesar que alguns cientistas queiram. (D) embora alguns cientistas quererem. (E) apesar de alguns cientistas quererem. QUESTO 07
Em ...que o levava a retornar todos os dias quela estao..., o emprego do sinal indicativo de crase ocorre porque se trata de uma expresso de base nominal que funciona como adjunto adverbial. complemento nominal. adjunto adnominal. objeto indireto. objeto direto.

QUESTO 09 Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a respeito das expresses destacadas. (A) Em ...causou verdadeira devastao nas Filipinas, at as mais abstratas..., indica incluso. (B) Em ...e ouvissem o que eu dizia, possivelmente fazendo perguntas., indica modo. (C) Em Foi ento que um homem, ainda cheio de graxa no rosto..., indica tempo. (D) Em Foi ento que um homem, ainda cheio de graxa no rosto..., indica tempo. (E) Em ...no como algo sobrenatural -- mas como uma conexo..., indica contraste. QUESTO 10 A alternativa em que h uma palavra acentuada corretamente (A) cintfico. (B) distnciamento. (C) fenmenal. (D) rptil. (E) mistrioso.

R A C I O C N I O L G I C O E M AT E M T I C O
QUESTO
11

Jonas possui bolinhas de gude que foram divididas igualmente e guardadas em 3 garrafas. Depois de ganhar mais duas bolinhas, ele as redistribuiu em 4 garrafas e cada uma ficou com 2 bolinhas a menos que antes. A quantidade de bolinhas que Jonas tem agora de (A) 40. (B) 36. (C) 32. (D) 30. (E) 28.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 12
Em um escritrio trabalham duas secretrias. Uma delas faz um determinado trabalho em 3 horas, e a outra faz esse mesmo trabalho com a mesma eficincia em 6 horas. Trabalhando juntas, em quanto tempo elas fariam tudo? 1 hora. 2 horas. 3 horas. 4 horas. 4 horas e 30 minutos.

QUESTO 08
Assinale a alternativa em que o segundo fragmento substitui adequadamente, do ponto de vista semntico e gramatical, o primeiro fragmento. (A) Temos que ensinar a dimenso espiritual... > Temos de ensinar a dimenso espiritual. (B) Alguns anos atrs, fui convidado... > H alguns anos atrs, fui convidado. (C) Como que a cincia poderia ajud-lo... > Como se a cincia poderia ajud-lo. (D) ...havia apenas publicado meu livro... > Havia publicado apenas meu livro. (E) ...quer tirar at Deus da gente? > Inclusive quer tirar Deus da gente?

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 13 Com a chegada do fim do ano, um patro resolveu dar um bnus de 5% para seus estagirios. Com o bnus, os estagirios receberam um salrio de R$ 270,90. De quanto era o salrio antes do bnus? (A) R$ 236,00 (B) R$ 248,00 (C) R$ 250,00

Cargo: Assistente Social

(D) (E)

R$ 258,00 R$ 260,00

QUESTO 17
A contratao da EBSERH pela administrao pblica para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social, ser (A) inexigvel. (B) dispensada. (C) precedida de licitao na modalidade convite. (D) atravs de concorrncia. (E) atravs de tomada de preos.

QUESTO 14
Umaprogresso aritmtica umasequncia numricaem que cada termo, a partir do segundo, igual somado termo anterior com um determinado nmero. Sendo assim, observe a sequncia abaixo: 5; 8; 11; 14;... Qual o dcimo termo desta sequncia? (A) 32 (B) 29 (C) 28 (D) 25 (E) 21

QUESTO 18
(A) Assinale a alternativa correta. O lucro lquido da EBSERH ser reinvestido para atendimento do objeto social da empresa, excetuadas as parcelas decorrentes da reserva legal e da reserva para contingncia. A EBSERH ser administrada pela Presidncia da Repblica e por uma Diretoria Executiva e contar ainda com um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo. Os editais de concursos pblicos para o preenchimento de emprego no mbito da EBSERH no podero estabelecer, como ttulo, o cmputo do tempo de exerccio em atividades correlatas s atribuies do respectivo emprego. A atuao de membros da sociedade civil no Conselho Consultivo ser remunerada e ser considerada como funo relevante. Ato do Poder Legislativo aprovar o estatuto da EBSERH.

QUESTO 15 Em um grupo de cinco amigos, temos o seguinte arranjo: Joo mais alto que Pedro. Pedro mais alto que Paulo. Jos mais baixo que Jonas e mais alto que Joo. Qual o amigo mais baixo? (A) Jonas. (B) Jos. (C) Joo. (D) Pedro. (E) Paulo.

(B)

(C)

(D)

LEGISLAO APLICADA EBSERH

(E)

QUESTO 19
(A) (B) (C) (D) (E) So rgos estatutrios da EBSERH: a Diretoria de Administrao; a Diretoria Executiva;o Conselho Fiscal; eo Conselho Consultivo. o Conselho de Administrao; a Diretoria Geral;o Conselho Fiscal; eo Conselho Consultivo. o Conselho de Administrao; a Diretoria Executiva;o Conselho Fiscal; eo Conselho Consultivo. o Conselho de Administrao; a Diretoria Executiva;o Conselho Econmico; eo Conselho Consultivo. a Presidncia; a Diretoria Consultiva;o Conselho Fiscal; eo Conselho Consultivo.

QUESTO 16
(A) Compete EBSERH, EXCETO administrar unidades hospitalares, bem como prestar servios de assistncia mdico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, no mbito do SUS. prestar s instituies federais de ensino superior e a outras instituies congneres servios de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensinoaprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica, mediante as condies que forem fixadas em seu estatuto social. apoiar a execuo de planos de ensino e pesquisa de instituies federais de ensino superior e de outras instituies congneres, cuja vinculao com o campo da sade pblica ou com outros aspectos da sua atividade torne necessria essa cooperao, em especial na implementao das residncias mdica, multiprofissional e em rea profissional da sade, nas especialidades e regies estratgicas para o SUS. prestar servios de apoio gerao do conhecimento em pesquisas bsicas, clnicas e aplicadas nos hospitais universitrios federais e a outras instituies congneres. prestar servios de apoio ao processo de gesto dos hospitais municipais, com implementao de sistema de gesto nico com gerao de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas.

(B)

(C)

(D)

(E)

Cargo: Assistente Social

QUESTO 20
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com o Regimento Interno da EBSERH, compete ao Conselho Consultivo I. opinar sobre as linhas gerais das polticas, diretrizes e estratgias da EBSERH, orientando o Conselho de Administrao e a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuies. propor linhas de ao, programas, estudos, projetos, formas de atuao ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada. acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH. assistir Diretoria e ao Conselho de Administrao em suas funes, sobretudo na formulao, implementao e avaliao das estratgias de ao da EBSERH.

as corretas. Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: I. controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos. executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador. ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade. participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico.

II.

II.

III.

III.

IV.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I e IV. I, II, III e IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I e IV. I, II, III e IV.

QUESTO 23 Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Esto includas, ainda, no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS)
I. a participao na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico. a ordenao da formao de recursos humanos na rea de sade. a vigilncia nutricional e a orientao alimentar. o controle e a fiscalizao de servios, produtos e substncias de interesse para a economia.

LEGISLAO APLICADA AO SUS


QUESTO 21
De acordo com a Resoluo 453/2012, assinale a alternativa INCORRETA. cabe ao Conselho de Sade deliberar em relao sua estrutura administrativa e ao quadro de pessoal. o Conselho de Sade contar com uma secretariaexecutiva coordenada por pessoa preparada para a funo, para o suporte tcnico e administrativo, subordinada ao Plenrio do Conselho de Sade, que definir sua estrutura e dimenso. o Conselho de Sade decide sobre o seu oramento. o Plenrio do Conselho de Sade se reunir, no mnimo, a cada ms e, extraordinariamente, quando necessrio, e ter como base o seu Regimento Interno. A pauta e o material de apoio s reunies devem ser encaminhados aos conselheiros com antecedncia mnima de 10 (dez) dias. as reunies plenrias dos Conselhos de Sade so fechadas ao pblico e devero acontecer em recintos exclusivos do ministrio da sade. II.

III.

(A) (B)

IV.

(C) (D)

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I e IV. I, II, III e IV.

(E)

QUESTO 22
De acordo com a Constituio Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta

QUESTO 24 A Conferncia de Sade com a representao dos vrios segmentos sociais, para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Sade, reunir-se- a cada (A) um ano.

Cargo: Assistente Social

(B) (C) (D) (E)

dois anos. trs anos. quatro anos. cinco anos. (B) (C)

QUESTO 25
De acordo com o Decreto 7508/2011, a instncia de pactuao consensual entre os entes federativos para definio das regras da gesto compartilhada do SUS, denomina-se Comisses Intergestores. Comisso Integrada. Comisso Generalizada. Comisso Constituda. Comisso Provisria.

(A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 26
A gesto democrtica das polticas sociais uma questo fundamental a ser enfatizada para fortalecer o projeto de democracia das massas. Para tal, destaca-se como estratgia a ser viabilizada a (A) elaborao de Planos de Sade pelo rgo gestor e apresentao destes nas conferncias aos sujeitos sociais. (B) capacitao dos conselheiros na perspectiva aliciadora. (C) mobilizao ou iniciativas para manuteno da composio dos conselhos no paritrios. (D) centralizao e a monopolizao das informaes de programas e projetos relativos sade. (E) mobilizao das entidade dos profissionais de sade para participarem dos Conselhos.

reflexo profissional se desenvolveu diferencialmente quer cronologicamente, quer teoricamente em cinco direes principais, constitutivas precisamente do processo de renovao. a primeira direo conforma uma perspectiva de inteno de ruptura. o ncleo central da perspectiva modernizadora a tematizao do Servio Social como interveniente, dinamizador e integrador, no processo de desenvolvimento. a direo que condensa a renovao compatvel com o segmento do Servio Social mais impermevel s mudanas pode designar-se de perspectiva modernizadora. a inteno de ruptura trata-se de uma vertente que recupera os componentes mais estratificados da herana histrica e conservadora da profisso, repudiando, simultaneamente, os padres mais nitidamente vinculados tradio positivista e as referncias de raiz marxista.

QUESTO 27
Assinale a alternativa correta sobre a emergncia e afirmao do Estado Social. O Estado Social foi o criador da sociedade e sempre procura impor-se e domin-la. Otto Von Bismarck representou a primeira interveno orgnica do Estado nas relaes de trabalho industrial. O Estado invervencionista nasce em meados deste sculo com o nome de Welfare State. A Doutrina Beveridge (1943) forneceu as bases para implantao inovadora da mais durvel e prestigiada forma de regulao da atividade econmica que o sistema capitalista conheceu. A ascenso da proteo social consolidao do direito do cidado e dever do Estado representou um aperfeioamento poltico-institucional, democraticamente sem conflitos de classe.

QUESTO 29 Sobre o desafio da pesquisa social, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Do ponto de vista antropolgico, podemos dizer que sempre existiu preocupao do Homo sapiens com o conhecimento da realidade. (B) A poesia e a arte continuam a desvendar lgicas profundas e insuspeitadas do inconsciente coletivo, da vida cotidiana e do destino humano. (C) Dentro das dimenses histricas imemoriais at nossos dias, as religies e filosofias tem sido poderosos instrumentos explicativos dos significados da existncia individual e coletiva. (D) A cincia apenas uma forma de expresso dessa busca pelo conhecimento da realidade, no excluvisa, no conclusiva, no definitiva. (E) O campo cientfico, apesar de sua normatividade no permeado por conflitos e contradies. QUESTO 30 Assinale a alternativa correta sobre assessoria. (A) Assessoria sinnimo de superviso. (B) Assessoria sinnimo de toda e qualquer ao extensionista. (C) Assessoria trabalho precarizado e /ou temporrio. (D) A Assessoria no Servio Social o abandono do trabalho assistencial. (E) Assessoria no mera militncia poltica. QUESTO 31
A distino entre assessoria e consultoria mnima. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Consultoria liga-se a pedir opinio. (B) Consultoria mais pontual. (C) Assessoria remete a ideia de assistir. (D) O assessor responsavl para dar respostas pontuais. (E) O assessor articula e prepara equipes para a construo de projetos dando assistncia terica e tecnicamente.

(A) (B) (C) (D)

(E)

QUESTO 28
Sobre o processo de Renovao do Servio Social do Brasil, correto afirmar que erodida a base do Servio Social tradicional, a

(A)

Cargo: Assistente Social

QUESTO 32
A institucionalizao e legitimao do Servio Social como profisso, no Brasil, tm como fundamento processos de reproduo social da vida, e nestes, particularmente, as diversas manifestaes da questo social, como a pobreza, a subalternidade e a cidadania. a democracia. a excluso social. o trabalho. a justia social. (E)

viso dele, estando dentro dele sem olhar fora das paredes que o limitam. buscar uma viso endgena do Servio Social.

QUESTO 35
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Quando falamos de ________________, falamos que preciso haver um elemento dialogante para que as ideias interajam entre si e construam novos saberes. Atravs desse tipo de interao, h a possibilidade da discusso e do dilogo, em que os pontos de vistas se confrontam e nossas ideias se clareiam a partir do momento em que temos com quem discuti-las. Ivani Fazenda (1995) define esta ao como um regime de copropriedade, de interao, que ir possibilitar o dilogo entre os interessados. (A) multriprofissionalismo (B) transdisciplinaridade (C) interdisciplinaridade (D) trabalho em equipe (E) trabalho disciplinar

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 33
Assinale a alternativa correta sobre o processo de institucionalizao e legitimao do Servio Social no Brasil. A institucionalizao do Servio Social como profisso na sociedade capitalista se explica no contexto no contraditrio de um conjunto de processos sociais, polticos e econmicos, que caracterizam as relaes entre as classes na consolidao do marxismo. A institucionalizao da profisso de uma forma geral, nos pases industrializados, no est associada progressiva interveno do Estado nos processos de regulao social. As particularidades da institucionalizao do Servio Social no Brasil evidenciam que este se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da igreja Catlica. A questo social em suas variadas expresses, em especial quando se manifesta nas condies objetivas de vida dos segmentos mais empobrecidos da populao, no a matria prima e nem a justificativa da constituio do espao do Servio Social na diviso sociotcnica do trabalho. No , pois, na relao com a Igreja Catlica que o Servio Social Brasileiro vai fundamentar a formulao de seus primeiros objetivos poltico-sociais, orientandose por posicionamentos marxistas.

(A)

(B)

QUESTO 36
O planejamento social segue uma sequncia racional de etapas. Assinale a alternativa que configura a primeira delas. (A) Reflexo. (B) Deciso. (C) Ao. (D) Retomada da Reflexo. (E) Resultado.

(C)

(D)

QUESTO 37
So entraves que dificultam o hbito de planejar, EXCETO complexidade do processo. falta de conhecimento terico-metodolgico e tcnico. consumo de tempo demasiado e custo elevado. aceitao de planos razoveis. objetivos claros, simples e exequiveis.

(E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 34
O conjunto de novas configuraes e demandas para a atuao dos assistentes sociais requer a ruptura com as atividades rotineiras e burocrticas que reduz o trabalho ao cumprimento de atividades pr-estabelecidas. Iamamoto (1999) aponta como um dos maiores desafios, ao profissional de Servio Social, o desenvolvimento de sua capacidade de decifrar a realidade de construir propostas capazes de preservar e efetivar direitos a partir de demandas emergentes do cotidiano. repreender o significado da vida cotidiana e o mundo de alienao. dar toda ateno ao imediato em detrimento do desvelar as relaes e atividades rotineiras de todos os dias. buscar compreender o cotidiano e aprimorar-se na

QUESTO 38
Qual dentre as etapas a seguir diz respeito etapa central do planejamento? (A) Reflexo. (B) Ao. (C) Retomada da reflexo. (D) Deciso. (E) Reflexo da ao.

(A)

(B) (C)

(D)

QUESTO 39 Dentro de um planejamento, quais aes seriam capazes de projetar aes mais consistentes, que certamente daro respostas mais efetivas populao usuria dos servios sociais? (A) Aes pontuais. (B) Aes imediatistas. (C) Aes focalizadas. (D) Aes planejadas. (E) Aes que respondem prontamente demanda posta no cotidiano profissional.

Cargo: Assistente Social

QUESTO 40
O Cdigo de tica dos Assistentes Sociais apresenta ferramentas fundantes para o trabalho dos assistentes sociais. Nas alternativas a seguir, esto descritos princpios fundamentais do Cdigo de tica para o trabalho na sade. Assinale a alternativa INCORRETA. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbtrio e do autoritarismo. Defesa do aprofundamento do controle de quotas sociais para a sade. Posicionamento em favor da equidade e justia social, que assegure universalidade de acesso aos bens e servios relativos aos programas e polticas sociais, bem como sua gesto democrtica. Articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores. Compromisso com a qualidade dos servios prestados populao e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competncia profissional.

QUESTO 43
As polticas de proteo social, nas quais se incluem a sade, a previdncia e a assistncia social, so consideradas produto histrico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princpios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado e pelo patronato. E, reconhecida e nomeada na Constituio Federal de 1988 como Responsabilidade Social. Estado de bem estar social. Welfare State. Seguridade Social Plano Social.

(A) (B) (C)

(D)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 44
A Responsabilidade Social tem por princpios, EXCETO desresponsabilizao do Estado pela coisa pblica. publicizao do Estado. empoderamento social. construo de um sistema de Governana Social. pagamento da dvida social.

(E)

QUESTO 41
O cotidiano, lcus por excelncia, em que se d a prxis profissional do Assistente Social, precisa ser desvelado. Assinale a alternativa INCORRETA sobre alguns pontos necessrios que devem ser observados e no ignorados na prtica profissional. Amoldar-se ao mero fazer cotidiano, s praticas rotineiras, repetitivas e imediatas. Tornar o projeto tico-poltico profissional visvel no cotidiano do trabalho. Reconhecer o projeto tico-poltico profissional, partindo da anlise contempornea e das contradies que se apresentam no contexto atual. Participao em fruns de discusso que envolvam direitos humanos, polticos e sociais. Ter clareza da necessidade de buscar capacitao em sua rea de insero, tendo em vista que o assistente social formado como generalista para trabalhar com sequelas da questo social.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 45
Sobre a Responsabilidade social das empresas, INCORRETO afirmar que (A) a prtica da responsabilidade social pelas empresas cresce na busca de excelncia, passa a ter como objetivos a qualidade nas relaes e a sustentabilidade econmica, social e ambiental. (B) esta nova forma de gesto empresarial significa que o compromisso das empresas transcende as demandas, por parte do investidor, de retorno dos investimentos e, por parte dos consumidores, de produtos com qualidade, preo e marca adequados. (C) os segmentos participantes do mercado passaram a exigir responsabilidade das empresas em relao a seus funcionrios, clientes, fornecedores, acionistas, comunidade onde atuam e ao meio ambiente. (D) espera-se das empresas que ofeream comunidade um retorno face ao lucro obtido, pois o comprometimento com a qualidade de vida da sociedade satisfaz os anseios da empresa e agrega valor sociedade. (E) a responsabilidade social, atualmente, transformou-se em estratgia corporativa.

(A) (B) (C)

(D) (E)

QUESTO 42
Sobre a instrumentalidade do Servio Social, assinale a alternativa correta. A instrumentalidade um conjunto de instrumentos tcnicos-operativos que o assistente social utiliza no cotidiano para desenvolver seu exerccio profissional. A instrumentalidade o resultado da juno da teleologia e da causalidade - ela diz respeito a uma capacidade adquirida pela profisso que possibilita responder s demandas colocadas na sua prxis. A instrumentalidade no pode ser utilizada como mediao. A instrumentalidade se limita ao desencadeamento de aes instrumentais. Instrumentalidade no a capacidade adquirida pelo profissional durante o processo de atuao de planejar e estabelecer objetivos com a finalidade de alcanar resultado.

(A)

(B)

(C) (D) (E)

Cargo: Assistente Social

QUESTO 46 Assinale a alternativa correta. (A) As aes sociais das empresas so uma oportunidade de divulgar o seu produto. (B) Segundo o Instituto Ethos, a responsabilidade social de empresas um importante instrumento para a fidelizao dos consumidores e clientes. (C) Os consumidores passam a identificar as empresas que apoiam causas sociais e ambientais como oportunistas. (D) A responsabilidade social no funciona como um instrumento de marketing. (E) A responsabilidade social significa simplesmente filantropia. QUESTO 47
Sobre algumas leis relacionadas ao trabalho do Assistente Social, correto afirmar que a Lei Maria da Penha a lei que inibe a violncia infantil e materna. o Estatuto do Idoso considera idosa a pessoa com mais de 55 anos. o Estatuto da Criana e do Adolescente considera criana a pessoa de 0 a 18 anos. o SUAS responsvel pela organizao da Sade em todo pas. a LOAS dispe sobre a organizao da Assistncia Social e d outras providncias.

QUESTO 50 So infraes disciplinares, EXCETO (A) exercer a profisso quando impedido de faz-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no inscritos ou impedidos. (B) deixar de pagar, regularmente, as anuidades e contribuies devidas ao Conselho Regional de Servio Social a que esteja obrigado. (C) participar de instituio que, tendo por objeto o Servio Social, no esteja inscrita no Conselho Regional. (D) informar, esclarecer e orientar os estudantes, na docncia ou superviso, quanto aos princpios e normas contidas neste Cdigo. (E) fazer ou apresentar declarao, documento falso ou adulterado, perante o Conselho Regional ou Federal.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 48
(A) (B) (C) (D) (E) A Assistncia Social tem por objetivos a proteo social, a vigilncia socioassistencial e a defesa de direitos. a proteo social, a segurana policial e a defesa de direitos. a descentralizao social, a vigilncia social e a defesa de direitos. a defesa social, a vigilncia socioassistencial e a garantia de acessos aos direitos. a vigilncia patrimonial, a vigilncia socioassistencial e a descentralizao poltico-social.

Conforme o Codigo de tica Profissional do Assistente Social em vigor, responda as questes 49 e 50.

QUESTO 49
dever dos profissionais em sua atuao com outros profissionais, EXCETO ser solidrio com outros profissionais. repassar ao seu substituto as informaes necessrias continuidade do trabalho. incentivar, sempre que possvel, a prtica profissional no-interdisciplinar. respeitar as normas e princpios ticos das outras profisses. ao realizar crtica pblica colega e outros profissionais, faz-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovvel, assumindo sua inteira responsabilidade.

(A) (B) (C) (D) (E)

10

Cargo: Assistente Social

11

Cargo: Assistente Social

También podría gustarte