Está en la página 1de 29

O Capitalismo

Ernest Mandel
1981
Ttulo original: Le capitalisme Primeira Edio: Enciclopdia Universalis, 1981. Fonte da Presente Traduo: Ernest Mandel Archives Internet . Traduo para o portugus: Eduardo Velhinho. HTML: Fernando A. S. Arajo Direito de Reproduo: A cpia ou distribuio deste documento livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

O capitalismo um modo de produo fundado na diviso da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietrios dos meios de produo (terra, matrias-primas, mquinas e instrumentos de trabalho) - sejam eles indivduos ou sociedades - que compram a fora de trabalho para fazer funcionar as suas empresas; a dos proletrios, que so obrigados a vender a sua fora de trabalho, porque eles no tm acesso directo aos meios de produo ou de subsistncia, nem o capital que lhes permita trabalhar por sua prpria conta. O capitalismo no existe em lugar nenhum em estado puro. Ao lado dessas duas classes fundamentais vivem outras classes sociais. Nos pases capitalistas industrializados, encontra-se a classe dos proprietrios individuais de meios de produo e troca, que no exploram ou quase, mo-de-obra: pequenos artesos, pequenos camponeses, pequenos comerciantes. Nos pases do Terceiro Mundo, encontramos muitas vezes ainda proprietrios fundirios semi-feudais, cujos rendimentos no provm da compra da fora de trabalho, mas de formas mais primitivas de apropriao do sobre-trabalho, como a corveia ou a renda em espcie. Tratase a, porm, de classes que representam resqucios das sociedades pr-capitalistas, e no classes tpicas do prprio capitalismo.

O capitalismo no pode sobreviver e desenvolver-se seno quando esto reunidas as duas caractersticas fundamentais que acabmos de indicar: o monoplio de meios de produo em proveito de uma classe de proprietrios privados; existncia de uma classe separada dos meios de subsistncia e de recursos que lhe permitam viver de outro modo que no pela venda da sua fora de trabalho. O modo de produo capitalista reproduz constantemente as condies da sua prpria existncia. A repartio do "valor acrescentado", do rendimento nacional, faz surgir, por um lado, uma acumulao de capitais (entre as mos das empresas) que permite transformar em propriedade privada o essencial dos meios de produo e de troca recm-criados. Esta mesma repartio do rendimento nacional condena, por outro lado, a massa dos assalariados a s ganhar o que eles consomem, mesmo quando o seu nvel de vida e de consumo sobem progressivamente; ela no lhes permite se transformarem em capitalistas, isto em indivduos trabalhando por sua prpria conta. Duas sries estatsticas universais confirmam a justeza desta tese. Em todos os pases capitalistas, a parte da populao activa obrigada a vender a sua fora de trabalho no pra de aumentar; a parte desta populao activa que constituem os "independentes" e suas "ajudas familiares" no cessa de diminuir. A repartio da fortuna privada faz surgir uma enorme concentrao: a metade ou mais da fortuna mobiliria geralmente detida por 1, 2, 3% das famlias, ou ainda por uma fraco mais reduzida da populao. Quando essas condies de existncia do modo de produo capitalista so inexistentes partida, ou existem parcialmente, o capitalismo no pode desenvolver-se seno criando-as artificialmente, pela fora. Assim, em numerosos pases do Terceiro Mundo, a penetrao capitalista foi travada pela existncia de abundantes reservas de terras, que permitiram massa das populaes indgenas sobreviver entregando-se agricultura nas terras sem proprietrio. Para transformar essas populaes em proletrios, era preciso suprimir o acesso livre a essas terras, quer dizer transformar estas em propriedade privada. Durante o ltimo quarto do

sculo 19, esse processo generalizou-se na Amrica do Norte e em vastas zonas de frica. O modo de produo capitalista essencialmente uma forma de economia de mercado. Ele constitui o nico exemplo histrico de uma economia de mercado generalizada. Todos os elementos da vida econmica tornam-se mercadorias: no somente a terra (que no existia de forma nenhuma em regime feudal tpico), os instrumentos de trabalho, as mquinas, o capital-dinheiro, mas tambm a prpria fora de trabalho. Nas origens do capitalismo, h precisamente esta generalizao da produo e da circulao de mercadorias na sociedade. As concentraes do capitalismo, que o levaro a desaparecer, provm todas, em ltima anlise, das concentraes inerentes prpria produo mercantil.

1 - As origens
Convm no confundir "capitalismo" e "capital". O primeiro um modo de produo nascido da penetrao do segundo na esfera da produo. Mas antes de transtornar o modo de produo, o capital existia, no seio dos modos de produo anteriores, essencialmente em sociedades feudais e semi-feudais e no modo de produo asitico.

A produo para a troca


A partir de uma certa etapa de desenvolvimento das foras produtivas, a troca - inicialmente ocasional e sem importncia nas sociedades mais primitivas - se regulariza no seio de sociedades ainda fundadas sobre uma economia essencialmente natural. Assim aparece a produo para a troca (produo de mercadorias) ao lado da produo para satisfazer directamente as necessidades dos produtores ou da sua colectividade. A pequena produo mercantil (por exemplo o artesanato corporativo da alta Idade mdia) no foi criada pelo capital. Ele pode manter-se estvel durante sculos e coabitar com uma agricultura de subsistncia, com a qual ela estabeleceu relaes de troca que no minam nem um nem outro. Mas a troca regularizada, que se estende progressivamente, faz nascer o dinheiro e o comrcio do

dinheiro, sobretudo quando se trata de uma troca prorrogada no tempo e no espao (comrcio internacional). O capital aparece na sociedade capitalista sob a forma de capitaldinheiro, independentemente do modo de produo e independentemente das classes fundamentais dessa sociedade. Inicialmente intermedirio, mas um intermedirio que subjuga progressivamente todas as esferas da actividade econmica.

Capital usurrio e capital mercantil


Os produtos de luxo escoados pelo comrcio internacional supem, para serem consumidos por uma economia essencialmente natural, um equivalente em dinheiro. O capital usurrio apropria-se de uma parte da renda fundiria feudal e provoca a dvida geral da nobreza. Ele submete os prprios prncipes, reis, e imperadores, financiando as suas guerras e consumo de luxo. A economia monetria estendese (nomeadamente com a apario da renda fundiria em dinheiro), a usura apodera-se de todas as classes da sociedade, nomeadamente por intermdio dos emprstimos sob penhora. Numa economia essencialmente natural, o detentor do capital-dinheiro primeiro um estrangeiro (Srio, Judeu, Lombardo, banqueiro italiano na Idade mdia na Europa). Mas com a generalizao da economia monetria, uma classe de proprietrios autctones de dinheiro aparece progressivamente, acabando por eliminar muitas vezes a dominao de detentores de capitais estrangeiros a partir do momento que transposta uma etapa determinada de desenvolvimento econmico. O incio do desenvolvimento do comrcio internacional fez aparecer o capital mercantil ao lado do capital usurrio. Esse capital financia inicialmente empresas arriscadas, mas que asseguram um lucro bastante elevado (expedies de pirataria, caravanas em direco sia e frica). Pouco a pouco, ele organiza-se (as primeiras sociedades por aces, dupla contabilidade), normaliza-se (zona da Liga Hansetica) e institucionaliza-se (grmios, feiras). Cria os instrumentos tpicos do crdito capitalista, que so os antepassados de todo o nosso sistema monetrio contemporneo (letras de cmbio,

moeda escritural, papel-moeda, aces, ttulos de dvida pblica negocivel).

O capital manufactureiro
As grandes descobertas dos sculos 15 e 16 provocam uma verdadeira revoluo comercial: o que ainda ontem era luxo, (acar, especiarias, ornamentos em metais preciosos, caf) est agora ao alcance de largas camadas da populao. O capital mercantil e os grandes bancos fundem-se e financiam tanto o comrcio martimo regular de grande distncia como a explorao sistemtica de riquezas coloniais (Companhia das ndias orientais). Da resposta do capital comercial s limitaes impostas produo no seio das cidades dominadas pelos ofcios de artesos, bem como dos lucros nascidos do comrcio colonial (pilhagem das colnias, trfico de Negros, "comrcio triangular") nasce o capital manufactureiro, que a primeira penetrao do capital na produo propriamente dita. So os comerciantesempreendedores que organizam, no campo ou nas cidades outrora pequenas, uma indstria txtil ou metalrgica no domiclio, depois, manufacturas nas quais os produtores, transformados em proletrios, so reunidos e colocados sob o controlo permanente de vigilantes: trata-se de realizar uma diviso do trabalho mais avanada e de limitar os roubos e as imperfeies. A revoluo agrcola (ligada substituio da rotao trienal por tcnicas restauradoras da fertilidade dos solos, e extenso da pastagem, nomeadamente de ovelhas para alimentar de l a indstria txtil em pleno desenvolvimento) aumenta consideravelmente o nmero de pessoas desenraizadas, sem recursos nem acesso aos meios de subsistncia e de produo. A apario desses desenraizados est ligada, alis, a todos os fenmenos de decomposio da sociedade da Idade mdia: o declnio das corporaes, dissoluo dos squitos feudais pelo empobrecimento da nobreza. Assim nasce o proletariado moderno, seguidamente fixado, muitas vezes pela fora, nas manufacturas e primeiras fbricas.

A revoluo industrial

A revoluo industrial concretizou esse modo de transformao do modo de produo capitalista. Ao aumentar fortemente as despesas de instalao, ao encarecer os instrumentos de trabalho, ela finaliza a transformao da propriedade dos meios de produo em monoplio de uma classe social: a dos proprietrios de capitais. Ao permitir obter lucros considerveis pelo emprego de tcnicas mais modernas - ao fazer da inovao tecnolgica um motor de mudana constante da produo - a revoluo industrial faz refluir a maior parte dos capitais do comrcio para a produo. Ao baixar consideravelmente os custos de produo das mercadorias, ela rebenta com todas as particularidades (nacionais, climatricas, tradicionais) das necessidades e dos produtos ao criar um mercado mundial, conquista do qual o capital se lana com insaciveis apetites de lucro. Ao estoirar com todas as antigas limitaes da produo, ela cria as condies de uma concorrncia que um chicote para o capital: ele deve aumentar seus lucros a fim de acumular cada vez mais capitais. O nascimento do modo de produo capitalista est portanto ligado criao histrica das condies de existncia acima indicadas. Ela est ligada generalizao da produo mercantil, criao do mercado mundial, bem como acumulao de experincias cientficas e de progressos tcnicos que tornaram possvel a revoluo industrial. Todos esses processos culminam na afirmao do poder poltico da burguesia capitalista.

A burguesia capitalista
O desenvolvimento do capital usurrio, do capital mercantil e mesmo do capital bancrio pde realizar-se no seio de numerosas civilizaes. Ele no foi inferior na ndia, na China, no imprio do Islo clssico, ao que foi na Europa ocidental do sculo 13 ao 15. A China tinha sculos de avano sobre a Europa no domnio do desenvolvimento de uma srie de tcnicas produtivas. Mas a potncia do poder de Estado central - funo nessas sociedades das necessidades de irrigao da agricultura - imps um processo descontnuo de acumulao de capital-dinheiro. As famlias burguesas mais ricas viam os seus tesouros regularmente confiscados. O

capital submetido, ele cala-se, espreita a ocasio de se retransformar em propriedade imobiliria. No decurso da Idade mdia europeia, produziram-se fenmenos comparveis de descontinuidade. Mas, nessa poca, o Estado era relativamente fraco, a cidade adquire a primazia progressiva sobre o campo e a jovem burguesia pode fazer uma longa aprendizagem de autonomia poltica nas comunas mais ou menos livres. Quando a monarquia absoluta aparece, a burguesia suficientemente forte que ela no pode mais ser dispersada. A Corte deve ao contrrio efectuar um jogo de sbia basculao entre esta burguesia e a nobreza de forma a afirmar o poder real, j submetido ao capital pelas correntes de ouro da dvida pblica. O ascenso da burguesia em relao ao poder poltico estabelece as condies de uma continuidade da acumulao do capital que, juntamente com progressos tcnicos decisivos, (nomeadamente no domnio da artilharia) permite a penetrao do capitalismo na Europa do sculo 16.

2 - O modo de produo capitalista


A produo capitalista consiste na produo de mercadorias com vista ao lucro. A procura do lucro imposta pela concorrncia. Toda a empresa que no realize um lucro suficiente acumular menos capital, ter um acesso difcil e mais caro ao crdito, ser por consequncia afastada na corrida tecnologia mais moderna e perder por esse facto mercados em proveito dos seus concorrentes.

Mais-valia e lucro.
Apesar de produo capitalista consistir na produo de mercadorias, necessrio distinguir entre a produo do lucro (ou, mais exactamente, da mais-valia) e a sua realizao. A mais valia nasce no decurso do processo de produo; ela provm do facto da mo-de-obra assalariada, ao trabalhar sobre a matria-prima com a ajuda de mquinas, preenche uma dupla funo: conserva o valor do capital constante com o qual ela opera, ao incorporar parcelas deste valor em cada novo produto que fabrica; cria um valor novo, e este valor ultrapassa o do prprio salrio do trabalhador. A mais-valia

a diferena entre o valor criado pela fora de trabalho e o seu prprio valor. Mas para que o capitalismo possa recuperar o capital investido (capital constante + capital varivel, o capital varivel representando o preo da fora de trabalho) e realizar lucro, necessrio que as mercadorias sejam vendidas, e vendidas a um preo susceptvel de aumentar o lucro do capital investido. Isso coloca dois problemas. Primeiro, o da venda propriamente dita, isto da existncia de uma procura socialmente solvvel. Seguidamente, o preo de venda: este pode ser tal que a companhia vende com prejuzo, que ela recupere somente o capital, que ela faa lucro inferior, igual ou superior mdia dos outros capitais. A empresa capitalista joga sobre vrios teclados, a fim de se assegurar o mximo de proveito. No plano da produo, ela vai procurar baixar ao mximo os custos de fabricao: ela procurar tcnicas produtivas mais avanadas, tentar baixar os salrios e reduzir a mode-obra empregada ao melhorar a organizao do trabalho (racionalizao). A empresa capitalista recorrer ao crdito para que a maior parte do capital possa ser investido em mquinas: ela procurar um crdito de circulao, que cobra a quase totalidade do fundo de maneio, e de crditos a longo prazo no mercado de capitais para alargar a sua esfera de operaes para alm dos seus prprios meios, emisses de aces e de obrigaes. Em geral, quanto mais o raio de operaes se alarga, mais a produo aumenta, mais o capital fixo colocado em movimento cresce, e mais o custo unitrio (custo da unidade produzida) baixa, e mais aumenta por esse facto a competitividade da empresa e a massa absoluta dos lucros que ela realiza. No plano da venda, efectua-se uma diviso do trabalho entre o capital industrial e o capital comercial e bancrio. Este ltimo toma a seu cargo as despesas de distribuio e de venda das mercadorias, encurta a durao da sua circulao entre o momento onde elas so produzidas e o momento onde elas so vendidas, procura estimular a venda por intermdio de tcnicas mais diversas, acrescendo assim o raio de aco do capital industrial, isto massa de lucros que

obtm. Em troca, esses capitais apropriam-se de uma parte da mais-valia social produzida nas fbricas capitalistas. Assim efectua-se um movimento de nivelamento da taxa de lucro, pelo fluxo e refluxo constante de capitais, que abandonam os ramos onde a taxa de lucro cai abaixo da mdia social e afluem em direco dos ramos onde superior a esta mdia. No se trata a somente de uma tendncia: a equalizao absoluta das taxas de lucro nunca se realiza em regime capitalista. H sempre ramos em expanso - cuja produo ainda inferior procura social solvvel, que gozam permanentemente dum super lucro monopolstico, de uma "renda de monoplio" - e outras em declnio cuja produo geralmente superior procura social e cuja taxa de lucro portanto permanentemente deprimida. H tambm, no interior de um mesmo ramo, empresas gozando do monoplio da produtividade que realizam super lucros e empresas envelhecidas que no realizam o lucro mdio. A tentativa das empresas em ultrapassar o lucro mdio o motor essencial dos investimentos e da actividade capitalista. Mas da multiplicao destas tentativas surge precisamente a tendncia em direco de uma equalizao da taxa de lucro.

Capital e trabalho
O modo de produo capitalista no somente dominado pela concorrncia entre capitalistas, mas tambm pela concorrncia entre operrios e capitalistas. O "valor acrescentado" na produo industrial partilha-se entre o trabalho e o capital; um dado fixo, no termo de cada processo de produo (ou de cada ms ou de cada ano): a parte de um no pode aumentar sem que a parte do outro diminua. O capitalismo, a fim de acumular capital, procura reduzir a parte dos trabalhadores no valor acrescentado, enquanto que estes, a fim de aumentar seu nvel de vida, procuram espontaneamente acrescentar esta parte. Assim nasce a luta de classe elementar no seio deste modo de produo. A oferta da mo-de-obra em primeiro lugar muito mais abundante do que a procura: a industrializao, na sua fase inicial, suprime mais empregos do que oferece. O movimento demogrfico, ligado ao incio da revoluo industrial, vai no

mesmo sentido. Nesta poca, o capital procura aumentar a sua parte do rendimento nacional ao baixar os salrios reais e prolongando a semana de trabalho. Esta tendncia prevaleceu no Ocidente do sculo 16 at meados do sculo 19; ela prevalece ainda em parte nos pases do Terceiro mundo. Seguidamente, a procura de mo-de-obra aumenta mais rapidamente, quando a industrializao se acelera, sobretudo nos pases ocidentais que se tornaram as oficinas industriais do mundo. A oferta tende a reduzir-se decorrente da emigrao em massa (70 milhes de Europeus partiram para os pases de alm-mar). Assim, o jogo da oferta e da procura parou a baixa absoluta dos salrios reais. Estes comeam a aumentar progressivamente. Os capitalistas procuram porm em manter constante a sua parte do "valor acrescentado" pelo crescimento da produtividade. Como esta implica a maior parte das vezes que as mquinas se substituem s pessoas, ela oferece ao capital a vantagem suplementar de reconstituir periodicamente o exrcito de reserva industrial e de manter os salrios nos limites suportveis pelo regime.

3. As contradies do capitalismo
A baixa da taxa de lucro
A produo capitalista , lembremos, uma produo em busca do lucro; mas este provm da mais-valia. S uma parte do capital produz a mais-valia: capital varivel, que compra a fora de trabalho, a nica que cria valor. Ou, medida que a mecanizao cresce, que progride a tecnologia, a parte do capital total dispensado em salrio diminui; a parte desse capital despendido em mquinas e instalaes fixas aumenta (a composio orgnica do capital aumenta). Se a proporo dos salrios no "valor acrescentado" fica na mesma, (isto se a taxa da mais-valia estvel), h baixa da taxa de lucro. Esta baixa somente uma tendncia. Pode-se verificar de duas maneiras. Em cada ciclo quinquenal, septenal ou decenal, que conduz de uma crise outra, a taxa de lucro aumenta primeiro na retoma econmica, nomeadamente porque o desemprego e a racionalizao pesam ao mesmo tempo sobre os salrios individuais, sobre a massa salarial (o emprego), sobre a disciplina e sobre a intensidade do

trabalho. Essa taxa sobe com oboom nascido do aumento dos preos, depois comea a ser "corroda" com o pleno emprego, as horas suplementares, o aumento de salrios; flutuao da mo-de-obra acentua-se; a disciplina e a intensidade do trabalho diminuem. A taxa de lucro afunda-se na vspera e no incio da recesso. Seguidamente - a longo prazo - a taxa mdia de lucro diminui quando h uma modificao muito importante na composio orgnica do capital. Em geral, tanto mais elevada quanto menos industrializado for um pas. A verificao estatstica desta tendncia a longo termo, que fcil at o ps Primeira grande guerra, choca com as dificuldades no decurso das ltimas dcadas. Os especialistas falam ento de uma estabilidade ou mesmo de uma baixa do "coeficiente do capital" (despesa em capital necessria para produzir uma unidade suplementar do rendimento) que, sem ser idntica taxa de lucro, est manifestamente em relao com ele. Esta dificuldade provm essencialmente da impossibilidade de determinar o valor do prprio capital, que os hbitos correntes de amortizao tendem a subavaliar de maneira considervel, sobretudo com a evaso fiscal. Uma outra dificuldade de verificao estatstica provm da inflao monetria constante. O crescimento colossal da produtividade do trabalho teria feito baixar os preos para cifras mais baixas se no houvesse a depreciao monetria. Mas como existem distores considerveis entre o ndice dos preos de retalho dos produtos de grande consumo, o ndice dos preos de grosso das matrias-primas e o ndice dos preos das mquinas (alis no comparveis a longo prazo, porque profundamente modificados), esta depreciao monetria torna muito difcil a comparao das taxas de lucro a trinta ou quarenta anos de distncia.

As crises
Os investimentos so o motor da expanso econmica. Os capitalistas so levados a investir sob o impulso da concorrncia. Mas num regime de propriedade privada dos meios de produo, os investimentos fazem-se essencialmente de maneira descontnua. Os centros de

deciso so mltiplos; eles so essencialmente influenciados pelas previses de lucros. Quando a oferta ultrapassa a procura, quando o mercado parece em rpida expanso, quando as vendas fazem-se a preos que deixam lucros considerveis, as foras que favorecem a extenso dos investimentos prevalece sobre aquelas que tendem a travlas. Basta que as decises em investir se multipliquem em alguns sectores para que elas se generalizem rapidamente. O contrrio tambm verdade: uma reduo brusca dos investimentos em vrios sectores importantes (porque h superproduo, stocks invendveis ou capacidade de produo excedentria, ou ainda porque as margens de lucro diminuem) tende a impor uma tendncia geral reduo dos investimentos. Mas h habitualmente uma diferena bastante importante no tempo entre o momento onde a deciso de reduzir os investimentos tomada e o momento onde a produo industrial comea a estabilizar-se ou a diminuir, porque as antigas decises de investimento demoram a produzir efeitos produtivos. Esta diferena (time lag) um mecanismo fundamental; explica a ecloso das crises. A descontinuidade das decises de investimento, os movimentos de entusiasmo (no sentido da expanso ou do aperto) constituem a explicao tcnica. Mas a causa mais profunda das crises peridicas reside simultaneamente na queda peridica da taxa de lucro e na diferena crescente entre a capacidade de produo e a procura solvvel dos produtos acabados, diferena que qualquer produo para o produto acaba por dar lugar. Poderse-ia imaginar em caso de absoluta necessidade uma "programao" econmica que liga parte relativamente declinante do valor acrescentado que cabe s massas uma parte declinante da produo de bens de consumo na produo global. Esta tendncia verifica-se alis a longo termo. Mas o crescimento da produo de bens de investimento, quaisquer que sejam as voltas cada vez maiores que toma o processo de produo antes de chegar ao "ltimo consumidor", acaba sempre por aumentar a capacidade de produo de bens de consumo. por isso que o entusiasmo dos investimentos - indissociavelmente ligado ao regime de propriedade privada dos meio de produo e

aos mltiplos centros de deciso para os investimentos importantes, isto a concorrncia e a anarquia da produo conduz necessariamente superproduo peridica.

A irracionalidade do modo de produo capitalista


As crises peridicas de superproduo so a expresso mais ntida da irracionalidade fundamental do modo de produo capitalista. Trata-se alis de uma irracionalidade particular: a produo capitalista combina uma racionalidade cada vez mais desenvolvida no seio da empresa com uma irracionalidade no seio do sistema considerado no seu conjunto. E s tendncias de planificao no interior da empresa, da companhia ao trustjuntam-se cada vez mais tendncias na programao econmica nacional, que colocam em relevo a natureza irracional do sistema escala internacional. Esta irracionalidade no seno uma expresso particular da contradio fundamental do modo de produo capitalista: a contradio entre a tendncia socializao progressiva da produo e a manuteno da apropriao privada. A socializao progressiva da produo estabelece laos da interdependncia cada vez mais numerosos e cada vez mais complexos entre as empresas, os produtores e os indivduos do mundo inteiro. Ela tende a fazer depender a sorte de cada um do desenvolvimento da qualificao tcnica e intelectual de todos. Ela tende a socializar os custos de satisfao das necessidades cada vez mais numerosas (ensino, sade, pesquisa cientfica, construo de estradas, transportes urbanos, luta contra a poluio do ar e das guas). Mas ao mesmo tempo, toda esta mecnica cada vez mais complexa e delicada no pode funcionar seno sob a condio que uma nfima minoria de homens - os grupos financeiros que dispem dos principais meios de produo e de troca realizem os seus lucros. Seno, ser necessrio reduzir a produo apesar das imensas necessidades insatisfeitas e condenar ao desemprego e misria milhes de homens "porque se produz demasiado". Reduzir-se-o os recursos e as possibilidades de desenvolvimento de povos inteiros porque o preo das matrias-primas cai. Pr-selecciona-se e limita-se o acesso ao ensino superior "por falta de recursos",

a prioridade tendo sido dada produo de bens de destruio em detrimento do desenvolvimento do capital intelectual da nao.

Alienao e luta de classes


Esta contradio entre a socializao crescente da produo e de toda a vida econmica, por um lado, e a manuteno da propriedade privada, por outro, cristaliza-se no processo de concentrao e de centralizao crescente do capital, precisamente medida que os pases se tornam "mais ricos" (e que o nvel de vida das massas sobe em termos reais). Na maior parte dos pases ocidentais, algumas dezenas de grupos financeiros - e, os mais pequenos entre eles, apenas uma dezena - controlam as principais alavancas de comando da vida econmica. E o processo de internacionalizao crescente do capital chega a uma situao onde, daqui a uma vintena de anos, cerca de 300 "companhias multinacionais" controlaro a vida econmica do mundo capitalista (Cf. P. J. Barber, "Les entreprises internationales", in Analyse et Prvision, Setembro 1966 e TheEconomist, 13 Julho 1968). No plano social, a generalizao da produo mercantil traduz-se pela reificao e uma alienao generalizada das relaes humanas. O operrio - e, de maneira crescente, igualmente o empregado e o produtor intelectual - alienado dos instrumentos de trabalho, dos produtos do seu trabalho e do prprio processo de produo. Ele no passa de um apndice de uma imensa mquina que o tritura sob a fadiga fsica e nervosa ou sob o aborrecimento. O tempo passado na empresa considerado como tempo perdido para a verdadeira vida, dispensado simplesmente para ganhar os meios de vida fora do trabalho. O enorme desenvolvimento das foras produtivas, tornado possvel pelo capitalismo, aumenta, na verdade, os lazeres. Mas o homem alienado no trabalho no pode libertar-se da alienao nos "tempos livres". Aps ter sido alistado na indstria produtiva, eis que ele colhido pela comercializao dos lazeres, manipulado pelos meios de difuso massiva: -lhe interdito de livremente e espontaneamente se desenvolver, tanto no seu trabalho que fora dele.

As contradies do modo de produo capitalista alimentam e exacerbam a luta de classes. Esta, espontnea e elementar, torna-se consciente e organizada. Os trabalhadores no se limitam mais a combater por "uma parte maior do bolo". Eles constituem-se em movimento poltico que procura transtornar as prprias estruturas da sociedade. O seu ideal ento substituir uma economia fundada no lucro privado por uma sociedade virada para a satisfao das necessidades de todos. Eles no podero chegar a seno substituindo a propriedade privada dos meios de produo pela propriedade colectiva, gerida pelos prprios produtores, substituindo a anarquia e a concorrncia fundamentais da produo capitalista por uma planificao socialista na qual os grandes projectos de investimentos sero decididos democraticamente pela massa da populao trabalhadora.

4 - As etapas histricas do capitalismo


At aqui, o capitalismo atravessou trs etapas histricas, cada uma ligada a uma revoluo das tcnicas industriais, e a modificaes profundas das relaes entre as classes sociais, no seio dessas mesmas classes e entre as diferentes zonas geogrficas onde se implantou o sistema capitalista internacional.

A primeira revoluo industrial


A poca do capitalismo de livre concorrncia est estreitamente ligada primeira revoluo industrial, ou seja, s mquinas movidas pela fora do vapor. Os ramos industriais fundamentais so o txtil, a indstria carvoeira, a indstria da fundio. Os investimentos principais so, alm dos investimentos das primeiras fbricas, a construo de caminhos-de-ferro. A indstria essencialmente situada na Gr-Bretanha, Blgica, Frana e na Alemanha ocidental; o resto do mundo um imenso mercado para esta oficina industrial. Uma grande parte do Terceiro mundo (a frica tropical, a China, a sia Central e do Sudeste, a maior parte do mundo rabe) fica ainda de fora da esfera de operao do capital. No seio da classe capitalista, o industrial o rei. um empreendedor individual, mesmo quando ele est cabea

de uma sociedade annima. Ele individualista, partidrio das trocas livres, favorvel monarquia constitucional, ou repblica liberal. Ele admite com relutncia o sufrgio universal, pois o Parlamento deve essencialmente controlar os rendimentos e as despesas do Estado, e que o povo paga relativamente poucos impostos. Quanto classe operria, ela pouco organizada, dobrada sob o peso da misria e pronta somente a exploses peridicas das revoltas da fome. A industrializao de toda a Europa ocidental criou um problema de escoamento cada vez mais angustiante para o capital. Os capitais acumulados nas velhas metrpoles encontram a cada vez menos emprego frutuoso. Comeam tambm, ao mesmo tempo, a corrida para a partilha do Terceiro mundo em zonas de influncia, a extenso dos grandes imprios coloniais, a exportao dos capitais em direco dos pases menos industrializados, o emprego dos capitais assim exportado para assegurar um escoamento estvel de certos novos ramos chave da indstria, sobretudo a siderurgia. Ao mesmo tempo, a base energtica e tecnolgica da indstria modifica-se. O motor elctrico e o motor de exploso substituem pouco a pouco a mquina a vapor. Ao lado da siderurgia, os ramos principais da indstria capitalista so agora a construo mecnica e elctrica, a indstria petrolfera, a indstria automvel. a segunda revoluo industrial.

O imperialismo
A estrutura interna da classe burguesa no se modifica de forma menos profunda. A concentrao de capitais, sobretudo nos novos ramos em expanso, deixam subsistir somente algumas firmas dominantes. Estas deixam progressivamente de praticar a concorrncia sistemtica pela baixa de preos: os acordos capitalistas tornam-se a regra. Carteis, trusts, holdings, grupos financeiros asseguram copiosos lucros monopolsticos, aos quais se juntam os super lucros coloniais e semi-coloniais. No seio da classe burguesa no domina mais o industrial individual, mas o capito da indstria, o grande capitalista, o criador de imprios financeiros. A centralizao dos capitais disponveis nos bancos d a estes a

preponderncia numa fase de necessidades agudas de recursos para financiar a nova revoluo industrial. Os bancos penetram na indstria e tornam-se as foras dominantes. o apogeu do capital financeiro, do capitalismo dos monoplios, do imperialismo. Quanto classe operria do Ocidente, progressivamente libertada do desemprego permanente que cai sobre ela durante um sculo, organiza-se cada vez mais nos primeiros partidos socialistas de massas e nos primeiros sindicatos. Ela emprega a fora assim adquirida para obter melhores salrios, uma reduo da semana de trabalho, a primeira legislao social. Os super lucros coloniais e monopolsticos fornecem a margem de manobra que permite ao capital fazer concesses. Mas o novo equilbrio instvel. Ele durar menos de um quarto de sculo (essencialmente o perodo 1890-1914). A concorrncia inter-imperialista agrava-se, acompanhada de uma corrida aos armamentos cada vez mais desenfreada, de mltiplas guerras coloniais e de "guerras locais" (guerra russo-japonesa, guerra italo-turca, guerra dos Balcs) que anunciam a conflagrao mundial. A carga de armamentos e o declnio da taxa de lucro reduz a margem de concesses do capital; o aumento dos salrios reais pra. Os conflitos sociais, que parecem momentaneamente atenuados por volta do incio do sculo, tomam de novo um aspecto cada vez mais violento (revoluo russa de 1905, ascenso revolucionrio russo na vspera da Primeira Guerra mundial, movimentos pela reforma do sistema eleitoral na Prssia, greve geral de 1905 pelo sufrgio universal na ustria, de 1913 na Blgica, greve geral na Itlia contra a guerra, etc.) Exploses anunciam-se, atrasadas momentaneamente pela Primeira Grande guerra qual se resignam as velhas direces sociais-democratas no Ocidente. Elas eclodem com a revoluo russa de 1917, a revoluo alem de 1918, o ascenso revolucionrio de 1918-1923 em toda a Europa. Simultaneamente, a guerra russo-japonesa, a revoluo russa de 1905 e ainda mais, a revoluo russa de 1917 estimularam o acordar das nacionalidades do Terceiro mundo.

Um movimento nacionalista afirmou-se por toda a parte; se ele continua a ser dirigido por uma burguesia nacional na ndia (Partido do Congresso) e na China (Kuomintang), ele permite o nascimento de um jovem movimento operrio revolucionrio que se afirmar rapidamente comunista e lutar para conquistar primeiro a sua autonomia, depois a hegemonia no seio do movimento revolucionrio. Assim se anuncia o declnio do imperialismo clssico, atingido o seu apogeu na vspera da Segunda Guerra mundial. Nas duas guerras mundiais, as diferentes potncias imperialistas europeias enfraquecem-se mutuamente. Da Segunda Guerra mundial, o imperialismo americano o nico a sair reforado do ponto de vista econmico, financeiro e militar; ele est consciente da sua potncia: a teoria do "super imperialismo" parece confirmada. Mas o imperialismo americano ter brevemente que enfrentar o ascenso da revoluo no Terceiro mundo, que arrancar o pas mais populoso do mundo - a China - da zona de explorao do capital; ele assistir ao desenvolvimento rpido da potncia econmica e tecnolgica da U.R.S.S.; e, para manter esta em xeque no continente europeu e no Extremo Oriente, o imperialismo americano dever ele prprio contribuir para o renascimento do imperialismo europeu e japons, que se transformaro de novo em temveis concorrentes.

A revoluo tecnolgica
Entretanto, uma terceira revoluo industrial comeou, alimentada sobretudo pelo desenvolvimento tecnolgico nascido da Segunda Grande guerra e da guerra fria: a electrnica, e a energia nuclear passam ao primeiro plano das tcnicas produtivas. Os conjuntos automticos e teleguiados substituem-se s linhas de montagem semi-automticas. A aeronutica, a indstria de computadores, a construo elctrica, a petroqumica substituem a indstria siderrgica e a construo mecnica como ramos industriais chave, disputando mesmo o primeiro lugar indstria automvel e ao petrleo. Os trusts monopolistas emancipam-se pouco a pouco do controlo do capital financeiro; os enormes lucros que acumulam permitem-lhes uma taxa de auto-financiamento

desconhecida antes da Primeira Grande guerra. Esses trusts multiplicam as filiais no mundo inteiro: assim nasce a "companhia multinacional". Esse vasto movimento de concentrao internacional de capitais tem por alvo os prprios pases imperialistas. Os capitais privados - mesmo se a explorao dos poos de petrleo continua a atrair afastam-se cada vez mais dos pases do Terceiro mundo considerados como demasiado sujeitos a riscos de expropriao e de revoluo social. As exportaes de capitais, mais importantes que nunca, dirigem-se prioritariamente para os outros pases imperialistas. A industrializao do Terceiro mundo acelera-se, mas sem que este cesse de ser explorado nas trocas internacionais. Os pases imperialistas, ao trocarem as mquinas por produtos txteis ou conservas do Terceiro mundo, continuam a realizar super lucros, como faziam ao trocarem os seus produtos acabados por matrias-primas dos pases coloniais e semicoloniais. As ameaas que pesam sobre a existncia do sistema (revolues sociais e crises catastrficas) obrigam este a um esforo de adaptao. O Estado intervm cada vez mais na vida econmica; torna-se o garante do lucro dos monoplios. Assegura-lhes escoamentos estveis no sector dos armamentos e um sector pblico doravante importante; ele tende a estabilizar o nvel da procura global e dos investimentos ao aplicar uma poltica anti-cclica e anti-crise. Ele esfora-se, atravs da programao econmica, em coordenar e racionalizar os investimentos privados e estabilizar a taxa de explorao da mo-de-obra ao associar os aumentos de salrios ao aumento da produtividade (poltica de rendimentos). a fase do neo-capitalismo, que deixa primeiro a classe operria desorientada - falta de preparao organizacional e ideolgica - por um perodo de expanso e de aumento do nvel de vida de durao surpreendente. Mas logo que se anuncia o fim da longa fase de expanso 1945-1965, que as recesses se multiplicam e se generalizam, que as crises estruturais se mostram mais profundas, que o problema da alienao se coloca com toda a sua amplitude, novas exploses operrias se preparam, levadas sobretudo pelas jovens geraes e de que os

acontecimentos de Maio-Junho de 1968 em Frana so um exemplo tpico.

5- As contradies do neo-capitalismo
Momentaneamente encobertas pela durao da expanso neo-capitalista, as contradies clssicas do capitalismo surgem superfcie, embora sob uma forma modificada. A "programao econmica", os estudos de mercado, a adaptao constante do volume da produo s flutuaes da procura solvvel pareciam ter resolvido o problema da superproduo peridica; mas esse problema ressurgiu dolorosamente: a capacidade de produo excedentria foi, na Primavera de 1967, de 25% para a indstria da Alemanha ocidental, um ano mais tarde de 25% em Frana, e de 20% nos Estados-Unidos em 1968. As carvoeiras, a siderurgia, a indstria txtil parecem irremediavelmente atingidas; mas j a vez da petroqumica e do automvel. E o que a capacidade excedentria, seno uma superproduo "congelada" ao nvel das mquinas, em vez de ser cristalizada em mercadorias invendveis?

As recesses
Com o espectro da superproduo, pensava-se ter exorcizado o perigo das crises. Mas eis que surgem as recesses. Elas manifestaram-se primeiro nos Estados-Unidos (1949, 1953, 1957, 1960) assim como na Gr-Bretanha e na Blgica de maneira atenuada; elas eclodem sucessivamente na Itlia (1964), em Frana e no Japo (1965), na GrBretanha e Alemanha ocidental (1966). A expanso geral diminuiu e a crise do sistema monetrio amplificou-se. Ao impor uma solidariedade cada vez mais impulsionada s autoridades monetrias dos principais pases imperialistas, ela reduziu do mesmo modo a sua capacidade em responder de maneira autnoma, s ameaas de sobreaquecimento ao provocar recesses prematuras e mais limitadas. Assim, o sistema orienta-se para uma recesso geral que, sem ser comparvel crise de 1929-1933, ultrapassa no entanto em amplitude, todas as perturbaes conhecidas desde da Segunda Guerra mundial.

O desastre de uma grave crise do tipo de 1929 foi evitado graas s despesas colossais de armamento: perto de 100 bilies de dlares por ano para os pases imperialistas. A nica recesso moderada que a Alemanha ocidental conheceu em 1966-1967 reduziu os recursos disponveis durante trs anos em cerca de 50 bilies de Marcos. Se o estrago causado pelas recesses inferior quele que provocou a crise de 1929-1933, necessrio acrescentar as perdas causadas pelo sub-emprego permanente do aparelho de produo e pelos imensos recursos utilizados para o fabrico dos meios de destruio. Assim, o balano do desperdcio e irracionalidade do sistema mais que pesado.

Uma irracionalidade crescente


Este balano ainda mais evidente quando se toma conscincia da polarizao progressiva dos recursos nos pases industrializados e do empobrecimento progressivo dos pases do Terceiro mundo. As despesas sumptuosas e insensatas do Ocidente teriam podido fornecer os recursos que teriam permitido evitar as fomes terrveis, como as que atingiram a ndia e o Paquisto em 1966-1967 e a frica tropical - sobretudo a Nigria - em 1967-1968. Para salvar uma s vida humana, em condies excepcionais, despendese no Ocidente o equivalente que salvaria cem a quinhentas vidas humanas nos pases subdesenvolvidos. Os recursos desperdiados no armamento poderiam assegurar, no espao de algumas dcadas, uma industrializao sem lgrimas do Terceiro mundo, sem que fosse reduzido de qualquer maneira o nvel de vida no Ocidente. As foras produtivas continuam a aumentar a um ritmo acelerado, mas este crescimento cada vez mais anrquico e irracional no plano global, apesar de todos os esforos de racionalizao ao nvel das empresas, das firmas e mesmo das naes. A concentrao das decises estratgicas entre as mos de alguns indivduos mostra ser uma barreira intransponvel da racionalidade econmica. Erros de julgamento levam a perdas imensas (Blue Streak na GrBretanha, escolhas erradas de sistemas de computadores pela IBM, investimentos siderrgicos j tecnologicamente ultrapassados no fim dos anos cinquenta), cujas despesas so

pagas pelas populaes deixadas na ignorncia dos elementos do problema. Os riscos de ver a imensa concentrao de informaes disponveis nos crebros electrnicos gigantes ficar disposio exclusiva de um ncleo de homens de negcios e de altos responsveis simbolizam a ameaa do autoritarismo irresponsvel que resulta da concentrao extrema do capitalismo na nossa poca. O desequilbrio crescente entre a concentrao privada e consumo colectivo reproduz no seio das naes imperialistas o desequilbrio entre naes ricas e naes pobres. A ideia de despesas de solidariedade, de socializao dos custos de satisfao das necessidades elementares, em progresso constante no decurso dos anos trinta e quarenta sob a presso de um movimento operrio militante que ameaava a existncia do regime, est presentemente em declnio; e este ltimo resulta do recuo temporrio do movimento operrio. Critica-se os "desperdcios" provocados pela "gratuitidade" dos servios sociais, e fecha-se os olhos sobre o desperdcio social, importante, que representa o aumento rpido das despesas individuais com bebidas alcolicas, drogas e o jogo. Alarga-se de novo as zonas de desigualdade nos domnios da sade, onde elas pareciam estar a ponto de desaparecer. A desproporo impressionante entre o desenvolvimento da produo automvel e o atraso da construo de autoestradas, parques de estacionamento e de transportes urbanos rpidos simboliza esta contradio entre o consumo individual, que o sistema procura desenvolver de forma ilimitada, e o consumo social, que ele continua a racionar de forma miservel.

Um proletariado renovado
As transformaes tecnolgicas provocadas pela terceira revoluo industrial causam uma transformao completa na composio da classe operria; elas modificam completamente as condies de reproduo da fora de trabalho. O trabalho manual no qualificado desaparece; o trabalho intelectual altamente qualificado - de formao universitria ou semi-universitria - cada vez mais integrado nos processos de produo. Mas, medida que o nvel de cultura e de qualificao da classe operria se eleva,

a estrutura hierrquica da empresa e a organizao autoritria do trabalho tornam-se cada vez mais insuportveis. A revolta dos estudantes contra a estrutura autoritria da Universidade anuncia e prepara a revolta dos trabalhadores contra a estrutura autoritria da empresa. No so somente os acontecimentos de Maio-Junho 1968 em Frana ou a reaparecimento da extrema-esquerda na Alemanha Ocidental que a confirmam. A importncia cada vez maior que as seces sindicais de empresa na Gr-Bretanha e na Itlia concedem ao problema do controlo operrio sem dvida um indicador tambm importante. Assim o desenvolvimento do prprio neo-capitalismo demonstra o carcter ilusrio da tese segundo a qual esse sistema teria resolvido o essencial das suas contradies econmicas. Ele demonstra assim que o deslocamento do centro de gravidade das lutas anti-capitalistas em direco dos pases do Terceiro mundo no foi seno um episdio histrico. Qualquer que seja o papel de detonador que os estudantes e jovens em geral possam jogar nas lutas de classe exacerbadas s quais o neo-capitalismo j deu lugar, no so nessas camadas perifricas do mundo do trabalho, e ainda menos nas minorias super-exploradas, que ser necessrio procurar a fora social capaz de jogar o papel de coveiro do capitalismo. Mais que nunca, o proletariado o nico capaz de preencher essa funo, mas o proletariado renovado na sua composio social pelas revolues tecnolgicas em curso, e no qual se integram progressivamente todas as camadas assalariadas da populao, cujas diferenas de remunerao, de modo de vida e de ideologia se atenuam medida que se unificam as condies, os custos e o nvel de qualificao.

6. O capitalismo pode sobreviver?


A capacidade de adaptao do sistema
Para que um sistema social desaparea, no somente necessrio que exista uma fora social susceptvel de a contestar na aco e de o derrubar. Tambm no basta que ele tenha dado provas da sua irracionalidade econmica;

preciso que ele engendre obstculos cada intransponveis ao seu prprio desenvolvimento.

vez

mais

As diversas teorias apologticas que questionam a impotncia do neo-capitalismo para ultrapassar as suas prprias contradies baseiam-se na realidade na ideia da adaptabilidade infinita do sistema face aos desafios histricos sucessivos que ele encontrou (luta de classes, revoluo russa, movimentos de emancipao do Terceiro mundo, crises econmicas de tipo catastrfico, ameaas de destruio nuclear). Paralelamente, as teorias, ditas de convergncia, de aproximao estrutural entre o sistema capitalista e o sistema sovitico, ou mais genericamente das contradies da sociedade dita industrial (Aron, Dahrendorf, Marcuse, Galbraith), ao questionar a natureza do capitalismo das sociedades surgidas desta adaptao progressiva, supem que a continuidade da dominao social no foi interrompida. Se os gerentes retomam cada vez mais as rdeas do poder das mos dos accionistas, como afirmam, se uma tecnocracia ou mesmo uma "meritocracia" sucede ao reino dos grandes financeiros, no h nem expropriao nem destruio do poder da classe capitalista. Haveria sobretudo substituio gradual das camadas dominantes no seio desta classe, transformao dos proprietrios do capital de dominadores activos em aproveitadores passivos do sistema. Pode-se dificilmente contestar que as aces continuem a render dividendos e que mesmo os gerentes mais poderosos no conheam outros modos seno a aquisio da propriedade privada para transmitir aos seus filhos os frutos da sua "posio dominante". Trata-se portanto de demonstrar que os mecanismos fundamentais do sistema capitalista - e no somente os traos aparentes, como a forma passageira que toma a direco tcnica dos negcios - acabaro por ser cada vez mais bloqueados e que os limites intransponveis existem adaptabilidade do sistema.

Os limites de adaptabilidade - A saturao das necessidades

O primeiro desses limites, e de longe o mais importante, a irracionalidade crescente da economia de mercado, medida que o desenvolvimento das foras produtivas faz passar a humanidade do estado de meia-penria - estado clssico da economia mercantil - ao estado de uma abundncia cada vez maior. A partir do momento em que os consumidores deixam de reagir s flutuaes dos preos, ou reagem a contra-senso (por exemplo o baixo consumo com a baixa de preos), a partir do momento em que a procura se torna inelstica, seja ao crescimento dos rendimentos seja s flutuaes dos preos, ou ento adquire uma elasticidade marginal negativa, um mecanismo fundamental da economia capitalista definitivamente posto em causa. j o caso, nos pases industrializados mais desenvolvidos, da procura de numerosos bens alimentares (po, batatas, frutos indgenas, carne de porco) e de certos produtos txteis; cada vez mais o caso de certos servios pblicos (antes de tudo os transportes urbanos colectivos). Qualquer sistema de produo que continua a se basear sobre a noo de "rentabilidade das empresas" engendra fatalmente a superproduo sistemtica e a destruio de uma fraco de bens produzidos ( o caso da agricultura ocidental). Qualquer sistema de distribuio que quer a fortiori conservar a troca engendra desde ento um desperdcio desmedido; a distribuio gratuita, sob a forma de servio, torna-se mais econmica que a compra e venda. A economia de mercado torna-se to absurda no domnio da produo, medida que os custos salariais e mesmo os custos das matrias-primas baixam para zero (por exemplo, a produo automtica de objectos em matrias plsticas). A manuteno de critrios de rentabilidade individual das empresas e de distribuio mercantil de tais produtos implica preos de venda ao retalho cujas despesas de distribuio constituem uma fraco que no pra de crescer. O desperdcio que ocasiona a manuteno da economia mercantil aparece ento claramente.

A extino do salariato

Segundo limite adaptabilidade do sistema capitalista: os saltos em frente feitos pela automao minam um outro fundamento desta economia, o salariato. A noo de salrio implica uma troca exactamente medida entre uma fora de trabalho comprada por um perodo de tempo estritamente medido e uma quantidade limitada de bens de consumo (meios de pagamento que permitem adquirir esses bens de consumo). Quando a produtividade do trabalho humano progride de tal maneira que os bens de consumo susceptveis de cobrir todas as necessidades razoveis podem ser produzidos numa fraco muito reduzida de tempo de trabalho globalmente disponvel, a soluo racional evidentemente de reduzir o tempo de trabalho de cada indivduo de tal maneira radical que a prpria noo de "salrio" perde todo o seu sentido: "a economia dos EstadosUnidos, escreve Lord Bowden, encontra-se numa situao extraordinria. Cerca de metade da populao activa suficiente para satisfazer as necessidades reais dos habitantes do pas - quer dizer a sua alimentao, alojamento, vesturio, automveis - de maneira que os poderes pblicos so obrigados a encontrar um emprego para a outra metade." Assim no mais necessrio medir exactamente a despesa de trabalho de cada um; existe satisfao geral dessas necessidades elementares pelo facto da riqueza colectiva adquirida pela sociedade, e, em troca desta satisfao, desenvolvimento paralelo de actividades criadoras dos homens, tanto durante o "trabalho" como durante os "lazeres". Se o capitalismo tenta sobreviver aproximao desta fase de automatizao e de abundncia, ele deve multiplicar artificialmente os empregos inteis ou nocivos (foras armadas, intermedirios, parasitas) a fim de "reabsorver o desemprego", e, no menos artificialmente, manter grupos de homens fechados na indstria, quando eles so inteis durante uma parte do dia de trabalho. A prpria noo de "salrio anual garantido" - e garantido tanto para os que trabalham verdadeiramente como para os desempregados que objecto de debate nos Estados-Unidos, mostra at que ponto nos aproximamos da superao do salariato.

Declnio do trabalho manual

Em terceiro lugar, a produo automtica generalizada conduziria a produo de valores, a produo mercantil e a economia monetria a consequncias absurdas. Se a automao se generalizasse - e somente uma questo de tempo - no sector dos servios e no da produo, ver-se-ia uma produo inteiramente automatizada deixar de dar lugar a um poder de compra de bens de consumo, pois os rendimentos da grande maioria da populao extinguir-se-ia, assim como o emprego da mo-de-obra industrial, comercial e de servios. A manuteno da economia monetria chegaria ento a uma situao paradoxal: seramos obrigados a distribuir gratuitamente "rendimentos monetrios" populao para que ela pudesse continuar a "comprar" "mercadorias", enquanto que seria muito mais simples distribuir gratuitamente esses bens de consumo abundantes. Na realidade, impensvel para o capitalismo passar para a automao generalizada da produo, da distribuio e dos servios: tal automatizao destruiria as prprias bases sobre as quais ele existe.

A hierarquia em perigo
O quarto e ltimo limite absoluto do sistema capitalista reside no facto de que exploso actual das foras produtivas corresponde no somente a possibilidade da automao generalizada, mas tambm a possibilidade de supresso de todo o trabalho no qualificado, mecnico, repetitivo. O acesso de todos os jovens ao ensino superior generalizado, que est inscrito nos factos (nos Estados-Unidos e na U.R.S.S., a percentagem de jovens tendo acesso s universidades j respectivamente de 45% e 25% nas classes etrias em causa), o equivalente, no domnio da reproduo da fora de trabalho, desta exigncia inerente ao progresso tcnico. Mas uma empresa na qual s haveria engenheiros e sbios evidentemente incompatvel com a estrutura patronal, hierrquica, que corresponde sobrevivncia da propriedade privada. "A autoridade" que rebenta nos colquios e debates entre universitrios individualmente indispensveis ao funcionamento da produo, seria inconcebvel para qualquer autoridade capitalista ou burocrtica.

Notar-se- que os quatro "limites absolutos" do modo de produo capitalista - a saturao das necessidades racionais; a abundncia que leva os custos de produo a zero e que mina a prpria noo de salariato; a automao, que elimina o trabalho manual da produo e do consumo; a supresso das diferenas entre trabalho manual e trabalho intelectual, que condena a manuteno da estrutura hierrquica da empresa - projectam num futuro pouco longnquo, as tendncias que j se manifestam parcialmente, pelo menos nos pases capitalistas mais desenvolvidos. No h nada de "utpico" nesta projeco: trata-se da generalizao de tendncias que se verificam j. No plano puramente econmico, as expresses concomitantes dessas tendncias so: a abundncia cada vez mais pronunciada de capitais; a inflao cada vez mais grave; os custos de produo que constituem uma fraco cada vez mais reduzida dos preos de venda "ao ltimo consumidor"; a capacidade de produo excedentria cada vez maior; a obrigao de desviar uma fraco crescente da populao activa e dos recursos materiais para empregos irracionais; a impossibilidade crescente de determinar a distribuio nacional dos "factores de produo" em funo dos imperativos de lucro dos grandes capitalistas (mesmo sem falar da sua distribuio internacional, tragicamente inadequadas). Isso significa que os mecanismos que asseguram o funcionamento automtico do sistema so cada vez mais inoperantes, que esse funcionamento exige cada vez mais intervenes e manipulaes extra-econmicas. A questo coloca-se ento de forma evidente: poderemos continuar a fazer funcionar a economia de dois teros da humanidade em funo unicamente do lucro das famosas trezentas companhias multinacionais que dominaro o mundo capitalista daqui a uma vintena de anos, enquanto que essas companhias no podem mais, sozinhas, assegurar o funcionamento da economia e so obrigadas a "socializar" fraces cada vez maiores das suas actividades e dos seus custos? Se a economia no pode mais sobreviver seno sob a direco consciente da sociedade, no dever ela funcionar no interesse da colectividade, sob gesto democrtica desta colectividade, em vez de funcionar s custas da colectividade

sob a autoridade de alguns magnatas da finana e de tecnocratas? Ns no queremos de forma nenhuma concluir que o capitalismo subsistir at que todas as implicaes derradeiras da sua irracionalidade contempornea sejam realizadas na totalidade e at ao absurdo. Ns queremos simplesmente sugerir os obstculos que impedem a sobrevivncia do sistema, obstculos engendrados pelas suas prprias tendncias. O resto uma questo da interveno consciente das foras sociais - isto , da praxis revolucionria, poltica e social - e de um esforo deliberado para derrubar o regime no momento de uma das suas mltiplas crises polticas, econmicas, culturais, militares, internacionais, e de o substituir por uma sociedade socialista fundada na democracia socialista e na auto-gesto colectiva e planificada dos trabalhadores.

También podría gustarte