Está en la página 1de 7

,

A CAPA DE AC
Josu 7
Ento, disse o SENHOR a Josu: Levanta-te! Por que ests prostrado assi so!re o rosto"#srae$ pe%ou, e vio$ara a in&a a$ian'a, aqui$o que eu $&es ordenara, pois to ara das %oisas %ondenadas, e (urtara , e dissi u$ara , e at debaixo da sua bagagem o pusera ) *+s ,-.

#N/RO0123O 0esde o pri eiro dia da queda do &o e pe$o pe%ado, o Sen&or 0eus esta!e$e%eu u a inimizade entre a ra'a &u ana e o 0ia!o, entre a i4re5a e satans) Portanto, a isso do povo de 0eus para a!rir os o$&os dos pe%adores e %onverte-$os das trevas para a $u6, e da potestade de Satans para 0eus, a (i de que re%e!a e$es re isso de pe%ados e &eran'a entre os que so santi(i%ados pe$a ( e 7risto) E a isso do 0ia!o devorar, destruir, des(a6er o tra!a$&o do povo de 0eus) E$e est se pre drenando o es(or'o da i4re5a de 7risto) +o%8 sente %o o se &ouvesse u 9ra$o: espiritua$! ;uantos entra , quantos sae ! +o%8 4an&a aque$a a$ a, da$i u pou%o e$a a!andona tudo) < %o o se &ouvesse !ura%os na %er%a por onde o 0ia!o nosso ini i4o rou!a o tra!a$&o do dia) Jesus ostrou %o o isso a%onte%e na par!o$a do 5oio e do tri4o Outra parbola lhes props, dizendo: O reino dos cus semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. , quando a erva cresceu e produziu !ruto, apareceu tambm o joio. nt"o, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: #enhor, n"o semeaste boa semente no teu campo$ %onde vem, pois, o joio$ le, porm, lhes respondeu: &m inimigo !ez isso. 't ();*+-*, O 9ra$o: espiritua$ pode ser uitas %oisas: (a$ta de aten'o para %o os novos e !ros, (a$ta de oportunidade de servi'o %risto, (a$ta de (ir e6a espiritua$ do pr=prio re% %onvertido, (a$ta de u 4rupo (a i$iar > u a %$u$a, (a$ta de u a !iente de pa6 e a or na %o unidade, ?as & a$4o que invariave$ ente dei@a u a i4re5a esta4nada durante anos > tudo que entra, sai, tudo que 4an&a, perde, tudo que %onstr=i, pere%e, apesar de u a intensa atividade: a sAndro e da %apa de B%) Essa perni%iosa e destrutiva a$di'o te a($i4ido a i4re5a de 0eus durante toda a sua e@ist8n%ia) A capa de Ac a transgresso consciente, planejada e encoberta da Lei do Senhor. Ado vestiu a %apa de B%, quando %o eu do (ruto da arvore proi!ida e (u4iu da presen'a de 0eus)))

Caim vestiu a %apa de B% quando atou seu ir o e o enterrou na areia))) Saul vestiu a %apa de B% quando dei@ou de destruir as propriedades va$iosas dos B a$equitas))) Davi vestiu a %apa de B% quando adu$terou %o Cete Se!a))) Ananias e Safira vestira a %apa de B% quando entira ao EspArito Santo quanto ao va$or da venda de u terreno)))

B %apa de B% est por toda a !A!$ia, por toda a &ist=ria da i4re5a e seus e(eitos so devastadores para o povo de 0eus) Ho5e no di(erente) +a os estudar o te@to de Josu 7, da se4uinte aneira: a. B %apa de B% anu$a todo o poten%ia$ do povo de 0eus para a vit=ria !. B %apa de B% a(asta a presen'a de 0eus do eio do seu povo) %. B %on(isso de pe%ados a Dni%a ar a %ontra a %apa de B%) d. B vit=ria est de vo$ta ao povo de 0eus) I. O PECADO ENCOBER O RO!BA A "I #RIA CER A

#$ustra'o: a esposa que tendo sido in(ie$, (oi perdoada pe$o arido, pe$a i4re5a, as no sente a$e4ria na vida %rist porque es%ondeu de seu arido o nAve$ de envo$vi ento e o%iona$ e (Asi%o %o o a ante) #srae$ tin&a tudo para %onquistar Bi:

B reputa'o de u a 4rande vit=ria so!re Jeri%=, NE7 da pa$estina anti4a) B pro essa de que todos os povos da terra pro etida seria
%onquistados) B $ideran'a de u 4rande pro(eta > Josu) B (raque6a e pequene6 de Bi, vs)F B &u i$dade do e@r%ito de de(esa de Bi, vs) F) 7on%$uso dos estrate4istas: )))uns dois ou tr8s A$li%a&o: H i4re5as que, %o o a %a pan&a de #srae$ e Bi, te tudo para (a6er di(eren'a, tudo para trans(or are a vida de u a %idade, de u PaAs) /udo para sere u a poderosa a48n%ia do Reino de 0eus)

i$)))porque so pou%os!

E$as esto no eio do povo, no a(astadas, ou es%ondidas))) Seus e !ros so pessoas in($uentes na %idade, o%upa postos na
edi%ina, no %o r%io, na edu%a'o, na ad inistra'o pD!$i%a, et%) Suas insta$a'Ges so %on(ortveis, vistosas, atraentes))) Seus pre4adores so %u$tos, !oa %o uni%a'o, !oa apresenta'o) Seus $Aderes so preparados, !ons ad inistradores, responsveis) Seus p$anos e todos so prati%a ente in(a$Aveis, sua estrat4ia e(i%iente, seus inistrios so atraentes)

?as aA ve a surpresa:o pequeno e@r%ito de Bi i pGe u a derrota se pre%edentes ao vitorioso #srae$) FI &o ens so (eridos e o resto (o4e de edo) E o edo passou a todo o povo: E o corao do povo se derreteu como gua. B ironia da situa'o essa: #srae$ derrotado no por u poderoso e vin4ativo e@r%ito, #srae$ derrotado no por ar as avan'adas e 5a ais en(rentadas antes, #srae$ derrotado no por u a inesperada %atstro(e natura$, #SRBEL < 0ERRO/B0O POR 1? PE7B0O EN7OCER/O! AP'ICA()O: B %apa de B% no eio do povo de 0eus pode ser:

B (or a$idade da re$i4io %rist:

uitos por (a6ere ora'o, o(ertas, vire aos %u$tos, a%&a que esto 5usti(i%ados diante de 0eus, as quando no so vistos pe$os &o ens, prati%a toda a sorte de i piedade %ondenada pe$o evan4e$&o) Pau$o disse: tendo (or a de piedade, ne4ando-$&e, entretanto, o poder) *H/ F:J. que ser santo !o as se e@a4eroL ne tudo que era pe%ado anti4a ente pe%ado &o5eL o %rente deve ter u a ente a!erta para o que a%onte%e no undoL (oi-se o te po dos puritanosL seu %on%eito de pe%ado $eva ais e %onta a sua opinio que a Lei do Sen&or) predo inante a or ao undo: Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. (1a Joo 2:1 ! ;uantos so aque$es que %u5o %ora'o perten%e as ao undo do que a 7ristoL %orre e se a(adi4a e !us%a do din&eiro, do su%esso pro(issiona$, do diverti ento undano, esto se pre privi$e4iando a %arne, antes do espArito) ais va$or aos e$o4ios e K 4$=ria dos &o ens do que K aprova'o de 0eus) Ento e$es vo de %on%esso e %on%esso, de pe%ado e pe%ado, pou%o a pou%o, o undo vai entrando ne$es, vai endure%endo o %ora'o ao ponto de (i%are %o p$eta ente %e4os de sua verdadeira %ondi'o espiritua$) Ne se pre, a$4u usado por 0eus aprovado por 0eus)

1 a se%reta averso K santidade requerida por 0eus: a%&a

Or4u$&o travestido de piedade: quando se d

Pau$o es%reve a /i =teo:


, /i =teo J:HM Os pe%ados de a$4uns &o ens so not=rios e $eva a 5uA6o, ao passo que os de outros s= ais tarde se ani(esta ) H /i =teo F:N e$es, todavia, no iro avanteL porque a sua insensate6 ser a todos evidente, %o o ta ! a%onte%eu %o a daque$es)

+o%8 pode i a4inar quantas vit=rias dei@a de ser 4an&as pe$a i4re5a de 0eus por %ausa das %apas de B% enterradas e en%o!ertas nas vidas dos %rentes"

;uantas a$ as dei@a

de ser 4an&as porque o pe%ado %a$ou o teste un&o da i4re5a de 0eus"

;uantas pessoas es%anda$i6adas %o

a %onduta A pia dos %rentes, no quere ais ouvir (a$ar do evan4e$&o de 7risto" ;uantos re% nas%idos na ( %rist a!andona o evan4e$&o porque entra nu a %o unidade (ria, desinteressada nas %oisas de 0eus, se o %a$or de u a espiritua$idade sin%era e a orosa" Bt quando va os i4norar a ruAna que a %apa de B% tra6 K i4re5a de 0eus" No nos $evantare os para resistir a esta terrAve$ a$di'o" I. O PECADO ENCOBER O 'E"A E*BORA O SENSO DA PRESEN(A DE DE!S

B ira do Sen&or a%endeu-se %ontra os (i$&os de #srae$, as e$es no se dera %onta disso) enviara espiGes para apear a %idade de Bi, e$es ava$iara a superioridade de #srae$ %ontra Bi, e$es %a$%u$ara que so ente uns F--- &o ens daria %onta, o ataque seria (a%A$i o: ir, 4an&ar e vo$tar! ?as e todo o pro%esso, no per%e!era que 0eus &avia retirado o seu (avor de #srae$, no per%e!era que 0eus no estava ais &a!itando no eio do seu povo) Ne es o Josu per%e!eu que a 4$=ria do Sen&or &avia partido) 0e repente, o (ra%asso, a ver4on&a, o ve@a e) A$li%a&o

u a i4re5a pode ter pro5etos auda%iosos, desa(iadores, pode ter u a $itur4ia parti%ipativa e envo$vente, pode ter a e$&or Dsi%a da %idade, a e$&or orquestra, %ora$, so$ista, pode ter o pre4ador ais %aris ti%o, ais envo$vente, pode ser a i4re5a ais ri%a, ais anti4a, ais tradi%iona$, ais tudo,

Se o EspArito Santo tiver se retirado de$a, por %ausa do pe%ado, no (ar e$&or que u a asso%ia'o de a i4os de !airro) ?as Josu $o4o per%e!e o que est a%onte%endo e ora a 0eus, vs) I-N) 0eus responde, vs) ,--,J) J no serei convosco, se no eliminardes do vosso meio a coisa rou"ada# 0eus est indi4nado %ontra #srae$ pe$o pe%ado de apenas , pessoa: B%) ;ue dera 0eus (i%asse neutro, ou re$evasse toda a questo por ser apenas u &o e no eio de i$&ares) ;ue dera 0eus entre4asse B% e #srae$ apenas na os dos ini i4os &u anos ou es o na o de de Onios) ?as, &orrenda %oisa %air nas os do 0eus vivo!

J) B$$eine disse: No & a i4o %o o E$e, E$e)

as ta !

no & ini i4o %o o

Pe%ando o &o e %ontra o pr=@i o, 0eus $&e ser o r!itroL pe%ando, por , %ontra o SENHOR, que inter%eder por e$e" ,S H:HJ

;ue

inter%eder por B% quando:

a (a%e do Sen&or est %ontra e$e"

$ rosto do SE%&$' est contra os (ue praticam o mal, para l)es e*tirpar da terra a mem+ria. Sl ,-:1.

o %ora'o do Sen&or est %ontra e$e"

0isse- e, por , o SENHOR: Binda que ?oiss e Sa ue$ se pusesse diante de i , eu %ora'o no se in%$inaria para este povoL $an'a-os de diante de i , e saia ) Jr ,J:,

os atri!utos de 0eus esto %ontra e$e" B 5usti'a, a santidade, o poder, a


ira, a sa!edoria de 0eus est %ontra e$e" 7o o es%apar B% enquanto en%o!rir o seu pe%ado diante de 0eus" AP'ICA()O Povo de 0eus, a pa$avra do Sen&or u so$ene a$erta a todos que %onvive pa%i(i%a ente %o o pe%ado e pro%ura en%o!ri-$o tra6endo derrrota ao e@r%ito do Sen&or: )))sabei +ue o vosso $e%ado vos ,- de a%,ar. *N FH:HF. Os pe%ados so (i$&os edon&os que pro%ura avida ente aque$e que os 4erou, e quando os en%ontra $an'a -se avassa$adora ente so!re e$es a%usando-os, denun%iando-os, prontos para destruA-$os) B$i na presen'a de 0eus, %ada u dos anda entos do Sen&or, os a%orrentar (orte ente e os $an'ar ao tor ento eterno) Os que serve ao pe%ado no passa de $en&adores que %orta adeira apenas para e$es es os sere quei ados e (orna$&a 7-@7 ais ardente que a (orna$&a de Na!u%odonosor) B ar as trevas ais do que a $u6, i4norar a repu4nPn%ia do pe%ado %o o tentar equi$i!rar-se nu a tos%a %orda so!re o in(erno que a!re a sua !o%a para en4o$ir (ra4orosa ente os pe%adores)
E6equie$ FF:,, 0i6e-$&es: /o %erto %o o eu vivo, di6 o SENHOR 0eus, no ten&o pra6er na orte do perverso, as e que o perverso se %onverta do seu %a in&o e viva) 7onvertei-vos, %onvertei-vos dos vossos aus %a in&osL $ois $or +ue ,aveis de morrer. / %asa de Israel0

I II. O PECADO CON1ESSADO E DEI2ADO "I #RIA DE "O' A. RA3 A

B 4rande notA%ia da noite essa: o pe%ado en%o!erto u a ve6 %on(essado, tra6 de vo$ta a 4ra'a da presen'a de 0eus) ;uando B% (oi des%o!erto e$e %on(essou, tardia ente para e$e, as e te po para todo o #srae$: /erdadeiramente pe(uei contra o Sen)or, 0eus de 1srael, e 2i3 assim e assim. O pe%ado de B% (oi o dese5o de e@peri entar %oisas %ondenadas por 0eus) 1 a pequena vanta4e , nin4u notaria, e@%eto 0eus) B% orreu ri%o, %&eio de prata e ouro, vestido prin%ipes%a ente %o sua %apa !a!i$Oni%a, %er%ado de seus (i$&os, (i$&as e de todo o seu re!an&o, de!ai@o de u a ontan&a de pedras) O $u4ar da sua orte (i%ou %on&e%ido %o o o +a$e da 7a$a idade, porque Josu disse: Por +ue nos %on4urbas4e0 O Sen,or. ,o5e 4e %on4urbar-. Bi (oi %onquistada &oras depois) 0eus estava de vo$ta) B vit=ria estava 4arantida) 0eus estava de novo no eio do seu povo) AP'ICA()O Ho5e pode ser o dia da 4rande vit=ria e %apa de B% e sua vida) ;ua$ a !ase de nossa %on(ian'a"
, Joo ,:7 Se, porm, andarmos na lu3, como ele est na lu3, mantemos comun)o uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu 4il)o, nos purifica de todo pecado. #saAas ,:,Q /inde, pois, e arra3oemos, di3 o SE%&$'5 ainda (ue os vossos pecados se6am como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve5 ainda (ue se6am vermel)os como o carmesim, se tornaro como a l. H Pedro F:N %o retarda o Sen)or a sua promessa, como alguns a 6ulgam demorada5 pelo contrrio, ele long7nimo para convosco, no (uerendo (ue nen)um perea, seno (ue todos c)eguem ao arrependimento.

sua vida) 0eus pode destruir toda a

Supon&a que a$4u devo (a6er"

di4a > Estou disposto a $ivrar- e do

eu pe%ado, que

,o Pe'a a 0eus que $&e %on%eda u a rea$ per%ep'o do seu pe%ado, tanto da sua pe%a inosidade $atente quanto daque$e pe%ado e parti%u$ar que o en%ar%era) Ho Pe'a a 0eus que $&e %on%eda o verdadeiro arrependi ento

7
Ro anos H:M Ou despre6as a rique6a da sua !ondade, e to$erPn%ia, e $on4ani idade, i4norando que a !ondade de 0eus que te %ondu6 ao arrependi ento"

Fo /o e a (ir e reso$u'o de a!andonar o seu pe%ado, de evitar tudo que o $eva a pe%ar)
J= ,:, Havia u &o e na terra de 16, %u5o no e era J=L &o e Ante4ro e reto, te ente a 0eus e que se desviava do mal.

Mo Cusque a5uda de u %o pan&eiro de ora'o > a presta'o de %ontas o e$&or antAdoto para a %apa de B%) +o%8 pode i a4inar o que 0eus %apa6 de (a6er quando a #4re5a de 7risto se vo$ta para E$e, para a -$o de todo o %ora'o, dei@ando tudo que o a!orre%e, e a%&e4ando-se para a $u6"
se o eu povo, que se %&a a pe$o eu no e, se &u i$&ar, e e !us%ar, e se %onverter dos seus aus %a in&os, ento, eu dos %us, perdoarei os seus pe%ados e sararei a sua terra) Estaro a!ertos os eus o$&os e atentos os eus ouvidos K que se (i6er neste $u4ar) Porque es%o$&i e santi(iquei esta %asa, para que ne$a este5a no e perpetua enteL ne$a, estaro (i@os os eus o$&os e %ora'o todos os dias) H7r 7:,M-,I orar, e ouvirei ora'o o o eu eu

También podría gustarte