Está en la página 1de 51

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular
Ampla rede de canais (aproximadamente 100 mil km) , que executam a intercomunicao de todos os demais sistemas orgnicos e demais partes do corpo. Nossa circulao do tipo:
Fechada por todo o trajeto o sangue circula dentro de vasos

Dupla o sangue passa duas vezes pelo corao durante o trajeto completo

Completa No ocorre mistura entre o sangue venoso e o sangue arterial

Sistema Cardiovascular - Funes


Transporte de gases

Transporte de nutrientes
Transporte de resduos metablicos

Transporte de hormnios
Intercmbio de materiais

Transferncia de energia
Defesa imunolgica

Coagulao sangunea

Componentes do Sist. Cardiovascular


1. 2. 3. 5. Corao Artrias Arterolas Vnulas

4. Capilares vasos capilares 6. Veias

1. Corao
Apresenta 4 cmaras, duas superiores (trios ou aurculas) e duas inferiores (ventrculos). trio dir. comunica-se com Ventrculo dir. atravs da vlvula tricspide. trio esq. comunica-se com Ventrculo esq. atravs da vlvula bicspide ou mitral.

A Funo das vlvulas garantir o fluxo de sangue em uma nica direo. O som dos batimentos cardacos tem sua origem principalmente da turbulncia do fluxo sanguneo quando do fechamento da vlvas.

1. Corao
O corao se contrai entre 70 a 80 vezes por minuto, variando de acordo com a atividade fsica ou estado emocional, podendo variar de 50 nos estados de repouso a 180 nos estados de esforo fsico.. A contrao da musculatura cardaca denominase sstole O relaxamento da musculatura cardaca denomina-se distole. Movimentos so sincronizados.

1. Corao
A parede do corao composta de trs camadas: epicrdio, miocrdio e o endocrdio. O corao envolto por uma membrana o pericrdio.

A parede do corao, como qualquer outro tecido, tem seus prprios vasos sanguneos. a chamada circulao coronria. O principais vasos coronrios so as artrias coronrias direita e esquerda.

1. Corao
Veia cava superior Artria Aorta Artria pulmonar trio direito trio esquerdo Veia pulmonar Vlvula bicspide/mitral Vlvula semilunar artica Ventrculo esquerdo

Vlvula semilunar pulmonar


Vlvula tricspide Ventrculo direito Veia cava inferior

Grandes Vasos do Corao


O trio direito 2 recebe o sangue venoso vindos da veia cava superior 1; veia cava inferior e o seio coronrio, dando inicio ento a circulao pulmonar ou pequena circulao.

1 2

Grandes Vasos do Corao


O trio direito 2, ento, envia o sangue venoso para o ventrculo direito 3 que bombeia para o tronco pulmonar 4, o tronco pulmonar dividise em artrias pulmonares direita e esquerda 5 dirigindo-se para os pulmes.
5 4 5

Grandes Vasos do Corao


Aps a hematose, o sangue arterial retorna ao corao pelas veias pulmonares 6, iniciando a grande circ., entrando o sangue oxigenado no trio esq.7, passando pelo ventrculo esq.8, que o bombeia para a parte ascendente da aorta9 e transportado para todas as partes do organismo retornando pela veias cavas10.
9 6 10 7

8 10

Ciclo Cardaco

Atividade Eltrica do Corao


Aproximadamente 1% das fibras musculares cardacas, so capazes de gerar potenciais de ao e numa padro rtmico. Graas a isso, as cmaras cardacas se contraem de maneira coordenada, fazendo do corao uma bomba eficiente. A excitao tem seu incio no n sinoatrial (SA) ou marca-passo, sendo conduzida ao interior de ambos os trios, seguindo-se a contrao dos mesmos sstole atrial.

Atividade Eltrica do Corao


Seguindo as fibras musculares atriais, o potencial de ao chega ao n atrioventricular (AV). No n AV, o impulso se distribui atravs de um feixe de fibras musculares Fibras de Purkinje ou feixes de Hiss, estimulando a sstole dos ventrculos.
Estes sinais podem ser captados por eletrodos colocados sobre a pele e registrados em forma de grfico, conhecido como eletrocardiograma.

Sinoatrial e Atrioventricular

As trs caractersticas fisiolgicas: Automaticidade, Excitabilidade e Condutividade.

Sistema Cardiovascular
Apesar deste controle interno, o SNA pode interferir na frequncia cardaca, atravs da estimulao simptica (noradrenalina) acelerando a frequncia cardaca. E parassimptica (acetilcolina) diminuindo a frequncia cardaca. Assim o SNA numa regio localizada no bulbo, controla a velocidade dos batimentos cardacos, enquanto o marca-passo controla o ritmo.

Sistema Cardiovascular
CONTROLE NERVOSO DO CORAO

SISTEMA NERVOSO PARASSIMPTICO

SISTEMA NERVOSO SIMPTICO

NEUROTRANSMISSOR: acetilcolina

NEUROTRANSMISSOR: noradrenalina

Fibras colinrgicas

Fibras adrenrgicas

diminuio da freqncia cardaca

aumento da freqncia cardaca

Grande Circulao e Pequena Circulao

Grande Circulao e Pequena Circulao


Circulao Pulmonar VD AP pulmes VP AE Circulao Sistmica VE AO Tecidos corporais VC AD

Vasos Sanguneos

2. Artrias
So vasos sanguneos que saem do corao. Conduzem sangue com muita presso, por isso possuem paredes musculosa (lisa). Possui grande resistncia e elasticidade graas a grande quantidade de fibras elsticas.

3. Arterolas
So artrias muito pequenas, quase microscpica, que distribui o sangue aos vasos capilares.
Tm papel importante na regulao do fluxo sanguneo das artrias em direo aos vasos capilares.

4. Vasos Capilares
vasos microscpicos que conectam as arterolas s vnulas. Os vasos capilares esto presentes em quase todas as clulas do corpo e so conhecidos como vasos de troca, porque o local da troca de nutrientes e resduos entre as clulas do corpo e o sangue.

5. Vnulas e Veias
Quando vrios vasos capilares se unem, formam pequenas veias chamadas vnulas. As vnulas recebem sangue dos vasos capilares e o drenam para as veias, que levam o sangue de volta ao corao. Em algumas veias, a tnica ntima pode dobra-se para dentro para formas as vlvulas venosas, que impedem o refluxo do sangue. Enquanto as artrias distribuem o sangue as vrias partes do corpo, as veias drenam o sangue. As veias superficiais so importantes clinicamente, para coleta de sangue e aplicao de medicamentos.

Retorno Venoso

Vasoconstrio e Vasodilatao
Um aumento na estimulao simptica estimula o msculo liso a se contrair, apertando a parede do vaso e estreitando o lmen. Quando os vasos sangneos se contraem, o fluxo de sangue bloqueado ou diminudo, elevando a presso sangunea.
Ao contrrio, quando a estimulao simptica diminui, ou em presena de certas substncias qumicas, as fibras musculares lisas relaxam aumentando o dimetro do lmen sendo chamada de vasodilatao.

Presso Arterial
Presso do fluxo sanguneo sobre as artrias Varia de acordo com organismo, tamanho e idade O normal em um jovem 120mmHg (sistlica) e 80mmHg (diastlica) nos ventrculos

Presso Arterial
a presso exercida pelo sangue contra a parede das artrias. Medio: esfigmomanmetro. Em um adulto com boa sade, a presso nas artrias durante a sstole ventricular presso sistlica ou mxima da ordem de 120 mmHg (milmetros de mercrio). Durante a distole, a presso diminui, ficando em torno de 80 mmHg; essa a presso diastlica ou mnima.

Inimigos da Presso Arterial

Amigo da Presso Arterial

Cuidados com o Sistema Cardiovascular


Fazer exerccios Fsicos Alimentao equilibrada

Controlar a tenso arterial

No Permanecer muito tempo de p

Controlar as infeces

Arteriosclerose Vs Aterosclerose
Ambas so doenas cardiovasculares, mas, a aterosclerose um processo evolutivo onde ocorre mobilizao de mediadores inflamatrios em resposta s leses no endotlio vascular causadas por alguns fatores de risco (principalmente nveis sricos elevados de lipoprotena de baixa densidade - LDL), o que gera a placa aterosclertica e estreitamento luminal. A aterosclerose uma doena multifatorial, onde dieta, exerccios fsicos, absteno de fumo e perda de peso ajudam na preveno. A arteriosclerose uma doena no oclusiva dos vasos, caracterizada pela dilatao difusa e hipertrofia das grandes artrias, levando a perda da elasticidade e complacncia. As manifestaes clnicas da arteriosclerose incluem hipertrofia ventricular esquerda, diminuio da perfuso coronria e aumento da presso sangunea sistlica.

Distrbios Cardiovasculares
1. Sopro Cardaco 2. Arritmia Cardaca 3. Hipertenso Arterial 4. Arteriosclerose 5. Aterosclerose 6. Angina Pectoris 7. Infarto ou Ataque Cardaco 8. Embolia 9. Trombose Venosa 10....

Tipos de Circulao
Porferos, celenterados, platelmintes e nematelmintos no apresentam sistema circulatrio (difuso). Artrpodes e maioria de moluscos apresentam sistema circulatrio aberto: sangue pode circular em hemoceles (lacunas) hemolinfa (poucas clulas, muito plasma) lento e de baixa presso Aneldeos, moluscos cefalpodes e cordados apresentam circulao fechada rpido e de alta presso. *Equinodermos apresentam circulao associada ao sistema ambulacrrio (gua).

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados - Peixes


Fechado; simples (corao com sangue venoso somente); duas cmaras (trio e ventrculo) e completo trio Ventrculo aorta ventral capilares das brnquias (trocas gasosas com gua) aorta dorsal corpo corao No h mistura de sangue venoso e arterial.

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados - Peixes


trio ( sangue CO2 )

Ventrculo ( sangue CO2 )


Em peixes s circula sangue venoso no corao e passa apenas uma vez pelo mesmo. Com duas cavidades.

Sistema Circulatrio (peixes)


Veia cardinal anterior Aorta dorsal Veia cardinal posterior

Cone Aorta ventral

Ventrculo trio

Seio Capilares venoso do fgado

Capilares do rim Capilares do intestino

Corao

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados - Anfbios


Fechada, Dupla e Incompleta. 2 trios (esquerdo sangue arterial e o direito venoso) e 1 ventrculo (que mistura os dois tipos de sangue).
Corao pulmo corao tecidos corao

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados - Anfbios


Corao com 3 cavidades: 2 trios e 1 Ventrculo. No Ventrculo circula sangue venoso e arterial. No trio direito sangue venoso, no trio esquerdo sangue arterial. Circulao dupla, fechada e incompleta.

Sistema Circulatrio (anfbios)


Artria pulmonar Artria cutnea Pele Veia cava Seio venoso trio esquerdo Arteria sistmica Pulmes

Arco artico pulmocutneo

Veia pulmonar
Artria carotidea

Cone

trio direito Ventrculo Corpo

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados - Rpteis


Semelhante aos anfbios (3 cavidades) No entanto, apresenta o septo de Sabatier que separa parcialmente os tipos de sangue no ventrculo. Os Crocodilianos apresentam 4 cavidades j separando por completo os tipos de sangue no corao. Entre as artrias aorta e pulmonar pode ocorrer a mistura de sangue atravs do Forame de Panizza Fechada, Dupla e Incompleta.

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados - Rpteis


Corao ainda com 3 cavidades, no entanto o ventrculo comea a se dividir. Circulao fechada, dupla e incompleta.
Septo de Sabatier

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados Rpteis Crocodilianos

Repouso (Pressao sanguinea e a mesma nos 2 arcos aorticos)

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados Rpteis Crocodilianos

Atividade (Ventriculo esquerdo bombeia com mais forca e a pressao no arco aortico direito fica maior/ fechamento da valvula ventricular)

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados Rpteis Crocodilianos

* Reteno de calor *aquecimento dos membros

Submerso (constrio da artria pulmonar)

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados Aves e Mamferos


Fechada; Dupla; Completa. 4 Cavidades completamente separadas (2 trios e 2 ventrculos) Lado esquerdo: sangue arterial Lado direito: sangue venoso No h mistura Nos mamferos a aorta voltada para a esquerda e nas aves para a direita. A oxigenao do corao feita pelas artrias coronrias (ramificaes da aorta) e no pelo sangue circulante.

Sistema Cardiovascular dos Vertebrados Aves e Mamferos


Em aves e mamferos, o corao j apresenta nitidamente as 4 cavidades. 2 trios e 2 Ventrculos. No lado direito s circula sangue venoso e no lado esquerdo s circula sangue arterial. A diferena entre aves e mamferos, que a crossa da aorta nos mamferos para a esquerda e nas aves para a direita

Dupla Fechada Completa

Sistema Linftico
um sistema de vasos que se assemelha ao sistema venoso, tanto em estrutura quanto em topologia.
No entanto, os capilares linfticos terminam em fundo-cego nos tecidos. Basicamente, o S.L. tem como funo drenar o fludo no reabsorvido na poro venosa do capilar. Alm disso, h um pequeno vazamento de protenas para os tecido, que o S.L. devolve para o S.C..

rgos linfticos
Linfonodos: filtram a linfa Rico em macrfagos, linfcitos e plasmcitos.

Tonsilas: Rico em linfcitos.


Timo: Desenvolvido nos recm-nascido Rico em linfcitos T Tambm se encontram macrfagos Baco: Rico em linfcitos T e B Rico em macrfagos

filtra o sangue

Lembrando...
Sangue venoso: Rico em CO2 e pobre em O2. Sangue arterial: Rico em O2 e pobre em CO2. Circ. fechada: O sangue circula dentro de vasos sangneos. Circ. aberta: O sangue no circula nos vasos sangneos e sim nas cavidades.

Lembrando...
Circ. completa: Ocorre quando no h mistura de sangue arterial com sangue venoso.

Circ. incompleta: Ocorre quando h mistura de sangue arterial com sangue venoso.
Circ. simples: O sangue passa uma nica vez pelo corao. Circ. dupla: O sangue passa duas vezes pelo corao.

También podría gustarte