Está en la página 1de 3

QUESTES DISSERTATIVAS DE HISTRIA 1EM Esquenta para a Avaliao Parcial do 1 Trimestre 2014 Prof.

Danilo Pastorelli
1. (Unifesp 2011) A arte do Egito Antigo, alm de estar inteiramente ligada s crenas religiosas, apresenta muitas informaes sobre a sociedade da poca.

a) Qual fator geogrfico propiciava, numa regio cercada por deserto, a atividade produtiva representada pela imagem? b) Que significado religioso tinha para os egpcios a representao de cenas da vida cotidiana nos tmulos?

2. (Unb 2011) A idade da Terra no incio nem o incio existia o tempo era antes de antes e depois ainda havia um outro vazio maior o vcuo incompleto havia gases ares impraticveis e a se passaram as noites e os anos o tempo foi tomando forma de algas moluscos rpteis e folhas o homem era apenas uma tmida ideia de deus que logo o decepcionou (o resto da histria voc conhece)
Nicolas Behr. Peregrino do estranho. Braslia: Pau-Braslia, 2004, p. 13

Com relao ao poema acima e aos mltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir. O chamado perodo Paleoltico (Idade da Pedra Lascada) foi sucedido pelo Neoltico (Idade da Pedra Polida), perodo marcado por novidades como a introduo da agricultura e a domesticao de animais.

Pgina 1 de 3

QUESTES DISSERTATIVAS DE HISTRIA 1EM Esquenta para a Avaliao Parcial do 1 Trimestre 2014 Prof. Danilo Pastorelli
3. (Ueg 2010) Grande parte da presena humana na Terra explicada pelos historiadores tendo como referncia o termo pr-histria. Sobre esse perodo, discorra sobre os seguintes tpicos: a) o significado da revoluo neoltica; b) as limitaes conceituais do termo pr-histria.

4. (Ueg 2008) O primeiro cdigo de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilnios por volta de XVIII a. C. Quais os princpios fundamentais do chamado "Cdigo de Hamurbi"?

Pgina 2 de 3

QUESTES DISSERTATIVAS DE HISTRIA 1EM Esquenta para a Avaliao Parcial do 1 Trimestre 2014 Prof. Danilo Pastorelli Gabarito:
Resposta da questo 1: a) A presena do Rio Nilo. celebre a frase do historiador grego Herdoto, O Egito uma ddiva do Nilo, que procura sintetizar a importncia do rio para a produo na regio. O processo de cheias e vazantes bastante regular garantia a fertilizao da terra e gua em abundncia para as comunidades camponesas. b) Um dos fundamentos da religiosidade egpcia era a crena na vida aps a morte. Por isso, havia uma grande preocupao com os rituais de passagem e com a prxima vida. Nos tmulos eram representadas cenas do cotidiano e colocados objetos pessoais que parte da preparao para a vida eterna. Resposta da questo 2: Correto. De uma forma geral correto, porm existem subdivises que poderiam confundir o estudante: muitos consideram a existncia de um perodo intermedirio, o Mesoltico. As caractersticas bsicas quanto utilizao da pedra e o desenvolvimento da agricultura esto corretos. Resposta da questo 3: a) Espera-se que o candidato aponte os seguintes significados da Revoluo Neoltica: - Sedentarizao - Agricultura - Cidades b) Espera que o candidato possa apontar os seguintes problemas conceituais: - Est permeado de eurocentrismo. - Utiliza um critrio restrito de classificao cultural a escrita. - Classifica as sociedades grafas como sendo a-histricas. Comentrios: a) A Revoluo Neoltica significou um marco no desenvolvimento humano, na medida em que alguns grupos passaram a produzir seu prprio alimento. Foi o momento em que o homem deixou de ser um simples depredador e se tornou produtor. Esse processo foi acompanhado pela sedentarizao e, portanto, pela Revoluo Urbana, entendida a cidade como o espao poltico organizado por leis e instituies, porm dependente da agricultura. b) O termo Pr-Histria limitado na medida em que considera que apenas as sociedades que desenvolveram a escrita so possuidoras de Histria. Essa uma viso eurocntrica, mesmo considerando que as primeiras sociedades que desenvolveram a escrita no se encontravam na Europa, mas que o estudo da Histria deu-se num perodo em que era necessrio confirmar a inferioridade dos povos nativos da Amrica e da frica. Resposta da questo 4: O "Cdigo de Hamurbi" foi um conjunto de leis tradicionais supostamente reunidas pelo rei babilnico de mesmo nome. Ao contrrio da lei romana, base do Direito moderno, partia da suposio da culpa do acusado, que deveria provar sua inocncia. Sua estrutura baseava-se na Lei de Talio: olho por olho, dente por dente. A punio deveria ser equivalente ao crime cometido.

Pgina 3 de 3

También podría gustarte