Está en la página 1de 18

Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL

1.0 Histrico As funes que os governos tm que desempenhar so muito complexas e h a necessidade de eficincia na prestao de servios populao. A melhor soluo encontrada foi descentralizar o poder de certas funes, privatizando-as, pois assim, criando-se entidades com funo de auxiliar o poder pblico, as atividades e servios poderiam atender melhor s necessidades da populao. (JURIS, 2012) Essas entidades so controladas pelas agncias reguladoras cuja funo vem da premissa de que h falhas no mercado que devem ser sanadas por meio de interveno que garanta o bem-estar da sociedade. (JURIS, 2012) Como falha de mercado pode-se destacar o comportamento no competitivo das empresas, configurando monoplios, oligoplios e a concorrncia monopolstica. Quando algum desses cenrios percebido ineficiente colocar-se novos competidores, pois as barreiras so muitas. (JURIS, 2012) Tambm se caracteriza como falha de mercado a assimetria de informaes na qual o comprador e o vendedor tm informaes diferentes sobre uma transao e o risco moral, caracterizado por aes do comprador que no podem ser observadas pelo vendedor que podem aumentar o valor do bem por afetar a probabilidade ou a magnitude de um pagamento associado a um sinistro. (HUBBARD e OBRIEN, 2010) Pode-se dizer que as agncias reguladoras so pessoas jurdicas com direitos pblicos que tem a funo de regulamentar, fiscalizar e decidir sobre determinados setores da atividade econmica e social de interesse pblico. (JURIS, 2012) (HUBBARD e OBRIEN, 2010) A privatizao da produo e distribuio da energia eltrica no Brasil parte da transio econmica do pas e da necessidade de aumentar a produtividade e reduzir os custos do setor de servios pblicos. O bem energia eltrica um monoplio natural, visto que as economias de escala so to grandes que uma nica empresa pode suprir todo o mercado a um custo mdio total mais baixo do que se houvesse mais empresas. (JURIS, 2012) (BNDES, 2012) (HUBBARD e OBRIEN, 2010)

Com isso, houve a necessidade da criao da ANEEL- Agncia Nacional de Energia Eltrica, agncia reguladora que reproduz as presses do mercado em relao a preo e qualidade. (JURIS, 2012) Alm disso, a necessidade da criao da agncia reguladora se fez porque, caso contrrio, nem toda a populao seria atendia. O custo de produo e de instalao de infraestrutura muito elevado e o mesmo para grandes cidades como para pequenas. Porm, nas cidades com maior nmero de indivduos a receita ser maior, portanto, haver o retorno desse investimento feito. J nas cidades menores ou em reas rurais no isso que se percebe; o custo com a infraestrutura acaba sendo superior que o retorno que a empresa ter, ento, se no houvesse uma agncia reguladora, provavelmente essa populao no seria atendida. (JURIS, 2012) A falta de concorrncia permite empresa controlar preos e assim obter lucros exorbitantes, bem acima dos seus custos marginais. Como tambm, no h incentivos para que haja uma melhora na qualidade dos servios prestados e nem de um aumento de quantidade produzida, uma vez que o custo fixo alto, um aumento na receita no compensa, muitas vezes, o adicional de custos. (JURIS, 2012) Perante esse cenrio que se percebe a necessidade de uma agncia reguladora que venha a reproduzir as presses do mercado em relao a preo e qualidade.

A lei n 9427, de 26 de dezembro de 1996, institui a AGENCIA NACIONAL DE ENREGIA ELTRICA- ANEEL, autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministrio das Minas energia, com sede e foro no Distrito Federal, com a finalidade de regular e fiscalizar a produo, transmisso e comercializao de energia eltrica, em conformidade com as Polticas e Diretrizes do Governo Federal. Constituda a Agncia, com a publicao de seu Regimento Interno, ficar extinto o Departamento Nacional de guas e Energia Eltrica- DNAEE. (ANEEL, 1996)

2.0 Cadeia Produtiva A figura 1 mostra a relao entre os agentes e os consumidores de energia. Figura 1: Relao entre consumidores e agentes

Fonte: ANEEL

Gerao: Em 2008, o Brasil apresentou uma capacidade instalada de 104.816 MW (megawatts) distribuda em usinas que utilizam fontes naturais como: as hidreltricas, as trmicas (abastecidas por fontes diversas: gs natural, biomassa, leo diesel e leo combustvel), as nucleares e as solares. (ATLAS, 2008) As usinas hidreltricas so prioritrias com relao oferta de energia no mercado. Quando h aumento na demanda, as termeltricas so acionadas. Isso se deve ao fato de que o custo da gerao de energia pelas hidreltricas ser mais baixo, o que reduz as tarifas sobre a conta de energia. (ATLAS, 2008) Entre as hidreltricas, no Brasil, se destacam: a usina de Itaipu (Paran), a de Belo Monte (Par) e a de Jirau (Rondnia). A termoeltrica de maior participao na oferta de energia a TermoRio, localizada no municpio de Duque de Caxias, no

Estado do Rio de Janeiro. Com relao s outras fontes, o pas possui trs nucleares: Angra 1, Angra 2 e Angra 3, localizadas em Angra dos Reis (RJ); e apenas uma solar, a MPX Tau (Cear), que comeou a operar em 2011. A usina Angra 3 tem previso de entrar em operao comercial no fim de 2015.

Transmisso: A energia transmitida atravs de linhas operadas por concessionrias. Essas empresas adquiriram as concesses (vlidas por trinta anos) por meio de leiles pblicos realizados pela ANEEL. As concessionrias so responsveis pela implantao e operao das linhas que conectam as fontes de gerao s empresas distribuidoras. (ATLAS, 2008) O Brasil conta com dois sistemas de transmisso: O Sistema Integrado Nacional (SIN), composto por usinas, linhas de transmisso e ativos de distribuio. O SIN abrange todas as regies exceto uma parte da regio norte, que possui uma geografia que dificulta a conexo com o sistema nacional. Dessa forma, nessa parte se concentram outros tipos de sistema, os chamados Sistemas Isolados. (ATLAS, 2008) As linhas do SIN se concentram mais nas regies sul e sudeste, pois so as mais desenvolvidas economicamente. Na regio nordeste, h maior concentrao de pessoas que no possuem acesso rede, pois apresentam baixo poder aquisitivo. (ATLAS, 2008) O Operador Nacional do Sistema eltrico (ONS) monitora, sob as regras da ANEEL, o SIN. Tal integrao permite que as regies troquem energia eltrica entre si. (ATLAS, 2008) Os Sistemas Isolados so abastecidos, em sua maioria, por usinas trmicas movidas a leo diesel e leo combustvel. (ATLAS, 2008)

Distribuio:

A distribuio da energia realizada por empresas distribuidoras que podem ser privadas ou estatais. Elas atendem os consumidores em sua regio de atuao e detm o monoplio do fornecimento de energia dentro de suas reas de concesso. (ATLAS, 2008) A ANEEL monitora essas distribuidoras no sentido de que elas assegurem um preo justo para o consumidor por um servio de boa qualidade. (ATLAS, 2008) Algumas empresas distribuidoras, no pas, so: CPFL (SP), CEMIG (MG), Manaus Energia S.A (AM), AMPLA (RJ) e COELCE (CE).

3.0 Estrutura Organizacional A Aneel, Agncia Nacional de Energia Eltrica, conta com uma organizao dividida em dois nveis hierrquicos. Primeiramente, para comandar esses nveis e todas suas subdivises, h uma diretoria que chamada de Diretoria Colegiada; ela composta por um diretor-geral e quatro diretores. Para auxiliar essa diretoria, conta-se com a Procuradoria Federal, que representa a agncia nas questes jurdicas, a Chefia de Gabinete, Assessoraria direta, Auditoria interna e Secretaria Geral. As decises da diretoria so subsidiadas pelo trabalho de 20 unidades tcnicas e esto a cargo de 20 superintendentes. (ANEEL, 2012) O primeiro nvel hierrquico chamado de Macroprocessos, nele se concentra as seguintes atividades:

Regulao econmica do mercado e estmulo competio; Relao com o mercado e ouvidoria; Gesto de potenciais hidrulicos; Outorga de concesses e autorizaes; Fiscalizao da gerao, qualidade do servio econmico e financeiro; Regulao tcnica e padres de servio; Planejamento e gesto administrativa;

O segundo nvel hierrquico chamado de Processos Organizacionais. As atividades pelas quais ele composto so de maioria tcnica, como: regulao, fiscalizao, medio e concesso; as outras se dedicam relao da ANEEL com seu pblico interno e sociedade. As unidades tcnicas so:

Regulao econmica; Estudos econmicos do mercado; Mediao administrativa setorial; Gesto e estudos hidroenergticos; Concesses e autorizaes de gerao; Concesses e autorizaes de transmisso e distribuio; Fiscalizao dos servios de gerao; Fiscalizao dos servios de eletricidade; Fiscalizao econmica financeira; Regulao dos servios de gerao; Regulao dos servios de transmisso; Regulao dos servios de distribuio; Regulao de comercializao da eletricidade; Pesquisa e desenvolvimento e eficincia energtica; Planejamento da gesto; Gesto tcnica da informao; Relaes institucionais; Recursos humanos; Administrao e finanas; Licitaes e controle de contratos e convnios;

Dessa forma, segundo a Agncia Nacional de Energia Eltrica, essa organizao estrutural permite mais agilidade e eficincia. (ANEEL.GOV, 2012)

4.0 Legislao e Funes O Setor de Energia Eltrica Brasileira formado por uma estrutura setorial bsica, que composta por: Conselho Nacional de Poltica Energtica: deve garantir que os recursos energticos do pas devam ser aproveitados, assegurar que at as reas mais remotas recebam energia, deve assegurar de que haja um equilbrio entre confiabilidade de fornecimento e modicidade de tarifas e preos, deve proteger os interesses do consumidor quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos e tambm deve visar o meio ambiente e promoo da conservao de energia. (CTEE, 2011)

Ministrio de Minas e Energia (MME): pela Lei n10.848/04 o MME responsvel por licitaes, celebrao de contratos e autorizaes, extino de concesses e declaraes de utilidade pblica. (CTEE, 2011)

Comit de Monitoramento do Setor Eltrico (CMSE): tem como seu objetivo garantir o racionamento de energia, dessa forma evitando o desabastecimento do mercado, deve acompanhar e avaliar o suprimento de energia eltrica em todo o territrio nacional, tambm deve acompanhar o desenvolvimento das atividades da cadeia produtiva, da importao e da exportao. (CTEE, 2011)

Empresa de Pesquisa Energtica (EPE): essa responsvel por prestar servios na rea de estudos e pesquisas, pode prestar servios para pessoal jurdicas de direito pblico ou privado. (CTEE, 2011)

Agencia Nacional de Energia Eltrica: a ANEEL uma autarquia sob regime especial, aprovada atravs do Decreto n 2.335 que aprovou sua estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comisso e

funes de confiana e a Portaria do Ministrio de Minas e Energia n 349, o qual aprova o regimento interno da ANEEL. (CTEE, 2011)

Suas principais atribuies so: Implementar as polticas e diretrizes do governo federal para

a explorao de energia eltrica e o aproveitamento dos potenciais de energia hidrulica; Incentivar a competio e supervisiona-la em todos os

segmentos do setor de energia eltrica; Propor os ajustes e as modificaes na legislao

necessria modernizao do ambiente institucional de sua atuao; Regular os servios de energia eltrica, expedindo os atos

necessrios ao cumprimento das normas estabelecidas pela legislao em vigor; Fixar tarifas das empresas prestadoras de servios pblicos,

exceto as de gerao; Promover (por delegao do Ministrio de Minas e Energia)

com base no plano de outorgas e diretrizes aprovadas pelo Poder Concedente, os procedimentos licitatrios para a contratao de concessionrias e permissionrias de servio pblico para produo, transmisso e distribuio de energia eltrica e para outorga de concesso para aproveitamento de potenciais hidrulicos; Gerir os contratos de concesso ou de permisso de

servios pblicos de energia eltrica, de concesso de uso de bem pblico, bem como fiscalizar, diretamente ou mediante convnios como rgos estaduais, as concesses, as permisses ( coorporativas) e a prestao dos servios de energia eltrica; Aprovar metodologias e procedimentos para otimizao da

operao dos sistemas interligados e isolados, para acesso aos sistemas de transmisso e distribuio e comercializao de energia eltrica;

Aprovar as regras e os procedimentos de comercializao

de energia eltrica, contratadas de formas regulada ou livre; Autorizar a transferncia e alterao de controle acionrio,

cises, fuses e transferncias de concesses; Declarar (quando houver delegao do Ministrio de Minas

e Energia) a utilidade pblica, para fins de desapropriao ou de instituio de servido administrativa; financeira; obs: Estado e municpio recebem a compensao financeira pelos reservatrios de gerao. administrao Estabelecer (em conjunto de com outros rgos da Definir e arrecadar os valores relativos a compensao

fedeal-Secretaria

Direito

Econmico,

Conselho

Administrativo de Defesa Econmica) regras para impedir a concentrao econmica nos servios e atividades de energia eltrica, zelando pela defesa da concorrncia. (CTEE, 2011)

A ANEEL tambm institui Resolues Normativas, voltadas ao setor eltrico, publicando com certa frequncia atravs do Dirio Oficial da Unio, que devero ser seguidas pelos agentes geradores, de transmisso, de distribuio e comercializao de energia eltrica. So eles:

Operador Nacional do Sistema (ONS): esse responsvel por propor instrues e procedimentos, proporcionar o relacionamento comercial, avaliar a viabilidade tcnica dos requerimentos de acesso, participar dos estudos realizados na Empresa de Pesquisa Energtica e calcular os valores de faturamento. (CTEE, 2011)

Cmara de Comercializao de Energia Eltrica (CCEE): essa deve medir e registrar os dados relativos s operaes de compra e venda, apurar o preo de liquidao de diferenas e contabilizar no mercado de curto

prazo, controlar o descumprimento de limites de contratao e outras infraes, promover as aes no mercado de curto prazo e promover os leiloes de compra e venda de energia eltrica( delegados a ANEEL). (CTEE, 2011)

A figura a seguir representa um esquema da Estrutura Setorial Bsica da ANEEL

Segundo a Lei n10.604/2002 as distribuidoras podem comprar energia eltrica por meio de leilo. Atualmente existem duas formas de leilo, os quais so: Leilo de ajuste: possui um prazo de dois anos e o incio da entrega deve ser quatro meses depois da solicitao (no mximo), os contratos so bilaterais e apenas geradores e comercializadores podem vender. (CTEE, 2011)

10

Leiles de fonte alternativa: no depende da data de outorga, o incio da entrega deve ser de dois a quatro anos depois da solicitao e h repasse para tarifas de custo de aquisio. (CTEE, 2011) A compra tambm deve seguir certos padres estabelecidos, ou seja, a contratao deve ser anual (podendo ser renovada), deve ser feita uma solicitao com dois meses de antecedncias, a resposta deve ser dada em um ms e os envolvidos esto sujeitos a advertncias, multas e suspenso temporria de participao caso no cumpram alguma das regras estabelecidas. (CTEE, 2011)

5.0 Mercado de Energia Eltrica A gerao de energia eltrica no Brasil fornecida a partir de vrias fontes de energia, as principais so: Hidreltrica, Biomassa e Gs Natural. A figura abaixo ilustra a porcentagem de gerao de cada fonte.

11

5.1 Funcionalidade de rgos vinculados ao mercado de energia A ANEEL (Agencia Nacional de Energia Eltrica) est diretamente ligada ao mercado de energia eltrica, ela busca regular e fiscalizar a produo, a transmisso e a comercializao de energia eltrica para que haja equilbrio entre os agentes e os consumidores. (CTEE, 2011) No Brasil existem dois tipos de sistema de distribuio de energia, o Sistema Interligado Nacional de energia eltrica - SIN, que compreende as regies Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e parte da regio Norte (98% do mercado), e o sistema isolado de energia eltrica, que est localizado em uma parte do Norte do Brasil (2% do mercado). O SIN um sistema interligado, ou seja, que consegue transmitir energia entre as regies citadas. O sistema isolado somente recebe energia produzida em sua prpria regio (Norte) visto que no tem interligao com o sistema de transmisso nacional. (BRASILGOV, 2012) O controle operacional desse sistema est vinculado a Operadora Nacional do Sistema - ONS, que um rgo que est sob fiscalizao e regulao da ANEEL. O ONS responsvel pelo controle da operao e pela coordenao das instalaes de transmisso e gerao de energia eltrica no Brasil. O ONS realiza esse controle a partir de informaes obtidas diretamente das usinas geradoras de energia visando uma maior confiabilidade e qualidade, minimizando custos operativos e maior controle dos reservatrios das usinas hidreltricas. (BRASILGOV, 2012) O sistema de distribuio de energia eltrica brasileiro regulado pelas regras da ANEEL, e operado por 63 concessionrias, entre as quais nove esto no Norte, 11 no Nordeste, 5 no Centro-Oeste, 21 no Sudeste e 17 no Sul do Pas. Essas distribuidoras so agrupadas por critrios regionais e por nmero de consumidores. (BRASILGOV, 2012) Os contratos de concesso das distribuidoras so assinados entre a ANEEL e as empresas de distribuio. Esses contratos estabelecem regras a respeito de tarifa,

12

regularidade, continuidade, segurana, atualidade e qualidade dos servios, do atendimento prestado aos consumidores e tambm definem penalidades caso seja constatado alguma irregularidade. As concesses de transmisso so firmadas com uma durao de 30 anos, e quanto mais eficientes forem s empresas, mais receita elas obtero. As concesses de gerao so firmadas por 35 anos, sem a possibilidade de que haja prorrogao. (ANEEL, 2012) As concessionrias de energia eltrica so responsveis por receber a energia eltrica vindas das usinas atravs das linhas de transmisso e distribu-las para o consumidor, esse fornecimento de energia da concessionria para o consumidor pode acontecer por vias reas, suportada por postes, ou por vias subterrneas com cabos ou fios isolados. O sistema de distribuio brasileiro opera em baixa tenso (BT), media tenso (MT) e alta tenso (AT). (CTEE, 2011) A distribuio de energia no Brasil feita pelas concessionrias atende seus consumidores subdivididos pelas seguintes classes: industrial, residencial, comercial, rural, poder publico, iluminao publica e servios pblicos. (CTEE, 2011) A viabilizao da comercializao de energia no mercado brasileiro est vinculada a Cmara de Comercializao de Energia Eltrica - CCEE, rgo esse institudo pelo Decreto 5177/2004 como pessoa jurdica de direitos privados, sem fins lucrativos, sob regulao e fiscalizao da ANEEL. A CCEE atua na contabilizao,

na liquidao financeira, no preo de liquidao, na medio, nas regras de comercializao, nos procedimentos de comercializao, nas energias reservas, nos leiles de energia eltrica e no monitoramento do mercado. (CCEE, 2012) 5.2 Mercado No mercado de energia existem dois tipos de classificao de consumidores. So eles os Consumidores Cativos e os Consumidores Livres, sendo: Consumidores Cativos: So os consumidores que esto conectados junto s distribuidoras de energia e que tem suas tarifas de energia determinadas pela ANEEL,

13

no tendo como negociar condies preos, prazos e flexibilidades fora dos estabelecidos nessa regulamentao/legislao. (CTEE, 2011) Consumidores Livres: So consumidores que podem por opo e que atendam a legislao para o enquadramento de migrao para o mercado livre de energia. Existem duas modalidades de consumidores para o enquadramento no mercado livre, so eles: Consumidores Livres especiais, so aqueles que possuem carga entre 500 kw e 3.000 kw efetivamente medido e s podem adquirir energia atravs de fontes incentivadas; Consumidores Livres, so aqueles que possuem cargas acima de 3000 kw e podem adquirir energia tanto de fonte incentivadas ou fontes de energia convencional. (CTEE, 2011) Existem tambm dois tipos de classificao de energia no ACL: a energia de fonte incentivada e a energia fonte convencional. A energia de fonte incentivada o consumidor tem direito a um desconto de 50% a 100% nos custos de tarifa de uso do sistema de transmisso/distribuio TUST/TUSD junto as Distribuidoras locais, cujo desconto um repasse para os consumidores atravs das usinas geradoras beneficiadas por esse desconto. Os geradores que receberam esse desconto so aqueles que atenderam a

regulamentao governamental para colocarem a usina em produo visando aumentar o suprimento de energia no perodo de racionamento ocorrido em 2001. (CTEE, 2011) A energia de fonte convencional aquela que no possui o direito de desconto na TUST/TUSD. A tabela abaixo ilustra as condies de migrao do mercado livre.

14

A partir de 2004 um novo modelo de comercializao entrou em vigor para o mercado de energia. Foram criados os Ambientes de Contratao Regulada ACR - e o Ambiente de Contratao Livre ACL. (CTEE, 2011) No ACR, as concessionrias adquirem energia eltrica por meio de leiles promovidos pela ANEEL e operacionalizados pela CCEE, a energia necessria para atender sua demanda visando atender todo seu mercado de consumidores. O consumidor assina apenas um contrato de fornecimento de energia com a distribuidora. (CTEE, 2011) No Ambiente de Contratao Livre - ACL, os consumidores devero ter duas contrataes de fornecimento de energia, sendo uma com a compra de energia no mercado livre e outra com a distribuidora local para fazer uso do sistema de distribuio (TUSD), podendo o consumidor escolher quem ser o seu fornecedor de energia, negociando diretamente com os agentes geradores e/ou comercializadores, preos, prazos e flexibilidades na contratao de energia, sem interferncia do rgo regulador ANEEL. (CTEE, 2011) No ACL os consumidores livres devero obrigatoriamente ser agente da CCEE, tal qual como as Geradoras,Transmissoras e Comercializadoras, visto que a contratao da energia nesse mercado dever ser registrada e contabilizada pela CCEE. (CTEE, 2011) A vantagem de migrao ou adeso para o ACL se d em razo basicamente de se obter ganhos com os custos de energia, j que os preos praticados nesse mercado so normalmente mais baratos em relao ao ACR. Com relao aos servios tcnicos de atendimento, a distribuidora local dever manter os mesmos ndices de

15

confiabilidade das prestaes exigidas pela ANEEL e especificados no contrato de uso do sistema (TUSD), celebrado entre a distribuidora e o consumidor. (CTEE, 2011)

6.0 Concluso 6.1 Caso envolvendo a presidente Dilma Rousseff Um caso recente envolvendo o mercado de energia eltrica e a ANEEL a criao da medida provisria n 579, de 11 de setembro de 2012, que dispe sobre as concesses de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica, sobre a reduo dos encargos setoriais, sobre a modicidade tarifria, e d outras providencias. (MP 579, 2012) Essa medida provisria estabelece que as concesses, que iro terminar em 2015 e 2017, sero prorrogadas por um perodo de at 30 anos. Essa medida prope que, com a renovao dos contratos, as empresas passem a ser remuneradas apenas pelos investimentos que elas fazem em operao (gerao e transmisso) e em manuteno dos equipamentos, deixando de receber as remuneraes de amortizao dos custos de investimento. Essas receitas que as empresas deixaro de receber sero pagas para a empresa por meio de indenizaes, calculadas por meios no divulgados pelo governo. (MP 579, 2012) As empresas tm at dia 15 de dezembro para assinarem o contrato de renovao com o governo, contudo, muitas empresas do setor eltrico esto relutantes em assinar o contrato de renovao, pois afirmam que a indenizao paga pelo governo muito inferior ao que elas iriam receber se elas no renovassem o contrato agora. Outra reclamao das empresas do setor que, com os novos preos, as empresas no tero lucro suficiente para conseguirem investir no mercado; para as empresas, elas s pagariam os custos de operao e de manuteno dos equipamentos e ficariam com uma margem de lucro muito pequena, o que no possibilitaria que elas investissem no mercado. (MP 579, 2012).

16

As pessoas que so a favor da criao da medida provisria justificam que essa medida trar inmeros benefcios para a sociedade, como a reduo da inflao em quase 2%. (MP 579, 2012).

6.2 Resumo A partir do trabalho, pode-se notar que houve necessidade de amenizar as falhas de mercado. Portanto, foram criadas agncias reguladoras, como a ANEEL, com o intuito de ajudar o governo na fiscalizao e regulao de monoplios. Alm disso, tambm, reproduzir as presses do mercado em relao a preo e qualidade para que, assim, toda populao possa ter acesso a esse recurso. A ANEEL controla o monoplio natural de energia eltrica, visto que, se no houvesse fiscalizao nesse setor, provavelmente, populaes situadas em cidades menores ou rurais no seriam atendidas ou teriam que pagar um preo maior pelo recurso. Isso se deve devido o custo da infraestrutura ser muito elevada, e, talvez, no haja retorno do capital investido. Ento, a ANEEL, juntamente com outras agncias reguladoras, busca, constantemente, por melhorias e desenvolvimento do setor de energia eltrica para que haja estmulos que permitam as empresas detentoras do monoplio natural a continuarem investindo em sua infraestrutura e, dessa forma, atender toda a populao.

7.0Referncias Bibliogrficas ANEEL Disponvel em: http://www.aneel.gov.br/, acessado em 04 de novembro de 2012 ANEEL.GOV. Disponvel em: http://www.aneel.gov.br/6.htm / Acessado em 27/10/2012. Atlas, 2008. ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica. Atlas de Energia Eltrica do Brasil ANEEL 3a Edio, 2008; Braslia

17

BNDES,

2012. Disponvel

em:

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/co nhecimento/ocde/ocde06.pdf. Acessado em: 26 de outubro de 2012.

BRASILGOV - Disponvel em: http://www.brasil.gov.br/. Acessado em 04 de novembro de 2012 CCEE Disponvel em: http://www.ccee.org.br, acessado em 04 de novembro de 2012 CELESC - Disponvel em: http://novoportal.celesc.com.br/portal/. Acessado em 05 de novembro de 2012 CTEE, 2011 Material didtico utilizado no curso: Centro de treinamento e estudo em energia, 2011. HUBBARD, R. G. e OBRIEN, A. P, 2010 (2010 Captulo 14 528 -561).

JURIS, 2012. Disponvel em: www.jurisway.org.br. Acessado em 26 de outubro de 2012 MME - Disponvel em: http://www.mme.gov.br/mme. Acessado em 04 de novembro de 2012 MPV 579, 2012 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-

2014/2012/mpv/579.htm. Acessado em 20 de dezembro de 2012.

18

También podría gustarte