Está en la página 1de 19

Apostila educativa

Radioatividade

Por ELIEZER DE MOURA CARDOSO Colaboradores:


Ismar Pinto Alves Jos Mendona de Lima Luiz Tahuata Paulo Fernando Heilbron Filho Claudio Braz Sonia Pestana
Comisso Nacional de Energia Nuclear Rua General Severiano, 90 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22290-901 www.cnen.gov.br

Apostila educativa

Radioatividade

NDICE

A ESTRUTURA DA MATRIA E O TOMO, 3 ESTRUTURA DO NCLEO, 3 OS ISTOPOS, 4 RADIOATIVIDADE, 5 RADIAO ALFA OU PARTCULA ALFA, 6 RADIAO BETA OU PARTCULA BETA, 6 RADIAO GAMA, 7 PARTCULAS E ONDAS, 7 ATIVIDADE DE UMA AMOSTRA, 8 DESINTEGRAO OU TRAMUTAO RADIOATIVA, 8 MEIA-VIDA, 9 AS FAMLIAS RADIOATIVAS, 12 O LIXO ATMICO, 14 TRATAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS, 15 O ACIDENTE EM GOINIA, 16 CONTAMINAO E IRRADIAO, 17 A DESCONTAMINAO EM GOINIA, 18

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 2

Apostila educativa

Radioatividade

A ESTRUTURA DA MATRIA E O TOMO


Todas as coisas existentes na natureza so constitudas de tomos ou suas combinaes. Atualmente, sabemos que o tomo a menor estrutura da matria que apresenta as propriedades de um elemento qumico. A estrutura de um tomo semelhante do Sistema Solar, consistindo em um ncleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partculas girando em seu redor, denominadas eltrons, equivalentes aos planetas.

Como o Sistema Solar, o tomo possui grandes espaos vazios, que podem ser atravessados por partculas menores do que ele.
A comparao com o sistema solar, embora sirva para dar uma idia visual da estrutura do tomo, destacando os grandes espaos vazios, no exprime a realidade. No sistema solar, os planetas se distribuem quase todos num mesmo plano de rotao ao redor do Sol. No tomo, os eltrons se distribuem em vrios planos em torno do ncleo. No possvel determinar simultaneamente a posio de um eltron e sua velocidade num dado instante.

ESTRUTURA DO NCLEO
O ncleo do tomo formado, basicamente, por partculas de carga positiva, chamadas prtons, e de partculas de mesmo tamanho mas sem carga, denominadas nutrons. O nmero de prtons (ou nmero atmico) identifica um elemento qumico, comandando seu comportamento em relao aos outros elementos. O elemento natural mais simples, o hidrognio, possui apenas um prton; o mais complexo, o urnio, tem 92 prtons, sendo o elemento qumico natural mais pesado.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 3

Apostila educativa

Radioatividade
ELEMENTOS QUMICOS NATURAIS

OS ISTOPOS
O nmero de nutrons no ncleo pode ser varivel, pois eles no tm carga eltrica. Com isso, um mesmo elemento qumico pode ter massas diferentes. tomos de um mesmo elemento qumico com massas diferentes so denominados istopos. O hidrognio tem 3 istopos: o hidrognio, o deutrio e o trtio.

O urnio, que possui 92 prtons no ncleo, existe na natureza na forma de 3 istopos:

U-234, com 142 nutrons (em quantidade desprezvel); U-235, com 143 nutrons, usado em reatores PWR, aps enriquecido (0,7%); U-238, com 146 nutrons no ncleo (99,3%).

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 4

Apostila educativa

Radioatividade

RADIOATIVIDADE
O esquecimento de uma rocha de urnio sobre um filme fotogrfico virgem levou descoberta de um fenmeno interessante: o filme foi velado (marcado) por alguma coisa que saa da rocha, na poca denominada raios ou radiaes. Outros elementos pesados, com massas prximas do urnio, como o rdio e o polnio, tambm tinham a mesma propriedade. O fenmeno foi denominado radioatividade e os elementos que apresentavam essa propriedade foram chamados de elementos radioativos. Comprovou-se que um ncleo muito energtico, por ter excesso de partculas ou de carga, tende a estabilizar-se, emitindo algumas partculas.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 5

Apostila educativa

Radioatividade

RADIAO ALFA OU PARTCULA ALFA


Um dos processos de estabilizao de um ncleo com excesso de energia o da emisso de um grupo de partculas positivas, constitudas por dois prtons e dois nutrons, e da energia a elas associada. So as radiaes alfa ou partculas alfa, ncleos de hlio (He), um gs chamado nobre por no reagir quimicamente com os demais elementos.

RADIAO BETA OU PARTCULA BETA


Outra forma de estabilizao, quando existe no ncleo um excesso de nutrons em relao a prtons, atravs da emisso de uma partcula negativa, um eltron, resultante da converso de um nutron em um prton. a partcula beta negativa ou, simplesmente, partcula beta. No caso de existir excesso de cargas positivas (prtons), emitida uma partcula beta positiva, chamada psitron, resultante da converso de um prton em um nutron. Portanto, a radiao beta constituda de partculas emitidas por um ncleo, quando da transformao de nutrons em prtons (partculas beta) ou de prtons em nutrons (psitrons).

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 6

Apostila educativa

Radioatividade

RADIAO GAMA
Geralmente, aps a emisso de uma partcula alfa ( ) ou beta ( ), o ncleo resultante desse processo, ainda com excesso de energia, procura estabilizar-se, emitindo esse excesso em forma de onda eletromagntica, da mesma natureza da luz, denominada radiao gama.

PARTCULAS E ONDAS
Conforme foi descrito, as radiaes nucleares podem ser de dois tipos: a) partculas, possuindo massa, carga eltrica e velocidade, esta dependente do valor de sua energia; b) ondas eletromagnticas, que no possuem massa e se propagam com a velocidade de 300.000 km/s, para qualquer valor de sua energia. So da mesma natureza da luz e das ondas de transmisso de rdio e TV. A identificao desses tipos de radiao foi feita utilizando-se uma poro de material radioativo, com o feixe de radiaes passando por entre duas placas polarizadas com um forte campo eltrico.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 7

Apostila educativa

Radioatividade

ATIVIDADE DE UMA AMOSTRA


Os ncleos instveis de uma mesma espcie (mesmo elemento qumico) e de massas diferentes, denominados radioistopos, no realizam todas as mudanas ao mesmo tempo. As emisses de radiao so feitas de modo imprevisto e no se pode adivinhar o momento em que um determinado ncleo ir emitir radiao. Entretanto, para a grande quantidade de tomos existente em uma amostra razovel esperar-se um certo nmero de emisses ou transformaes em cada segundo. Essa taxa de transformaes denominada atividade da amostra.

UNIDADE DE ATIVIDADE A atividade de uma amostra com tomos radioativos (ou fonte radioativa) medida em:
Bq (Becquerel) = uma desintegrao por segundo Ci (Curie) = 3,7 x 1010 Bq

DESINTEGRAO OU TRAMUTAO RADIOATIVA


Como foi visto, um ncleo com excesso de energia tende a estabilizar-se,

emitindo partculas alfa ou beta. Em cada emisso de uma dessas partculas, h uma variao do nmero de prtons no ncleo, isto , o elemento se transforma ou se transmuta em outro, de comportamento qumico diferente. Essa transmutao tambm conhecida como desintegrao radioativa, designao no muito adequada, porque d a idia de desagregao total do tomo e no apenas da perda de sua integridade. Um termo mais apropriado decaimento radioativo, que sugere a diminuio gradual de massa e atividade.
Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br Pgina 8

Apostila educativa

Radioatividade

MEIA-VIDA
Cada elemento radioativo, seja natural ou obtido artificialmente, se transmuta (se desintegra ou decai) a uma velocidade que lhe caracterstica. Para se acompanhar a durao (ou a vida) de um elemento radioativo foi preciso estabelecer uma forma de comparao. Por exemplo, quanto tempo leva para um elemento radioativo ter sua atividade reduzida metade da atividade inicial ? Esse tempo foi denominado meia-vida do elemento.

Meia-vida, portanto, o tempo necessrio para a atividade de um elemento radioativo ser reduzida metade da atividade inicial.

Isso significa que, para cada meia-vida que passa, a atividade vai sendo reduzida metade da anterior, at atingir um valor insignificante, que no permite mais

distinguir suas radiaes das do meio ambiente. Dependendo do valor inicial, em muitas fontes radioativas utilizadas em laboratrios de anlise e pesquisa, aps 10 (dez) meiasvidas, atinge-se esse nvel. Entretanto, no se pode confiar totalmente nessa receita e sim numa medida com um detector apropriado, pois, nas fontes usadas na indstria e na medicina, mesmo aps 10 meias-vidas, a atividade da fonte ainda geralmente muito alta.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 9

Apostila educativa

Radioatividade
UM EXEMPLO DOMSTICO
Um exemplo caseiro pode apresentar, de forma simples, o conceito de meia-vida: uma famlia de 4 pessoas tinha 4 kg de acar para seu consumo normal. Logicamente, a funo do acar adoar o caf, o refresco, bolos e sucos. Adoar a atividade do acar, assim como a emisso de radiao a atividade dos elementos radioativos. Por haver falta de acar no supermercado, foi preciso fazer um racionamento, at a situao ser normalizada, da seguinte forma: na primeira semana, foram consumidos 2 kg, metade da quantidade inicial, e conseguiu-se fazer dois bolos, um pudim, refrescos, sucos, alm de adoar o caf da manh. Na segunda semana, foi consumido 1 kg, metade da quantidade anterior e da inicial. A, j no deu para fazer os bolos.

Na terceira semana, s foi possvel adoar os refrescos, sucos e caf, com os 500 gramas ento existentes. Procedendo da mesma forma, na dcima semana restaram cerca de 4 g de acar, que no dariam para adoar um cafezinho. Essa quantidade de acar no faria mais o efeito de adoar e nem seria percebida. No exemplo citado, a meia-vida do acar de uma semana e, decorridas 10 semanas, praticamente no haveria mais acar, ou melhor, a atividade adoante do acar no seria notada. No entanto, se, ao invs de 4 kg, a famlia tivesse feito um estoque de 200 kg, aps 10 meias-vidas, ainda restaria uma quantidade considervel de acar. Se o racionamento fosse de sal, a meia-vida do sal seria maior, por que a quantidade de sal que se usa na cozinha muito menor do que a de acar. De fato, leva-se muito mais tempo para gastar 4 kg de sal do que 4kg de acar, para uma mesma quantidade de pessoas (consumidores).

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 10

Apostila educativa

Radioatividade

UM EXEMPLO PRTICO Vejamos o caso do iodo-131, utilizado em Medicina Nuclear para exames de tireide, que possui a meia-vida de oito dias. Isso significa que, decorridos 8 dias, atividade ingerida pelo paciente ser reduzida metade. Passados mais 8 dias, cair metade desse valor, ou seja, da atividade inicial e assim sucessivamente. Aps 80 dias (10 meiasvidas), atingir um valor cerca de 1000 vezes menor. Entretanto, se for necessrio aplicar-se uma quantidade maior de iodo-131 no paciente, no se poderia esperar por 10 meias-vidas (80 dias), para que a atividade na tireide tivesse um valor desprezvel. Isso inviabilizaria os diagnsticos que utilizam material radioativo, j que o paciente seria uma fonte radioativa ambulante e no poderia ficar confinado durante todo esse perodo.

Para felicidade nossa, o organismo humano elimina rpida e naturalmente, via fezes, urina e suor, muitas das substncias ingeridas. Dessa forma, aps algumas horas, o paciente poder ir para casa, sem causar problemas para si e para seus familiares. Assim, ele fica liberado mas o iodo-131 continua seu decaimento normal na urina armazenada no depsito de rejeito hospitalar, at que possa ser liberado para o esgoto comum.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 11

Apostila educativa

Radioatividade

AS FAMLIAS RADIOATIVAS

Na natureza existem elementos radioativos que

realizam

transmutaes ou

desintegraes sucessivas, at que o ncleo atinja uma configurao estvel. Isso significa que, aps um decaimento radioativo, o ncleo no possui, ainda, uma organizao interna estvel e, assim, ele executa outra transmutao para melhor-la e, ainda no conseguindo, prossegue, at atingir a configurao de equilbrio. Em cada decaimento, os ncleos emitem radiaes dos tipos alfa, beta e/ou gama e cada um deles mais organizado que o ncleo anterior. Essas seqncias de ncleos so denominadas
SRIES RADIOATIVAS OU FAMLIAS RADIOATIVAS NATURAIS.

No estudo da radioatividade, constatou-se que existem apenas 3 sries ou famlias radioativas naturais, conhecidas como

Srie do Urnio, Srie do Actnio e Srie do Trio.

A Srie do Actnio, na realidade, inicia-se com o urnio-235 e tem esse nome, porque se pensava que ela comeava pelo actnio-227. As trs sries naturais terminam em istopos estveis do chumbo, respectivamente,

chumbo-206, chumbo-207 e chumbo-208.

Os principais elementos das sries acima mencionadas so apresentados no quadro a seguir.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 12

Apostila educativa

Radioatividade SRIES RADIOATIVAS NATURAIS


SRIE DO URNIO
Urnio-238
4,5 bilhes de anos

SRIE DO ACTNIO
Urnio-235
713 milhes de anos

SRIE DO TRIO
Trio-232
13,9 bilhes de anos


Trio-234
24,6 dias


Trio-231
24,6 horas


Rdio-228
5,7 anos


Protactnio-234
1,4 minutos


Protactnio-231
32.000 anos


Actnio-228
6,13 horas

Urnio-234
270.000 anos

Actnio-227
13,5 anos 13,5 anos

Trio-228
1,9 anos

Trio-230
83.000 anos


Frncio-223
21 min

Trio-227
18,9 dias

Rdio-224
3,6 dias

Rdio-226
1.600 anos

Rdio-223
11,4 dias


Radnio-220
54,5 segundos


Radnio-222
3,8 dias

Radnio-219
3,9 segundos

...

Polnio-212
0,0000003 segundos

...

Polnio-210
140 dias

...

Polnio-211
0,005 segundos


Chumbo-206
estvel


Chumbo-207
estvel


Chumbo-208
estvel

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 13

Apostila educativa

Radioatividade

Alguns elementos radioativos tm meia-vida muito longa, como, por exemplo, os elementos iniciais de cada srie radioativa natural (urnio-235, urnio-238 e trio-232). Dessa forma, possvel explicar, porque h uma porcentagem to baixa de urnio-235 em relao de urnio-238. Como a meia-vida do urnio-235 de 713 milhes de anos e a do urnio-238 de 4,5 bilhes de anos, o urnio-235 decai muito mais rapidamente e, portanto, muito mais consumido que o urnio-238. Com o desenvolvimento de reatores nucleares e mquinas aceleradoras de partculas, muitos radioistopos puderam ser fabricados (produzidos), utilizando-se istopos estveis como matria prima. Com isso, surgiram as Sries Radioativas Artificiais, algumas de curta durao.

O LIXO ATMICO

Os materiais radioativos produzidos em Instalaes Nucleares (Reatores Nucleares, Usinas de Beneficiamento de Minrio de Urnio e Trio, Unidades do Ciclo do Combustvel Nuclear), Laboratrios e Hospitais, nas formas slida, lquida ou gasosa, que no tm utilidade, no podem ser simplesmente jogados fora ou no lixo, por causa das radiaes que emitem. Esses materiais, que no so utilizados em virtude dos riscos que apresentam, so chamados de Rejeitos Radioativos. Na realidade, a expresso lixo atmico um pleonasmo, porque qualquer lixo formado por tomos e, portanto, atmico. Ele passa a ter essa denominao popular, quando radioativo.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 14

Apostila educativa

Radioatividade

TRATAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS

Os rejeitos radioativos precisam ser tratados, antes de serem liberados para o meio ambiente, se for o caso. Eles podem ser liberados quando o nvel de radiao igual ao do meio ambiente e quando no apresentam toxidez qumica. Rejeitos slidos, lquidos ou gasosos podem ser, ainda, classificados, quanto atividade, em rejeitos de baixa, mdia e alta atividade. Os rejeitos de meia-vida curta so armazenados em locais apropriados (preparados), at sua atividade atingir um valor semelhante ao do meio ambiente, podendo, ento, ser liberados. Esse critrio de liberao leva em conta somente atividade do rejeito. evidente que materiais de atividade ao nvel ambiental mas que apresentam toxidez qumica para o ser humano ou que so prejudiciais ao ecossistema no podem ser liberados sem um tratamento qumico adequado. Rejeitos slidos de baixa atividade, como partes de maquinria contaminadas, luvas usadas, sapatilhas e aventais contaminados, so colocados em sacos plsticos e guardados em tambores ou caixas de ao, aps classificao e respectiva identificao. Os produtos de fisso, resultantes do combustvel nos reatores nucleares, sofrem tratamento especial em Usinas de Reprocessamento , onde so separados e comercializados, para uso nas diversas reas de aplicao de radioistopos. Os materiais radioativos restantes, que no tm justificativa tcnica e/ou econmica para serem utilizados, sofrem tratamento qumico especial e so vitrificados, guardados em sistemas de conteno e armazenados em Depsitos de Rejeitos Radioativos.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 15

Apostila educativa

Radioatividade

O ACIDENTE EM GOINIA
O acidente de Goinia envolveu uma contaminao radioativa, isto , existncia de material radioativo em lugares onde no deveria estar presente. Uma fonte radioativa de csio-137 era usada em uma clnica da cidade de Goinia, para tratamento de cncer. Nesse tipo de fonte, o csio-137 fica encapsulado, na forma de um sal, semelhante ao sal de cozinha, e guardado em um recipiente de chumbo, usado como uma blindagem contra as radiaes. Aps vrios anos de uso, a fonte foi desativada, isto , no foi mais utilizada, embora sua atividade radioativa ainda fosse muito elevada, no sendo permissvel a abertura do invlucro e o manuseio da fonte sem cuidados especiais. Qualquer instalao que utilize fontes radioativas, na indstria, centros de pesquisa, medicina nuclear ou radioterapia, deve ter pessoas qualificadas em Radioproteo, para que o manuseio seja realizado de forma adequada. Locais destinados ao armazenamento provisrio de fontes ou rejeitos devem conter tais fontes ou rejeitos com segurana, nos aspectos fsico e radiolgico, at que possam ser removidos para outro local, com aprovao da CNEN. A Clnica foi transferida para novas instalaes mas o material radioativo no foi retirado, contrariando a Norma da CNEN. Toda firma que usa material radioativo, ao encerrar suas atividades em um local, deve solicitar o cancelamento da autorizao para funcionamento (operao), informando o destino a ser dado a esse material. A simples comunicao do encerramento das atividades no exime a empresa da responsabilidade e dos cuidados correspondentes, at o recebimento pela CNEN. Duas pessoas retiraram sem autorizao o equipamento do local abandonado, que servia de abrigo e dormitrio para mendigos. A blindagem foi destroada, deixando mostra um p azul brilhante, muito bonito, principalmente no escuro. E o pozinho brilhante foi distribudo para vrias pessoas, inclusive crianas... O material que servia de blindagem foi vendido a um ferro velho. O material radioativo foi-se espalhando pela vizinhana e vrias pessoas foram contaminadas. A CNEN foi chamada a intervir e iniciou um processo de descontaminao de ruas, casas, utenslios e pessoas. O acidente radioativo de Goinia resultou na morte de quatro pessoas, dentre 249 contaminadas. As demais vtimas foram descontaminadas e continuaram em observao, no tendo sido registrados, at o momento, efeitos tardios provenientes do acidente. Um dos atingidos, uma senhora, deu luz uma criana perfeitamente sadia.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 16

Apostila educativa

Radioatividade

CONTAMINAO E IRRADIAO
importante esclarecer a diferena entre contaminao radioativa e irradiao. Uma contaminao, radioativa ou no, caracteriza-se pela presena indesejvel de um material em determinado local, onde no deveria estar.

contaminao

irradiao

A irradiao a exposio de um objeto ou um corpo radiao, o que pode ocorrer a alguma distncia, sem necessidade de um contato ntimo.

Irradiar, portanto, no significa contaminar. Contaminar com material radioativo, no entanto, implica em irradiar o local, onde esse material estiver. Por outro lado, a descontaminao consiste em retirar o contaminante (material indesejvel) da regio onde se localizou. A partir do momento da remoo do contaminante, no h mais irradiao. Irradiao no contamina mas contaminao irradia.

Importante: a irradiao por fontes de csio-137, cobalto-60 e similares no torna os objetos ou o corpo humano radioativos.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 17

Apostila educativa

Radioatividade

A DESCONTAMINAO EM GOINIA

Como foi mencionado, o p brilhante foi distribudo para vrias pessoas, inclusive crianas, o que resultou em irradiao dos envolvidos. Mveis, objetos pessoais, casas (pisos e paredes) e at parte da rua foram contaminados com csio-137. No caso das pessoas, procedeu-se a um processo de descontaminao, interna e externamente, o que foi feito com sucesso, com exceo das 4 vtimas fatais imediatas. Aquele que poderia ser a quinta vtima, por ter sido altamente contaminado (e que foi descontaminado), morreu de cirrose heptica e no em decorrncia do acidente. Quanto aos objetos (mveis, eletrodomsticos etc.), foram tomadas providncias drsticas, em razo da expectativa altamente negativa e dos temores da populao. Mveis e utenslios domsticos foram considerados rejeitos radioativos e como tal foram tratados. Casas foram demolidas e seus pisos, aps removidos, passaram tambm a ser rejeitos radioativos. Parte da pavimentao das ruas foi retirada. Estes rejeitos radioativos slidos foram temporariamente armazenados em embalagens apropriadas, enquanto se aguardava a construo de um repositrio adequado. A CNEN estabeleceu, em 1993, uma srie de procedimentos para a construo de dois depsitos com a finalidade de abrigar, de forma segura e definitiva, os rejeitos radioativos decorrentes do acidente de Goinia. O primeiro, denominado Continer de Grande Porte (CGP), foi construdo em 1995, dentro dos padres internacionais de segurana, para os rejeitos menos ativos. O segundo depsito, visando os rejeitos de mais alta atividade, concludo em 1997, dever ser mantido sob controle institucional da CNEN por 50 anos, coberto por um programa de monitorao ambiental, de forma a assegurar que no haja impacto radiolgico no presente e no futuro.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 18

Apostila educativa

Radioatividade

Smbolo da presena de radiao*. Deve ser respeitado, e no temido.

* Trata-se da presena de radiao acima dos valores encontrados no meio ambiente, uma vez que a radiao est presente em qualquer lugar do planeta.

Comisso Nacional de Energia Nuclear www.cnen.gov.br

Pgina 19

También podría gustarte