Está en la página 1de 5

PORTARIA N 652 DE 10 DE OUTUBRO DE 2006. O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAES, no uso das atribuies que lhe confere o art.

87, pargrafo nico, incisos II e IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto no Decreto no 5.820, de 29 de junho de 2006, resolve: Art. 1o Estabelecer critrios, procedimentos e prazos para a consignao de canais de radiofreqncia destinados transmisso digital do servio de radiodifuso de sons e imagens e do servio de retransmisso de televiso, no mbito do Sistema Brasileiro de Televiso Digital Terrestre SBTVD-T. Art. 2o As concessionrias e autorizadas do servio de radiodifuso de sons e imagens e as permissionrias e autorizadas do servio de retransmisso de televiso podero requerer ao Ministrio das Comunicaes, nos prazos estabelecidos no cronograma de que trata o art. 4o, a consignao de canal de radiofreqncia para transmisso digital, nos termos dos Anexos I e II desta Portaria. Pargrafo nico. O canal referido no caput somente ser consignado s concessionrias, permissionrias e autorizadas cuja explorao dos servios esteja em regularidade com a outorga, observado o estabelecido no Plano Bsico de Distribuio de Canais de Televiso Digital - PBTVD. Art. 3o O requerimento de consignao de canal de radiofreqncia para transmisso digital dever ser instrudo com os seguintes documentos: I laudo de vistoria das instalaes da estao geradora ou retransmissora analgica, conforme regulamento tcnico para a prestao dos servios de radiodifuso de sons e imagens e de transmisso de televiso, aprovado pela Resoluo ANATEL no 284, de 7 de dezembro de 2001, alterado pela Resoluo ANATEL no 398, de 7 de abril de 2005; II certido negativa de dbito com a seguridade social; e III quando se tratar de concessionria de servio de radiodifuso de sons e imagens, declarao assinada pelo representante legal na qual conste a composio societria e o percentual de participao de cada scio no capital social. 1o O Ministrio das Comunicaes poder solicitar documentos complementares ou realizar diligncias para verificar a regularidade das informaes prestadas, bem como da explorao dos servios. 2o Para efeitos do pargrafo nico do art. 2o, a requerente dever estar em situao regular perante o Fundo de Fiscalizao das Telecomunicaes FISTEL. Art. 4o A apresentao do requerimento de consignao ao Ministrio das Comunicaes dever obedecer ao seguinte cronograma: I geradoras situadas nas capitais dos Estados e no Distrito Federal: a) at 29 de dezembro de 2006: cidade de So Paulo; e b) aps 29 de junho de 2007:

1. cidades de Belo Horizonte, Braslia, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador: at 30 de novembro de 2007; 2. cidades de Belm, Curitiba, Goinia, Manaus, Porto Alegre e Recife: at 31 de maro de 2008; 3. cidades de Campo Grande, Cuiab, Joo Pessoa, Macei, Natal, So Lus e Teresina: at 31 de julho de 2008; 4. cidades de Aracaju, Boa Vista, Florianpolis, Macap, Palmas, Porto Velho, Rio Branco e Vitria: at 30 de novembro de 2008. II geradoras situadas nos demais Municpios: de 1o de outubro de 2007 at 31 de maro de 2009; III - retransmissoras situadas nas capitais dos Estados e no Distrito Federal: at 30 de abril de 2009; e IV - retransmissoras situadas nos demais Municpios: at 30 de abril de 2011. Pargrafo nico. A permissionria ou autorizada de servio de retransmisso de televiso somente poder requerer a consignao de que trata o art. 2o aps o incio da transmisso digital, em carter definitivo, da estao geradora cedente da programao, observados os prazos fixados nos incisos III e IV. Art. 5o Aprovado o requerimento de consignao, ser celebrado, em prazo no superior a sessenta dias, instrumento pactual entre a requerente e a Unio, por intermdio do Ministrio das Comunicaes, nos termos do art. 9o do Decreto no 5.820, de 2006. Art. 6o Celebrado o instrumento pactual, a exploradora dever apresentar ao Ministrio das Comunicaes, em prazo no superior a seis meses, projeto de instalao da estao transmissora ou retransmissora digital. 1o O projeto de instalao da estao digital dever ser apresentado em conformidade com os formulrios padronizados de informaes tcnicas, constantes dos Anexos III e IV desta Portaria. 2o O projeto de instalao da estao digital dever garantir a equivalncia da rea de cobertura com a do sinal analgico, observado o estabelecido no PBTVD. Art. 7o Publicada a portaria de aprovao do projeto de instalao da estao, ser expedida, pela ANATEL, a autorizao para uso do canal consignado para transmisso digital. Pargrafo nico. A autorizao de que trata o caput condicionada ao recolhimento do valor correspondente ao Preo Pblico pelo Direito de Uso de Radiofreqncia. Art. 8o Instalada a estao digital, a exploradora dever requerer ao Ministrio das Comunicaes a expedio de Licena para Funcionamento de Estao. 1o O requerimento dever ser acompanhado de laudo de vistoria da estao, elaborado por engenheiro habilitado, comprovando que a instalao encontra-se em conformidade com o projeto aprovado. 2o A expedio da Licena fica condicionada ao pagamento da Taxa de Fiscalizao da Instalao do Fundo de Fiscalizao das Telecomunicaes FISTEL. Art. 9o O incio da transmisso digital dever ocorrer em prazo no superior a dezoito meses, contado a partir da data de publicao da portaria de aprovao do projeto.

Pargrafo nico. Dentro do prazo estabelecido no caput, a exploradora poder operar em carter experimental com a finalidade de testar os equipamentos instalados e o sistema irradiante, nos termos dos arts. 38 e 39 do Regulamento dos Servios de Radiodifuso, aprovado pelo Decreto no 52.795, de 31 de outubro de 1963. Art. 10. O canal de radiofreqncia utilizado para transmisso digital dever: I - proporcionar a mesma cobertura que o atual canal utilizado para transmisso analgica, observado o disposto no instrumento de outorga; II - propiciar gerenciamento eficaz das transmisses analgicas e digitais; e III prevenir interferncias. Pargrafo nico. Sempre que um mesmo canal puder ser consignado a mais de uma exploradora, e desde que atendidas as condies dos incisos I, II e III, ser observada, para fins de consignao, a ordem seqencial das posies ocupadas pelas exploradoras no espectro de radiofreqncia no mbito da transmisso analgica. Art. 11. O no cumprimento pelas exploradoras dos prazos estabelecidos nos arts. 4o, 5o, 6o e 9 caracterizar o desinteresse da concessionria, permissionria ou autorizada na explorao do servio para transmisso digital, nos termos do Decreto no 5.820, de 2006.
o

Pargrafo nico. No caso previsto no caput, a exploradora devolver o canal utilizado para transmisso analgica na data prevista no 2o do art. 10 do Decreto no 5.820, de 2006. Art. 12. O Plano de Atribuio, Destinao e Distribuio de Faixas de Freqncias e o PBTVD sero adequados s diretrizes do Decreto no 5.820, de 2006, e s disposies contidas nesta Portaria. Pargrafo nico. A ANATEL dever prosseguir na expanso do PBTVD de forma a atender o cronograma de que trata o art. 4o. Art. 13. O Ministrio das Comunicaes formular, ouvida a Cmara Executiva do Comit de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televiso Digital Terrestre, o plano de numerao para identificao do canal de transmisso digital pelo usurio de forma a atender o disposto nesta Portaria. Art. 14. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

HLIO COSTA

PT-TRANSMISSAO-DIGITAL-STE

ANEXO I (Requerimento de consignao de canal de radiofreqncia para transmisso digital do servio de radiodifuso de sons e imagens)

Excelentssimo Senhor Ministro de Estado das Comunicaes

________________________________________________________________________ , (razo social ou denominao da exploradora) CNPJ no ___________________________________ , sediada na _______________________________ ______________________________________________________ , cidade de ___________________ , Estado de _____________________________, concessionria / autorizada do servio de radiodifuso de sons e imagens na cidade de ______________________________ , Estado de ________________ , por meio do Decreto no __________________ , de ______ de ____________________ de _________ , operando no canal _______________ , requer a V. Exa a consignao de canal de radiofreqncia para transmisso digital, nos termos do art. 7o do Decreto no 5.820, de 29 de junho de 2006. Por oportuno, informa que os transmissores e o sistema irradiante da estao digital sero instalados no(s) seguinte(s) endereo(s): Transmissor Principal: ____________________________________________________ (endereo completo) Transmissor Auxiliar: _____________________________________________________ (endereo completo) Sistema Irradiante:________________________________________________________ (endereo completo) Respeitosamente,

______________________________________________________________ (Nome e assinatura do responsvel legal da exploradora)

ANEXO II (Requerimento de consignao de canal de radiofreqncia para transmisso digital do servio de retransmisso de televiso) Excelentssimo Senhor Ministro de Estado das Comunicaes ________________________________________________________________________ , (razo social ou denominao da exploradora) CNPJ no ___________________________________ , sediada na _______________________________ ______________________________________________________ , cidade de ___________________ , Estado de _________________, permissionria / autorizada do servio de retransmisso de televiso na cidade de ______________ , Estado de ______________ , por meio da Portaria no ____________, de _____ de ______________________ de ________ , operando no canal ______________________, retransmitindo os sinais gerados pela ____________________________________________________, canal __________________, requer a V. Exa a consignao de canal de radiofreqncia para transmisso digital, nos termos do art. 7o do Decreto no 5.820, de 29 de junho de 2006. Por oportuno, informa que os transmissores e o sistema irradiante da estao digital sero instalados no(s) seguinte(s) endereo(s): Transmissor Principal: ____________________________________________________ (endereo completo) Transmissor Auxiliar: _____________________________________________________ (endereo completo) Sistema Irradiante:________________________________________________________ (endereo completo) Respeitosamente, _____________________________________________________________ (Nome e assinatura do responsvel legal da exploradora)

También podría gustarte