Está en la página 1de 10

Em face da publicao da Instr uo Nor mativa RFB n 1.420/2013 - DOU de 20.12.2013; Instr uo Nor mativa RFB n 1.

422/2013 - DOU de 20.12.2013; e Ato Declar atr io Executivo Cofis n 98/2013 - DOU 1 de 23.12.2013, este pr ocedimento foi atualizado: T picos atualizados: T odos.

IRPJ/ CSL - Es cr it ur ao Cont bil Fis cal (ECF)

Res umo: Este pr ocedimento tr ata sobr e a Escr itur ao Contbil Fiscal (ECF), em que a par tir do ano-calendr io de 2014, as pessoas j ur dicas tr ibutadas pelo Imposto de Renda Pessoa Jur dica (IRPJ) com base no lucr o r eal, suj eitas ao RT T , estar o obr igadas a apr esentar anualmente.

Sumr io 1. Int r oduo 2. Sped 3. ECF 3.1 Pr azo de entr ega 3.2 Obr igator iedade 3.3 O que infor mar 4. Leiaut e 4.1 Ger ao do ar quivo da ECF 4.2 Car acter sticas do Ar quivo 4.3 Blocos da ECF 5. Dis pens a da es cr it ur ao do Lalur e da DIPJ 6. Penalidades 8. Regr as de apur ao do lucr o r eal 8.1 Conceito 8.1.1 Adies 8.1.2 Excluses 8.1.3 Compensao de pr ej uzos fiscais 8.1.3.1 Contr ole dos pr ej uzos fiscais 8.2 Demonstr aes financeir as 8.2.1 DRE 8.2.2 DLPA 8.3 Debntur es 8.4 S ubvenes par a investimento e doaes 8.5 Lucr o societr io

R e t orna r a o Sum rio

1. Int r oduo O obj etivo inicial da cr iao do e-Lalur er a eliminar a r edundncia de infor maes existentes na escr itur ao contbil, no Lalur e na DIPJ, facilitando o cumpr imento da obr igao acessr ia, exclusivamente pelas pessoas j ur dicas suj eitas apur ao do IRPJ pelo r egime do lucr o r eal. Poster ior mente, a Instr uo Nor mativa RFB n 989/2009 , instituidor a do e-Lalur , foi r evogada pela Instr uo Nor mativa RFB n 1. 353/2013 , que cr iou a EFD-IRPJ, de apr esentao obr igatr ia par a todas as pessoas j ur dicas, exceto as optantes pelo S imples Nacional. T odavia, com o advento da Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , a EFD-IRPJ passou a apr esentar nova denominao: ECF (Escr itur ao Contbil Fiscal). Dessa for ma, a par tir do ano-calendr io 2014 (exer ccio 2015) todas as pessoas j ur dicas, inclusive imunes e isentas, quer sej am tr ibutadas pelo lucr o r eal, lucr o ar bitr ado ou lucr o pr esumido devem entr egar a ECF. Entr etanto, a obr igator iedade da entr ega da ECF no se aplica as pessoas j ur dicas optantes pelo S imples Nacional, r gos pblicos, s autar quias e s fundaes pblicas e inativas. Uma das inovaes da ECF que possibilita s empr esas obr igadas a entr ega da Escr itur ao Contbil Digital (ECD), a utilizao dos saldos e contas da ECD par a pr eenchimento inicial da ECF. Alm disso, a ECF tambm r ecuper ar os saldos finais da ECF anter ior , a par tir do anocalendr io 2015. Na ECF haver o pr eenchimento e contr ole, por meio de validaes, das par tes A e B do Livr o Eletr nico de Apur ao do Lucr o Real (e-Lalur ) e do Livr o Eletr nico de Apur ao da Base de Clculo da CS LL (e-Lacs). T odos os saldos infor mados nesses livr os tambm ser o contr olados e, no caso da par te B, haver o "batimento" de saldos de um ano par a outr o. Finalmente, a ECF apr esentar as fichas de infor maes econmicas e de infor maes ger ais em novo for mato de pr eenchimento par a as pessoas j ur dica.

R e t orna r a o Sum rio

2. Sped O S istema Pblico de Escr itur ao Digital (S ped) foi institudo pelo Decr eto n 6. 022/2007 , que o define como sendo um instr umento que unifica as atividades de r ecepo, validao, ar mazenamento e autenticao de livr os e documentos que integr am a escr itur ao comer cial e fiscal dos empr esr ios e das sociedades empr esr ias, mediante fluxo nico, computador izado, de infor maes. O pr oj eto S ped tem como obj etivos pr incipais: a) pr omover a integr ao dos fiscos, mediante a padr onizao e compar tilhamento das infor maes contbeis e fiscais, r espeitadas as r estr ies legais de acesso; b) r acionalizar e unifor mizar as obr igaes acessr ias par a os contr ibuintes, com o estabelecimento de tr ansmisso nica de distintas obr igaes acessr ias de difer entes r gos fiscalizador es; e c) tor nar mais cler e a identificao de ilcitos tr ibutr ios, com a melhor ia do contr ole dos pr ocessos, a r apidez no acesso s infor maes e a fiscalizao mais efetiva das oper aes com o cr uzamento de dados e auditor ia eletr nica.

S o vr ios os benefcios pr opiciados pelo S ped, entr e eles: a) diminuio do consumo de papel, com r eduo de custos e pr eser vao do meio ambiente; b) r eduo de custos com a r acionalizao e simplificao das obr igaes acessr ias; c) unifor mizao das infor maes que o contr ibuinte pr esta aos diver sos entes gover namentais; d) r eduo do envolvimento involuntr io em pr ticas fr audulentas; e) r eduo do tempo despendido com a pr esena de auditor es fiscais nas instalaes do contr ibuinte; f) simplificao e agilizao dos pr ocedimentos suj eitos ao contr ole da administr ao tr ibutr ia; g) for talecimento do contr ole e da fiscalizao por meio de inter cmbio de infor maes entr e as administr aes tr ibutr ias; h) r apidez no acesso s infor maes; i) aumento da pr odutividade do auditor atr avs da eliminao dos passos par a coleta dos ar quivos; j ) possibilidade de tr oca de infor maes entr e os pr pr ios contr ibuintes a par tir de um leiaute padr o; k) r eduo de custos administr ativos; l) melhor ia da qualidade da infor mao; m) possibilidade de cr uzamento entr e os dados contbeis e os fiscais; n) disponibilidade de cpias autnticas e vlidas da escr itur ao par a usos distintos e concomitantes; o) r eduo do "Custo Br asil"; e p) aper feioamento do combate sonegao.

R e t orna r a o Sum rio

3. ECF

R e t orna r a o Sum rio

3.1 Pr azo de ent r ega A Escr itur ao Contbil Fiscal (ECF) substitui a Declar ao de Infor ma es Econmico-Fiscais da Pessoa Jur dica (DIPJ), a par tir do anocalendr io 2014. A ECF ser tr ansmitida anualmente ao S istema Pblico de Escr itur ao Digital (S ped) at s 23h59min59s, hor r io de Br aslia, do ltimo dia til do ms de j ulho do ano seguinte ao ano-calendr io a que se r efir a a escr itur ao, ou sej a, at 30.06.2015. A ECF dever ser assinada digitalmente mediante utilizao de cer tificado digital vlido. Nos casos de extino, ciso par cial, ciso total, fuso ou incor por ao, a ECF dever ser entr egue pelas pessoas j ur dicas extintas, cindidas, fusionadas, incor por adas e incor por ador as, at o ltimo dia til do ms subsequente ao do evento, obser vando-se que: a) a obr igator iedade de entr ega da ECF, no se aplica incor por ador a, nos casos em que as pessoas j ur dicas, incor por ador a e incor por ada, estej am sob o mesmo contr ole societr io desde o ano-calendr io anter ior ao do evento; e b) nos casos de extino, ciso par cial, ciso total, fuso ou incor por ao, ocor r ido de j aneir o a maio j unho do ano-calendr io, o pr azo mencionado ser at o ltimo dia til do ms de j ulho do r efer ido ano, mesmo pr azo da ECF par a situaes nor mais r elativas ao anocalendr io anter ior . (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 1; Ato Declar atr io Executivo Cofis n 98/2013 )

R e t orna r a o Sum rio

3.2 Obr igat or iedade S o obr igadas ao pr eenchimento da ECF, de for ma centr alizada pela matr iz, todas as pessoas j ur dicas, inclusive imunes e isentas, sej am elas tr ibutadas pelo lucr o r eal, lucr o ar bitr ado ou lucr o pr esumido, exceto:

elas tr ibutadas pelo lucr o r eal, lucr o ar bitr ado ou lucr o pr esumido, exceto: a) s pessoas j ur dicas optantes pelo S imples Nacional; b) aos r gos pblicos, s autar quias e s fundaes pblicas; e c) s pessoas j ur dicas inativas.

No caso de pessoas j ur dicas que for am scias ostensivas de S ociedades em Conta de Par ticipao (S CP), a ECF dever ser tr ansmitida separ adamente, par a cada S CP, alm da tr ansmisso da ECF da scia ostensiva. Nessa hiptese, cada S CP dever pr eencher e tr ansmitir sua pr pr ia ECF, utilizando o CNPJ da pessoa j ur dica que scia ostensiva e um cdigo cr iado pela pr pr ia pessoa j ur dica par a identificao de cada S CP de for ma unvoca. (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 1; Ato Declar atr io Executivo Cofis n 98/2013 )

R e t orna r a o Sum rio

3.3 O que infor mar A par tir do ano-calendr io 2014, exer ccio 2015, o suj eito passivo deve infor mar , na ECF, todas as oper aes que influenciem a composio da base de clculo e o valor devido do Imposto sobr e a Renda da Pessoa Jur dica (IRPJ) e da Contr ibuio S ocial sobr e o Lucr o (CS L), especialmente quanto: a) r ecuper ao do plano de contas contbil e saldos das contas, par a pessoas j ur dicas obr igadas a entr egar a Escr itur ao Contbil Digital (ECD), de que tr ata a Instr uo Nor mativa RFB n 1. 420/2013 , r elativa ao mesmo per odo da ECF; b) r ecuper ao de saldos finais da ECF do per odo imediatamente anter ior , quando aplicvel; c) associao das contas do plano de contas contbil r ecuper ado da ECD com plano de contas r efer encial, definido pela Coor denaoGer al de Fiscalizao (Cofis), por meio de Ato Declar atr io Executivo (ADE); d) ao detalhamento dos aj ustes do lucr o lquido na apur ao do Lucr o Real, mediante tabela de adies e excluses definida pela Cofis, por meio de Ato Declar atr io Executivo (ADE); e) ao detalhamento dos aj ustes da base de clculo da CS L, mediante tabela de adies e excluses definida pela Cofis, por meio de ADE; f) aos r egistr os de contr ole de todos os valor es a excluir , adicionar ou compensar em exer ccios subsequentes, inclusive pr ej uzo fiscal e base de clculo negativa da CS L; e g) aos r egistr os, lanamentos e aj ustes que for em necessr ios par a a obser vncia de pr eceitos da lei tr ibutr ia r elativos deter minao do lucr o r eal e da base de clculo da CS L, quando no devam, por sua natur eza exclusivamente fiscal, constar da escr itur ao comer cial, ou sej am difer entes dos lanamentos dessa escr itur ao.

Not as (1) At o ano-calendr io de 2013, em cada per odo de apur ao, a pessoa j ur dica tr ibutada pelo lucr o r eal deve elabor ar e tr anscr ever , no Livr o de Apur ao do Lucr o Real (Lalur ), a demonstr ao a apur ao do lucr o r eal e da CS L, discr iminando (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar ts. 6, 18 e 21, I): a) o lucr o lquido do per odo par a fins societr ios; b) o lanamento do aj uste especfico do RT T ; c) o lucr o lquido do per odo de apur ao; d) os lanamentos de aj uste do lucr o lquido do per odo de apur ao, de adio, excluso e compensao, nos ter mos dos ar ts. 8 e 9 da r efer ida nor ma; e e) o lucr o r eal. Nessa hiptese, at o ano-calendr io de 2013, tambm per manece a obr igator iedade de entr ega das infor maes necessr ias par a ger ar o Contr ole Fiscal Contbil de T r ansio (Fcont), onde ser apur ado e demonstr ado o lucr o lquido. O Fcont ser ger ado a par tir da escr itur ao contbil par a fins societr ios, expur gando e inser indo lanamentos confor me disposto no ar t. 1 da Instr uo Nor mativa RFB n 967/2009 . (2) O Decr eto-lei n 1. 598/1977 , ar ts. 7 e 8 , com a r edao dada pela Medida Pr ovisr ia n 627/2013 estabelece que a par tir de 1.01.2015, o lucr o r eal ser deter minado com base na escr itur ao que o contr ibuinte deve manter , com obser vncia das leis comer ciais e fiscais, obser vando-se que r efer ida escr itur ao dever ser entr egue em meio digital ao S istema Pblico de Escr itur ao Digital (S ped): a) o contr ibuinte dever escr itur ar , alm dos demais r egistr os r equer idos pelas leis comer ciais e pela legislao tr ibutr ia: b) o livr o de apur ao do lucr o r eal (lalur ), que ser entr egue em meio digital e no qual ser o lanados os aj ustes do lucr o lquido do exer ccio, ser tr anscr ita a demonstr ao do lucr o r eal e a apur ao do Imposto de Renda; c) completada a ocor r ncia de cada fato ger ador do imposto, o contr ibuinte dever elabor ar o lalur de for ma integr ada s escr itur aes comer cial e fiscal, que discr iminar : c.1) o lucr o lquido do exer ccio do per odo-base de incidncia; c.2) os r egistr os de aj uste do lucr o lquido, com identificao das contas analticas, assim consider ada aquela que r egistr a em ltimo nvel os lanamentos contbeis do plano de contas e indicao discr iminada por lanamento cor r espondente na escr itur ao comer cial, quando pr esentes; c.3) o lucr o r eal; c.4) a apur ao do IRPJ devido, com a discr iminao das dedues quando aplicveis; e c.5) demais infor maes econmico-fiscais da pessoa j ur dica. d) o disposto na letr a "b" ser disciplinado em ato nor mativo da S ecr etar ia da Receita Feder al do Br asil (RFB).

(Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 2)

(Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 2)

R e t orna r a o Sum rio

4. Leiaut e O Manual de Or ientao do Leiaute da ECF, contendo infor maes de leiaute do ar quivo de impor tao, r egr as de validao aplicveis aos campos, r egistr os e ar quivos, tabelas de cdigos utilizadas e r egr as de r etificao da ECF, foi apr ovado pelo Ato Declar atr io Executivo Cofis n 98/2013 e est disponvel par a dow nload em no site da RFB (w w w .r eceita.fazenda.gov.br ). (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 4)

R e t orna r a o Sum rio

4.1 Ger ao do ar quiv o da ECF A empr esa dever ger ar o ar quivo da ECF com r ecur sos pr pr ios. O ar quivo ser obr igator iamente submetido ao pr ogr ama ger ador da ECF par a validao de contedo, assinatur a digital, tr ansmisso e visualizao. possvel o pr eenchimento da ECF no pr pr io pr ogr ama ger ador da ECF, em vir tude da funcionalidade de edio de campos. (Manual de Or ientao do Leiaute da Escr itur ao Contbil Fiscal (ECF)

R e t orna r a o Sum rio

4.2 Car act er s t icas do A r quiv o O ar quivo a ser impor tado par a o pr ogr ama ger ador da ECF deve ser no for mato texto, codificado em AS CII - IS O 8859-1 (Latin-1), no sendo aceitos campos compactados (packed decimal), zonados, binr ios, ponto flutuante (float point), etc., ou quaisquer outr as codificaes de texto, tais como EBCDIC. Ademais, o ar quivo possui or ganizao hier r quica, assim definida pela citao do nvel hier r quico ao qual per tence cada r egistr o. (Manual de Or ientao do Leiaute da Escr itur ao Contbil Fiscal (ECF)

R e t orna r a o Sum rio

4.3 Blocos da ECF Entr e o r egistr o inicial e o r egistr o final, o ar quivo digital constitudo de blocos, r efer indo-se cada um deles a um agr upamento de infor maes, confor me a r elao de blocos a seguir :

Relao de Blocos

Blo c o

No m e do Blo c o A be rt ura e Ide nt if ica o Inf orma e s R e cupe ra da s da s EC D (bloco re cupe ra do pe lo sist e ma - n o import a do) Inf orma e s R e cupe ra da s da EC F A nt e rior e C lculo F isca l dos Da dos R e cupe ra dos da EC D (Bloco re cupe ra do pe lo sist e ma n o import a do) Pla no de C ont a s e Ma pe a me nt o Sa ldos da s C ont a s C ont be is e R e f e re ncia is

De s c r i o do Blo c o A bre o a rquiv o, ide nt if ica a e nt ida de e re f e re ncia o pe rodo da EC F . R e cupe ra , da s EC D do pe rodo da e scrit ura o da EC F , a s inf orma e s do pla no de cont a s e os sa ldos me nsa is R e cupe ra , da EC F ime dia t a me nt e a nt e rior, os sa ldos f ina is da s cont a s re f e re ncia is e da pa rt e B (do e -LA LUR e e -LA C S). C a lcula os sa ldos cont be is de a cordo com o pe rodo de a pura o do t ribut o A pre se nt a o ma pe a me nt o do pla no de cont a s cont bil pa ra o pla no de cont a s re f e re ncia l A pre se nt a os sa ldos da s cont a s cont be is pa t rimonia is e de re sult a do por pe rodo de a pura o e o se u ma pe a me nt o pa ra a s cont a s re f e re ncia is A pre se nt a o ba la no pa t rimonia l, a de monst ra o do re sult a do do e x e rccio e os a just e s do R TT, ca so e x ist a m A pre se nt a os liv ros e le t rnicos de e scrit ura o e a pura o do IR PJ (e -LA LUR ) e da C SLL (e -LA C S) da Pe ssoa J urdica Tribut a da pe lo Lucro R e a l - pa rt e s A e B C a lcula o IR PJ e a C SLL com ba se no lucro re a l (e st ima t iv a s me nsa is e a just e a nua l ou v a lore s t rime st ra is) A pre se nt a o ba la no pa t rimonia l e a pura o IR PJ e a C SLL com ba se no lucro pre sumido A pura o IR PJ e a C SLL com ba se no lucro a rbit ra do A pre se nt a o ba la no pa t rimonia l da s e nt ida de s imune s ou ise nt a s. A pura , qua ndo f or o ca so, o IR PJ e a C SLL com ba se no lucro re a l

0 C

J K

Lucro R e a l

e -LA LUR e e -LA C S

Impost o de R e nda e C ont ribui o Socia l (Lucro R e a l)

P T

Lucro Pre sumido Lucro A rbit ra do

Imune s ou Ise nt a s

Imune s ou Ise nt a s

ca so, o IR PJ e a C SLL com ba se no lucro re a l A pre se nt a inf orma e s e conmica s da e nt ida de A pre se nt a inf orma e s ge ra is da e nt ida de . Ence rra o a rquiv o digit a l

X Y 9

Inf orma e s Econmica s Inf orma e s Ge ra is Ence rra me nt o do A rquiv o Digit a l

Por tanto, o ar quivo digital composto por blocos de infor mao e cada bloco ter um r egistr o de aber tur a, r egistr os de dados e um r egistr o de encer r amento. Aps o bloco inicial (Bloco 0), a or dem de apr esentao dos demais blocos ser na sequncia constante na tabela de blocos acima. S alvo quando houver especificao em contr r io, todos os blocos so obr igatr ios e o r espectivo r egistr o de aber tur a indicar a pr esena ou a ausncia de dados infor mados. (Manual de Or ientao do Leiaute da Escr itur ao Contbil Fiscal (ECF)

R e t orna r a o Sum rio

5. Dis pens a da es cr it ur ao do Lalur e da DIPJ As pessoas j ur dicas ficam dispensadas, em r elao aos fatos ocor r idos a par tir de 1.01.2014, da escr itur ao do Livr o de Apur ao do Lucr o Real (Lalur ) e da entr ega da Declar ao de Infor maes Econmico-Fiscais da Pessoa Jur dica (DIPJ). (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 5)

R e t orna r a o Sum rio

6. Penalidades A no apr esentao da ECF nos pr azos fixados no subtpico 3.1, ou a sua apr esentao com incor r ees ou omisses, acar r etar aplicao, ao infr ator , as seguintes multas (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 6; Medida Pr ovisr ia n 2. 158- 35/2001 , ar t. 57): a) por apr esentao extempor nea: a.1) R$ 500,00 por ms-calendr io ou fr ao, r elativamente s pessoas j ur dicas que estiver em em incio de atividade ou que sej am imunes ou isentas ou que, na ltima declar ao apr esentada, tenham apur ado lucr o pr esumido ou pelo S imples Nacional; a.2) R$ 1.500,00 por ms-calendr io ou fr ao, r elativamente s demais pessoas j ur dicas; b) por no cumpr imento intimao da S ecr etar ia da Receita Feder al do Br asil (RFB) par a cumpr ir obr igao acessr ia ou par a pr estar esclar ecimentos nos pr azos estipulados pela autor idade fiscal: R$ 500,00 por ms-calendr io; c) por cumpr imento de obr igao acessr ia com infor maes inexatas, incompletas ou omitidas: c.1) 3%, no infer ior a R$ 100,00, do valor das tr ansaes comer ciais ou das oper aes financeir as, pr pr ias da pessoa j ur dica ou de ter ceir os em r elao aos quais sej a r esponsvel tr ibutr io, no caso de infor mao omitida, inexata ou incompleta; c.2) 1,5%, no infer ior a R$ 50,00, do valor das tr ansaes comer ciais ou das oper aes financeir as, pr pr ias da pessoa fsica ou de ter ceir os em r elao aos quais sej a r esponsvel tr ibutr io, no caso de infor mao omitida, inexata ou incompleta.

Ressalta-se, por m, que de acor do com o Decr eto-lei n 1. 598/1977 , ar t. 8-A, includo pela Medida Pr ovisr ia n 627/2013 , ar t. 2, j dispunha sobr e as penalidades, onde estabelece que a par tir de 1.01.2015, o suj eito passivo que deixar de apr esentar o livr o de apur ao do lucr o r eal, que ser entr egue em meio digital (ou sej a, a ECF), nos pr azos fixados no ato nor mativo, ou que o apr esentar com inexatides, incor r ees ou omisses, fica suj eito s seguintes multas: a) equivalente a 0,025%, por ms-calendr io ou fr ao, da r eceita br uta da pessoa j ur dica no per odo a que se r efer e a apur ao, limitada a um por cento, r elativamente s pessoas j ur dicas que deixar em de apr esentar ou apr esentar em em atr aso o livr o; e b) 5%, no infer ior a R$ 500,00, do valor omitido, inexato ou incor r eto.

A multa de que tr ata a letr a "a" ser r eduzida: a) metade, quando o livr o for apr esentado depois do pr azo, mas antes de qualquer pr ocedimento de ofcio; e b) em 25%, se houver a apr esentao do livr o no pr azo fixado em intimao.

A multa de que tr ata a letr a "b": a) no ser devida se o suj eito passivo cor r igir as inexatides, incor r ees ou omisses antes de iniciado qualquer pr ocedimento de ofcio; e b) ser r eduzida em 25%, se for em cor r igidas as inexatides, incor r ees ou omisses no pr azo fixado em intimao.

Quando no houver r eceita br uta infor mada no per odo de apur ao a que se r efer e a escr itur ao, dever ser utilizada a r eceita br uta do ltimo per odo de apur ao infor mado, atualizada pela taxa S elic at o ter mo final de encer r amento do per odo a que se r efer e a escr itur ao. A multa pr evista na letr a "a" no poder ser infer ior R$ 5.000,00, por ms-calendr io ou fr ao. S em pr ej uzo das penalidades mencionadas, aplica-se o disposto no ar t. 47 da Lei n 8. 981/1995 , pessoa j ur dica que no escr itur ar a ECF de acor do com as disposies da legislao tr ibutr ia.

ECF de acor do com as disposies da legislao tr ibutr ia.

Not a O Par ecer Nor mativo RFB n 3/2013 (que anter ior as nor mas supr amencionadas) analisa as consequncias da nova r edao dada ao ar t. 57 da Medida Pr ovisr ia n 2. 158- 35/2001 pelo ar t. 8 da Lei n 12. 766/2012 (r esultante da conver so da Medida Pr ovisr ia n 575/2012 ), r elativamente aos atos iner entes S ecr etar ia da Receita Feder al do Br asil (RFB), especialmente no que diz r espeito fiscalizao e ao contr ole do cr dito tr ibutr io. Em sntese, o r efer ido Par ecer Nor mativo tr aa um par alelo dentr e a legislao vigente sobr e as obr igaes acessr ias e conclui, entr e outr as pr ovidncias, que as multas constantes do ar t. 7 da Instr uo Nor mativa RFB n 989/2009 (r evogada pela Instr uo Nor mativa RFB n 1. 353/2013 - EFD-IRPJ e, essa ltima r evogada pela Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 - ECF), deixar am de ter base legal em decor r ncia da alter ao da r edao do ar t. 57 da Medida Pr ovisr ia n 2. 158- 35/2001 .

(Medida Pr ovisr ia n 2. 158- 35/2001 , ar t. 57; Lei n 12. 873/2013 , ar t. 57; Decr eto-lei n 1. 598/1977 , ar t. 8-A, includo pela Medida Pr ovisr ia n 627/2013 , ar t. 2; Instr uo Nor mativa RFB n 1. 422/2013 , ar t. 6)

R e t orna r a o Sum rio

8. Regr as de apur ao do lucr o r eal

R e t orna r a o Sum rio

8.1 Conceit o Lucr o r eal o lucr o lquido contbil do per odo de apur ao aj ustado pelas adies, excluses ou compensaes de acor do com a legislao vigente. Os cr itr ios contbeis par a apur ao do lucr o lquido contbil so aqueles vigentes em 31.12.2007. (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar t. 7)

R e t orna r a o Sum rio

8.1.1 A dies Devem ser adicionados ao lucr o lquido, par a fins de deter minao do lucr o r eal: a) os custos, despesas, encar gos, per das, pr ovises, par ticipaes e quaisquer outr os valor es deduzidos na apur ao do lucr o lquido contbil que no sej am per mitidos sua deduo na deter minao do lucr o r eal; b) os r esultados, r endimentos, r eceitas e quaisquer outr os valor es no includos na apur ao do lucr o lquido que, de acor do com a legislao tr ibutr ia, devam ser computados na deter minao do lucr o r eal.

Os valor es a ser em adicionados so os apur ados de acor do com os mtodos e cr itr ios contbeis vigentes em 31.12.2007. (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar t. 8)

R e t orna r a o Sum rio

8.1.2 Exclus es Podem ser excludos do lucr o lquido, par a fins de deter minao do lucr o r eal: a) os valor es cuj a deduo sej a autor izada pela legislao tr ibutr ia e que no tenham sido computados na apur ao do lucr o lquido do per odo de apur ao; b) os r esultados, r endimentos, r eceitas e quaisquer outr os valor es includos na apur ao do lucr o lquido que, de acor do com a legislao tr ibutr ia, no sej am computados no lucr o r eal.

Os valor es a ser em excludos so os apur ados de acor do com os mtodos e cr itr ios contbeis vigentes em 31.12.2007. (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar t. 9, I e II)

R e t orna r a o Sum rio

8.1.3 Compens ao de pr ejuzos fis cais O pr ej uzo fiscal apur ado em per odos de apur ao anter ior es pode ser compensado com o lucr o r eal apur ado em per odos seguintes, obser vando-se que: a) a compensao est limitada a 30% do lucr o lquido aj ustado pelas adies e excluses pr evistas na legislao tr ibutr ia; b) a pessoa j ur dica deve manter os livr os e documentos exigidos pela legislao fiscal, compr obatr ios do pr ej uzo fiscal utilizado par a

b) a pessoa j ur dica deve manter os livr os e documentos exigidos pela legislao fiscal, compr obatr ios do pr ej uzo fiscal utilizado par a compensao, obser vadas as demais r egr as pr evistas na legislao tr ibutr ia. (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar t. 9, III)

R e t orna r a o Sum rio

8.1.3.1 Cont r ole dos pr ejuzos fis cais At 31.12.2013, os pr ej uzos fiscais de per odos de apur ao anter ior es devem ser r egistr ados na par te "A" e contr olados na par te "B" do Livr o de Apur ao do Lucr o Real (Lalur ). A par tir do ano-calendr io de 2014, este livr o estar inser ido dentr o da ECF, obser vando-se que: a) so compensveis os pr ej uzos fiscais apur ados em per odos de apur ao encer r ados a par tir do ano-calendr io de 1995, bem como os saldos ainda no compensados, existentes em 31.12.1994, de pr ej uzos fiscais apur ados a par tir do ano-calendr io de 1991; b) somente podem compensar pr ej uzos fiscais as pessoas j ur dicas que mantiver em os livr os e documentos exigidos pela legislao fiscal, compr obatr ios do montante do pr ej uzo fiscal utilizado par a a compensao; c) somente podem ser compensados pr ej uzos fiscais apur ados em per odos nos quais a empr esa foi tr ibutada pelo lucr o r eal, sendo inadmissvel compensar pr ej uzos de per odos nos quais a empr esa submeteu-se tr ibutao pelo lucr o pr esumido, ainda que esses valor es tenham sido apur ados no Lalur (EFD-IRPJ).

O lucr o r eal apur ado em cada per odo de apur ao (lucr o lquido aj ustado pelas adies e excluses pr escr itas ou autor izadas pela legislao do Imposto de Renda) poder ser r eduzido pela compensao de pr ej uzos fiscais de per odos de apur ao anter ior es em, no mximo, 30%, confor me disposto no RIR/1999 , ar t. 510. Obser ve-se que esse limite est r elacionado com o lucr o r eal do per odo de apur ao em que o pr ej uzo for compensado e no com o pr ej uzo a compensar . Logo, o pr ej uzo fiscal de per odo de apur ao anter ior poder eventualmente ser integr almente compensado em um nico per odo de apur ao, desde que o valor a compensar no ultr apasse a 30% do lucr o r eal do per odo de apur ao da compensao. Exemplo
Lu c ro lq u id o d o p e ro d o A d i e s E xc lu s e s Lu c ro re al an t e s d a c o mp e n sa o d e p re ju zo s fisc ais R$ 1 . 0 0 0 . 0 0 0 , 0 0 R$ 4 0 0 . 0 0 0 , 0 0 ( R$ 2 0 0 . 0 0 0 , 0 0 ) R$ 1 . 2 0 0 . 0 0 0 , 0 0

Neste caso, o limite mximo par a a compensao de pr ej uzos fiscais de per odos de apur ao anter ior es de R$ 360.000,00 (30% de R$ 1.200.000,00) e, por tanto, se o saldo de pr ej uzos fiscais a compensar : a) no ultr apassar R$ 360.000,00, poder ser totalmente compensado (r essalvada a hiptese tr atada no tpico 5); b) ultr apassar esse limite, o excedente no poder ser compensado nesse per odo de apur ao, devendo per manecer r egistr ado na conta de contr ole da Par te "B" do Lalur , (ECF, a par tir de do ano-calendr io de 2014, exer ccio 2015), par a ser compensado com o lucr o r eal que vier a ser apur ado nos per odos de apur ao subsequentes, sempr e r espeitando o limite de 30%.

Not a O limite de 30% no se aplica compensao de pr ej uzos fiscais: a) decor r entes da explor ao de atividades r ur ais ( RIR/1999 , ar t. 512); ou b) apur ados pelas empr esas industr iais titular es de Pr ogr amas Especiais de Expor tao, apr ovados at 03.06.1993 pela Comisso par a Concesso de Benefcios Fiscais a Pr ogr amas Especiais de Expor tao (Befiex), as quais podem compensar o pr ej uzo fiscal ver ificado em um per odo de apur ao com o lucr o r eal deter minado nos 6 anos-calendr io subsequentes, independentemente da distr ibuio de lucr os ou dividendos aos scios ou acionistas ( RIR/1999 , ar t. 470, I).

( RIR/1999 , ar ts. 509 e 510)

R e t orna r a o Sum rio

8.2 Demons t r aes financeir as Ao fim de cada per odo de apur ao, a pessoa j ur dica tr ibutada pelo IRPJ com base de lucr o r eal deve elabor ar Balano Patr imonial (BP), demonstr ao do r esultado do per odo de apur ao (DRE) e Demonstr ao de Lucr os ou Pr ej uzos Acumulados (DLPA), com obser vncia dos mtodos e cr itr ios contbeis vigentes em 31.12.2007, e tr anscr ev-los no Lalur . O patr imnio da empr esa um conj unto de bens, dir eitos e obr igaes, obser vando-se que: a) bens so, por exemplo, os estoques de mer cador ias, os mveis e utenslios de uso da empr esa, suas instalaes, pr dios, galpes, veculos etc.; b) dir eitos so r epr esentados pelos valor es a r eceber (de clientes ou no), como, por exemplo, as duplicatas a r eceber , eventuais

b) dir eitos so r epr esentados pelos valor es a r eceber (de clientes ou no), como, por exemplo, as duplicatas a r eceber , eventuais empr stimos efetuados a ter ceir os etc. c) obr igaes so, pr opr iamente, as dvidas da empr esa, por exemplo, com seus for necedor es (aqueles de quem ela adquir e mer cador ias, matr ias-pr imas etc.), tr ibutos a pagar , aluguel a ser pago, gua, ener gia eltr ica e telefone j consumidos, mas ainda a pagar etc.

A DRE e DLPA so demonstr aes financeir as cuj a elabor ao obr igatr ia par a todas as pessoas j ur dicas tr ibutadas com base no lucr o r eal ( RIR/1999 , ar t. 274, caput). (Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar t. 10)

R e t orna r a o Sum rio

8.2.1 DRE A DRE deve discr iminar : a) a r eceita br uta das vendas e ser vios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; b) a r eceita lquida das vendas e ser vios, o custo das mer cador ias e ser vios vendidos e o lucr o br uto; c) as despesas com as vendas, as despesas financeir as, deduzidas das r eceitas, as despesas ger ais e administr ativas e outr as despesas oper acionais; d) o lucr o ou pr ej uzo oper acional, as outr as r eceitas e as outr as despesas; e) o r esultado do exer ccio antes do Imposto sobr e a Renda e a pr oviso par a o imposto; f) as par ticipaes de debntur es, empr egados, administr ador es e par tes beneficir ias, mesmo na for ma de instr umentos financeir os e de instituies ou fundos de assistncia ou pr evidncia de empr egados, que no se car acter izem como despesa; g) o lucr o ou pr ej uzo lquido do exer ccio e o seu montante por ao do capital social.

Na deter minao do r esultado do exer ccio, ser o computados: a) as r eceitas e os r endimentos ganhos no per odo, independentemente da sua r ealizao em moeda; b) os custos, as despesas, os encar gos e as per das, pagos ou incor r idos, cor r espondentes a essas r eceitas e r endimentos.

R e t orna r a o Sum rio

8.2.2 DLPA A DLPA deve discr iminar : a) o saldo do incio do per odo e os aj ustes de exer ccios anter ior es; b) as r ever ses de r eser vas e o lucr o lquido do exer ccio; c) as tr ansfer ncias par a r eser vas, os dividendos, a par cela dos lucr os incor por ada ao capital e o saldo ao fim do per odo.

A DLPA tambm dever indicar , quando for o caso, o montante do dividendo por ao do capital social.

Not a A par tir do ano-calendr io de 2014, o Lalur passar a ser escr itur ado na ECF.

R e t orna r a o Sum rio

8.3 Debnt ur es As debntur es so ttulos nor malmente de longo pr azo emitidos pela companhia com gar antia de cer tas pr opr iedades, bens ou aval do emitente. As debntur es so for mas de captao de r ecur sos par a as sociedades annimas e sua emisso est disciplinada pela Lei n 6. 404/1976 , ar ts. 52 a 74 , com alter aes pr oduzidas pela Leis n 9.457/1997 e pela Lei n 10. 303/2001 . O valor do pr mio na emisso de debntur es no ser computado na deter minao do lucr o r eal e da base de clculo da CS L quando a pessoa j ur dica: a) r econhecer o valor do pr mio na emisso de debntur es em conta do r esultado pelo r egime de competncia e de acor do com as deter minaes constantes das nor mas expedidas pela Comisso de Valor es Mobilir ios (CVM), no uso da competncia confer ida pelo 3 do ar t. 177 da Lei n 6. 404/1976 , no caso de companhias aber tas e de outr as que optem pela sua obser vncia; b) excluir no Lalur o valor r efer ente par cela do lucr o lquido do exer ccio decor r ente do pr mio na emisso de debntur es, par a fins de apur ao do lucr o r eal; e c) manter o valor r efer ente par cela do lucr o lquido do exer ccio decor r ente do pr mio na emisso de debntur es em r eser va de lucr os especfica.

Not a O valor do pr mio na emisso de debntur es ser tr ibutado caso sej a dada destinao diver sa da que tr ata a letr a "c" supr a, inclusive nas hipteses de: a) capitalizao do valor e poster ior r estituio de capital aos scios ou ao titular , mediante r eduo do capital social, hiptese em que a base par a a incidncia ser o valor r estitudo, limitado ao valor total das excluses decor r entes de pr mios na emisso de debntur es; b) r estituio de capital aos scios ou ao titular , mediante r eduo do capital social, nos 5 anos anter ior es data da emisso das debntur es com o pr mio, com poster ior capitalizao do valor do pr mio, hiptese em que a base par a a incidncia ser o valor r estitudo, limitado ao valor total das excluses decor r entes de pr mios na emisso de debntur es; ou c) integr ao base de clculo dos dividendos obr igatr ios. No caso de r estituio de capital aos scios ou titular , em r azo da r eduo de capital de que tr ata a letr a "b", a pessoa j ur dica dever adicionar no Lalur o valor da r estituio par a fins de apur ao do lucr o r eal.

(Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar t. 11)

R e t orna r a o Sum rio

8.4 Subv enes par a inv es t iment o e doaes No ser computado na deter minao do lucr o r eal e da base de clculo da CS L o valor das subvenes par a investimento, inclusive mediante iseno ou r eduo de impostos, concedidas como estmulo implantao ou expanso de empr eendimentos econmicos, e das doaes, feitas pelo Poder Pblico. S o condies par a a) r econhecer deter minaes 6. 404/1976 a excluso: o valor da doao ou subveno em conta do r esultado pelo r egime de competncia, inclusive com obser vncia das constantes das nor mas expedidas pela CVM, no uso da competncia confer ida pelo 3 do ar t. 177 da Lei n , no caso de companhias aber tas e de outr as que optem pela sua obser vncia;

b) excluir do Lalur o valor decor r ente de doaes ou subvenes gover namentais par a investimentos, r econhecido no exer ccio, par a fins de apur ao do lucr o r eal; e c) manter em r eser va de lucr os a que se r efer e o ar t. 195- A da Lei n 6. 404/1976 , a par cela decor r ente de doaes ou subvenes gover namentais apur ada at o limite do lucr o lquido do exer ccio.

Not as (1) S e, no per odo base em que ocor r er a excluso r efer ida na letr a "b", a pessoa j ur dica apur ar pr ej uzo contbil ou lucr o lquido contbil infer ior par cela decor r ente de doaes e subvenes gover namentais e, neste caso no, puder ter sido atendido o pr ocedimento r efer ido na letr a "c", a r eser va dever ser constituda com par cela de lucr o de exer ccios subsequentes. (2) As doaes e subvenes supr amencionadas ser o tr ibutadas caso sej a dada destinao diver sa da pr evista, inclusive nas hipteses de: a) capitalizao do valor e poster ior r estituio de capital aos scios ou ao titular , mediante r eduo do capital social, hiptese em que a base par a a incidncia ser o valor r estitudo, limitado ao valor total das excluses decor r entes de doaes ou subvenes gover namentais par a investimentos; b) r estituio de capital aos scios ou ao titular , mediante r eduo do capital social, nos 5 anos anter ior es data da doao ou da subveno, com poster ior capitalizao do valor da doao ou da subveno, hiptese em que a base par a a incidncia ser o valor r estitudo, limitado ao valor total das excluses decor r entes de doaes ou de subvenes gover namentais par a investimentos; ou c) integr ao base de clculo dos dividendos obr igatr ios. O valor r efer ido na letr a "a" dever ser adicionado no Lalur , par a fins de apur ao do lucr o r eal.

(Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar ts. 12 e 13)

R e t orna r a o Sum rio

8.5 Lucr o s ociet r io O lucr o lquido, par a fins societr ios, deve ser apur ado com a utilizao dos mtodos e cr itr ios contbeis definidos pela Lei n 6. 404/1976 , com a adoo: a) dos mtodos e cr itr ios contbeis intr oduzidos pela Lei n 11. 638/2007 e pela Lei n 11. 941/2009 ; b) das deter minaes constantes das nor mas expedidas pela CVM, com base na competncia confer ida pelo 3 do ar t. 177 da Lei n 6. 404/1976 , no caso de companhias aber tas e outr as que optem pela sua obser vncia; e c) das deter minaes constantes das nor mas expedidas pelos demais r gos r egulador es que visem a alinhar a legislao especfica com os padr es inter nacionais de contabilidade, no caso de pessoas j ur dicas a eles subor dinados.

Not as

Not as (1) As demonstr aes financeir as das companhias aber tas obser var o, ainda, as nor mas expedidas pela CVM e ser o obr igator iamente submetidas auditor ia por auditor es independentes nela r egistr ados. (2) O lucr o lquido, par a fins societr ios, ser obtido na escr itur ao contbil par a fins societr ios. (3) No caso de pessoa j ur dica que tenha adotado a Escr itur ao Contbil Digital (ECD), nos ter mos da Instr uo Nor mativa RFB n 1. 420/2013 , a escr itur ao contbil, par a fins societr ios, ser a pr pr ia ECD. (Lei n 6. 404/1976 , ar t. 177 3; Instr uo Nor mativa RFB n 1. 397/2013 , ar t. 20)

Legis lao Refer enciada


A t o De c larat rio E xe c u t ivo Co fis n 98/2013

RIR/1999
De c re t o n 6. 022/2007 De c re t o -le i n 1. 598/1977 In st ru o No rmat iva RFB n 1. 353/2013 In st ru o No rmat iva RFB n 1. 397/2013 In st ru o No rmat iva RFB n 1. 420/2013 In st ru o No rmat iva RFB n 1. 422/2013 In st ru o No rmat iva RFB n 967/2009 In st ru o No rmat iva RFB n 989/2009 Le i n 10. 303/2001 Le i n 11. 638/2007 Le i n 11. 941/2009 Le i n 12. 766/2012 Le i n 12. 873/2013 Le i n 6. 404/1976 Le i n 8. 981/1995 Me d id a P ro vis ria n 2. 158- 35/2001 Me d id a P ro vis ria n 575/2012 Me d id a P ro vis ria n 627/2013 P are c e r No rmat ivo RFB n 3/2013

También podría gustarte