Está en la página 1de 6

Ano A - XXIV - N 1434 - cor branca - 02/02/2014

FESTA DA APRESENTAO DO SENHOR


MEUS OLHOS VIRAM A SALVAO QUE PREPARASTE PARA TODOS OS POVOS

A equipe de celebrao convida com antecedncia casais com filhos recm-nascidos e recm-batizados para participar desta liturgia. Iniciando a celebrao, cantar orante o refro.

Seja bendito quem chega, seja bendito quem chega, trazendo paz, trazendo paz, trazendo a paz do Senhor. (3x) 01. ACOLHIDA Animador(a) - Irmos e irms, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno para juntos celebrarmos o dia do Senhor, nossa Pscoa semanal. H quarenta dias celebrvamos com alegria e festa o Natal do Senhor. A liturgia de hoje nos convida a acompanhar Maria e Jos que vo apresentar Jesus no Templo, conforme a lei do Antigo Testamento. Tambm ns, reunidos pela fora do Esprito Santo, estamos na casa de Deus, para o encontro com Cristo Jesus. Nesse esprito, entoemos nosso canto. 02. CANTO INICIAL Vimos te louvar em Tua casa, Senhor. Somos a famlia que Teu Filho congregou. 1 - Teu povo, Tua famlia vem hoje, com gratido, louvar Teu nome santo, unidos na adorao. 2 - Cantamos a Tua graa, o Teu infinito amor. A prece de nossas vidas, em casa j comeou. 3 - Comea em nossa casa a vida em fraternidade. Possamos com Tua graa, viv-la na liberdade. Presidente - Reunidos como filhos e filhas amados do Pai, faamos o sinal de nossa f. Em nome do Pai... Presidente - O Deus da esperana que nos cumula de toda alegria e paz em nossa f, pela ao do Esprito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus... 03. DEUS NOS PERDOA Presidente - Em Jesus Cristo, o justo que intercede a Deus por ns e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso corao ao arrependimento. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.

1 - Eu confesso a Deus e a vs irmos, tantas vezes pequei, no fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omisses... Por minha culpa, to grande culpa. Senhor, piedade! Cristo, piedade! Tem piedade, Senhor! (bis) 2 - Peo Virgem Maria, nossa Me, e a vs, meus irmos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mo por seu amor, to grande amor. Presidente - Deus, Pai de amor, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. Amm. 04. ORAO Presidente - Deus eterno e misericordioso, ouvi as nossas splicas. Assim como o vosso Filho nico, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no Templo, concedei que nos apresentemos diante de Vs com os coraes purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Amm.

05. APRESENTAO DO LIVRO DA PALAVRA uma luz tua Palavra, uma luz pra mim, Senhor! Brilhe esta luz, tua Palavra, brilhe esta luz em mim, Senhor! 06. LEITURA DA PROFECIA DE MALAQUIAS (3, 1-4) 07. SALMO RESPONSORIAL (23) O Rei da glria o Senhor onipotente! (bis) - portas, levantai vossos frontes! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glria possa entrar! - Dizei-nos: Quem este Rei da glria? o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas! - portas, levantai vossos frontes! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glria possa entrar! - Dizei-nos: Quem este Rei da glria? O Rei da glria o Senhor onipotente, o Rei da glria o Senhor Deus do universo. 08. LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS (2, 14-18) 09. CANTO DE ACLAMAO Aleluia, aleluia, aleluia! (bis) 1 - Sois a luz que brilhar para os gentios, e para a glria de Israel, o vosso povo. 10. PROCLAMAO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SO LUCAS (2, 22-40) 11. PARTILHA DA PALAVRA

12. PROFISSO DE F Presidente - Reconhecendo Jesus como o Salvador, luz que ilumina nossos coraes, professemos nossa f, cantando. Creio! Creio! Amm! 1 - Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do cu e da terra. E em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Esprito Santo. 2 - Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu manso dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia. 3 - Subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai todo poderoso, donde h de vir a julgar os vivos e os mortos. 4 - Creio no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. Amm! 13. PRECES DA COMUNIDADE Presidente - Celebrando a apresentao do Menino Jesus no Templo e a oferta de Maria ao Pai, elevemos a Ele os nossos pedidos, cantando aps cada prece: Senhor, escuta nossa prece! - Abenoai, Senhor, o Santo Padre, o Papa Francisco e todas as pessoas idosas, para que sejam aceitas e reconhecidas em sua dignidade e sabedoria de vida. Ns vos pedimos. - Fortalecei, Senhor, a vida de nosso Pastor, D. Dcio, para que os desafios e as alegrias vividas durante esses 16 anos de dedicao como bispo, tragam-lhe ainda mais sabedoria e alegria para conduzir essa poro do rebanho a ele confiada. Ns vos pedimos. - Iluminai, Senhor, com vosso amor misericordioso os religiosos e as religiosas, para que, tendo Maria por modelo de sua entrega, celebrem nesta festa o Dia da Vida Consagrada. Ns vos pedimos. - Protegei, Senhor, todos os casais, para que recebam com carinho e alegria os filhos, fruto de seu amor mtuo. Ns vos pedimos. - Dai, Senhor, o eterno repouso aos mrtires de nossa Diocese, homens que doaram suas vidas pela causa dos mais pobres e injustiados. Ns vos pedimos. Presidente - Acolhei as nossas oraes, Pai amoroso, por intercesso da Virgem Maria, Me de vosso Filho, o Cristo, nosso Senhor. Amm. 14. APRESENTAO DOS DONS Animador(a) - Maria e Jos levaram Jesus para ser apresentado no Templo. Todos ns, pais e mes, somos os primeiros responsveis a conduzir nossos filhos e filhas no caminho da luz. Com todos os casais de nossa comunidade, apresentemos ao altar do Senhor nossa disposio de caminhar juntos na f, na esperana e no amor, sendo sinais da presena salvadora de Jesus em nosso meio.
Convidar os pais com seus filhos/as recm-nascidos e ou recm-batizados para apresent-los em frente ao altar do Senhor, enquanto se canta.

Flores, espinhos, dor e alegria, pais, mes e filhos diante do altar. A nossa oferta em nova festa, a nossa dor vem, Senhor transformar! , , , recebe, Senhor! , , recebe, Senhor! 15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebrao da Palavra)

1 - Venho, Senhor, minha vida oferecer como prova de amor e sacrifcio; quero, minha vida a Ti entregar como oferta viva em Teu altar. (bis)

2 - Pois para Te adorar, foi que eu nasci. Cumpra em mim Teu querer. Faa o que est em Teu corao. E que a cada dia eu queira mais e mais estar ao Teu lado, Senhor! (bis)
(onde houver Celebrao da Eucarstica)

1 - Bendito e louvado seja, o Pai nosso Criador, o po que ns recebemos prova do seu amor. o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa transformado no Corpo do Salvador. Bendito seja Deus, bendito seu amor. Bendito seja Deus Pai Onipotente nosso Criador. (bis) 2 - Bendito e louvado seja o Pai nosso Criador, o vinho que recebemos prova do seu amor. o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa transformado no Sangue do Salvador. 16. HINO DO GLRIA Presidente - Glorifiquemos ao Pai dos Cus por todas as alegrias vividas na vida da Igreja com nossa participao. Glria a Deus! (4x) 1 - Glria a Deus nos altos cus, paz na terra a seus amados! A vs louvam, Rei celeste, os que foram libertados. 2 - Deus e Pai, ns vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glria ao vosso nome, vossos dons agradecemos. 3 - Senhor nosso, Jesus Cristo, Unignito do Pai, Vs, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai. 4 - Vs que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor. 5 - Vs somente sois o Santo, o Altssimo, o Senhor, com o Esprito Divino, de Deus Pai no esplendor.

17. PAI NOSSO Presidente - Quando caminhamos juntos na f, na esperana e no amor, fazemos acontecer no mundo o Reino do Pai. Rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso... 18. ABRAO DA PAZ Animador(a) - A paz , antes de tudo, experincia da salvao que Jesus trouxe para a humanidade. Saudemo-nos com um abrao fraterno. 1 - Unidos estamos aqui, unidos queremos ficar. Seguiremos sempre em frente pela vida a cantar. Semeando o bem, alegria e paz em cada corao. bela vida que se d e um mundo novo faz surgir. Deus quis do homem precisar pro seu Reino de amor construir. (bis) 2 - Sabemos o rumo a seguir: o Cristo o nosso ideal. preciso que o mundo seja um pouco melhor. Porque nele eu vivi, e por ele tu passaste, meu irmo. 19. CANTO DE COMUNHO (se houver) Teu Filho amado, Me querida, na comunho se tornou po da vida. 1 - O Salvador, que geraste, Maria, nossa vida na Eucaristia. 2 - A humanidade que deste a Jesus, alimento que ao cu nos conduz. 3 - Ouvindo as preces da Me, com carinho o Filho amado mudou gua em vinho. 4 - Pelos pedidos da Me to querida, Cristo Jesus mudar nossa vida.

20. ORAO Presidente - Por esta celebrao, Deus, completai em ns a obra da vossa graa e concedei-nos alcanar a vida eterna, caminhando ao encontro do Cristo, como correspondestes esperana de Simeo no consentindo que morresse antes de acolher o Messias. Por Cristo, nosso Senhor. Amm.

21. NOTCIAS E AVISOS 22. GESTO CONCRETO Animador(a) - No prximo domingo, trazer velas para a Celebrao.
(A comunidade prepare-se com velas reservas tambm).

23. BNO Presidente - Deus vos abenoe e vos guarde na esperana. Amm. - Ele vos mostre a sua face amorosa e se compadea de vs. Amm. - Volva para vs o seu olhar resplandecente e vos d a paz. Amm. - Abenoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Esprito Santo. Amm. - Ide anunciar com a vossa vida o amor solidrio de Deus e que a sua paz vos acompanhe. Graas a Deus. 24. CANTO FINAL Evangelizar, proclamando a Boa-Nova. Quero servir, dialogar, anunciar. Somos teu povo, Senhor, testemunhar teu amor, misso de cada um de ns. (bis) 1 - luz do Evangelho caminhamos, buscando a santidade na orao. Para todas as pessoas ns queremos vida plena, dignidade, salvao. 2 - Renovar a nossa comunidade, junto aos pobres partilhar o po. Construindo uma nova sociedade justa, solidria, mais irm.

PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA A festa da Apresentao do Senhor que hoje celebramos, aps quarenta dias do Natal, tem carter de manifestao - epifania-: faz parte dos acontecimentos que revelam o Senhor como Messias e atingem sua completa e decisiva manifestao na cruz. Esta festa, de certa forma, encerra as festas natalinas e nos abre o caminho rumo Pscoa. Simeo e Ana, adiantados na idade e mantendo viva a esperana, se unem para anunciar a notcia da vinda do Senhor, Luz para iluminar as naes e glria do seu povo fiel. A devoo popular dedicou esta festa a Maria e, em alguns lugares do Brasil celebrada como festa de Nossa Senhora da Candelria, Nossa Senhora de Belm, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz. De fato, com a entrada de Jesus no mundo, nova luz resplandeceu para ns e o mundo transformou-se em templo, habitao de Deus. Em Jesus brilhou para toda a humanidade o verdadeiro sentido da vida, de pertencer a Deus e de sermos filhos e filhas da luz. E quem levou o Menino para o templo foi Maria. Ela a porta de entrada de Jesus, nossa Luz ao mundo. Ela tambm estar de p, junto cruz, num gesto corajoso de oferenda do Filho, assumindo o transpassar da espada em seu corao. Por isso, somos convidados neste dia a entrar no templo, ou seja, irmos ao encontro do Senhor, com as velas de nossa f bem acesas, reconhecendo-O como Cristo, a luz que vem se revelar s naes como fez, alegre e agradecido, o velho Simeo. E, como Maria, fazer a oferenda de nossa vida, com Cristo, por Cristo e em Cristo ao Pai. Seguindo esta luz, vivamos como filhos e filhas da luz, levando a todas as pessoas a luz de Cristo. Cabe, pois, a ns acolher o Senhor na Liturgia e na vida, com nossas atitudes e aes, como

lmpadas vivas e ardentes, sendo fiis ao que cantamos. Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e no se apague em mim o seu fulgor. Sim, eu quero que o meu amor ajude o meu irmo a caminhar guiado por tua mo, em tua lei, em tua luz, Senhor!

LEITURAS DA SEMANA 2 feira: 2Sm 15,13-14.30; 16,5-13a; Sl 3; Mc 5,1-20 3 feira: 2Sm 18,9-10.14b.24-25.30-19,3; Sl 85; Mc 5,21-43 4 feira: 2Sm 24,2.9-17; Sl 31; Mc 6,1-6 5 feira: 1Rs 2,1-4.10-12; 1Cr 29,10-12; Mc 6,7-13 6 feira: Eclo 47,2-13; Sl 17; Mc 6,14-29 Sbado: 1Rs 3,4-13; Sl 118; Mc 6,30-34 Domingo: Is 58,7-10; Sl 111; 1Cor 2,1-5; Mt 5,13-16

También podría gustarte