Está en la página 1de 28

Tecnologias na escola

Como explorar o potencial das tecnologias de informao e comunicao na aprendizagem

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO Planejamento Cultural Telos Empreendimentos Culturais Produo Executiva Pedro Longhi Coordenao Michele Mastalir Consultor Acadmico Donaldo Schler Equipe Francisco de Azeredo Juliana Szabluk Sonia Montao Suzana Guimares Assessoria de Imprensa Nave Design e Assessoria de Comunicao Comunicao Backstage Agradecimento Ana Fagundes SMC Carlos Alexandre Netto UFRGS Cleci Jurach SMED Sandra de Deus UFRGS Srgius Gonzaga SMC

apresenta

patrocnio

TECNOLOGIAS NA ESCOLA Produo editorial Ocina Digital Concepo e coordenao Carlos Seabra Edio de texto Karlo Gabriel e Carlos Seabra Diagramao e arte Fernando Makita Ilustrao Tom B Reviso de texto Fernanda Bottallo Colaborao Adina Chammah Djemal Janana Chervezan La da Cruz Fagundes Zez Pina

mdulo educacional

apoio cultural

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Silvia Marques CRB-8/7377 S 438 Seabra, Carlos Tecnologias na escola./ Carlos Seabra, autor; - Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010 ISBN 978-85-99979-03-7 1. Educao e tecnologias 2. Redes sociais 3. Multimdias I. Ttulo CDD 371.33 ndices para catlogo sistemtico 1. Educao e Tecnologias 371.33

permitida a cpia e a distribuio desta obra sob as seguintes condies: deve ser dado crdito ao Fronteiras do Pensamento; esta obra no pode ser usada com nalidades comerciais; a obra no pode ser alterada, transformada ou utilizada para criar outra obra com base nesta. Esta obra est licenciada pela Licena Creative Commons 2.5 BR (informe-se sobre este licenciamento em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/).

Tecnologias na escola
Como explorar o potencial das tecnologias de informao e comunicao na aprendizagem
1a edio 2010 Porto Alegre

Apresentao
P
odemos melhorar a Educao ou necessitamos transform-la? Estamos alcanando a incluso da escola brasileira na cultura digital? Ela se transforma como legtima instituio da nova Sociedade do Conhecimento? O Governo Federal prope a mudana do modelo de laboratrios um computador para muitos alunos para o modelo um computador para cada aluno em 300 escolas, pilotos do Projeto UCA nos 27 Estados. Todos os alunos recebem seu laptop conectado internet. Foram distribudos 150 mil equipamentos e providenciada a infraestrutura correspondente. Ao mesmo tempo, especialistas foram chamados a colaborar com governos estaduais e municipais para realizar a formao em servio, presencial e a distncia dos docentes e gestores dessas escolas, com acompanhamento de avaliao de todo o processo. Alunos das escolas pblicas e seus familiares esto conantes e esperanosos. Mas e seus professores? Sero os principais atores, sua responsabilidade pesa. Eles tm receio! Pesquisas no hemisfrio norte apontam sua recusa em participar dessa revoluo cultural. Vamos tentar oferecer-lhes solidariedade, compreenso e apoio? Todas as tecnologias tm tido uso tradicional em educao, tanto na cultura oral, em que os mais idosos transmitiam aos mais novos, como no surgimento da escrita e tambm na revoluo da imprensa, em que o texto impresso passou a armazenar e permitir amplo acesso ao conhecimentos das geraes anteriores, at as novas mdias de ilustraes, fotos e lmes, telefone e televiso. As tecnologias analgicas serviram como prteses: expandiram os poderes mecnicos e sensoriais do ser humano, sua percepo e memria. Mas as tecnologias digitais servem para expandir seus poderes cognitivos. Elas podem ser usadas para empoderar percepes e memrias, mas tambm para libertar seu pensamento no uso e na construo da criatividade, do virtual, na ampliao e no desenvolvimento do juzo lgico e da conscincia. Podem ser prteses cognitivas. Os estudos e as pesquisas que temos realizado nos ltimos 20 anos sobre a interao das crianas e dos jovens com as tecnologias digitais nos permitem comprovar que uma nova inteligncia
2

est se desenvolvendo nas novas geraes que crescem includas na cultura digital. Para cooperar com os professores que corajosamente assumem essas novas funes transformar as prticas pedaggicas na convivncia escolar estamos apresentando este conjunto de informaes. O propsito no oferecer manuais, receiturios para reproduo, nem ferramentas de ensino que no servem revoluo que estamos acompanhando. A concepo de ensino at o sculo da cultura industrial, em que o adulto ativo transmitia seus conhecimentos a alunos passivos e heternomos, completamente substituda pela concepo de aprendizagem em que o adulto orienta e desaa a motivao dos alunos para a pesquisa, para a investigao, para o juzo crtico e consciente, para a busca com motivos pessoais e coletivos, com liberdade de escolha e com responsabilidade individual, nunca passivos e submissos em massas indiferenciadas. Os recursos aqui apresentados no devem ser usados com listas de prioridade e destino especco. Esses recursos mudam porque so desenvolvidos continuamente para servir a atividades cada vez mais complexas, no entanto, ldicas, divertidas, graticantes e totalmente criativas. Os professores podem explor-los juntamente com seus alunos buscando solues originais para representar os conhecimentos que esto construindo, de modo interativo, cooperativo e cada vez mais til e original. Vamos ajudar a formar novos cientistas e artistas e, ao mesmo tempo, cidados conscientes e ecientes? Esperamos que as respostas sejam dadas pelos professores e seus alunos, acreditando que estaro aumentando a qualidade da educao aos cidados desta nova cultura de reexo, de paz e de satisfao consigo mesmo. Boa leitura!

La Fagundes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Navegao

utilizao da internet como ferramenta de busca e consulta para trabalhos escolares e at mesmo para projetos de aprendizagem algo cada vez mais comum na vida dos estudantes. Estas ferramentas podem colaborar na educao, desde que no sejam usadas a esmo e sem a orientao do professor.

produto seu, estruturado e elaborado a partir dos ingredientes encontrados.

Por exemplo, o professor pode se utilizar de metodologias como a WebQuest e solicitar aos alunos que pesquisem sobre a histria de seu bairro e, aps a pesquisa, pedir que entrevistem pessoas mais idosas, que podem conrmar Sua utilizao pode abrir novas possibilidades e at acrescentar informaes ao material pespara alunos e professores, superando as barrei- quisado na internet. ras fsicas e o acesso limitado aos recursos de informao existentes e, literalmente, colocando O professor pode tambm trabalhar com os aluo mundo acessvel ponta dos dedos. nos utilizando o conceito de WebGincana, pedindo que se dividam em grupos e pesquisem sobre um Como fazer os alunos usarem essas ferramen- tema, mas com um prazo de tempo determinado. tas de modo a no apenas copiar dados, mas, Essa pesquisa sobre o tema poder ter textos, retambm, se apropriar desse contedo para algo presentaes fotogrcas, udio, vdeo, que sero maior? Sim, pois se a mera cpia j existia com apresentados e debatidos com o restante da turpapel e caneta, a informtica e a web aumentam ma. Como uma gincana, as etapas do projeto tm muito mais sua possibilidade. pontuao, gerando uma interessante e ldica proporo de competio e colaborao. O professor deve propor pesquisas e atividades para os alunos onde as ferramentas de busca Para isso, importante o professor familiarizar(como Google, Yahoo, Bing, enciclopdia online -se com essas ferramentas e dominar as habietc.) no sejam o m, mas, sim, o comeo des- lidades envolvidas na pesquisa e na navegao, te caminho, em que o aluno possa entregar um competncias cada vez mais bsicas.
4

Conhea um pouco mais sobre sites de pesquisa


Maior site de pesquisas do mundo. Por meio dele possvel buscar informaes de quase todos os tipos e, tambm, de vrias pocas. Como recursos extras na busca, possvel encontrar textos, fotos, vdeos, apresentaes e animaes sobre o assunto pesquisado. Existem vrios outros buscadores, como o Yahoo e o Bing, que so similares ao Google, possibilitando interatividade nos resultados das pesquisas devida parceria com seus portais, Yahoo e MSN, respectivamente.

Glossrio
WebQuest: o conceito de WebQuest (que signica busca na web) foi criado em 1995 por Bernie Dogde, professor da Universidade Estadual da Califrnia, EUA, e por Tom March, seu assistente na poca. Segundo o prprio Dogde, uma WebQuest uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informao com que os alunos interagem provm da internet.
O site de pesquisas Wikipdia, como seu prprio slogan diz, a enciclopdia livre. Com contribuies dos internautas que utilizam o site, o contedo da Wikipdia aumenta a cada dia. Algumas informaes necessitam de comprovao em razo do carter colaborativo aberto do site, mas isso pode ser uma excelente oportunidade para que os alunos aprendam a discernir fontes de informao e sempre checar os dados. No entanto, este contedo pode ser usado como uma fonte rica para os alunos conhecerem mais sobre um determinado assunto.

WebGincana: muito parecida com a


WebQuest. Mas a proposta da WebGincana, criada em 2002 por Jarbas Novelino Barato, de trabalho com pesquisa na Web, tratado como se fosse uma caa ao tesouro. Com uma pgina na internet feita pelo professor, ou mesmo em uma folha entregue aos alunos, o professor dene as condies, o tempo e a concepo do trabalho.
5

Comunicao

oje, so poucas as pessoas que ainda se correspondem por meio de cartas. A comunicao com qualquer parte do mundo est muito mais rpida e dinmica, com a utilizao de correio eletrnico (e-mail) e ferramentas como os comunicadores de mensagens instantneas (MSN, Google Talk), alm de salas de chat (palavra que signica bate-papo) para manter contato.

Atravs de e-mails, comunicadores e chats, os alunos, mesmo que no se deem conta disso, esto escrevendo cada vez mais, exercitando sua imaginao e criando novas formas de se expressar. Mesmo os erros de escrita so melhor observados e podem levar o professor a elaborar estratgias que de outro modo no lhe seriam reveladas.

Um exemplo de uso seria o professor solicitar A comunicao por e-mail j est consagrada aos alunos que, por comunicador, chat ou e-mail, at no ambiente escolar. Por meio dessas men- conversem com pessoas de outra cidade ou pas. sagens, alunos e professores podem trocar infor- Que colham informaes sobre a maneira como maes sobre trabalhos e provas e enviar arqui- vivem essas pessoas e, a partir desses dados, elavos e correes uns para os outros. borem um trabalho individual ou coletivo. J a comunicao por mensagens instantneas, ou por chat, ainda no muito explorada na maioria das escolas brasileiras. O ato de escrever tomou novos rumos na sociedade da informao, e o desao do professor trazer para dentro do ambiente escolar essas novas ferramentas para que o aluno entenda a importncia de escrever ao se comunicar com o mundo.
6

Ele tambm poder agendar, para um dia ou dois antes de uma prova importante, um chat com os alunos para tirar dvidas de todos ao mesmo tempo. Alm de esclarecer as dvidas, o professor pode indicar links para sites com os temas abordados ou que possuam atividades e exerccios online para que o aluno tenha mais possibilidades de trabalhar o contedo antes da prova.

Veja um pouco do que possvel fazer atravs dessas ferramentas:


conversar com uma ou mais pessoas ao mesmo tempo; realizar videoconferncias com uma ou mais pessoas; chamar uma pessoa para uma conversa, imitando um telefone por meio de VoIP; enviar arquivos para outras pessoas durante uma conversa; gravar vdeos das conversas ou reunies realizadas;

Conhea as principais ferramentas de comunicao da internet:


Comunicadores de mensagens instantneas
Windows Live Messenger (MSN) Google Talk Yahoo! Messenger Skype

E-mails gratuitos
Gmail Hotmail

gravar e enviar mensagens de voz em formato MP3.

Yahoo! Mail

Glossrio
Videoconferncias: permite VoIP: chamada telefnica MP3: formato digital para
que todas as pessoas com uma webcam instalada em seu computador conversem por udio e vdeo. A maioria dos comunicadores possui esse recurso. Basta apenas ligar a cmera e convidar uma ou mais pessoas para a conversa. realizada pela internet (o signicado da sigla Voz sobre IP, sendo que IP Internet Protocol, ou seja, o protocolo da internet). Esse servio quase sempre pago e, para utiliz-lo, necessrio assinar os servios de um provedor VoIP. msica e udio mais utilizado no mundo hoje. Existem inmeros sites onde se pode baixar msica livre e gratuita de forma legal. Vrios sites tambm disponibilizam softwares para poder gravar udio e converter msicas para MP3.
7

Vdeo

maioria dos celulares possibilita a gravao de pequenos vdeos. Mquinas fotogrcas digitais tambm permitem lmagem e as lmadoras esto cada vez mais acessveis. O projeto pode ser um trabalho individual ou em grupo, uma co desenvolvida a partir de um roteiro feito pelos alunos ou um documentrio com tema e objetivos bem denidos. Por exemplo, os alunos, com seus celulares ou cmeras digitais, devero colher material, entrevistas e produzir um documentrio sobre a histria do bairro onde vivem. Alm de lmar, muito importante a edio, a seleo de cenas, a trilha sonora ou narrao, a colocao de letreiros ou legendas. O roteiro deve ser o ponto de partida. O produto pode ser postado em um site, como o YouTube, o maior acervo de vdeos na internet. O vdeo, assim, pode ser inserido dentro de um blog ou o link enviado para outras pessoas, permitindo incluso de comentrios. Incentivar a produo audiovisual de seus alunos importante, mas que esses vdeos tenham relao com o contedo a aprender fundamental para um aproveitamento mais completo.

Antes de solicitar a produo de um vdeo para os alunos, veja as etapas necessrias para essa produo, com a nalidade de poder orientar e dar apoio a eles. Uma produo de vdeo deve seguir alguns passos bsicos de planejamento e produo: Denio de projeto: denir qual ser o tema e a abordagem do que ser lmado. Roteiro: material que vai conter a sequncia e a ordem do que ser lmado, devendo prever todo o projeto do vdeo. Seleo de equipamento e locais: denir qual ser o equipamento para realizar a gravao (celular, lmadora, gravador, cmera fotogrca digital, microfones, iluminao) e planejar os locais de lmagem, cenrios, objetos, roupas etc. Filmagem: realizao da lmagem, seguindo o que foi denido no roteiro, prestando-se ateno ao enquadramento, foco, iluminao, som etc. Edio de udio e vdeo: corte de cenas e montagem de sequncias, insero de trilha sonora, dublagens e locues, alm de ttulo e crditos.

1 2 3

Denio de projeto:
escolher temas e abordagem do que ser lmado.

Processo de lmagem: realizar a


gravao do vdeo, checando se tudo que foi denido no roteiro est sendo seguido, e vericar se o equipamento est funcionando corretamente.

Roteiro: material que vai


conter a sequncia e a ordem do que ser lmado.

Seleo de recursos: denir qual ser


o equipamento usado para realizar a gravao (celular, gravador, cmera fotogrca etc.).

Edio de udio e vdeo: utilizar


softwares de edio para deixar o vdeo pronto, com apenas o que foi denido no roteiro sendo exibido, alm de inserir crdito e trilha sonora, se necessrio.

Como editar um vdeo?


Para que voc possa editar vdeos, ou ensinar seus alunos a faz-lo, voc precisar de um software especco. Na internet existem vrios programas gratuitos para download (como o Windows Movie Maker ou o Video Spin). Tambm existem softwares gratuitos para insero de legendas e trilha sonora. Com esses recursos, a edio do material lmado ser mais fcil, e o resultado car melhor, pois to importante quanto a qualidade da imagem e do som captados so os cortes e a montagem.

Autorizao de uso
Um detalhe que no pode passar em branco: solicitar que quem aparecer nas lmagens, como atores, gurantes ou mesmo pessoas comuns nas ruas, assinem uma autorizao de uso da sua imagem. necessrio informar qual ser a utilizao do vdeo, para futuramente no haver nenhum problema se algum questionar seu uso. Trilhas sonoras tambm podem envolver direitos autorais, o que recomenda a procura por trilhas sonoras livres.

Glossrio
YouTube: o principal site de vdeos da web.
Tem lmes sobre todos os assuntos e muito fcil publicar seus vdeos. Outros sites interessantes de audiovisuais so o MSN Vdeo (www.video.msn.com) e o Vimeo (www. vimeo.com), com acervo semiprossional e prossional, que s permite postar lmes produzidos pelo prprio usurio.
9

Som

som outra interessante possibilidade de uso na escola, na forma de msicas, entrevistas em programas de rdio, gravao de aulas, trabalhos em grupo apresentados em udio.

mulao de um programa de rdio com temas especcos, ou mesmo uma gravao musical. Para que o resultado do produto nal tenha qualidade e atinja os objetivos esperados, necessrio planejar atividade e programar os passos da proMesmo na era do audiovisual, com o cinema, a duo, avaliando os materiais coletados e a escoteleviso, o DVD e o YouTube, os canais de co- lha das informaes a trabalhar. Converse com a municao que usam apenas o udio no ca- turma sobre os roteiros elaborados e veja se as ram obsoletos. Editar som muito mais simples propostas vo ao encontro do formato escolhido. do que editar vdeo, a produo muito mais fcil e barata, e o resultado obtido tem algo de Depois de todos os grupos terem apresentamgico que continua a encantar os ouvintes. do suas msicas ou programas de rdio, estes podem ser publicados na internet, por meio de Diversos projetos de uso do rdio na educao podcasts, blogs ou audioblogs e sites especcos tm como objetivo capacitar prossionais da de compartilhamento de arquivos sonoros. educao e membros da comunidade escolar (educomunicadores) para que explorem as pos- Outra possibilidade de trabalho com arquivos sibilidades de utilizao das tecnologias e lin- de udio pode ser por meio de um audiobook guagens das mdias (iniciando com rdio) como (audiolivro) para os alunos ouvirem, que pode instrumentos de promoo da cidadania e da abranger contedos de literatura, como contos melhoria do ensino. ou poemas, nacionais ou estrangeiros (o que possibilita bons usos na aprendizagem de outras Voc pode pedir aos alunos que faam trabalhos lnguas), com a realizao de atividades com extraclasse, como a gravao de entrevistas, a si- base nesses contedos.
10

Algumas dicas para o projeto sonoro ficar ainda melhor


Antes de iniciar a edio necessrio copiar todos os udios gravados e a trilha sonora escolhida (se necessrio) para o computador. Escolha nomes para cada um dos trechos captados. Isso ajudar bastante no controle dos materiais que voc est editando, alm de garantir fcil acesso a cada um dos udios. Podem surgir diferenas de nvel sonoro em relao s gravaes. Para resolver essa equalizao existem recursos disponveis em softwares de edio (como o Audacity, disponvel para Windows, Linux e Macintosh, ou Free Audio Editor 2010), permitindo que voc ou seus alunos ajustem o volume dos dilogos e os timbres mais altos, bem como eliminem rudos indesejveis. Na internet tambm existem opes gratuitas de sons para efeitos sonoros (como o FreeSound Project e outros), com ricos acervos de sons como batidas de palmas, rudos de trnsito, sons de animais etc. Esses efeitos podem ajudar na produo do projeto sonoro de seus alunos. O equipamento de gravao fundamental, mas o microfone uma parte essencial, sendo importante evitar ambientes com muito rudo de fundo (como o de trnsito, multides ou vento batendo), que comprometem bastante a audibilidade.

Glossrio
Podcast: o termo usado para denir uma internet e podem ser ouvidos pela internet ou
das formas de publicao de arquivos digitais sonoros pela internet. A origem do termo mescla a palavra pod (que vem de iPod, o aparelho reprodutor de msicas da Apple) com cast (que vem de broadcast, que a transmisso de udio ou tev para vrios equipamentos ou pessoas ao mesmo tempo). Os programas ou arquivos gravados em qualquer formato digital cam armazenados em um servidor na transferidos para o computador.

Audiobook: tambm conhecido como audiolivro ou livro falado. O audiobook um arquivo gravado que contm o contedo de um livro narrado por um prossional. O audiolivro pode ser encontrado em diversos formatos, o mais comum o MP3, mas tambm existem os WMA, Ogg, WAV e outros.
11

Imagens

e Einstein disse que a imaginao mais importante que o conhecimento, o fato que ambos so indissociveis. Seja para nossa memria histrica, seja para ilustrar um texto, apresentar uma informao de modo visual, a criao ou edio de imagens, sua busca e publicao, so habilidades cada vez mais solicitadas tanto aos professores como aos alunos.

O resultado nal pode ser apresentado para a turma, por meio de exposio nas paredes da sala ou em algum lbum online (como o Flickr ou o Picasa), blog ou fotolog.

Alm da busca de imagens existentes na internet que podem ser fotograas, pinturas, ilustraes, cones tambm importante a digitalizao de fotos em papel, para poderem ser Para trabalhar com imagens e fotograas, um trabalhadas, retocadas e editadas no computaexemplo seria explicar aos alunos que Crist- dor. Para sua digitalizao geralmente usado vo Colombo, durante suas viagens, registrava um equipamento chamado scanner. todas as suas impresses em um dirio de viagem. Para ilustrar seus relatos, as pginas O manuseio das imagens seja para mudar seu eram acompanhadas de vrias guras das re- tamanho, ampliando-as ou diminuindo-as, ou gies por onde ele passou. Era pela pintura e o retoque (eliminar os eltricos de uma paisapela ilustrao que se registravam os aconte- gem, por exemplo), correo de cores, corte de cimentos passados. parte da imagem ou mesmo a mescla de duas ou mais imagens e colocao de letras, ttulos Aps essa explicao aos alunos, voc pode solici- ou legendas feito por meio de programas estar que eles pesquisem imagens na internet para peccos. Alguns desses programas custam caro ilustrar um determinado tema, ou que registrem e so de uso prossional (como o Photoshop, o por meio de fotograas tiradas com cmeras mais famoso), mas existem vrias alternativas tradicionais, digitais ou de telefones celulares gratuitas, como o Gimp, o Paint ou o Irfan View acontecimentos que considerem importantes ou (este para visualizao e pequenas edies de taat mesmo curiosos. manho, formato e cor).
12

Como conseguir boas fotos tiradas pelo celular


Sempre importante lembrar que o objetivo principal das cmeras de celular de produzir fotos de lembrana. Por esse motivo, essas cmeras trazem muitas limitaes de qualidade e controle. Mas possvel tirar boas fotograas usando um aparelho celular. Uma boa maneira de conseguir fotos legais utilizar e ajustar corretamente as conguraes especcas que os celulares possuem, como, por exemplo, a resoluo da imagem, com ou sem ash etc. Planeje bem na hora de tirar uma foto. Quando bater a foto, procure no tremer (busque um apoio para a mo car mais rme, um mvel, um cabo de vassoura) para que a imagem no que tremida ou desfocada e, principalmente, busque a melhor iluminao possvel. Com a limitao de recursos que os celulares possuem, uma foto tirada em um ambiente com luz inadequada ter poucas chances de conseguir um resultado satisfatrio. O ideal so fotos luz do dia. Tambm importante evitar tirar fotos contra a luz, pois os objetos ou as pessoas fotografadas caro escuros, aparecendo somente as silhuetas.

A mobilidade trazida pelos celulares, que alm de aparelhos de comunicao possuem cada vez mais sosticadas cmeras fotogrcas, com ash, zoom, permite inclusive publicar em lbuns da internet diretamente do aparelho, sem necessidade de descarregar as fotos no computador primeiro.

Glossrio
Fotolog: semelhante aos blogs convencionais com a diferena de que no fotolog a predominncia de fotos em vez de texto.

Scanner: um aparelho de leitura tica que permite converter imagens, fotos, ilustraes e textos em papel para um formato digital que pode ser manipulado em computador.
13

Blogs

s blogs so pginas na internet que possibilitam a publicao e o armazenamento de informaes que so atualizadas rotineiramente. Esta ferramenta, se usada no contexto educacional, pode ser uma grande aliada dos prossionais de educao. Informaes apresentadas explorando diversos assuntos, no formato de dirios, contos, notcias, poesias, artigos etc., despertam uma nova onda de produo escrita em muitos jovens.

formaes sobre os contedos apresentados em sala de aula, com indicao de sites para consulta ou para a realizao de atividades adicionais, e informaes sobre trabalhos ou notcias pesquisadas pelos prprios alunos sobre a disciplina e postadas por voc, ou por eles, no blog.

As habilidades envolvidas na publicao de um blog, principalmente se ele tiver consistncia editorial e continuidade (no precisa ser atualiOs blogs so uma excelente forma de comuni- zado diariamente, podendo s-lo semanalmente cao, permitindo que seus autores se expres- ou sem periodicidade denida), so diversas e sem de acordo com suas convices e vises levam os alunos a selecionar o que publicar, e a de mundo e que outras pessoas possam ler e preocupar-se com a redao do texto, podendo registrar comentrios sobre a produo textual incluir imagens, inserir vdeos etc. apresentada. Isso vale tanto para professores terem seus blogs individuais, compartilhando Blogs podem tambm ser de acesso restrito a um pensamentos e informaes com seus pares ou grupo determinado, mediante senha, ou podem com pais e com alunos, como para uma clas- ser divulgados na web de modo mais universal. Se se ter um blog coletivo, ou os alunos fazerem a inteno uma ampla divulgao, importante congurar essa opo (os dois maiores sistemas blogs em grupos ou individualmente. de publicao e hospedagem de blogs, Wordpress Existem diversas possibilidades para o uso de e Blogger, possuem esse recurso) e depois divulgar blogs em sala de aula. Voc pode sugerir aos alu- seu blog na blogosfera, por meio de ferramentas nos, por exemplo, a criao de um jornal online como o Google Blogs Search, o Technorati ou o diresobre a sua disciplina. Nesse jornal entrariam in- trio brasileiro de blogs Blogblogs.
14

Incentive seus alunos a criarem blogs


Veja algumas consideraes sobre as na web) para sua disciplina ou para vantagens de engajar seus alunos, e projetos especcos. voc mesmo, na criao, alimentao e publicao de seus prprios blogs: Incentivar o exerccio da produo escrita, o dilogo intertextual e a cola Expressar suas opinies a respeito de borao mtua entre os alunos. assuntos em foco na mdia, como em noticirios dos jornais ou sobre as- Divulgar os trabalhos e projetos dos suntos de interesse pessoal. alunos, tanto para outros professores quanto para pais e mes. Criar um blog para seguir e noticiar um grupo musical, seu time de futebol ou Criar um portflio com sua produo qualquer interesse ou hobby especco. escrita (aqueles poemas ou contos que voc nunca teve coragem de mos Discutir as atividades passadas em trar a ningum). sala de aula, complementado e interagindo com os outros, inclusive Informar as pessoas sobre aes que como forma de lio de casa (conpoderiam melhorar sua comunidade siderando que cada vez mais alunos ou outras formas de ativismo e militm acesso internet, e os que ainda tncia poltica, social ou cultural. no tm em breve tero). Ter um dirio pessoal sobre os acon Disponibilizar textos e outros matetecimentos cotidianos de sua vida, ou riais de apoio (apresentaes em slimanter um perl prossional com des, mapas e outras imagens, links seu currculo atualizado.

Glossrio
Blog: a abreviao do termo em ingls
web log (dirio de bordo da web). Um blog uma pgina publicada na internet com assuntos que tendem a ser organizados cronologicamente (como se faz em um dirio). Um blog permite tambm que leitores, conhecidos do autor ou no, postem comentrios aos textos publicados. Sua principal vantagem o fato do autor no precisar saber programar pginas para a internet nem trabalhar com cdigos.
15

Textos, planilhas

Planilhas permitem lidar com dados numricos em diversas disciplinas, de preferncia com contedos Esses pacotes de ferramentas podem ser usados signicativos. Numa aula de cincias, pode-se pespelo professor, na escola ou em sua casa, para quisar a velocidade de corrida de vrios animais, preparar aulas e elaborar provas, e pelos alunos colocando os resultados numa planilha, com o em suas residncias, no laboratrio, na bibliote- nome deles, sua famlia e a velocidade alcanada. ca ou mesmo em telecentros e lan houses, numa Classicando os resultados, emergiro dados que permitem uma frutfera conversa em sala de aula. extenso da sala de aula. O processador de textos permite que os alunos interajam com a escrita de um modo mais exvel e poderoso, com correo automtica dos erros mais evidentes, busca e substituio de termos para identicar ocorrncias de repeties de palavras, bem como recursos de formatao marcando palavras ou frases em itlico, negrito, sublinhado, e selecionando o tipo e tamanho da fonte utilizada. Alm de clculos numricos, nanceiros e estatsticos, as planilhas tambm possuem recursos de gerao de grcos, que tanto podem ser usados para a percepo dos valores nelas embutidos quanto para sua exportao e uso em processadores de texto, slides ou blogs.

m dos usos que se pode fazer da informtica na escola so os pacotes de aplicativos, voltados para escritrios e produtividade pessoal. Esses conjuntos geralmente incluem: Processador de textos, Planilha eletrnica, Apresentao de slides e Gerenciador de bancos de dados.

a perfeita, produza um texto criativo com comeo, meio e m, usando caneta e papel. A escrita no computador facilita novas formas de apropriao da escrita, onde o reescrever parte do escrever.

As apresentaes permitem a um professor dar aula (uma espcie de quadro-negro e giz mais soEscrever em papel e lpis continua importante, mas sticado, que possibilita inserir ilustraes, msino precisamos pedir a uma criana que, sem co- cas, animaes e vdeos) e a alunos apresentarem meter rasuras nem erros de ortograa, com caligra- seus trabalhos, individualmente ou em grupo.
16

Pacotes de programas
Microsoft Oce: principal pacote de software para edio de texto (Word), planilhas (Excel), apresentaes (PowerPoint). Muitos computadores que usam o sistema operacional Windows j vm com o software instalado. necessrio adquirir a licena de utilizao, pois um software proprietrio. OpenOce: pacote de software semelhante ao Microsoft Oce, com alguns recursos a menos, porm com a vantagem de ser gratuito para qualquer pessoa e cujos arquivos so praticamente compatveis para importao e exportao com os da Microsoft. Download livre. A verso em portugus do Brasil conhecida como BrOce. Google Docs: verso gratuita e online do Google para edio de texto, planilhas e apresentaes de slides. A principal vantagem ser online, por isso voc no precisa levar o arquivo junto consigo, basta acessar sua conta no Google Docs e abrir ou editar seus arquivos (que podem ser compartilhados com outros usurios e permitem edio colaborativa). Outros programas: a internet est cheia de outras opes, na maioria gratuitas. Programas como o Zoho, o ThinkFree ou o Aprex, pacotes semelhantes ao Google Docs, tambm so interessantes alternativas.

Aulas com slides


Uma boa maneira de conseguir com que os alunos identiquem de maneira mais clara o contedo apresentado em aula, ou os seus principais pontos, sua apresentao em forma de slides. Estes permitem que o contedo apresentado em aula aparea de forma organizada, servindo ainda de roteiro para estudo do aluno. Projetar as aulas, ou seu resumo, em slides possibilita que voc utilize imagens com boa qualidade e que no constam no material didtico, alm de enriquecer os contedos abordados com a apresentao de esquemas, animaes, mapas etc. de uma maneira mais agradvel que a utilizao apenas da lousa. Outra vantagem da apresentao por slides que voc pode encaminhar o contedo da aula por e-mail para seus alunos ou, ainda, disponibilizar em algum site ou blog na internet para que eles possam consultar sempre que necessrio. Para facilitar a busca de imagens para ilustrar os slides, existem na web inmeros acervos de clip art gratuitos, com licena de uso livre (um formato muito usado o Creative Commons, que permite a livre utilizao de imagens, textos e sons, geralmente sem ns comerciais). Um acervo bastante utilizado em educao o site Domnio Pblico.

Glossrio
Telecentro: um local pblico de acesso
gratuito internet, com monitores que orientam e capacitam os usurios. Muitos oferecem pequenos cursos e, geralmente, o tempo de acesso restrito em funo da grande demanda de usurios.

Lan house: tambm chamado de cibercaf, um local comercial onde as pessoas pagam para utilizar um computador com acesso internet. Uma lan house procurada tanto para a busca e troca de informao como para entretenimento por meio de jogos em rede ou online.
17

Mapas

ada vez mais mapear no se resume cartograa, e vrios recursos disponveis na internet (ferramentas de geoprocessamento, como o Geobusca, Google Maps ou Google Earth) permitem desenvolver projetos na escola, inserindo marcas coloridas, informaes, fotos e at vdeos nesses mapas. Uma atividade, por exemplo, pode ser a de os alunos encontrarem no mapa o local onde onde moram. O resultado, com a identicao de cada um da classe no mapa, o surgimento de padres, a identicao de vizinhanas, o sentimento de pertencimento, fazendo com que cada um se sinta includo no mapa. As possibilidades de utilizao do georreferenciamento so inmeras. Numa pesquisa sobre Oscar Niemeyer, possvel descobrir e assinalar onde esto suas obras no mundo. Ou, durante aulas de histria, mostrar os contornos atuais do que foi o Imprio Romano. H uma innidade de possibilidades no trabalho dos professores, que podero se apropriar de cada uma delas, de acordo com sua imaginao pedaggica.

quias, processos. O uxograma de um processo um mapa, a hierarquia de um governo ou empresa tambm. Mapas conceituais so parecidos com diagramas: ligam conceitos e explicaes, podendo ser utilizados como uma estrutura de estudo, desde o momento de sua criao, por fazerem o aluno ter acesso ao contedo e poder organiz-lo da maneira que achar mais coerente. Informao prpria e nica de cada aluno so seus pais, avs, bisavs, irmos e as demais conexes familiares. A pesquisa dos nomes completos de cada familiar, datas e locais de nascimento (e morte) pode ser muito rica e motivadora. Softwares, como o Geni, gratuito e online, que facilitam a construo dessas rvores genealgicas, permitem que o professor use os dados coletados para aulas de histria ou geograa, relacionando pocas e pases com os familiares dos alunos.

Atividades deste tipo obrigam a organizar as informaes e a construir um novo conhecimento. Quando os professores percebem que os alunos gostam desse trabalho, que isso os ajuda a dar um salto de qualidade na construo do conhecimenAlm de cartograas geogrcas, possvel fa- to, que, alm de se divertir, eles esto aprendendo, zer mapas conceituais ou de genealogias, hierar- torna-se mais fcil mudar a realidade do ensino.
18

Os mapas na internet
Pela internet tambm possvel viajar por todos os cantos da terra, do mar e at mesmo do espao, assim como elaborar mapas conceituais ou genealgicos. Veja alguns sites com esses servios: Google Maps: pesquisa e visualizao de mapas e imagens de satlite da Terra. Funciona tambm como um guia de ruas online. Mostra mapas das cidades, rodovias, e auxilia na busca de caminhos, com informao dos trajetos em tempo e quilometragem. Permite criar seus mapas, salvando endereos e colocando textos e imagens. Street View: funo existente em algumas das maiores cidades brasileiras, que exibe fotos de casas e ruas. Google Earth: modelo tridimensional do globo terrestre, com imagens feitas por satlite. Google Ocean: possvel mergulhar e conhecer locais bem profundos dos oceanos e explor-los. Google Sky: semelhante ao Ocean, mas o foco de explorao o espao, com imagens de outros planetas, de estrelas, do Sol e da Lua. Virtual Earth: site semelhante ao Google Earth, do Windows Live, tambm acessvel atravs do MSN Mapas Brasil, site para localizao de ruas e rotas. Yahoo Maps: site nos mesmos moldes do Google Maps. Foursquare: software para celulares, geralmente smartphones, que, via GPS ou por triangulao das antenas, identica o local onde a pessoa est e permite compartilhamento com conhecidos. Geni: ambiente online, gratuito, com interface simples e intuitiva para criao de rvores genealgicas. Permite a edio coletiva dos dados, exibindo-os tanto na forma tradicional de rvore quanto em listagens ordenadas por nome, local ou data. FreeMind: um programa gratuito para organizar e armazenar ideias, usando o conceito de mapas mentais, para representar, de forma grca, como as ideias se organizam e se associam em torno de um elemento principal.

Glossrio
Cartograa: a cincia que trata da concepo, produo, difuso, utilizao e estudo dos mapas. Segundo a Associao Cartogrca Internacional, a cartograa representa o conjunto dos estudos e operaes cientcas, tcnicas e artsticas que intervm na elaborao dos mapas a partir dos resultados das observaes diretas ou da explorao da documentao, bem como da sua utilizao.

GPS: sigla de Global Positioning System


(sistema de posicionamento global), que permite identicar a posio do local a partir de um conjunto de satlites em rbita terrestre, com um grau de preciso de poucos metros. Funcional desde 1995.
19

Redes sociais

egundo estudos recentes, as redes sociais so mais utilizadas para comunicao entre os jovens brasileiros do que o prprio e-mail. A cada dia surgem novas redes e outras vo se consolidando medida que cresce o nmero de seus usurios e o conceito se dissemina. Estas ferramentas j fazem parte do dia a dia dos alunos e de vrios educadores, merecendo ser includas nas estratgias de uso educacional da escola. O uso das redes sociais no processo educativo deve ser feita de maneira bem pensada, pois corre-se o risco de ser apenas uma distrao, gerando mais rudo do que ajudando no processo de ensino e aprendizagem.

de postagem de mensagens no permite mais do que 140 caracteres (limite imposto pela interao possvel com mensagens de texto no celular, o SMS ou torpedo), voc pode propor o desao aos seus alunos de utilizarem apenas esse nmero de caracteres para demonstrar uma ideia, resumir uma informao, transmitir um conceito, escrever microcontos, de acordo com o objetivo da aula passado por voc.

Ao tuitar (neologismo que signica postar uma mensagem no Twitter) alguma coisa, exigida uma boa capacidade de sntese, o que no quer dizer que a mensagem se limite a esse contedo, pois usual colocar-se um link para a verso mais completa do contedo tuitado, que Uma boa opo para voc iniciar as redes sociais pode ser uma postagem num blog, uma notcia com seus alunos simplesmente acompanh-los, num site de um jornal ou mesmo um vdeo no perceber a linguagem utilizada, os valores envolvi- YouTube ou uma fotograa na internet. dos, a forma com que as questes signicativas se encaixam em suas vidas, como subsdio para seu No Twitter, alm das pessoas poderem acompaconhecimento sobre cada um, identicando me- nhar o que seus amigos e conhecidos publicam lhores contedos cognitivos a serem trabalhados. ( preciso seguir uma pessoa para receber o que ela escreve), possvel tambm acessar e Um bom exemplo de aplicao das redes sociais ler outros contedos atravs de busca simples em sala de aula o Twitter. Como seu formato ou por palavras-chave.
20

Crie a sua rede social


Hoje existem vrias opes de redes sociais das quais voc e seus alunos podem fazer parte, como o Orkut, o Facebook, o Twitter, o MySpace, Formspring, Badoo, entre muitos outros. Cada um tem suas caractersticas e rene pers diferentes, apresenta recursos diversos desde as redes de amizades reais e virtuais at fruns de discusso de temas diversos, acervos de imagens etc. possvel em vrios desses ambientes, como o Orkut ou o Facebook, criar comunidades especcas, de sua escola, por exemplo. Alm de atividades com os alunos, cada vez maior o nmero de educadores que encontram nas redes sociais uma ferramenta de dilogo e de compartilhamento de informaes com seus pares, com especialistas, com prossionais de outras reas do conhecimento. Os ambientes mencionados acima caracterizam-se pela total gratuidade, mas existem outras opes mais especializadas e que oferecem recursos especcos que so pagas ou que exigem instalao em servidores prprios. O Ning uma rede social enquadrada nos moldes da web 2.0, que disponibiliza um servio, antes gratuito e hoje pago mensalmente, de criao e administrao de redes sociais. Outros ambientes, como o Moodle (software livre) so usados para Educao a Distncia (EAD) e muitos so chamados de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), outros os designam por LMS (Learning Management Systems), que auxiliam no ensino e na aprendizagem virtual. Entre algumas ferramentas disponibilizadas por esses sites, temos a criao de fruns, blogs, bate-papos, RSS, vdeos, udios, fotos etc. Em geral, esses ambientes disponibilizam ainda uma interface agradvel e simples para que se criem redes sociais especcas, fechadas, abertas ou parcialmente abertas, de modo que s os membros cadastrados tenham acesso e que novos integrantes s entrem com autorizao. Isso cria um ambiente adequado para a escola, que no precisa se preocupar com a interferncia externa nos grupos, distorcendo os objetivos iniciais da criao do espao.

Glossrio
Web 2.0: um termo, criado em 2004, para designar uma segunda gerao de sites e servios, utilizando a internet como plataforma provedora desse contedo, cuja principal caracterstica o protagonismo colaborativo dos usurios.
21

Jogos e simulaes

om o uso de jogos, sejam de tabuleiro, sejam eletrnicos, oine ou online, so vrias as habilidades que se desenvolvem e muitos conhecimentos so construdos, de forma ldica, interativa e estimulante. O potencial educacional de um jogo determinado, principalmente, por sua proposta de uso. Por exemplo, um game de aviao com pousos e decolagens, navegao por mapas e at mesmo combates, ambientado na Segunda Guerra Mundial, poder ser usado por diversas disciplinas, como Histria, Geograa e Matemtica. O segredo do sucesso no engajamento dos alunos est na vivncia de situaes que permitam ao jogador experienciar uma realidade, embora ctcia ou virtual. Tambm fundamental garantir a jogabilidade, o interesse, a
22

interao entre os jogadores, a m de assegurar que a experincia vivida no jogo possa ser transportada para outras situaes, permitindo abordagens conceituais, teorizao dos fatos e processos de vivncia. Isso pode abranger desde contedos muito especcos, como uma simulao de viagem dentro de um corpo humano, no espao ou em uma mquina do tempo, at situaes que impliquem a construo de competncias e habilidades como planejamento de aes, trabalho colaborativo, deduo lgica e reconhecimento de padres. A linguagem dos jogos em geral, especicamente dos eletrnicos, tambm ajuda muito, pois o jovem desenvolve uma intuio tecnolgica, preparando-se para as novas interfaces, com to-

dos os seus aspectos e contedos audiovisuais, cognitivos e simblicos. Um cuidado a ter no uso de jogos que estes no sejam mera distrao. O jogo na educao deve ter o propsito de contribuir com situaes de aprendizagem, com objetivos claros. Alm dos jogos propriamente ditos, outro tipo de software de grande interesse ldico e enorme potencial educacional so as simulaes. Estas podem abordar desde contedos especcos, com poucas variveis (como, por exemplo, o disparo de uma bala de canho, em que o aluno deve regular a fora do disparo e o ngulo do canho, levando em conta a distncia do alvo, a fora e a direo do vento), at sistemas mais complexos (como o surgimento e a evoluo da vida num planeta simulado). Mas o uso dos jogos e simulaes na escola no deve car limitado ao laboratrio de informtica (isso vale para todos os demais ambientes e ferramentas). Por que no levar o micro para dentro da sala de aula? Us-lo como um instrumento do dia a dia do ambiente de estudo, uma ferramenta quotidiana de aprendizagem, um gerenciador de simulaes e jogos na sala de aula, propiciando vivncias signicativas, cruzando dados para pesquisas e fornecendo material para discusses e levantamento de hipteses.

Alguns exemplos
Games sociais: englobam-se nesta categoria vrios jogos colaborativos, geralmente ligados a redes sociais, como o FarmVille ou o Social City, ambos no Facebook. Nestes games, o jogador vai construindo, em aes de colaborao com outros jogadores, fazendas com plantaes e criao de animais, ou cidades, com edifcios e toda a sua problemtica administrativa. Simuladores de voo: desde o mais simples e gratuito Flight Gear at o campeo da categoria, o pago Microsoft Flight Simulator, as habilidades utilizadas no se resumem destreza no controle do avio, mas tambm navegao e at mesmo questes econmicas, controle de combustvel etc. Portal dos Jogos Cooperativos Computacionais: projeto que cria jogos colaborativos. O objetivo deste projeto disponibilizar gratuitamente jogos cooperativos para computador. Esses jogos so desenvolvidos para serem usados como ferramenta de ajuda ao ensino nas escolas de ensino fundamental e ensino mdio. Os jogos so disponibilizados nas verses para Windows e tambm para Linux. Banco Internacional de Objetos Educacionais: importante repositrio de objetos de aprendizagem com diversas simulaes, em Java e em Flash, mantido pelo Ministrio da Educao.

Glossrio
Ldico: palavra vinda do latim ludens. Em seu livro Homo Ludens, o historiador holands Johan Huizinga apresenta como tese central que o jogo corresponde a uma das noes mais primitivas e profundamente enraizadas da realidade humana, sendo do jogo que nasce a cultura, sob a forma de ritual e de sagrado, de linguagem e de poesia, dando assim a qualidade de competio tambm nas artes do discurso e pensamento, assim como no tribunal judicial e na guerra. Para ele, o jogo mais primitivo do que a cultura, pois uma das coisas que os homens compartilham com os animais.
23

Um desafio, o protagonismo cognitivo


Como nenhum outro meio de comunicao anterior, a internet nos coloca interativamente em contato, superando barreiras de idade, sexo, cultura, preconceitos e, principalmente, distncia geogrca. Aqui, cada um pode no apenas ler o que quiser quando tiver vontade, mas pode escrever, participar Junto com novas solues e perspectivas vm tambm novas exigncias sobre antigas habilidades. Com as rpidas transformaes nos meios e nos modos de produo, a natureza do trabalho e a relao econmica entre as pessoas e as naes sofrero enormes transformaes e, neste quadro, a educao no apenas tem que se adaptar s novas necessidades como, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo. Para que estas tecnologias sejam signicativas, no basta que os alunos simplesmente acessem as informaes: eles precisam ter a habilidade e o desejo de utiliz-las, saber relacion-las, sintetiz-las, analis-las e avali-las quando os alunos se esforam para ir alm de respostas simples, quando desaam ideias e concluses, quando procuram unir eventos no relacionados dentro de um entendimento coerente do mundo. Sua aplicao mais importante est fora da sala de aula e para a que o ensino deve voltar seu esforo. A habilidade de pensar criticamente pouco valor tem se no for exercitada no dia a dia das situaes da vida real. Claro que isto no ocorre espontaneamente, e a entra o papel do professor, encorajando os alunos a fazer conexes com eventos externos ao mundo da sala de aula, descobrindo a ligao entre situaes vividas e os contedos curriculares. Existem muitas tticas que o professor pode utilizar e que podem ser enormemente motivadoras, estimulando processos de transferncia e essa experincia o professor j tem, basta no se considerar um ignorante em informtica e buscar aplicar na nova mdia sua base de conhecimentos, estando aberto pesquisa e ao autoaprendizado contnuos. Esse uso do computador exige um professor preparado, dinmico e investigativo, pois as perguntas e situaes que surgem na classe fogem do controle preestabelecido do currculo. Esta a parte mais difcil desta tecnologia. E esse o papel insubstituvel do professor: elaborar estratgias que deem signicado a essa enorme e fantstica porta que se abre para o universo do conhecimento da humanidade. Sem isso, a internet, equipamentos e software podem apenas ser modismos adestradores de um mercado consumidor, perdendo-se a oportunidade de promover uma efetiva mudana na rea do ensino.

Carlos Seabra
24

Fronteiras Educao Dilogos com Professores


A conectividade o centro da vida social contempornea e de uma cultura global marcada pelo acesso internet, chats, wireless, cursos de ensino a distncia, sites de compartilhamento, downloads, redes sociais, acervos digitais e mensagens instantneas: a World Wide Web, grande rede mundial, e sua cultura imediata e colaborativa. Muito rapidamente, a www mudou padres de acesso informao, de leitura e de pensamento. Hoje, os sujeitos e as narrativas so diferentes do que eram quinze anos atrs e mudam com velocidade constante. Este mundo complexo e veloz que a tecnologia gerou prope novos desaos ao nosso sistema educacional. Para enfrentarmos estes desaos, surge o FRONTEIRAS EDUCAO DILOGOS COM PROFESSORES, um espao para pensar a educao na contemporaneidade, reetir sobre o mundo digital e sua interferncia decisiva na condio humana. um convite reexo e tambm ao, incorporando novos elementos prtica diria do professor e ao desenvolvimento do ensino. www.fronteirasdopensamento.com.br

Sobre o Instituto Claro


Criado em maro de 2009, o instituto Claro acredita que as novas tecnologias de informao e comunicao (TICs) facilitam a vida das pessoas e, somadas ao poder transformador da educao e fora do empreendedorismo, potencializam o desenvolvimento sustentvel. Sua misso estimular a discusso e a implementao de iniciativas educacionais inovadoras e ldicas, por meio das TICs, que fomentem o empreendedorismo. O Instituto Claro apoia a reviso, o debate e a inovao dos processos de ensino e de aprendizagem compatveis com a realidade e demandas atuais da sociedade. www.institutoclaro.org.br

Os links na internet para o acesso e o download de todos os programas e websites mencionados nesta publicao esto disponveis nos sites do Instituto Claro e do Fronteiras do Pensamento.

Em textos curtos, no estilo "ponta do iceberg", so mostradas algumas possibilidades de uso, sugerindo atividades possveis com os alunos, projetos a desenvolver, ferramentas e caminhos. O conjunto pretende ser uma espcie de mosaico inspirador das tecnologias na educao, dar uma viso geral, estimular curiosidades e apresentar pistas de como explorar o potencial das tecnologias de informao e comunicao na aprendizagem.

Blogs

Navegao

Mapas

Vdeo

Jogos e simulaes

Redes sociais

Som

Imagens

Comunicao

Textos, planilhas

Iniciativa

Apoio

También podría gustarte