Está en la página 1de 1

A grande me ancestral

O poder feminino na criao do universo.


Para o povo nag a existncia do mundo se d em dois nveis ao mesmo tempo, o Aiy e o Orum. Para entendermos nossa ancestralidade iremos associar a origem da criao e a formao pelo qual o AS (vida) fora diretamente emanado por Olorum (Deus). A partir desta criao, verificamos a participao direta de nossa me ancestral, chamada de IYA-MI, IYAAGBA ou IYA-MI OSORONG participante direta desta criao com Obatal e Ogum.Todavia, sendo a nica mulher no mundo, o que ento confirma a nossa ancestralidade e identificao com a nossa me genitora pertencente ao ORUM e fundadora do AY.

A constituio da sociedade feminina.


Diante de um mundo metafsico, que para o negro possui toda uma representao figurativa, nossa me ancestral possui a forma fsica de mulher e pssaro. Atravs dos ITAN (lendas) conhecidas pelos babalawos, (o pai do segredo), podemos identificar a sociedade que pela grande YALODE fora criada.Numa organizao de culto somente feminino, onde cada mulher participante receber um pssaro chamado de ARAGAMAGO, elas dominariam por completo o mundo, levando o seu dio e destruio a todos aqueles que simplesmente fossem apanhados por elas.

A mulher em seu aspecto perigoso e destrutivo.


Me idosa e respeitvel, simplesmente mulheres. O aspecto mais perigoso e destrutivo a que me refiro ressaltado pelos versos de If e por estudiosos do culto afro, que deixam claro o poder e a malevolncia de nossa me ancestral. Tida como feiticeira, ligada a noite, ao sangue menstrual e com a forma de um pssaro que sempre quando enviado realiza seus servios malficos. Neste caso o pssaro a representao de seu poder, leva sempre dores ou doenas ao VENTRE daqueles marcados por sua vingana e dio. Cuidado e respeito sempre so requeridos quando falamos sobre nossa me. De forma impiedosa ela destri tudo o que quiser se somente se sentir afrontada. Ao pronunciar seu nome devemos reverncia, levantamos ou simplesmente tocamos o solo em sua homenagem.

Smbolos religiosos. (O mito explica o rito)


Neste universo simblico para entendermos a representao religiosa de nossa me, podemos classificar alguns objetos ligados a ancestralidade, ao homem juntamente com o AS (fora de realizao). Exemplos: ELEYE/Pssaro: Conhecido como Aragamago sendo representado pela coruja, detm o poder de realizao dos feitios de Yamim. IGB- OD/Cabaa: Representa o tero de forma a lembrar a barriga, sendo ligada com poder de gerar vida e a realeza diante do sexo masculino. ATISS/rvores sagradas: Morada de Yamim em forma de pssaro ao chegar a terra descanso e lugar para seus rituais e oferendas. Entre muitas, algumas: Irok, Figueira, Cajazeira. EJ/Sangue: Representao de vida e morte, um dos alimentos prediletos das bruxas sendo representada hoje pelo epo pupa o DEND. GLD. Mscaras usadas em rituais por homens na sociedade dirigida por mulheres que possuam o segredo das AJS.

Seu culto nos dias de Hoje. (Consideraes finais)


O culto de nossa me ancestral pertence hoje ao conhecido candombl, religio escolhida como nova forma de representao para as religies trazidas da frica. Propriamente ligada aos babalawos, suas histrias e recomendaes so representadas pelos Od If , o que ento no permitiu um conhecimento acessvel a todos. Diante da importncia e da responsabilidade do tema, muitos acabam deixando de lado uma parte da histria de todos aqueles que so OM ORIX. A decadncia do culto Yan Osorong no se deu somente ao passado, hoje podemos verificar que muitos olorixs no conhecem ou simplesmente ignoram aquela que permitiu a procriao da vida. Portanto, a defesa religiosa, tema hoje muito focada, no deveria ser somente passeatas ou manifestaes culturais. A luta contra o esquecimento deveria ser exatamente obtida pelo povo de santo em relao aos cultos que se desfazem ou so interpretados de forma errada por aqueles que nos dias de hoje fecham os olhos para o conhecimento.

También podría gustarte