Está en la página 1de 41

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.

4: ESTUDOS ESTRATGICOS

CAPTULO 4 BASES ECOLGICAS PARA A GESTO DE SISTEMAS FLUVIAIS

1. INTRODUO Os sistemas fluviais formam unidades indissociveis e inter-dependentes com as respectivas bacias hidrogrficas (Hynes, 1975; Cummins, 1992; Petts, 1994). Os processos ecolgicos e alteraes (de origem natural ou antrpica) que decorrem nas bacias hidrogrficas, reflectem-se nos ecossistemas fluviais, de tal forma que possvel avaliar o estado ecolgico da bacia hidrogrfica e dos corredores fluviais (e respectivos desajustamentos provocados por prticas incorrectas do seu uso), atravs da avaliao da qualidade biolgica da gua (Hellawell, 1996), da integridade bitica das comunidades aquticas (Karr, 1991) ou da sade do ecossistema (ecosystem health: Karr & Dudley, 1981; Calow, 1992; Norris & Thoms, 1999). As inter-aces entre os dois ecossistemas so to fortes que a gesto de ecossistemas dulaqucolas de facto uma gesto integrada de bacias hidrogrficas (Werritty, 1996). O aumento do interesse na gesto da gua prende-se com a crescente escassez da sua quantidade e qualidade, face ao aumento e diversificao do seu uso, de tal forma que, num horizonte de cerca de 25 anos, a quantidade disponvel de gua doce poder constituir um recurso limitante do desenvolvimento humano (Wetzel, 1993). A conservao de ecossistemas aquticos est, assim, intrinsecamente ligada compatibilizao presente e futura dos seus usos (ou seja, s formas da sua gesto), de modo que sejam tambm garantidos objectivos de uso no utilitrio e no consumptivo, relacionados com a conservao dos habitats, das espcies, das comunidades e do funcionamento dos ecossistemas. Os ltimos vinte anos produziram uma base terica bastante slida no que respeita ao conhecimento do funcionamento ecolgico dos sistemas fluvais, pelo menos de zonas temperadas (e.g. Calow & Petts, 1994; Cummins, 1994; Harper & Ferguson, 1996). Em paralelo, ocorreu uma verdadeira exploso nos tipos, formas e perspectivas de avaliar a qualidade biolgica e ecolgica da gua e dos ecossistemas fluviais, resultante da progressiva perda dessa mesma qualidade (e.g. Boon & Howell, 1996). Os dois conjuntos de

Maria Teresa Ferreira, Departamento de Engenharia Florestal do Instituto Superior de Agronomia

120

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

conhecimentos (do funcionamento dos ecossistemas e da avaliao do seu estado ecolgico) so os pilares sobre os quais assentaro as formas e planeamento da gesto ecolgica de sistemas fluviais nas prximas dcadas.

2. FUNCIONAMENTO DE ECOSSISTEMAS FLUVIAIS

Podemos considerar que oito grandes teorias norteiam presentemente a ecologia e gesto de sistemas fluviais. Estas teorias so conjuntos coesos de postulados, formulando concepes de conjunto sobre os processos e funes que decorrem nos ecossistemas aquticos, ou seja, o seu funcionamento. A partir das concepes de funcionamento formuladas, possvel prever a resposta do ecossistema face a alteraes humanas e bem assim, predizer a sua resposta a solues de gesto e recuperao. A maior parte destas teorias foram propostas nos anos oitenta, em grande parte a partir de estudos ou conceitos embrionares surgidos nos anos setenta. Estas teorias no so antagnicas, mas completam-se nas vrias facetas de um poliedro de muitas faces cuja forma representa a realidade ecolgica, global e dinmica. O quadro terico final de funcionamento dos ecossistemas fluviais passar pela aglutinao e integrao destas vrias facetas da realidade ecolgica.

2.1. A teoria do sistema fluvial a quatro dimenses (Ward, 1989)

Os sistema fluviais so interactivos ao longo de trs dimenses espaciais: a longitudinal (entre a cabeceiras e afluentes e o rio principal), a transversal (entre o corredor fluvial e o seu vale de cheia), e a vertical (entre leito do rio e o aqufero). A quarta dimenso o tempo configura a escala temporal. A escala temporal crtica porque determina toda uma multitude de diferentes processos em curso, desde os derivados das variaes hidrolgicas intra-anuais e inter-anuais, at aos que se relacionam com o desenvolvimento das bacias hidrogrficas escala planetria (Figura 4.1). Os sistemas fluviais desenvolveram-se e funcionam em resposta a padres e processos dinmicos que ocorem ao longo destas quatro dimenses. Para a compreenso dos ecossistemas fluviais e sua gesto e recuperao, necessria esta aproximao holstica da

121

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

realidade ecolgica espacio-temporal, considerando as perturbaes alctones como foras desruptivas destas quatro vias de interaces.

Figura 4.1. As quatro dimenses do sistema fluvial: longitudinal, transversal, vertical e lateral. Extrado de Boon (1992)

2.2 A teoria do sistema fluvial multiescalonado (Frissell et al, 1986)

As bacias hidrogrficas compreendem uma rede hierrquica de afluentes e respectivas bacias de drenagem. Os afluentes so constitudos por segmentos fluviais; cada segmento constitudo por troos fluviais em sequncia, definidos como um conjunto de habitats (funo de variveis como a profundidade, o tipo de fluxo, a velocidade de corrente e o substrato do leito), cuja sequncia e proporo lhe conferem individualidade. Cada unidade habitacional por sua vez pode apresentar vrios microhabitats, de carcter e durao efmeros. A multitude de processos e funes ecolgicas decorrentes no sistema fluvial existem enquadrados nesta hierarquia de escalas (Frissell et al., 1986).

122

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

O termo escala refere-se a um dado perodo de tempo ou a um dado espao, e o processo de escalonamento mudana de escala espacial ou temporal. Geralmente, so consideradas como as mais importantes as escalas adoptadas por Frissel et al. (1996), ou seja, bacia hidrogrfica, segmento fluvial, troo fluvial e habitat fluvial, mas frequentemente so igualmente consideradas nos extremos deste srie a regio e o micro-habitat (e.g. Schiemer, 2000). Quando se muda de escala espacial igualmente mudam os processos morfodinmicos e factores de controle que regem o sistema fluvial e a escala temporal a que estes se processam (Quadro 1).

Quadro 4.1. Desenvolvimento espacial e temporal das vrias escalas consideradas para ecossistemas fluviais (com base em Habersbeck, 2000, adaptado)

ESCALA Regional-continental Bacia ou sub-bacias hidrogrficas Seccional (segmento) Local (troo e habitat) Pontual (micro-habitat)

ESPACIAL (km) TEMPORAL (alteraes morfolgicas) >1000 Unidades de tempo geolgicas 100-10000 Unidades de tempo geolgicas 1-100 0.01-1 0.001-0.01 10-1000 anos 0.1-10 anos < 1 ano

A teoria do sistema fluvial multiescalonado considera os seguintes postulados: cada componente do sistema fluvial uma parte constituinte e um todo, expressos num dado contexto, temporal; os padres, processos e interaces que decorrem no sistema fluvial podem ser expressos a diferentes escalas espaciais e temporais e esto interligados; as relaes entre os processos ecolgicos e os padres que estes criam mudam de acordo com a escala espacial considerada; os nveis de organizao do ecossistema localizados nas escalas superiores influenciam as propriedades e processos ecolgicos que decorrem nas escalas inferiores enquanto os que decorrem nestas tem uma menor capacidade de influenciar as escalas superiores (Allan et al., 1997). S possvel uma viso ecolgica real do ecossistema quando se integram as vrias escalas embora a escolha da escala ou escalas de trabalho dependa dos objectivos deste. De acordo com Verdonshoot (2000), os dados biolgicos (espcies, comunidades) ou ecolgicos

123

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

(processos, padres) devem ser recolhidos a uma escala imediatamente inferior quela em que a questo ou objectivo formulado. Diferentes comunidades e processos biolgicos esto primariamente associados a escalas diferentes, dependendo do tempo e do ciclo de vida das espcies. Por exemplo, as comunidades de peixe reflectem sobretudo a escala do segmento fluvial, embora evidentemente, escalas maiores e menores intervenham igualmente na sua estruturao e frequentemente, pode ser observada uma interpenetrao da influncia das vrias escalas, por exemplo, os salmondeos seleccionam pontos especficos da malha habitacional do rio (escala habitat) com temperatura ou velocidade da corrente inferiores aos que caracterizam a generalidade do troo ou segmento fluvial onde se encontram, de escala superior. A resposta dos organismos a alteraes evidentemente tambm dependente da escala e pode variar desde horas (e.g. variao diria do plncton) a milhes de anos (especiao e disperso geogrfica de espcies pisccolas), dependendo do tipo de comunidade e da resposta em jogo- ecolgica, comportamental, fisiolgica ou gentica. Frissell et al. (1986) constroem a partir da sua diviso hierrquica um contnuo de sensibilidade de habitats perturbao e tempo de recuperao face perturbao. Os microhabitats so estruturas efmeras e muito susceptveis perturbao e as bacias hidrogrficas o contrrio. Contudo, eventos de pequena escala que perturbam microhabitats no se reflectem sobre as escalas superiores mas eventos que perturbem as escalas superiores reflectem-se nas escalas inferiores (por exemplo, um corte raso de uma rea florestada afecta todo um segmento enquanto uma rvore que caiu no rio afecta apenas os habitats logo a jusante.

2.3. A teoria do mosaico dinmico (Townsend, 1989)

Esta teoria, que apresenta vrias facetas, das quais as mais conhecidas so o conceito do Habitat Template de Southwood (1977) e o conceito de Patch Dynamics de Townsend (1989), refere-se ao funcionamento ecolgico das populaes/espcies e as suas interaces biticas e abiticas, escala espacial do habitat fluvial. Este conjunto terico postula que, com base nos processos e funes ecolgicas que decorrem entre as populaes das vrias espcies e entre estas e o habitat, possvel predizer padres ecolgicos deles resultantes, e concretamente os seus parmetros indicadores, como a riqueza, a diversidade, a presena de estrategas K ou r, ou a presena de espcies raras.

124

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

2.4. A teoria do contnuo ltico (Vannote et al., 1980)

Todos processos ecolgicos ocorrentes num sistema fluvial se encontram estruturados de acordo com a hierarquia da rede hidrogrfica. O conceito do contnuo ltico (Vannote et al., 1980) prope um quadro terico holstico para o funcionamento ecolgico dos sistemas fluviais entre as cabeceiras e a foz, considerando o rio e a sua bacia hidrogrfica como uma unidade funcional, com as suas comunidades variando e sendo susbtituidas gradual e longitudinalmente de acordo com gradientes igualmente longitudinais de caractersticas fsicas e qumicas do sistema (Figura 4.2). As cabeceiras so frequentemente constitudas por rios de pequena dimenso rodeados por reas florestais, com corrente rpida e turbulenta, fundos rochosos, guas transparentes, bem oxigenadas e com poucos nutrientes. A vegetao muito pouca e uma camada de perifiton cobre os substratos. O rio depende em termos alimentares dos materiais fornecidos pelas zonas terrestres envolventes, pelo que as comunidades de invertebrados de fundo so constitudas por trituradores (que trituram folhas e outros detritos grosseiros) e colectores (que colectam detritos mais finos, arrastados pela corrente ou depositados entre as pedras), sendo os raspadores menos abundantes (que raspam o perifiton e as superfcies das plantas) e havendo poucas condies para os predadores (que predam outros invertebrados) se estabelecerem. Em Portugal, os peixes tpicos destas zonas so as trutas e os escalos. Nos cursos mdios, o vale alarga e aumenta a contribuio da bacia hidrogrfica em materiais mais finos e nutrientes (Figura 4.2). A corrente no to forte, o rio forma um curso sinuside na plancie, o leito apresenta j muitas zonas de deposio de areias e de materiais finos, pelo que a vegetao e o perifiton so abundantes nas margens e no leito. Assim, os invertebrados so dominados por colectores e por raspadores, com trituradores e predadores em menor proporo. Estes rios so habitados por ciprindeos como a boga, o barbo e o ruivaco. Nos cursos de plancie, j meandrizados e de grande desenvolvimento do corredor fluvial, a massa de gua grande e pouco turbulenta, mas turva, com muitos materiais finos em suspenso e nutrientes (Figura 4.2). Como a profundidade aumenta, as plantas esto circunscritas s zonas marginais e na massa de gua domina o plncton. O fundo est coberto

125

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

de depsitos finos e dominado por colectores de depsito e seus predadores. Os peixes mais frequentes desta zona so a carpa comum, o barbo, a enguia e a tainha.

CPOM
1

CPOM
6
FPOM

M FPO

7 8

9 10 11 12
Largura relativa do canal

Figura 4.2. O conceito do contnuo ltico, RC, de Vannote at al. (1980). Relaes tericas gerais entre o nmero de ordem (hierarquia) do sistema fluvial, as entradas de materiais alimentares (fontes energticas) e as comunidades fluviais no quadro conceptual delineado pelo RC. Extrado de Ferreira (2000).

126

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

A teoria do contnuo ltico (Vannote et al., 1990) postula: que os organismos e caractersticas de cada troo ltico evoluiram em concerto com o arranjo mais provvel das condies fsicas e qumicas determinadas pela geologia e geomorfologia da bacia de drenagem e do corredor fluvial; que os locais a jusante dependem em grande parte da ineficincia alimentar dos locais a montante e dos excedentes nutritivos oriundos do meio terrestre; e que a estrutura das comunidades (nomeadamente dos produtores primrios e dos macroinvertebrados) se modificam ao longo de um contnuo entre as cabeceiras e a foz, em resposta a gradientes longitudinais igualmente contnuos das contribuies relativas das fontes alimentares endgenas e exgenas.

2.5. A teoria da espiral de nutrientes (Elwood , Newbold, ONeill & vanWinckle, 1983)

Os rios so um vector de transferncia de materiais entre as cabeceiras e o vale. Este movimento contnuo unidireccional de materiais orgnicos e inorgnicos (Elwood et al., 1983; Pinay et al., 1990). Durante esta deslocao, os materiais em movimento so absorvidos, utilizados, decompostos e reutilizados, numa contnua transformao entre componentes orgnicas e inorgnicas. Elwood et al. (1983) definiram o comprimento de cada espiral de reciclagem de materiais como a distncia mdia percorrida por um tomo de nutriente (P, N) durante o seu ciclo de transformaes mineral-orgnico-mineral, no seu movimento para jusante (Figura 4.3). Medies deste comprimento indicam desde 100 m para espirais curtas at mais de 10 km para espirais longas (Newbold et al., 1981). O comprimento da espiral est associado ao nmero de vezes que o mesmo tomo utilizado em dada zona fluvial, e logo, produtividade dessa zona. Um parte dos processos pode ocorrer nos ectonos laterais, sobretudo nos cursos mdios e finais, em zonas de grande interaco com o vale de cheia (Figura 4.3). Alteraes dos ectonos laterais induzem alteraes no comprimento das espirais de nutrientes e na grandeza do material reciclado. A reteno, utilizao e remineralizao dos nutrientes dependem tambm da distribuio, densidade, tamanho, justaposio e diversidade do mosaico de habitats. A estabilidade do mosaico habitacional est tambm genericamente relacionada com a reteno do material orgnico no rio e na plancie aluvial.

127

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Figura 4.3. A espiral de nutrientes de Elwood et al. (1983). Extrado de Pinay et al. (1990).

2.6. A teoria da perturbao intermdia (Ward & Stanford, 1983b)

Esta teoria prope que nos sistemas fluviais existe uma permanente situao de instabilidade que maximiza a diversidade, uma ideia proposta originalmente por Connell (1978). Esta instabilidade reflecte-se na elevada resilincia (ou capacidade de recuperao) das comunidades aquticas, num dado espao e num dado instante. A elevada resilincia da maior parte dos ecossistemas fluviais configura a sua meta-estabilidade. Um desenvolvimento interessante desta teoria consiste na abordagem das consequncias da introduo de descontinuidades no sistema fluvial (e.g. barragens), em

128

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

termos da estrutura das comunidades e processos ecolgicos decorrentes. Assim, a posio da descontinuidade ao longo do contnuo ltico determinante do tipo e da grandeza das suas consequncias em termos das comunidades e processos ecolgicos afectados (Ward & Stanford, 1983a), expressos em parmetros como a riqueza, a razo matria orgnica particulada grosseira/fina ou a biomassa de macrfitos. A alterao destes parmetros pode ser expressa em termos da grandeza da alterao e da distncia ao nmero de ordem fluvial recriado durante a perturbao (Pinay et al., 1990).

2.7. A teoria da pulsao de cheias (Junk , Bayley & Sparks, 1989)

Num rio de plancie, podem ser distinguidas vrias zonas aquticas e semi-aquticas, incluindo o rio principal e os seus tributrios, braos laterais conectados permanentemente ao rio principal e antigos braos de rio separados e que s ocasionalmente durante as cheias ficam ligados ao sistema, zonas aquticas mais afastadas, mais ou menos incorporadas no meio terrestre e que h muito tempo se separaram do rio e zonas de alagados freatfitos. Existe uma conectividade hidrolgica entre todos estes sub-sistemas, quer superficial (permanente ou temporria) quer via subterrnea (Schiemer, 2000). A conexo lateral hidrolgica e a dinmica do fluxo e refluxo hdricos, geram um fluxo dinmico de nutrientes e matria orgnica viva ou morta, que determina a conexo e caractersticas dos habitats existentes e respectivas condies trficas. A disrupo destas trocas laterais complexas de gua e materiais (e.g. por incorporao de diques laterais), altera profundamente os sub-componentes ecossistmicos envolvidos, com consequncias a nvel das populaes de muitas espcies. As cheias so um aspecto crucial deste conceito. Representam um fluxo de novas fontes alimentares e a conexo aos habitats incorporados h tempo no meio terrestre, mantendo-os e renovando-os em termos geomrficos, fsico-qumicos e biolgicos. Quanto mais espacialmente gradual for o ectono entre o rio e os habitats na plancie de cheia, ou seja, a zona de transio entre o meio aqutico e o terrestre, maior a interaco e os processos de troca de materiais e organismos e a necessidade de uma conexo dinmica e meta-estvel (Schiemer, 2000).

129

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

2.8. A teoria da descontinuidade serial expandida (Ward & Standford, 1983a; 1995)

Uma forma de classificao fluvial largamente expandida a agregao da sequncia de segmentos fluviais em trs grandes tipos/zonas: as cabeceiras (zonas de eroso e extraco de materiais), o curso mdio (zona de transio ou de transferncia de materiais) e o curso final de plancie (zona de deposio). Esta diviso muito simples apresenta uma base slida em termos de processos geomorfolgicos e explica grande parte das alteraes do sistema fluvial ao nvel da bacia hidrogrfica. Nesta teoria, as trs zonas apresentam diferente magnitude na importncia das interfaces vertical, temporal e lateral (Figura 4.4). A zona mdia, com os seus canais mltiplos e ilhas, muito importante no aumento da heterogeneidade habitacional, na influncia da zona ripria e na diversidade dos estados de sucesso. A ilhas criam zonas de reteno de nutrientes e de matria orgnica que contribuem para o aumento da resilincia do rio a perturbaes naturais e antropognicas (Petts, 2000). Para dado sector, o mosaico de habitats (patches) difere na escala a que se exprime, e nas fronteiras e interaco com os meios envolventes - terrestre, hiporreico e fluvial -, a montante e a jusante. A grande diferena entre as trs zonas reside na diferente justaposio, diversidade e densidade do mosaico de habitats (Pinay et al., 1990). Os processos produtivos dominantes podem ser autotrficos ou heterotrficos conforme a zona fluvial em questo, e em funo da reteno ou exportao das vrias fontes de matria orgnica morta. Os processos autotrficos tendem a dominar a zona mdia enquanto os processos heterotrficos tendem a dominar genericamente o sistema fluvial.

3. ACTIVIDADES HUMANAS E ALTERAES DO FUNCIONAMENTO DOS ECOSSISTEMAS FLUVIAIS Durante toda a histria humana, as interaces do homem com os rios visaram criar ou manter confinamentos da gua para uso ou proteco das sociedades humanas. Durante centenas de anos, mas em particular nos ltimos cem, os progressos da engenharia avaliaramse pela intensificao do controle humano sobre os recursos hdricos, nomeadamente a garantia do fornecimento adequado de gua em qualidade e quantidade, o controle das cheias e da eroso e o controle da poluio.

130

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Figura 4.4. O conceito da descontinuidade serial de Ward & Stanford (1995). Adaptado de Petts (2000)

Contudo, hoje mais do que nunca, as reservas de gua so insuficientes para a crescente procura humana, reconhecido que nunca ser possvel o controle total das cheias e das secas, todas as massas de gua apresentam cada vez mais um grau qualquer de poluio. A nvel mundial, os bons pesqueiros e as espcies apreciadas declinam, um sinal da crise profunda dos ecossistemas (Karr & Chu, 2000). O biota das bacias hidrogrficas o produto de milhes de anos de alteraes geolgicas e de evoluo biolgica. A sua existncia representa o integral das condies que governam os recurso hdricos, uma matriz biolgica complexa que evoluiu em conjunto com os processos biogeoqumicos que deram forma aos recursos hdricos. De facto, as comunidades biolgicas reflectem a qualidade da gesto de recursos hdricos na bacia de drenagem melhor do que qualquer medida fsico-qumica, porque integram um espectro total de factores biogeoqumicos. Gerir e conservar correctamente as comunidades aquticas implica/reflecte uma boa gesto de recursos hdricos e, em consequncia, a garantia e proteco dos usos humanos do sistema, incluindo potabilidade, pesca, actividades recreativas, fluxos de gua, navegabilidade, hidroenergia (Karr, 1998).

131

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

A Figura 4.5 representa os cinco grupos de factores ambientais que determinam a integridade bitica de cada ecossistema fluvial, de acordo com Karr & Chu (2000): i) os factores associados s caractersticas do canal; ii) as fontes de energia que penetram no sistema a partir de montante, da bacia de drenagem e da atmosfera; iii) a qualidade e caractersticas geoqumicas da gua; iv) o regime de caudais, lquido e slido, que ocorrem em cada local fluvial; e v) as interaces biticas tais como predao, competio ou efeitos patognicos.

Figura 4.5. Os cinco grupos de factores que influem na integridade bitica dos sistemas fluviais de acordo com Karr & Chu (2000)

Estes grupos de factores no so estanques, antes formam uma teia multivariada de influncias. Por exemplo, o teor de matria orgnica caracteriza a qualidade da gua de dado sistema fluvial, mas tambm umas das suas fontes de energia.

132

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

A maior parte destes factores podem ser naturais ou ter origem em actividades humanas. Por exemplo, a matria orgnica que caracteriza dado local pode provir da folhada ripria ou de um efluente urbano. Uma espcie nova para a comunidade pode ter migrado de uma bacia hidrogrfica adjacente ou ter sido introduzida pelo Homem. Assim, a influncia das actividades humanas pode processar-se em vrios factores e grupos de factores e globalmente afectar toda a teia de processos e funes decorrentes no ecossistema. Diferentes factores intervm de forma diferente em diferentes sectores do sistema fluvial e a predicatibilidade da sua aco e consequncias resulta do prprio funcionamento de cada sistema fluvial, que se encontra estabelecido no quadro terico descrito no captulo anterior. Por exemplo, uma barragem, que interrompe o contnuo fluvial, apresenta consequncias importantes na espiral de nutrientes, mas esta interrupo e respectivas consequncias sero diferentes em diferentes troos fluviais, tal como postula a teoria da descontinuidade serial. A construo de diques laterais e a canalizao de um segmento fluvial interrompe a pulsao das cheias num rio de plancie e afecta o segmento fluvial em questo, mas no a respectiva bacia de drenagem, cujo processos e funes ecolgicos se processam num nvel espacio temporal diferente. O Quadro 4.2 sistematiza as principais actividades humanas que interferem com os factores que determinam a integridade bitica, bem como os seus principais e comunidades afectadas (Wright et al., 2000). A qualidade da gua e as fontes energticas so tradicionalmente as agresses sobre as quais se concentra o esforo de controle, porque geralmente esto associadas a fontes pontuais poluidoras e como tal mais fceis de quantificar (sobretudo em termos qumicos) e de resolver tecnicamente, porque se trata de situaes em que mais directamente se pode responsabilizar o utilizador e porque afectam os usos futuros da gua pelo homem. hoje bvio que, apesar de todos os esforos desenvolvidos, no se verifica uma melhoria significativa na qualidade dos sistemas fluviais, porque outras alteraes ocorrem em simultneo e sob diferentes formas, no sendo quantificveis por elementos fsico-qumicos.
Quadro 4.2. Sumrio de tipos de actividades humanas e seus principais impactes sobre o corredor fluvial e o canal, incluindo os efeitos ecolgicos primrios destas actividades e as comunidades biolgicas primariamente afectadas. A vermelho indicam-se as actividades humanas tradicionalmente consideradas como influindo na qualidade da gua e para as quais efectuada a avaliao fsicoqumica de rotina. Adaptado de Wright et al. (2000). PL- plantas aquticas e galeria ribeirinha; BE-macroinvertebrados e diatomcias bnticas; PI- peixes
ACTIVIDADE PRINCIPAL IMPACTO EFEITO PRIMRIO PRINCIPAIS

133

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

HUMANA REGULARIZAO Aumento do caudal Reduo do caudal Constncia do caudal Variaes do regime caudal Variaes da curva de durao anual de caudais INTERVENES FLUVIAIS Pontes e estruturas transversais Alterao de perfis transversais e longitudinais Dragagens Barragens e audes Canais associados rede hidrogrfica USO DA GUA Extraco e desvio Transferncias de gua Poluio por efluentes pontuais USO DA BACIA DE DRENAGEM Actividades monoculturais e escoamentos Minas, estaleiros e extraco de inertes Urbanizao e indsria Instabilidade do substrato do leito Assoreamento Homogeneizao e estabilidade do leito Assincronia das variaes naturais Reduo ou inexistncia de cheias de limpeza anual do leito e afluncia de nutrientes s zonas laterais Perturbao do substrato e dos habitats Alteraes da forma do canal, homogeneizao de habitats Perturbao do substrato, assoreamento Alterao regime caudais Alterao regime caudais

COMUNIDADES AFECTADAS PL; BE; PI PL; BE, PI PL; BE PI PI

BE PL; BE; PI PL, BE; PI BE, PI BE; PI

Variaes permetro molhado e do regime caudal lquido Alteraes do regime de caudal Aumento carga orgnica e inorgnica suspensa e dissolvida Nutrientes e pesticidas Assoreamento materiais finos Poluio Poluio

BE, PI PL; BE; PI PL; BE, PI

PL; BE; PI BE; PI BE, PI

4. QUALIDADE DA GUA

A qualidade da gua o conjunto de concentraes, especiaes e parties fsicas de substncias orgnicas e inorgnicas, bem como a composio e o estado do biota aqutico que vive na massa de gua (Chapman, 1998). Entende-se por poluio, a introduo directa ou indirecta pelo Homem de subtncias ou energia que resultam em efeitos prejudiciais para os recursos vivos, para a sade humana, para as actividades piscatrias e de recreio e para os usos econmicos da gua. Embora as definies modernas de qualidade da gua e de poluio j contemplem a conservao do biota e do seu bom estado, ainda se baseiam estruturalmente a) na ideia da entrada de substncias ou energia no sistema aqutico; b) na garantia da sade humana e c) na garantia dos usos futuros da gua. Por avaliao da qualidade da gua entende-se assim o processo de avaliao das caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas em relao sua qualidade natural, efeitos nas

134

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

populaes humanas e uso econmico da gua. Quando existe uma coleco de informaes numa malha de locais e recolhidas a intervalos regulares para avaliao da qualidade da gua, estamos na presena de uma monitorizao. A qualidade da gua no sentido desta definio tradicional (embora moderna), avaliada por trs formas: a) Determinao de parmetros fsicos, qumicos, bioqumicos e microbiolgicos da gua, material particulado e tecidos biolgicos; b) Bioensaios ou biotestes, uma aproximao geralmente laboratorial e ex situ, destinada a determinar o tipo e grau de acumulao efectiva ou potencial de substncias ou energia poluentes nos organismos aquticos; c) Bioavaliao, uma aproximao geralmente observacional e in situ, na qual indicadores ou ndices biolgicos, baseados em caractersticas especficas, comunitrias, ecossistmicas ou metablicas, so utilizados na determinao da qualidade da gua. Durante muito tempo, a monitorizao fsico-qumica foi a forma mais apropriada de detectar os efeitos de actividades humanas nas comunidades aquticas. Geralmente, a monitorizao efectuada nas reas onde ocorrem problemas (mortalidade de peixes, espumas orgnicas ou inorgnicas, turvao e cheiros da gua, etc.) e a avaliao reflecte as alteraes fsico-qumicas provocadas por fontes poluidoras pontuais ou difusas (indicadas a vermelho no Quadro 4.2). A legislao em vigor o Decreto-Lei n236/98 de 1/8 estabelece valores mximos admissveis ou recomendveis para os vrios parmetros fsico-qumicos ou microbiolgicos, de acordo com os tipos do futuro uso humano da gua, por exemplo recreio, abastecimento, industrial ou rega. Este mtodo de avaliao da qualidade descritivo, e refere-se apenas componente gua e s substncias nela dissolvidas e em suspenso. Esta avalio tradicional da qualidade fluvial tornou-se completamente inadequada na actualidade, quer devido especificidade das condies ecolgicas de cada massa de gua e suas variaes sazonais, quer devido sua aproximao muito restrita a um ou apenas alguns aspectos das alteraes em curso, apesar da multitude multivariada de agresses que se exercem sobre os sistemas fluviais (Quadro 4.2). De facto, esta aproximao tradicional revelou-se de baixa sensibilidade, inadequada na medio de diferentes situaes de perturbao intermdia e incapaz de distinguir variaes naturais das antrpicas.

135

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Contudo, em Portugal, a qualidade da gua ainda hoje avaliada pelas Direces Regionais do Ambiente e Ordenamento do Territrio (DRAOT), apenas por meios fsicoqumicos, e por isso verificam-se frequentes desajustamentos entre a legislao e a realidade ecolgica ibrica (nomeadamente pisccola), por exemplo, muitos pesqueiros de elevado valor encontram-se presentemente classificados como no apresentando vida pisccola devido aos valores de parmetros como a temperatura e os cloretos. Na generalidade dos pases europeus j realizada, em paralelo da avaliao fsicoqumica, uma avaliao da qualidade da gua por via biolgica, com base em organismos ou comunidades indicadoras. A bioavaliao tem a vantagem de integrar de forma cumulativa, o conjunto de alteraes e agresses que afectam dado local , no s na altura da colheita mas tambm historicamente. A Figura 4.6 ilustra a qualidade da gua da bacia do Tejo atravs de indicadores fsico qumicos utilizados pelas DRAOT e biolgicos utilizados pelo Instituto Superior de Agronomia. Este tipo de cartas de qualidade de sistemas fluviais fundamental enquanto pea de ordenamento pisccola, visto que locais com diferentes graus de degradao devem ser objecto de diferentes medidas de interveno, usos e fomento pisccola A bioavaliao moderna da qualidade fluvial consiste na avaliao do desvio de um ecossistema de qualidade desconhecida (local teste) em relao ao ecossistema que ocorreria no mesmo local em condies no alteradas por actividades humanas (situao de referncia) e possuidor de integridade bitica (Karr & Dudley, 1981; Karr, 1991) ou de qualidade ecolgica (Pollard & Huxnham, 1999). Um sistema apresentando elevada integridade bitica, suporta e mantm um conjunto de comunidades ntegras e equilibradas, com composio, estrutura e organizao funcional tpicas do respectivo enquadramento geomrfico regional. Nesta situao, o ecossistema auto-sustentvel, os seus processos e funes estveis, e capazes de reagir a nveis razoveis de perturbaes exgenas.

136

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Figura 4.6. Imagem global da qualidade dos sistemas fluviais da bacia do Tejo incluindo a informao fsico-qumica e a biolgica

Podemos considerar existirem presentemente cinco tipos de avaliao da qualidade da gua e da qualidade de sistemas fluviais: a) Avaliao por ndices biolgicos. Esta a forma mais tradicional de bioavaliao, refere-se em geral qualidade da gua per se e inclui trs tipos de tcnicas, que dominaram at meados dos anos oitenta: i) os ndices de saprbios que usam a tolerncia de cada espcie poluio aqutica, traduzida num valor e peso

137

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

indicadores cujo somatrio indica o nvel de qualidade; ii) os ndices de diversidade, que utilizam a variao da proporo das espcies na comunidade para indicar o grau de degradao; e iii) os ndices biticos que combinam os dois anteriores ao utilizarem a riqueza dos taxa de dada comunidade e a sua tolerncia poluio, ponderando ambas num valor final ( o caso da Figura 4. b) Avaliao fsico-ecolgica. A qualidade fsica do corredor fluvial pode ser avaliada por vrios mtodos, incluindo a anlise de caractersticas como o tipo e diversidade de substratos do leito, a cobertura arbrea e abrigos, a morfologia do canal e zona ripria, os padres de eroso e sedimentao, etc. Entre os ndices mais conhecidos e utilizados deste tipo, incluem-se o Habitat Suitability Index norte-americano (USFWS, 1981), o River Habitat Survey ingls (Raven et al., 1997), o GSGK alemo (Friedrich et al., 1993). c) Avaliao de componentes do ecossistema. Este tipo de ndices avalia o valor de dado segmento fluvial, em funo de espcies e comunidades de elevado valor conservacionista, independentemente da integridade bitica do prprio sistema. Assim, um rio pode apresentar baixa qualidade ecolgica e no entanto elevado valor conservacionista, como o caso do rio Guadiana. Os ndices mais conhecidos deste tipo so o SERCON ingls (Boon et al., 1998) e o AMOEBA holands (Brink et al., 1991). O SERCON, por exemplo, utiliza 5 grupos de atributos ponderados pericialmente, ao todo 35, divididos em blocos referentes diversidade, naturalidade, representatividade, riqueza e raridade, e corrigidos de 8 tipos possveis de intervenes negativas e de 11 tipos possveis de valores conservacionistas. d) Avaliao por anlise multivariada comunitria. A partir do incio dos anos oitenta, foram desenvolvidos ndices comunitrios baseados no grau de significncia estatstica do desvio da composio taxonmica dos locais teste em relao a locaistipo no afectados por actividades humanas, cuja agregao determinada originalmente pelos taxa a encontrados. A aproximao multivariada um modelo de carcter preditivo e teve origem europeia, sendo o mais conhecido o modelo RIVPACS no U.K. (j na sua quarta verso: Wright et al., 2000), mas outras aplicaes bem sucedidas so o BEAST canadiano canadiano (Rosenberg et al., 2000), o AUSRIVAS australiano (Davies, 2000) EKOO holands (Verdonshoot & Nijboer, 1997).

138

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

e) Avaliao por ndices multimtricos. Igualmente a partir do incio dos anos oitenta, desenvolveram-se nos EUA ndices baseados em caractersticas ou atributos (mtricas) de uma ou mais comunidades, que apresentam uma resposta preditvel e geralmente de tipo linear, s agresses humanas (Barbour et al., 1999). As comunidades pisccolas so das mais utilizadas nesta avaliao da qualidade ecolgica. Cada tipo de massa de gua e formas de agresso apresentam mtricas potencialmente diferentes, pelo que para cada regio ou massa de gua deve ser adaptado o ndice multimtrico respectivo. So utilizadas em geral as seguintes mtricas (Thorne & Williams, 1997; Verdonschot, 2000): i) medidas de riqueza e de abundncia (e.g. nmero total de taxa, abundncia de Oligoquetas, percentagem do taxon dominante, etc.); ii) medidas de tolerncia ou intolerncia (presena e abundncia de dados taxa); iii) medidas funcionais (e.g. percentagem de detritvoros, percentagem de animais com leses e parasitas, percentagem de animais de dada classes de idade, etc.); iv) ndices biticos; v) medidas de diversidade; vi) medidas de semelhana comunitria ou perda desta. As trs primeiras alneas so as mais utilizadas. Em relao aos cinco tipos de mtodos apresentados, verifica-se que todos assentam nas comunidades biolgicas excepo da avaliao fsico-ecolgica do corredor fluvial. Esta ltima demonstrou j a sua utilidade, sobretudo em situaes de alteraes extensivas

estruturais dos corredores fluviais, contudo, a tendncia actual basear a avaliao da qualidade ecolgica nas componentes biticas, consideradas o elemento integrador dos factores de alterao ocorrentes no corredor fluvial e na bacia hidrogrfica. O cenrio geomrfico fornece, contudo, dados complementares de inegvel interesse. A avaliao de componentes do ecossistema (vocacionada para quantificar o estatuto de conservao) e as duas ltimas alneas (vocacionadas para quantificar a qualidade da gua e do ecossistema), representam linhagens paralelas de avaliao da qualidade, embora complementares. A ideia de estatuto ecolgico est associada a aproximaes conservacionistas clssicas, biocntricas, baseadas em espcies ou comunidades chave, alvo ou raras a preservar, bem como os seus habitats, em segmentos ou troos fluviais de interesse especial, que devem ser estatutariamente protegidos, eventualmente atravs do seu isolamento ou pelo menos controle dos usos humanos (Boon et al., 2000; Moulton, 2000).

139

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

O Quadro 4.3 indica as mtricas utilizadas num ndice multimtrico desenvolvido para avaliao da qualidade pisccola de sistemas fluviais portugueses (Oliveira e Ferreira, em publ.).

Quadro 4.3 - Critrios de pontuao para as mtricas utilizadas no clculo do IIB para a bacia do rio Tejo. Critrio de pontuao Mtrica Nmero de espcies nativas (% LM)
a

5 67 > 90 25 > 15
b

3 33-67 70-90 25-60 5-15 20-60 Pouco abundante 33-67 2-5

1 < 33 < 70 > 60 <5 < 20 Muito abundante < 33 >5

Indivduos pertencentes a espcies nativas (%)b Indivduos pertencentes a espcies muito tolerantes (%)b Indivduos pertencentes ao gnero Rutilus (%)
b

Indivduos pertencentes a espcies invertvoras pelgicas (%) Abundncia de lagostim vermelho Procambarus clarkii c Capturas por 100 m2 de rea de amostragem (% LM)b, d Indivduos com anomalias (%)
a b

60 Ausente 67 <2

A pontuao depende da largura do rio, LM. S se consideraram os exemplares com um comprimento total superior a 5 cm, excepto para espcies de pequeno tamanho como Gambusia holbrooki, onde foram considerados todos os indivduos capturados. c A concretizao desta mtrica est ainda em fase de estudo, pelo que no foram lhe foram atribudos intervalos de valores. No entanto, verificou-se que em troos degradados as capturas de lagostim vermelho tendiam a ser superiores a 10-20 exemplares. d A pontuao depende da largura do rio, LM.
b

A bioavaliao da qualidade da gua por mtodos multivariados e da integridade bitica por mtodos multimtricos apresentam ambas um carcter preditivo e baseiam-se numa concepo ecocntrica da sade geral do ecossistema fluvial e das comunidades que nele habitam. Nesta perspectiva, garantir a sade ecossistmica e as condies ecolgicas o mais prximo possvel das originais significa garantir os processsos e funes que caracterizam cada ecossistema em particular (tal como teorizado antes) e a sua capacidade de resilincia a alteraes humanas. Um ecossistema saudvel e ntegro implica per se a manuteno das espcies raras. Por outras palavras, se garantirmos a sade geral do maior

140

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

nmero possvel de ecossistemas, sem os isolarmos, ento a prpria resilincia destes garante a sobrevivncia das espcies raras, chave ou de elevado estatuto conservacionista. Trata-se de uma aproximao convergente com o conceito actual de gesto integrada de bacias hidrogrficas (Werrity, 1996).

5. REGULARIZAO 5.1. Introduo Em limnologia, utiliza-se a expresso rios regulados para designar os sistemas fluviais afectados pela existncia de estruturas hidrulicas transversais, provocando alteraes maiores ou menores, e de vrios tipos, nos regimes de caudais, nos fluxos de materiais e organismos, que caracterizavam e estruturavam o ecossistema fluvial original. Contudo, para avaliar estes efeitos, necessrio primeiro conhecer o funcionamento ecolgico dos sistemas fluviais. A teoria do contnuo ltico criou uma estrutura terica holstica para o funcionamento ecolgico dos sistemas fluviais entre as cabeceiras e a foz, considerando o rio e a sua bacia hidrogrfica como uma unidade funcional, com as suas comunidades a variarem e a serem substitudas gradual e longitudinalmente de acordo com gradientes, igualmente longitudinais, de caractersticas fsicas e qumicas do sistema Fig. 4.2. Nas cabeceiras, com cursos de gua, em geral, de pequena dimenso, rodeados por reas florestais, a vegetao rpcola reduzida e uma camada de perifiton cobre os substratos. O rio depende em termos alimentares dos materiais fornecidos pelas zonas florestais envolventes, pelo que as comunidades de invertebrados de fundo so constitudas por trituradores (que trituram folhas e outros detritos grosseiros) e colectores (que colectam detritos mais finos, arrastados pela corrente ou depositados no fundo), sendo os raspadores menos abundantes (que raspam o perifiton e as superfcies das plantas e pedras). Os predadores (que predam outros invertebrados) encontram-se tambm a, mas em menor nmero. Os peixes tpicos destas zonas so as trutas e os escalos. Nos cursos mdios, o vale alarga e aumenta a contribuio da bacia hidrogrfica em materiais mais finos e nutrientes Fig. 4.2. A corrente no to forte, o rio tem um curso sinusoidal na plancie, o leito apresenta muitas zonas de deposio de areias e de materiais finos, pelo que a vegetao e o perifiton so abundantes nas margens e no leito. Assim, os invertebrados so dominados por colectores e por raspadores, com trituradores e predadores

141

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

em menor proporo. Estes rios so habitados por ciprindeos como a boga, o barbo e o ruivaco. Nos cursos de plancie, j meandrizados e de grande desenvolvimento do corredor fluvial, a massa de gua grande e pouco turbulenta, mas turva, com muitos materiais finos em suspenso e nutrientes Fig. 4.2. Como a profundidade aumenta, as plantas esto circunscritas s zonas marginais e na massa de gua domina o plncton. O fundo est coberto de depsitos finos e dominado por colectores de depsito (que colectam os restos orgnicos depositados nos fundos) e seus predadores. Os peixes tpicos desta zona so a carpa comum, o barbo, a enguia e a tanha. O RC um quadro terico de trabalho, verificando-se variaes regionais nos padres descritos. Por exemplo, muitas cabeceiras dos rios alentejanos esto inseridas em zonas no florestadas, de fraco declive e pouca altitude, com substratos arenosos, apresentando caractersticas mais prximas das da zona mdia de um rio. No entanto, as investigaes dos ltimos vinte anos tem vindo a demonstrar a validade do RC em termos gerais.

5.2. Efeitos ecolgicos da regularizao PETTS (1988) sistematizou as alteraes ecolgicas provocadas por uma barragem em impactes de trs ordens, sendo que os de ordem 1 determinam os de ordem 2 e, por sua vez, estes determinam os impactes de ordem 3 Fig. 4.7: 1. Impactes de ordem 1: efeito de barreira s deslocaes biolgicas de espcies migradoras e residentes, quer para montante quer para jusante; alteraes geralmente profundas introduzidas no regime de caudais naturais; alteraes do tipo granulomtrico, quantidade e locais de deposio da matria slida transportada pelo rio; alteraes na qualidade da gua a jusante, sobretudo quando as descargas so hipolimnticas; variaes qualitativas e quantitativas no plncton, por arrastamento de espcies a partir da albufeira e devido s alteraes na composio qumica da gua. 2. Impactes de ordem 2: alteraes frequentes na morfologia do canal fluvial e na granulometria e mosaico espacial de substratos e habitats do leito fluvial; alteraes na disposio, tipo e quantidade de perifiton, macrfitos e cobertura ripria.

142

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

3. Impactes de ordem 3: alteraes na composio e biomassa de macroinvertebrados; alteraes na composio e biomassa pisccolas.

IMPACTES DE ORDEM 3

IMPACTES DE ORDEM 2

IMPACTES DE ORDEM 1

Figura 4.7 Alteraes ecolgicas provocadas pela existncia de uma albufeira, de acordo com PETTS (1988).

A movimentao da ictiofauna migradora fica em geral impossibilitada porque as passagens para peixes no existem, no funcionam ou so genericamente pouco eficazes para espcies migradoras como a lampreia e a enguia. No Inverno no se verificam os caudais de chamariz no esturio que despoletam o incio das migraes, em conjunto com o adequado estmulo trmico e hormonal. As alteraes qumicas da gua so perturbadoras para muitas espcies como os salmondeos e os sveis. No tem sido usual serem tidas em conta nas passagens para peixe as espcies residentes no rio durante todo o ano, as quais realizam tambm importantes migraes reprodutoras (sobretudo barbo e boga). Algumas eclusas e ascensores apresentam boas eficcias de passagem para algumas das espcies residentes, por exemplo bogas, mas as passagens por bacias sucessivas instaladas em pequenas centrais hidroelctricas so vocacionadas essencialmente para salmondeos e provavelmente desadequadas para estas espcies. As perturbaes do regime de caudais incluem frequentemente grandes e bruscas flutuaes dirias que arrastam peixes e macroinvertebrados, colocam as posturas a seco e

143

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

diminuem a rea molhada utilizvel do leito (rio Tejo: FERREIRA e OLIVEIRA, 1996). A probabilidade de ocorrncia de grandes caudais reduzida, acumulando-se materiais finos nos leitos a jusante, da resultando a invaso dos leitos por mata ripria e plantas (rio Sorraia: FERREIRA e MOREIRA, 1990; rio Sado: MORAIS, 1996). Em albufeiras para fins agrcolas, as derivaes de caudal so frequentemente diminutas de Inverno e mximas de Vero (rio Raia: VIEIRA et al., 1996). Todas estas perturbaes resultam na diminuio geral da riqueza e biodiversidade, no predomnio de espcies ubquas e tolerantes, cuja densidade e biomassa aumentam, tendendo a aumentar a proporo de colectores e de raspadores. As alteraes na qualidade da gua levam frequentemente a importantes focos de eutrofizao a jusante, com crescimentos intensos de algas e de macrfitos, bem como ao desaparecimento e substituio de muitas das espcies originalmente associadas ao sistema fluvial.Os postulados mais importantes do RC so os seguintes: a cada troo de um rio afluem continuamente os materiais proveniente dos troos a montante e do meio terrestre envolvente e as fontes alimentares de cada troo so determinadas por este contnuo de transporte de materiais e de movimentos de montante para jusante. As barragens alteram profundamente este fluxo contnuo de gua e materiais, quer na quantidade, quer na sua proporo. O tipo, quantidade e proporo relativa das fontes alimentares determinam os grupos trficos de macroinvertebrados instalados no leito do rio (os quatro grupos alimentares anteriormente descritos e na Fig. 4.2 e suas divises) e por isso estes so rotineiramente utilizados na avaliao da poluio e de alteraes ecolgicas do sistema. Por exemplo, se uma pequena albufeira for interposta num sistema de montanha, o fornecimento a jusante de folhas e restos vegetais pode ser diminudo, mas o perifiton encontrar condies para se desenvolver e em consequncia diminuiriam os trituradores e aumentariam os raspadores (albufeiras de Poio e Balsemo: CORTES et al., 1997). Se a albufeira no libertar os caudais ambientais e diminuir drasticamente o fluxo a jusante, podem diminuir os colectores filtradores (que colectam os restos orgnicos arrastados pela corrente) e aumentam os colectores de depsito (albufeiras de Furadouro e Gameiro: VIEIRA et al., 1996). Regimes irregulares de caudais a jusante resultam em geral em diminuio do nmero de espcies, aumento da biomassa e dominncia de espcies generalistas e ubquas (albufeira de Belver: FERREIRA e OLIVEIRA, 1996). Do que foi exposto resultam duas observaes importantes:

144

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

1. O tamanho, local de descarga e regime de descarga da albufeira so determinantes nos efeitos a jusante. Um pequeno aude com uma capacidade de reteno muito baixa, apresenta alteraes potencialmente menores no sistema fluvial e pode at ser utilizado localmente para promover os habitats mais remansados. Uma grande albufeira, com descargas irregulares, altera profundamente o ecossistema fluvial a jusante. Se a gua descarregada for hipolimntica, sero introduzidas no rio a jusante, de repente, durante o Vero, guas 10 a 15 C mais frias, mais condutivas, mais cidas e com muito menos oxignio dissolvido do que as a existentes. 2. A posio da albufeira na hierarquia do sistema fluvial igualmente determinante nos efeitos sobre os ecossistemas Fig. 4.8. Uma albufeira instalada nas cabeceiras causar a jusante uma diminuio acentuada do transporte de materiais orgnicos grosseiros enquanto uma albufeira instalada na plancie quase no altera o tipo de materiais orgnicos transportados e favorece o estabelecimento de plantas ao desenvolver a linha de margem, que ser pouco declivosa. Uma albufeira situada no curso mdio aumenta a biomassa planctnica, mas diminui a diversidade bitica e a heterogeneidade ambiental do sistema fluvial. A mitigao dos efeitos da regularizao assim um tema complexo e de respostas mltiplas, porque estes efeitos processam-se a mdio e longo prazo e so frequentemente imbricados com outras perturbaes com origem em actividades humanas (poluio orgnica, extraco de inertes, sobrepesca de migradores, entre outras). Assim, entre as aces mitigadoras de mbito geral a desenvolver, incluir-se-iam: 1. a implementao de regimes de caudais de manuteno ecolgica (de variao mensal e diria) que mimetizem os regimes naturais originais o mais aproximadamente possvel; 2. a instalao de passagens para peixes funcionais e bem adaptadas s nossas espcies, de acordo com cada sistema fluvial; 3. a implementao de descargas epilimnticas, cuja qualidade da gua se aproxima mais da do rio receptor; 4. a monitorizao biolgica dos rios regulados e o desenvolvimento de programas de medidas adaptadas a cada grupo biolgico e a cada sistema fluvial.

145

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Figura 4.8 Mudanas relativas no sistema fluvial entre as cabeceiras e a foz de acordo com o RC (linha a cheio) e alteraes produzidas pela barragem nas cabeceiras, no curso mdio e no curso final (linhas a tracejado), postuladas por WARD e STANFORD (1983) para os seguintes parmetros: variao trmica annual, relao CPOM/FPOM, biomassa de plncton, plantas aquticas, diversidade biolgica e heterogeneidade ambiental (adaptada de WARD e STANFORD, 1983).

146

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

5.3. Passagens para peixes

Ao representarem uma barreira livre movimentao das espcies e materiais que naturalmente se deslocam ou so deslocados ao longo do sistema fluvial, entre as cabeceiras e a foz, as barragens constituem importantes factores de alterao, e frequentemente de degradao, dos ecossistemas e espcies. Foi o desaparecimento em muitos casos, de espcies pisccolas de grande interesse econmico (por exemplo a lampreia, o esturjo, o salmo e o svel), que suscitou o interesse pela construo de dispositivos de transposio para peixes, em barragens. Contudo, a construo de passagens para peixes um fenmeno bastante recente em Portugal, sendo a mais antiga uma passagem tipo Denil instalada na barragem de Belver aquando da sua construo em 1947, mais tarde destruda aquando da instalao da eclusa agora existente. Existem presentemente 10 passagens para peixes (PPP) instaladas nos cursos de gua principais do pas, e pertencentes a trs tipos: um ascensor em Touvedo (Lima), passagens por bacias sucessivas em Penide (Cvado), Coimbra (Mondego) e Grela (Vouga) e eclusas de Borland em Crestuma-Lever, Carrapatelo, Rgua, Valeira, Pocinho (Douro) e Belver (Tejo). Contudo, em Portugal, o conhecimento incipiente em relao ecologia e movimentos de muitas espcies e sobretudo sua relao eco-hidrulica com o sistema de passagem escolhido, deu origem instalao de dispositivos de eficcia desconhecida ou comprovadamente ineficazes. Embora existam algumas referncias pontuais relativas ineficcia das eclusas para peixes, o nmero de trabalhos em que se procura determinar as causas eco-hidrulicas dessa mesma ineficcia muito pequeno. J nos anos 90, as eclusas de Crestuma-Lever e Belver, respectivamente nos rios Douro e Tejo, foram objecto de estudo, tendo-se concludo pela sua baixa eficcia, sobretudo da primeira. Durante 1998-99, foi avaliada a utilizao do ascensor de Touvedo, tendo-se verificado que o nmero de efectivos que passaram o ascensor (maioritariamente ciprindeos), muito baixo. Entre as razes possveis para este facto, contam-se as reduzidas velocidades encontradas no canal colector do ascensor, as variaes bruscas dirias impressas pelo regime de descargas do Touvedo (desvirtuando a sincronia dos ciclos biolgicos naturais) e a existncia de leitos de desova activos a montante de Ponte da Barca, que as espcies podem tambm utilizar.

147

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

fundamental a implementao de dispositivos de transposio para peixes no maior nmero possvel de barragens, obrigando-se a entidade gestora a assegurar a sua eficcia ecohidrulica e a sua manuteno adequada em termos hidrulicos e biolgicos, garantindo condies de limpeza e os caudais de chamariz certos, nos perodos certos (estes aspectos no se encontram presentemente regulamentados). Em relao aos efeitos ecolgicos dos pequenos aproveitamentos hidroelctricos (PAH), e bem assim de outras obras transversais fluviais, tem sido igualmente citado o efeito barreira e suas consequncias, como sejam a compartimentao de diferentes classes de idade da mesma espcie a montante e a jusante, desequilbrios na taxa de recrutamento e na estrutura etria, e o desaparecimento de certas espcies a montante. Ao todo, foram realizados estudos em 47 sistemas fluviais afectados por PAH ou outras pequenas estruturas hidrulicas transversais. No total foram capturadas 10 espcies, sendo geralmente dominantes o escalo, barbo, boga, ruivaco e truta, ou seja, trata-se de segmentos fluviais em geral de carcter ciprincola ou de transio, raramente salmoncolas. Verificou-se a existncia de diferenas estatisticamente significativas nas populaes de trutas a montante e a jusante, quando considerados os PAH sem PPP; e nas populaes de enguia pertencentes aos PAH na sua totalidade, para aqueles que possuam e aos que no possuam PPP e para aqueles que possuam PPP no eficientes. Nos PAH com PPP consideradas eficientes no se verificou a existncia de diferenas significativas montante-jusante para nenhuma das espcies. A presena de PAH sem PPP eficientes parece estar relacionada com a existncia de variaes intra-especficas nas classes de idade e com uma tendncia para a diminuio geral da diversidade comunitria e penetrao do sistema fluvial por espcies exticas, pelo que importante um esforo acrrescido de regulamentao e fiscalizao do estabelecimento de PPP e garantia da sua manuteno e bom funcionamento. Existem presentemente 24 PAH equipados com passagens para peixes (PPP), todos com bacias sucessivas. O Quadro 4.4. indica as caractersticas eco-hidrulicas recomendadas aquando da elaborao do projecto de uma PPP e para avaliao da adeuqabilidade de PPP j em funcionamento. Repare-se que a literatura da especialidade aponta para valores recomendados de espcies de salmondeos e de clupedeos (sveis) mas so desconhecidos parmetros hidrulicos adequados s espcies mais frequentes nestes sistemas fluviais, e que igualmente necessitam de migrar para realizar as suas desovas.

148

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Quadro 4.4. Caractersticas hidrulicas recomendadas para passagens para peixes por bacias sucessivas de acordo com Larinier (1992). (1) salmo e truta marisca (2) truta comum (3) svel (4) salmondeos de rio em geral
CARACTERSTICAS HIDRULICAS Declive do canal Desnvel entre bacias UNIDADES m/m m VALORES RECOMENDADOS 0,07-0,2 0,30-0,40 (1) 0,30 (2) 0,15-0,30 (3,4) 2,0-3,0 (1) 1,2-5,0 (2) 1,5-4,5 (3,4) Mnimo 1 (1) Mnimo 0,60 (2) 1,0-1,6 200 (1) 150 (2) 1 a 5% do caudal do curso de gua No inferior a 0,1 0,10-0,15 (1) 0,05-0,10 (2,4) 0,15-0,30 0,15-0,30 25% do caudal escoado na passagem 0,42-0,75 No inferior a 0,15 0,30-0,40 (1) 0,20 (2,4) 0,40-0,50 (3)

Comprimento das bacias

Profundidade das bacias Altura mdia da gua Energia dissipada/unidade de volume Caudal Velocidade mdia rea dos orifcios Altura dos orifcios Largura dos orifcios Caudal dos orifcios Carga sobre o descarregador Largura do descarregador

m m W/m3 m3/s m/s m2 m m m3/s m m

Com base nas caractersticas hidrulicas e de actractividade das PPP, na presena de obstrues a jusante e no estado de conservao, assoreamento e colmatao das suas bacias, 20% das PPP actuais foram classificadas como apresentando boas condies de passagem, 25% condies aceitveis, enquanto as restantes so inoperacionais ou apresentam condies de funcionamento inaceitveis (Figura 4.9).

5.4. Implementao de regimes de caudais ecolgicos Os mtodos de determinao do caudal ecolgico esto divididos em trs grandes categorias: mtodos baseados em registos histricos de caudais, na relao entre parmetros hidrulicos e o caudal e nas relaes entre o habitat e o caudal (Jowett, 1997).

149

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Figura 4.9. Localizao dos PAH avaliados quanto s condies de funcionamento e ecohidrulicas (Ferreira et al., 2000)

150

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

i) Mtodos baseados em registos de caudais Estes mtodos, como o nome indica, baseiam-se em registos histricos de caudais para definir o regime de caudais ecolgicos a manter no curso de gua (Gordon et al., 1992). So especficos para as espcies e locais para os quais foram desenvolvidos

(Orth & Leonard, 1990). Como exemplos temos os mtodos de Tennant ou de Montana, Nova Inglaterra ou do Caudal Aqutico Bsico (Aquatic Base Flow, ABF), Northern Great Plains Resource Program (NGPRP), Hope e 7Q10 (Alves, 1993). Recentemente, surgiram alguns mtodos designados por eco-hidrolgicos, nos quais se assume que as comunidades biolgicas esto estruturadas em funo do regime de caudais do seu passado histrico prximo pelo que o regime de caudais ecolgicos calculado como o caudal mnimo histrico de dada seco fluvial.

ii) Mtodos baseados na relao entre parmetros hidrulicos e o caudal Os mtodos desta categoria relacionam os parmetros hidrulicos associados geometria do canal com o caudal. A relao entre o habitat e o caudal obtm-se com base no estabelecimento de seces transversais onde se determina a largura do canal, profundidades, velocidades e permetro molhado. A relao obtida geralmente no tem em conta as preferncias de habitat das espcies ao longo do seu ciclo de vida (Alves, 1993; Jowett, 1997). Entre os mtodos pertencentes a esta categoria contam-se o Mtodo do Colorado ou da Regio 2 do U.S.F.W.S., o Mtodo de Idaho, o Mtodo da Regio 4 do U.S.F.W.S. e o Mtodo de Permetro Molhado (Alves, 1993).

iii) Mtodos baseados na relao entre o habitat e o caudal Os mtodos baseados na relao entre o habitat e o caudal utilizam curvas de preferncia de habitat de uma espcie, numa determinada fase do seu ciclo de vida, para estimar a variao de habitat disponvel em funo do caudal. De acordo com alguns autores, a base biolgica destes mtodos faz deles os mais defensveis e indicados para a determinao de caudais ecolgicos apesar de outros autores contestarem algumas das premissas biolgicas mais utilizadas pelo mtodo (Jowett, 1997). Como exemplos temos os mtodos WRRI Cover, Washington e Califrnia (tambm conhecidos por Mtodos da rea Preferida), Oregon (tambm chamado de Mtodo da Largura Utilizvel) e a Metodologia Incremental (Alves, 1993). De entre estes mtodos, a Metodologia Incremental o mais conhecido e nos Estados

151

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Unidos a metodologia mais comum, sendo reconhecida em 38 Estados e a mais usada em 24 destes (Jowett, 1997). A determinao de caudais ecolgicosem Portugal Continental tem-se baseado no mtodo dos registos de caudais, assumindo-se que uma dada percentagem do mdulo anual garante o pretendido grau de integridade ecolgica. A partir de legislao em vigor desde 1989, os caudais so estabelecidos do seguinte modo: a) Pequenos aproveitamentos mini-hdricos e outros a norte do Tejo: valor no inferior a 2,5 a 5% do caudal modular do curso de gua, a amnter todo o ano, sempre que o caudal instantneo que ocorra em regime natural o permita; b) Pequenos aproveitamentos hidroagrcolas e outros a sul do Tejo: valor igual ou superior a 5% do mdulo, em ano mdio, sempre e s se esse valor for inferior ou igual ao caudal mdio mensal, caso contrrio dever manter-se o caudal mdio desse ms, podendo eventualmente ser um caudal naturalmente nulo. Para grandes aproveitamento hidrulicos entretanto efectuados ou a efectuar Enxo, Alqueva, Alto Lindoso e Touvedo, tm sido ensaiados e definidos outros mtodos alternativos, caso a caso. Como se pode constatar, o caudal ecolgico praticado constante, ou seja, no representa um regime mensal, e no assenta em mtodos eco-hidrulicos ou eco-hidrolgicos, pelo que se desconhece se adequado para a sobrevivncia e integridade das espcies pisccolas. Finalmente, no existe a obrigatoriedade do usufruturio da obra hidrulica de demonstrar a sua manuteno, por exemplo, atravs de um registo constante do caudal praticado. 6. OBRAS DE ENGENHARIA FLUVIAL E SUAS CONSEQUNCIAS ECOLGICAS As obras de engenharia fluvial de maior expresso, e que envolvem mais modificaes directas, incluem alargamento do leito do rio, linearizao, construo de aterros e de diques, proteco de margens, construo de canais, dragagens do leito fluvial, limpeza de vegetao aqutica e da galeria ribeirinha e remoo de obstculos. Os rios so assim progressivamente realinhados, estreitados, comprimidos e alterados, com consequncias degradadoras para as suas comunidades pisccolas. As obras de engenharia fluvial provocam alteraes em geral drsticas da morfologia fluvial, procedendo-se muitas vezes utilizao de maquinaria pesada para movimentaes

152

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

do solo e alteraes da seco fluvial e do perfil do leito. Quando se verificam estas alteraes, o curso de gua tende a reagir, procedendo a ajustamentos de maior ou menor amplitude, at atingir de novo um equilbrio estvel do seu perfil, ou eventualmente entrar em ruptura. Por exemplo, a linearizao leva em geral a um aumento do declive do fundo devido ao encurtamento do segmento fluvial, tendo como consequncia o incremento da capacidade de transporte local e do caudal slido do sistema, podendo desenvolver-se uma frente de eroso que se desloca para montante. Se ocorrer um aumento de caudal slido, as zonas de jusante so alimentadas por um excesso de sedimentos, podendo no ter capacidade de transporte suficiente, verificando-se fenmenos de deposio generalizada, aumento das cotas de fundo e dos nveis de cheia. Por sua vez, a eroso a a montante provoca o o rebaixamento dos nveis de base dos afluentes. Quanto ao alargamento e aprofundamento de um curso de gua, o aumento da seco de vazo provoca uma reduo significativa da velocidade de escoamento e a perda de capacidade de transporte do sistema, ocorendo deposies de sedimentos com a formao de estruituras geomrficas associadas, como ilhas ou mouches, ou padres geomorfolgicos do tipo entrelaado, em perodo de estiagem. As dragagens e extraces de ineertes podem provocar eroses no leito e nas margens, se a capacidade de transporte do curso de gua no excede a quantidade dos sedimentos retirados. Quando o material extrado grosseiro, o equilbrio da camada superficial do leito do rio geralmente rompido, igualmente levando eroso do leito e escavao das fundaes de estruturas como pontes e viadutos. A galeria ripcola e a vegetao aqutica so um elemento estrutural determinante da paisagem e uma componente essencial dos ecossistemas fluviais. Muito mais do que uma simples componente florstica, a mata ripria representa a interface activa entre os ecossistemas terrestres e aquticos e desempenha funes fundamentais: fornece habitats nicos para o biota, fomenta a diversidade e a produtividade biolgicas, contribui com matria alimentar para o sistema aqutico, retem e inactiva os poluentes e nutrientes oriundos de fontes envolventes, influencia o movimento e migraes de aves e mamferos, actua como bioindicador de alteraes climticas e cria zonas de mais valia paisagstica (Petts, 1990; Cortes & Ferreira, 1998).

153

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Entre as caractersticas mais importantes da galeria ripcola, incluem-se: a sua contribuio alimentar para o metabolismo do sistema aqutico atravs da queda da folhada (Cortes et al., 1995); as suas funes estruturantes de habitats aquticos atravs das razes e troncos dentro de gua e do ensombramento do copado (Gregory, 1992); o seu papel de filtrao de poluentes e nutrientes oriundos do meio terrestre (Pinay et al., 1990); e o seu papel de regulao das ligaes qumicas entre a gua superficial e o nvel fretico (Pinay & Decamps, 1988). Presentemente, as principais interferncias antropognicas nas galerias ripcolas portuguesas so as alteraes dos perfis transversais e longitudinais dos sistemas fluviais que decorrem de actividades de reabilitao e uso de margens, incluindo corte e queima de vegetao e dragagens do leito fluvial. Estas actividades so desenvolvidas tendo por objectivos a extraco de inertes, a proteco contra cheias, a obteno de reas de uso urbano, agrcola ou animal e ainda de uma forma geral a promoo de locais de lazer e pesca. De uma forma geral, estas actividades afectam profundamente a conectividade entre os corredores fluviais e os ecossistemas terrestres envolventes (Pigay & Maridet, 1994) Para alm disso, a regularizao fluvial no favorece a existncia de caudais de limpeza e consequente arrastamento dos propgulos vegetais, comprometendo o pioneirismo e a meta-estabilidade da galeria ripcola e favorecendo comportamentos vegetais invasores, nomeadamente de espcies exticas (Johnson, 1994), enquanto a abstraco de gua para rega e outros usos humanos diminuem a conexo do sistema fluvial superficial com os nveis freticos, com consequente quebra da conectividade vertical (Kondolff, 1995). Dado que os cursos de gua constituem um contnuo fluvial entre as cabeceiras e afoz em constante ligao com os sistemas laterais e freticos, os efeitos das obras de engenharia fluvial podem repercurtir-se em cadeia, atravs da reduo, eliminao ou promoo de espcies ou grupos de espcies. Pode ainda acontecer que dadas espcies vejam certas partes do seu ciclo de vida impedido, por exemplo, pela falta de leitos de desova ou por desaparecimento de abrigos para os juvenis. As obras de engenharia fluvial podem afectar as comunidades biolgicas de forma directa (corte, destruio, fuga) ou indirecta (por deposio ou eroso excessivas ou inadequadas de materiais no leito do rio e outras variaes associadas ao desajustamento geomorfolgico do sistema). As dragagens, aprofundamento do leito e criao de diques so as obras qua mais afectam a vegetao aqutica e mata ribeirinha, com importantes

154

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

consequncias para as comunidades faunsticas que lhes esto associadas, nomeadamente de aves, mamferos e peixes. As alteraes e intervenes no leito reduzem drasticamente a fauna de invertebrados que o habita e que constitui a fonte alimentar de muitas espcies de peixes. Tambm as alteraes a nvel do transporte slido, deposio de sedimentos, e aumento de temperatura devido a um aumento da exposio da superfcies aquticas, modificam profundamente os habitats aquticos existentes e alteram as comunidades pisccolas que sobrevivem, e que sofrem um lento ajustamento paralelo ao da geomorfologia do canal, em funo da capacidade de recolonizao dos habitats e troo fluvial afectados. A re-estabilidade do sistema fluvial, depois da interveno, depende de vrios factores, incluindo (i) caractersticas do prprio sistema, como o caudal, a rea drenada e a sinuosidade, (ii) factores da interveno, como o comprimento do troo alterado, o declive e o seco resultantes e medidas mitigadoras efectuadas, e (iii) factores de reaco, como a capacidade de recuperao da vegetao ribeirinha.

7. BIBLIOGRAFIA

Aguiar, F.F., M.T. Ferreira, I.S. Moreira & A. Albuquerque (2000) Ryparian types on a Mediterranean basin. Aspects of Applied Biology, 58:221-232. Allan, T.F., T.W. Hoekstra & J. Fay, 1997. The influence of catchment land use on stream integrity across multiple spatial scales. Freshwater Biology, 37:149-161. Barbour, M.T., J. Gerritsen, B.D. Snyder & J.B. Stribling (eds.), 1999. Rapid Bioassessment protocols for use in streams and wadeable rivers: Periphyton, Benthic Macroinvertebrates and Fish. 2nd Ed. EPA/841-B-98-010. EPA Office of Water, Washington DC, 344 p. Boon, P.J. & D.L. Howell (eds.), 1996. Freshwater quality: defining the indefinable?, pp.89101. Scottish Natural Heritage. The Stationery Office, Edinburgh. Boon, P.J., 1992. Essential elements for river conservation. Em P.J. Boon, P. Calow & G.E. Petts (eds.) River Conservation and Management, pp. 11-34. John Wiley & Sons, Chichester.

155

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Boon, P.J., J. Wilkinson & J. Martin, 1998. The application of SERCON (System for Evaluating Rivers for Conservation) to a selection of rivers in Britain. Aquatic conservation: marine and freshwater ecosystems, 8: 597-616. Bornette, G. & C. Amoros (1996) Disturbance regimes and vegetation dynamics: role of floods in riverine wetlands. Journal of Vegetation Science, 7:615-622. Brink, B.J., S.H. Hosper & F. Colijn, 1991. A quantitative approach for description and assessment of ecosystems: the AMOEBA approach. Mar. Poll Biol., 23:265-270 Calow, P. & G. Petts, G. (eds.), 1994. The Rivers Handbook, Volume 2, pp. 484-511. Blackwell Scientific Publ. London. Calow, P., 1992. Can ecosystems be healthy? Critical considerations of concepts. Journal of Ecosystem Health, 1:1-5. Connel, J.H., 1978. Diversity in tropical rain forests and coral reefs. Science, 199:1302-1310 Cortes, R.M. & M.T. Ferreira (1998) Funes de ectonos riprios e o ordenamento de bacias hidrogrficas. Workshop sobre Funes e Ordenamento de Zonas Riprias. 21-25 Setembro. Vila Real. 32 p. Cortes, R.M., M.A. Graa, J.N. Vingada & S. Varandas (1995) Stream typology and dynamics of leaf processing. Annales de Limnologie, 31:119-131. Cummins, K.W., 1992. Catchment characteristics and river ecosystems. Em P.J. Boon, P. Calow & G.E. Petts (eds.) River Conservation and Management, pp. 125-135. John Wiley & Sons, Chichester. Cummins, K.W., 1994. Bioassessment and analysis of functional organization of running water ecosystems. Em S.L. Loeb & A. Spacie (eds.). Biological Monitoring of Aquatic Systems, pp. 155-170. Lewis Publishers. Boca Raton. Davies, P.E., 2000. Development of a national river bioassessment system (AUSRIVAS) in Australia. Em Wright, J.F., D.W. Sutcliffe & M.T. Furse (eds.). Assessing the Biological Quality of Freshwaters: RIVPACS and similar techniques. Freshwater Biological Association. London, pp. 113-124 Elwood, J.W., J.D. Newbold, R.V. ONeil & W. van Winkle, 1983. Resource spiralling: an operational paradigm for analysing lotic ecosystems. Em T.D. Fontaine & S.M. Bartell (eds.) Dynamics of Lotic Ecosystems, pp. 3-27. Ann Arbor Science, Ann Arbor, Michigan.

156

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Ferreira, M.T., 2000. Gesto ecolgica de albufeiras. Em Explorao e Segurana de Barragens. Edies do Instituto da gua. Ministrio do Ambiente e Ordenamento do Territrio. Lisboa, pp. 110-124. Friedich, G, K.J. Hesse & L. Lacombe, 1993. Die Okologische Gewasserstruckturkarte. Wasser Abwasser, n 11. Frissell, C.A., W.J. Liss, C.E. Warren & M.D. Hurley, 1986. A hierarchical framework for stream classification: viewing streams in a watershed context. Environmental Management, 10:199-214 Gregory, K.J. (1992) Vegetation and river channel process interactions. Em P.J. Boon, P. Calow & G.E. Petts. River Conservation and Management, pp. 255-270. John Wiley & Sons. London. Habersack, H.M., 2000. The river scaling concept (RSC): a basis for ecological assessments. Hydrobiologia, 422-423:49-60 Harper, D. & J.D. Ferguson (eds.), 1996. The Ecological Basis for River Management. John Wiley & Sons. Chichester. Hellawell, J.M. (1996) The contribution of biological and chemical techniques to the assessment of water quality. Em P.J. Boon & D.L. Howell (eds.) Freshwater quality: defining the indefinable? , pp.89-101. Scottish Natural Heritage. The Stationery Office, Edinburgh. Hynes, H.B.N., 1975. The stream and its valley. Verhandlungen der Internationalen Vereinigung fur Theoretische und Angewandte Limnologie, 19:1-15. Johnson, W.C. (1994) Woodland expansion on the Platte river, Nebraska: patterns and causes. Ecological Monographs, 64:45-84. Junk, W.J., P.B. Bayley & R.E. Sparks, 1989. The flood-pulse concept in river-floodplain systems. Em D.P. Dodge (ed.) Proceedings of the International Large Rivers Symposium, pp. 110-127. Canadian Fisheries and Aquatic Sciences Special Publication, 106. Karr, J.R. & D.R. Dudley, 1981. Ecological perspectives on water quality goals. Environmental Management, 5:55-68. Karr, J.R. & E. W. Chu, 2000. Sustaining living rivers. Hydrobiologia, 422-423:1-14 Karr, J.R., 1981. Assessment of biotic integrity using fish communities. Fisheries, 6:21-27.

157

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Karr, J.R., 1991. Biological integrity: a long-negleted aspect of water resources management. Ecological Applications, 1:66-84. Karr, J.R., 1998. Rivers as sentinels: using the biology of rivers to guide landscape management. In Naiman, R.J. & R.E. Bilby (eds.) River Ecology and Management: Lessons from the Pacific Coastal Region. Springer, New-York, pp. 502-528. Kondolf, G.M. (1995) Geomorphological stream channel classification in aquatic habitat restoration: uses and limitations. Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems, 5:127-141. Moulton, T.P., 1999. Biodiversity and ecosystem functionning in conservation of rivers and streams. Aquatic conservation: marine and freshwater ecosystems, 9: 573-578. Newbold, J.D., J.W. Elwood, R.V. ONeill & W. van Winkle, 1981. Measuring nutrient spiralling in streams. Canadian Journal of Fisheries and Aquatic Sciences, 38:860-863. Norris, R.H. & M.C. Thoms, 1999. River Health. Freshwater Biology, 41:194-479 Oxford. Petts, G. (1990) The role of ecotones in aquatic landscape management. Em R.J. Naiman & H. Dcamps (eds.). The Ecology and Management of Aquatic-Terrestrial Ecotones, pp.227-262.. The Parthenon Publishing Group. Paris. Petts, G.E. (1994) Rivers: dynamic components of catchment ecosystems. Em Calow, P. e Petts, G. E. (eds.) The Rivers Handbook, Volume 2, pp. 3-22. Oxford Scientific Publications. Petts, G.E., 2000. A perspective on the abiotic processes sustaining the ecological integrity of running waters. Hydrobiologia, 422-423:15-27 Pigay, H. & L. Maridet (1994) Formations vgtales arbores riveraines des cours deau et potentialits piscicoles. Bulletin Franais de Pche et de Pisciculture, 333:125-147. Pinay, G. & H. Decamps (1988) The role of riparian woods in regulating nitrogen fluxes between the alluvial aquifer and surface water: a conceptual model. Regulated Rivers: Research and Management, 2:507-516. Pinay, G., H. Dcamps, E. Chauvet & E. Fustec (1990) Functions of ecotones in fluvial systems. Em R.J. Naiman & H. Dcamps (eds.) The Ecology and Management of Aquatic-Terrestrial Ecotones, pp.141-170. The Parthenon Publishing Group. Paris. Pinay, G., H. Dcamps, E. Chauvet & E. Fustec, 1990. Functions of ecotones in fluvial systems. Em Naiman, R.J. & Dcamps, H. (eds.) The Ecology and Management of Aquatic-Terrestrial Ecotones, pp.141-170. The Parthenon Publishing Group. Paris.

158

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Pollard, P. & M. Huxham, 1998. The European Water Framework Directive: a new era in the management of aquatic ecosystem health? Aquatic conservation: marine and freshwater ecosystems, 8:773-792. Raven, P., P.J. Boon, F.H. Dawson & A.J.D. Ferguson, 1998. Towards an integrated approach to classifying and evaluating rivers in the UK. Aquatic Conservation: marine & freshwater ecosystems, 8:383-393. Rosenberg, D.M., T.B. Reynoldson & V.H. Resh, 2000. Establishing reference conditions in the Fraser catchment, British Columbia, Canada, using the BEAST (Benthic Assessment of Sediment) predictive model. Em J.F Wright, D.W. Sutcliffe & M.T. Furse (eds.). Assessing the Biological Quality of Freshwaters: RIVPACS and similar techniques. Freshwater Biological Association. London, pp. 181-194 Schiemer, F., 2000. Fish as indicators for the assessment of the ecological integrity of large rivers. Hydrobiologia, 422-423:271-278. Southwood, T.R.E., 1977. Habitat, the templet for ecological strategies? J. animal Ecology, 46:337-365. Thorne, C.R., R.D. Hey & M.D. Newson, 1997. Applied Fluvial Geomorphology for River Engineering and Management. John Wiley & Sons. Chichester. Thorne, R. J. & W.P. Williams, 2000. The response of benthic invertebrates to pollution in developing countries: a multimetric system of bioassessment. Freshwater Biology, 37:671-686 Townsend, C.R., 1989. The patch dynamics concept of stream community ecology. J.N. am. Benthol. Soc., 8:51-63 USWFS, 1981. Habitat Evaluation Procedures (HEP). ESM 102, Washington DC, 135 p. Vannote, R.L., G.W. Minshall, K.W. Cummins, J.R. Sedell & C.E. Cushing, 1980. The river continuum concept. Canadian Journal of Fisheries and Aquatic Sciences, 37:130-137. Verdonschot, P.F.M., 2000. Integrated ecological assessment methods as a basis for sustainable catchment management. Hydrobiologia, 422-423: 389-412 Verdonshot, P.F.M. & R.C. Nijboer, 2000. Typology of macrofaunal assemblages applied to water and nature management: a dutch approach. Em Wright, J.F., D.W. Sutcliffe & M.T. Furse (eds.). Assessing the Biological Quality of Freshwaters: RIVPACS and similar techniques. Freshwater Biological Association. London.

159

ESTUDO ESTRATGICO PARA A GESTO DAS PESCAS CONTINENTAIS PAMAF MEDIDA 4 IED, ACO 4.4: ESTUDOS ESTRATGICOS

Ward, J. V. & J.A. Standford (1993a) The regulated stream as a testing ground for ecological theory. Em A. Lillehammer & S.J. Saltveit (eds.) Regulated Rivers, pp. 23-28. Oslo University Press. Oslo. Ward, J. V. & J.A. Standford (1993b) The serial descontinuity concept of lotic ecosystems. Em T.D. Fontaine & S.M. Bartell (eds.) Dynamics of Lotic Ecosystems, pp.29-42. Ann Arbor Science, Ann Arbor, Michigan. Ward, J.V. & J.A. Stanford, 1995. The serial descontinuity concept: extending the model to floodplain rivers. Regulated Rivers: Research & Management, 10:159-168. Ward, J.V., 1989. The four-dimensional nature of lotic ecosystems. Journal of the North American Benthological Society, 8:2-8. Werritty, A. (1996) Enhancing the quality of freshwater resources: the role of integrated catchment management. Em P.J. Boon & D.L. Howell (eds.) Freshwater quality: defining the indefinable?, pp.489-505. Scottish Natural Heritage. The Stationery Office, Edinburgh. Wetzel, R.G., 1993. Limnologia. Edies da Fundao Calouste Gulbenkian. Lisboa. Traduo baseada na 2 edio de Limnology (1983), Saunders College Publishing. New-York. Wissmar, R.C. & F.J. Swanson (1990) Landscape disturbances and lotic ecotones. Em R.J. Naiman & H. Decamps. The Ecology and Management of Aquatic-Terrestrial Ecotones, pp. 141-169. The Parthenon Publishing Group. Paris. Wright, J.F., D.W. Sutcliffe & M.T. Furse (eds.), 2000. Assessing the Biological Quality of Freshwaters: RIVPACS and similar techniques. Freshwater Biological Association. London.

160

También podría gustarte