Está en la página 1de 83

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

ENTIDADES RECURSOS FDS

OL!

Neste Manual voc ir conhecer o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, um Programa habitacional criado a partir do incentivo do Governo Federal para atendimento populao de baixa renda nas reas urbanas, garantindo acesso moradia digna, e tem a finalidade de esclarecer conceitos e fornecer orientaes para cada uma das etapas de desenvolvimento do empreendimento habitacional, desde a contratao at a liberao de recursos. Voc ver as regras gerais do Programa, como o pblico alvo, as modalidades existentes e as condies para contratao do financiamento habitacional, alm de dicas importantes para que a proposta seja encaminhada de acordo com as necessidades de anlise e, ainda, orientaes para os procedimentos devidos aps a contratao. Aps a leitura deste Manual, caso tenha dvidas, voc poder ir at o Espao de Atendimento aos Movimentos Sociais, localizado nas seguintes unidades da CAIXA:

GIDUR (Gerncia de Filial de Desenvolvimento Urbano e Rural); REDUR (Representao de Filial de Desenvolvimento Urbano e Rural); ou SR (Superintendncia Regional).
No Anexo IV voc poder localizar a unidade da CAIXA mais prxima de voc. Para sugestes, disponibilizamos o seguinte endereo de correio eletrnico para envio de sua mensagem: gehis@caixa.gov.br

02

Dica
Se no souber o significado de siglas que aparecem no texto, basta consultar o Anexo I. Os assuntos apresentados neste Manual esto relacionados no Sumrio.

Boa leitura!

03

SUMRIO

Parte I Condies do Programa ..................................................................... 5 Parte II Contratao ....................................................................................... 39 Parte III Liberao de Recursos ................................................................... 45 Textos Complementares ................................................................................ 50

04

PARTE 1

CONDIES DO PROGRAMA

1. APRESENTAO

O Programa Minha Casa Minha Vida Entidades tem como objetivo atender as necessidades de habitao da populao de baixa renda nas reas urbanas, garantindo o acesso moradia digna com padres mnimos de sustentabilidade, segurana e habitabilidade. O Programa concede financiamento diretamente aos beneficirios (pessoa fsica) ou Entidade Organizadora (pessoa jurdica), que rene os beneficirios, utilizando recursos provenientes do Oramento Geral da Unio - OGU, depositados ao Fundo de Desenvolvimento Social - FDS.

FDS
Conforme Decreto n 103, de 22 de abril de 1991, o Fundo de Desenvolvimento Social destinado ao financiamento de projetos de investimentos de relevante interesse social nas reas de habitao popular, saneamento bsico, infra-estrutura urbana e equipamentos comunitrios.

06

2. REGULAMENTAO DO PROGRAMA

importante conhecer as regulamentaes que estabelecem as regras do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Ele foi criado a partir da publicao da Lei n 11.977, de 07 de julho de 2009, e suas alteraes. Essa Lei dispe sobre as regras do Programa Minha Casa Minha Vida e direciona ao Poder Executivo a regulamentao do Programa Nacional de Habitao Urbana PNHU. Dado esse direcionamento, foi publicada a Portaria Interministerial n 464, de 30 de setembro de 2011, que dispe sobre as operaes com recursos transferidos ao Fundo de Desenvolvimento Social - FDS, contratadas no mbito do Programa Nacional de Habitao Urbana - PNHU, integrante do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV, para os fins que especifica, estabelecendo o valor do benefcio econmico, os requisitos e a participao financeira dos beneficirios. Aps as definies da Portaria Interministerial, a Resoluo n 194, do Conselho Curador do FDS, de 12 de dezembro de 2012, e eventuais alteraes, aprova o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, definindo o seu objetivo e demais condies do Programa, sendo regulamentado pela Instruo Normativa n 45, do Ministrio das Cidades, de 08 de novembro de 2012.

Dica
Leis e Decretos Federais podem ser consultados no Portal da Legislao: www4.planalto.gov.br/legislacao A Portaria, a Resoluo e a Instruo Normativa mencionadas esto disponveis na pgina eletrnica do Ministrio das Cidades: www.cidades.gov.br

07

3. PBLICO ALVO

O Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades, foi criado para atender as famlias com renda bruta mensal de at R$ 1.600,00.

Lembre-se
Na apurao da renda ser considerada a soma das rendas de todos os componentes da famlia.

As pessoas interessadas no Programa devem estar cadastradas, ou com o cadastro atualizado, no CADNICO.

Cadnico
Institudo pelo decreto n 3.877, de 24 de julho de 2001, o Cadastro nico, programa social do Governo Federal, tem por objetivo retratar a situao socioeconmica da populao de todos os municpios brasileiros, por meio do mapeamento e identificao das famlias de baixa renda, bem como conhecer suas principais necessidades e subsidiar a formulao e a implantao de servios sociais que as atendam. Para mais informaes, consulte o Gestor Local do CADNICO no Distrito Federal ou municpio.

IMPORTANTE: As famlias devem ser agrupadas e indicadas por uma Entidade Organizadora.

08

4. ENTIDADE ORGANIZADORA

A Entidade Organizadora pode ser uma cooperativa habitacional ou mista, uma associao ou uma entidade privada sem fins lucrativos. Ela deve reunir, organizar e apoiar as famlias no desenvolvimento e execuo dos projetos habitacionais, alm de poder atuar como substituta temporria das famlias que sero beneficiadas com a moradia, caso contrate diretamente o financiamento. S poder atuar no Programa a Entidade Organizadora que estiver previamente habilitada pelo Ministrio das Cidades.

Habilitao
A Entidade Organizadora dever estar habilitada conforme Portaria n 107, do Ministrio das Cidades, de 26 de fevereiro de 2013, e suas alteraes posteriores, no mbito dos programas de habitao de interesse social geridos pelo Ministrio das Cidades com recursos do Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social FNHIS e do Fundo de Desenvolvimento Social FDS. Se a Entidade Organizadora ainda no habilitada pelo Ministrio das Cidades, deve-se acompanhar na pgina eletrnica daquele Ministrio a divulgao do cronograma para o processo de habilitao: www.cidades.gov.br

Alm disso, a Entidade Organizadora no pode apresentar pendncias quanto execuo de obras de empreendimentos contratados no mbito do Programa de Habitao de Interesse Social - Produo Social da Moradia do FNHIS, do Programa Crdito Solidrio e dos programas oriundos do FGTS.

09

Fica dispensada do processo de habilitao a Entidade Organizadora cujo projeto seja voltado ao atendimento de refugiados, comunidades quilombolas, pescadores artesanais, ribeirinhos, indgenas e demais comunidades socialmente vulnerveis, localizadas em reas urbanas. No necessria a avaliao de risco de crdito da Entidade Organizadora para verificao de sua capacidade de pagamento.

importante destacar que a Entidade Organizadora tem papel muito importante no desenvolvimento e execuo do empreendimento. Entre as atribuies devidas, as principais so:

desenvolver e apresentar CAIXA a proposta/projeto de interveno habitacional de acordo com as condies e exigncias do Programa para anlise jurdica, social e de engenharia; orientar os seus associados quanto ao cadastramento ou a atualizao do cadastro no CADNICO; promover a seleo dos associados, que devem ser enquadrados nas condies do programa; auxiliar os associados na preparao da documentao necessria para apresentao CAIXA; assinar o Termo de Cooperao e Parceria com a CAIXA, alm dos contratos de financiamento; organizar todos os envolvidos na execuo do projeto, de forma a assegurar sincronismo e harmonia na implementao do empreendimento.;

10

fiscalizar e acompanhar a obra; apresentar a documentao necessria liberao do recurso; e providenciar a legalizao do empreendimento perante os rgos pblicos.

11

5. SELEO DOS PROPONENTES BENEFICIRIOS AO PROGRAMA


Os parmetros de priorizao e as condies e procedimentos para a seleo dos beneficirios so estabelecidos pela Portaria do Ministrio das Cidades n 610, de 26 de dezembro de 2011, e suas alteraes. A seleo prvia (que antecede a pesquisa cadastral a ser realizada pela CAIXA/ enquadramento) dos candidatos realizada pela Entidade Organizadora, que deve observar os seguintes critrios:

Nacionais

famlias residentes em reas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famlias com mulheres responsveis pela unidade familiar; e famlias de que faam parte pessoas com deficincia.

Adicionais

Devem ser definidos pela Entidade Organizadora at 03 critrios adicionais. Os critrios adicionais devem ser determinados em assemblia especfica, registrada em ata, dando conhecimento a todos os seus associados, divulgando-os em meios que garantam sua ampla publicidade.

12

Devem ser atendidas com prioridade:

as famlias com mulheres responsveis pela unidade familiar; as famlias com pessoas com deficincia; as populaes oriundas das comunidades tradicionais.

Ser permitido s mulheres chefes de famlia firmar contrato de financiamento independente de outorga do cnjuge.

Deve-se reservar, no mnimo, 3% das unidades habitacionais para atendimento aos idosos ou quantidade determinada por legislao local, o que for maior. O nmero de candidatos selecionados dever corresponder quantidade de unidades habitacionais, que poder ser acrescida de 30% considerando a possibilidade de substituio de famlias que no sejam aprovadas na anlise para enquadramento no Programa.

13

No podem ser beneficiadas com o Programa pessoas que:

so titulares de financiamento imobilirio ativo em qualquer localidade do pas; so proprietrias ou promitentes compradoras de imvel residencial em qualquer localidade do pas; tenham recebido, a qualquer poca, subsdios diretos ou indiretos com recursos oramentrios da Unio e/ou de Fundos (FGTS, FDS, FAR) com finalidade anloga a do presente programa, excetuadas as subvenes ou descontos destinados aquisio de material de construo e aquelas previstas no atendimento a famlias nas operaes vinculadas s programaes oramentrias do PAC e s intervenes financiadas por operaes de crdito ao setor pblico que demandem reassentamento, remanejamento ou substituio de unidades habitacionais e, ainda, subvenes ou descontos destinados ao atendimento, nos casos de situao de emergncia ou estado de calamidade pblica reconhecidos pela Unio, a famlias desabrigadas que perderam seu nico imvel; tenham recebido, a qualquer tempo, lote ou edificao em programas habitacionais, salvo se a modalidade requerida for destinada a edificao no lote anteriormente recebido; tenham restrio cadastral no SINAD e no CADIN; e tenham dbitos no regularizados junto Receita Federal.

14

permitida a participao de pessoas com restrio cadastral no Servio de Proteo ao Crdito SPC e/ou SERASA

A listagem inicial contendo os candidatos selecionados previamente pela Entidade Organizadora apresentada CAIXA juntamente com a proposta do empreendimento.

A substituio de candidato constante na listagem inicial poder ocorrer antes da contratao do financiamento por desistncia do interessado, formalizada direo da Entidade Organizadora, ou por excluso aprovada em Ata da Assemblia Geral devidamente registrada, desde que garantida ao substitudo a ampla defesa e o contraditrio. As substituies de beneficirios no podero ultrapassar 30% (trinta por cento) do total da listagem inicial.

A partir da listagem inicial apresentada juntamente com a proposta do empreendimento, efetuada a pesquisa cadastral dos candidatos para verificao do devido enquadramento como beneficirio.

15

6. COMISSO DE REPRESENTANTES E COMISSO DE ACOMPANHAMENTO DE OBRAS


Para fortalecer e garantir o devido acompanhamento e a avaliao fsico/financeira da execuo do projeto, exige-se a formao de duas comisses:

CRE (Comisso de Representantes); e CAO (Comisso de Acompanhamento de Obras).

A CRE ser responsvel pelo acompanhamento financeiro do empreendimento e pela abertura e movimentao da conta bancria que receber os recursos. Alm disso, deve prestar contas aos beneficirios quanto aplicao dos recursos liberados. A CAO deve acompanhar a execuo do empreendimento e/ou acompanhar a elaborao, apresentao e aprovao dos projetos, juntamente com os beneficirios e a Entidade Organizadora. Essa comisso tambm deve prestar contas aos beneficirios, informando sobre o desenvolvimento dos projetos ou, no caso de construo, sobre o andamento das obras, segurana e guarda das obras e do material adquirido. Cada uma das comisses deve ser composta por, no mnimo, trs pessoas, sendo uma indicada pela Entidade Organizadora e duas do grupo de beneficirios. As comisses devem ser eleitas em assemblia convocada pela Entidade Organizadora, com registro em ata. No permitido que os componentes da CAO sejam integrantes da CRE e vice-versa.

As comisses devem ser eleitas previamente contratao do financiamento.

16

7. MODALIDADES

O Programa disponibiliza as seguintes modalidades para contratao pelos beneficirios (pessoa fsica) ou pela Entidade Organizadora (pessoa jurdica):

Pessoa Fsica
A. B. C.

aquisio de terreno e construo; construo em terreno prprio ou de terceiros; e aquisio de imvel novo ou para requalificao ou constituintes de patrimnio histrico.

Pessoa Jurdica
A. B.

construo em terreno de sua propriedade; aquisio de terreno, pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao; aquisio de terreno e construo; pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao em terrenos transferidos e em processo de transferncia pelo poder pblico ou de propriedade da Entidade Organizadora; e construo das unidades habitacionais em terrenos de que tratam as alneas "b" e "d".

C. D.

E.

17

Os projetos podem propor empreendimentos com os seguintes tipos de Unidades Habitacionais:

Tipo

Descrio
Unidades residenciais contguas urbanas, que formam um conjunto habitacional Unidades residenciais isoladas e dispersas em rea urbana

Pessoa Fsica

Pessoa Jurdica

Concentradas

Pulverizadas

No permitido

Os projetos devem obedecer as Especificaes Mnimas estabelecidas pelo Ministrio das Cidades. www.cidades.gov.br

18

ATENO! Ainda que a contratao seja feita por Entidade Organizadora (pessoa jurdica), realiza-se o enquadramento dos beneficirios (pessoa fsica):

No caso de contratao de financiamento pela Entidade Organizadora (pessoa jurdica), o enquadramento (pesquisa cadastral) dos candidatos selecionados previamente pela Entidade Organizadora ser realizado no perodo compreendido entre 60 (sessenta) dias antes e 90 (noventa) dias aps a assinatura do contrato. Os beneficirios assinaro o Termo de Adeso ao empreendimento, em conjunto com a Entidade Organizadora e a CAIXA, em at 90 (noventa) dias aps a contratao do financiamento pela Entidade Organizadora. Quando houver substituio de beneficirio, o enquadramento dos novos beneficirios no Programa dever respeitar os critrios vigentes na data da substituio efetuada com assinatura de Termo de Adeso.

19

8. REGIMES DE CONSTRUO

Autoconstruo pelos prprios beneficirios; Mutiro ou autoajuda; Autogesto; Administrao direta; Empreitada global.

No caso de construo verticalizada obrigatrio o emprego do regime de construo Empreitada Global, exceto quando o Responsvel Tcnico da Entidade Organizadora ou a Assessoria Tcnica comprovarem experincia em gesto de obras desse tipo e porte. Na adoo dos regimes de autoconstruo, autogesto ou sistema de autoajuda e administrao direta obrigatria a contratao de Assistncia Tcnica especializada.

20

9. GARANTIAS

Alienao Fiduciria; Hipoteca; e responsabilidade Solidria*, pelo prazo de 72 meses.

* A garantia Responsabilidade Solidria aplicada somente no caso de contratao do financiamento pelos beneficirios (pessoa fsica).

Em empreendimentos com Unidades Habitacionais pulverizadas, a garantia Responsabilidade Solidria ser aceita somente em municpios com populao inferior a 50.000 habitantes.

21

10. LIMITE DE QUANTIDADE DE UNIDADES HABITACIONAIS POR PROJETO


Municpio
Populao superior a 50.001 habitantes ou cidades componentes de RMs das Capitais Populao entre 20.001 e 50.000 habitantes Populao at 20.000 habitantes

N de UH Concentradas N de UH Pulverizadas

200

50

150 100

50 25

Excepcionalmente, pode-se autorizar a ampliao de at 50% da quantidade de Unidades Habitacionais para contratao com pessoa fsica. Pode-se operar simultaneamente, por municpio, no mximo, 03 vezes o nmero de unidades definidas de acordo com o porte populacional apresentado na tabela. Alm disso, fica limitada a executar, no mximo, o nmero de unidades previsto no resultado do processo de habilitao, conforme Portaria MCidades N 107/2013 e suas alteraes. Excepcionalmente, pode-se autorizar a ampliao desse limite. No caso de contratao com a Entidade Organizadora (pessoa jurdica), excepcionalmente, pode-se autorizar, ainda:

22

A.

a ampliao da quantidade de unidades de forma a permitir melhor aproveitamento do terreno, limitado a 500 (quinhentas) unidades habitacionais; a contratao de mais de um projeto por Entidade Organizadora, limitado a 03 (trs); e a contratao com mais de uma Entidade Organizadora em um mesmo projeto/proposta, limitado a 03 (trs) entidades.

B.

C.

Unidades Comerciais e Equipamentos Comunitrios


Admite-se a produo de unidades destinadas atividade comercial vinculadas ao empreendimento, devendo o resultado de sua explorao ser destinado integralmente ao custeio do condomnio, desde que no ultrapasse os valores mximos da operao. O uso comercial ser em prol do condomnio, inalienvel e vedada a concesso no onerosa. Ser admitida a produo de equipamentos comunitrios complementares habitao, desde que vinculados ao empreendimento e dentro dos valores mximos da operao.

23

11. VALORES

11.1. VALOR DE FINANCIAMENTO


O Valor de Financiamento corresponde ao Valor da Operao.

11.2. VALOR DA OPERAO


Considerando o regime de construo Empreitada Global, os valores mximos de operao so definidos por UF, conforme tabela apresentada no Anexo II. Para os demais regimes de construo, os valores sero reduzidos em 8% (oito por cento). Essa reduo poder ser reincorporada, desde que direcionada ampliao da rea construda por unidade habitacional e/ou a construo de equipamentos comunitrios no empreendimento, limitada ao valor mximo de operao definidos por UF ou ao Valor de Investimento aprovado, o menor dos dois. Para municpios com populao inferior a 50.000 habitantes e que no faam parte da Regio Metropolitana das Capitais, ser admitida a implantao de empreendimentos sem a pavimentao, mediante parecer favorvel dos Agentes Operador e Financeiro, subtraindo do valor mximo da operao os custos relativos pavimentao de R$ 4.000,00 por unidade habitacional. Para empreendimentos constitudos por unidades habitacionais pulverizadas, admite-se a ausncia de pavimentao, subtraindo do valor mximo da operao os custos relativos pavimentao de R$ 4.000,00 por unidade habitacional.

24

12. COMPOSIO DO INVESTIMENTO

A composio do investimento corresponde soma dos custos diretos e indiretos necessrios produo do empreendimento. O programa pode ter contrapartida complementar de Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, por intermdio do aporte de recursos financeiros, bens e/ou servios A garantia Responsabilidade Solidria aplicada somente no caso de contratao do financiamento pelos beneficirios (pessoa fsica). economicamente mensurveis, necessrios composio do investimento a ser realizado.

No regime de construo Empreitada Global ser admitida a bonificao de at 8% (oito por cento) sobre o Valor de Investimento.

12.1. CUSTOS DIRETOS


Terreno; O valor do terreno, acrescido das despesas de registro e legalizao, caso necessrio, limitado a 15% do Valor da operao. Projeto*; Assistncia Tcnica; Administrao da obra;

Limitado a 8% do Valor do Investimento

25

*Projeto Corresponde a soma dos valores de: projetos de engenharia, inclusive levantamentos, sondagens, pareceres, laudos, servios jurdicos e capacitao para autogesto na fase pr-obra; licenciamentos e demais elementos necessrios execuo da obra, limitado aos seguintes percentuais do valor da operao: Limites: 3% do valor da operao para projetos com at 100 (cem) unidades habitacionais; 2% do valor da operao para projetos com mais de 100 (cem) e at 200 (duzentas) unidades habitacionais; e 1,5% (um e meio por cento) do valor da operao para projetos com mais de 200 (duzentas unidades habitacionais.

26

Infraestrutura para soluo de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio, iluminao pblica, terraplanagem, sistema de drenagem pluvial, pavimentao de passeios e das vias de acesso internas da rea e obras de conteno e estabilizao do solo, dentre outras, na poligonal do empreendimento; Edificao; Trabalho Social;
(Atente para o captulo que trata, exclusivamente, do Trabalho Social)

1,5% do Valor da Operao, quando se tratar de loteamentos, e 2% para empreendimentos sob a forma de condomnios. no caso das modalidades que no incluem a construo de Unidades Habitacionais, poder alocar at 15% do recurso previsto para o trabalho social para a Etapa Pr-Obras. Almoxarifado; Canteiros de obras (instalaes de apoio obra); Mobilizao (mo de obra e equipamentos no incio de implantao da obra); Desmobilizao (mo de obra e equipamentos aps o trmino da obra, para retirada e remoo de todos os materiais e equipamentos instalados no canteiro).

27

Despesas com taxas, impostos diretos, emolumentos cartorrios:


A. B. C.

Impostos de Transmisso do Imvel; Registro do contrato no Cartrio de Registro de Imveis; Obteno do "habite-se" junto Prefeitura Municipal ou rgo pblico equivalente; e Averbao das construes no Cartrio de Registro de Imveis.

D.

Os contratos firmados com os beneficirios estabelecero por conta do FDS o pagamento de custas e emolumentos cartorrios referentes escritura pblica, registro das garantias e aos demais atos relativos ao imvel, independentemente da garantia utilizada. Os valores referentes custa e aos emolumentos cartorrios compem o Valor de Investimento, sem incidncia no Valor de Financiamento e/ou Valor da Operao.

Instituio/especificao do condomnio e individualizao das unidades nas respectivas matrculas imobilirias, quando for o caso.

28

12.2. CUSTOS INDIRETOS


Administrao da Sede da Entidade Organizadora: Estrutura administrativa de conduo e apoio execuo da obra; Tributos:
A.

Tributos Federais - so as alquotas dos tributos PIS e COFINS a serem pagos pela Entidade Organizadora; Tributo Municipal - ISSQN - Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza - so impostos pagos pela Entidade Organizadora sobre a parte relativa aos servios de mo de obra.

B.

29

13. TRABALHO SOCIAL

O Trabalho Social um conjunto de aes inclusivas, de carter scio educativas, voltadas para o fortalecimento da autonomia das famlias, sua incluso produtiva e a participao cidad, contribuindo para a sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais. A execuo de responsabilidade da Entidade Organizadora e deve ser desenvolvido em 03 etapas:

Etapa Pr-Obras Etapa Durante as Obras Etapa de Ps-Ocupao

13.1. ETAPA PR-OBRAS


Preferencialmente, iniciada em at 90 (noventa) dias antes do incio da obra ou durante a vigncia dos contratos firmados com a Entidade Organizadora (pessoa jurdica) de:

aquisio de terreno, pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao; ou pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao em terrenos transferidos e em processo de transferncia pelo poder pblico ou de propriedade da Entidade Organizadora.

30

Devem ser executadas, no mnimo, as seguintes aes:

1. 2.

cadastro e seleo da demanda; reunies de informaes sobre o programa, critrios de participao, condies contratuais e direitos e deveres; reunies e assemblias para discusso e aprovao da concepo do Projeto e deciso sobre equipamentos comunitrios necessrios; eleio da CAO (Comisso de Acompanhamento de Obras) e da CRE (Comisso de Representantes), conforme definido no item 11, alneas a e b;
4.1.

3.

4.

no caso dos regimes de autoconstruo, autogesto ou autoajuda e administrao direta, definio sobre a forma de participao dos beneficirios na gesto da obra; no caso do regime de empreitada global, definio da forma de acompanhamento da obra pelos beneficirios.

4.2.

5.

informaes e acompanhamento sobre oferta e localizao de servios pblicos essenciais de educao, sade, lazer, segurana pblica e assistncia social e acompanhamento dos processos de transferncia escolar e demais servios de educao; orientaes sobre o processo de mudana de endereo no Cv adastro nico dos Programas Sociais do Governo Federal CADNICO e do Programa Bolsa Famlia;

6.

31

7.

noes bsicas sobre organizao comunitria e as alternativas de representaes dos beneficirios; nos casos de condomnios, informaes bsicas sobre gesto condominial, estimativa de custos e estratgias para reduzi-los; e elaborao do Projeto de Trabalho Social.

8.

9.

13.2. ETAPA DURANTE AS OBRAS


executada durante as obras, aps a assinatura do contrato de construo de Unidades Habitacionais. Devem ser executadas, no mnimo, as seguintes aes:

1. 2. 3. 4. 5.

Organizao Comunitria; Educao Ambiental; Educao Patrimonial; Planejamento e Gesto do Oramento Familiar; Gerao de Trabalho e Renda.

32

Os detalhes sobre cada uma das aes da Etapa Durante as Obras podem ser encontrados na Instruo Normativa n 45, de 08 de novembro de 2012, disponvel na pgina do Ministrio das Cidades. www.cidades.gov.br

13.3. ETAPA DE PS-OCUPAO


iniciada imediatamente aps a concluso das obras e ter durao de at 90 (noventa) dias. Devem ser executadas, no mnimo, as seguintes aes:

1. 2. 3.

consolidao dos processos implantados nas etapas anteriores. encerramento das atividades da CAO e CRE. fortalecimento das organizaes representativas implantadas (associaes e condomnios). avaliao do processo e dos produtos realizados. informaes sobre a satisfao do beneficirio com relao a:
5.1. 5.2. 5.3.

4. 5.

moradia e infraestrutura local; insero urbana; desenvolvimento social da comunidade.

33

14. PRAZOS DE APRESENTAO DO ANTEPROJETO, DE ENTREGA DO PROJETO E DE CONSTRUO


Contratante Modalidade Prazo de entrega do anteprojeto Prazo de entrega do projeto e assinatura do contrato de edificao Prazo de construo

a. Aquisio de terreno e construo b. Construo em terreno prprio ou de terceiros c. Aquisio de imvel novo ou para requalificao ou constituintes de patrimnio histrico a. Construo em terreno de sua propriedade b. Aquisio de terreno, pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao c. Aquisio de terreno e construo PESSOA JURDICA d. pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao em terrenos transferidos e em processo de transferncia pelo poder pblico ou de propriedade da Entidade Organizadora e. Construo das unidades habitacionais em terrenos de que tratamas alneas "b" e "d" vde PJ. 24 meses, a partir da data de assinatura do contrato originrio

PESSOA FSICA

36 meses

36 meses

120 dias

24 meses, a - partir da data de assinatura do contrato originrio -

36 meses

120 dias

36 meses

34

15. CONDIES DO FINANCIAMENTO

O Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, apresenta as seguintes condies de financiamento:

O Valor de Financiamento limitado a R$ 76.000,00, conforme tabela do Anexo II; O prazo de amortizao fixado em 120 meses; O valor bruto da prestao corresponde ao valor do financiamento dividido por 120 meses; O valor lquido da prestao a ser paga pelos beneficirios corresponde a 5% da renda bruta familiar mensal ou R$ 25,00, o que for maior.

Subsdio
O FDS assume a diferena entre o valor bruto e o valor lquido da prestao. bom lembrar: Caso o beneficirio queira quitar o financiamento antecipadamente, ser considerado o valor integral do saldo devedor do financiamento, ou seja, ele no ser beneficiado com o subsdio do FDS.

35

O prazo de carncia de 36 meses, ou seja, os beneficirios comeam a pagar as prestaes de amortizao somente aps a concluso das obras; No h taxas de juros e no h cobrana de seguro de Morte ou Invalidez Permanente MIP e Danos Fsicos ao Imvel DFI; No caso de MIP, a dvida remanescente ser liquidada ou amortizada pelo FDS a ttulo de subsdio, observando-se o percentual de renda pactuado por cada coobrigado. No caso de DFI, as despesas de recuperao sero assumidas pelo FDS, sem exigncia de pagamento pelo devedor, limitada ao valor da operao atualizado.

36

Exemplo O valor da prestao calculado a partir do Valor de Financiamento, que corresponde ao Valor da Operao que ser contratada, conforme valores da tabela do Anexo II. Se o valor do financiamento (valor da operao) de R$ 60.000,00, esse valor ser dividido em 120 parcelas, conforme prazo de amortizao estabelecido para o programa. O resultado corresponde ao valor bruto da prestao R$ 60.000,00 / 120 meses = R$ 500,00 Se a renda mensal da famlia corresponde a R$ 600,00, o valor lquido da prestao corresponder a 5% desse valor R$ 600,00 x 5% = R$ 30,00 A diferena entre o valor bruto da prestao (R$ 500,00) e o valor lquido da prestao (R$ 30,00) assumida pelo FDS, o subsdio que o Programa oferece para beneficiar as famlias R$ 500,00 R$ 30,00 = R$ 470,00

Incentivo adimplncia

Ser direcionado mensalmente Entidade Organizadora o valor correspondente a 5% (cinco por cento) do total pago pelo grupo de beneficirios, quando a adimplncia for de 100% (cem por cento), verificada at o ltimo dia de cada ms.

37

ATENO! No permitida a substituio do beneficirio tomador do financiamento durante a fase de amortizao sem a respectiva quitao da dvida. A substituio de beneficirios somente permitida durante a fase de construo do empreendimento. Nesse caso, cabe Entidade Organizadora indicar os novos beneficirios dentre famlias que apresentem renda familiar bruta com variao limitada em at 20%, para menor ou maior, em relao renda familiar bruta do beneficirio original.

38

PARTE 2

CONTRATAO

1. ANLISE PRELIMINAR DA PROPOSTA

1.1. PR-ANLISE DO TERRENO


A Entidade Organizadora deve apresentar a documentao relacionada no Anexo III referente ao terreno, para avaliao da viabilidade quanto utilizao para fins habitacionais sob os aspectos tcnicos de engenharia e jurdico.

A contratao da operao somente poder ser efetivada para terreno com projeto de loteamento ou condomnio aprovado. Excepcionalmente, poder ser autorizada a contratao de operao cujo projeto de loteamento ou condomnio ainda no tenha sido aprovado pela prefeitura, desde que seja possvel analisar a viabilidade tcnica de infraestrutura, fundiria e urbanstica do empreendimento.

40

2. ANLISE DA PROPOSTA

Sendo o terreno vivel para utilizao para fins habitacionais, a Entidade Organizadora deve apresentar a documentao relacionada no Anexo III para avaliao da viabilidade tcnica de engenharia, social, jurdica e negocial da proposta.

41

3. SELEO DA PROPOSTA

A proposta encaminhada ao Ministrio das Cidades para seleo se for vivel em todos os aspectos analisados. O Processo de Seleo consiste em eleger as propostas considerando os seguintes critrios:

A.

Maior percentual de contrapartida e/ou parcerias com entes pblicos ou privados; Menor valor de aquisio das unidades habitacionais; Melhores condies de acesso aos equipamentos e servios pblicos; Sustentabilidade ambiental do projeto; Crescimento demogrfico resultante do impacto de grandes empreendimentos; Situao de emergncia ou de calamidade pblica declarada por Portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministrio da Integrao Nacional; Maior condio de acessibilidade s pessoas com deficincia; Ordem cronolgica de recebimento do projeto pelo Agente Financeiro.

B. C.

D. E.

F.

G. H.

O Ministrio das Cidades divulga a relao das propostas selecionadas.

42

4. CONTRATAO

A Entidade Organizadora tem o prazo de 60 dias para efetivar a contratao, a partir da publicao da seleo pelo Ministrio das Cidades.

4.1. ABERTURA DE CONTAS


Deve ser providenciada na CAIXA a abertura de conta:

em nome da CRE, para crdito dos recursos; em nome da EO, exclusivamente, para crdito a ttulo de incentivo pela adimplncia de 100% do grupo de beneficirios do empreendimento; e em nome do vendedor do terreno, se for o caso.

4.2. ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAO E PARCERIA


O Termo de Cooperao e Parceria celebrado entre a Entidade Organizadora e a CAIXA, a fim de firmar as obrigaes das partes no desenvolvimento do projeto.

43

4.3. ASSINATURA DOS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO


Os contratos de financiamento so firmados com a Entidade Organizadora ou com os beneficirios (pessoa jurdica ou pessoa fsica, respectivamente) para estabelecer a dvida assumida, as condies para liberao dos recursos e forma de amortizao, entre outras obrigaes.

4.4. ASSINATURA DO TERMO DE ADESO


No caso de contratao diretamente com a Entidade Organizadora (pessoa jurdica), os beneficirios devem assinar o Termo de Adeso para firmar sua indicao ao Programa para que, ao trmino das obrigaes do contrato com a Entidade Organizadora, sub-roguem a dvida, efetuando a contratao individual (pessoa fsica) do financiamento.

44

PARTE 3

LIBERAO DE RECURSOS E ACOMPANHAMENTO DE OBRAS E DE ELABORAO DO PROJETO

1. ORIENTAES GERAIS

A liberao de recursos ocorre conforme Cronograma de Desembolso Financeiro, distribudos proporcionalmente entre 12 e 36 meses, de acordo com a modalidade.

O contrato de financiamento deve estar devidamente registrado no cartrio competente para permitir o incio da liberao de parcelas.

Para acompanhamento de obras e de execuo de projetos, a Entidade Organizadora deve encaminhar CAIXA, mensalmente, a Planilha de Levantamento de Servios (PLS), que compem a relao de documentos exigidos para a liberao de recursos. As informaes prestadas pela Entidade Organizadora so verificadas pela CAIXA por meio de vistorias realizadas no local da obra ou, no caso de elaborao de projetos, por meio da comprovao do pagamento de despesas e apresentao das peas tcnicas, a fim de constatar a regularidade da execuo dos servios.

46

2. PRIMEIRA PARCELA

A primeira parcela inclui o valor de pagamento de terreno, se for o caso, e a antecipao de valor para incio das obras, exceto no caso de modalidade contratada sob o regime de construo empreitada global, ou para pagamento da assistncia tcnica para elaborao de projeto. Alm disso, devem ser apresentados os documentos relacionados no Anexo III, conforme modalidade contratada.

47

3. PARCELAS INTERMEDIRIAS

As parcelas seguintes so liberadas a cada 30 dias, a partir da data de liberao da primeira parcela, sob a condio de apresentao de execuo da etapa prevista. Excepcionalmente, exceto no caso de modalidade contratada sob o regime de construo empreitada global, mediante solicitao da Entidade Organizadora, as parcelas intermedirias podem ser liberadas antecipadamente:

1.

A segunda parcela pode ser liberada aps 30 (trinta) dias contados da liberao da primeira, mediante a comprovao do incio das obras; A terceira e todas as demais parcelas subsequentes previstas no cronograma financeiro sero liberadas mediante a comprovao da execuo do percentual de obra referente penltima parcela liberada; e percentual mximo previsto no cronograma de obras para cada parcela no poder ser superior a 8,5 % (oito e meio por cento) do valor total da obra.

2.

3. O

Devem ser apresentados os documentos relacionados no Anexo III.

48

4. LTIMA PARCELA

A ltima parcela deve ser equivalente a, no mnimo, 5% do Valor da Operao. Devem ser apresentados os documentos relacionados no Anexo III.

49

TEXTOS COMPLEMENTARES

PROGRAMA HABITACIONAL DIMINUI PRESTAO MNIMA PARA CONTRATAO DE FINANCIAMENTO Com isso, a contrapartida mnima passou de 10% para 5% da renda mensal, e a prestao mnima caiu de R$ 50 para R$ 25 A contrapartida do beneficirio do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades - com renda mensal de at R$ 1,6 mil - foi fixada em 5%. Com isso, a contrapartida mnima passou de 10% para 5% da renda mensal, e a prestao mnima caiu de R$ 50 para R$ 25. A Instruo Normativa n 45, que determina a diminuio, foi publicada no Dirio Oficial da Unio da ltima sexta-feira (9), pelo Ministrio das Cidades. O texto tambm atualiza os valores de contratao dos apartamentos e casas, que variam de R$ 49 mil a R$ 76 mil, dependendo do estado onde est localizado o imvel. A norma admite, ainda, a requalificao de imveis e patrimnios pblicos de regies centrais para habitao. E, alm disso, atende a reivindicao antiga das entidades de no serem penalizadas por eventual inadimplncia dos muturios. At 2014, a meta do Minha Casa Minha Vida Entidades contratar 60 mil unidades. Para este ano, os recursos so de aproximadamente R$ 820 milhes, provenientes do Oramento Geral da Unio (OGU), com objetivo de contratar 21 mil unidades. As operaes do programa utilizaro recursos do OGU, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). O subsdio do governo ser concedido ao longo de 120 meses para as famlias beneficirias. Os municpios com at 20 mil habitantes podero ter 100 unidades habitacionais por empreendimentos. Antes, o nmero mximo era de 50 unidades. Para aqueles que possuem de 20 mil a 50 mil habitantes, o nmero mximo de unidades habitacionais passou de 100 para 150. J as cidades com mais de 50 mil habitantes, as capitais e as cidades componentes de regies metropolitanas tero agora 200 unidades habitacionais por empreendimento.

51

As entidades habilitadas podem encaminhar seus projetos s Gerencias de Desenvolvimento Urbanos, das Superintendncias Regionais da Caixa Econmica Federal. Minha Casa Minha Vida Entidades O programa foi criado em 2009 com objetivo de tornar acessvel a moradia das famlias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associaes e demais entidades privadas sem fins lucrativos. O Minha Casa Minha Vida Entidades ligado Secretaria Nacional de Habitao e dirigido s famlias com renda mensal bruta de at R$ 1,6 mil. Para participar, a entidade precisa estar previamente habilitada pelo Ministrio das Cidades e ter a proposta selecionada, aps a anlise e aprovao dos projetos pelo agente financeiro. A habilitao da entidade e a seleo dos projetos podem ser verificadas no site do ministrio. O programa pode ter contrapartida complementar de estados, do Distrito Federal e dos municpios, por intermdio do aporte de recursos financeiros, bens e/ou servios economicamente mensurveis, necessrios composio do investimento a ser realizado. Todas as demais regras esto listadas na Instruo Normativa n 45.
Fonte: Portal Brasil 13/11/2012

52

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA J ENTREGOU 934 MIL MORADIAS Os dados representam o acumulado desde o comeo do programa habitacional, em 2009, at setembro de 2012 O nmero de moradias entregues por meio do Programa Minha Casa Minha Vida soma 934,8 mil em trs anos. Esse total representa 48% de 1,96 milho de unidades residenciais que tiveram o financiamento contratado por meio do programa habitacional. O nmero consta do balano da segunda etapa do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC 2), divulgado nessa segunda-feira (19) pelo Ministrio do Planejamento. At o terceiro trimestre deste ano, o Minha Casa Minha Vida concedeu R$ 25,2 bilhes em financiamentos habitacionais, segundo os dados apresentados pelo governo. O valor mais do que dobrou em relao aos R$ 10 bilhes registrados at dezembro de 2011. Apenas na segunda etapa do Minha Casa Minha Vida, que teve incio em 2011, foram concedidos financiamentos subsidiados para 953,6 mil unidades habitacionais. De acordo com o balano do PAC 2, foram concludos 826 empreendimentos do Programa de Urbanizao de Assentamentos Precrios. O valor contratado chega a R$ 27,8 bilhes. Desse total, R$ 18,9 bilhes se referem primeira etapa do PAC, entre 2007 e 2009, e R$ 8,9 bilhes segunda etapa, que engloba projetos aprovados entre 2011 e 2014.

53

Minha Casa Minha Vida O Minha Casa Minha Vida um programa do governo federal que tem por objetivo promover a produo ou aquisio de novas unidades habitacionais, ou a requalificao de imveis urbanos, para famlias com renda mensal de at R$ 5 mil. Em geral, o programa acontece em parceria com estados, municpios, empresas e entidades sem fins lucrativos. Na primeira fase, foram contratadas mais de um milho de moradias. E a meta para a segunda fase do Minha Casa Minha Vida, que teve seu decreto de regulamentao publicado no ltimo dia 28 de agosto, construir dois milhes de casas e apartamentos at 2014. O programa contar, nesta etapa, com R$ 71,7 bilhes de investimentos, sendo R$ 62,2 bilhes do Oramento Geral da Unio e R$ 9,5 bilhes do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS). Na rea urbana, o MCMV dividido por trs faixas de renda mensal: at R$ 1,6 mil para a faixa 1; at R$ 3,1 mil para a faixa 2; e at R$ 5 mil para a faixa 3. J na rea rural, as faixas de renda so anuais: at R$ 15 mil (1), at R$ 30 mil (2) e at R$ 60 mil (3).
Fonte: Portal Brasil 20/11/2012

54

ANEXO I - SIGLAS

Sigla

Significado

CADIN CADNICO CAO CNPJ COFINS CRE DFI FAR FDS FGTS FNHIS GIDUR ISSQN MCIDADES MIP OGU

Cadastro Informativo de Crditos no Quitados do Setor Pblico Federal Cadastro nico do Governo Federal Comisso Acompanhamento de Obras Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica Contribuio para Financiamento da Seguridade Social Comisso de Representantes Danos Fsicos no Imvel Fundo de Arrendamento Residencial Fundo de Desenvolvimento Social Fundo de Garantia por Tempo de Servio Fundo Nacional de Habitao Social Gerncia de Filial Desenvolvimento Urbano e Rural Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza Ministrio das Cidades Morte e Invalidez Permanente Oramento Geral da Unio

55

Sigla

Significado

PAC PIS PLS PMCMV PMCMV-E PNHU REDUR SERASA SINAD SPC SR UF

Programa de Acelerao do Crescimento Programa de Integrao Social Planilha de levantamento de Servios Programa Minha Casa Minha Vida Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades Programa Nacional de Habitao Urbana Representao de Filial Desenvolvimento Urbano e Rural SERASA S/A, empresa de informao de crdito Sistema de Inadimplentes CAIXA Servio de Proteo ao Crdito Superintendncia Regional Unidade da Federao

56

ANEXO II - TABELA VALOR DE OPERAO

UF

Localidade

Valores de Operao Recursos FDS Apartamento Casa

Municpios integrantes das regies metropolitanas da Capital, de Campinas/ SP e Baixada Santista/SP e DF Demais Municpios com mais de 50 mil habitantes SP e DF Municpios entre 20 e 50 mil habitantes Municpios da RIDE/DF, com populao superior a 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes RJ Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes MG Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes

76.000,00

76.000,00

70.000,00 60.000,00 60.000,00

70.000,00 60.000,00 60.000,00

49.000,00 75.000,00 69.000,00 60.000,00 49.000,00 65.000,00 60.000,00 58.000,00 49.000,00

49.000,00 75.000,00 69.000,00 60.000,00 49.000,00 65.000,00 60.000,00 58.000,00 49.000,00

57

UF

Localidade

Valores de Operao Recursos FDS Apartamento Casa

Capital e respectiva regio Metropolitana Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes ES Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana GO, MS e MT Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana AM, AP e RR Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana AC, PA, RO e TO Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes

60.000,00 58.000,00 56.000,00 49.000,00 60.000,00 57.000,00 56.000,00 49.000,00 62.000,00 60.000,00 58.000,00 49.000,00 62.000,00 60.000,00 58.000,00 49.000,00

60.000,00 58.000,00 56.000,00 49.000,00 60.000,00 57.000,00 56.000,00 49.000,00 62.000,00 60.000,00 58.000,00 49.000,00 62.000,00 60.000,00 58.000,00 49.000,00

58

UF

Localidade

Valores de Operao Recursos FDS Apartamento Casa

Capital e respectiva regio Metropolitana Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes BA Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes CE e PE Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana AL, MA, PB, RN, PI e SE Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes Capital e respectiva regio Metropolitana RS, PR e SC Municpios com populao maior ou igual a 50 mil habitantes Municpios com populao entre 20 e 50 mil habitantes Municpios com populao at 20 mil habitantes

64.000,00 60.000,00 57.000,00 49.000,00 63.000,00 59.000,00 56.000,00 49.000,00 61.000,00 57.000,00 54.000,00 49.000,00 64.000,00 60.000,00 59.000,00 49.000,00

64.000,00 60.000,00 57.000,00 49.000,00 63.000,00 59.000,00 56.000,00 49.000,00 61.000,00 57.000,00 54.000,00 49.000,00 64.000,00 60.000,00 59.000,00 49.000,00

59

ANEXO III - DOCUMENTAO

TABELA I VIABILIDADE E ADEQUAO DO TERRENO


A Tabela VI apresenta a definio das fases.
Documentos/ Formulrios/ Ofcios/ Atas Declarao

Fase I

Fase II

Parecer de Viabilidade Tcnica de Aproveitamento do Terreno* Lay-out das unidades padro e adaptada acessibilidade universal Levantamento planialtimtrico Mapa da cidade com indicao da localizao do terreno (Croqui de localizao) Projeto preliminar de implantao do empreendimento ou estudo de massa

*Modelo CAIXA - solicitar GIDUR/SR

60

TABELA II ANLISE DA PROPOSTA - JURDICO


Ao final da tabela apresentada legenda para identificao das siglas. Modelo CAIXA solicitar GIDUR/SR

Documentos/ Formulrios/ Ofpicios/ Atas/ Declarao

Observaes

Siglas

CPF

Cadastro de Pessoa Fsica, ou documento oficial que contenha referido cadastro Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho CTPS ou Carteira Nacional de Habilitao CNH com foto.

B/R EO/RT/ C/V-PF/V-PJ

Documento de Identificao

B/R EO/C/ V-PF/V-PJ

Certido Conjunta de Dbitos relativos a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio Certido Positiva com Efeitos de Negativa

Receita Federal

B/V-PF/V-PJ

Receita Federal Apresentar pacto antenupcial nos casos em que o regime de casamento seja diverso da comunho parcial de bens e de separao obrigatria

B/V-PF/V-PJ

Comprovante de Estado Civil

B/V-PF/V-PJ

Comprovantes de rendimentos, originais e cpias Declarao de Ausncia do cnjuge, se for o caso

Art. 22 do Cdigo Civil

61

Documentos/ Formulrios/ Ofpicios/ Atas/ Declarao

Observaes

Siglas

Declarao de homonmia, se for caso Declarao de Unio Estvel, se for o caso Declarao de solteiro que no vive em Unio Estvel, se for o caso Declarao do beneficirio de que no possui outro imvel Declarao do empregador, se for o caso NIS Procurao por Instrumento Pblico, se for o caso Ata da assemblia que definiu os critrios de escolha dos beneficirios Ata da nomeao da ltima diretoria, registrada no Cartrio de Ttulos e Documentos e, se for o caso, na Junta Comercial Certido Negativa de Dbitos do Municpio e Certido Negativa de Dbitos do Estado

Modelo CAIXA Modelo CAIXA

B/C/V-PF B B/V-PF/V-PJ

Modelo CAIXA Modelo CAIXA Nmero de Inscrio Social Modelo CAIXA

B B B B/V-PF/V-PJ

Registrada em cartrio

EO

Deve ser observado o prazo de vigncia do mandato

EO/V-PJ

Receita Federal

EO/RT

Certido Simplificada da Junta Comercial*

Apresenta a situao jurdica da empresa. Pode ser substitudo pela Ficha de Breve Relato - FBR, tambm emitido pela Junta Comercial
*Entidade Civil Sem Fins Lucrativos no tem inscrio na Junta Comercial - somente cooperativas

EO/C/V-PJ

62

Documentos/ Formulrios/ Ofpicios/ Atas/ Declarao

Observaes

Siglas

CND-SRP

Certido Negativa de Dbito da Secretaria da Receita Previdenciria Vlido junto Receita Federal e inscrito h mais de 03 (trs) anos Certido de Quitao de Tributos Federais Certificado de Regularidade do FGTS

EO/RT/C

CNPJ/MF

EO/C/V-PJ

CQTF CRF Declarao do dirigente mximo da entidade informando: No existncia de dvida com o Poder Pblico. No inscrio nos bancos de dados pblicos e privados de proteo ao crdito. Se os dirigentes da entidade ocupam cargo ou emprego pblico no mbito da administrao pblica federal

EO/C EO/C

EO

Estatuto Social e Alteraes, publicados no DOU e registrados na Junta Comercial

O Estatuto Social deve: permitir a alienao de imveis; permitir a contratao de emprstimos/ dvidas/obrigaes; permitir dar bens imveis em garantia; definir a competncia dos membros e, principalmente, o responsvel por autorizar os procedimentos acima Modelo CAIXA Modelo CAIXA

EO/C/V-PJ

Formulrio para Apresentao da Proposta Ofcio de encaminhamento da proposta

EO EO

63

Documentos/ Formulrios/ Ofpicios/ Atas/ Declarao

Observaes

Siglas

Relao de proponentes beneficirios Auto de Imisso na Posse para imvel de propriedade de terceiros em processo de desapropriao pelo Poder Pblico, se for o caso Autorizao para alienao, se for o caso CDRU, se for o caso Certido atualizada de inteiro teor da Matrcula, com registro atual, negativa de existncia de aes reais e pessoais reipersecutrias e quaisquer outros nus incidentes sobre o imvel Certido Negativa de Tributos incidentes sobre o imvel Certides do anterior proprietrio quando o imvel tiver sido transacionado num prazo de at 360 dias Contrato Social e alteraes registradas, se Cia. Ltda. CRP - quando se tratar de imvel de propriedade do Poder Pblico Decreto Expropriatrio, se for o caso Documento de constituio de firma individual e alteraes, se houver, registrados, no caso de Firma Individual

Modelo CAIXA

EO

V-PJ Concesso de Direito Real de Uso T

Registro de Imveis

Prefeitura Municipal

C/V-PJ

Certificado de Regularidade Previdenciria

64

Documentos/ Formulrios/ Ofpicios/ Atas/ Declarao

Observaes

Siglas

Documentos relativos ciso, incorporao ou fuso relativa empresa analisada Escritura Incorporao imobiliria ou Loteamento, conforme o caso IPTU Lei Autorizativa para alienao de imvel, se for o caso Minuta do memorial de incorporao ou da instituio de condomnio e Minuta da conveno de condomnio, exigvel para todo empreendimento em condomnio Opo de Venda e Compra Recolhimento do Foro e do Laudmio, se o imvel sob regime de enfiteuse Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia/ Conselho de Arquitetura e Urbanismo Modelo CAIXA Registro de Imveis Registro de Imveis

V-PJ

T T

Imposto Predial e Territorial Urbano

T T

T T

Registro CREA/CAU

RT

Legenda B - Beneficirio C - Construtora, Representantes e Scios EO - Entidade Organizadora PF - Pessoa Fisca (Vendedor e Cnjuge) PJ - Pessoa Jurdica (Empresa, Representantes e Scios)

R OE - Responsvel pela Entidade Organizadora RT - Responsvel Tcnico T - Terreno V - Vendedor de Terreno, se for o caso

65

TABELA III ANLISE DA PROPOSTA - ENGENHARIA


A Tabela VI apresenta a definio das fases.
Documentos/ Formulrios/ Ofcios/ Atas Declarao

Fase I

Fase II

Alvar ou Licena de construo de obra Certido de registro da construtora no CREA/CAU Certificado de qualificao da construtora no PBPQ-H, nvel conforme acordo setorial, se for o caso Comprovao de experincia em gesto de obras e projetos semelhantes por parte da EO ou AT, para os regimes de mutiro, autoconstruo, autogesto e administrao direta Cronograma Fsico-Financeiro (Habitao)* Cronograma Fsico-Financeiro (Habitao, Equipamentos de uso comum, Infraestrutura e Global)* Declaraes de Viabilidade de atendimento da concessionria de energia, gua e esgoto Estudo Preliminar de implantao do empreendimento ou estudo de massa - com ART/RRT Estudo preliminar referente estrutura e instalaes Complementares (fundao, estrutura, instalao hidrulica/eltrica)

66

Documentos/ Formulrios/ Ofcios/ Atas Declarao

Fase I

Fase II

Estudo preliminar referente infraestrutura (gua, esgoto, drenagem, pavimentao, este ltimo quando for o caso) FRE* Lay-out das unidades padro e adaptada acessibilidade universal Levantamento planialtimtrico Licenas Ambientais aplicveis ou Parecer Tcnico emitido por tcnico contratado pela EO atestando que o terreno no tem restrio ambiental Memorial Descritivo das Especificaes Tcnicas (Habitao) Memorial Descritivo das Especificaes Tcnicas (Habitao, Equipamentos de uso comum, Infraestrutura) Parecer de Viabilidade de Aproveitamento do Terreno fornecido pela Assessoria Tcnica da EO - com ART/RRT Projeto de implantao e arquitetnico aprovados pela prefeitura Projeto de patamarizao, com memria de clculo de volume de terraplenagem, a critrio da engenharia Projeto de rota acessvel Projetos das obras da infra-estrutura (interna e externa)

67

Documentos/ Formulrios/ Ofcios/ Atas Declarao

Fase I

Fase II

Projetos, memorial, oramento, cronograma e fonte de recursos das obras no incidntes QCI (Habitao)* QCI (Habitao, Equipamentos de uso comum, Infraestrutura)* Quadros de I a VIII da NBR 12.2721 Registro de servido de passagem na matrcula do RI, quando for o caso Registro do Loteamento, quando for o caso Termo de referncia do SAS, se for o caso

*Modelo CAIXA - solicitar GIDUR/SR

68

TABELA IV ANLISE DA PROPOSTA - SOCIAL


A Tabela VI apresenta a definio das fases.
Documentos Fase I Fase II

Relatrio de Mobilizao e Elaborao do Projeto de Trabalho Social Projeto de Trabalho Social Regulamento de Mutiro, no caso dos regimes de construo autoajuda ou mutiro

69

TABELA V - LIBERAO DE PARCELAS


A Tabela VI apresenta a definio das fases

Liberaes

Documentos/ Formulrios/ Ofcios/ Atas Declarao

Fase I

Fase II

Primeira Parcela

Memoriais descritivos (Modelo CAIXA); Projeto de acessibilidade do empreendimento, com ART/RRT. ART/RRT de execuo de obra; ART/RRT de fiscalizao, quando o proponente no for o prprio construtor; ART/RRT de projetos de arquitetura/acessibilidade, fundaes, estrutura, instalaes eltricas/hidrulicas/SAS, terraplenagem, redes de gua, esgoto, drenagem e energa; Cronogramas fsico-financeiros (CC);

Parcelas Intermedirias

Demais projetos e peas tcnicas que componham o contrato (produtos a serem entregues) com respectivas ART/RRTs, A critrio da EO; Observando que todos os projetos devero estar disponveis para consulta no canteiro de obras; Estudo Preliminar referente estrutura e instalaes; Estudo Preliminar referente infraestrutura ou croqui de diretrizes da concessionria; Oramentos das UHs, Equipamentos e Infra-estrutura (Modelo CAIXA);

70

Liberaes

Documentos/ Formulrios/ Ofcios/ Atas Declarao

Fase I

Fase II

PLS - Planilha de Levantamento dos Servios (necessria para todos desembolsos); Projeto aprovado de preveno e combate a incndio ou comprovante de aprovao, se for o caso; Parcelas Intermedirias Projetos das obras da infra-estrutura (interna e externa) aprovados pelos rgos competentes, quando for o caso; Projeto de implantao e arquitetnico aprovados pela prefeitura; Relatrio Trabalho Social.

Alvar ou Licena de construo de obra; ART/RRT de execuo; ART/RRT de fiscalizao, quando o proponente no for o prprio construtor; Manual do proprietrio; ltima Parcela Manual do usurio do SAS, conforme instrues do Termo de Referncia (somente para casas); Minuta de conveno de condomnio; Minuta do memorial de incorporao ou da instituio/ especificao de condomnio, se for o caso; PLS - Planilha de Levantamento dos Servios; Projetos aprovados pelo municpio;

71

Liberaes

Documentos/ Formulrios/ Ofcios/ Atas Declarao

Fase I

Fase II

Projeto de Trabalho Social; Quadros I a VIII da NBR 12.721 (para condomnios); Registro da incorporao ou da instituio do condominio, em caso de condomnio, se for o caso; ltima Parcela Relatrio Final Trabalho Social; Termo de concluso do processo de implantao do SAS, conforme instrues do termo de referncia; Termos de recebimentos da infraestrutura pelos rgos competentes, no caso de redes pblicas.

*Modelo CAIXA - solicitar GIDUR/SR

72

TABELA VI - DEFINIO DAS FASES


Legendas

CONTRATAO PELA ENTIDADE ORGANIZADORA - PJ DE MODALIDADES QUE NO APRESENTAM CONSTRUO DE UNIDADES HABITACIONAIS: Fase I Aquisio de terreno, pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao; Pagamento de assistncia tcnica e despesas com legalizao em terrenos transferidos e em processo de transferncia pelo poder pblico ou de propriedade da Entidade Organizadora. CONTRATAO PELA ENTIDADE ORGANIZADORA - PJ DE CONTRATAES PELOS BENEFICIRIOS - PF DE MODALIDADES QUE APRESENTAM CONSTRUO DE UNIDADES HABITACIONAIS: Construo em terreno de sua propriedade; PJ Fase II Aquisio de terreno e construo. Construo das unidades habitacionais em terrenos adquiridos nas modalidades do PJ que no apresentam a construo de unidades habitacionais. Aquisio de terreno e construo; PF Construo em terreno prprio ou de terceiros; Aquisio de imvel novo ou para requalificao ou constituintes de patrimnio histrico.

73

ANEXO IV - UNIDADES CAIXA

Os endereo e telefones podem ser obtidos por meio do SAC CAIXA: 0800 726 0101

Tipo

Unidade

Cidade

UF

GIDUR/RB GIDUR/ME GIDUR/MN GIDUR/MC GIDUR/FS GIDUR/IT GIDUR/SA GIDUR/FO GIDUR GIDUR/BR GIDUR/VT GIDUR/AN GIDUR/GO GIDUR/SL GIDUR/BH GIDUR/DV GIDUR/GV GIDUR/JF

RIO BRANCO MACEI MANAUS MACAP FEIRA DE SANTANA ITABUNA SALVADOR FORTALEZA BRASLIA VITRIA ANPOLIS GOINIA SO LUS BELO HORIZONTE DIVINPOLIS GOVERNADOR VALADARES JUIZ DE FORA

AC AL AM AP BA BA BA CE DF ES GO GO MA MG MG MG MG

74

Tipo

Unidade

Cidade

UF

GIDUR/PC GIDUR/UB GIDUR/CG GIDUR/CB GIDUR/BE GIDUR/JP GIDUR/CA GIDUR/RE GIDUR/TE GIDUR GIDUR/CV GIDUR/CT GIDUR/LD GIDUR/MR GIDUR/CM GIDUR/NT GIDUR/RJ GIDUR/VR GIDUR/NA GIDUR/PV

POOS DE CALDAS UBERLNDIA CAMPO GRANDE CUIAB BELM JOO PESSOA CARUARU RECIFE TERESINA CASCAVEL CURITIBA LONDRINA MARING CAMPOS DOS GOYTACAZES NITERI RIO DE JANEIRO VOLTA REDONDA NATAL PORTO VELHO

MG MG MS MT PA PB PE PE PI PR PR PR PR RJ RJ RJ RJ RN RO

75

Tipo

Unidade

Cidade

UF

GIDUR/BV GIDUR/CX GIDUR/PF GIDUR/PO GIDUR/SM GIDUR/BL GIDUR/CH GIDUR/CR GIDUR/FL GIDUR GIDUR/JV GIDUR/AJ GIDUR/BU GIDUR/CP GIDUR/JD GIDUR/PK GIDUR/PP GIDUR/RP GIDUR/ST GIDUR/SR

BOA VISTA CAXIAS DO SUL PASSO FUNDO PORTO ALEGRE SANTA MARIA BLUMENAU CHAPEC CRICIMA FLORIANPOLIS JOINVILLE ARACAJ BAURU CAMPINAS JUNDIA PIRACICABA PRESIDENTE PRUDENTE RIBEIRO PRETO SANTOS SO JOS DO RIO PRETO

RR RS RS RS RS SC SC SC SC SC SE SP SP SP SP SP SP SP SP

76

Tipo

Unidade

Cidade

UF

GIDUR/SJ GIDUR/SP GIDUR/SO GIDUR/PM REDUR/BI REDUR/VC REDUR/JN REDUR/MO REDUR/DD REDUR/MB REDUR REDUR/TR REDUR/LI REDUR/PG REDUR/NH REDUR/PL REDUR/OS REDUR/SD

SO JOS DOS CAMPOS SO PAULO SOROCABA PALMAS BARREIRAS VITRIA DA CONQUISTA JUAZEIRO DO NORTE MONTES CLAROS CAMPO GRANDE MARAB SANTARM PETROLINA PONTA GROSSA NOVO HAMBURGO PELOTAS OSASCO SANTO ANDR

SP SP SP TO BA BA CE MG MS PA PA PE PR RS RS SP SP

GIDUR

77

Tipo

Unidade

Cidade

UF

ACRE, AC ALAGOAS, AL AMAZONAS, AM AMAP, AP OESTE DA BAHIA, BA NORTE DA BAHIA, BA SUL DA BAHIA, BA SALVADOR, BA SUDOESTE DA BAHIA, BA SR FORTALEZA, CE NORTE E SUL DO CEAR, CE BRASLIA SUL, DF BRASLIA NORTE, DF SUL DO ESPIRITO SANTO, ES NORTE DO ESPIRITO SANTO, ES NORTE DE GOIS, GO SUL DE GOIS, GO MARANHO, MA BELO HORIZONTE NORTE, MG

RIO BRANCO MACEI MANAUS MACAP BARREIRAS FEIRA DE SANTANA ITABUNA SALVADOR VITRIA DA CONQUISTA FORTALEZA FORTALEZA BRASLIA BRASLIA VILA VELHA VITRIA ANPOLIS GOINIA SO LUS BELO HORIZONTE

AC AL AM AP BA BA BA BA BA CE CE DF DF ES ES GO GO MA MG

78

Tipo

Unidade

Cidade

UF

BELO HORIZONTE SUL, MG CENTRO DE MINAS, MG CENTRO OESTE DE MINAS, MG LESTE DE MINAS, MG SUDESTE DE MINAS, MG NORTE DE MINAS, MG SUL DE MINAS, MG TRIANGULO MINEIRO, MG MATO GROSSO DO SUL, MS SR MATO GROSSO, MT NORTE DO PAR PA SUL DO PAR, PA PARABA, PB CENTRO OESTE DE PERNAMBUCO, PE RECIFE, PE PIAU, PI OESTE DO PARANA, PR CURITIBA OESTE, PR CURITIBA LESTE, PR

BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE DIVINPOLIS GOVERNADOR VALADARES JUIZ DE FORA MONTES CLAROS POOS DE CALDAS UBERLNDIA CAMPO GRANDE CUIAB BELM MARAB JOO PESSOA CARUARU RECIFE TERESINA CASCAVEL CURITIB CURITIB

MG MG MG MG MG MG MG MG MS MT PA PA PB PE PE PI PR PR PR

79

Tipo

Unidade

Cidade

UF

NORTE DO PARAN, PR NOROESTE DO PARAN, PR CAMPOS GERAIS, PR NORTE FLUMINENSE, RJ RIO DE JANEIRO OESTE, RJ CENTRO LESTE FLUMINENSE, RJ RIO DE JANEIRO SUL, RJ RIO DE JANEIRO NORTE, RJ RIO DE JANEIRO CENTRO, RJ SR SUL FLUMINENSE, RJ RIO GRANDE DO NORTE, RN RONDNIA, RO RORAIMA, RR SERRA GAUCHA, RS VALE DO SINOS, RS NORTE GACHO, RS EXTREMO SUL, RS PORTO ALEGRE, RS LESTE GACHO, RS

LONDRINA MARING PONTA GROSSA CAMPOS DOS GOYTACAZES DUQUE DE CAXIAS NITERI RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO VOLTA REDONDA NATAL PORTO VELHO BOA VISTA CAXIAS DO SUL NOVO HAMBURGO PASSO FUNDO PELOTAS PORTO ALEGRE PORTO ALEGRE

PR PR PR RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RN RO RR RS RS RS RS RS RS

80

Tipo

Unidade

Cidade

UF

CENTRO GACHO, RS VALE DO ITAJA, SC OESTE DE SANTA CATARINA, SC SUL DE SANTA CATARINA, SC FLORIANPOLIS, SC NORTE DE SANTA CATARINA, SC SERGIPE, SE BAURU, SP CAMPINAS, SP SR JUNDIA, SP OSASCO, SP PIRACICABA, SP PRESIDENTE PRUDENTE, SP RIBEIRO PRETO, SP ABC, SP BAIXADA SANTISTA, SP SO JOS DO RIO PRETO, SP VALE DO PARAIBA, SP PAULISTA, SP

SANTA MARIA BLUMENAU CHAPEC CRICIMA FLORIANPOLIS JOINVILLE ARACAJ BAURU CAMPINAS JUNDIA OSASCO PIRACICABA PRESIDENTE PRUDENTE RIBEIRO PRETO SANTO ANDR SANTOS SO JOS DO RIO PRETO SO JOS DOS CAMPOS SO PAULO

RS SC SC SC SC SC SE SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP

81

Tipo

Unidade

Cidade

UF

SE, SP PINHEIROS, SP SANTANA, SP PENHA, SP SR IPIRANGA, SP SANTO AMARO, SP SOROCABA, SP TOCANTINS, TO

SO PAULO SO PAULO SO PAULO SO PAULO SO PAULO SO PAULO SOROCABA PALMAS

SP SP SP SP SP SP SP TO

82

También podría gustarte