Está en la página 1de 7

Processo mig/mag - Parmetros de soldagem

Escrito por Infosolda. Posted in Processos A qualidade do cordo de solda conseguido pelos processos MIG/MAG influenciada por alguns parmetros, tais como intensidade de corrente, tenso e comprimento do arco, velocidade de soldagem, "stick-out", gases de proteo,dimetro do eletrodo e posio da tocha, seus tipos e vazo. preciso, portanto, conhecer estas variveis para selecionar o procedimento adequado a cada demanda de soldagem.

Os processos M1G/MAG utilizam fonte de corrente contnua e polaridade inversa com eletrodo positivo a fim de possibilitar melhor penetrao e estabilidade do arco. Quando no necessria grande penetrao, possvel usar a polaridade direta, o que aumenta a velocidade de deposio. A corrente alternada utilizada para alumnio e suas ligas. A escolha da corrente de soldagem feita a partir da espessura das peas a serem soldadas, do dimetro do eletrodo e das caractersticas do cordo. intensidade de corrente A transferncia do metal e o controle da taxa de fuso do eletrodo so influenciados pela intensidade de corrente. O emprego de eletrodos de materiais resistivos como o ao no ligado, com baixas correntes, apresenta uma relao linear entre a intensidade de corrente e a velocidade de alimentao; entretanto, medida que a intensidade de corrente aumenta, essa relao se modifica, tendendo para uma curva, especialmente no caso de arames com dimetro menor. Isto acontece devido ao efeito Joule, responsvel pelo calor na ponta do eletrodo, e que influencia de modo significativo a taxa de fuso. Aumentando-se a intensidade de corrente e mantendo-se constantes as outras variveis, o cordo de solda apresenta aumento de penetrao e de largura.

No caso de soldagem de materiais de baixa resistividade, como por exemplo o alumnio, o efeito Joule menos acentuado; deste modo, possvel perceber que a relao entre intensidade de corrente e velocidade de alimentao relativamente linear. Tenso e comprimento do arco eltrico so variveis importantes no processo de soldagem com proteo gasosa. Esses dois fatores esto relacionados um ao outro, embora tenham significados diferentes. A tenso do arco depende do comprimento do arco e tambm do tipo e do dimetro do eletrodo, do gs de

proteo e do modo de transferncia. Se todas essas variveis se mantiverem constantes, o aumento da tenso do arco provoca maior largura e menor altura do cordo, melhor molhagem, ou distribuio do metal depositado, e reduo da penetrao. Tenses excessivas do arco provocam porosidade, salpicos e mordeduras; por outro lado, tenses mnimas resultam em porosidade e cordes muito convexos. Um arco com comprimento muito pequeno pode causar curto-circuitos acidentais quando a transferncia globular ou em "spray", resultando em instabilidade do arco e conseqente porosidade nocordo. J o comprimento muito grande tende a oscilar e a causar um cordo de penetrao e largura irregulares. A velocidade de soldagem a velocidade de deslocamento do arco eltrico ao longo da junta. A velocidade de soldagem est diretamente ligada quantidade de energia cedida pea; quanto maior a velocidade, menor a quantidade de calor cedida por unidade de rea. Velocidades muito baixas, alm de elevar o custo da operao, podem causar alteraes metalrgicas na estrutura do material devido concentrao trmica. Por outro lado, velocidades excessivas provocam menor penetrao e menor largura do cordo, possveis mordeduras e falta de fuso, alm de falta de penetrao. "Stick-out" a distncia existente entre o incio da parte externa do eletrodo ou fim do bico de contato e o tenso e comprimento do arco velocidade de soldagem 'stick-out'

final do eletrodo; , pois, o comprimento livre do eletrodo. A distncia entre a ponta do eletrodo e a pea o comprimento do arco. O "stick-out" est relacionado velocidade de fuso do eletrodo; se o "stick-out" for aumentado, o calor aumentado por efeito Joule, e a velocidade de fuso do eletrodo tambm se torna maior. Se o "stick-out" for muito pequeno, o calor gerado no ser suficiente para fundir o eletrodo adequadamente; por outro lado, se for muitoelevado, oarcotornar-se- instvel, a proteogasosa deixar de existir e a conseqncia ser o aparecimento de porosidades. Portanto, preciso controlar rigorosamente o "stick-out". Os gases de proteo utilizados no processo MIG so o argnio ou o hlio ou ainda uma mistura de ambos. O processo MAG utiliza C02 ou mistura de gs inerte com C02 ou com oxignio. O emprego de CO2, um gs oxidante mais barato que outros gases de proteo, faz do processo MAG um dos mais utilizados na soldagem de estruturas de ao. Quando submetido a altas temperaturas, o C02 decompe-se em CO e O2 segundo uma reao qumica. Devido atmosfera oxidante, acontece a formao de FeO que se combina com o carbono existente no ao e origina CO.

Uma vez que a solidificao do metal em fuso muito rpida, o monxido de carbono pode ficar preso no interior do metal e causar porosidades. A fim de impedir a formao de CO, usa-se metal de adio com desoxidantes como o silcio e o mangans, em propores maiores que as utilizadas no processo MIG, e que produzem variadas reaes. Quando se utiliza mistura de argnio e CO2, preciso atentar para a porcentagem de argnio existente na mistura. O aumento de argnio no CO2 serve para estabilizar o arco eltrico e, em conseqncia, atenuar o respingo, uma vez que h um aumento na freqncia de gases de proteo

transferncia das gotas e uma diminuio na freqncia de curto-circuitos entre elas e a poa de fuso. Uma comparao entre C02 puro e uma mistura de argnio mais CO2 mostra uma tenso maior do arco e maior quantidade de salpicos na utilizao do CO2. O grfico mostra a relao entre o contedo de argnio da mistura Ar/C02 e a freqncia de transferncia de gotas.

A funo primordial do gs de proteo evitar que funo do gs a poa de fuso entre em contato com a atmosfera que de proteo a envolve. Sem essa proteo, os xidos formados pela temperatura de fuso dos metais em contato com o ar provocam defeitos no cordo de solda, tais como porosidade e fragilizao. Outras funes do gs so ionizar o espao do arco eltrico e estabiliz-lo. O tipo de gs a ser utilizado depende do material que se quer soldar e de sua espessura. Estes dados podem ser conseguidos por meio de quadros indicadores do tipo de material, da espessura e do tipo de transferncia utilizado.

A vazo do gs nos processos MI G/M AG refere-se quantidade em litros de gs protetor espalhada por minuto em volta da poa de fuso, em funo da intensidade de corrente. Assim, quanto mais elevada a intensidade de corrente, maior deve ser a vazo do gs e maior o dimetro do bocal da tocha. Se a vazo do gs for muito baixa, no haver quantidade suficiente de gs para manter a cortina protetora; por outro lado, se for excessiva, pode acontecer uma turbulncia no gs, provocando suco de ar. A vazo de gs pode ser visualizada no grfico.

O dimetro do eletrodo influencia diretamente o cordo de solda e est relacionado com a intensidade de corrente. Assim, um eletrodo com pequeno dimetro requer intensidade de corrente tambm pequena; j um eletrodo de dimetro maior necessita de corrente de maior intensidade para um mesmo modo de transferncia.

vazo do gs dimetro do eletrodo A posio da tocha diz respeito ao ngulo de inclinao da tocha em relao ao cordo e influencia a largura, a altura e a penetrao do cordo. Considerando que a direo de soldagem seja da esquerda para a direita, observa-se que a tocha inclinada para a esquerda produz pequena penetrao e cordo largo; se, por outro lado, a inclinao da tocha for para a direita, o cordo produzido estreito e a penetrao grande. O arco eltrico gerado nos processos MIG/MAG confere certas caractersticas transferncia de metal do eletrodo para a poa de fuso. Os fatores que mais influenciam os modos de transferncia so o tipo e a intensidade de corrente, o dimetro e a composio do eletrodo, o "stick-out" e o gs de proteo. Basicamente, essa transferncia pode ser globular, por curto-circuito ou por "spray" ou nvoa.

A transferncia globular ocorre com valores de corrente relativamente baixos, pouco acima daqueles utilizados para a transferncia por curto-circuito; entretanto, quando o gs de proteo utillizado o CO2 ou o hlio, esse modo de transferncia acontece com correntes

Link Relacionado: Soldagem Coleo tecnolgica SENAI 1 ed. 1997

También podría gustarte