Está en la página 1de 38

Projeto Urbanstico

Recife-Olinda

Projeto Urbanstico

Recife-Olinda

Pojeto Recife-Olinda

Sumrio

GILBERTO PASSOS GIL MOREIRA Ministrio da Cultura PAULO BERNARDO Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto WALFRIDO DOS MARES GUIA Ministrio do Turismo MRCIO FORTES Ministrio das Cidades LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN JARBAS DE ANDRADE VASCONCELOS Governo do Estado de Pernambuco JOO PAULO DE LIMA E SILVA Prefeitura da Cidade do Recife LUCIANA BARBOSA DE OLIVEIRA SANTOS Prefeitura Municipal de Olinda

Apresentao 05 Delimitao Geogrfica11 Enquadramento29 Caracterizao Urbanstica31 Participao 39 Proposta 41 Implementao63 Crditos69
Maro 2006

Pojeto Recife-Olinda

Apresentao
A frente atlntica que se estende da Colina Histrica de Olinda ao Parque da exEstao Rdio Pina, em Recife, apesar de abrigar uma das maiores densidades de patrimnio cultural material e imaterial do pas e de ser dotada de extraordinria beleza de paisagem natural e construda e de equipamentos de escala metropolitana, tem sido ocupada de forma rarefeita, subutilizada e, em vrios pontos, degradada. A idia de tratar este territrio como um conjunto especial, marcado por seus vnculos histricos e interao econmica e cultural e relacionado ao desenvolvimento metropolitano est expressa desde meados dos anos 90 atravs do Metrpole 2010 (1998) e Metrpole Estratgica (2002), desenvolvidos em parceria pela Fundao de Desenvolvimento Municipal do Governo do Estado de Pernambuco e prefeituras, que identificaram a rea, elegendo-a como territrio de oportunidades para a atrao de empreendimentos. A partir desta viso foi gerada uma srie de investimentos na rea de restauro de edificaes e monumentos, reaproveitamento de reas ociosas, saneamento e urbanizao de assentamentos precrios, atravs de programas municipais, estaduais e federais, tais como o Porto Digital, Morar no Centro, PRODETUR, MONUMENTA, PROMETRPOLE e Habitar Brasil. A elaborao do Plano do Complexo Turstico Cultural Recife-Olinda (2003) consolida esta concepo e prope intervenes e instrumentos para promover a integrao do planejamento e da gesto territorial com a gesto das atividades turstico-culturais do centro da Regio Metropolitana do Recife. Este plano prope uma interveno urbanstica, de gesto e de apropriao do territrio, estabelecendo circuitos entre os seus quatro territrios - Olinda,

05

Pojeto Recife-Olinda

Tacaruna, Recife e Braslia Teimosa -, onde esto distribudos dezoito ncleos culturais. Cada ncleo constitudo por um equipamento ncora e equipamentos secundrios, a partir dos quais se desenvolve um processo de requalificao urbana e valorizao cultural, com o objetivo de induzir o desenvolvimento do potencial turstico-cultural em nvel metropolitano.

Metrpole 2010 2010 (1998) (1998)

Metrpole Estratgica (2002)

Complexo Turstico Cultural Recife-Olinda (2003)

06

Pojeto Recife Olinda

A complexidade e as mltiplas dimenses destes planos requerem a superao das vises setoriais e a articulao da ao dos vrios rgos e nveis de governo envolvidos, assim como a necessidade de superao de uma viso fragmentada e atravessada por interesses de natureza poltico-partidria. O resultado desta conjugao de esforos e interesses gerou, em abril de 2005, a assinatura, entre os poderes executivos federal, estadual e municipais do Recife e de Olinda, de um Acordo de Cooperao Tcnica visando implementao do plano do Complexo Turstico Cultural e particularmente elaborao e implementao do projeto Recife-Olinda. Esta articulao se d de forma pioneira, no s entre diferentes entes da Federao, mas tambm, entre os setores envolvidos dentro de cada um deles: desenvolvimento urbano, turismo, cultura, desenvolvimento econmico, entre outros. Este Acordo foi celebrado ao abrigo do Convnio para implementao do plano do Complexo Turstico Cultural Recife-Olinda, que lhe serve de enquadramento e que, inclusive, define o modelo de gesto. Assim, foi constitudo um Conselho Poltico, um Ncleo Gestor e uma Cmara Temtica, esta ltima dedicada, exclusivamente, ao projeto Recife-Olinda. Com este enquadramento institucional, formulada uma proposta urbanstica para a rea de 470 ha., dos quais 359 ha. esto localizados em Recife e 111 em Olinda, que se viabilizar atravs de uma operao urbana, cujas diretrizes urbansticas e estratgia de implementao so definidas em conjunto pelos governos federal e estadual de Pernambuco e pelas prefeituras do Recife e de Olinda, com a participao e consultoria da Organizao Social Ncleo de Gesto do Porto Digital e da empresa pblica portuguesa Parque Expo.

08

09

Pojeto Recife-Olinda

01 Delimitao Geogrfica

O projeto Recife-Olinda incide e repercute sobre um territrio caracterizado pelas zonas de Interveno, de Enquadramento e de Abrangncia, segundo a participao de cada uma na operao urbana proposta: ZONA DE INTERVENO (ZI): compreende as reas predominantemente ociosas ou com usos passveis de desativao e as ocupadas por assentamentos precrios, distribudas em doze setores que sero objeto, ora de nova proposta urbanstica (quando vazios), ora de urbanizao e reabilitao urbana. Cada um destes setores objeto de um projeto especfico, a ser implantado atravs de parceria pblico - privada e esto assim distribudos:

10

11

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 01 01 | | IIstmo, stmo, Coqueiral Coqueiral e e Milagr Milagres es

rea localizada entre os municpios do Recife e Olinda, em parte configurada como estuarina do rio Beberibe e que atualmente se apresenta sem utilizao, praticamente inacessvel e no apropriada pela populao. Est localizada no entorno da Colina Histrica de Olinda, Cidade Patrimnio Cultural da Humanidade, ttulo concedido pela UNESCO em 1982, e estratgica pela potencialidade de abrigar empreendimentos de porte metropolitano que gerem receita para Olinda e criem empregos que favoream a incluso social.

14

15

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 02 02 | | Vila VilaNaval Naval

SETOR 03 | P orto do Recife

O Bairro do Recife um dos mais emblemticos territrios do projeto pela conjugao de solo porturio e das primeiras urbanizaes do Recife. Na Localizada entre a avenida Cruz Cabug e a bacia de Santo Amaro, est parcialmente ocupada, na atualidade, pela Vila dos Oficiais e Praas da Marinha do Brasil. atualidade, o solo porturio apresenta parte de sua rea sem uso ou subutilizada, com deslocamento gradativo de atividades para o Porto de Suape.

16

17

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 04 04 ||Cai Cais s Jos Jos E Estelita stelita (A) (A) e eCai Cais s de de Santa SantaRita Rita(B) (B)

SETOR 05 05 ||Ilha Ilhado do Maruim Maruim

A rea fundamental para a articulao sul e centro do Recife e contm no seu interior os trilhos de antigas linhas frreas, hoje desativadas e que configuram um obstculo integrao da cidade s frentes de gua.

Antigo vilarejo de pescadores constitui, na atualidade, um assentamento de baixa renda localizado s margens do rio Beberibe e do canal da Malria, em Olinda, com cerca de 1,9 mil habitantes.

18

19

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 06 ||Santo SantoAmar Amaro o

SETOR 07 | Comunidade do Pilar

A Zona Especial de Interesse Social - ZEIS de Santo Amaro est formada por vrias comunidades, algumas com nvel razovel de urbanizao, como, por exemplo, a de Santa Terezinha, que foi objeto de obras de saneamento e melhorias urbanas, na metade dos anos 90. Com fachada para as avenidas Agamenon Magalhes e Odorico Mendes, desfruta de uma localizao privilegiada, porm ainda carente de obras de urbanizao. Est habitada por cerca de 15,6 mil pessoas.

A comunidade do Pilar se localiza em rea contgua zona porturia do Recife e nas proximidades das fbricas da Pilar e da pequena igreja de Nossa Senhora do Pilar. Pequenas e insalubres unidades habitacionais e comerciais ocupam cerca de quatro quadras do antigo traado e os leitos das vias que lhe do fachada. A rea detm um dos piores ndices de Desenvolvimento Humano do Recife e est habitada por aproximadamente quinhentas famlias.

20

21

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 9 9 ||Azeitona Azeitona

SETOR 08 08 ||Salgadinho Salgadinho rea configurada por pequenos lotes e ruas estreitas transversais que a articulam com a avenida Agamenon Magalhes. A rea abriga cerca de 1,7 mil habitantes, com uso predominantemente residencial, exceto nos lotes de testada para a Agamenon Magalhes, onde esto instaladas pequenas empresas. Caracteriza-se como de baixo padro urbanstico, sem explorao da sua potencialidade para a instalao de empreendimentos, dadas as excelentes condies de acessibilidade que apresenta. SETOR 9 9 ||Azeitona Azeitona Parte de um conjunto de assentamentos informais de baixa renda, situado em reas alagadas s margens do canal de Azeitona, da Lagoa de Pulsao e do rio Beberibe, nos bairros de Stio Novo, Salgadinho e Peixinhos, em Olinda. contguo ao Setor 8 e vizinho ao Nascedouro de Peixinhos, sendo parcela da rea de propriedade da Unio.

22

23

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 10 | Coque

SETOR 11 11 | | Coelhos Coelhos

Ocupao irregular e precria localizada s margens do rio Capibaribe e caracterizada pela alta densidade populacional e ausncia de espaos livres, infra-estrutura urbana e equipamentos coletivos. Sua formao data de 1920, substituindo antigos manguezais por sucessivos aterros e teve origem com a construo dos primeiros mocambos do Recife. A rea est classificada como ZEIS e habitada por cerca de 16 mil pessoas. Tradicional ocupao contgua ao bairro da Boa Vista, no centro do Recife, caracteriza-se pela alta densidade populacional e ausncia de espaos livres, infra-estrutura urbana e equipamentos coletivos. A rea est classificada como ZEIS e habitada por cerca de 5,4 mil pessoas.

24

25

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 12 | Braslia Teimosa

A atual ZEIS Braslia Teimosa teve sua origem em um antigo vilarejo de pescadores, na dcada de 1950. Constitui, na atualidade, um dos mais representativos assentamentos de baixa renda em processo de urbanizao no Recife, graas luta de sua populao para permanecer neste stio. Apresenta um estgio significativo de reurbanizao, inclusive, recentemente, foi objeto de uma interveno que substituiu as palafitas por uma via litornea, ganhando uma nova faixa de praia e equipamentos coletivos e de lazer. A comunidade de antigos pescadores se expressa atravs da gastronomia regional que constitui uma potencialidade econmica da rea. Est habitada por cerca de 20,5 mil pessoas.

26

27

Pojeto Recife-Olinda

02 Objetivo

Dos 470 ha. que constituem a Zona de Interveno verifica-se que: - os setores 2, 3, 4, 6, 7, 10, 11 e 12, totalizando 359ha. (76,38%), fazem parte do municpio do Recife ; - os setores 1, 5, 8 e 9, totalizando 111ha. (23,62%), fazem parte do municpio de Olinda. ZONA DE ENQUADRAMENTO (ZE): compreende as reas imediatamente contguas s de Interveno e ao longo da PE-15, com caractersticas morfolgicas e tipolgicas diversas, que podero ser objeto de futuras operaes urbanas ou que sero consideradas e/ou requalificadas na nova proposta urbanstica. ZONA DE ABRANGNCIA (ZA): corresponde ao Territrio 1 do Metrpole Estratgica e ao polgono do Complexo Turstico Cultural Recife-Olinda. Compreende as reas do entorno das Zonas de Interveno e de Enquadramento e so consideradas na anlise e na articulao de investimentos e programas, inserindo e relacionando as Zonas de Interveno em um contexto mais amplo. O projeto Recife-Olinda uma proposta de desenvolvimento urbano de escala metropolitana que busca a reabilitao urbana e ambiental atravs da melhoria das infra-estruturas; da mobilidade, dos transportes e da rede de equipamentos coletivos e servios comunidade; valorizao do espao pblico e da paisagem; proteo dos ecossistemas naturais e constituio da estrutura ecolgica urbana (margens, reas permeveis e reas plantadas); valorizao do patrimnio cultural (stios, edifcios, achados arqueolgicos, etnografia); acessibilidade s frentes de gua; ampliao da centralidade metropolitana; atrao de novos residentes e fixao dos atuais, atravs da melhoria das condies de habitabilidade da populao existente; e criao de novos empregos.

28

29

Pojeto Recife-Olinda

03 Caracterizao Urbanstica
Grande parte do solo a ser utilizado na operao urbana do projeto de propriedade da Unio, sendo atualmente utilizado pela Marinha do Brasil (Vila Naval), pela PORTOBRAS (Porto do Recife) e pela RFFSA (Cais Jos Estelita), alm de reas sem utilizao como o Coqueiral e Istmo de Olinda, que esto sob a guarda da Marinha do Brasil. No total, a rea de terreno pertencente Unio corresponde a 145 ha., o que representa 30,85% da superfcie total de interveno. PATRIMNIO HISTRICO E EARQUEOLGICO ARQUEOLGICO A rea do projeto engloba alm de uma srie de edifcios significativos isolados, cinco stios histricos: Colina Histrica de Olinda e bairros do Recife, Santo Antnio, So Jos e Boa Vista. Nestes stios histricos est concentrada a maior parte das edificaes mais significativas quanto ao valor artstico, cultural e histrico, onde se destacam, em particular, as igrejas com suas torres que so elementos marcantes na paisagem, tanto no centro do Recife quanto na Colina Histrica de Olinda. possvel perceber, tambm, a existncia de edificaes tombadas dentro da rea de interveno, nas quais se destacam, principalmente, as fortificaes do Brum e das Cinco Pontas. Ainda na Zona de Interveno encontra-se o conjunto de armazns porturios ao longo da avenida Alfredo Lisboa, que configura o bairro e a cidade do Recife como uma cidade porturia, conforme sua vocao natural, e o conjunto da igreja de Santo Amaro das Salinas e do Cemitrio dos Ingleses. A Zona de Interveno est situada sobre um stio arqueolgico urbano, parcela significativa das reas de ocupao originais de Olinda e Recife, portanto passvel de vestgios que, uma vez encontrados, sero valorizados na proposta urbanstica.

31

LEGENDA:
Conjunto urbano da Boa Vista Conjunto urbano Santo Antnio / So Jos Conjunto urbano Bairro do Recife Conjunto urbano Olinda Espaos pblicos relevantes Edificaes relevantes Obras de arte urbana Referncias urbanas Igrejas Equipamentos relevantes Limite da zona de abrangncia Limite da zona de enquadramento Zonas de Interveno (ZIs) Limite de municpios

REFERNCIAS URBANAS

Pojeto Recife-Olinda

A rea do projeto Recife-Olinda se insere em territrio histrico testemunho da evoluo urbana dessas duas cidades. O stio histrico de Olinda conserva grande parte do seu traado original, que remonta ao sculo XVIII, e cujo vazio das ruas e largos definido pelo cheio construdo estabelecido na periferia das quadras. As ruas estreitas e tortuosas, determinadas em parte pela topografia acidentada, abrem-se em largos e adros que antecedem os monumentos religiosos, criando, vez por outra, visadas surpreendentes do mar e do Recife. O revestimento em pedra das vias e a predominncia dos materiais construtivos originais, como as esquadrias em madeira, a caiao branca sobre a massa de revestimento e os umbrais em pedra calcria, reforam o ar histrico da cidade. Sobre o fundo azul do oceano e a intensa luz do sol, complementa ainda a paisagem olindense o verde das fruteiras, presentes nos quintais internos s quadras, os sobrados cobertos em telha cermica e a verticalidade das torres sineiras das igrejas. J no Recife, a interface do projeto Recife-Olinda se d em reas urbanas testemunhas de ocupaes sobrepostas ocorridas em vrias pocas, desde a holandesa, no sculo XVII, at caracterstica dos dias atuais. Encontram-se traados e ocupaes do perodo colonial, de origem holandesa e

portuguesa, no Porto do Recife e bairros de So Jos e Santo Antnio; modernizao da rea porturia, datada do incio do sculo XX, com clara influncia do ecletismo francs no traado urbano e na sua arquitetura; trechos urbanos propostos em planos modeladores, como o conjunto da avenida Guararapes, em Santo Antnio, construdo na dcada de 1940; e, por fim, ocupaes baseadas nos conceitos do urbanismo moderno, caracterizadas por torres isoladas assentadas sobre pilotis. Como em Olinda, a ocupao dos bairros de Santo Antnio e So Jos composta por ruas estreitas definidas pelo casario, muitas delas ainda revestidas em pedra. Essa malha urbana acentuada por largos, ptios, adros e praas, localizados em frente s igrejas, aos edifcios pblicos e ao mercado de So Jos. Alm da verticalidade das torres das igrejas, pontuam a paisagem da cidade as cpulas da Baslica Nossa Senhora da Penha, do Palcio da Justia, da Casa da Cultura - antiga Casa de Deteno - da Assemblia Legislativa e da Faculdade de Direito. A confluncia do Recife e Olinda configura um tecido urbano de natureza metropolitana, pela localizao de equipamentos como o Centro de Convenes, a antiga Fbrica Tacaruna, o parque Arcoverde (Espao Cincia), o parque de diverses Mirabilndia, o Shopping Tacaruna, o Chevrolet Hall e a

34

35

Pojeto Recife-Olinda

Escola de Aprendizes Marinheiro. A riqueza histrica e urbana contida na Zona de Interveno do projeto RecifeOlinda e no seu entorno imediato indica, por um lado, referncias a serem seguidas e, por outro, cuidados na abordagem da rea.

alternativas; melhorar a coleta de lixo; devolver populao a Praia Del Chifre; disponibilizar reas verdes, numa composio com os bosques marginais de mangue, atenuando o efeito trmico; atrair a avefauna Regio Metropolitana do Recife; valorizar as atividades tradicionais de pesca e mariscagem so algumas metas do projeto a mdio e longo prazos.

MEIO AMBIENTE AMBIENTE A plancie costeira, onde se insere o projeto Recife-Olinda, mescla ambientes naturais do passado, como os bosques de mangue margeando os rios e canais, com um meio urbano carente de espaos verdes e de cuidados especiais sobre os recursos naturais. As praas de gua formadas pelos rios Capibaribe e Beberibe conectam-se ao mar formando um esturio de forte apelo paisagstico. A componente ambiental destaca-se no cenrio natural e urbano e cobra solues que minimizem os impactos oriundos das atividades sociais e econmicas, ora respeitando as reas de preservao permanente, ora recuperando ambientes outrora degradados pelas atividades antrpicas. Nesse contexto, impulsionado pela possibilidade de recuperao das guas dos rios, o projeto cumprir com seu papel desenvolvendo infra-estrutura de saneamento na Zona de Interveno e no seu entorno. Buscar a sustentabilidade ambiental atravs do uso de materiais e energias

INCLUSO SCIO-TERRITORIAL A incluso social um dos objetivos do projeto e se concretiza, entre outras iniciativas, atravs de intervenes de urbanizao em Milagres, Maruim, Santo Amaro, Coque, Coelhos, Braslia Teimosa, Azeitona e Pilar. Um dos objetivos do projeto integrar plenamente estes assentamentos cidade, abrindo novas possibilidades de desenvolvimento humano e econmico para estas comunidades. Um outro aspecto relevante consiste na definio de solo para nova proviso habitacional popular conectada com comrcio e servios, que deve alcanar 140 mil m de rea construda, distribuda nos diversos setores da Zona de Interveno. A incluso social no resultar apenas das intervenes diretas. Assim, o prprio desenho urbano contempla a localizao de equipamentos comunitrios (escolas, centros de sade, pier de apoio pesca, mercados...) no interior e nas

36

37

Pojeto Recife-Olinda

04 Participao

A informao, o envolvimento da populao e a opinio pblica so de decisiva importncia para o xito do projeto. fundamental que tanto o cidado comum quanto os agentes polticos, econmicos e culturais participem diretamente no processo de tomada de decises sobre as propostas, j que sua contribuio ser fundamental para o sucesso da sua concretizao. A memria do lugar, em especial do Porto do Recife e do Cais Jos Estelita, reas limtrofes da ZI e uma extensa rea livre s margens das frentes de gua, de modo a servir igualmente s populaes do entorno, ampliando assim a disponibilidade de espao pblico de qualidade para todos os nveis de renda. inquestionvel que a realizao do empreendimento ser um fator determinante de gerao de emprego, quer durante ou aps a fase de construo, pelo que dever ser definida uma estratgia de desenvolvimento econmico e social. A populao e os agentes econmicos devem expressar suas reais expectativas, interesses e anseios em relao interveno, tendo j como ponto de referncia as propostas ora apresentadas. enquanto antigos grandes plos de atividade econmica e de emprego na rea, bem como o registro coletivo de todas as discusses posteriores tendentes sua transformao, tornam particularmente sensvel o papel da opinio pblica neste processo.

38

39

Pojeto Recife-Olinda

05 Proposta
Plano Geral

Contnuo urbano com cerca de 8 km de extenso 1,5 milho m de reas livres Dotao de equipamentos comunitrios e tursticos Articulao da cidade s frentes de gua Urbanizao de reas urbanas degradadas Diversidade funcional Melhoria e ampliao da infra-estrutura existente

41

N
LEGENDA:

Edifcios a preservar Edifcios propostos Embasamento

reas verdes

SETOR 1 | Istmo, Coqueiral e Milagres

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 1 | Istmo e Coqueiral SETOR 01 | Milagres

Sa Av.

po Pro Via

sta

ntos o nt D um

Praa da Porta do Istmo

OceanoAtlntico

Proposta de ocupao que conjugue as especificidades da preservao com a sustentabilidade econmica, segundo os princpios a seguir, que inclusive nortearo a reviso das legislaes vigentes Garantia das visadas da Colina Histrica de Olinda, resgatando a visada histrica de Olinda e promovendo novas visadas Garantia da relao da Colina Histrica com a plancie e a caracterstica de espao de transio entre os centros histricos do Recife e de Olinda Garantia da viabilidade econmica e da qualidade urbanstica da ocupao Abertura de acesso frente de gua e recuperao da rea estuarina do Rio Beberibe

Equipamento turstico Equipamento comunitrio Servios

Usos existentes Igreja dos Milagres Ponte de pedestres

Permetro Setor 1

Configurao da porta norte de acesso a Olinda Transferncia das habitaes degradadas Valorizao do patrimnio histrico e urbano: igreja e praa dos Milagres Passeios pblicos Articulao entre Recife e Olinda Manuteno de usos existentes

44

45

N
LEGENDA:

Edifcios a preservar Edifcios propostos Embasamento

reas verdes

SETOR 2 | Vila Naval

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 02 | Vila Naval

Valorizao do patrimnio histrico: Cemitrio dos Ingleses, igreja de Santo Amaro das Salinas e Hospital de Santo Amaro Destinao de parte da rea para o mercado popular de habitao, comrcio e servios Diversidade funcional: escritrios, habitao, novas edificaes para a moradia e lazer de Praas e Oficiais da Marinha do Brasil e equipamentos de lazer Passeios pblicos Criao da praa de gua de Santo Amaro Construo de uma nova ponte que articula a rea ao Bairro do Recife

48

49

N
LEGENDA:

Edifcios a preservar Edifcios propostos

reas verdes Embasamento

SETOR 3 | Porto do Recife

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 3 | Porto do Recife Reestruturao do Porto com a manuteno do cais norte Agregao de novas funes porturias (terminal martimo e de passageiros) Valorizao do patrimnio histrico e urbano: Forte do Brum, Terminal de acar e silos porturios Resgate do antigo caminho de articulao entre Recife e Olinda Destinao de parte da rea para o mercado popular de habitao, comrcio e servios Diversidade funcional: escritrios, habitao, comrcio e equipamentos tursticos e de lazer Passeios pblicos Construo de nova ponte que articula a rea Vila Naval A funcionalidade do sistema porturio de Pernambuco implica numa reestruturao do Porto do Recife face o Porto de Suape. Considerando a ligao histrica do Porto com a cidade, o Projeto Recife-Olinda oferece alternativa para a preservao da atividade porturia.

52

53

N
LEGENDA:

Edifcios a preservar Edifcios propostos Embasamento

reas verdes Espelho dgua

SETOR 4 | Cais Jos Estelita e Cais de Santa Rita

Pojeto Recife-Olinda

SETOR 4 | Cais Jos Estelita e Cais de Santa Rita

SETOR 05 05 ||Ilha Ilhado do Maruim Maruim

Av. Olinda

Manguezal

Oceano Atlntico
N
Via proposta
Usos estratgicos de requalificao urbana integrados com a regularizao fundiria Usos estratgicos geradores de emprego, renda e qualidade urbanstica (PD)

Novas habitaes Permetro Ilha do Maruim

Articulao da cidade com a frente de gua Valorizao do patrimnio histrico: Forte das Cinco Pontas e seu entorno histrico configurado pelos bairros de So Jos e Santo Antnio Destinao de parte da rea para o mercado popular de habitao, comrcio e servios Diversidade funcional: escritrios, habitao, comrcio e equipamentos tursticos e de lazer Passeios pblicos

Ponte de pedestres Per/ comrcio de peixe

Complementao da urbanizao atravs da construo de novas unidades habitacionais, equipamentos coletivos, comunitrios e de gerao de renda (Construo do pier de apoio aos pescadores) Passeios pblicos e via de contorno Urbanizao e recuperao ambiental da orla Acesso frente de gua

56

57

Pojeto Recife-Olinda
SETOR 06 | Santo Amaro SETOR 7 7 ||Pilar Pilar
rim aP ad Ru

oB ad Ru
e cid oO ad Ru

r um

ave ra

aB Ru

r iei oV ard ern

elo eM ad

nte

o eS ad Ru

e rg Jo

ed l fr .A Av

oa isb oL

Residncia/comrcio (369 unidades residenciais) rea de convivncia Escola/Posto de sade/creche

Complementao da urbanizao atravs da construo de novas unidades habitacionais, equipamentos coletivos, comunitrios e de gerao de renda Passeios pblicos e espao pblico e de lazer ao longo do canal que corta a rea Articulao com a cidade Acesso frente de gua

Urbanizao da rea atravs da construo de novas unidades habitacionais, comrcio, servios e equipamentos coletivos, comunitrios e de gerao de renda Acesso frente de gua Articulao da comunidade com a cidade Criao de espaos pblicos e de lazer comunitrio Valorizao do patrimnio histrico: igreja do Pilar

Rua o oinh do M

Oceano Atlntico
N
Permetro Plo Pilar

58

59

Pojeto Recife-Olinda

Setor 08 | Salgadinho Reestruturao da ocupao da rea Agregao de novas funes de carter metropolitano Destinao de parte da rea para o mercado popular de habitao, comrcio e servios Diversidade funcional: escritrios, habitao, comrcio e equipamentos tursticos e de lazer Reduo das barreiras virias Articulao da rea com o parque Arcoverde, o Coqueiral e o Istmo de Olinda Passeios pblicos Setor 09 | Azeitona Urbanizao da rea atravs da construo de novas unidades habitacionais, comrcio, servios e equipamentos coletivos, comunitrios e de gerao de Renda Articulao da comunidade com a cidade Criao de espaos pblicos e de lazer comunitrio Recuperao das frentes de gua

Setor 10 10 | | Coque Coque Urbanizao da rea atravs da construo de novas unidades habitacionais, comrcio, servios e equipamentos coletivos, comunitrios e de gerao de Renda Articulao da comunidade com a cidade Criao de espaos pblicos e de lazer comunitrio Setor 11 11 | | Coelhos Coelhos Urbanizao da rea atravs da construo de novas unidades habitacionais, comrcio, servios e equipamentos coletivos, comunitrios e de gerao de Renda Articulao da comunidade com a cidade Criao de espaos pblicos e de lazer comunitrio Recuperao das frentes de gua Setor 12 12 Braslia Braslia Teimosa Teimosa Complementao da urbanizao atravs da construo de novas unidades habitacionais, comrcio, servios e equipamentos coletivos, comunitrios e de gerao de renda Criao de espaos pblicos e de lazer comunitrio

60

61

06 Implementao
SOCIEDADE IMPLEMENTADORA A implementao do projeto requer a criao de uma entidade que agregue as responsabilidades e as atribuies dos quatro entes pblicos envolvidos governos federal, estadual de Pernambuco e municipais do Recife e Olinda - e detenha a agilidade da iniciativa privada. Esta sociedade implementadora constitui-se como elemento eminentemente prtico da operao, sendo a entidade responsvel, por si ou atravs de terceiros, pela realizao de todos os atos necessrios execuo da interveno programada. Ao assumir as mesmas obrigaes das entidades pblicas que a constituram, celebrar, para o efeito, instrumento contratual adequado que garanta o cumprimento dos objetivos e responsabilidades impostos pelo poder pblico. Os terrenos objeto da interveno sero disponibilizados sociedade implementadora que os incorporar ao seu patrimnio, assumindo, em contrapartida, com os seus fundadores, a responsabilidade pelo desenvolvimento do projeto de reabilitao a implementar, bem como a obrigao de assegurar o cumprimento das diretrizes urbansticas e objetivos sociais especficos acordados. Esta sociedade ter, necessariamente, de legitimar a sua interveno nos terrenos, ao longo de todas as fases do projeto, desde o primeiro momento at alienao dos lotes e ou das edificaes j construdas.

63

Pojeto Recife-Olinda

Este modelo permite garantir uma adequada e equilibrada articulao entre definio e acompanhamento de objetivos pblicos com um modelo de gesto privado, tradicionalmente mais adaptado a uma execuo mais dinmica na tica do projeto. Permite, ainda, um melhor relacionamento com os agentes econmicos interessados em participar na operao, seja como investidores/compradores, seja como financiadores. Neste momento est sendo criada uma organizao sem fins lucrativos que ao longo do processo viabilizar um consrcio pblico, sempre na tica do controle pblico e da agilidade da iniciativa privada. Esta organizao ter como objetivo permanente a gesto do projeto. REAS DE CONSTRUO O projeto prev a criao de 1,19 milho de m de novo terreno urbano, infraestruturado, o qual se planeja estar completamente vendido num prazo de 15 anos e inclui uma forte componente de lotes para equipamento turstico e equipamento comunitrio, representando estes 7,58 % e 10,35 % respectivamente, soluo que viabiliza a multifuncionalidade do territrio, dinamizando sua vocao de utilizao pblica e de atividades de lazer. Os cerca de 613 mil m de novo solo edificvel - o solo livre representa cerca de 66% do total - devem gerar 1,5 milho de m de construo dos quais pouco mais de 10% esto destinadas ao mercado popular de habitao, comrcio e servio. Do total de 7.692 novas unidades habitacionais propostas, 1.824 so destinadas ao mercado popular, o que representa 23,7% do total.

A seguir se apresenta uma primeira aproximao, a partir das diretrizes urbansticas aprovadas no Ncleo de Gesto, das reas de construo a serem produzidas no projeto e passveis de venda em lotes, exceto as do mercado popular e as das novas vilas da Marinha:

64

65

Pojeto Recife-Olinda

INVESTIMENTOS EM EM INFRA-ESTRUTURA INFRA-ESTRUTURA Os investimentos em infra-estrutura esto divididos por Setor e distribuem-se da seguinte forma:

Existem situaes que podem permitir uma reduo dos valores apresentados, nomeadamente no que se refere s redes hidrulicas e de esgoto, uma vez que admissvel a partilha de investimentos no reforo dos anis da rede de abastecimento de gua, com a Companhia Pernambucana de Saneamento COMPESA, assim como no que se refere ao conjunto de estaes elevatrias de esgotos e emissrios e, por ltimo, em relao s redes eltricas, cujo cenrio
Setor 03 Porto do Recife Setor 04 A Cais Jos Estelita Setor 04 B Cais de Santa Rita TOTAL Rubricas

Investimentos em Infra-estrutura (R$ 1.000,00)


Rubrica Demolies Recuperao de patrimnio existente Modelao e preparao do terreno Redes Hidrulicas gua/Esgoto Drenagem Pluvial Redes Eltricas Redes de Telecomunicaes Pavimentao Acessibilidades especiais
(pontes virias e de pedestres) Setor 01 Coqueiral / Istmo e Milagres Setor 02 Vila Naval

considerado foi o de optar por redes subterrneas, situao mais onerosa. ANLISE DE DEVIABILIDADE VIABILIDADE ECONMICO-FINANCEIRA ECONMICO-FINANCEIRA Foi realizada uma ampla pesquisa de mercado, enfocando a atual estrutura da oferta imobiliria da regio Nordeste e o histrico da demanda por produtos imobilirios, das vrias classes sociais, assim como uma projeo futura do comportamento da demanda sobre o prisma da reestruturao da oferta imobiliria e das variveis que afetam tal comportamento. De posse dos resultados das pesquisas foram simuladas situaes limites para a obteno do coeficiente Retorno/Risco. Na mdia o coeficiente encontrado aponta para um grau de Risco do empreendimento aceitvel sobre todas as referncias de mercado utilizadas para tomada de deciso de investidores do mercado imobilirio.

57 0 8.500 0 1.737 802 2.323 1.161 4.181 6.000 395 8.500 33.655

3.120 393 3.845 0 3.473 1.605 4.645 2.323 7.965 0 3.824 1.848 33.041

13.189 3.129 6.821 0 6.490 2.402 5.868 2.934 14.323 46.200 0 1.537 102.893

5.809 3.335 5.696 0 5.408 1.828 3.648 1.824 12.096 2.500 5.385 1.988 49.517

1.627 86 901 0 855 289 577 288 1.912 395 1.428 314 8.673

23.801 6.944 25.763 0 17.963 6.927 17.060 8.530 40.478 55.095 11.032 14.187 277.779

Obras martimas
(aterros, retenes marginais, etc)

Espaos verdes TOTAL setores

O projeto cumpre com todos os objetivos propostos, libertando meios suplementares de montante bastante atrativo para as finalidades que se

66

67

Pojeto Recife-Olinda

07 Crditos
GOVERNO FEDERAL FEDERAL Ministrio das Cidades: Marcos Mendona, Margareth Uemura, Marta Lagreca e Raquel Rolnik; Ministrio do Planejamento e Gesto: Alexandra Reschke , Paula Santos e Paulo Roberto Ferrari; Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN): Fernanda Gusmo, Frederico Almeida, Gisela Montenegro, Jurema Arnault e Marta D'Emery; Ministrio da Cultura (Monumenta): Erica Diogo. MARINHA DO DO BRASIL BRASIL

destina. Apresenta uma Taxa Interna de Retorno T.I.R. sobre o capital investido, considerando-se o cenrio base, de 12,7%a.a., com um horizonte de operao de 15 anos. Para chegar-se a esta taxa a modelagem econmico-financeira assume um conjunto de pressupostos e premissas que consideram a atual situao macroeconmica do estado de Pernambuco e do Pas assim como a projeo de cenrios futuros, elaborados por especialistas, que do consistncia as projees e simulaes realizadas para obteno desta T.I.R. De maneira resumida o empreendimento apresenta um adequado grau de atratividade para investidores nacionais e no campo internacional ganha um grande diferencial para mitigao do risco que a participao da ParqueExpo, empresa Portuguesa responsvel por grandes projetos bem sucedidos de requalificao urbana na Europa, que est no projeto como parceiro na elaborao e tambm o ser na fase de implementao.

Catarina Pastl. GOVERNO DE DE PERNAMBUCO PERNAMBUCO Amanda Cavalcante, Amlia Reynaldo (coordenao geral), Clemente Coelho Jnior, Eleusina Sarmento, Joo Azevedo, Marlia Albuquerque, Margarida Monteiro, Rafaela Cavalcanti, Ricardo Pessa de Melo, Romero Pereira, Silvana Rocha e Zilda Figueirdo.

PREFEITURA DO DO RECIFE RECIFE Herclio Maciel, Joo Roberto Peixe, Manoela Matos, Nancy Siqueira Nery e William Bernardo Mendes.

68

69

Pojeto Recife-Olinda

PREFEITURA DE OLINDA Deana Pontual, Joo Falco, Maria de Jesus Costa, Maria Milet Pinheiro, Oswaldo Lima Neto, Snia Calheiros e Teresa Zirpoli. PORTO DIGITAL Leonardo Guimares e Valrio Veloso. Estudos Contratados UFPE Caracterizao Morfolgica atual da Praia Del Chifre (Istmo de Olinda). - Tereza Cristina Arajo - Nbia Chaves Guerra UFRJ/LAMMA Caracterizao Morfolgica e Modelagem Computacional da Circulao Marinha para o Porto do Recife e Regio Costeira Adjacente. - Luiz Paulo Assad - Nichole Mehdi - Ricardo Marcelo da Silva - Aldlio Torres Jnior ANIMA Carta imagem Luiz Felipe PARQUE EXPO' EXPO' 98 98 Alexandre Rocha, Antnio Neves, Antnio Pedro Martins, Antnio Quaresma, Carlos Barbosa (coordenao geral), Cristina Pinto Guedes, Eduardo Moreira, Elsa Moraes, Elvira Fonseca, Fernando Nunes da Silva, Francisco Lampreia, Gisela Mascarenhas, IPESPE (subcontratada - Pesquisa de mercado), Lus Cachada, Lus Miguel Rodrigues, Lus Miranda, Lus Vassalo Rosa, Maria Alexandra Dias, Maria Joo Domingues, Multiconsultoria (subcontratada Mobilidade e Infra-estrutura), NORIGEM (subcontratada- maquete fsica), Nuno Correia, Paulo Alcobia, Paulo Carreira da Silva, Srgio Ferreira Alves e Tiago Rocha.

GRUPO DE DE TRABALHO TRABALHO MOBILIDADE MOBILIDADE Cristina Aroucha, Goldberger Nunes, Isabel Lins, Joo Azevedo, Jos Guelfer de Morais, Karla Moury Fernandes, Manoel Marinho, Mrcio Saraiva, Maria de Lourdes Albuquerque, Maria Ivana Cassund, Neide Cirne, Silvana Rocha (coordenao) e Taciana Ferreira. GRUPO DE TRABALHO MEIO AMBIENTE Andra Olinto, Clemente Coelho Jnior (coordenao), Fernando Lopes, Lcia Veras, Maria Lcia de Oliveira e Tereza Ucha.

70

71

Pojeto Recife-Olinda

72

73

También podría gustarte