Está en la página 1de 2

ALUNO: ______________________________________________________ N: ______ SRIE: DATA: _____/_____/_____ VA =______ VC = ______ DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: JADIAEL BERTO Prova de Progresso

Parcial Contedos: Regionalizao por nvel de desenvolvimento / EUA: territrio e populao 1) Diferencie colnia de explorao de colnia de povoamento e em seguida explique qual dessas
duas foi utilizada na colonizao dos Estados Unidos permitindo seu crescimento econmico.

2) Sobre os pases subdesenvolvidos, leia as alternativas abaixo e em seguida marque a seqncia


correta. a) ( ) A populao apresenta padro de vida e de consumo superior aos dos pases desenvolvidos. b) ( ) A subnutrio um dos maiores problemas a ser superado. c) ( ) A maioria da populao formada por pessoas de baixa renda. d) ( ) Os ricos formam uma minoria que detm a maior parte da riqueza, que gerada pela maior parte da populao que pobre. e) ( ) Dentre os diversos problemas que prejudicam, a populao sofre, ainda, com a falta de moradias. A- FVVVV B-FVVFF C-FVVFV D-VVVFV E-VVVVV

Contedos: A economia mundial atual 3)


Sobre a globalizao podemos afirmar que um processo:

a) Mundial, em que as naes ricas transferem recursos para as pobres. b) Apenas econmico. c) No apenas de mudana econmica, mas cultural, tecnolgico e de comunicao. d) Que impede a intensificao de movimentos nacionais. e) De diminuio das diferenas entre o norte rico e o sul pobre.

4) Assinale a alternativa CORRETA.


Desemprego estrutural significa: A)- Apenas que o mundo est em crise. B)- Que h forte capacitao da mo-de-obra somada aos processos de robotizao e informatizao. C )- Que as empresas e as naes criam o desemprego para poder diminuir os salrios. D )- Que o homem est, gradativamente, sendo substitudo por mquinas.

5) Sobre as caractersticas das empresas multinacionais marque a alternativa falsa.


a) A grande maioria das empresas multinacionais possui suas matrizes em pases emergentes, e montam suas filiais nos pases desenvolvidos, principalmente na Europa. b) Entre os principais benefcios oferecidos pelos pases emergentes s empresas multinacionais esto a doao de terrenos e iseno e/ou reduo de impostos.

c) As empresas multinacionais tm sua origem nos pases desenvolvidos, como o Japo, Estados Unidos, Canad e as naes da Unio Europia, visto que os pases emergentes no possuem aparato tecnolgico para realizar atividades em outras naes. d) Devido ao fato de as empresas multinacionais destinarem a grande maioria dos lucros obtidos nos pases emergentes para suas matrizes, a grande maioria dos pases emergentes aceitam a instalao dessas empresas. e) A instalao de empresas multinacionais em pases emergentes impulsionada pela mo de obra barata e pelos benefcios do governo local.

Contedos: Populao do Continente Americano 6)


O continente americano foi colonizado por povos de vrias naes europias, dentre eles: portugueses, espanhis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a Amrica e a impor sua cultura de maneira forada aos povos nativos do continente. Essa influncia cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distines entre os pases do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente regionalizado em Amrica Latina e Amrica Anglo-Saxnica. Essa distino acontece, pois: A) so considerados pases latinos todos aqueles que possuem lnguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, e portugus. J as naes que falam lngua de origem anglo-saxnica, como o ingls forma a Amrica Anglo-Saxnica. B) os Estados Unidos, antiga colnia de explorao, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhis, estando assim inseridos na Amrica Anglo-Saxnica. C) a chamada Amrica espanhola fala a lngua inglesa e francesa, os inserido na Amrica AngloSaxnica, enquanto que o Brasil e Canad esto na Amrica Latina. D) o Brasil, mesmo estando na Amrica do Sul, faz parte da Amrica Anglo-Saxnica.

7) Observe o mapa a seguir:


Sobre ele correto afirmar, exceto: A) Trata-se da regionalizao histricoeconmica do continente americano: Amrica Latina e Amrica Anglo-Saxnica. B) A parte norte do continente (Amrica Anglo Saxnica) formada pelo Canad e Estados Unidos. C) A Amrica Latina foi colnia de povoamento o que explica seu atual estgio de desenvolvimento econmico e tecnolgico. D) A Amrica Latina sofreu colonizao de explorao; hoje sua situao de subdesenvolvimento pode ser explicada como herana histrica.

También podría gustarte