Está en la página 1de 6

FICHAMENTO Aluno(a): Odilon Saturnino Silva Neto Perodo: 3

Disciplina: Administrao Contempornea IDENTIFICAO DO TEXTO MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria geral da administrao. So Paulo: Thomson, 2006. Captulo 1. ARGUMENTO CENTRAL O captulo apresenta os fundamentos da Administrao Clssica desde suas origens at as crticas s suas concepes, identificando o contexto histrico em que essa abordagem foi formulada e suas ideias centrais balizadas a partir de conceitos econmicos e filosficos. Complemento da reflexo a partir das Sntese da ideia desenvolvida pelo Pgina Comentrios, anlises, reflexes, dvidas apresentaes, questionamentos e autor ou reproduo de algum trecho discusses realizadas durante a aula Ideia do Homo Economicus, segundo a O contexto histrico no qual essa ideia foi qual o homem um ser eminentemente concebida foi de transio de um perodo de racional (...) e por essa razo pode tradies para a modernidade, que rompe com 25 Anotaes manuscritas escolher sempre a melhor alternativa e essas tradies (em especial religiosas) para dar maximizar os resultados de sua lugar razo, cincia e progresso, pilares do deciso. pensamento moderno. Bases econmicas e filosficas do Hobbes e Adam Smith esto em concordncia Homo Economicus: natureza egosta do ideolgica quanto natureza egosta do ser ser humano (Hobbes e Adam Smith). humano, sendo que aquele prope um Estado interventor como forma de proteger o homem do egosmo dos outros homens, enquanto Smith 26, 27 Anotaes manuscritas defende a auto-regulao do mercado, uma vez que os indivduos buscam sempre alternativas racionais de ganhos para promover seus interesses egostas, o que implica sistematicamente em benefcios para toda a sociedade. Bases econmicas e filosficas do A concepo utilitarista tem uma viso hedonista 27 Anotaes manuscritas Homo Economicus: utilitarismo (Jeremy do ser humano, o qual, em busca constante pelo
1

28

32, 33

Bentham e John Locke) e trabalho como forma de glorificao religiosa caracterizador da reforma protestante, que impulsionou o desenvolvimento do capitalismo (Max Weber). Produo A funo primordial do administrador determinar a nica maneira certa de executar o trabalho, o que implica em proteo do operrio. Fordismo Aplicao dos mtodos de Administrao cientfica linha de montagem, permitindo a popularizao dos carros devido aos baixos custos de produo auferidos. Por outro lado, apesar da eficincia do sistema, no havia uma viso voltada s necessidades do mercado, mas sim ao produto, no favorecendo a inovao e adaptao ao mercado. Crticas Administrao cientfica

prprio prazer, tende a desprezar ao mximo a dor e o trabalho, sendo que este , segundo Locke, fato gerador do direito propriedade, alm de ter impulsionado o desenvolvimento do capitalismo por sua valorizao do ponto de vista religioso. Depreende-se desse pensamento que os erros de no se fazer o trabalho conforme planejado so de inteira responsabilidade do administrador.

Anotaes manuscritas

Antes o desenvolvimento da tcnica se dava realmente em decorrncia das necessidades do ser humano, como se pode observar no perodo em que o fordismo permitiu a popularizao dos carros, antes propriedade exclusiva da elite. Posteriormente, esse avano, agora tecnolgico, tem sido impulsionado pelo desejo dos indivduos, tornando obsoletos os primeiros sistemas de fabricao, que no ofereciam alternativas mltiplas como nos tempos hodiernos. A j mencionada proteo do trabalhador decorrente desse sistema se dava no curto prazo, trazendo como efeito colateral a alienao e o bloqueio da aprendizagem.

Anotaes manuscritas

35

Anotaes manuscritas

IDENTIFICAO DO TEXTO TAYLOR, Frederick Winslow. Princpios de Administrao Cientfica. So Paulo: Atlas, 1982. ARGUMENTO CENTRAL O livro reflete as necessidades de mudana na concepo da administrao propriamente ao contexto histrico no qual eram perfeitamente aplicveis os princpios da Administrao Cientfica, mostrando os fundamentos dessa teoria e os resultados concretos de suas aplicaes numa poca caracterizada por um sistema de iniciativa e incentivo. Sendo assim, Taylor apresentou nova abordagem aplicando o mtodo cientfico s prticas de trabalho, causando profundas mudanas culturais no processo produtivo, tendo em vista que este se caracterizava essencialmente pela vadiagem no trabalho. Complemento da reflexo a partir das Sntese da ideia desenvolvida pelo Pgina Comentrios, anlises, reflexes, dvidas apresentaes, questionamentos e autor ou reproduo de algum trecho discusses realizadas durante a aula O objetivo bsico da Administrao O autor prope uma mudana no sistema de Cientfica proporcionar o mximo de incentivos vigente ofertando um novo tipo de prosperidade ao empregador, com a incentivo, que o monetrio, o qual suficiente 24, 25 obteno de menores custos de para promover a satisfao de todos os envolvidos produo, e ao empregado, na forma de no processo produtivo. altos salrios. Vadiagem no trabalho: o trabalhador Essa ideia est fortemente relacionada ao produz muito menos do que o que mencionado conceito filosfico de hedonismo, capaz, fazendo cera no trabalho para segundo o qual o ser humano busca o prprio 26 cumprir exclusivamente o que lhe foi prazer e, desse modo, evita qualquer esforo atribudo pelo patro e nada mais alm adicional ao que necessrio para o cumprimento dessa atribuio. de sua responsabilidade bsica. Proposta de substituio dos mtodos Isso permitiria ao trabalhador ter como referencial empricos por cientficos de seu comportamento regras consolidadas e no o trabalho de seus pares, uma vez que este levaria a ineficincia. Esta se d pelo fato do operrio no 33 querer trabalhar mais e receber o mesmo que seus colegas. Entretanto, a substituio proposta estabelece um sistema de pagamentos proporcionais produo.
3

IDENTIFICAO DO TEXTO FAYOL, Henri. Administrao Industrial e Geral. So Paulo: Atlas, 1981. ARGUMENTO CENTRAL Enquanto Taylor se concentrava nos aspectos relacionados s operaes, Fayol estabeleceu os princpios gerais da Administrao, sendo estes aplicveis atualmente, apesar da contestao s teorias clssicas. Este livro, portanto, apresenta esses princpios, com uma descrio detalhada das funes bsicas da Administrao, quais sejam: prever, organizar, comandar, dirigir, coordenar e controlar. Dessa maneira, observa-se que sua anlise voltada essencialmente s atribuies da gerncia, ao passo que Taylor se especializou na busca pelos melhores mtodos de trabalho dos operrios. Complemento da reflexo a partir das Sntese da ideia desenvolvida pelo Pgina Comentrios, anlises, reflexes, dvidas apresentaes, questionamentos e autor ou reproduo de algum trecho discusses realizadas durante a aula Apresentao das seis funes medida que aumenta o nvel hierrquico, tornaessenciais da Administrao com a se mais importante a capacidade administrativa e a 27-36 Anotaes manuscritas descrio das capacidades que essas tcnica passa a existir em menor grau. funes exigem. Descrio dos 14 princpios gerais de Simon, conforme aborda Motta em sua obra j administrao trabalha neste bloco, mostra incompatibilidade 43-63 Anotaes manuscritas entre os princpios especializao e unidade de comando.

IDENTIFICAO DO TEXTO MORGAN, Gareth. Imagens da organizao: edio executiva. 2 Ed. So Paulo: Atlas, 2002. (Captulo 02) ARGUMENTO CENTRAL O Captulo 02 deste livro examina a imagem das organizaes como mquinas, estilo que marcou o desenvolvimento da organizao burocrtica. As organizaes so tratadas como mquinas compostas de partes interligadas, cada uma com uma funo claramente definida no funcionamento do todo. Complemento da reflexo a partir das Sntese da ideia desenvolvida pelo Pgina Comentrios, anlises, reflexes, dvidas apresentaes, questionamentos e autor ou reproduo de algum trecho discusses realizadas durante a aula As organizaes comearam a ser vistas Todavia, criou uma rigidez que impede as e concebidas como mquinas desde a organizaes de se adaptarem mudana. 33 revoluo industrial; assim, trouxeram Anotaes manuscritas benefcios em termos de aumento de capacidade produtiva. A utilizao das mquinas transformou Exemplos de como a forma mecnica de pensar radicalmente a natureza da atividade est enraizada na sociedade moderna: produtiva, pois fomos aprendendo cada trabalhadores cumprindo determinados horrios, 35 Anotaes manuscritas vez mais a moldar o nosso mundo de fbricas trabalhando 24 horas, empregados so acordo com os princpios mecanicistas. tratados como peas da mquina, lojas com procedimentos rgidos (franquias), dentre outros. O pensamento mecanicista teve sua A Revoluo Industrial contribuiu para a origem na natureza instrumental da burocratizao, a rotinizao e a especializao. organizao (neste caso, a organizao Foi Frederico, O Grande, quem contribuiu para os seria um instrumento para alcanar conceitos de automao humana, com seu exrcito 37 - 38 Anotaes manuscritas outros fins). Todavia, foi com a padronizado e trabalhando atravs de inveno e a proliferao das mquinas procedimentos. que os conceitos organizacionais realmente se tornaram mecanizados. Max Weber foi um dos primeiros J os tericos Henri Fayol, F. W. Mooney e tericos organizacionais a pensar na Lyndall Urwick estavam interessados nos 40, 41 Anotaes manuscritas rotinizao do processo de problemas da administrao prtica, e codificaram administrao. Ele viu que a abordagem suas experincias em cinco princpios bsicos:
5

burocrtica tinha o potencial de rotinizar quase todos os aspectos da vida humana, corroendo o esprito e a capacidade de ao espontnea.

planejamento, organizao, liderana, coordenao e controle. Juntos, eles lanaram modernas tcnicas de administrao por objetivos e planejamento de sistemas.

También podría gustarte