Está en la página 1de 6

ALIZIN: UMA REVOLUCIONRIA ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DA PIOMETRA EM CADELAS Estudos Clnicos revelam a eficcia de Alizin na Terapia Medicamentosa

de Piometra em Cadelas A piometra nas cadelas e nas gatas resultante de alteraes hormonais induzidas no tero que permitem a instalao de infeco secundria. Normalmente ocorre no diestro e causada por uma maior concentrao de progesterona e/ou hipersensibilizao do tero. Em ambos os casos so formados cistos que contm clulas secretrias, que produzem grandes quantidades de fluidos que so lanados no interior do tero. Com o avano da doena este fluido comea a vazar pela vagina. Alm da proliferao e aumento da atividade secretria das glndulas endometriais, a progesterona responsvel pela manuteno da ocluso cervical e inibio da contrao uterina. A desobstruo da crvix (piometra fechada ou aberta) uma influncia importante na severidade da doena, no seu prognstico e nas opes de tratamento que podem ser oferecidas, pois aps certo tempo ocorre o fechamento da crvix e, com o acmulo do exsudato inflamatrio, pode ocorrer a ruptura do tero e a liberao deste material na cavidade abdominal, levando o animal morte em 48 horas. O organismo tenta eliminar a infeco por meio da filtrao renal, porm devido ao excesso de secreo ocorre uma sobrecarga dos rins, levando a uma insuficincia renal e conseqente morte do animal. Os principais sintomas da doena esto relacionados polidipsia, poliria, secreo vaginal, febre, hiporexia e letargia. O tratamento convencional consiste na ovariosalpingohisterectomia (OSH), ou seja, na remoo cirrgica do tero, trompas e ovrios. Renomados pesquisadores europeus comprovaram que h uma alternativa inovadora, eficaz e segura para a terapia medicamentosa da piometra: Alizin (aglepristone).

2 Propriedades da Molcula Aglepristone uma substncia ativa esteride com atividade antiprogestgena. Estudos in vitro indicam forte afinidade desta substncia por receptores de progesterona e de glicocorticides, o que explica o seu efeito no organismo. Testes in vivo, realizados com a aplicao de doses de 10 e 15 mg/kg/dia, por via subcutnea, respectivamente para cadelas e gatas, confirmam sua atividade antiprogestgena em todos os animais tratados. Pela via subcutnea, o aglepristone atinge concentrao mxima no organismo aproximadamente 2,5 dias aps a ltima administrao. Aproximadamente 80% da dose administrada excretada durante 24 dias, ou seja, a eliminao se faz de forma lenta, devido marcante lipofilia da droga. A principal via de eliminao a fecal (90% do total administrado), o que sugere que a droga seja metabolizada pelo ciclo ntero-heptico. Modo de ao O aglepristone inibe competitivamente os receptores de progesterona devido sua alta similaridade estrutural com esta molcula, sendo 3 vezes maior pelos receptores de progesterona do que a prpria molcula. Com sua ligao a estes receptores, o aglepristone impede que o endomtrio sofra a influncia da progesterona, conseqentemente ocorrer a contrao uterina e dilatao da crvix, com expulso do contedo.

3 Estudos clnicos O estudo realizado por Fieni e colaboradores com o objetivo de demonstrar a eficcia do tratamento de metrite e piometra com Alizin em cadelas foi realizado com 54 fmeas, de diferentes idades que apresentavam metrite e piometra (aberta e fechada). A dose utilizada foi a de 0,33 mL/kg de Alizin, o que corresponde a 10 mg/kg de aglepristone administrados nos dias 1, 2 e 8 aps o aparecimento dos sintomas. Em alguns casos, foi necessria uma quarta administrao no dia 14. Todos os animais estudados que apresentavam metrite responderam bem ao tratamento somente com aglepristone. Nos animais que apresentavam piometra aberta ou fechada, foi obtido total sucesso em 63% dos casos somente com aglepristone. Porm constatou-se que quando foi associado cloprostenol prostaglandina sinttica ao tratamento com aglepristone ocorreu uma regresso dos sintomas em um perodo menor e um aumento do ndice de eficcia que passou para 87%.

Segundo um outro estudo realizado por Hoffmann e colaboradores em 31 fmeas, de diferentes idades que tambm apresentavam piometra, no qual foi utilizado a mesma posologia e modo de usar do estudo anteriormente descrito, concluiu-se que este tratamento eficaz em animais que apresentam funo ovariana normal e nveis de progesterona maiores que 1 ng/mL, ou seja, na fase de proestro e no incio do estro o tratamento no responde bem, pois os nveis de progesterona so baixos. Protocolo Teraputico Frmula Cada 100 mL contm: Aglepristone .................. 3,0 g Veculo ..... q.s.p. ........... 100,0 mL

4 Para tratamento de piometra e metrite: Cadelas: 0,33 mL/kg (10 mg de aglepristone/kg) por via subcutnea, no lado interno do membro posterior, nos dias 1, 2, 8 e 15 aps o incio dos sintomas, totalizando 4 aplicaes ou a critrio do Mdico Veterinrio. Para interrupo de gestao: Administrar 0,33 mL/kg/dia por via subcutnea, no lado interno do membro posterior, a cada 24 horas, durante 2 dias consecutivos. Realizar a 1a aplicao em um dos membros e a 2a no membro oposto. Para otimizar a difuso do produto, recomenda-se massagear levemente o local da administrao aps a injeo. Um exame clnico, laboratorial e de diagnstico por imagem so recomendados para a confirmao da eficcia do tratamento. Apresentao: Frasco-ampola contendo 10 mL Produto Importado Importado da Virbac S/A (Frana) Referncias Bibliogrficas FIENI, F., BRUYAS, J.F., TAINTURIER D., BATTUT, I. Clinical use antiprogestins in the treatment of metritis/pyometras in the bitch. Report from the joint meeting of EVSSAR/5 th ESDAR annual conference held in Vienna, Austria, September 13-15, 2001. HOFFMANN, B., LEMMER, W., BOSTEDT, H., FAILING, K. Application of the antiprogestin aglepristone for conservative treatment of pyometra in the dog. Tierarztliche Praxis Ausgabe Kleimtiere, vol. 28, Iss 5, pp 323-329, 2000. BIRCHARD, S. J., SHERDING, R. G. Clnica de Pequenos Animais, cap. 16, pp. 1045, 1998.

5 FAQ 1. Qual a dose, posologia e modo de usar do Alizin para tratamento de piometra? Cadelas: 0,33 mL/kg (10 mg de aglepristone/kg) por via subcutnea, no lado interno do membro posterior, nos dias 1, 2, 8 aps o incio dos sintomas e a critrio do Mdico Veterinrio, se necessrio, no dia 15. 2. S o tratamento com o Alizin suficiente para tratar piometra? No, devemos recomendar o uso de antibitico concomitante (devido ao ps existente no tero), evitando assim uma septicemia e de fluidoterapia (para prevenir uma desidratao e para no sobrecarregar os rins devido infeco uterina). 3. Qual antibitico deve ser indicado? De acordo com os autores dos trabalhos realizados os antibiticos indicados so: Enrofloxacina (Fieni) e amoxicilina e amoxicilina + cido clavulnico (Hoffmann). As doses recomendadas em literatura so as seguintes: - Enrofloxacina: via oral, 5 mg/kg, a cada 24 horas - Amoxicilina: via oral, 20-30 mg/kg, a cada 8-12 horas - Amoxicilina + cido clavulnico: via oral, 14 mg/kg, a cada 12 horas 4. O que fazer em casos de piometra crnica? O Mdico Veterinrio deve sempre avaliar as condies do animal. Em casos de piometra crnica, em que o animal est bastante debilitado, no podemos descartar a possibilidade de castrao. Nestes casos, o Alizin melhora o quadro clnico do animal, pois a maior parte do contedo uterino ser eliminada, o que facilita a interveno cirrgica. Entretanto, este um caso emergencial e o tratamento s com o Alizin no suficiente. 5. Devo solicitar algum exame complementar? Sim, exames laboratoriais (hemograma e funo renal e heptica) e diagnstico por imagem (radiografia ou ultrassonografia). 6. Qual a incidncia de eficcia do tratamento? O trabalho realizado por Fieni obteve 100% de eficcia em casos de metrite, 63% de eficcia com o tratamento apenas com Alizin e 87% de eficcia quando foi associado Alizin e cloprostenol (prostaglandina sinttica).

7. Qual o mecanismo de ao do Alizin em casos de piometra? O aglepristone inibe competitivamente os receptores de progesterona devido sua alta similaridade estrutural com esta molcula e possui uma afinidade 3 vezes maior pelos receptores de progesterona do que a prpria molcula. Com sua ligao a estes receptores, o aglepristone impede que o endomtrio sofra a influncia da progesterona, conseqentemente ocorrer contrao uterina e dilatao da crvix, com expulso do contedo. 8. Qual(is) o(s) efeito(s) adverso(s) do tratamento com Alizin? Podem ocorrer no momento da administrao do produto manifestaes de dor e algumas reaes locais devido natureza de seu veculo. O estro subseqente administrao poder ser reduzido. 9. Qual(is) o(s) efeito(s) colateral(is) do tratamento com Alizin? Fieni relata que durante o estudo foram observados alguns efeitos colaterais como vmito, salivao e diarria que cessaram com o trmino do tratamento. 10. H alguma contra indicao para o uso do Alizin no tratamento de piometra? De acordo com os estudos realizados por Hoffmann concluiu-se que este tratamento eficaz em animais que apresentam funo ovariana normal e nveis de progesterona maiores que 1 ng/mL, ou seja, na fase de proestro e no incio do estro o tratamento no responde bem, pois os nveis de progesterona so baixos. 11. Alm da piometra, o Alizin pode ser usado para tratamento de metrite? Sim, Fieni obteve 100% de cura no estudo que tinha por objetivo avaliar a eficcia do Alizin para tratamento de metrite. 12. H possibilidade da cadela desenvolver piometra novamente no cio seguinte? Fieni observou os prximos 3 cios subseqentes aps o trmino do seu trabalho com Alizin e nenhuma das cadelas desenvolveu piometra novamente. 13. O uso do Alizin pode alterar a fertilidade do animal? Sim, a fertilidade pode ficar normal ou aumentada.

También podría gustarte