Está en la página 1de 36

Estudo de Caso Eames House - Casa 8 Charles e Ray Eames

Tiago Rodrigues RA 2013-011088 Renata Rodrigues Zanarolli RA 2013- 011061

Sumrio

1. Introduo 2. Contextualiazao Temporal 2.1 Mundo 2.2 Pas da Obra 2.2.1 GuerraFria 2.2.2G.I.Bill 3. Contextualizao das Artes Pls cas e Literatura 3.1 Principais Movimentos Artsticos no Mundo 3.2 Principais nomes de obras 4. Contextualizao da Arquitetura 4.1.1 Reviso Crtica da Arquitetura Moderna 4.1.2 Principais arquitetos e obras 4.1.3 Principais obras 4.2 No pas da Obra 4.2.1 Estilo Internacional 4.2.2 Principais Arquitetos e obras 4.2.3 Surgimento dos Subrbios

01

Eames House - Casa 8

5.Arquiteto 5.1 Formao e principais inuncias

Sumrio

5.1.1 Formao Charles Eames e Ray Eames 5.1.2 Inuncias 5.2 Filosoa do Movimento Arquitetnico 5.3 Principais Obras 5.3.1 Case Study #9 Entenza House 5.3.2 Lounge Chair 5.3.3 La Chaise 5.4 Obra em Questo 5.4.1 Ficha Tcnica 5.5 A inuncia das artes sobre a obra 6.Projeto prtico 6.1 Planta de situao 6.2 Programa e uxograma 6.3 Plantas de cortes, elevaes e perspectivas 6.4 Setores 6.5 Fotos e maquete 7.Bibliograa

Eames House - Casa 8

Proposta pela revista Arts & Architeture como uma das obras do estudo de caso sobre casas com construo econmica e eciente na Califrnia a Eames House #8 foi idealizada pelo casal Charles e Ray Eames em parceria com o arquiteto Eeron Saarinen no nal dos anos 40. Localizada em Pacic Palisades, em Los Angeles, Califrnia, foi construda como moradia e estdio do casal de designers e se tornou referncia de arquitetura no cenrio Ps Guerra.

Introduo

Eames House - Casa 8

2.Contextualiazao Temporal

2.1 M undo

Fim da Segunda Guerra Mundial


Em 1945, aps 6 anos de conitos, milhares de pessoas mortas e cidades inteiras devastadas, nalmente chega ao m a Segunda Guerra Mundial. Porm, antes da data de 2 de setembro de 1945 (data ocial de rendio do Japo), ocorreram muitos movimentos histricos importantes como a libertao dos prisioneiros do campo de concentrao de Auschwitz em 4 de fevereiro; o suicdio de Hitler em 30 de abril; a ocupao de Berlim pelo exrcito sovitico em 2 de maio e, os ataques dos Estados Unidos ao Japo com bombas atmicas entre os dias 6 e 9 de agosto.

Eames House - Casa 8

2.Contextualiazao Temporal

s da O bra

2.2.1 Guerra Fria


Estados Unidos e Unio Sovitica foram considerados 1 e 2 maiores potncias do Mundo no perodo posterior ao trmino da Segunda Guerra. O contraste entre o capitalismo dos Estados Unidos, e o socialismo da Unio Sovitica, deu incio a um novo perodo histrico: o de Guerra Fria entre os dois pases. Aps a morte do Presidente Franklin Delano Roosevelt em maio de 1945 e a eleio de um partido republicano logo em 1946. Roosevelt acredita que E.U.A. controlaria o mundo aps a guerra. Estes acontecimentos foram pr-condies para lanar E.U.A. na Guerra Fria. Com os republicanos no poder, revela-se uma mudana de opinio pblica americana e este poder conservador entre outras mudanas de opinies, manifestou-se contra reformas scias da politica e contra acordos com os comunistas. O vice-presidente de Roosevelt, Harry Truman estava em grande ascenso e era um grande peso no congresso republicano, tornaram as relaes de E.U.A e Unio Sovitica bem tensa, criando um clima frio que foi dominando o cenrio internacional.

2.2 Pa

2.2.2 G.I. Bill


A Lei do Reajustamento de Militares de 1944, proporcionou uma srie de benefcios para o retorno dos veteranos da Segunda Guerra Mundial. Benefcios de baixo custo, emprstimos com juros baixos para estimular a abertura de novos negcios, custeio de gastos com ensino mdio, faculdade ou educao prossionalizante e seguro desemprego so alguns dos benefcios cedidos pelo governo dos EUA a aqueles que estiveram ativos por pelo menos 90 dias e no foram exonerados na Segunda Guerra.

Eames House - Casa 8

3.Contextualizao dar Artes Plsticas 3.1 Pr incipa i s M ov imento s

3. Contextualizao das Artes Plsticas e Literatura


3.1 Principais Movimentos Artsticos no Mundo Expressionismo Abstrato Podemos perceber que ao longo do tempo, a Histria da Arte tinha seus movimentos artsticos bem pontuados ao longo de dcadas e sculos, mas, no perodo de 1930 a 1945, percebemos que existiu uma lacuna ou uma pausa desses movimentos devido ao perodo de 2 Guerra Mundial que alm de mudanas econmicas, trouxe consigo mudanas sociais e culturais. Aps um perodo onde o Mundo foi libertado da Guerra, a palavra de ordem era libertao; libertao cultural, libertao das regras, libertao das tradies e do formalismo. Os artistas j no acreditavam que principal funo da Arte era melhorar o mundo, isso trouxe uma liberdade individual de se expressar. A pintura era uda, impulsiva e espontnea, com caractersticas no estticas e materiais que no eram pr-determinados. A pintura dependia muito do estado emocional do pintor no momento da pintura, seus sentimentos e tambm sua personalidade.

Eames House - Casa 8

3.Contextualizao das Artes Plsticas 3.1 Pr incipa i s M ov imento s

A tcnica e o processo de pintura eram vistos como mais importante que propriamente o contedo ou substncia da obra. Era uma reao a objetividade do Impressionismo. A este conjunto de fatos, ou se assim podemos chamar: caractersticas foi dado o nome de Abstrao Internacional, conhecido tambm por Arte Informel ou Expressionismo Abstrato, ou ainda como un art autre (uma arte diferente). Uma frase que exprime com clareza o movimento dessa poca do pintor Gestual alemo Bernard Schultze : Costumvamos partir da natureza para a arte, agora partimos da arte para a natureza. Piet Moundrian foi um dos artistas que mais levou a fundo o expressionismo. Defendia a ideia de que a arte no deveria se limitar a reproduzir a natureza e objetos reais e armava que a arte era expressar o absoluto oculto por trs da realidade, ou seja, muito mais da intuio e da emoo do que a pintura somente do que se v. O ambiente e a vida cotidiana so falhos, em seu estado imperfeito e em sua rida necessidade. Assim, a arte se torna um refgio. Na arte, procura-se a beleza, a harmonia, que faltam ou que se perseguem em vo na vida e no ambiente. Assim, beleza e harmonia se tornam um ideal irrealizvel: colocadas na arte, foram excludos da vida e do ambiente. Amanh, ao contrrio, a realizao do equilbrio plstico na realidade concreta de nosso ambiente substituir a obra de arte. Ento, no mais teremos necessidade de pinturas e esculturas, porque iremos viver na arte realizada. A arte somente um sucedneo, ao passo que a beleza da vida insuciente; ira desaparecer a medida que a vida ganhar em equilbrio. Mondrian Nos EUA, Pollock foi referncia do Expressionismo Abstrato.

Eames House - Casa 8

3.Contextualizao das Artes Plsticas 3.2 Pr incipa is Nom es de Obras

The She-Wolf Pollock

Number 8, 1948 Pollock

- B r o a d w a y - B o o g i e - Wo o g i e , 1 9 4 2 - M o n d r i a n

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

4.1 Mu ndo

4.1.1 Reviso Crtica da Arquitetura Moderna


No perodo ps Segunda Guerra Mundial, com cidades devastadas e algumas destrudas por completo, a Europa se encontrava em crise habitacional causada pela destruio. Era hora de reconstruir e readequar, e at criar as chamadas Cidades Novas cidades criadas aps o perodo da Guerra como expanso das cidades devastadas ou mesmo como novas cidades, criadas a partir do 0. Anos antes da Guerra, se instaurava no mundo, uma viso funcionalista das cidades e, o seu principal precursor era Le Corbusier, que propagou essa ideia atravs dos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, ou tambm chamados de CIAM. Essa viso orientou os primeiros movimentos governamentais de reconstruo das cidades devastadas na Europa, mas, aps algum tempo, essa viso funcionalista das cidades comeou a ser questionada. Arquitetos de uma nova gerao, tambm membros das CIAMs, defendiam que os problemas das cidades poderiam ser solucionados se eles fossem vistos em escalas menores. Tratava-se ento de um perodo de reviso da Arquitetura Moderna: se antes as cidades eram projetadas apenas atravs da viso socialista, econmica e tcnica (mquinas de morar, como eram conhecidas), agora tambm eram construdas a partir do conceito de ser forma e expresso dos ideais dos que ali viviam. De um lado, a arquitetura como investigao e resoluo perfeita dos mnimos funcionais ou existenciais (mais mais); de outro, a resoluo perfeita dos detalhes que fazem da arquitetura um invlucro com capacidade geradora (menos mais). Alonso Pereira, Jos Ramn. Introduo a Histria da Arquitetura p.274 ed.2010 A partir do momento que as cidades comearam a deixar o todo de lado, comea-se a resgatar o sentido de comunidade, onde as inuncias culturais, pessoais e a preocupao das atividades e do uso de cada zona eram determinantes para o planejamento da construo daquele local e seu entorno e era ntida a preocupao em criar espaos de encontro e socializao tendo em vista a valorizao da escala humana.

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

4.1 Mu ndo

4.1.2 Principais arquitetos e obras


Le Corbusier Arquiteto Francs, um marco na histria da arquitetura mundial. Ele dominava as tcnicas Modernistas se preocupando com as exigncias funcionais da sociedade moderna. Ministrava formidavelmente a juno entre as teorias Cubista e com as formas bem simples dos painis de concreto e vidro. A arquitetura o magistral, magnco e correto jogo de volumes trazidos luz. Le Corbusier Oscar Niemeyer Arquiteto Brasileiro, considerado tambm como primordial para o desenvolvimento Modernista na arquitetura do mundo. Responsveis pelas principais obras de Braslia-DF admirado pelo mundo todo. 1947 Viaja a Nova York como membro do Comit Internacional de Arquitetos encarregado do desenvolvimento do projeto da sede da ONU. Fonte de dados: http://www.niemeyer.org.br/biograa/1955-1960

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

4.1 Mu ndo

4.1.3 Principais obras


Sede da Organizao das Naes Unidas, Nova Iorque EUA (1949-1952) Desenvolvida por um grupo de arquitetos que entre eles estavam Oscar Niemeyer e Le Corbusier.

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

Pas d a Obra 4.2 No

4.2.1 Estilo Internacional


Alguns anos antes do trmino da Segunda Guerra Mundial, arquitetos de outras partes do mundo (principalmente da Europa), migraram para os Estados Unidos e criaram uma nova vertente dentro da Arquitetura Moderna; essa nova vertente foi chamada de Estilo Internacional e teve como maior mentor Mies van der Rohe. Este termo foi usado para denominar o desenvolvimento dos princpios modernistas europeus dos anos 20, adaptados ento a arquitetura racionalista-funcionalista implantada nos EUA dos anos 1930 a 1950. Suas principais caractersticas eram: texturas articiais, ornamentao reduzida e formas abstratas, ausncia de referncia ao passado, valorizao do volume e dos planos. Com o m da Segunda Guerra e expanso econmica dos EUA, o Estilo Internacional voltou a imperar e podemos notar seus princpios de que a arquitetura deveria ser industrial, econmica e acessvel nos edifcios com formas ortogonais, grandes superfcies de vidro e a explorao do minimalismo das estruturas de ao.

4.2.2 Principais Arquitetos e obras


Mies van der Rohe Arquiteto alemo, naturalizado americano; foi professor da Bauhaus e criador do Estilo Internacional. considerado um dos principais arquitetos do sculo XX e exerce inuncia duradoura no Modernismo. Phillip Jhonson Nascido em Cleveland e graduado em Harvard, Phillip Jhonson foi arquiteto e telogo e grande defensor do Estilo Internacional nos EUA.

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

Pas d a Obra 4.2 No

4.2.2 Principais Arquitetos e obras


Mies van der Rohe

Farnsworth House, Chicago, Illinois (1946 1951) Mies van der Rohe

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

Pas d a Obra 4.2 1 No

4.2.2 Principais Arquitetos e obras


Phillip Jhonson Nascido em Cleveland e graduado em Harvard, Phillip Jhonson foi arquiteto e telogo e grande defensor do Estilo Internacional nos EUA.

Glass House, New Canaan , CT (1949 1950) Phillip Jhonson

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

Pas d a Obra 4.2 No

4.2.2 Principais Arquitetos e obras

Edifcio Seagram, Manhatan, New York (1954 1958) Mies van der Rohe / Phillip Jhonson

Eames House - Casa 8

4.Contextualizao da Artquitetura

Pas d a Obra 4.2 No

4.2.3 Surgimento dos Subrbios


A tendncia do uso de materiais mais acessveis alterou os padres das casas Norte Americanas. Este efeito foi acentuado pela iniciativa do governo de conceder emprstimos com garantias custeadas pelo prprio, o que tornou o sonho da casa prpria muito mais prximo aos cidados americanos. A preferncia popular era de casas geminadas unifamiliares e, simples quando se falava em arquitetura, o que foi condenado por alguns. Assim surgiram os subrbios, que se tornaram caracterstica familiar da paisagem dos Estados Unidos.

Eames House - Casa 8

rma o e In 5.1 Fo

uncia s
5.Arquiteto 5.1.1 Formao Charles Eames e Ray Eames
Charles Eames: Estudou na Faculdade Washington em St. Louis por 2 anos, e logo aps este perodo, teria desistido do curso. Algumas pessoas dizem que sua desistncia na verdade foi um afastamento por parte da Faculdade, pois acreditava-se que suas posies eram extremamente modernas e por sua defesa ao arquiteto Frank Lloyd Wright em tempos onde o Modernismo era visto com estranheza pela sociedade. Nascido 1907 em Saint Louis, EUA Morreu 1978 em Saint Louis, EUA 1925-8 - Estudou arquitetura na Washington University 1928-1930 - Trabalhou em vrios estdios de arquitetura 1930 - Abriu o seu prprio estdio de arquitetura, juntamente com Charles M. Gray, e mais tarde com Walter E. Pauley 1935Estabeleceu um novo estdio de arquitetura com Robert T. Walsh; participou do planejamento da Igreja de Santa Maria em Helena, Arkansas 1937 Primeiro contato com Eero Saarinen 1938 Recebeu uma bolsa para a Cranbrook Academy of Art, em Michigan por Eliel Saarinen

Eames House - Casa 8

rma o e In 5.1 Fo

uncia s
5.Arquiteto 5.1.1 Formao Charles Eames e Ray Eames
Charles Eames: 1938 Recebeu uma bolsa para a Cranbrook Academy of Art, em Michigan por Eliel Saarinen 1939 Deu aulas de Design na Cranbrook Academy of Art 1940 Juntamente com Eero Saarinen ganhou o primeiro prmio no MoMA Organic Design in Home Furnishings Chefe do Departamento de Desenho Industrial na Cranbrook Academy of Art 1941 Casou-se com Ray Kaiser 1946 J consagrado, foi objeto da primeira retrospectiva pessoal dedicada a um s design no MoMA. 1948 Ganha o concurso internacional Competition for Low-Cost Furniture Design com cadeira em bra de vidro moldadas.

Eames House - Casa 8

rma o e In 5.1 Fo

uncia s
5.Arquiteto 5.1.1 Formao Charles Eames e Ray Eames
Ray Bernice Alexandra Kaiser Eames: Nascida 1912 em Sacramento, EUA Morreu - 1988 em Saint Louis, EUA Antes de 1933 - Estudou pintura na May Friend Bennet School em Millbrook, Nova Yorkat 1937 - Fez cursos de pintura de retrato na Hofman School 1937 - Participou da primeira exposio de artistas abstratos americanos no Museu Riverside, em Nova York\ 1940 - Matriculou-se na Cranbrook Academy of Art 1941 - Casou-se com Charles Eames

Eames House - Casa 8

rma o e In 5.1 Fo

uncia s
5.Arquiteto 5.1.1 Formao Charles Eames e Ray Eames
Charles e Ray Eames depois de casados. 1941-1943 Uso de madeira laminada e moldada que produzida com a ajuda da empresa Evans em Los Angeles 1946 Exposio de experimentos em madeira laminada moldada no Museu de Arte Moderna de Nova York; Projetos de mobilirio Eames foram fabricados pela Herman Miller 1948 Participaram de "Design de Mobilirio de Baixo Custo", uma competio MoMA 1949 Construiram o Estudo de Caso House No. 81955 Comea as atividades como fotgrafo e produtor de lmes 1964 Ttulos honorrios da Pratt Institute, em Nova York1964-65IBM pavilho na feira do mundo de Nova Iorque 1969 Participaram da exposio no Muse des Arts Dcoratifs in Paris, Qu'est-ce que le design? 1970-1971 Cadeira Eliot Norton da Poetry at Harvard University1973Exposio no Museu de Arte Moderna de Nova York, "Mobilirio por Charles Eames" Charles e Ray Eames trabalharam principalmente nas reas de arquitetura, design de mobilirio, fotograa, cinema, design de exposies e design grco e foram tendncias do design internacional a partir de 1945.
Fonte de dados: http://www.design-museum.de/en/collection/biographies-of-designers/

Eames House - Casa 8

rma o e In 5.1 Fo

uncia s
5.Arquiteto 5.1.2 Inuncias
Eliel Saarinen Nascido na Finlndia e graduado em Arquitetura pela Universidade de Helsinki, Eliel Saarinen mudou para os EUA anos depois. Nos EUA, foi um dos responsveis pelo desenvolvimento do projeto da Cranbook Academy of Arts, em Michigan onde mais tarde lecionou e se tornou diretor. A Cranbook tinha objetivo semelhante ao da Escola Bauhaus (Alemanha). Saarinen tem como ponto forte de seus trabalhos as moblias, e serviu de inspirao a seus alunos da Cranbook: Ray e Charles Eames. Frank Lloyd Wright Defensor da ideia de que todo projeto deveria ser nico de acordo com a localizao e sua nalidade, Wright foi tambm o criador das Usonian Houses: casas de baixo custo, com pouca ornamentao e ausncia de stos que visava criar uma casa acessvel para todos os cidados americanos, e assim, garantir uma sociedade democrtica (ideia que mais tarde tambm foi proposta pela Eames House). conhecido como o arquiteto mais importante dos EUA no sculo XX.

Eames House - Casa 8

rma o e In 5.1 Fo

uncia s
5.Arquiteto 5.1.2 Inuncias
Piet Mondrian Pintor e teosco holands, Piet Mondrian foi um dos principais nomes da Arte Abstrata. Suas obras exibiam sua tendncia a geometria e a realidade expressada de modo livre, sem qualquer semelhana ao real. A maioria de suas pinturas marcada por linhas pretas ortogonais e que formavam espaos que poderiam ser preenchidos pelas cores primrias as quais se relacionava como as cores essenciais do Universo.

Eames House - Casa 8

rma o e In 5.1 Fo

uncia s
5.Arquiteto 5.1.2 Inuncias
BAUHAUS Fundada na Alemanha em 1919 por Walter Gropius, a Bauhaus tinha como objetivo principal unicar ARQUITETURA, ESCULTURA, PINTURA E DESENHO INDUSTRIAL. Interligava todo tipo de arte, at as mais simples como tecelagem e marcenaria. Teve como caractersticas: simplicao dos volumes, geometrizao das formas, uso predominante de linhas retas, amplas janelas de vidro e design simplicado nos projetos. Na arquitetura, o uso de poucas paredes nas casas ( hoje chamadas de loft), tambm era caracterstica marcante do estilo criado pela Bauhaus. A Bauhaus foi fechada em 1933 pelo exrcito de Hitler, mas sua inuncia perdura at os dias de hoje e foi uma das inuncias de Charles Eames para a construo da Casa #8.

Eames House - Casa 8

imento
5.Arquiteto

Arq. do Mo v
Modernismo
O Modernismo foi um movimento Arquitetnico que surgiu no nal do sculo XIX com o surgimento das mquinas ganhando destaque a partir do sculo XX. Era marcado pela ideia de rejeio aos movimentos arquitetnicos anteriores cobertos de estilos e padres histricos e ornamentos. As faces do Modernismo so variadas, passando da escola de Bauhaus na Alemanha, em Le Corbusier na Frana, Frank Lloyd Wright nos EUA, entre outros. Como o Academicismo no mais supria as urgncias do novo modo de pensar em Arquitetura, foram criados os CIAMs (Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna) que visavam estabelecer os padres e parmetros de projeto e tambm visava a consolidao do Modernismo no cenrio internacional. Uma das vertentes do Modernismo o FUNCIONALISMO, onde toda forma tem sua funo e segue a linha racionalista. Aps sucetivas guerras, sentiu-se a necessidade de reconstruo em velocidade e baixo custo. Surgiram materais novos como o concreto armado e as estruturas metlicas steel frame que possibilitava a construo rpida e o idealismo das mquinas de morar.

5.2 Fil osoa

Eames House - Casa 8

Obras . incipa is 5.3 Pr

5.Arquiteto

5.3.1 Case Study #9 Entenza House


Desenhada em uma parceria entre Charles Eames e Eero Saarinnen e concluda em 1949, a Entenza House tambm era localizada em Pacic Palisades ( precisamente ao lado da Eames House) e foi a 9 proposta da revista Arts&Architecture. Era basicamente feita de Steel Frame, mas, diferentemente das outras casas modernas que utilizavam este material na construo, o material da Entenza House no era revelado pois a casa era revestida por grandes painis de madeira.

Eames House - Casa 8

Obras . incipa is 5.3 Pr

5.Arquiteto

5.3.2 Lounge Chair


Criao dos Eames em parceria com Eeron Saarinen, a Lounge Chair foi criada por volta de 1946 e foram feitos trs prottipos da mesma antes de sua fabricao. basicamente feita de compensado de madeira e alumnio e seu material chega a ser 29% reciclvel. vendida at os tempos atuais e considerada um cone de Design.

Eames House - Casa 8

quest o 5.4 Ob ra em

5.Arquiteto

5.4 Obra em Questo


Nome Histrico: Eames House Outro nome: Case Study House #8 Autor (es) / Co autor (es): Charles Eames and Ray Eames / Eero Saarinnen. Localizao: Endereo: 203 N Chautauqua Boulevard Cidade: Pacic Palisades Estado: Califrnia Municpio: Los Angeles Classicao: Residencial rea total terreno: 1.4 acres rea Construda: Material: Fundao: Concreto Paredes: Vidro, reboco, madeira, amianto, metal e sintticos. Outros: Steel Frame

Eames House - Casa 8

6. Projeto Pratico 6.1 Pla nta de Situa o

Eames House - Casa 8

R
2

6. Projeto Pratico 6.2. P rogram a e Flu xogram a

Eames House - Casa 8

R
2

6. Projeto Pratico 6.2. P lantas

Eames House - Casa 8

R
2

6. Projeto Pratico 6.3. S etores

Eames House - Casa 8

R
2

Pratico

6. Projeto

6.3.

Setore

Eames

House

6. Projeto Pratico 6.4 Fo tos Ob ra

- Casa

R 2

Eames House - Casa 8

R
2

6. Projeto Pratico 6.4 Fo tos Ob ra

Eames House - Casa 8

R
2

6. Projeto Pratico 6.4 Fo tos Ma quete

Eames House - Casa 8

R
2

BIBLIO GRAF IA

Bibliograa
www.eamesfoundation.org http://www.design-museum.de/en/collection/biographies-of-designers/ http://www.nps.gov/nhl/designations/samples/CA/Eames.pdf - Registro Nacional de Locais Histricos. http://www.r20thcentury.com/biography_detail.cfm?designer_id=99 BENEVOLO, Leonardo Histria da Cidade (ed.1997) ALONSO PEREIRA, Jos Ramon Introduo Histria da Arquitetura (ed.2010) BROWN, Bush e Burchard A Arquitetura dos Estados Unidos STEVENSON, Neil Arqutetura, uma anlise rica e detalhada das principais obras arquitetnicas do mundo. RUHRBERG, Karl ;SCHNECKENBURGER, Manfred;HONNEF, Klaus Arte do Sculo XX (ed. 1999) CUNHA VIANA, Mariana Freire Cidades em Contraste (2011) http://www.niemeyer.org.br/

Eames House - Casa 8

También podría gustarte