Está en la página 1de 8

12 I ElETROMAGNETlSMO

EXERCciOS

E PROBLEMAS

Seo 23-4 Lei de Coulomb


@Calcule a fora eltrica entre duas cargas de 1,0 C separadas por uma distncia de (a) 1,0 m; (b) 1,0 km.

@Trs partculas carregadas, localizadas sobre uma linha reta, esto separadas pela distncia d (como nos mostra a Fig. 12). As cargas q] e % so mantidas fixas. A carga q3 que livre para mover-se, encontrase em equihrio sob a ao das foras eltricas. Determine q] em termos de q2'

@ Uma carga de + 3,0 x 10-6 C est afastada 12 cm de uma segunda carga de - 1,5 x 10.-6 C. Calcule o mdulo da fora eltrica que atua
em cada carga. @Qual deve ser a distncia entre duas cargas pontuais q] = 26pC e q2 = - 47 pC para que o mdulo da fora de atrao,eltrica entre elas seja de 5,7 N?

Fig. 12 Problema

8.

\Durante uma tempestade um pra-raios recebe uma Qual carga que faz ffufr uma corrente de 2,5 x 104 A num perodo de 20ps. o valor da carga transferida?

Gj;} As cargas q t e q2 encontram-se sobre o eixo dos x, nas coordenadas x = -a e x = + a, respectivamente. (a) Qual dever ser a razo entre q] e q2 para que a fora resultante na carga + Q situada em x = +
al2 seja nula? (b) Qual ser a razo entre q] e q2 se a carga + Q estiver situada em x = + 3a12? ~ Na Fig. 13, quais as componentes horizontal e vertical da fora resultante que atuam na carga do canto esquerdo inferior do quadrado? Considere q = 1,0 X 10-7 C e a = 5,0 cm. As cargas esto em repouso.

@ Duas partculas igualmente carregadas, mantidas a uma distncia de 3,2 x 10-3 m uma da outra, so largadas a partir do repouso. O
mdulo da acelerao inicial da primeira partcula de 7,0 m/s2 e o da segunda de 9,0 m/s2. Sendo a massa da primeira partcula 6,3 x 10-7 kg, quais so: (a) a massa da segunda partcul? (b) o mdulo da carga comum?

@ A Fig.

toa mostra duas cargas q] e q2 que se mantm fixas e separadas por uma distncia d. (a) Qual o mdulo da fora eltrica que

+q

-q

atua em q]? Considere q] = q2 = 20 pC e d = 1,5 m. (b) Uma terceira carga q3 = 20 pC trazida e colocada como nos mostra a Fig. IOb. Qual , agora o mdulo da fora eltrica que age em q]?

+2q
Fig 13 Problema
(a)
(b)

rOr L"~
-2q

10.

Fig. 10 Exerccio

6.

G!VDuas esferas condutoras idnticas, I e 2, possuem quantidades iguais de carga eltrica e esto separadas por uma distncia muito grande, em comparao com os seus dimetros. Elas se repelem mutuamente com uma fora eltrica F. Suponha agora que uma terceira esfera idntica s outras e dotada de um suporte isolante e inicialmente descarregada, tocada primeiro pela esfera I e depois pela esfera 2 e, em seguida, afastada. Qual agora a fora F' entre as esferas I e 2 em termos de F? (Veja a Fig. lI)

Duas pequenas esferas esto positivamente carregadas. O valor total das duas cargas de 5,0 x 10-5 C. As esferas repelem-se com uma fora de 1,0 N, quando esto separadas por uma distncia de 2,0 m. Sendo assim, calcule a carga em cada uma delas.

Duas esferas condutoras idnticas possuem cargas de sinais opostos e se atraem mutuamente com uma fora de 0,108 N, quando separadas por uma distncia de 50,0 cm. Elas esto ligadas por um fio condutor que , ento, removido passando desse modo a se repelirem com uma

)) I~
I (d)
(b) F'

fora de 0,036 N. Quais eram os valores iniciais das cargas sobre as esferas?

F ----i> I

GW

Duas cargas fixas de + 1,0 pC e -3,0 pC esto separadas por uma dstncia de 10 cm. Onde deveremos localizar uma terceira carga, para que nenhuma fora atue sobre ela?

~ Duas partculas carregadas so mantidas fixas no plano xy. Suas cargas e posies so: qt = +3,0 pC, x = 3,5 cm, y = 0,50 cm, e q2 = 4,0 pC, x = 2,0 cm, y = 1,5 cm. (a) Determine o mdulo e a direo da fora eltrica sobre q2' (b) Onde dever estar, localizada uma terceira carga q3 = + 4,0 pC para que a resultante das foras que atuam sobre q2 seja zero? @Duas cargas pontuais livres + q e + 4q esto afastadas por uma distncia L. Uma terceira carga , ento, colocada de tal modo que todo o sistema fica em equilbrio. (a) Determine a posio, o mdulo e o sinal da terceira carga. (b) Mostre que o equilbrio instvel.

CA.RGA ELTRICA

/13

(a) Qual o valor da carga positiva que teria de ser colocada igualmente na Terra e na Lua, de modo a neutralizar a atrao gravitacional? Ser necessrio conhecer a distncia da Terra Lua, para resolver este

o valor de h para que a barra no exera nenhuma fora vertical sobre o suporte quando em equilbrio? (Despreze a interao entre as cargas nos extremos opostos da barra.)

e
~

problema? Explique. (b) Quantos quilogramas de hidrognio seriam necessrios para fornecer a carga positiva calculada no item (a)?

Seo 23-5 Quantizao da Carga

Uma carga Q fixada em cada um dos dois vrtices diagonalmente opostos de um quadrado. Uma carga q colocada em cada um dos outros dois vrtices. (a) Se a resultante, das foras eltricas que atuam em Q

12m a fora de atrao entre um on monovalente sdio, e 'nn11onQual de cloro adjacente tambm monovalente, num cristaldede sal, se
a distncia entre eles for de 2,82 x 10-10 m?

for nula, qual a relao entre as cargas Q e q? (b) Poderamos escolher um valor de q tal que a resultante sobre qualquer das outras cargas fosse nula? Explique a sua resposta.

@. Uma certa carga


a relao entre Q e

@+

q para

Q deve ser dividida em duas: (Q - q) e q. Qual que a repulso coulombiarla seja mxima?

Admite-se que um nutron seja composto de um quark uup", de 2e/3 e dois quarks Udown" cada um tendo a carga de -e/3. carga Se os dois quarks udown" esto afastados 2,6 x 10-15 m dentro do nutron, qual o valor da fora eltrica de repulso entre eles?

Duas pequenas esferas condutoras de massa m esto suspensas por fios de seda de comprimento L e possuem a mesma carga q. como mostrado na Fig. 14. Considerando que o ngulo 8 to pequeno que a tg8 possa ser substituda por sen 8: (a) mostre que para esta aproximao no equilbrio teremos:

Qual o valor total da carga em coulombs de 75 kg de eltrons?

Q
~

Quantos coulombs carga, positiva e negativa, de hidrognio gasoso de molecular?

existem em I

~ A fora eletrosttica existente entre ons N. idnticos separados ~ distncia de 5,0 x 10-10 m de 3,7 dois x 10-9 (a) Qual a carga de cada on? (b) Quantos eltrons esto faltando em cada on? onde x a distncia entre as esferas. g ex (b) Sendo L

120 cm; m

10 ~ Duas pequenas gotas de gua no ar esto separadas por uma distncia de 1,0 cm. Cada uma delas adquiriu uma carga de 1,0 x 10-16 C. (a) Determine o mdulo da fora eltrica sobre cada gota. (b) Quantos eltrons existem em excesso em cada uma?

5,0 cm, quanto vale q?

(a) Quantos eltrons devero ser removidos de uma pequena moeda, para deix-Ia com carga de + 1,0 x 10-7 C? (b) A que frao do total de eltrons da moeda corresponde o valor encontrado? (Veja o Exemplo 2). Calcule a distncia entre dois prtons para que a fora eltrica repulsiva que age sobre qualquer um dos dois tenha mdulo igual ao seu peso na superficie da Terra,

qfIJ

h--x-~

~q ~um eltron encontra-se num vcuo, prximo superfcie da Terra. Em que posio relativa ao primeiro eltron deve ser colocado um segundo eltron para que.a fora resultante sobre o primeiro, devida ao outro eltron e gravidade, seja nula?

Fig. 14. Problemas

19 e 20.

@. As esferas

da Fig. 14 so condutoras. (a) O que acontecer aps uma delas serdescarregada? Explique a sua resposta. (b) Calcule a nova separao de equilbrio. 15 mostra uma longa batra isolante sem massa, de comprimento L, presa por um pino no seu centro e equilibrada com peso W a uma distncia x de sua extremidade esquerda. Nas extremidades esquerda e direita da barra so colocadas cargas positivas q e 2q. respectivamente. A uma distncia h diretamente abaixo dessas cargas est fixada uma

~pelo filamento de uma lmpada de 100 W, operando em um circuito de 120 V, passa uma corrente (supostamente constante)de 0,83 A. Qual o tempo necessrio para que 1 moI de eltrons passe pela lmpada? ~ O fluxo mdio de prtons dos raios csmicos que penetram nas camadas superiores da atmosfera de 1500 prtons/m2 s. Qual o valor da corrente total que a Terra recebe sob a forma de prtons dos raios csmicos?

r@ A Fig.

carga positiva + Q (veja a Fig. 15.) (a) Determine a posio x do peso quando a barra estiver equilibrada. (b) Qual dever ser

Calcule quantos coulombs de carga positiva esto contidos em um copo de gua. Considere o volume de gua contida no copo igual a 250 cm3.

I:
r-+q h
L.CI!l+Q

x Ponto de

"I

apoio

iw

e +2q
+Q

'sGados No nos composto oito vrtices CsCI (cloreto de um cubo de csio), e o tomo os tomos de cloro de encontra-se csio esto no centro do mesmo. O comprimento das arestas do cubo de 0,40 orn. (Veja a Fig. 16) Em cada tomo de csio falta um eltron, e o tomo de cloro tem um eltron em excesso. (a) Qual a intensidade da fora eltrica que atua no tomo de cloro que resulta dos oito tomos de Cs mostrados? (b) Suponha que esteja faltando o tomo de csio indicado pela seta (defeito no cristal). Qual , agora, o valor da fora resultante sobre o tomo de cloro proveniente dos sete tomos de csio remanescentes?

Fig. 15. Problema

21.

14

I ELETROMAGNETlSMO

1 , !
I I

Seo 23-6 Conservao da Carga


Num decairnento beta, urna partcula fundamental pesada se transforma em outra partcula pesada emitindo um eltron ou um p6sitron. (a) Se um pr6ton se transforma num nutron, que partcula emitida? (b) Se um nutron se transforma num prton, qual das partculas emitida?

38E. Identifique X nas seguintes reaes nucleares:


(a) lH + -+ lBe -+ X (b) 12C + lH -+ X; (e) 15N + lH -+ 4He
(Sugesto.

n; X.

Veja o Apndice D.)

Fig. 16 Problema

34.

39E. No decaimento radioativo do 238U (veja a Eq. 10), o centro da partcula emergente 4He se encontra, em determinado instante, afastado 9,0 x 10-15 m do centro do ncleo residual de 234Th. Neste instante: (a) que fora age na partcula 4He? (b) Qual a sua acelerao?

Seo 23-7 Discusso Sobre as Constantes da Fsica


35P Sabemos que, dentro das limitaes impostas pelas medidas, os ~ Odulos da carga negativa do eltron e da carga positiva do prton so iguais. Suponha, entretanto, que estes mdulos diferem entre si por um pequeno valor da ordem de 0,00010%. Com que fora duas pequenas moedas de cobre, separadas por urna distncia de 1,0 m, se repelem? Qual a sua concluso? (Sugesto. Veja os Exemplos 2 e 3). 4OE. Verifique que a constante de estrutura fina

adimensional

e que

seu valor numrico pode ser expresso como na Eq. 14. 41E. (a) Combine as quantidades h, G e e para formar urna grandeza com dimenso de comprimento. (Sugesto. Combine o "tempo de Planck" com a velocidade da luz, conforme o Exemplo 6. (b) Calcule este" comprimento de Planck" numericamente. 42P. Verifique as quantidades

.@ Dois

estudantes de Engenharia (Joo pesa 90,72 kg e Maria 45,36 kg) esto separados por urna distncia de 30 m. Vamos supor que cada um deles seja carregado eletricamente com 0,01 % de suas quantidades de carga positiva e negativa, um deles positivamente e o outro, negativamente. Estime o valor aproximado da fora de atrao eletrosttica entre eles. (Sugesto. Substitua os estudantes por esferas equivalentes de gua.)

h,

G e e para formar urna grandeza com

dimenso de massa. No inclua nenhum fator adimensional. (Sugesto. Considere as unidades de h. G e e como mostrado no Exemplo 6.) (b) Calcule esta "massa de Planck" numericamente.

o CAMPO
" ~

ELTRICO I 27

.1

i ~ f I I I
f [

13. Na Fig. 5, a fora sobre a carga inferior aponta para cima e infinita. O adensamento das linhas de fora, contudo, sugere que E inflfiitamente grande no local em que se encontra a carga. Uma carga imersa, num campo infmitamente grande, deveria ter uma fora infinitamente grande agindo sobre ela. Qual a soluo para esse dilema? ~Trs esferas pequenas, x, y e Z, possuem cargas de mesmo mdulo e os sinais indicados na Fig. 18. Elas esto localizadas nos vrtices de um tringulo issceles, sendo a distncia entre x e j igual distncia entre y e z. As esferas y e Z esto presas, mas a esfera x est livre, podendo mover-se sobre uma superfcie sem atrito. Qual ser o caminho que a esfera x tomar quando liberada? B
A

(f)------B
(a)

(f)------B

I I
I

I I

i I
i ~
I
i
[

I I
I
I

Fig. 19 Questo 17. 18. Compare o modo pelo qual E varia com r para: (a) uma carga pontual (Eq. 6); (b) um dipolo (Eq. 11) e (e) um quadripolo (Problema 32.) 19. Quais seriam as dificuldades matemticas que encontraramos se (ou

"

I
\

,-

ti

' .~--xT", \ \ E

,,
D

__ C

tivssemos que calcular o campo eltrico de um anel carregado disco) em pontos que no esto sobre o eixo?

20. A Fig. 3 mostra que E tem o mesmo valor para todos os pontos em frente a um plano infinito uniformemente carregado. Isto razovel? Podramos pensar que o campo fosse mais intenso perto do plano, porque ali as cargas esto muito prximas.

I I
j

~
~

e
Fig. 18 Questo 14.

21. Descreva com suas prprias palavras o objetivo da experincia MilIikan, da gola de leo.

de

I l I I ! I i

22. Como o sinal da carga sobre a gota de leo pode influir na execuo do experimento de Millikan? 23. Inverte-se o sentido de um dipolo eltrico num campo eltrico uniforme. De que modo o trabalho realizado depende da orientao inicial do dipolo em relao ao campo? 24. Para quais das orientaes de um dipolo eltrico, em um campo eltrico uniforme, a energia potencial do dipolo : (a) mxima e (b) mnima? 25. Um dipolo eltrico est situado num campo eltrico no uniforme. Existe uma fora total atuando sobre ele? 26. Um dipolo eltrico colocado em repouso num campo eltrico externo e uniforme, como nos mostra a Fig. 17a, sendo solto a seguir. Discuta seu movimento.

15. Duas cargas, uma positiva e outra negativa, de mesmo mdulo, esto situadas sobre uma linha reta. Determine a direo e sentido de E para pontos sobre a linha que estejam: (a) entre as cargas; (b) fora das cargas e prximos da carga positiva; (c) fora das cargas e prximos da carga negativa e (d) fora da linha, mas no plano mediano das cargas. 16. No plano mediano de um dipolo eltrico, o campo eltrico paralelo ou antiparalelo ao momento de dipolo eltrico p? 17. Dois dipolos eltricos idnticos esto localizados em uma linha reta, como nos mostra a Fig. 19a. (a) Quais so a direo e o sentido da fora eltrica sobre cada dipolo devido presena do outro? (b) Suponha que os dipolos estejam rearranjados a direo e o sentido da fora? como na Fig. 19b. Qual agora

! i
J f

I I
I
f

I I i
i

I I I i i I

EXERCCIOS

E PROBLEMAS

Um eltron solto a partir do repouso, num campo eltrico uniforme ~o mdulo 24-2 2,0 O Campo Eltrico x 104 N/C. Calcule a sua acelerao. (Ignore a gravidade.) ~ Um eltron acelerado de 1,8 x 109 m/s2, na direo leste, por um campo eltrico. Determine o mdulo, a direo e o sentido do campo eltrico. 3E. O ar mido sofre uma distncia (suas molculas so ionizadas) num campo eltrico de 3,0 x 106 N/C. Qual o mdulo da fora eltrica que atua sobre: (a) um eltron e (b) um on (com um nico eltron faltando) neste campo?

tE

@erto da superfcie terrestre, em um campo eltrico uniforme, uma partcula com carga -2,0 x 10-9 C est sob efeito de uma fora eltrica descendente de 3,0 x 10---6 N. (a) Qual o mdulo do campo eltrico? (b) Quais so o mdul, a direo e o sentido da fora eltrica exercida sobre um prton colocado nesse campo? (e) Qual a fora gravitacional que atua sobre o prton? (d) Qual a razo da fora eltrica para a fora gravitacional nesse caso?

I
i

! i
I
f 1 I

I I

/) Um campo com um mdulo Desejamos de aproximadamente ISO WC, aponta para eltrico baixo naE, atmosfera terrestre. fazer "flutuar",
nesse campo, uma esfera de enxofre pe~do 4,4 N, carregando-a. (a) Que carga (sinal e mdulo) deve ser usada? (b) Por que esta experincia no pode ser realizada na prtica?

l
t
t

@. Uma

partcula 0/, o ncleo de um tomo de hlio, tem massa de 6,7 X 10-27 kg e urna carga de + 2e. Quais so o mdulo, a direo e o sentido do campo eltrico que equilibrar seu peso?

Seo 24-3 Linhas de Fora


7E. A Fig. 20 mostra as linhas de fora num campo eltrico. o mdulo do campo no ponto
(a) Se

A 40 N/C, que fora um eltron

28 I ELETROMAGNETlSMO

Be

"'-----=..
~

Seo 24-4 Clculo do Campo: uma Carga Pontual


-=--=--=--=--=--=--=--=--_-:....-

----~
Fig. 20 Exerccio 7. experimenta nesse ponto?

eA

tf4) ~co

Qual o mdu).o de urna carga pontual que criaria um campo de exatamente 1 N/C em Pfntos a um melro de distncia?

@. Na Fig. 23, as cargas esto localizadas


do campo no ponQ

nos vrtices de um tringulo eqiltero. Para que valor de Q (tanto em sinal como em mdu]o) o campo eltrico total se anula em C. o centro do tringulo?

(b) Qual o mdulo

toE?

~ Esboar qualitativamente as linhas de fora associadas a duas cargas pontuais, + q e -2q. separadas por uma pequena distncia. 9E. Trs cargas esto arranjadas num tringulo eqiltero, como na Fig. 2\. Considere as linhas de fora devidas s cargas + Q e - Q, identificando atravs delas a direo e o sentido da fora que age sobre +q. devido presena das outras duas cargas. (Sugesto. Veja a Fig. 5.) Fig. 23 Exerccio

+1,OIlC 15.

B
=
1,0 x 10-6 C; q2

+Q
Fig. 21 Exerccio 9.

L--.~
-Q

!\

Calcule o mdulo de urna carga pontual ta] que o campo eltrico, a uma distncia de 50 cm, tenha mdulo igual a 2,0 N/C.

Duas cargas pontuais de mdulos 2,0 x 10-7 C e 8,5 x 10-8 C esto 12 cm distantes urna da outra. (a) Qua] o campo eltrico que cada carga produz no local da outra? (b) Que fora eltrica atua sobre cada urna delas?

@ Duas

cargas iguais e opostas (de mdulo 2,0 x 10-7) esto ]5 em distantes urna da outra. (a) Quais so o mdu!o, a direo e o sentido de E no ponto localizado a meia distncia entre as cargas? (b) Que fora (mdulo, direo e sentido) agiria sobre um eltron ali localizado?

@Esboar qualitativamente as linhas de fora entre duas cascas esfricas concntricas e condutoras; a carga +ql est localizada sobre a esfera interna e - q2 sobre a externa. Considere os casos ql > q2; ql = q2 e ql > q2' l1E. Esboar qualitativamente as linhas de fora associadas a um disco

ncleo de um tomo de urnio-238 tem um raio de 6,8 x lO-t5 m e possui uma carga positiva Ze na qual Z (= 92) o nmero atmico do urnio e e a carga elementar. Qua] o mdu]o do campo eltrico na superfcie desse ncleo? Em que direo e sentido ele aponta? Esse valor numrico o surpreende?

G'Pl cargas pontuais esto fixas e separadas uma distncia O na por carga da esquerda. ~g. Duas 24). Construir o grficoE(x). supondo x

circular fmo, de raio R, uniformemente carregado. (Sul;esto. Considere como casos limites pontos muito prximos do disco, onde o campo eltrico perpendicular superfcie, e pontos muito afastados do disco, onde o campo eltrico igual ao de uma carga pontual.)

Considere os valores positivos e negativos de x. Representar E positivo quando E apontar para a direita, e negativo quando E apontar para a esquerda. 10 em. Supor ql

= +

= +

3,0 x 10-6 C e d

.fii? -.
.........

Esboar qualitativamente as linhas de fora associadas a trs longas linhas de carga paralelas, em um plano perpendicular. Suponha que as intersees das linhas de fora com esse plano formem um tringulo eqiltero (Fig. 22) e que cada linha de carga tenha a mesma densidade linear de carga X.

-~---------~------~-I.Q1
Fig. 24 Problema 20.
~
>

idi
~

~--------~
Fig. 22 Problema 12.

/ \

~ (a) Na Fig. 26, localize o ponto (ou pontos) onde o campo eltrico zero. (b) Esboce, qualitativamen.te, as linhas de fora.

~
+2q

-5q

Fig. 25 Prob]ema 22. 13P. Vamos supor que o expoente na Lei de Cou]omb no seja "dois" e sim n. Mostre que, para n diferente de "dois", impossvel construir linhas com as mesmas propriedades mencionadas para as linhas de fora na Seo 24-3. Para simplificar, considere uma carga pontua] isolada.

Duas cargas + q e -2q esto fixas e separadas por uma distncia d, como na Fig. 26. (a) Determine E nos pontos A, B e C. (b) Esboce as linhas de fora.

---.-----

--

o CAMPO
.~d~-<!.--~<!.~-dA +q ..
2

ELTRICO I 29

_
C

-2q

~ Calcule o campo eltrico (mdulo, direo e sentido) devido a um dipolo eltrico em um ponto P localizado a uma distncia r d sobre a ;Jediatriz do segmento que une as cargas. (Veja a Fig. 29.) Expresse sua resposta em termos do momento de dipolo p.

Fig. 26 Problema

21.

@. Duas cargas, q\ = 2,1 distantes 50 cm uma da outra.

X 10-8 C e q2 = - 4q\, esto fixas e Determine o ponto ao longo da linha reta

que passa atravs das duas cargas, no qual o campo eltrico zero.

p
Fig. 29 Problema 31.

A fase de um relgio tem cargas pontuais negativas -q, -2q, -3q, ... , -12q fixadas nas posies que correspondem aos numerais. Os ponteiros do relgio no perturbam o campo. A que horas o ponteiro das horas aponta na mesma direo que o campo eltrico, no centro do mostrador? (Sugesto. Considere cargas diametralmente opostas.)

@ Um eltron est localizado ltero, que tem 20 cm de lado.


@. Calcule

em cada vrtice de um tringulo eqi(o) Qual o campo eltrico no ponto mdio de um dos lados? (b) Que fora um outro eltron experimentaria se fosse ali colocado?

E (direo, sentido e mdulo) no ponto P na Fig. 27.

~ Quadrupolo eltrico. A Fig. 30 mostra um quadrupolo eltrico tIplCO. Ele constitudo por dois dipolos cujos efeitos em pontos externos no chegam a se anular completamente. Mostre que o valor de E no eixo do quadrupolo, para pontos a urna distncia z do seu centro (supor Z d), dado por

onde Q(= 2qd~ chamado de nwmento de quadrupolo de cargas.

da distribuio

Fig. 27 Problema

26.

~ Quais so o rndulo, a direo e o sentido de E no centro do quadrado da Fig. 28? Considere q igual a 1,0 X 10-8 C e d = 5 cm.

Fig. 30 Problema -q Fig. 28 Problema 27

32.

+2q Seo
24:..(j

Campo Produzido por um Anel Carregado

@
eltron e um

Seo 24-5 Clculo do Campo: um Dipolo Eltrico

Faa um grfico quantitativo do campo eltrico sobre o eixo de um anel carregado, tendo 6,0 cm de dimetro e uma carga de 1,0 x 10-8C distribuda uniformemente.

@. Calcule o momento de dipolo constitudo por um prton separados por uma distncia de 4,3 nrn.
25nrn ao longo do eixo do dipolo.

@ R,

A que distncia ao longo do eixo de um anel carregado, a intensidade do campo eltrico axial atinge um mximo?

de raio

35P. Um eltron tem seu movimento restrito ao eixo do anel de cargas

G9F1 C~lcule de o mdulo da fora devida a m) um sobre pequeno dipolo distante eltrico 3,6 x 10-29 C um eltron '@-Jrnomento dipolo =

discutido na Seo 24-6. Mostre que o eltron pode sofrer pequenas oscilaes atravs do centro do anel, com uma freqncia dada por

JOE. Na Fig. 7, suponha que ambas as cargas sejam positivas. Mostre que E no ponto p, naquela figura, considerando z d, dado por:

cv= ~
superior, e uma carga -

47rE~3' semicrculo de metade raio r. ao longo da ao longo da

E=_1_2q
47rEo Z2'

l36P~ vidro fino encurvada num 'iJrrr:( Uma carga barra + Qde est distribuda upjformemente

Q, distribuda uniformemente

30 I ELETROMAGNETISMO
40P. Mostre que a Eq. 21, para o campo eltrico de um disco carregado, em pontos sobre seu eixo, reduz-se ao campo de uma carga pontual para z R.

\
41P. (a) Que carga tOlal q o disco, no Exemplo 6, deve possuir, para que o campo eltrico sobre a sua superfcie, no seu centro, seja igual ao valor da rigidez dieltrica do ar, produzindo centelhas? (Ver a Tabela 1.) (b) Suponha que cada tomo sobre a superfcie tenha uma rea com seo transversal efetiva de 0,015 nm2 Quantos tomos encontram-se Fig. 31 Problema 36. na superfcie do disco? (e) A carga em (a) resultante de alguns dos tomos da superfcie que possuem um eltron a mais. Que frao dos tomos da superfcie deve estar, ento, carregada? o campo eltrico A qe distncia, ao longo do eixo de um disco carregado de raio o mdulo do campo eltrico igual metade do seu valor na superfcie do disco, no seu centro? ~

metade inferior,

como mostra a Fig. 31. Determine

E no ponto P que est no centro do semicrculo.

R,

'@. Uma barra

fma, no condutora, de comprimento finito L, tem carga tolal q, distribuda uniformemente ao longo dela. Mostre que E no ponto P da sua mediatriz, representada na Fig. 32, dado por

Seo 24-8 Carga Pontual em Campo Eltrico


~ (a) Qual a acelerao de um eltron num campo eltrico uniforme de 1,4 X J06N/C? Quanto tempo leva para o eltron, partindo do repouso, atingir um dcimo da velocidade da luz? (e) Que distncia ele percorre? Suponha vlida a Mecnica Newtoniana.

p
~. Um meio de defesa que est sendo considerado pela Iniciativa de Defesa Estratgica (Guerra nas Estrelas) usa feixes de partculas. Por exemplo, um feixe de prtons, atingindo um mssil inimigo, poderia inutiliz-Io. Tais feixes podem ser produzidos em "canhes", utilizandose campos eltricos para acelerar as partculas carregadas. (a) Que acelerao um prton experimentar se o campo eltrico for de 2,0 x 10" N/C? (b) Que velocidade o prton atingir se o campo atuar por uma distncia de um centmetro?

j++
+ +1

+ +

y >1

+
1+

Um eltron, que se move a uma velocidade de 5,0 x 108 cm/s, projetado paralelamente a um campo eltrico de intensidade igual a 1,0 x 103 N/C, que est disposto de forma a retardar seu movimento. (a) Qual a distncia que o eltron viaja no campo, antes de alcanar (momentaneamente) o repouso? (b) Quanto tempo ele leva para isso?

Fig. 32 Problema

37.

(c) Se o campo eltrico terminar abruptamente depois de 0,8 cm, que frao da energia cintica inicial o eltron perder ao atravessar esse campo?

Uma barra isolante, de comprimento L, tem uma crga distribUlda uniformemente ao longo de sua extenso, como nos mostra a Fig. 33 (a) Qual a densidade linear de carga da barra? (b) Qual o campo eltrico no ponto P a uma distncia a da extremidade da barra? (e) Se P estivesse muito longe da barra em comparao a L, ela se comportaria como uma carga pontual. Mostre que a sua resposta para o item (b) reduzL. se ao campo eltrico de uma carga pontual, para a

-q

Uma gOlcula de gua medindo 1,2 ,.,m de dimetro est suspensa em ar calmo, devido a um campo eltrico que aponta em uma direo para baixo e cujo valor 462 N/C. (a) Qual o peso da gotcula? (b) Quantos eltrons ela conduz em excesso?

-q

p
a~

~ Na experincia de Millikan, uma gota de raio igual a 1,64 ,.,m e densidade igual a 0,851 g/cm3 est em equilbrio quando aplicamos um campo eltrico de mdulo igual a 1,92 x 105 N/C. Calcule a carga da gota em termos de e. /~Em 1911, Millikan observou que as cargas, mostradas a seguir, entre outras, apareciam em tempos diferentes sobre uma nica gota:

Fig. 33 Problema

38. 6,563 X JO-19C 8,204 X 1O-19C 11,50 X JO-19C 13,13 X10-19C 16,48 XIO-19C 18,08 xlO-19C 19,71 X10-19C 22,89 XIO-19C 26,13 X10-19C

Uma barra isolante "semi-infinita" (Fig. 34) possui uma carga por unidade de comprimento, de valor constante . Mostre que o campo eltrico, no ponto P, forma um ngulo de 45 com a barra e que este resultado independente da distncia R.
::E ::E ::E ::E ::E ::E

Que valor podemos deduzir, atravs destes dados, para a carga elementar e?

G. Um objeto,
i I I I i
,J

com massa de 10 g e uma carga de

8,0 x 1O-5C,

Fig. 34 Problema

39.

est localizado num campo eltrico dado por Ex = 3,0 x 103 N/C; Ey = -600 N/C e E, = O. (a) Quais so o mdulo, a direo e o sentido da fora que atua sobre o objeto? (b) Se esse objeto partir do repouso na origem, quais sero suas coordenadas aps 3,0 segundos?

li,,; ~

o CAMPO
;QExiste um campo eltrico uniforme no espao compreendido entre duas placas de cargas opostas. Um eltron que parte do repouso, na superlicie da placa negativamente carregada, incide sobre a superfcie da placa oposta, que est a 2 cm de distncia, aps 1,5 x 1O-8s. (a) Qual a velocidade do eltron quando ele incide sobre a segunda placa?
(b) Qual o mdulo do campo eltrico E?

ELTRICO 131

@. Um eltron

projetado, como na Fig. 36, a uma velocidade de 6,0 x 106 m/s, formando um ngulo a de 450; E = 2,0 x 103 N/C (apontando de baixo para cima); d = 2,0 cm e L = 10 cm. (a) Ser que o eltron atingir uma das duas placas? (b) Se atingir, onde isso ocorrer?

J(;5 m/s e

Em um certo instante, as componentes da velocidade de um eltron que se move entre duas placas carregadas e paralelas so: v.. = J ,5 x 11 = 0,3 x 104 m/s. Se o campo eltrico entre as placas for

dado por EY = (1,2 x 104 N/C) j: (a) qual a acelerao desse eltron? (b) Qual ser a velocidade do eltron aps sua coordenada x ter variado de 2,0 cm?

@. Duas

grandes placas de cobre, paralelas, esto separadas por 5,0 cm, havendo um campo eltrico, uniforme entre elas, como mostrado na Fig. 35. Um eltron abandonado da placa negativa ao mesmo tempo que um prton da placa positiva. Ignore a fora que existe entre as duas partculas e determine suas distncias da placa positiva, no momento em que elas passam uma pela outra. Voc se surpreender porque, para resolvermos este problema, no haver necessidade de conhecermos o campo eltrico. Placa positiva Placa

B l
/
Fig. 36 Problema 54.

1
L~-.~

Seo 24-9 Um Dipolo em Campo Eltrico


~ Um dipolo eltrico, que constitudo de cargas com um mdulo de 1,5 nC e afastadas 6,2 I'm uma da outra, encontra-se num campo eltrico de intensidade igual a 1100 N/C. (a) Qual o mdulo do momento de dipolo eltrico? (b) Qual a diferena de energia potencial correspondente orientao do dipolo paralelo e antiparalelo ao campo?

I O----e

negat iva

Fig. 35 Problema

52.

+ 2eeltrico e -2e, Il56J Um dipolo que constitudo de duas num cargas \~anciadas 0,78 eltrico, nm uma da outra, encontra-se campo de intensidade igual a 3,4 x 106 N/C. Calcule o mdulo do torque que atua sobre o dipolo quando o momento de dipolo ; (a) paralelo; (b) perpendicular e (e) oposto ao campo eltrico.
~. Detennine o trabalho necessrio para inverter um dipolo eltrico situado num campo eltrico uniforme E, em termos do momento de dipolo p e do ngulo inicial

Um campo eltrico vertical e uniforme estabelecido no espao entre duas grandes placas paralelas. Uma pequena esfera condutora de

ao

entre p e E.

massa m, presa a um fio de comprimento I, suspensa neste campo. Determine o perodo desse pndulo quando a esfera est carregada com uma carga + q, se a placa inferior: (a) estiver positivamente carregada e (b) negativamente carregada.

~. Detennine a freqncia de oscilao de um dipolo eltrico de momento p e momento de inrcia J para pequenas amplitudes de oscilao, em tomo de sua posio de equihbrio num campo eltrico uniforme

E.

-&:

--i..

También podría gustarte