Está en la página 1de 13

A INTERNACIONALIZAO DAS POLTICAS PBLICAS PARA A EDUCAO: CRTICA FLEXIBILIZAO DE UM DIREITO HUMANO.

GONALVES JUNIOR, Luiz Claudio, UNISAL, U.E. Lorena lclaudiojr@uol.com.br. Eixo Temtico: Direitos Humanos: gesto e polticas pblicas para a educao. Resumo A educao est inserida no contexto dos direitos humanos por tratar-se de um direito que deve ser garantido a todos os homens e por efetivar o princpio universal da dignidade da pessoa humana. Apesar dessa importncia, o direito educao tem sido flexibilizado atravs da internacionalizao de nossas polticas pblicas educacionais. Trata-se de um processo que vem descaracterizando a noo de direito em nosso ordenamento jurdico. O objetivo da nossa pesquisa mostrar de que maneira essa internacionalizao acontece e quem so os principais atores envolvidos neste processo, seja sobre o aspecto do setor pblico ou privado. O problema consiste em apontar algumas consequncias que j podem ser visualizadas no sistema educacional brasileiro em decorrncia do processo de internacionalizao de nossas polticas pblicas educacionais e sua interferncia na sociedade. Faremos uso de anlise textual e interpretativa de revistas e livros, sendo certo que nossa metodologia de pesquisa ser bibliogrfica. Concluindo, a importncia cientfica da pesquisa permitir observar o que tem norteado nossas polticas pblicas educacionais, abrindo espao para uma melhor discusso e reflexo sobre o tema no sentido de prevenir que o direito educao seja totalmente descaracterizado a ponto de se tornar um aspecto secundrio no mbito social. Sob o ponto de vista social, a importncia mostrar de que maneira a sociedade participa nesse processo de internacionalizao, pois que a ideia mais coerente que haja uma gesto democrtica sobre a educao. Sob o ponto de vista pessoal, entendemos que importante chamar a ateno para a finalidade com que as polticas pblicas educacionais tem sido criadas, assim como, alertar sobre os verdadeiros beneficirios do atual sistema educacional brasileiro. Palavras-Chave: Internacionalizao; Polticas pblicas; Educao; Flexibilizao; Direitos humanos. Abstract Education is placed within the context of human rights because it is a right that should be guaranteed to all men and carry the universal principle of human dignity. Despite its importance, the right to education has been relaxed through the internationalization of our educational policies. It is a process that has descaracterizando the notion of law in our legal system. The goal of our research is to show how this happens internationalization and who are the main actors involved in this process, either on the aspect of public or private sector. The

problem is to point out some consequences that can already be seen in the Brazilian educational system as a result of the internationalization of our public educational policies and their impact on society. We will make use of textual analysis and interpretative magazines and books, given that our research methodology is bibliographic. In conclusion, the importance of scientific research will look at what has guided our public educational policies, making room for better discussion and reflection on the topic in order to prevent that the right to education is completely mischaracterized the point of becoming a secondary aspect in social context. From the social point of view, the importance is to show how the society participates in this process of internationalization, because the idea that there is more coherent democratic management on education. From the personal point of view, we believe it is important to draw attention to the purpose for which the public educational policies have been created, as well as warn the real beneficiaries of the current Brazilian educational system. Keywords: Internationalization; Public politics; Education; Flexibilization; Human Rights.

Introduo

A educao o principal instrumento para a completa formao do ser humano. atravs dela que contribumos para o desenvolvimento do pas e passamos a ter uma melhor convivncia com os outros. Aprendemos a valorar o nosso semelhante e, como consequncia, respeitamos a sua dignidade e enfrentamos os mais variados problemas sociais. Diante da sua importncia para a vida do homem em sociedade, a educao passou a ser o caminho para a promoo e o respeito dos direitos e liberdades consagrados na Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada e consagrada pela Assembleia Geral das Naes Unidas em 1948. A prpria educao foi alada a condio de direito humano. Esses direitos trazem uma carga axiolgica que est atrelada ao princpio da dignidade da pessoa humana, vindo a educao a ter o importante papel de dissemin-la. Com a sua positivao no ordenamento jurdico brasileiro, a educao recebeu o status de direito fundamental social, insculpida no Artigo 6 da Constituio Federal. Em que pese a demonstrao de sua importncia, a educao no tem tido a finalidade a que se destina em nossas polticas pblicas. H uma verdadeira internacionalizao dessas polticas atravs de organismos internacionais como o Banco Mundial (BM), a Organizao Mundial do Comrcio (OMC), a Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), dentre outros atores envolvidos nesse processo. Tudo isso leva a uma verdadeira flexibilizao do direito humano educao, pois esses organismos internacionais tratam a educao como uma verdadeira mercadoria e no como um direito universalmente consagrado a todas as pessoas. Com o desvirtuamento de sua

finalidade, essa internacionalizao acaba beneficiando um pequeno e privilegiado grupo de pessoas que tem interesse no setor educacional brasileiro e que domina o mercado de capitais, excluindo desse benefcio os seus legtimos destinatrios.

1. O contexto histrico da educao entre os direitos humanos

Neste primeiro momento, precisamos entender o que so os direitos humanos. Aps conceitu-lo, passaremos a analisar a educao em seu contexto, muito embora saibamos tratar-se de uma associao imprescindvel. Sobre o conceito, vejamos:

O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade bsica o respeito sua dignidade, por meio de sua proteo contra o arbtrio do poder estatal e o estabelecimento de condies mnimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana. (MORAES Apud QUEIROZ, 2001, p. 33).

Assim, qualquer direito que estabelea condies de vida e desenvolvimento da personalidade humana constitui-se em direitos humanos. Esto relacionados prpria essncia do ser humano. O homem a nica criatura que precisa ser educada e, por educao, entenda-se o cuidado desde a sua infncia, passando pela disciplina e a instruo com a formao. Assim, o homem infante, educando e discpulo. (KANT, 2006, p.11). Com as atrocidades desencadeadas pela II Guerra Mundial e com a consequente violao dos direitos humanos, um movimento de promoo da paz e de repdio violncia passou a ganhar fora, seno vejamos:
neste cenrio que se desenha o esforo de reconstruo dos direitos humanos, como paradigma e referencial tico a orientar a ordem internacional contempornea. Se a 2 Guerra Mundial significou a ruptura com os direitos humanos, o ps-guerra deveria significar a sua reconstruo. (PIOVESAN Apud HADDAD, GRACIANO, 2006, p. 11-42).

Essa reconstruo passa pela proteo de direitos como a vida, a liberdade, a igualdade, a solidariedade, a honra, dentre outros. Sem essa proteo, o respeito dignidade da pessoa humana estaria comprometido. Portanto, para um ambiente de paz social, essa era uma questo urgente. neste cenrio que a educao exerceria a funo de conscientizar as pessoas sobre os seus direitos e os caminhos para efetiv-los, sempre com a finalidade de

exerccio de uma vida digna, sendo certo que a educao deve cumprir etapas, pois no se esgota num nico ato. Analisemos os seguintes dizeres:
A educao implica etapas. A racionalidade uma conquista gradativa. Nas primeiras etapas, educa-se o hbito e a formao de carter, forma-se a base moral da educao. No fim do processo, alcana-se a dialtica em sua manifestao mais pura. Assim, passa-se do sensvel para o inteligvel, do psicolgico para o lgico ou ontolgico, tendo como fundamento o tico, a procura do bem. (PAVIANI, 2008, p.77).

Considerada um valor intrnseco e reconhecido em nvel internacional, a dignidade humana foi recepcionada pela Constituio Federal, tendo como propsito a busca da igualdade, liberdade, justia e paz social, conforme o enunciado exposto a seguir: o princpio da dignidade da pessoa humana est diretamente conectado ao Direito Internacional dos Direitos Humanos, que objetiva garantir o exerccio dos direitos da pessoa humana Constituio Federal de 1988 e Educao. (GOMES, 2009, p. 43-44). Para ratificar o liame internacional da dignidade da pessoa humana, o processo de afirmao dos direitos humanos pode ser visualizado no Artigo 1 da Declarao Universal dos Direitos Humanos, que assim diz: todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. (LAFER, 2005, p. 37). A Declarao Universal dos Direitos Humanos vista como o verdadeiro marco no processo de reconstruo dos direitos humanos, mas esses direitos tem origem com o nosso nascimento e podem ser exigidos a qualquer tempo, conforme observado em suas etapas. Tem dimenso universal e atinge a todos. A justificativa para os direitos humanos so as prprias necessidades humanas:
Para entendermos com facilidade o que significam direitos humanos, basta dizer que tais direitos correspondem a necessidades essenciais da pessoa humana. Trata-se daquelas necessidades que so iguais para todos os seres humanos e que devem ser atendidas para que a pessoa possa viver com a dignidade que deve ser assegurada a todas as pessoas. Assim, por exemplo, a vida um direito humano fundamental, porque sem ela a pessoa no existe. Ento a preservao da vida uma necessidade de todas as pessoas humanas. Mas, observando como so e como vivem os seres humanos, vamos percebendo a existncia de outras necessidades que so tambm fundamentais, como a alimentao, a sade, a moradia, a educao, e tantas outras coisas. (DALLARI, 2004, p. 13).

Com base no enunciado acima, possvel afirmar que todos ns somos iguais e nenhum ser humano pode ter mais valor que outro. Eis a justificativa para o enfrentamento das desigualdades e todas as formas de discriminao. A igualdade a que nos referidos diz respeito a ser tratado como ser humano, independentemente de qualquer condio individual,

como ser rico, pobre, branco, negro, europeu, latino, etc...Essa igualdade pode ser analisada no Art. 5 da Constituio Federal, que diz:
Art.5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...). (COSTA, 2002, p. 92).

Outros dois documentos de grande relevncia no plano internacional e que refletiram a evoluo dos direitos humanos foram o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos, pois ambos regulamentaram a Declarao Universal dos Direitos Humanos. No que tange ao Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, h obrigaes assumidas no plano internacional que devem ser assumidas internamente atravs das polticas pblicas. No caso especfico da educao, imperioso fazer planos e destinar recursos financeiros s condies de acesso e permanncia no ensino, sem deixar de dar ateno s oportunidades j criadas. (DUARTE, 2007, p. 691-713). No h como garantir dignidade da pessoa humana sem uma educao de qualidade. Portanto, h incompatibilidade no seu tratamento mercadolgico. Um critrio de boa educao a capacidade do educando de saborear a vida. Rousseau denunciava que os homens eram a mercadoria mais barata. Com a mundializao do mercado, o que predominou foi a competitividade. Para dizer que somos orgulhosamente filhos de Rousseau, temos de preservar a dimenso humana em contraposio ao treinamento para a performance nesse mercado.(MAGALHES; STOER Apud STRECK, 2008, p. 75). A qualidade foi preterida pela quantidade, tornando esse importante direito social num instrumento privilegiado para o acmulo de capital dos grandes grupos empresariais que atuam neste setor. o direito humano educao sendo violado por motivos de interesse privado e que leva excluso.

2. A busca pela educao de qualidade atravs das polticas pblicas educacionais

Apesar de todas as dificuldades, avanamos em termos legislativos e de polticas pblicas educacionais, mas ainda h muitos excludos. Todavia, podemos mencionar alguns diplomas legais e movimentos que incidem ou incidiram sobre nossas polticas educacionais, como: a) Tratados e Acordos de Cooperao Internacional institucionalizados no Brasil; b) Influncia de Organismos Internacionais Governamentais e No-Governamentais; c)

Constituio Federal de 1988; d) Normas infraconstitucionais como: Estatuto da Criana e do Adolescente (1990), Conselho Nacional de Educao (1995), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Fundef (1996), Plano Nacional de Educao (2001), Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior Sinaes (2004), Saeb (2005), Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos (2003); Fundeb (2006); e) Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova; f) Frum Mundial da Educao, dentre outros. (GOMES, 2009, p. 272-273). O Plano de Desenvolvimento da Educao PDE, lanado pelo MEC em 24 de abril de 2007, teve recepo favorvel pela opinio pblica por ter enfrentado o problema da qualidade em todas as escolas de educao bsica no pas e por contar com 30 aes que incidem sobre os mais diversos nveis e modalidades educacionais:

No que se refere aos nveis escolares, a educao bsica est contemplada com 17 aes, sendo 12 em carter global e cinco especficas aos nveis de ensino. Entre as aes que incidem globalmente sobre a educao bsica situam-se o FUNDEB, o Plano de Metas do PDE-IDEB, duas aes dirigidas questo docente (Piso do Magistrio e Formao), complementadas pelos programas de apoio Transporte Escolar, Luz para Todos, Sade nas Escolas, Guias de tecnologias, Censo pela Internet, Mais educao, Coleo Educadores e Incluso Digital. (SAVIANI, 2007, p. 1231-1255).

No que se refere ao ensino superior, h cinco aes trazidas pelo Plano, sendo: FIES-PROUNI, o qual facilita o acesso ao crdito educativo estendendo o prazo para ressarcimento, assim como, permite o parcelamento dos dbitos fiscais e previdencirios das instituies de ensino superior que aderirem ao Plano; o Ps-doutorado, o qual busca reter no pas o pessoal em nvel de doutorado, evitando que os mesmos deixem o pas; Professor Equivalente, facilitando a contratao de professores em universidades federais; Educao Superior, com fulcro a duplicar, em dez anos, o nmero de vagas nas universidades federais e o Programa Incluir: Acessibilidade na Educao Superior, ampliando o acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais nas instituies federais. (SAVIANI, 2007, p. 12311255). Conforme citaes, vemos que as aes englobam no s a formao do professor e o fornecimento de material didtico, mas tambm o transporte escolar e a infra-estrutura das escolas. No caso do ensino superior, o financiamento, o acesso e a manuteno sobre a pesquisa so pontos que merecem ser destacados. Assim, o PDE direcionou-se positivamente para o aspecto qualitativo da educao. O problema ainda reside na correo de algumas disparidades nessas polticas, mas podemos criar expectativas de melhora e buscar um ensino de qualidade para todos.

3. A internacionalizao das polticas pblicas educacionais

Em que pese o aspecto positivo visto no tpico anterior, muitos organismos internacionais fornecem orientaes e traam diretrizes para o setor educacional. Sob a alegao do combate pobreza e ao desenvolvimento econmico, influenciam a poltica educacional de muitos pases. O Banco Mundial, a Organizao Mundial do Comrcio, a Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico OCDE, o Fundo Monetrio Internacional FMI, dentre outros, esto envolvidos neste panorama que desfavorece os direitos humanos. (AKKARI, 2011, p.9). O Banco Mundial, por exemplo, no faz qualquer imposio para submisso de suas medidas. Por convenincia poltica e econmica, adaptamos nossa poltica educacional para essas orientaes e diretrizes, ocasionando o que chamamos de internacionalizao das polticas pblicas educacionais. Essas organizaes internacionais limitam a atuao estatal, pois muito difcil uma articulao entre as exigncias internas e as diretrizes internacionais. (AKKARI, 2011, p.15). Por ser um servio no exclusivo do Estado, aderimos a essas diretrizes e orientaes, ocasionando uma transferncia parcial de responsabilidade para o setor privado. o que ocorre com as parcerias pblico-privadas e a prpria privatizao de empresas e servios pblicos. Vejamos os seguintes dizeres:
Acreditando que o uso racional dos insumos educacionais poderia ser obtido com autonomia das instituies, estabelece que esse seja um dos mais urgentes eixos da reforma educacional. Em suma, o Banco Mundial recomenda mais ateno aos resultados, sistema de avaliao da aprendizagem, inverso em capital humano atentando para a relao custo-benefcio; prope, alm da descentralizao da administrao das polticas sociais, maior eficincia no gasto social, maior articulao com o setor privado na oferta da educao. (SHIROMA; MORAES; EVANGELISTA, 2007, p. 62).

A concepo de poltica social preconizada pelo Banco Mundial, permite que visualizemos uma ideia neoliberal e de priorizao do aspecto econmico em relao ao social. Focaliza as polticas nos pobres no no sentido de erradic-la, mas com o objetivo de apenas mitig-la. O fundamento neoliberal consiste na remercantilizao dos direitos e das polticas sociais. Para o Banco Mundial, o desenvolvimento social uma consequncia do desenvolvimento econmico, e no o inverso. (TEIXEIRA, 2010, p. 650-680). Finalmente, vale um breve comentrio sobre a Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe CEPAL. Criada pela Organizao das Naes Unidas ONU - em 1948, seu objetivo

coordenar polticas de desenvolvimento social na Amrica Latina e Caribe, sendo certo que o Brasil membro desta Organizao Internacional, conforme esclarecimentos:
Embora no seja uma instituio principalmente preocupada com a poltica educacional, a CEPAL, na ltima dcada, passou a despontar como uma das principais fontes das ideias direcionadoras das polticas deste setor em todo o continente latino-americano e regio caribenha. A sua importncia decorre do papel que ela passou a atribuir ao processo educativo, considerado um dos principais responsveis pela elevao do patamar de competitividade internacional dos pases desta regio, e capaz de fazer frente s diversas transformaes sucedidas na economia ao nvel global. (OLIVEIRA, 2006, p. 17).

Portanto, uma organizao internacional que reconhece a importncia da educao e que este pode ser o ponto crucial para combater a competitividade gerada pelo poder econmico, admitindo ainda que de maneira indireta, a influncia deste ltimo sobre os demais setores. O processo de internacionalizao flexibilizou o direito educao, pois sendo uma mercadoria, no so todas as pessoas que tem acesso a mesma e o que era direito passou a ser um privilgio de poucos, mesmo diante das vrias polticas educacionais que j mencionamos.

4. Apontamentos decorrentes do processo de internacionalizao da educao brasileira.

possvel vislumbrar uma srie de consequncias geradas pela internacionalizao das polticas educacionais, pois temas como descentralizao, privatizao da educao, reduo de gastos pblicos, qualidade educacional, reformas curriculares, financiamento e outros, so amplamente discutidos dentro dessa perspectiva. Sobre financiamento, por exemplo, as orientaes do Banco Mundial so de que devemos fomentar a eficincia na distribuio e na utilizao dos recursos oriundos dos impostos, entre e dentro das instituies estatais. (AMARAL, 2003, p. 113). Conforme j informamos, h um processo de comercializao da educao pelas organizaes internacionais, fazendo com que esse direito atenda aos interesses de grupos detentores de capital. Sob a gide da Organizao Mundial do Comrcio OMC, a educao foi incorporada como um servio social, e no pblico. As instituies tem liberdade para oferecerem seus cursos, inclusive, pela internet. (SPELLER Apud OLIVEIRA; CATANI; SILVA JUNIOR, 2010, p. 13-28). Com isso, o modelo de gesto da universidade brasileira passa a ser o empresarial, com toda a sua objetividade de lucro e seguindo as lgicas do mercado. A fragmentao do

ensino e do conhecimento, a rapidez da formao profissional e a intensificao do trabalho docente so apenas alguns resultados desse tipo de poltica educacional de vis mercadolgico que atinge as instituies educacionais pblicas. No estamos falando de algo que ficou na histria, mas que realmente acontece nos dias atuais. Raquel Gandini e Sandra Riscal esclarecem que o Plano Diretor da Reforma do Estado, ocorrido a partir do ano de 1995, apresentam projetos que buscam atender s exigncias das agncias reguladoras internacionais e s demandas das organizaes sociais. (GANDINI; RISCAL Apud OLIVEIRA; ROSAR, 2008, p. 41-60). Um exemplo bem caracterstico da predominncia do aspecto econmico sobre o direito educao est na elaborao das parcerias pblico-privadas. Menciona-se a compra de material didtico fazendo com que o setor privado amplie o seu mercado e o setor pblico transfira parte de sua responsabilidade sobre a educao para a iniciativa privada. (ADRIO; GARCIA; BORGHI; ARELARO, 2009, p. 799-818). Quanto oferta de vagas, temos a expanso das instituies de ensino pblico e privado. Estas ltimas, verdadeiras empresas com foco nos resultados lucrativos e na relao custo-benefcio. O exemplo mais atual dessa expanso est no ensino distncia EAD, o qual est regulamentado pelo Artigo 80 da Lei n. 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Brasileira LDB. (MAFRA Apud SILVA, 2003, p. 141-167). Mas embora esteja positivado, o ensino distncia requer maiores cuidados:
O desenvolvimento de projetos educacionais a distncia com qualidade tcnica e pedaggica requer cuidados em muitos sentidos. A gesto das mdias para uso em educao um dos primeiros movimentos para a sua efetivao. Envolve no apenas a anlise do investimento e a aquisio de equipamentos, mas o tratamento do contedo que vai ser veiculado e a formao de equipes de profissionais tcnicos e docentes para o melhor uso do equipamento pela rea educacional, como um todo, e em cada projeto de ensino, em particular.(KENSKI Apud OLIVEIRA, 2010, p. 100-116)

importante esclarecer que muitos cursos presenciais apresentam a deficincia da m qualidade e na educao distncia esse fato tambm ocorre. Acreditamos que at com mais intensidade, pois trata-se de um mtodo que exige muito mais do aluno, alm de ser mais difcil de ser fiscalizado pelo poder pblico:
Entretanto, h outro lado desse crescimento que no pode ser ignorado. Refiro-me ao acompanhamento da qualidade dos cursos ministrados distncia. A validao dos cursos distncia passou a exigir, em contrapartida, um controle redobrado. Antes mesmo dessa mudana, o Ministrio da Educao j estabelecia algumas exigncias s instituies que oferecem cursos distncia. Uma delas a prtica de atividades obrigatrias compreendendo avaliao, estgios, defesa de trabalhos ou

prticas em laboratrios a serem realizadas nos chamados polos de apoio presencial. Neles, o aluno pode acessar a biblioteca, laboratrios, ter atendimento de tutores, entre outras possibilidades. (DINIZ, 2007, p. 31).

Concluindo, h vrias exigncias que devem ser cumpridas pelas instituies. A fiscalizao estatal muito importante neste contexto. H que se ter uma avaliao contnua por parte do Estado para que a qualidade no fique demonstrada apenas no ato do credenciamento do curso. Sabemos que h vrias instituies privadas que recebem incentivos financeiros quando aderem a programas governamentais como o Programa Universidade para Todos PROUNI, mas a preocupao com a qualidade do ensino ainda algo que precisa ser trabalhado.

Concluso

A consagrao da educao entre os direitos humanos fato indiscutvel e de extrema importncia para a reduo das desigualdades sociais. S haver uma sociedade mais justa se os governos realmente priorizarem a educao em suas polticas pblicas. Sendo um instrumento de promoo da dignidade da pessoa humana, as polticas pblicas educacionais devem estar focadas na igualdade e na valorizao do ser humano. No caso das oportunidades educacionais, essa igualdade no se restringe apenas ao direito de ir escola, mas tambm na sua manuteno, sendo certo que todos devem t-la. A educao no est tipificada como um direito fundamental em nossa Constituio Federal por acaso, mas decorrente de muitas lutas reveladoras de violaes desses direitos. Nossa expectativa que esse direito se fortifique em nosso ordenamento jurdico, mas tambm em nvel internacional. No estamos defendendo qualquer tipo de sistema educacional. Pelo contrrio! Acreditamos que o nico sistema educacional vivel proteo da dignidade da pessoa humana aquele que preza pela qualidade. Uma educao que comece por uma famlia bem organizada em sociedade e que priorize os valores humanos. No mbito formal, que as instituies invistam na qualidade de seus professores, no dilogo com os alunos, no uso de tecnologias que facilitem o aprendizado. Entendemos que o raciocnio crtico no pode ficar restrito aos alunos, mas dever abarcar todos os responsveis pela educao, de maneira que possam participar do processo de formulao das polticas pblicas. A ideia que as instituies de ensino e a sociedade civil realmente faam parte de uma gesto democrtica dentro do sistema educacional brasileiro.

De uma forma geral, no somos contra a internacionalizao das polticas pblicas. Sabemos que organismos internacionais como a UNICEF e a UNESCO desenvolvem excelentes projetos educacionais e promovem cultura de qualidade pelo mundo. Portanto, no h como mensurar os benefcios j proporcionados por essas entidades e as parcerias da decorrentes. Somos contrrios internacionalizao que flexibiliza o direito educao em prol de fatores econmicos, transformando esse direito universalmente consagrado em mera prestao de servio. A relativizao desse direito no pode ser promovida para atender interesses de grandes empresrios que atuam no setor. Esses priorizam o acmulo de capital e no a qualidade do ensino, o que prejudica sobremaneira a formao do cidado e, consequentemente, o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitria. Acreditamos que as parcerias pblico-privadas podem proporcionar os benefcios da qualidade, mas o Estado no pode se afastar de sua responsabilidade de gesto e fiscalizao desse bem pblico. Hoje, a educao tratada como mercadoria e as consequncias proporcionadas pela deteriorao de sua qualidade so visveis: cursos distncia de baixa qualidade, fragmentao do ensino e focado apenas no atendimento emergente do mercado de trabalho, currculos desconexos com a realidade social e com exacerbada carga de tecnicismo em detrimento da formao humanstica, professores despreparados e com baixa remunerao, evaso escolar e uma produo de diplomas que est formando excludos, pois os formandos desses cursos de baixa qualidade sero preteridos por formandos com melhor formao acadmica. Enfim, nossas polticas pblicas educacionais devem estar focadas em nossa realidade. Internacionaliz-las sem atender nossas necessidades e sem reduzir nossas desigualdades sociais melhor no faz-las. A ideia de um Estado Democrtico de Direitos tambm passa pela democratizao da educao. Todos devem ser tratados como seres humanos e ter acesso aos benefcios desse direito. Temos vrias polticas pblicas educacionais que apresentam resultados positivos. Se tivermos que fazer parcerias, que sejam feitas em benefcio da sociedade, e no de uma pequena parcela de empresrios que formam verdadeiros oligoplios em detrimento da formao humana do povo brasileiro.

Referncias

ADRIO, Theresa; GARCIA, Teise; BORGHI, Raquel; ARELARO, Lisete. Uma modalidade peculiar de privatizao da educao pblica: a aquisio de sistemas de ensino por municpios paulistas. Revista de Cincias da Educao. Interfaces entre o pblico e o

privado para oferta educacional: desafios contemporneos. Campinas, vol. 30, n. 108, p.799818, out. 2009. AKKARI, Abdeljalil. Internacionalizao das Polticas Educacionais: transformaes e desafios. Petrpolis/RJ: Vozes, 2011. AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da Educao Superior: Estado x Mercado. So Paulo: Cortez; Piracicaba/SP: Unimep, 2003. COSTA, Messias. A educao nas Constituies do Brasil: dados e direes. Rio de Janeiro: DP & A, (Biblioteca ANPAE), 2002. DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. 2 ed. reform. So Paulo: Moderna, (Coleo Polmica), 2004. DINIZ, Jangui. Educao Superior no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

DUARTE, Clarice Seixas. A educao como um direito fundamental de natureza social. Revista de Cincias da Educao. Educao Escolar: os desafios da qualidade. Campinas, vol. 28, nmero especial 100, p. 691-713, out. 2007. GANDINI, Raquel Pereira Chainho; RISCAL, Sandra Aparecida. A gesto da educao como setor pblico no-estatal e a transio para o Estado Fiscal no Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fatima Felix (Orgs.). Poltica e Gesto da Educao. 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2008. GOMES, Maria Tereza Uille. Direito Humano Educao e Polticas Pblicas. Juru: Curitiba, 2009. KANT, Immanuel (Autor); FONTANELLA, Francisco Cock (Trad.). Sobre a Pedagogia. 5 ed. rev. Piracicaba/SP: Unimep, 2006. KENSKI, Vani Moreira. Democratizao das mdias e a gesto em educao a distncia. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (Org.). Gesto Educacional: novos olhares novas abordagens. Petrpolis/RJ: Vozes, 2010. LAFER, Celso. A internacionalizao dos direitos humanos: Constituio, racismo e relaes internacionais. Barueri/SP: Manole, 2005. MAFRA, Mrio Srgio. Educao distncia: conceitos e preceitos. In: SILVA, Eurides Brito da Silva (Org.). A Educao Bsica Ps-LDB. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

MAGALHES, A; STOER, S. Orgulhosamente filhos de Rousseau. In: STRECK, Danilo R. Rousseau & a Educao. 2 ed. Belo Horizonte/MG: Autntica, (Coleo Pensadores & a Educao), 2008. OLIVEIRA, Ramon. Agncias Multilaterais e a Educao Profissional Brasileira. Campinas/SP: Alnea, 2006. PAVIANI, Jayme. Plato & a Educao. Belo Horizonte: Autntica, (Coleo Pensadores & Educao), 2008. PIOVESAN, Flvia. Concepo contempornea de direitos humanos. In: HADDAD, Srgio; GRACIANO, Maringela (Orgs.). A educao entre os direitos humanos. Campinas/SP: Autores Associados; So Paulo/SP: Ao Educativa, (Coleo educao contempornea), 2006. MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. So Paulo: Atlas, 1997. In: QUEIROZ, Carlos Alberto Marchi de. Resumo de Direitos Humanos e da Cidadania: roteiro prtico para concursos. So Paulo: Iglu, 2001. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientfica: para alunos dos cursos de graduao e psgraduao. 3 ed. So Paulo: Loyola, 2002. SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educao: anlise do projeto do MEC. Revista de Cincias da Educao. Educao Escolar: os desafios da qualidade. Campinas, vol. 28, nmero especial 100, p. 1231-1255, out. 2007. SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Clia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Poltica Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. SPELLER, Paulo. Marcos da educao superior no cenrio mundial e suas implicaes para o Brasil. In: OLIVEIRA, Joo Ferreira de; CATANI, Afrnio Mendes; SILVA JUNIOR, Joo dos Reis (Orgs.). Educao Superior no Brasil: tempos de internacionalizao. So Paulo: Xam, 2010. TEIXEIRA, Rafael Vieira. Uma crtica da concepo de poltica social do Banco Mundial na cena contempornea. Revista Servio Social & Sociedade. Crise Social: trabalho e mediaes profissionais. So Paulo: Cortez, nmero 104, p. 650-680, out./dez. 2010.

También podría gustarte