Está en la página 1de 15

Knowhow

Revista para Clientes Maro 2014

Geberit Monolith Plus Viver numa floresta vertical


Projeto de referncia

Um verdadeiro multi-talento

A gua a nossa inspirao.

Contedos

Tempo para a reforma aps 48 anos de servio: a descoberta de um autoclismo de interior, da primeira gerao, em novembro de 2013, como parte de uma remodelao abrangente dos quartos de hotel, em Grindelwald (Sua).

Sistema de descarga Geberit Omega Produtos & Solues 6 A casa de banho do futuro Conforto & qualidade de vida 16 Sistemas Geberit com drenagem sifonada parede para duches Produtos & Solues 20 Contedos
Projetos de referncia em Portugal 50 anos de comemorao dos autoclismos de interior Acessrios otimizados 5 8 12 13 14 19 21 22 2427

Editado por Geberit Tecnologia Sanitria, S.A. Urb. Plo Tecnolgico Estr. do Pao do Lumiar, Lt. 6 - 2 A 1600-542 Lisboa T: +351 217 815 100 F: +351 217 930 738 marketing.pt@geberit.com www.geberit.pt

Publicao: Trimestral A reproduo ou cpia, total ou em parte, de artigos assinados, exlcluindo excertos, est sujeita a aprovao do responsvel editorial. Fotos Stefan Thurmann (capa, pginas 6, 14, 15, 1820) Ben Huggler (pages 3, 911) Stefan Schmid (pginas 13, 21) Shutterstock (pgina 17) Boeri Studio (pagina 23)

Novos colares de compresso Mdulo sanitrio de luxo Sanita ao cho com sistema integrado de lavagem Novas ferramentas para tubos Geberit PE Projeto de referncia em Milo Entrevistas com projetistas

Editorial

Projetos de referncia em Portugal

Caros Clientes, Os primeiros colonos no Oeste da Amrica do Norte, no sculo XIX, eram conhecidos como pioneiros. Viajaram atravs deste territrio, em grande parte desconhecido, meses a fio, fixando a sua residncia em reas, onde nunca ningum tinha antes construdo uma casa.
Nem sempre esta coragem foi certamente recompensada, pois muitos perderam tudo na sua viagem para o Oeste. Outros tiveram mais sorte, passando a estabelecer as bases para a prosperidade das geraes futuras. Os pioneiros assumem riscos, podendo ganhar ou perder com o objetivo a que se propem um princpio que se mantm fiel at hoje. Quando os primeiros autoclismos de interior, em plstico, foram produzidos em srie, saram da linha de montagem da Geberit em 1964, ningum poderia prever que este produto, um dia, iria assumir um papel to importante no domnio de tecnologia sanitria. Na verdade, todo o projeto parecia, no princpio, mais um fracasso do que um produto de sucesso. No entanto, os anos 1960 foram uma boa poca para as atividades pioneiras, com toda uma gerao de jovens arquitetos, projetistas tcnicos e canalizadores prontos para se aventurarem em territrios desconhecidos. As novas tecnologias, os materiais e os produtos foram recebidos com grande interesse em todo o pas, o que tambm ajudou o lanamento do autoclismo de interior Geberit, apesar das poucas vendas iniciais. Hoje, existem instalados mais de 60 milhes de autoclismos de interior em todo o mundo e esta conquista devida aos caros leitores. Em nome da Geberit, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer-lhes a confiana que depositaram nos nossos produtos. Desejo-lhe uma leitura agradvel.
1

CEV CONVERDE A CEV CONVERDE Biotecnologia das Plantas, S.A. produz produtos do setor agro-quimico amigos do ambiente. Em janeiro de 2013, a empresa inaugurou a sua unidade industrial, localizada em Cantanhede. Geberit Know-how instalado: Sistema para drenagem de coberturas Geberit Pluvia, com 72 ralos Geberit Pluvia (da srie 7). Promotores do projeto: Ricardo Boavida Ferreira, Virglio Borges Loureiro e Sara Silva Monteiro. Empreiteiro Geral: DST Sub-Empreiteiro/Instalador: DTE Projetista Portugus: Eng. Lus Cruz
www.converdegroup.com

Jos Seabra, Diretor Geral

Hall Chiado, em Lisboa Um prdio antigo, em plena rua do Alecrim, foi recuperado com detalhe, tendo sido inaugurado em setembro de 2012. Um espao inovador, ao todo so 9 quartos, todos com casa de banho e dois deles com cozinha. H ainda a opo de comunicar dois quartos para o caso das famlias com crianas. Hall Chiado, not a hotel. Geberit Know-how instalado: estruturas Geberit Duofix com autoclismo de interior Sigma para sanitas e placas Geberit Tango. Dono de obra: Dupla MM Representaes e Servios, Lda. Autores do projetos: Atelier Saltoalto Solues de Design Global, Lda Instalador: Sotencil, Lda
www.hallchiado.pt

Piscinas da Mexilhoeira Grande, em Portimo As piscinas municipais fazem parte do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, tendo sido inauguradas em 2009. Geberit Know-how instalado: Sistema Geberit Mepla, sistema Geberit Pluvia, Geberit PE . Proprietrio: Cmara Municipal de Portimo Projetista: Preng-Projectos de Engenharia Curvelos Lda Empreiteiro: Construtora San Jos Instalador: Certigarve, Lda
www.cm-portimao.pt

Revista para Clientes maro 2014

Produtos & Solues

Fabricado medida
Sistema de descarga Geberit Omega

As placas Geberit de comando de descarga da gama Omega podem ser aplicadas na parte superior ou frontal do autoclismo de interior Omega.

Seja frente de parapeitos de janelas, sob guas furtadas ou em instalaes frente de parede, a meia altura o autoclismo de interior Geberit Omega aplica-se em qualquer espao. Devido s placas compactas de descarga que do tambm um aspeto impressionante e elegante casa de banho.
Quando se instala uma sanita suspensa em frente a um parapeito de janela torna-se muito importante a altura de instalao do autoclismo de interior. O mesmo aplica-se em instalaes em guas furtadas, com telhados inclinados ou frente de paredes com bancada. Por vezes, necessrio que a descarga seja montada no topo do autoclismo de interior, em vez de ser frontal. Adapta-se praticamente a todos os espaos O novo autoclismo de interior Geberit a soluo perfeita para uma ampla gama de modelos de casas de banho. Est disponvel em trs alturas de instalao (82, 98 e 112 cm), bem como em todos os sistemas de instalao Geberit (Kombifix, Duofix, GIS e Sanbloc). A profundidade de instalao do autoclismo de interior de 12 cm. Este autoclismo de interior pode ser ligado rede de gua potvel na parte trs ou lateral, este autoclismo de interior pode ainda aplicar-se praticamente em qualquer instalao frente de uma parede. No so necessrias ferramentas especiais para instalao deste novo autoclismo de interior ou para a montagem da placa de comando de descarga Omega. O autoclismo de interior Geberit Omega oferece um excelente desempenho da descarga, tambm em cada altura de instalao. Uma pea de arte, a dupla descarga, permite a poupana de gua, permitindo que este autoclismo de interior Geberit Omega possua a mxima eficincia hidrca. Nos modelos com uma altura de instalao de 82 cm e 98 cm, as placas de comando de descarga Omega podem ser aplicadas na parte superior ou frontal do autoclismo. Placas de descarga compactas Devido a uma abertura de servio com uma dimenso mais reduzida de 180 mm 110mm, o autoclismo de interior Geberit Omega torna possvel a instalao de placas de comando de descarga pequenas e elegantes. Existe a opo de escolha de quatro modelos de placas de descarga diferentes, estando cada modelo disponvel em diferentes materiais e cores. Todas as placas Geberit de comando de descarga Omega permitem a dupla descarga. Os autoclismos de interior e as placas de comando de descarga Geberit Omega estaro disponveis a partir de julho de 2014.

Omega20: com dois botes redondos, para 2 volumes de descarga, grande e pequeno. Fabricado em plstico, de elevada qualidade, com um anel de contraste atraente em torno de cada boto. Disponvel em seis cores.

Omega30: com dois botes retangulares, para 2 volumes de descarga, grande e pequeno. Fabricado em plstico, de elevada qualidade, com uma faixa de contraste elegante em cada boto. Disponvel em seis cores.

Em resumo
 A soluo flexvel para casas de banho individuais.  Trs alturas de instalao (82, 98 e 112cm).  As placas superfce podem ser aplicadas na parte superior ou frontal do autoclismo de interior Omega.  Placas de comando de descarga extra-pequenas e elegantes.  No requer ferramentas especiais para a instalao.

Omega60: superfcie da parede, mesmo com azulejos, esta placa embutida, extra-pequena, encaixa-se perfeitamente com os acessrios de casa de banho de elevada qualidade. Disponvel em quatro cores, com acabamento em vidro ou em metal.

Comando remoto para placa de descarga tipo 70: O comando remoto de descarga, com um tamanho de apenas 5cm 11cm, parece flutuar frente da parede. Tambm pode ser instalado a uma distncia de at dois metros para o lado do autoclismo de interior Omega. Um toque suave tudo o que necessita para acionar a descarga. Disponvel em quatro verses diferentes.

Trs alturas de instalao diferentes proporcionam uma grande flexibilidade e a adaptao a diferentes contextos de casas de banho.

Customer Magazine March 2014

Esprito pioneiro

Referenzobjekt

A revoluo na casa de banho


50 anos de comemorao dos autoclismos de interior Geberit
A dcada de 1960 no apenas uma poca marcante, em termos de msica e das viagens espaciais nesta dcada tambm se v um vento de mudana na direo da construo residencial. Espaosos projetos de pisos, aquecimento central, janelas grandes e cozinhas equipadas so todas as inovaes. Um esprito de mudana pode ainda ser sentido nas pequenas casas de banho da poca.

O laboratrio sanitrio Geberit, na dcada de 1960, com diversos autoclismos de interior e de exterior. Naquela poca, ainda era comum os autoclismos serem de montagem alta. O atual laboratrio sanitrio Geberit, onde so realizados os testes, incluindo a funo controlada por computador e testes de qualidade.

No incio da dcada de 1960, o mundo da tecnologia sanitria ainda caracterizada pelo chumbo pesado, cobre, ao e tubos de ferro fundido, que so roscados, soldados ou colados. Os produtos em plstico so amplamente considerados baratos e de qualidade inferior. A maioria dos sistemas sanitrios possui sanitas ao cho. Tambm so instaladas sanitas suspensas na parede poucas e distantes entre si, no incio e, naturalmente, apenas onde as paredes so suficientemente grossas. Em ambos os casos so aplicados os autoclismos de exterior ou vlvulas de presso de descarga. Valor acrescentado atravs de espao adicional Durante este perodo, os proprietrios da Geberit tomaram uma deciso perspicaz, ao darem autorizao para a indstria a produo em srie de autoclismos de interior, produzidos em plstico. No era inteiramente nova a ideia de se ocultar completamente na parede a tecnologia de descarga embutida, mas no fora ainda testada em larga escala. Portanto havia um grande ceticismo no setor da canalizao, relativamente ao novo autoclismo de interior Geberit. E se um autoclismo de interior de repente tivesse uma fuga de gua?

Um cone de fiabilidade
Os autoclismos de interior Geberit esto a ser usados h 50 anos. Estes foram fabricados numa nica etapa, usando o processo de insuflao, durante mais de 30 anos, e so completamente sem costura. Cada autoclismo testado, numa estao de inspeo para garantir que cem por cento estanque. Como os autoclismos de interior tm uma vida til muito longa, a Geberit garante a disponibilidade de peas de substituio durante pelo menos 25 anos, para todos os componentes relacionados com o funcionamento do autoclismo. Mesmo hoje em dia, existem ainda disponveis conjuntos de converso para a descarga com interrupo para os autoclismos de interior, da primeira gerao.

Isto como a Geberit anunciou o novo autoclismo de interior

numa feira internacional em Frankfurt, em 1967. Naquela altura, os canalizadores e engenheiros sanitrios usavam fato e gravata para assistir a tais eventos.

Revista para Clientes maro 2014

Esprito pioneiro
No entanto, os benefcios de uma instalao embutidamais visvel o aumento do espao so convincentes. Como resultado, os canalizadores inovadores e proprietrios de edifcios assumem o risco de instalar os primeiros autoclismos de interior. A Geberit tambm no dissuadida e, ao longo dos anos, consegue, cada vez mais, convencer os especialistas sanitrios, os arquitetos e os projetistas da fiabilidade dos autoclismos de interior. Invisvel torna-se chique Em pouco tempo, alcanado um momento, onde j no pode ser alterada uma mudana fundamental nas casas de banho europeias. Os tubos visveis, de abastecimento de gua, so considerados fora de moda e comeam a ser embutidos na parede. As casas de banho apresentam-se agora muito mais arrumadas e limpas. Este desenvolvimento recebe novo impulso com o surgimento da tecnologia de paredes ligeiras em 1980. A Geberit tambm assume um papel pioneiro neste campo, desenvolvendo sistemas de instalao sofisticados para construes de paredes ligeiras inteiras. Em apenas duas dcadas, o que comeou com um autoclismo de interior, tornou-se uma gama completa de solues embutidas. O papel do extrator de odores No entanto, apesar da tecnologia de instalao sofisticada, para praticamente todas as situaes de construo, apesar de possuir uma dupla ou uma interrupo de descarga fivel e de poupana de gua e apesar de uma vida til praticamente ilimitada, o potencial do autoclismo de interior est ainda longe de ser esgotado. Tomemos, por exemplo, o odor desagradvel na sanita: a maneira mais eficaz para remover este odor no local, onde este se desenvolve, ou seja, na sanita e quando esta est a ser usada. No entanto, s h uma maneira de aceder a este ponto que atravs da descarga do tubo, por isso que os holofotes esto virados para o autoclismo de interior e -lhe dado um papel adicional o de extrator de odores. Vrios produtos Geberit apresentam agora a extrao de odores muito silenciosa, atravs do tubo de descarga, eficaz e amiga do ambiente. Vale a pena conhecer as vrias possibilidades, como a extrao de odores da sanita ser, um dia, to comum como so atualmente os exaustores dos foges. Grande potencial para a inovao Outro tpico importante e continua a ser a poupana, o mais possvel, do uso de gua, matrias-primas e de energia, relacionados com os aspetos de higiene, como a descarga automtica, ganhando tambm, cada vez, hoje em dia maior importncia. Das sugestes e recomendaes para melhoria dos clientes resultaram inmeras melhorias no passado e continuaremos por este mesmo caminho no futuro. H, pois, um bom motivo para ver como os autoclismos de interior Geberit se iro desenvolver ao longo dos prximos 50 anos.

O hotel Eiger em Grindelwald (Sua ) est pronto para a temporada de inverno: Daniel Heller, hoteleiro ( esquerda), e Thomas Ruoff canalizador e especialista sanitrio ( direita).

Uma casa de banho no hotel Eiger antes, durante e depois da remodelao global (da esquerda para a direita). Como parte do trabalho de renovao, com 48 anos de idade, os autoclismos de interior Geberit da primeira gerao que ainda estavam em perfeito estado de funcionamento foram substitudos pelas novas estruturas Geberit Duofix para sanitas suspensas, com autoclismos de interior Sigma.

Clientes desde o incio


Por meio sculo ou mais

Marianne e Beat Heller tinham grandes planos quando compraram o hotel Eiger na vila sua de Grindelwald, em 1962. Em 1966, substituram a parte frontal do hotel para a estrada principal, com um novo edifcio. E no apenas qualquer edifcio novo, mas que enviou uma mensagem clara de que o hotel Eiger foi a criao mais moderna, em toda a aldeia. A fachada no era a nica coisa a captar o esprito da poca de arquitetura da dcada de 1960 a decorao interior tambm fora um estado da arte. Por exemplo, todas as novas casas de banho tinham uma sanita suspensa na parede, com um autoclismo de interior Geberit. A maioria dos hspedes nunca tinha visto anteriormente um autoclismo de interior com placa na parede, por causa disto, os empregados do hotel tiveram que indicar-lhes no check-in que o pequeno boto na parede era para a descarga da sanita. Os meus pais eram muito abertos s novas inovaes, explica Daniel Heller, que assumiu a gerncia do hotel h doze anos. Eles tambm foram dos primeiros, em Grindelwald, a possuirem um computador, que costumava ocupar metade de um quarto naquela altura, relembra. graas a proprietrios de edifcios progressistas, como Marianne e Beat Heller e a empresas de instalao, tais como Ruoff AG, que o autoclismo de interior e a tecnologia embutida foram capazes de se estabelecer. Para Ruoff AG, uma empresa sanitarista, estabelecida h muito tempo em Grindelwald,

foi a primeira vez que foram capazes de instalar tais autoclismos. Como os proprietrios do edifcio exigiram um bom isolamento de som e mveis modernos, optaram por instalar toda a tecnologia sanitria embutida em tijolos robustos. Os autoclismos de interior Geberit ento h pouco mais de um ano no mercado apareceram no momento certo. Dado que a Geberit no forneceu quaisquer ajudas especiais de instalao (alm de alguns apoios de metal) na poca, para a instalao dos autoclismos era necessria uma grande capacidade e habilidade por parte dos profissionais. No entanto, uma vez instalados, os autoclismos satisfizeram o seu objetivo como produto permaneceram estanques e funcionaram perfeitamente. Muitos dos autoclismos de interior Geberit, da primeira gerao, esto ainda a ser usados diariamente. No no hotel Eiger, em Grindelwald. No final de 2013, os autoclismos de interior que no esto muito fora do seu aniversrio de 50 anos foram substitudos por novos, como parte de um trabalho de renovao mais abrangente dos quartos de hotel. Thomas Ruoff, que representa a quarta gerao da sua famlia a gerir Ruoff AG, explica: Durante toda a fase de planeamento, no sabamos o que iramos encontrar embutido na parede, foi, por isso, que ficmos bastante surpreendidos ao descobrir que todos os tubos e autoclismos de interior estavam em perfeitas condies. Estas instalaes poderiam continuar a funcionar por muitos mais anos.

Autoclismos de interior Geberit


 Autoclismo sem costura, testado individualmente e com garantia de estanquidade.  Produto experimentado e testadoinstalado mais de 60 milhes de vezes.  Um modelo adequado para cada situa o de construo.  Com garantia de disponibilidade de fornecimento durante 25 anos para as peas de susbstituio.  E levada eficincia hdrica, devido moderna tecnologia de descarga.  G rande seleco de elegantes placas de descarga.

10

Revista para Clientes maro 2014

11

Produtos & Solues

Mais eficaz devido espiral


Fluxo otimizado da forquilha Geberit PE Sovent

As forquilhas Sovent fazem rodopiar a gua residual no tubo de queda

Com um mecanismo de encaixe


Novos colares de compresso para o sistema Geberit Mepla
nar o impacto que o aumento de capacidade da forquilha Sovent tem em todo o sistema de drenagem, explica Abdullah ngren, Chefe da Tecnologia Sanitria Bsica na Geberit. Doze litros por segundo Os testes na torre de guas residuais confirmaram o que se havia previsto no teste executado virtualmente no computador a forquilha Sovent com fluxo otimizado tem uma taxa superior de drenagem de 30 por cento. As forquilhas Geberit PE Sovent so usadas em arranha-cus para ligar os tubos de drenagem de um piso a um tubo de queda. Graas melhoria da tecnologia de descarga - que j foi patenteada um tubo de queda DN 100 incorporando as novas forquilhas Sovent pode alcanar uma taxa de fluxo de descarga de doze litros por segun do. A fim de alcanar esta capacidade de drenagem, com a construo de uma drenagem convencional, so necessrios tubos de queda DN 150 e um tubo de ventilao DN 80. A economia de material e de custos obtida, por causa das novas forquilhas Sovent so, portanto, bastante considerveis.
Devido a um mecanismo de encaixe integrado, o colar de compresso pode ser fcil e seguramente posicionado no encaixe, antes se ser aplicada a mandbula do adaptador com a mquina de compresso.

As forquilhas Geberit PE Sovent garantem a compensao da presso nos tubos de queda de guas residuais, aumentando assim a sua capacidade e tornando-se desnecessria a instalao de um tubo de ventilao paralelo. Agora a Geberit melhorou a efici ncia da forquilha Sovent.

O truque no nada novo. Se pretender esvaziar uma garrafa cheia de gua, o mais rpido possvel, ter de segur-la com a abertura virada para baixo e girando-a lentamente. Isto permite a formao de uma coluna de ar, no centro da gua que sai da garrafa. Esta coluna de ar assegura uma compensao da presso na garrafa, o que acelera significativamente o processo de esvaziamento. Torre de testes com 24 metros de altura Inspirados por este fenmeno, ao realizar trabalho de otimizao da forquilha Geberit PE Sovent DN 100, os especialistas de drenagem da Geberit desenvolveram uma toro assimtrica, na parte superior do encaixe. Isto faz com que a gua gire, criando, assim, uma coluna contnua de ar no centro do tubo de compensao que assegura uma presso constante. Aps simulaes de computador completas, os prottipos da forquilha Sovent otimizado foram testados na torre de drenagem de guas residuais da Geberit com 24 metros de altura. A nossa torre de testes da mesma altura que um prdio de oito andares. Como a forquilha Sovent faz parte de um sistema de drenagem para arranha-cus, era importante a realizao de testes nesta altura. Isto permitiu-nos determi-

Estes novos colares de compresso so usados para comprimir tubos multicamadas Geberit Mepla a partir de dimetro D63. A Geberit reviu os colares de compresso e melhorou-os, em termos de utilizao. Graas ao seu design compacto e ao mecanismo de encaixe integrado, os novos colares de compresso podem ser facilmente e com segurana posicionados no acessrio antes de utilizada a mquina de compresso mesmo em espaos confinados. Na mquina de compresso de dimenses de tubos D63 e D75, podem ser utilizadas a mesma mandbula e mquina de compresso para tubos Geberit Mapress, poupando custos e espao no veculo instalao.

Em resumo
 E xcelente taxa de drenagem, graas tecnologia de descarga patenteada.  Permite o uso de tubo de queda, com dimenso relativamente pequena, DN 100, mesmo em edifcios muito altos.  No necessita da instalao de um tubo de ventilao.  Poupana de custos de materiais e de espao no tubo de queda de guas residuais.  Compatvel com os sistemas de drena gem Geberit PE e Geberit Silent-db20.

Em resumo
 Mecanismo de encaixe para fcil posicionamento no acessrio.  Design robusto, com pouco peso.  A mesma mandbula e mquina de compresso para o sistema Geberit Mapress nos tubos com D63 e D75.

12

Customer Magazine March 2014

13

Produtos & Solues

O multitalento
Geberit Monolith Plus um mdulo sanitrio de luxo

Graas sua excepcional combinao de design e funo, os mdulos sanitrios Geberit Monolith do uma nova vida casa de banho. Seja num edifcio novo ou renovado, os mdulos sanitrios possuem um aspeto impressionante e elegante, nos mais variados ambientes possveis, graas aos seus materiais de elevada qualidade, s suas propores harmoniosas e gama de cores. Ajuda na orientao noturna Com o novo Monolith Plus, agora a Geberit est a introduzir um mdulo sanitrio para sanitas que possui tambm vrias funes de conforto. Por exemplo, possui uma luz LED indireta. Assim que um utilizador se aproxima do Monolith Plus, esta luz de conforto ativada. Deteo dia / noite garante que esta luz LED s se acende noite na casa de banho. Os utilizadores podem definir a distncia de deteo e hora de ligar no painel de controlo. Alm disto, podem ainda selecionar entre sete cores diferentes, portanto, garantindo que a cor da luz adapta-se facilmente com a casa de banho, acessrios ou o seu estado de esprito. Extrao de odores eficaz Os Monolith Plus possuem tambm uma unidade de extrao de odores eficaz, que se liga automaticamente quando o utilizador se aproxima do mdulo sanitrio. Como funciona praticamente sem rudo, uma luz pulsante emitida para indicar que a unidade est em operao. Tal como acontece com a luz de conforto, a unidade de extrao de odores desliga-se tambm automaticamente. Os odores so extrados diretamente da sanita num processo de extrao direta atravs do tubo de descarga e depois atravs de um filtro de cermica, tipo favo de mel, onde completamente neutralizado. O filtro tem a durao de cinco anos, podendo depois ser substitudo pelo utilizador final, em apenas algumas simples etapas.

O odor extrado diretamente da sanita.

Os maus odores da sanita so neutralizados por um filtro cermico, tipo favo de mel muito durvel.

Em resumo
 Mdulo sanitrio elegante e totalmente equipado para sanitas.  E xtrao de odores eficaz diretamente da sanita.  Luz LED individualmente programvel e controlada por sensor.  Fcil instalao e manuteno.  Disponvel nas alturas 101 centmetros e 114 cm para sanitas suspensas, cho (BTW) e sanitas com sistemas integrados de lavagem Geberit AquaClean.

O mdulo sanitrio Geberit Monolith Plus e as sanitas com sistemas integrados de lavagem Geberit AquaClean Sela so uma combinao perfeita, que no deixa nada a desejar em termos de conforto.

A Geberit desenvolveu um multi-talento, no novo mdulo sanitrio Geberit Monolith para sanita. Com funes adicionais, tais como uma luz LED indireta, uma unidade de extrao de odores e um painel de controlo fcil de limpar, disponibilizam uma enorme vantagem, em termos de conforto. Seja para casa de banho secundria ou para as casas de banho da famlia, este mdulo sanitrio elegante a soluo definitiva.
14 Revista para Clientes maro 2014

Painel de controlo elegante O painel de controlo no Geberit Monolith Plus tem botes piezoeltricos, de toque suave, para dupla descarga e extrao de odores. Os botes ativam-se logo que so suavemente pressionados, sendo tambm usados para a programao individual de todas as funes de conforto. Como o painel de controlo no possui bordas ou ressaltos, muito fcil de limpar. Desde que esteja disponvel uma ligao eltrica prxima da sanita, o Geberit Monolith Plus pode ser instalado com a mesma rapidez e facilidade como qualquer mdulo sanitrio Geberit Monolith convencional para sanitas.

Os clientes podem selecionar as cores diferentes para a luz LED indireta.

15

Conforto e qualidade de vida

Um portal para as inovaes


Uma entrevista com um futurlogo
Quando Andreas Steinle fala sobre a casa de banho do futuro, no uma questo de especulao. Como o diretor-geral do Instituto do Futuro GmbH, em Frankfurt, destaca nesta sua entrevista, que o mundo de amanh j pode ser visto hoje mesmo que apenas em doses muito pequenas.
A sua rea de pesquisa muito abstrata. Como pode estudar o futuro?

O que importante para as pessoas

51%

Uma casa de banho fantstica

Um bom carro

38%

Um sistema hi-fi/ vdeo extraordinrio

11%

Se as pessoas me questionam qual o equipamento desportivo que ser popular em 2030, eu tenho que passar. Para Andreas Steinle, futurologia e analista de tendncias, so todas sobre o compromisso, num discurso sobre a mudana.

Observamos e analisamos o que afeta as pessoas hoje em dia. O futuro sempre pode ser visto no presente apenas em doses muito pequenas. Como analista de tendncias, no fao previses especu lativas em vez disso, observo e avalio a mudana, como tal.
Quais so as ferramentas que tm sua disposio?

Por incrvel que parea, de acordo com o estudo, os entrevistados afirmaram que, dada a escolha, preferem optar por uma bela casa de banho do que um carro bonito.

Os modos de vida urbana so a referncia atual e um carro realmente no se encaixa neste estilo de vida. Isto explica porque os horrios de trabalho flexveis e a possibi lidade de trabalhar em casa esto muito frente de ter um carro da empresa.

De acordo com o estudo, a mega-tendncia Mudana no Feminino ir alterar permanentemente a forma como vivemos uns com os outros. Pode-nos dizer mais sobre isto?

Alguns desenvolvimentos tm uma anlise to grande que definem o esprito da poca. Definimos onze mega-tendncias correntes que so usadas, como base para os estudos. Estas permitem-nos formular hipteses, que, depois, exami namos, com a ajuda de mtodos scio-cientficos, tais como inquritos.
Focalizou-se na sanita com o sistema integrado de lavagem, como parte de um desses inquritos era um assunto interessante para estudar?

A casa de banho uma verdadeira porta de entrada para as inovaes tcnicas.


E a casa de banho, por outro lado est a ganhar prestgio?

Definitivamente. A sanita com o sistema integrado de lavagem um produto inovador que desperta curiosidade. Para alm disto, a casa de banho tambm est a ter mudanas profundas um espao puramente funcional tornou-se um lugar de relaxamento para corpo e alma.

Absolutamente se eu tiver uma casa de banho de primeira classe, ento quero mostr-la. No entanto, existe uma ambiguidade na forma como a casa de banho vista. Por um lado, um lugar de refgio, onde posso desligar e relaxar. Por outro lado, est tambm a tornar-se, cada vez mais, um lugar de interao, onde posso comunicar-me com os outros e planear o dia juntos, quando o tempo curto.

Os casais so confrontados com uma deciso inteiramente racional quem ganha mais, trabalha geralmente a tempo inteiro e no demite do trabalho, mesmo quando as crianas nascem. Se um nmero crescente de mulheres se torna o sus tento da famlia, como resultado dos seus elevados nveis de educao, cada vez mais homens vo ficar em casa com as crianas ou a trabalhar a tempo parcial.
E quais so as consequncias?

Andreas Steinle, 43, estudou Comunicao Social e Negcios, em Berlim. Comeou a trabalhar no Instituto do Futuro GmbH em 2005 e Diretor Geral desde 2006. autor de numerosas publicaes e foi tambm orador numa ampla gama de tpicos. Steinle casado e vive em Schwalbach am Taunus (Alemanha).

experincia, muito interessante ouvir as opinies de homens e mulheres num produto domstico, como o aspirador Dyson.
De que maneira?

Embora o foco no talento de engenharia e design futurista faa os olhos dos homens brilharem com entusiasmo, as mulheres consideram estes aspetos sem qualquer interesse. No entanto, desta forma a atividade domstica, como a aspirao, torna-se uma demonstrao do domnio tcnico masculino.
Considera que as funes tcnicas tambm vo tornar-se cada vez mais percetveis na casa de banho?

Como os homens procuram distinguir, cada vez mais, o seu papel do das mulheres, por causa disto esto a ser reconsideradas as coisas que so tomadas como garantidas. O papel do homem na casa est a ser re-definido. Este processo est em curso e as empresas j esto a reagir em conformidade. Segundo a minha

Certamente. A casa de banho uma verdadeira porta de entrada para as inovaes tcnicas. Tomemos por exemplo a escova de dentes eltrica com display, a balana de banheiro digital e, claro, a sanita com o sistema integrado de lavagem.

16

Revista para Clientes maro 2014

17

Conforto e qualidade de vida


No seu estudo, menciona a Sociedade de Prata ou seja, o aumento da proporo de idosos na sociedade como uma segunda mega-tendncia importante.

Em resumo
D  esign elegante e simples. J  ato de gua suave, arejado e temperatura do corpo. C  ontrolo remoto simples e intuitivo. I  nstalao fcil e manuteno mnima. C  urva-S flexvel para instalaes com drenagem ao cho. L  igaes ocultas de rede eltrica e de gua potvel.

Para que que as pessoas usam as casas de banho?

O aspeto decisivo para a Sociedade de Prata que as pessoas idosas esto a assumir um significado totalmente novo. Basicamente relembra-se que a sua vida est fora de moda, com os idosos a preferirem atualmente tratar-se com algo agradvel e saudvel, aps os seus anos de trabalho duro.
Isto, ento, refora a imagem da sanita com sistema integrado de lavagem como um auxlio prtico para as pessoas idosas?

70%
53%
Telefonar Ler, ouvir rdio/ msica

Relaxar

Isto no bem o que eu quis dizer. Na minha opinio, o que encontramos de mais interessante do nosso estudo que os mais velhos, com um rendimento acima da mdia, tm um interesse pronunciado em tecnologia inovadora. medida que se envelhece, h um aumento na focalizao da qualidade e satisfao de vida, juntamente com uma vontade de experimentar coisas novas para a prossecuo destes objetivos.
No entanto, na terceira idade, o gozo da vida difcil de ganhar se a Sade a terceira mega-tendncia analisada no seu estudo afetada.
A sanita ao cho com sistema integrado Geberit AquaClean est ligada diretamente parede, deixando-a sem espao. Isto cria uma aparncia harmoniosa. Uma nova dimenso na higiene pessoal a Geberit AquaClean Sela impressiona com o seu jato de gua suave e arejado.

26%
Ter relaes sexuais

Isso verdade. No entanto, levar uma vida saudvel muito mais do que apenas prevenir doenas. Em geral, podemos ver que as pessoas esto cada vez mais focalizadas na sua prpria sade. Neste domnio, a sanita com sistema integrado de lavagem disponibiliza potencialmente muitos pontos teis.

Elegante, inovadora e confortvel


Sanita ao cho (BTW) com sistema integrado de lavagem Geberit AquaClean Sela
A Geberit est a completar sua gama de sucesso de sanitas com sistema integrado de lavagem com um novo modelo a sanita ao cho elegante Geberit AquaClean Sela. Como resultado, uma verso adequada desta sanita com sistema integrado de lavagem, lanada na Primavera de 2013, j est disponvel para cada casa de banho.
nome Matteo Thun, com o uso de superfcies e linhas precisas. As dimenses so projetadas para a mxima comodidade e o assento oferece ergonomia extremamente confortvel. Tecnologia impressionante A sanita com sistema integrado de lavagem impressiona tambm, de um ponto de vista tcnico. Por exemplo, toda a tecnologia e as ligaes de gua e energia esto integradas no aparelho de cermica. Apesar dos cabos e tubos estarem escondidos, a instalao e manuteno desta sanita so ainda extremamente fceis. Instalao flexvel A sanita ao cho (BTW) com sistema integrado de lavagem Geberit AquaClean Sela est ligada diretamente parede, deixando-a sem espao interveniente. por isso que se instala perfeitamente com o mdulo sanitrio Geberit Monolith para sanitas. Esta sanita com sistema integrado de lavagem pode ser ligada ao tubo de drenagem parede ou ao cho. Uma nova e ajustvel Curva- S foi desenvolvida para instalaes com drenagem no cho. Em combinao com o mdulo sanitrio monolith ou uma soluo de paredes ligeiras, podem ser implementadas ligaes de drenagem ao cho com as distncias de 85 mm e 250 mm a partir da parede ao usar esta curva-S. No necessrio uma perfurao adicional no pavimento.

24%
Conversar com amigos / membros da famlia

As mega-tendncias
Quais so as questes-chave na sociedade que nos preocupam no futuro? O que vai passar a ser apenas uma tendncia passageira? Que alteraes duradouras na tecnologia iro definir a nossa vida quotidiana? O Instituto do Futuro GmbH, em Frankfurt, diferencia entre onze as mega-tendncias que definem o esprito da poca: Globalizao, Deslocamento Feminino, Ligao, Urbanizao, Sociedade de Prata, Neo-Ecologia, Sade, Nova aprendizagem, Mobilidade, Novo Trabalho e Individualizao. Mais informaes esto disponveis em www.zukunftsinstitut.de/megatrends (apenas em alemo).

24%
18

A sanita ao cho Geberit AquaClean Sela combina elegncia com um aspeto contemporneo. Esta impresso coerente foi concebida pelo arquiteto e designer de re-

Revista para Clientes maro 2014

19

Produtos & Solues

Produtos & Solues

Simples e limpo
Sistema Geberit com drenagem sifonada parede para duches

Ligado num instante


Eletrossoldadura ainda mais fcil

A drenagem sifonada parede garante que nada impedir a experincia de um duche perfeito.

Os tubos de drenagem Geberit, produzidos em polietileno (PE), podem ser ligados uns aos outros de forma permanente e impermevel. Isto pode ser efetuado, utilizando-se uma unio de eletrossoldadura, ou de uma unio de eletrofuso com fusvel trmico integrado, ou outros tipos de ligao. A Geberit desenvolveu novas ferramentas para facilitar o trabalho no local das obras ou na oficina.
Um tipo de se ligar os tubos de drenagem Geberit PE e Geberit Silent-db20 por soldadura. Esta pode ser realizada por um espelho de soldadura, ou atravs de uma unio de eletrossoldadura com fusvel trmico integrado ou uma unio eletrofuso. A Geberit desenvolveu uma nova mquina de eletrossoldadura e um chanfrador / raspador de tubos para o uso neste tipo de ligaes. Chanfrador Geberit para tubos PE Antes da soldadura, as superfcies das extremidades dos tubos tm que ser chanfradas, pois s assim se pode ter uma ligao tima garantida. Quando se trata de raspagem, os canalizadores costumam usar uma lmina de faca robusta. Graas ao novo chanfrador Geberit para tubos PE, este processo agora consideravelmente mais fcil e requer um tero do tempo. O chanfrador leve e compacto adequado para tubos de dimetros de DN 60 a DN 150. O tratamento seguro e permite um trabalho extremamente preciso. Quando for necessrio, a lmina no chanfrador pode ser substituda em apenas algumas simples etapas. Mquina de eletrossoldadura Geberit ESG3 Com uma unio de eletrossoldadura ou uma unio de eletrossoldadura com fusvel trmico integrado, a nova mquina de ele-

Ao colocar a drenagem na parede garante que nada impede a experincia de banho perfeito. por isso que a Geberit desenvolveu um novo sistema com drenagem sifonada parede para duches que no s adequado para edifcios novos, mas tambm para remodelaes da casa de banho.
A instalao do sifo na parede Geberit para duches torna possvel ter um duche de pavimento completamente ininterrupto, sem qualquer sifo no meio. Isto torna tambm mais fcil aplicar a betonilha e contribui significativamente para dar casa de banho um ambiente moderno e uma sensao geral organizada. Transies suaves O novo sistema com drenagem sifonada parede est disponvel em duas verses para altura do pavimento, a partir de 65 mm ou de 90 mm. Foi desenvolvido principalmente uma verso com menor altura para pavimentos, para ter em conta as remodelaes das casas de banho, como em edifcios mais antigos, muitas vezes, o pavimento tem altura baixa. O produto foi concebido para assegurar que toda a rea de drenagem permanea estanque durante dcadas. O sistema com drenagem sifonada parede possui integrado um filtro para cabelos que

pode ser removido para limpeza com um simples movimento da mo. Pode ser adicionalmente instalado um perfil de coletor diretamente na frente da parede junto drenagem. O lixo e os depsitos reunidos neste perfil coletor so fceis de limpar. Embutido na parede Seja em construo slida ou ligeira, os sistemas Geberit com drenagem sifonada parede para duches podem ser facilmente integrados numa parede sanitria e ligado aos tubos de descarga existentes. As estruturas de instalao prontas para aplicar (Duofix, Sanbloc, Kombifix e GIS) reduzem o trabalho de instalao.
O sistema Geberit com drenagem sifonada parede para duches, com altura do enchimento de 65 mm, como uma estrutura Geberit Duofix pronta a instalar.

O chanfrador Geberit para tubos compacto, leve e inteligentemente concebido at ao ltimo detalhe. A mquina de eletrossoldadura Geberit ESG3 uma ferramenta verstil e prtica.

Em resumo
S  oluo esteticamente atraente para duches de pavimento.  Disponvel em duas verses de altura do pavimento a partir de 65 mm e de 90 mm. P  ode ser instalado em praticamente qualquer lugar, graas tecnologia comprovada dos sistemas da Geberit. T  ecnologia com estanquidade duradoura e trabalho simplificado para os ladrilhadores. P  erfil de coletor fcil de limpar.

trossoldadura adequada para todas as dimenses de tubos a partir de DN 40 a DN 300. Esta mquina fcil de usar, poderosa e faz com que o trabalho no local das obras seja mais fcil, devido ao seu controlo remoto. Podem ser soldadas, com dimenses at DN 100, at trs unies de eletrossoldadura, ao mesmo tempo. O processo de soldadura demora sempre 80 segundos, independentemente do facto de uma ou de trs ligaes estarem a ser aquecidas. A proteo contra a sobretenso, que construda como padro, garante uma operao segura em todos os momentos mesmo quando a energia fornecida por um gerador. A caixa prtica, em plstico robusto, disponibiliza espao para a ferramenta de eletrossoldadura e todos os acessrios.

Em resumo
 Adequado para todos os tubos em polietileno da Geberit e acessrios.  E letrossoldadura em simultneo at trs unies de eletrossoldadura.  Fornecida com um controlo remoto, proteo contra sobretenso e uma caixa de plstico robusta. F  erramentas profissionais e compactas para o uso dirio em obra e na oficina.

20

Revista para Clientes maro 2014

21

Projeto de referncia

Milo um centro da cidade em flor


Porta Nuova, Itlia

As duas torres residenciais Bosco Verticale iro contar com uma rea residencial de 50.000 metros quadrados e 10.000 metros quadrados de floresta. Com a mudana das estaes, a floresta vertical, ir tambm mudar as suas cores.

Um bairro completamente novo est a ser criado em Milo. At ao ano de 2015, Porta Nuova ser o lugar de arranha-cus, parques, uma nova estao de metro e parques de estacionamento subterrneos com tudo a ser construdo em estreita conformidade com os princpios da sustentabilidade. Dois edifcios chamam imediatamente a ateno as duas torres residenciais Bosco Verticale.
Numa rea, em torno da estao ferroviria Garibaldi, em Milo, com 290.000 metros quadrados, pode atualmente considerar-se como a segunda maior cidade da Itlia que est a reinventar-se. Durante 50 anos, as pessoas discutiram o que fazer com o distrito localizado bem no corao da cidade. Com a EXPO 2015, em Milo, em mente, um conceito ambicioso (intitulado Porta Nuova) foi desenvolvido para o redesenho do bairro Garibaldi, que foi, ento, dividido em trs reas: Porta Nuova Garibaldi, Porta Nuova Varesine e Porta Nuova Isola. Viver numa floresta vertical A construo foi j iniciada em 2008. Os 20 arranha-cus, parques, centros culturais, uma nova estao de metro e parques de estacionamento subterrneos esto ainda em fase de construo, nas trs reas do projeto. O trabalho est atualmente em curso, nas duas torres residenciais Bosco Verticale. Este projeto faz parte do biomilano, um manifesto escrito pelo arquiteto Stefano Boeri no desenvolvimento urbano sustentvel de Milo. De acordo com Boeri, a ideia para as torres residenciais verdes veio-lhe durante uma visita ao Dubai, em 2007, onde percebeu a taxa explosiva de arranha-cus que esto a ser construdos e que so ambientalmente ineficientes em todo o mundo. Esta situao levou-o a pensar em alternativas realistas sustentveis na rea de construo de arranha-cus. A sua soluo veio-lhe na forma de verdes, fachadas orgnicas, que formaram a base do projeto que projetou para a rea de Porta Nuova Isola. Os edifcios residenciais inovadores so um excelente exemplo de um sistema de construo sustentvel do futuro. A floresta vertical em italiano como Bosco Verticale, traduzida em Portugus visa contribuir ativamente para uma melhoria do ambiente e da biodiversidade nas principais cidades. Microclima agradvel Com 80 e 112 metros, as duas torres possuem uma rea de 50.000 metros quadrados e 10.000 metros quadrados adicionais

de floresta, com 730 rvores, 5 mil arbustos e 11 mil plantas perenes nas fachadas. As duas torres residenciais criam um microclima agradvel, com a alta densidade de equipamentos de filtragem de partculas de poeira do ar, explica Boeri . A seleo e variedade de rvores e arbustos especfica, garante que criado um nvel de humidade, sendo absorvido o CO2. A irrigao de plantas mais cuidada com o uso de gua residual, enquanto a energia fornecida pelo vento e sistemas de energia solar. Bosco Verticale, portanto, no s melhora a qualidade de vida dos seus moradores, mas tambm reduz a sua pegada ecolgica.
www.porta-nuova.com

Jardinagem com um toque


As varandas no Bosco Verticale esten dem-se at 3,35 metros dos apartamentos em todos os quatro lados do edifcio. A sua disposio irregular foi projetada para criar um efeito natural, alm de fornecer espao suficiente para as plantas. Antes de se iniciar construo, primeiro tiveram que ser realizados estudos complexos e morosos, para o qual o arquiteto Stefano Boeri criou uma equipa interdis ciplinar de arquitetos, engenheiros de estruturas e botnicos da Faculdade Agrcola da Universidade de Milo. Estes determinaram quais as rvores que tinham a melhor resistncia ao frio, vento e seca. Os aspetos estruturais e de se gurana tiveram que ser clarificados e teve-se que encontrar o local certo para cada rvore, em termos de luz solar, vento e humidade. As plantas mais adequadas foram cultivadas numa estufa, dois anos antes de se iniciar a construo.

Bosco Verticale, Porta Nuova Isola, Milo (IT)


Proprietrio do edifcio: Hines Italia, Milo (IT) Arquitetos: Stefano Boeri Architetti, Milo (IT) Concludo: em final de 2013 Canalizador: COIMA, Milo (IT)

Geberit know-how
Autoclismos de interior Geberit Sigma, 12 cm (UP300) Placas Geberit de comando de descarga Bolero Sistema de distribuio Geberit Mepla Sistema de drenagem Geberit PE Forquilha Sovent Geberit PE d110

22

Revista para Clientes maro 2014

23

Entrevista

Miguel Farinha, Scio-gerente


Tavares Farinha Lda

Miguel Farinha Passeio de barco na costa do Algarve

Ampliao e remodelao da Escola Secundria de Vila Real de Santo Antnio. 

H uns anos apaixonei-me pela nutica de recreio!


Dedica-se a algum hobby, sempre que a sua atividade profissional o permite? Est disposto a partilhar com os nossos leitores este hobby?

que dedico ao Clube Naval de Portimo, organizao a cuja direo perteno e no seio da qual aprendi a importncia da Nutica de Recreio.
Enquanto gestor e engenheiro tem-se cruzado com sistemas Geberit. Quer dar-nos a sua opinio sobre a Geberit?

Conhecedor profundo do setor da construo, que perspetivas traa para a sua evoluo no futuro prximo?

A vida de um engenheiro projetista com a responsabilidade de gerir uma equipa de projeto, muito intensa, no sendo o tempo fcil de gerir. Nesse sentido existe a preocupao de escolher ocupaes para os tempos livres que possam ser realizadas na companhia da famlia. H uns anos apaixonei-me pela nutica de recreio e aprendi a desfrutar, na companhia da famlia, da linda costa do Algarve. Tornou-se um escape que permite recarregar baterias. Da intensa atividade profissional, ainda sobram uns intervalos

Enquanto engenheiro e gestor de um gabinete de projeto, habituei-me a recomendar aos clientes e a prescrever em sede de projeto a utilizao de materiais e sistemas Geberit. Trata-se de uma opo fundamen tada em duas ordens de razes: em primeiro lugar tratam-se de materiais e sistemas que aliam a irrepreensvel qualidade com o apuro esttico; em segundo lugar a Geberit concede aos projetistas, instaladores e Promotores um invulgar apoio tcnico o que acaba por se refletir em obras melhores executadas.

O setor da construo, e por inerncia tambm o setor do projeto, tm atravessado nos ltimos anos uma crise profunda. As dificuldades em Portugal obrigaram os setores da construo e do projeto e virarem-se para o mercado externo como reao crise. Este esforo de internacionalizao globalmente foi uma aposta ganha, sendo de salientar a demonstrao da capacidade dos profissionais da construo portugueses nos diferentes mercados onde atualmente trabalham. No que respeita ao futuro, temos todos que interiorizar que nada vai ser como dantes e ainda bem, pois se assim fosse, voltvamos a cair nos mesmos erros. Atualmente nota-se um esboo de retoma da atividade econmica, sendo o setor turstico aquele

que tem dado sinais de retoma mais evidentes, com a reativao de alguns projetos que estavam parados e a aposta em novos projectos.
Quer indicar-nos alguns projetos de referncia de que a sua empresa foi responsvel?

Escola Secundria de Vila Real de Santo Antnio


A obra da Escola Secundria de Vila Real de Santo Antnio comeou em outubro de 2010, tendo a primeira de duas fases sido entregue escola em setembro de 2011. Atualmente ainda em remodelao e ocupando uma extensa rea, a Escola Secundria, com 3 ciclo de Vila Real de Santo Antnio possuir vrios edifcios: um bloco central, zonas oficinais e ginsios. Geberit Know-how j instalado: Sistema Geberit Pluvia, Geberit PE; Estruturas Geberit Kombifix para sanitas Proprietrio: Parque Escolar (Ministrio de Educao) Arquitetura: Joo Nuno Couceiro da Costa Cordeiro Laranjo Projetista: Taveres Farinha Engenharia Civil, Lda.

Indicar alguns projetos difcil porque a escolha de uns e no de outros pode ser injusta, quando todos so importantes. De entre todos destaco em Portugal os projetos de reabilitao e ampliao das Escolas Secundrias de Loul e de Vila Real de Santo Antnio e os edifcios e pista do Autdromo Internacional do Algarve. Em termos de internacionaliza o, realo o projeto de um edifcio de escritrio em Pemba, Moambique para a empresa African Century e de um Club Med em projeto na reserva Sarab no Senegal.

24

Revista para Clientes maro 2014

25

Entrevista

Pedro Curvelo e Paulo Curvelo, scios-gerentes


PRENG Projectos de Engenharia Curvelos, Lda

Pedro Curvelo Sevens em 1996

Engenheiros civis, 53 anos (gmeos) e ex atletas de alta competio: Olmpicos em Seoul 88 e Barcelona 92 na modalidade de Atletismo (4100m e 4400m).

informal normalmente feita em famlia e inclusivamente penso que muito importante para as crianas, comearem a entender que a prtica desportiva deve fazer parte da sua vida!
Desloco-me regularmente a Luanda, o ritmo de vida muito intenso e neste caso, no prescindo de uma sesso de natao ao fim de semana.

Jogos Olimpicos de Seoul 1988. Cerimnia de abertura

Paulo Curvelo Bobsleigh Taa do Mundo, Clagary 1991

Representaram o Benfica, Acadmica, Cascais, Unio de Coimbra e Lous, foram Internacionais de Rugby, Atletismo e Bobsleight, com vrias presenas em Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olmpicos. Fundaram em 1989 a Preng-Projectos de Engenharia Curvelos Lda, que se dedica a projetos de engenharia nas reas de hdrulica e estruturas de beto armado / metlicas. Apresentaram projetos relevantes de equipamentos pblicos e atualmente a implementar projetos de saneamento bsico e Etar em Luanda Angola.

Dedica-se a algum hobby, sempre que a sua atividade profissional o permite? Est disposto a partilhar com os nossos leitores este hobby?

Paulo: Sim, atendendo que fui praticante de Rugby e Atletismo, que implicaram muitos anos de treino e competio intensa, o gosto pela prtica desportiva ficou co migo e faz parte da minha vida. Agora e para combater o stress da vida profissional, sempre que posso, tento nadar, correr, andar de bicicleta, etc. Esta prtica

Pedro: O desporto tambm marcou a minha vida e hoje tenho a noo que a prtica informal que mantenho juntamente com a minha famlia ajuda a carregar as baterias para a vida profissional que muito desgastante. Procuro sempre que possvel praticar natao, bicicleta e corrida. Recentemente tenho participado em Campeonatos Mundiais Masters na prova de 60m, tendo atingido as finais e ser o Recordista Nacional M50 com 7,65s

Enquanto gestor e engenheiro tem-se cruzado com sistemas Geberit. Quer dar-nos a sua opinio sobre a Geberit?

Pedro: A Geberit distingue-se pela qualidade superior dos seus produtos e inovao nos seus sistemas das redes de guas e esgotos.
Conhecedor profundo do setor da construo que perspectivas traa para a sua evoluo no futuro prximo?

tero sucesso. No futuro, sinceramente no consigo ter uma opinio daquilo que poder acontecer, dado no contexto nacional e internacional existirem muitas variveis que vo condicionar a evoluo deste setor.
Quer indicar-nos alguns projetos de referncia de que a sua empresa foi responsvel?

Paulo: Vo ser tempos muito difceis e penso que a curto prazo s os projetos de qualidade que

Pedro: Por exemplo, a Piscina da Mexilhoeira Grande em Portimo.

26

Revista para Clientes maro 2014

27

Autoclismos de interior Geberit

Por mais 50 anos.


Os tcnicos que instalaram, em 1964, os primeiros autoclismos de interior, estavam j frente do seu tempo e, hoje, ainda continuam: os nossos autoclismos de interior so concebidos para corresponder s exigncias do amanh - um investimento inteligente. www.geberit.pt

También podría gustarte