Está en la página 1de 2

Cincias 9 Ano

Modelos Atmicos

No incio do sculo XX, os estudos sobre os modelos atmicos revolucionaram a forma de compreender o universo. Surpresos, os cientistas desvendavam um novo mundo - ao mesmo tempo vago e microscpico -, responsvel pela constituio de toda a realidade visvel que julgamos conhecer to bem. Que regras comandariam este universo oculto? Como descobri-las? Na busca de hipteses que explicassem o mundo das pequenas partculas constituintes da matria, a cincia deu passos gigantescos. Ela demonstrou que, mesmo sem observao direta, podemos propor novos modelos e teorias para o universo. Basta saber usar ferramentas tericas como a matemtica e muita criatividade. Os primeiros modelos elaborados sobre a constituio da matria surgiram ainda na Antiguidade. Os filsofos foram os pioneiros na elaborao de teorias para explicar a natureza do mundo e nossas relaes com ele. De onde viemos, como tudo funciona? Na busca de compreender a natureza, o filsofo grego Tales de Mileto procurava, entre outras coisas uma resposta pergunta que havia sido feita h muito tempo: de que constituda a matria? Para ele, a gua era a causa material de todas as coisas. Assim o entendimento da natureza estava relacionado a um nico princpio: a gua que seria o elemento primordial, a matria bsica para a formao dos demais materiais. Aristteles, filsofo grego, desenvolveu uma teoria que ficou sendo aceita pela maioria dos estudiosos da poca (sculo IV a.C.), que dizia: o universo seria formado pela combinao do que chamou de elementos fundamentais: gua, ar, fogo e terra. Tais elementos podiam se transformar uns nos outros pelas mudanas de suas propriedades e ao se combinarem davam origem a todos os materiais.

Quatrocentos anos antes da era crist, o filsofo grego Demcrito (470-360 a.C.) e seu discpulo Leucipo propuseram uma teoria que se referia natureza da matria. Para eles a matria no poderia ser dividida infinitamente, ou seja, qualquer material poderia ser repartido em partes menores at atingir um limite. Ao atingir esse limite, as pequenas partculas se tornaram indivisveis e receberam a denominao tomo (a prefixo de negao, tomo diviso). Essa teoria ficou conhecida como atomismo. Durante muito tempo, a teoria aristotlica predominou em relao ao atomismo de Demcrito e Leucipo. importante salientar que muitos estudiosos chegaram a propor a existncia de uma partcula indivisvel que comporia a matria, porm, durantes sculos, a filosofia de Aristteles se imps no mundo ocidental.

Referncia: FERREIRA, M. Modelos Atmicos. Fortaleza: FANOR, 2013. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/137626716/Quimica-Geral-Experimental-Resumo-ModelosAtomicos>. Acesso em: 09 fev. 2014.

También podría gustarte