Está en la página 1de 67

Ecologia (do grego oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexo), o ramo da biologia que estuda as interaes

s entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo a dependncia da gua, do solo e do ar.

Dessa forma, as relaes vo alm do comportamento individual e a influncia causada pelos fatores ambientais (temperatura, umidade, presso). Mas se estendem organizao das espcies em populaes, comunidades, formando um ecossistema e toda a biosfera. Entre Relaes as principais harmnicas relaes sociedade destacam-se: e colnia;

Intraespecficas

Relaes Intraespecficas desarmnicas canibalismo e competies Intraespecficas. Relaes interespecficas harmnicas mutualismo, protocooperao, inquilinismo e comensalismo; Relaes interespecficas desarmnicas parasitismo e competio interespecfica. amensalismo, predatismo,

Todos os seres vivos se relacionam com outros, tanto da mesma espcie (relaes intraespecficas) quanto de espcies distintas (relaes interespecficas). Estas podem ser harmnicas, quando no h prejuzo para nenhum dos indivduos envolvidos; ou desarmnicas, quando pelo menos um se prejudica. RELAES INTRAESPECFICAS HARMNICAS: Sociedade: indivduos da mesma espcie, mantendo-se anatomicamente separados, e que cooperam entre si por meio de diviso de trabalho. Geralmente, a morfologia corporal est relacionada atividade que exercem. Ex: abelhas, cupins, formigas, etc. Colnia: indivduos associados anatomicamente. Estes podem se apresentar semelhantes (colnias isomorfas), ou com diferenciao corporal de acordo com a atividade que desempenham (polimorfas). Ex: determinadas algas (1 exemplo) e caravela portuguesa (2 exemplo). RELAES INTRAESPECFICAS DESARMNICAS: Canibalismo: ato no qual um indivduo se alimenta de outro(s) da mesma espcie. Competio: disputa por territrios, parceiros sexuais, comida, etc.

RELAES INTERESPECFICAS HARMNICAS: Mutualismo: indivduos de espcies diferentes que se encontram intimamente associados, criando vnculo de dependncia. Ambos se beneficiam. Ex: liquens (fungo + cianobactria), cupim e protozorio que digere a celulose em seu organismo, micorrizas (fungos + razes de plantas), etc. Protocooperao: indivduos que cooperam entre si, mas no so dependentes um do outro para sobreviverem. Ex: peixe-palhao e anmona. O primeiro ganha proteo e o segundo, restos de alimentos destes; pssaros que se alimentam de carrapato bovino, etc. Inquilinismo: uma espcie usa a outra como abrigo, sendo que somente ela se beneficia, mas sem causar prejuzos outra. Exemplo: orqudeas e bromlias associadas a rvores de grande porte. Comensalismo: relao na qual apenas uma espcie se beneficia, mas sem causar prejuzos outra. Exemplo: o peixe-piloto se prende ao tubaro, para se alimentar dos restos de comida deste, e tambm se locomover com maior agilidade. RELAES INTERESPECFICAS DESARMNICAS: Amensalismo: uma espcie inibe o desenvolvimento de outra. Ex: liberao de antibiticos por determinados fungos, causando a morte de certas bactrias. Predatismo: um indivduo mata outro para se alimentar. Ex: serpente e rato, pssaro e semente, etc. Parasitismo: o parasita retira, do corpo do hospedeiro, nutrientes para garantir a sua sobrevivncia, debilitando-o. Ex: lombriga e ser humano, lagarta e folhagens, carrapato e cachorro, etc. Competio: disputa por recursos (territrio, presas, etc).

A Ecologia pode estudar:


as relaes que um bando de Bugios tem com os outros seres da floresta; a influncia do clima sobre todos os organismos da floresta; a influncia das florestas neotropicais sobre o clima; a influncia da ao do ser humano sobre o clima de todo o planeta. ermos utilizados na Ecologia Habitat

O habitat o lugar na natureza onde uma espcie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitria rgia so os lagos e as matas alagadas da Amaznia, enquanto o habitat do panda so as florestas de bambu das regies montanhosas na China e no Vietn. Nicho ecolgico O nicho um conjunto de condies em que o indivduo (ou uma populao) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores fsicos - como a umidade, a temperatura, etc quanto os fatores biolgicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivduo. Vamos explicar melhor: O nicho do Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou prximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relao com as outras espcies, e assim por diante. O nicho mostra tambm como as espcies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da frica, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hbitat, come as folhas das rvores. Observe que cada espcie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente. Populao Indivduos de uma mesma espcie que vivem em determinada regio formam uma populao. Por exemplo: as onas do pantanal formam uma populao. As capivaras tambm podem ser encontradas no pantanal, mas fazem parte de outra populao, j que so de outra espcie. s vezes a populao pode aumentar muito, por exemplo, em meados do sculo XIX, alguns coelhos selvagens foram levados da Inglaterra para a Austrlia, para serem usados nas caadas. Na Europa, as populaes de coelhos eram naturalmente controladas por diversos predadores e parasitas. Na Austrlia, porm no existiam tantas espcies que atacavam coelhos. O resultado que esse animal se reproduziu rapidamente chegando a atingir mais de 200 milhes de indivduos, que passaram a destruir as plantaes e as pastagens da Austrlia. Isso mostra o perigo de se introduzir num novo ambiente um organismo no nativo. Comunidade Na figura abaixo, podemos perceber que no mar existem diversos animais e vrios tipos de plantas. E h tambm seres muito pequenos to pequenos que s podem ser vistos com aparelhos especiais como os microscpios, que possuem lentes especiais que ampliam a imagem dos seres observados. Se colocarmos uma gota da gua do mar no microscpio, veremos um nmero imenso desses pequenos seres vivos.

Pense quantos organismos diferentes podem ser encontrados num jardim: grama, roseiras, minhocas, borboletas, besouros, formigas, caracis, sabis, lagatixas... Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantm relaes entre si formam uma comunidade. A comunidade do mar abaixo composta por peixes, algas, plantas, os seres microscpios, enfim todas as populaes l existentes. Ecossistema o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores biticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, gua e atmosfera (fatores abiticos) mantm entre si. Todos os elementos que compem o ecossistema se relacionam com equilbrio e harmonia e esto ligados entre si. A alterao de um nico elemento causa modificaes em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilbrio existente. Se por exemplo, uma grande rea com mata nativa de determinada regio for substituda pelo cultivo de um nico tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais. A delimitao do ecossistema depende do nvel de detalhamento do estudo. Por exemplo, se quisermos estudar o ecossistema de um canteiro do jardim ou do ecossistema presente dentro de uma planta como a bromlia.

Biosfera Ainda no temos conhecimento da existncia de outro lugar no Universo, alm da Terra, onde acontea o fenmeno a que chamamos de vida. A vida na Terra possvel porque a luz do Sol chega at aqui. Graas a sua posio em relao ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existncia da gua em estado lquido, e no apenas em estado slido (gelo) ou gasoso (vapor). A gua essencial aos organismos vivos. A presena de gua possibilita a vida das plantas e de outros seres capazes de produzir alimento a partir da energia solar e permite tambm,

indiretamente, a sobrevivncia de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou animais. Pela fotossntese que h a absoro de gua e gs carbnico e liberao de oxignio, a energia do Sol transformada em um tipo de energia presente nos aucares, que pode ento ser aproveitada por seres que realizam esse processo e por outros seres a eles relacionados na busca por alimento. A Terra pode ser dividida assim:

Litosfera - a parte slida formada a partir das rochas; Hidrosfera - conjunto total de gua do planeta (seus rios, lagos, oceanos); Atmosfera - a camada de ar que envolve o planeta; Biosfera - as regies habitadas do planeta.

Biosfera o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir tambm os seus habitats. A biosfera inclui todos os ecossistemas que esto presentes desde as altas montanhas (at 10.000 m de altura) at o fundo do mar (at cerca de 10.000 m de profundidade). Nesse diferentes locais, as condies ambientais tambm variam. Assim, a seleo natural atua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada regio. Sob grandes profundidades no mar, por exemplo, s sobrevivem seres adaptados grande presso que a gua exerce sobre eles e a baixa (ou ausente) luminosidade. J nas grandes altitudes montanhosas, sobrevivem seres adaptados a baixas temperaturas e ao ar rarefeito. Na biosfera, portanto, o ar, a gua, o solo, a luz so fatores diretamente relacionados vida. Os Principais Ecossistemas Brasileiros O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu territrio est situado na zona tropical. Por isso, nosso pas recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade. Veja, no mapa a seguir, exemplos dos principais ecossistemas encontrados no Brasil.

As especiaes podem ser entendidas como processos que levam formao de novas espcies. Elas ocorrem em virtude das diferenas surgidas no genoma de populaes diferentes de uma mesma espcie que ocasionaram o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o aparecimento de duas espcies diferentes. O isolamento reprodutivo consiste na incapacidade de os indivduos trocarem os genes atravs do cruzamento. Podemos dividir a especiao em trs tipos bsicos, tendo em vista aspectos geogrficos: especiao aloptrica, especiao simptrica e especiao paraptrica. A especiao aloptrica, acontece quando duas populaes de uma espcie so separadas por uma barreira geogrfica. Essa barreira geogrfica, que pode ser uma montanha, um deserto ou floresta, por exemplo, causa uma separao espacial (alopatria). Nesse caso, falamos que ocorreu um isolamento geogrfico. Quando essas populaes se separam, podem sofrer diferentes presses, uma vez que esto em reas diferentes. Essas presses, com o passar do tempo, fazem com que ocorra uma divergncia gentica e, consequentemente, um possvel isolamento reprodutivo. Muitos consideram esse tipo de especiao como o principal modelo de especiao. O efeito do fundador um tipo especial de especiao aloptrica. Nesse processo, uma pequena parte de uma grande populao migra para fora dos ambientes da populao original. A pequena populao, geralmente, levada extino. Entretanto, quando as pequenas populaes so bem-sucedidas, elas so conduzidas a uma especiao mais rpida, em virtude, principalmente, da deriva gentica. Uma evidncia da especiao aloptrica pode ser observada em ilhas, em que uma espcie acaba se diferenciando na aparncia e ecologia. O exemplo mais clssico so os dos tentilhes observados por Darwin nas ilhas Galpagos, que se diferenciam principalmente pela forma do bico que adaptada ao tipo de alimentao de cada uma das 14 espcies. A especiao simptrica aquela que ocorre sem que haja separao geogrfica. Nesse caso, duas populaes de uma mesma espcie vivem em uma mesma rea, mas no ocorre cruzamento entre as populaes. comum observar

que alguma modificao gentica impediu esse intercruzamento, gerando assim diferenas que levaro especiao. uma das especiaes mais raras. Acredita-se que a especiao simptrica seja responsvel pela grande quantidade de espcies de peixes cicldeos encontrados no lago africano Victoria. Segundo alguns pesquisadores, o lago foi colonizado por apenas uma espcie ancestral. Existe ainda a especiao paraptrica, que ocorre quando duas populaes de uma mesma espcie diferenciam-se e ocupam reas contguas, mas ecologicamente distintas. Por estarem em reas de contato, possvel o intercruzamento, que acaba gerando hbridos. Essas reas so chamadas de zona hbrida e acabam se tornando uma barreira ao fluxo gnico entre as espcies que esto se formando. Podemos citar como exemplo de especiao paraptrica o caso da grama Anthoxanthum. Parte dessa espcie diferenciou-se graas presena de metais no solo, passando a ter florao em poca diferente, o que impossibilitou o cruzamento com a populao original.

Modos de especiao
A chave para a especiao a evoluo de diferenas genticas entre as especes incipientes. Para uma linhagem ser dividida de uma vez por todas, as duas espcies incipientes devem ter diferenas genticas que se expressam de alguma forma que faz com que os acasalamentos entre elas no aconteam ou no tenham sucesso. Estas no precisam ser grandes diferenas genticas. Uma pequena mudana na data, local, ou rituais de acasalamento pode ser suficiente. Mas ainda assim, algumas diferenas so necessrias. Esta mudana pode evoluir por seleo natural ou deriva gentica. Fluxo gnico reduzido provavelmente desempenha um papel crtico na especiao. Modos de especiao so frequentemente classificados de acordo com o quanto a separao geogrfica de espcies incipientes pode contribuir para a reduo de fluxo gnico. A tabela a seguir compara alguns destes modos de especiao. Novas espcies formadas a partir de... Populaes isoladas geograficamente

Modos de especiao Aloptrica (alo = outros, ptrica = lugar)

Periptrica (peri = perto, ptrica = lugar)

Uma pequena populao isolada na borda de uma populao maior

Paraptrica (para = ao lado, ptrica = lugar)

Uma populao continuamente distribuda

Simptrica (sim = igual, ptrica = lugar)

Dentro da faixa da populao ancestral

Especiao Aloptrica: A Grande Diviso


Especiao aloptrica apenas um nome para especiao por isolamento geogrfico, discutido anteriormente. Neste modo de especiao, algo extrnseco para o organismo previne dois ou mais grupos de se

acasalarem uns com os outros regularmente, eventualmente causando especiao nesta linhagem. O isolamento pode ocorrer devido a grande distncia ou uma barreira fsica, como um deserto ou um rio, como mostrado abaixo.

Especiao aloptrica pode ocorrer mesmo se a barreira for um pouco porosa, isto , mesmo que alguns indivduos possam atravessar a barreira para acasalar com membros de outros grupos. Por fim, para uma especiao ser considerada aloptrica, o fluxo gnico as futuras espcies deve ser bastante reduzido mas no precisa ser reduzido completamente a zero.

Especiao Periptrica
Especiao Periptrica uma verso especial do modo de especiao aloptrica acontece quando uma das populaes isoladas tem poucos indivduos. Aqui esta um exemplo hipottico de como o modo de especiao periptrico funciona. Vamos retornar a nossa intrpida aventura das moscas da fruta fora do continente em um cacho de bananas podres. Continuamos a histria do ponto onde o cacho de bananas foi levado a uma ilha: 1. Desastre duplo: No obstante as moscas da fruta da ilha estarem separadas geograficamente de seus parentes do continente, apenas algumas das larvas sobreviveram a viajem angustiante para finalmente colonizar a ilha.

2. Genes raros sobrevivem: Esses poucos sobreviventes por acaso levam alguns genes que so raros na populao do continente. Um desses genes raros acaba causando uma pequena variao na dana do acasalamento. Outro causa uma ligeira diferena no formato da genitlia masculina. Este um exemplo do efeito fundador.

3. Deriva da freqncia gnica: Essas pequenas diferenas, que so raras no continente, derivam para fixao em pequenas populaes da ilha ao longo de algumas geraes (ou seja, a populao inteira da ilha acaba tendo esses genes).

4. Mais mudanas: Como a populao da ilha cresce, as caractersticas nicas de reproduo na ilha resultam em uma cascata de mudanas causadas pela seleo sexual. Essas mudanas aperfeioam, ou pelo menos melhoram, o ajuste da genitlia feminina e masculina um para o outro e a sensibilidade feminina para as sutilezas do ritual de acasalamento. As moscas tambm vivenciam a seleo natural que favorece indivduos mais bem adaptados ao clima e alimentos da ilha. 5. Especiao: Depois de algumas geraes, as moscas da ilha tornam-se reprodutivamente isoladas das moscas do continente. Especiao Periptrica ocorreu.

Na especiao periptrica, populaes de tamanho pequeno fazem com que a especiao completa seja o resultado mais provvel do isolamento geogrfico porque a deriva gentica age mais rapidamente em populaes pequenas. Deriva gentica e talvez, fortes presses seletivas, causariam uma rpida mudana gentica na pequena populao. Esta mudana gentica poderia levar a especiao. A caracterstica essencial deste modo que a deriva gentica desempenha um papel na especiao. H provavelmente muitos casos em que a populao est dividida em duas populaes de tamanho desigual e tornamse espcies distintas. No entanto, muito difcil para ns dizer aps a ocorrncia do fato que papel a deriva gentica desempenhou na divergncia das duas populaes assim reunir evidncia para apoiar ou refutar este modo um desafio.

Especiao Paraptrica
Na especiao paraptrica no h nenhuma barreira extrnseca especfica para fluxo gnetico. A populao contnua, mas mesmo assim, a populao no cruza aleatoriamente. Os indivduos so mais propensos a cruzar com seus vizinhos geogrficos do que com indivduos de uma parte diferente de um grupo da populao. Neste modo, divergncias podem ocorrer por causa do reduzido fluxo gnico entre as populaes e as diferentes presses de seleo em toda a faixa da populao. Podemos observar as primeiras etapas da especiao paraptrica em espcies gramneas Anthoxanthum odoratum ( direita). Algumas destas plantas vivem prximas a minas onde o solo foi contaminado com metais pesados. As plantas em torno das minas sofreram seleo natural para os gentipos que so tolerantes a metais pesados. Enquanto isso, plantas vizinhas que no vivem em solos contaminados no foram submetidas seleo para este carter. Os dois tipos de plantas esto prximas o suficiente para que os indivduos tolerantes e no tolerantes possam potencialmente fertilizar um ao outro assim eles parecem cumprir a primeira exigncia de especiao paraptrica, de uma populao contnua. No entanto, os dois tipos de plantas evoluram diferentes pocas de florao. Esta mudana poderia ser o primeiro passo para cortar inteiramente o fluxo gnico entre os dois grupos.

Embora continuamente distribudos, pocas diferentes de florao comearam a reduzir o fluxo gnico entre plantas com tolerncia a metais e plantas no tolerantes.

Especiao Simptrica
Ao contrrio dos modos anteriores, a especiao simptrica no requer distncia geogrfica em larga escala para reduzir o fluxo gnico entre as partes de uma populao. Como poderia uma populao de acasalamento aleatrio reduzir o fluxo gnico e causar especiao? Simplesmente explorar um novo nicho pode automaticamente reduzir o fluxo gnico com indivduos que exploram outros nichos. Isto ocasionalmente pode acontecer quando, por exemplo, insetos herbvoros experimentarem uma nova planta hospedeira. Por exemplo, h 200 anos, os ancestrais da mosca da ma depositavam seus ovos somente em espinheiros mas hoje em dia, essas moscas depositam seus ovos em espinheiros (que so nativos da Amrica) e em mas domsticas (que foram introduzidas na Amrica por imigrantes e cultivadas). As fmeas geralmente escolhem os tipos de frutos em que cresceram para depositar seus ovos e os machos tendem a procurar por companheiras nos tipos de frutos onde eles cresceram. Ento moscas de espinheiros geralmente acabam acasalando com outras moscas de espinheiros e moscas da ma geralmente acabam acasalando com outras moscas da ma. Isto significa que o fluxo gnico entre as camadas da populao que acasalam em diferentes tipos de frutos reduzido. Esta mudana de hospedeiro de espinheiro para ma pode ser o primeiro passo para a especiao simptrica em menos de 200 anos, algumas diferenas genticas entre esses dois grupos de moscas evoluram.

Moscas de Ma

Mas

Espinheiro

O fluxo gnico foi reduzido entre as moscas que se alimentam de diferentes variedades de alimentos, mesmo que ambos vivam na mesma rea geogrfica.
No entanto, bilogos questionam se este tipo de especiao acontece muito frequentemente. Em geral, a seleo para especializao teria que ser extremamente forte a fim de provocar divergncia na populao. Isso ocorre porque o fluxo gnico em operao em uma populao de acasalamento aleatrio tende a destruir as diferenas entre as espcies incipientes..

Evidncias para a Especiao


Especiao em ao? No vero de 1995, pelo menos 15 iguanas sobreviveram ao furaco Marilyn em um conjunto de rvores arrancadas. Elas vagaram pelo alto mar por um ms antes de colonizarem a ilha do Caribe, Anguilla. Esses poucos indivduos foram talvez, os primeiros da espcie, Iguana iguana, a chegar a ilha. Se houvessem populaes

de Iguana iguana colonizadoras de Anguilla, elas morreram antes que os humanos pudessem registrar sua presena. . Os bilogos evolutivos gostariam de saber o que acontece em seguida: ser que as Iguanas colonizadoras morreram, ser que sobreviveram e mudaram um pouco apenas, ou ser que se tornaram reprodutivamente isoladas de outras Iguana Iguana e tornaram-se uma nova espcie? Poderamos estar assistindo os primeiros passos de um evento deespeciao aloptrica mas em to pouco tempo no podemos ter certeza.

Um modelo plausvel: Ns temos vrios modelos plausveis de como especiao ocorre mas claro, difcil para ns conseguirmos uma testemunha ocular de um evento de especiao natural j que a maioria desses eventos aconteceu em um passado distante. Podemos descobrir que eventos de especiao aconteceram e frequentemente quando eles aconteceram, mas mais difcil descobrir como eles aconteceram. No entanto, podemos usar nossos modelos de especiao para fazer previses e em seguida verificar essas previses com relao as nossas observaes do mundo natural e os resultados dos experimentos. Como exemplo, vamos examinar algumas evidncias relevantes do modelo de especiao aloptrica. Os cientistas encontraram muitas evidncias que so consistentes com eventos de especiao aloptrica sendo uma forma comum de formar novas espcies:

Padres Geogrficos: Se eventos de especiao aloptrica acontecessem, poderamos prever populaes da mesma espcie em diferentes localizaes geogrficas seriam geneticamente diferentes. H abundantes observaes que sugerem que isso frequentemente verdadeiro. Por exemplo, muitas espcies apresentam variedades regionais que so ligeiramente diferentes geneticamente e na aparncia, como no caso da Coruja-pintada do norte e da Coruja-pintada mexicana. Alm disso, espcies em anel so exemplos convincentes de como diferenas genticas podem surgir atravs defluxo gnico reduzido e distanciamento geogrfico.

Subespcies de coruja-pintada morando em diferentes localizaes geogrficas mostram algumas diferenas genticas e morfolgicas. Esta observao consistente com a idia de que novas espcies se formam atravs de isolamento geogrfico.
Resultados Experimentais: Os primeiros passos de especiao tm sido produzidos em diversos experimentos de laboratrio envolvendo isolamento geogrfico. Por exemp lo, Diane Dodd examinou os efeitos do isolamento geogrfico e seleo nas moscas da fruta. Ela tirou as moscas da fruta de uma nica populao e dividiu-as em populaes isoladas morando em gaiolas para simular o isolamento geogrfico. Metade da populao vivia em uma alimentao baseada em maltose e a outra metade vivia em uma alimentao baseada em amido. Depois de muitas geraes, as moscas foram testadas para saber com quais moscas elas preferem se acasalar. Dodd descobriu que algum tipo de isolamento reprodutivo ocorreu como resultado do isolamento geogrfico e seleo por diferentes fontes de alimentos nos dois ambientes: "moscas da maltose" preferiram outras "moscas da maltose" e "moscas do amido" preferiram outras "moscas do amido." Embora, no possamos ter certeza, essas diferentes preferncias provavelmente existiram porque a seleo por utilizao de

diferentes fontes de alimentos tambm afetou certos genes envolvidos no comportamento de reproduo. Este o tipo de resultado que seria de se esperar, se a especiao aloptrica fosse um modo tpico de especiao.

O experimento de Diane Dodd com moscas de fruta sugere que populaes isoladas em diferentes ambientes (e.g., com diferentes fontes de alimentos) podem levar ao incio de um isolamento reprodutivo. Estes resultados so consistentes com a idia de que o isolamento geogrfico um importante passo para alguns eventos de especiao.

Isolamento Reprodutivo
O ambiente pode impor uma barreira externa a reproduo, tal como um rio ou intervalo de montanhas entre duas espcies incipientes mas essa barreira externa sozinha no os far se dividir em espcies completamente desenvolvidas. A alopatria pode iniciar o processo, mas a evoluo das barreiras internas (ou seja, de base gentica) ao fluxo gnico necessria para a especiao estar completa. Se as barreiras internas ao fluxo gnico no evoluem, indivduos das duas partes da populao iro acasalar entre si livremente se eles voltarem a ter contato. O que quer que as diferenas genticas tenham evoludo ir desaparecer assim que seus genes se misturarem novamente. Especiao requer que as duas espcies sejam incapazes de produzir descendentes viveis juntos ou que eles evitem acasalar com membros do outro grupo.

Aqui esto algumas das barreiras ao fluxo gnico que podem contribuir para a especiao. Elas resultam da seleo natural, seleo sexual ou deriva gentica:

A evoluo de diferentes locais, momentos ou rituais de acasalamento: As mudanas de base gentica desses aspectos de acasalamento completam o processo de isolamento reprodutivo e especiao. Por exemplo, os pssaros jardineiros (mostrados abaixo) constroem caramanches elaborados e os decora com diferentes cores para cortejar as fmeas. Se duas espcies desenvolvem diferenas em seu ritual de acasalamento, essas podem isol-las permanentemente e completar o processo de especiao.

Diferentes espcies de pssaros jardineiro constroem caramanches elaborados e os decoram com diferentes cores para cortejar as fmeas. Os pssaro-cetim ( esquerda) constri um canal entre varas verticais, e decora com objetos azuis brilhantes, enquanto que o pssaro-caramancheiro ( direita) constri uma torre alta de varas e a decora com pequenos pedaos de carvo. Mudanas evolutivas em rituais de acasalamento, como a construo de caramanches, podem contribuir para a especiao.
Falta de ajuste entre rgos sexuais: Difcil de imaginar, mas um grande problema para os insetos com genitais de formas variadas!

Esses pnis de liblula ilustram o quo complexo os genitais de insetos podem ser.
Inviabilidade ou esterilidade da descendncia: Todo aquele cortejo e acasalamento desperdiado se os descendentes do acasalamento entre os dois grupos no sobreviverem ou no puderem se reproduzir.

No nosso exemplo de moscas em um cacho de banana podre, a alopatria acabou com o processo de especiao, mas presses seletivas diferentes na ilha causaram a diversificao gentica na populao da ilha a partir da populao do continente.

Isolamento geogrfico pode instigar um evento de especiao mas mudanas genticas so necessrias para completar o processo.
O que pode ter causado isso? Talvez, frutas diferentes eram abundantes na ilha. A populao da ilha foi selecionada para se especializar em um tipo particular de fruta e desenvolveu uma preferncia de alimentao diferente das moscas do continente.

Diferentes presses seletivas nas duas ilhas podem completar a diferenciao das duas espcies.
Poderia essa pequena diferena ser uma barreira para o fluxo gnico com as moscas do continente? Sim, se as moscas encontrarem parceiros ao andar nos seus alimentos preferidos, mesmo se depois elas retornarem ao continente, elas no conseguiro acasalar com as moscas de l por causa dessa diferente preferncia por alimento. O fluxo gnico seria muito reduzido; e uma vez que o fluxo gnico entre espcies reduzido ou eliminado, diferenas genticas maiores entre as duas espcies podem se acumular.

Coespeciao
Se a associao entre duas espcies muito prxima, elas podem sofrer especiao em paralelo. Isso chamado coespeciao. E especialmente provvel de acontecer entre parasitas e seus hospedeiros. Para ver como isso funciona, imagine uma espcie de piolho vivendo em uma espcie de rato-de-bochechas (um roedor da amrica do norte). Quando os ratos-de-bochechas se juntam para acasalar, os piolhos tm a oportunidade de mudar de hospedeiro e talvez acasalar com piolhos em outro rato-de-bochechas. A troca de hospedeiros permite o fluxo gnico entre as espcies de piolho.

Considere o que acontece com os piolhos se a linhagem de ratos-de bochecha se separar em linhagem A e B: 1. 2. Os piolhos tm poucas oportunidades de trocar de ratos-de bochecha e os piolhos da linhagem A no acasala com os piolhos que vivem na linhagem B. Esse isolamento geogrfico das linhagens de piolho pode torn -los reprodutivamente isolados e, portanto, espcies separadas.

Bilogos evolutivos podem sempre dizer quando linhagens coespeciaram porque a filogenia do parasita ir espelhar a filogenia do hospedeiro.

Filogenias paralelas observadas em hospedeiros e parasitas uma evidncia da coespeciao.


Esse exemplo um pouco idealizado cientistas raramente encontram hospedeiros e parasitas cujas filogenias coincidam exatamente. Entretanto, s vezes as filogenias indicam que coespeciao acontece com algumas trocas de hospedeiros.

Especiao nas Plantas


Em termos de reproduo, plantas tm muito mais opes do que animais. Muitas plantas podem reproduzir sexualmente, ao fertilizar outros indivduos ou elas mesmas e assexuadamente, criando clones de si mesmas atravs de reproduo vegetativa, enquanto muitos animais apenas se reproduzem sexualmente. Similarmente, em termos de especiao, plantas tm mais opes do que animais. Dois modelos de especiao so particularmente comuns em plantas:

Especiao por hibridizao: Por exemplo, quando Loren Rieseberg e colegas de trabalho

reconstruram a filogenia de vrias espcies de girassis, eles descobriram que muitas espcies se formaram por fertilizaes entre outras espcies. Muitas vezes os descendentes hbridos dessa fertilizao so estreis, mas ocasionalmente eles so frteis e esto isolados reprodutivamente de suas espcies progenitoras. No ltimo caso, uma nova espcie formada.

As espcies de girassol Helianthus anomalus foram produzidas pela hibridizao de duas outras espcies de girassol..
Especiao por mudanas de ploidia: Em termos de especiao de plantas, uma mudana de
ploidia geralmente significa multiplicar o nmero de cromossomos que a espcie tem por algum nmero. Ento uma espcie que normalmente tem 18 cromossomos pode produzir uma linhagem que tem 36 ou 54 cromossomos. Mudanas de ploidia so comuns em plantas e muitas vezes produzem espcies que so reprodutivamente isoladas e distintas das espcies progenitoras. Por exemplo, a especiao nessas anmonas envolveu uma mudana de ploidia.

Aqui ns vemos duas espcies de flores de anmonas e seus cromossomos. Mudana no nmero de cromossomos, como aconteceu nesse gnero, pode causar especiao.

ESPECIAO
Definio: diviso de uma espcie em duas reprodutivamente isoladas. restrio: no aplicvel a espcies sem reproduo sexuada. O evento crucial: isolamento reprodutivo. Membros de espcies diferentes possuem diferenas genticas, ecolgicas, comportamentais e morfolgicas. Nenhum desses critrios, porm, suficiente para fornecer uma definio universal de espcie. Muitas espcies, no entanto, diferem por serem reprodutivamente isoladas (conceito biolgico de espcie).

Precisamos, portanto, compreender como surgem as barreiras reprodutivas entre uma nova espcie e seu ancestral (=compreender a especiao). Antes, porm: uma nova espcie pode ter as seguintes relaes geogrficas com seu ancestral: a) Isolamento geogrfico (alopatria) b) Existir em um continnum geogrfico c) Existir dentro da mesma rea (simpatria)

Mecanismos de Isolamento Reprodutivo:

caractersticas que fazem com que espcies, quando simptricas, mantenham conjuntos gnicos distintos. Uma classificao dos mecanismos de isolamento nos animais (Mayr, 1993): 1. Mecanismos pr-copulatrios - impedem cruzamentos inter-especficos a. Parceiros em potencial no se encontram (isolamento sazonal ou de hbitat) b. Parceiros em potencial encontram-se, mas no copulam (isolamento etolgico) c. A cpula tentada, mas no h transferncia de espermatozides (isolamento mecnico) 2. Mecanismos ps-copulatrios - reduzem o completo sucesso dos cruzamentos inter-especficos Pr-zigticos a. A transferncia de espermatozides ocorre, mas o ovo no fertilizado (mortalidade gamtica, incompatibilidade, etc) Ps-zigticos b. O ovo fertilizado, mas o zigoto morre (mortalidade zigtica por incompatibilidade de caritipos, etc.) c. O zigoto produz uma F1 de hbridos inviveis ou com viabilidade reduzida (inviabilidade do hbrido) d. Os zigotos dos hbridos da F1 so completamente viveis, mas parcial ou completamente estreis ou ainda produzem uma F2 deficiente (esterilidade do hbrido)

Alguns exemplos de mecanismos de isolamento levando especiao

Figura 1 - padres de vo e emisso fluorescente diferenciada em distintas espcies de vagalumes.

Figura 2 - padres de canto diferenciado levando especiao em pssaros.

Figura 3 - barreira geogrfica (Grand Canyon) levando especiao em Sciurus sp.

MECANISMOS DE ESPECIAO
Duas classificaes das formas potenciais de especiao nos organismos sexuados: A - COM BASE NA GEOGRAFIA E NVEL (MAYR, 1963). 1. Hibridizao (manuteno dos hbridos entre duas espcies) 2. Especiao instantnea (por meio de indivduos) A. Geneticamente: Macrognese (mutao nica conferindo isolamento reprodutivo) B. Citologicamente: b.1. Mutao cromossmica (i. , translocao) b.2. Poliploidia 3. Especiao gradativa (por meio de populaes) A. Especiao aloptrica (geogrfica) B. Especiao paraptrica (semi-geogrfica) C. Especiao simptrica

B - COM BASE NO ASPECTO GENTICO DA POPULAO (TEMPLETON, 1982) 1. Variao brusca A. Manuteno do hbrido (seleo para o hbrido) B. Recombinao do hbrido (seleo para os recombinantes seguindo-se a hibridizao) C. Cromossmica (fixao da mutao cromossmica por deriva e seleo) D. Gentica (evento fundador em uma colnia)

2. Divergncia A. Hbitat (seleo divergente, sem o isolamento pela distncia) B. Clinal (seleo sobre uma clina -gradiente-, com o isolamento pela distncia) C. Adaptativa (surgimento de uma barreira extrnseca, seguida por microevoluo divergente).

MODELOS DE ESPECIAO Consideraremos aqui trs modelos principais:


1 Especiao Aloptrica vicariante (diviso de populaes - espcies) periptrica (isolados perifricos - efeito fundador)

2 Especiao Paraptrica 3 Especiao Simptrica

1. ESPECIAO ALOPTRICA Evoluo de barreiras reprodutivas entre populaes que esto geograficamente separadas. A barreira fsica reduz o fluxo gnico (migrao) entre as populaes. Esta barreira pode aparecer por mudanas geolgicas e geomorfolgicas (rios, cursos d'gua, cadeias de montanhas, deriva continental, vulces,etc) ou por eventos de disperso (deslocamento de populaes para locais distantes, disperso provocada pelo vento, correntes marinhas, etc.) Alopatria definida por uma severa reduo do movimento dos indivduos ou de seus gametas entre as populaes, e no necessariamente significa uma maior distncia geogrfica (ex: curso de rio, cnion, etc). Todo bilogo evolucionista concorda que a especiao aloptrica ocorre e muitos sustentam que ela o principal modelo de especiao em animais (Mayr 1963, Futuyma e Mayer 1980, Coyne 1992). As populaes isoladas se diferenciam adquirindo distintas variaes (mutaes) e alterando frequncias allicas por deriva ou seleo natural at que ocorra isolamento reprodutivo, de maneira que, se estes grupos voltarem a viver em Simpatria, no sero "compatveis" reprodutivamente.

Dois tipos principais de Especiao Aloptrica:


A. Especiao Vicariante Ocorre quando duas populaes so divididas pelo surgimento de uma barreira extrnseca.

Figura 4 - especiao Vicariante (Aloptrica estrita) B. Especiao Periptrica (ou efeito fundador - ver detalhe no final desta pgina) Ocorre quando h formao de uma colnia perifrica a partir da populao original, por disperso e, aps vrias geraes, ocorre isolamento reprodutivo. Comum em eventos de colonizao de ilhas a partir do continente. Neste caso a diferenciao se d mais acentuadamente na colnia filha, com menor nmero de indivduos, sendo que a populao original no final da especiao ser a mais parecida com a espcie ancestral.

Figura 5 - especiao Periptria (Aloptrica com efeito fundador) Evidncias para a especiao aloptrica: a. Correspondncia entre descontinuidade biolgica e topogrfica. Ex.: i) animais aquticos mostram uma maior diversidade regional em regies montanhosas onde h sistemas de rios isolados. ii) Em ilhas, espcies que so homogneas em termos de variao continental podem divergir em aparncia, ecologia e comportamento. b. O Registro fssil mostra o aparecimento sbito de uma espcie distinta, sugerindo que ela invadiu a partir de uma outra regio, na qual ela surgiu (Eldredge, 1971). c. Experimentos de laboratrio demonstram que o isolamento reprodutivo incipiente pode se desenvolver entre populaes isoladas de Drosophila sp. e Musca domestica.

Zonas Hbridas: locais em que as populaes diferindo em vrias ou muitas caractersticas intercruzam-se, em maior ou menor extenso. Tais zonas so interpretadas como local de contato secundrio entre as populaes que se diferenciaram em alopatria, mas que no alcanaram um status pleno de espcie. Algumas zonas hbridas no entanto so vistas entre espcies (ver abaixo em especiao Paraptrica). Ex.: duas raas (subespcies) do gafanhoto Caledia captiva: - Formam uma zona hbrida de aproximadamente um quilmetro de largura por 200 quilmetros de comprimento, no sudeste da Austrlia. - Diferem em pelo menos nove rearranjos cromossmicos - Formam F2 e retrocruzamento com hbridos inviveis.

2. ESPECIAO PARAPTRICA: Ocorre sem que haja isolamento geogrfico. Neste modelo, as populaes se divergem por adaptao a ambientes diferentes dentro de um continuun na faixa de disperso da espcie ancestral.

Figura 6 - Parapatria A adaptao a ambientes/nichos distintos que ocorrem ao longo da grande faixa de disperso da espcie ancestral parece ser a mais importante etapa neste processo

de especiao. Muitas vezes pode ser criada uma zona hbrida entre as duas espcies "incipientes" derivadas, cujos hbridos podem possuir diferentes graus de viabilidade ou fertilidade. Esta zona hbrida pode funcionar como barreira ao fluxo gnico entre as duas espcies que se esto se diferenciando.

3. ESPECIAO SIMPTRICA: um modelo que no envolve isolamento geogrfico em populaes habitando a mesma rea restrita. Se d quando uma barreira biolgica ao intercruzamento se origina dentro dos limites de uma populao, sem nenhuma segregao espacial das "espcies incipientes" (que esto se diferenciando). - A maioria dos tipos existentes para este modelo de especiao controvertida. - Uma exceo o da especiao instantnea, por poliploidia, que ocorre em plantas.

Figura 7 - Especiao poliplide nas plantas Clarkia sp. (em Simpatria)

- Se uma simples mutao ou alterao cromossmica (tal como poliploidia) confere um isolamento reprodutivo completo em um passo, a reproduo no ter sucesso, a no ser que haja um endocruzamento (autofertilizao ou cruzamento com irmos, que tambm podem carregar a nova mutao). - Entre animais, o endocruzamento raro, mas ocorre em grupos como Chalcidoidea (himenpteros parasitas). - Muitos modelos de especiao simptrica baseiam-se em seleo disruptiva, como no caso de dois homozigotos para um ou mais locos que esto adaptados a diferentes fontes de recursos e h variao de mltiplos nichos. - A especiao simptrica teoricamente possvel, mas provavelmente ocorre apenas sob certas condies excepcionais. Depende basicamente de fatores genticos tais como: formao de hbridos "deletrios" entre distintos gentipos da populao original, favorecimento pela Seleo do acasalamento entre determinados gentipos (acasalamento preferencial), etc. - Exemplos de especiao simptrica mais estudados em animais referem-se formao das espcies de Cicldeos dos lagos de crateras africanos (Tanganika, Vitria, Malawi, etc.).

TEORIAS GENTICAS DE ESPECIAO


- Durante a especiao, as populaes divergem em direo a equilbrios genticos diferentes e incompatveis - As teorias genticas sobre como as populaes passam a ocupar picos adaptativos diferentes e incompatveis so de dois tipos: a. Divergncia Gradual: as foras de seleo experimentadas por duas populaes espacialmente isoladas diferem de modo que elas gradativamente se movem em direo a picos adaptativos diferentes. b. Deslocamento de Pico: supe que o ambiente das duas populaes o mesmo, mas que quaisquer das duas constituies genticas so favorecidas pela seleo (processo adaptativo estocstico).

divergncia gradual

deslocamento de pico

Figura 8 - dois modelos genticos de especiao.

O Efeito do Fundador do ponto de vista gentico - Alterao nas freqncias gnicas por deriva gentica, que promovem uma cadeia de mudanas genticas em outros locos. Isto se d no caso de colonizaes envolvendo um nmero pequeno de indivduos (efeito fundador), tambm chamado de gargalo de garrafa ou efeito "bottleneck" (figura 9 abaixo), comum em processos de especiao Aloptrica por Peripatria. - Segundo Mayr, a evoluo numa espcie de ampla distribuio provavelmente um processo lento, porque o conjunto gnico co-adaptado resiste mudana e porque o fluxo gnico entre as suas populaes se ope divergncia. - Por outro lado, a evoluo em colnias recm-fundadas (peripatria) provavelmente mais rpida e pode favorecer alteraes que determinem a origem de novas espcies e novos gneros. O nmero pequeno de indivduos nesta populao fundadora pode fixar diferentes alelos, que pode levar a uma crescente divergncia da populao ancestral com o passar das geraes.

Figura 9 - o efeito gargalo de garrafa (bottleneck).

Mitose e Meiose
Mitose

A mitose um processo de diviso celular, caracterstico de todas as clulas somticas vegetais e animais. um processo contnuo que

dividido didaticamente em 5 fases: Profse, metfase, anfase, telfase e intrfase nas quais ocorrem grande modificaes noncleo e no citoplasma. O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose so dependentes dos componentes do aparelho mittico
Aparelho Mittico

O aparelho mittico constitudo pelos fusos, centrolos, steres e cromossomos. O ster um grupo de microtbulos irradiados que convergem em direo do centrolo. As fibras do fuso so constitudas por: 1. microtbulos polares que se originam no polo. 2. Microtbulos cinetecricos, que se originam nos cinetecro 3. Microtbulos livres. Cada cromossoma composto por duas estruturas simtricas: as cromtides, cada uma delas contm uma nica molcula de DNA. As cromtides esto ligadas entre si atravs do centrmero, que uma regio do cromossoma que se liga ao fuso mittico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constrico primria.

Fases da Mitose
Prfase

A prfase comea com o aumento do volume nuclear e com a condensao da cromatina, formando os cromossomos. Verifica-se que cada cromossomo constitudo de duas cromtides unidas pelo centrmero, o que significa que a duplicao dos cromossomos ocorreu antes da prfase, ou seja, na intrfase.

Figura 1A - Incio da prfase No citoplasma, o incio da prfase marcado pela duplicao dos centrolos, que se envolvem radialmente pelas fibras do ster. Cada um dos centrolos resultantes vai migrando para os plos opostos da clula.

Durante a migrao dos centrolos, o hialoplasma vai formando entre eles um conjunto de fibras, constituindo o fuso mittico. A carioteca se fragmenta e o fuso passa a ocupar a zona axial da clula (Fig. 1A, 1B e 1C).

Figura 1B - Prfase intermediria

Figura 1C - Fim da prfase


Metfase

Os cromossomos atingem seu grau mximo de condensao e se colocam no equador do fuso. Pelo centrmero os cromossomos esto ligados s fibras do fuso. H dois tipos de fibras no fuso: as contnuas, que vo de centrolo a centrolo, e as cromossmicas, que vo de centrolo a centrmero (Fig. 2).

Figura 2 - A metfase
Anfase

A anfase comea pela duplicao dos centrmeros, libertando as cromtides, que agora passam a ser denominadas cromossomos-filhos. Em seguida, as fibras cromossmicas encurtam, puxando os cromossomos para os plos do fuso (Fig. 3).

Figura 3 - A anfase

Telfase

Agora, os cromossomos chegam aos plos e sofrem o processo de descondensao. A membrana nuclear reconstitui-se a partir do retculo endoplasmtico. Os nuclolos tomam a se formar na altura da constrio secundria de certos cromossomos, os chamados cromossomos organizadores nucleolares. Assim termina a diviso nuclear ou cariocinese, produzindo dois novos ncleos com o mesmo nmero cromossmico da clula-me. A seguir, acontece a diviso do citoplasma ou citocinese. Na regio equatorial, a membrana plasmtica se invagina, formando um sulco anular cada vez mais profundo, terminando por dividir totalmente a clula (Figs. 4A e 4B).

Figura 4A - Incio da telfase

Figura 4B - Fim da telfase

Intrfase

Intrfase o perodo que separa duas mitoses. Tal perodo caracteriza-se por intensa atividade metablica, resultante da descondensao cromossmica. A intrfase dividida em trs perodos (G1, S e G2). O perodo durante o qual ocorre a duplicao do DNA chamado de S; G1 (do ingls gap intervalo) o perodo que antecede a sntese de DNA, enquanto G2 o perodo que sucede a sntese de DNA e antecede a mitose.

O ciclo mittico Em G1 ocorre intensa sntese de RNA e protenas, provocando o crescimento da clula. No perodo S acontece a sntese de DNA, determinando a duplicao dos cromossomos. No perodo G2 h pouca sntese de RNA e de protenas. O grfico abaixo mostra a variao da quantidade de DNA no ciclo celular.

Grau de variao da quantidade de DNA no ciclo mittico

Meiose
O que meiose?

A meiose um processo de diviso celular em que uma clula diplide (2n) forma quatro clulas haplides (n). A meiose consiste em duas divises celulares, acompanhadas por uma s duplicao cromossmica.

Organismos simples podem reproduzir-se atravs de divises simples. Este tipo de reproduo assexuada simples e direta e produz organismos geneticamente iguais. A reproduo sexual por sua vez, envolve uma mistura de genomas de 2 indivduos, para produzir um indivduo que diferem geneticamente de seus parentais. O ciclo reprodutivo sexual envolve a alternncia de geraes de clulas haplides, com geraes de clulas diplides. A mistura de genomas realizada pela fuso de clulas haplides que formam clulas diplides. Posteriormente novas clulas diplides so geradas quando os descendentes de clulas diplides se dividem pelo processo de meiose. Com exceo dos cromossomos que determinam o sexo, um ncleo de clula diplide contm 2 verses similares de cada cromossomo autossomo, um cromossomo paterno e 1 cromossoma materno. Essas duas verses so chamadas de homologas, e na maioria das clulas possuem existncia como cromossomos independentes. Essas duas verses so denominadas de homlogos. Quando o DNA duplicado pelo processo de replicao, cada um desses cromossomos replicado dando origem as cromtides que so ento separadas durante a anfase e migram para os polos celulares. Desta maneira cada clula filha recebe uma cpia do cromossomo paterno e uma cpia do cromossoma materno. Vimos que a mitose resulta em clulas com o mesmo nmero de cromossomas, se ocorre - se a fuso dessas clulas, teramos como resultado clulas com o dobro de cromossomas e isso ocorreria em progresso. Exemplificando: O homem possui 46 cromossomas, a fuso resultaria em uma clula com 92 cromossomas. A meiose desenvolveu-se para evitar essa progresso. A meiose ( meioum = diminuir ) ocorre nas clulas produtoras de gametas. Os gametas masculinos e femininos ( espermatozides e vulos ) que so produzidos nos testculos e ovrios respectivamente as gnadas femininas e masculinas. Os gametas se originam de clulas denominadas espermatogonias e ovogonias.

A meiose precedida por um perodo de intrfase ( G1, S, G2 ) com eventos semelhantes aos observados na mitose. As espermatognias e ovognias, que so clulas diplides, sofrem sucessivas divises mitticas. As clulas filhas dessas clulas desenvolvem ciclo celular, e num determinado momento da fase G2 do ciclo celular ocorrem alteraes que levam as clulas a entrar em meiose e darem origem a clulas hploides ou seja clulas que possuem a metade do nmero (n) de cromossomas da espcie. A regulao do processo meitico inicia-se durante a fase mittica, onde observam-se: 1) Perodo S longo; 2) aumento do volume nuclear. Experimentalmente demonstra-se que eventos decisivos ocorrem em G2, devido a ativao de stios nicos para a meiose. Podemos definir meiose como sendo o processo pelo qual nmero de cromossomos reduzido a metade. Na meiose o cromossomo produzido possui apenas a metade do nmero de cromossomos, ou seja somente um cromossomo no lugar de um par de homlogos. O gameta dotado de uma cpia do cromossoma materno ou paterno. A meiose um processo que envolve 2 divises celulares com somente uma duplicao de cromossomas.

Fases da Meiose

A meiose ocorre apenas nas clulas das linhagens germinativas masculina e feminina e constituda por duas divises celulares: Meiose I e Meiose II.
O esquema geral da meiose

A meiose envolve duas divises celulares. A primeira diviso meitica chamada reducional, pois reduz o nmero de cromossomos de um estado diplide (2n) para o haplide (n). A segunda diviso chamada equacional e mantm o nmero haplide. O processo geral obedece ao seguinte esquema:

Meiose diviso I - Diviso reducional

A meiose I subdividida em quatro fases, denominadas: Prfase I, Metfase I, Anfase I, Telfase I

PRFASE I

A prfase I de longa durao e muito complexa. Os cromossomos homlogos se associam formando pares, ocorrendo permuta (crossing-over) de material gentico entre eles. Vrios estgios so definidos durante esta fase: Leptteno, Zigteno, Paquteno, Diplteno e Diacinese.

O crossing-over Leptteno Os cromossomos tornam-se visveis como delgados fios que comeam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial , as duas cromtides- irms de cada cromossomo esto alinhadas to intimamente que no so ditinguveis.

Zigteno Os cromossomos homlogos comeam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extenso. O processo de pareamento ou sinapse muito preciso.

Paquteno Os cromossomos tornam-se bem mais espiralados. O pareamento completo e cada par de homlogos aparece como um bivalente ( s vezes denominados ttrade porque contm quatro cromtides) Neste estgio ocorre o crossing-over, ou seja, a troca de segmentos homlogos entre cromtides no irms de um par de cromossomos homlogos.

Diplteno Ocorre o afastamento dos cromossomos homlogos que constituem os bivalentes. Embora os cromossomos homlogos se separem, seus centrmeros permanecem intactos, de modo que cada conjunto de cromtidesirms continua ligado inicialmente. Depois, os dois homlogos de cada bivalente mantm-se unidos apenas nos pontos denominados quiasmas (cruzes).

Diacinese Neste estgio os cromossomos atingem a condensao mxima.

METFASE I

H o desaparecimento da membrana nuclear. Forma-se um fuso e os cromosomos pareados se alinham no plano equatorial da clula com seus centrmeros orientados para plos diferentes.

ANFASE I

Os dois membros de cada bivalente se separam e seus respectivos centrmeros com as cromtides-irms fixadas so puxados para plos opostos da clula. Os bivalentes distribuem-se independentemente uns dos outros e, em consequncia, os conjuntos paterno e materno originais so separados em combinaes aleatrias.

TELFASE I

Nesta fase os dois conjuntos haplides de cromossomos se agrupam nos plos opostos da clula.

Meiose diviso II - Diviso equacional

A meiose II tem incio nas clulas resultantes da telfase I, sem que ocorra a Intrfase. A meiose II tambm constituda por quatro fases:

PRFASE II

bem simplificada, visto que os cromossomos no perdem a sua condensao durante a telfase I. Assim, depois da formao do fuso e do desaparecimento da membrana nuclear, as clulas resultantes entram logo na metfase II.

METFASE II

Os 23 cromossomos subdivididos em duas cromtides unidas por um centrmero prendem-se ao fuso.

ANFASE II

Aps a diviso dos centrmeros as cromtides de cada cromossomo migram para plos opostos.

TELFASE II

Forma-se uma membrana nuclear ao redor de cada conjunto de cromtides.

Gentica Clssica - Introduo

Teoria Celular: premissas sobre a clula que foram decisivas para o desenvolvimento da Biologia como estudo dos seres vivos. As premissas so 3: 1. A clula a unidade bsica (ou morfolgica) de todos os seres vivos, ou seja, todo ser vivo constitudo de clulas e de estruturas por ela formadas (da o porque dos vrus no serem enquadrados, por enquanto, nos grupos de seres vivos: so acelulares). 2. A clula a unidade funcional (ou fisiolgica) de todos os seres vivos, ou seja, a vida dos organismos depende da atividade das clulas. 3. No se criam clulas: clulas so formadas atravs de outras clulas preexistentes, atravs da diviso celular. Gentica Clssica - Conceitos bsicos Com a descoberta do DNA e de suas peculiaridades como material gentico, outras descobertas foram feitas e, para entendermos melhor o funcionamento do DNA, o entendimento de alguns conceitos fundamental:
1. Cromossomos: so filamentos constitudos de DNA e histonas (protenas) encontrados nos ncleos das clulas. Clulas normais (somticas ou diplides) tm 23 pares de cromossomos e gametas (clulas haplides sexuais) tm 23 cromossomos. Os gametas femininos so XX e os masculinos so XY. Os demais 22 pares que so comuns a homens e mulheres so chamados de autossomos. Cromossomos Homlogos: so cromossomos de mesmo tamanho, mesma forma, mesmo tipo e mesma combinao gnica (de genes). So os homlogos que formam pares. Gene: segmento de DNA que carrega informaes sobre uma determinada caracterstica; carrega informaes hereditrias. Representado por letras minsculas/maisculas. Locus: posio do gene no cromossomo (plural = loci). Alelos: so genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homlogos. Formam o par que determina certaa caracterstica. Gentipo: conjunto gnico do indivduo; representao grfica dos alelos de um indivduo. Caractersticas potenciais.

2. 3. 4. 5. 6.

7. 8. 9.

Fentipo: conjunto de caractersticas do indivduo de acordo com seu gentipo e a influncia do meio (FENTIPO = GENTIPO + MEIO). So as caractersticas reais. Fenocpia: fentipo determinado apenas pelo meio (exemplo: Focomelia - doena causada exclusivamente pelo uso da talidomida e no por determinao gentica). Homozigoto (ou puro): par de alelos iguais para determinada caracterstica (exemplos: AA, ii, FF).

10. Heterozigoto (ou hbrido): par de alelos distintos para certa caracterstica (exemplos: Aa, Ii, fF). 11. Gene dominante: manifesta sua caracterstica tanto em homozigose quanto heterozigose. 12. Gene recessivo: manifesta sua caracterstica apenas em homozigose. Exemplo de dominncia: suponhamos que uma doena cause manchas na pele e seja causada por um gene mutante N dominante. As possveis combinaes entre gene mutante (N) e gene normal (n) sero: NN, Nn e nn. Se o gene N dominante, isso significa que ele manifesta sua caracterstica (manchas) tanto em homozigose (NN) quanto em heterozigose (Nn). E nn, no apresentando o gene N, significa pele sem manchas. Conclumos ento que N dominante em relao a n, que recessivo em relao a N (ou seja, apresenta a caracterstica apenas em homozigose - nn).

*Escolha das letras para os genes: sempre o gene dominante recebe letra maiscula e o recessivo minscula. A letra que deve ser usada sempre a inicial da caracterstica recessiva (no caso acima N, de pele Normal).

Os experimentos de Mendel
A escolha da planta
A ervilha uma planta herbcea leguminosa que pertence ao mesmo grupo do feijo e da soja. Na reproduo, surgem vagens contendo sementes, as ervilhas. Sua escolha como material de experincia no foi casual: uma planta fcil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Desde os tempos de Mendel existiam muitas variedades disponveis, dotadas de caractersticas de fcil comparao. Por exemplo, a variedade que flores prpuras podia ser comparada com a que produzia flores brancas; a que produzia sementes lisas poderia ser comparada cm a que produzia sementes rugosas, e assim por diante. Outra vantagem dessas plantas que estame e pistilo, os componentes envolvidos na reproduo sexuada do vegetal, ficam encerrados no interior da mesma flor, protegidas pelas ptalas. Isso favorece a autopolinizao e, por extenso, a autofecundao, formando descendentes com as mesmas caractersticas das plantas genitoras.

A partir da autopolinizao, Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as caractersticas que ele pretendia estudar. Por exemplo, para cor de flor, plantas de flores de cor de prpura sempre produziam como descendentes plantas de flores prpuras, o mesmo ocorrendo com o cruzamento de plantas cujas flores eram brancas. Mendel estudou sete caractersticas nas plantas de ervilhas: cor da flor, posio da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

Os cruzamentos

Depois de obter linhagens puras, Mendel efetuou um cruzamento diferente. Cortou os estames de uma flor proveniente de semente verde e depois depositou, nos estigmas dessa flor, plen de uma planta proveniente de semente amarela. Efetuou, ento, artificialmente, uma polinizao cruzada: plen de uma planta que produzia apenas semente amarela foi depositado no estigma de outra planta que s produzia semente verde, ou seja, cruzou duas plantas puras entre si. Essas duas plantas foram consideradas como a gerao parental (P), isto , a dos genitores. Aps repetir o mesmo procedimento diversas vezes, Mendel verificou que todas as sementes originadas desses cruzamentos eram amarelas a cor verde havia aparentemente desaparecido nos descendentes hbridos (resultantes do cruzame nto das plantas), que Mendel chamou de F1 (primeira gerao filial). Concluiu, ento, que a cor amarela dominava a cor verde. Chamou o carter cor amarela da semente de dominante e o verde de recessivo. A seguir, Mendel fez germinar as sementes obtidas em F1 at surgirem as plantas e as flores. Deixou que se autofertilizassem e a houve a surpresa: a cor verde das sementes reapareceu na F2 (segunda gerao filial), s eu em proporo menor que as de cor amarela: surgiram 6.022 sementes amarelas para 2.001 verdes, o que conduzia a proporo 3:1. Concluiu que na verdade, a cor verde das sementes no havia desaparecido nas sementes da gerao F 1. O que ocorreu que ela no tinha se manifestado, uma vez que, sendo uma carter recessivo, era apenas dominado (nas palavras de Mendel) pela cor amarela. Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada por dois fatores, cada um determinando o surgimento de uma cor, amarela ou verde. Era necessrio definir uma simbologia para representar esses fatores: escolheu a inicial do carter recessivo. Assim, a letra v (inicial de verde), minscula, simbolizava o fator recessivo. Assim, a letra v (inicial de verde), minscula, simbolizava o fator recessivo para cor verse e a letra V, maiscula, o fator dominante para cor amarela.

VV
Semente amarela pura

vv
Semente verde pura

Vv
Semente amarela hbrida

Persistia, porm, uma dvida: Como explicar o desaparecimento da cor verde na gerao F1 e o seu reaparecimento na

gerao F2?
A resposta surgiu a partir do conhecimento de que cada um dos fatores se separava durante a formao das clulas reprodutoras, os gametas. Dessa forma, podemos entender como o material hereditrio passa de uma gerao para a outra. Acompanhe nos esquemas abaixo os procedimentos adorados por Mendel com relao ao carter cor da semente em ervilhas.

Resultado: em F2, para cada trs sementes amarelas, Mendel obteve uma semente de cor verde. Repetindo o procedimento para outras seis caractersticas estudadas nas plantas de ervilha, sempre eram obtidos os mesmos resultados em F 2, ou seja a proporo de trs expresses dominantes para uma recessiva.

Leis de Mendel

1 Lei de Mendel: Lei da Segregao dos Fatores


A comprovao da hiptese de dominncia e recessividade nos vrios experimentos efetuados por Mendel levou, mais tarde formulao da sua 1 lei: Cada caracterstica determinada por dois fatores que se separam na formao dos gametas, onde ocorrem em dose simples, isto , para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator. Mendel no tinha idia da constituio desses fatores, nem onde se localizavam.

As bases celulares da segregao


A redescoberta dos trabalhos de Mendel, em 1900, trouxe a questo: onde esto os fatores hereditrios e como eles se segregam?

Em 1902, enquanto estudava a formao dos gametas em gafanhotos, o pesquisador norte americano Walter S. Sutton notou surpreendente semelhana entre o comportamento dos cromossomos homlogos, que se separavam durante a meiose, e os fatores imaginados por Mendel. Sutton lanou a hiptese de que os pares de fatores hereditrios estavam localizados em pares de cromossomos homlogos, de tal maneira que a separao dos homlogos levava segregao dos fatores. Hoje sabemos que os fatores a que Mendel se referiu so os genes (do grego genos, originar, provir), e que realmente esto localizados nos cromossomos, como Sutton havia proposto. As diferentes formas sob as quais um gene pode se apresentar so denominadas alelos. A cor amarela e a cor verde da semente de ervilha, por exemplo, so determinadas por dois alelos, isto , duas diferentes formas do gene para cor da semente.

Exemplo da primeira lei de Mendel em um animal


Vamos estudar um exemplo da aplicao da primeira lei de Mendel em um animal, aproveitando para aplicar a terminologia modernamente usada em Gentica. A caracterstica que escolhemos foi a cor da pelagem de cobaias, que pode ser preta ou branca. De acordo com uma conveno largamente aceita, representaremos por B o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo recessivo, que condiciona a cor branca. Uma tcnica simples de combinar os gametas produzidos pelos indivduos de F1 para obter a constituio gentica dos indivduos de F2 a montagem do quadrado de Punnet. Este consiste em um quadro, com nmero de fileiras e de colunas que correspondem respectivamente, aos tipos de gametas masculinos e femininos formados no cruzamento. O quadrado de Punnet para o cruzamento de cobaias heterozigotas :

Gametas maternos B b

BB
Preto

Bb
Preto bb Branco

B Gametas paternos b
Bb Preto

Os conceitos de fentipo e gentipo


Dois conceitos importantes para o desenvolvimento da gentica, no comeo do sculo XX, foram os de fentipo e gentipo, criados pelo pesquisador dinamarqus Wilhelm L. Johannsen (1857 1912).

Fentipo

O termo fentipo (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, caracterstico) empregado para designar as caractersticas apresentadas por um indivduo, sejam elas morfolgicas, fisiolgicas e comportamentais. Tambm fazem parte do fentipo caractersticas microscpicas e de natureza bioqumica, que necessitam de testes especiais para a sua identificao. Entre as caractersticas fenotpicas visveis, podemos citar a cor de uma flor, a cor dos olhos de uma pessoa, a textura do cabelo, a cor do pelo de um animal, etc. J o tipo sanguneo e a sequncia de aminocidos de uma protena so caractersticas fenotpicas revelada apenas mediante testes especiais.

O fentipo de um indivduo sofre transformaes com o passar do tempo. Por exemplo, medida que envelhecemos o nosso corpo se modifica. Fatores ambientais tambm podem alterar o fentipo: se ficarmos expostos luz do sol, nossa pele escurecer.

Gentipo
O termo gentipo (do grego genos, originar, provir, e typos, caracterstica) refere-se constituio gentica do indivduo, ou seja, aos genes que ele possui. Estamos nos referindo ao gentipo quando dizemos, por exemplo, que uma planta de ervilha homozigota dominante (VV) ou heterozigota (Vv) em relao cor da semente. Fentipo: gentipo e ambiente em interao O fentipo resulta da interao do gentipo com o ambiente. Consideremos, por exemplo, duas pessoas que tenham os mesmos tipos de alelos para pigmentao da pele; se uma delas toma sol com mais frequncia que a outra, suas tonalidades de pele, fentipo, so diferentes. Um exemplo interessante de interao entre gentipo e ambiente na produo do fentipo a reao dos coelhos da raa himalaia temperatura. Em temperaturas baixas, os pelos crescem pretos e, em temperaturas altas, crescem brancos. A pelagem normal desses coelhos branca, menos nas extremidades do corpo (focinho, orelha, rabo e patas), que, por perderem mais calor e apresentarem temperatura mais baixa, desenvolvem pelagem preta.

Determinando o gentipo
Enquanto que o fentipo de um indivduo pode ser observado diretamente, mesmo que seja atravs de instrumentos, o gentipo tem que ser inferido atravs da observao do fentipo, da anlise de seus pais, filhos e de outros parentes ou ainda pelo sequenciamento do genoma do indivduo, ou seja, leitura do que est nos genes. A tcnica do sequenciamento, no amplamente utilizada, devido ao seu alto custo e pela necessidade de aparelhagem especializada. Por esse motivo a observao do fentipo e anlise dos parentes ainda o recurso mais utilizado para se conhecer o gentipo. Quando um indivduo apresenta o fentipo condicionado pelo alelo recessivo, conclui-se que ele homozigoto quanto ao alelo em questo. Por exemplo, uma semente de ervilha verde sempre homozigota vv. J um indivduo que apresenta o fentipo condicionado pelo alelo dominante poder ser homozigoto ou heterozigoto. Uma semente de ervilha amarela, por exemplo, pode ter gentipo VV ou Vv. Nesse caso, o gentipo do indivduo s poder ser determinado pela anlise de seus pais e de seus descendentes. Caso o indivduo com fentipo dominante seja filho de pai com fentipo recessivo, ele certamente ser heterozigoto, pois herdou do pai um alelo recessivo. Entretanto, se ambos os pais tm fentipo dominante, nada se pode afirmar. Ser necessrio analisar a descendncia do indivduo em estudo: se algum filho exibir o fentipo recessivo, isso indica que ele heterozigoto.

Cruzamento-teste

Este cruzamento feito com um indivduo homozigtico recessivo para o fator que se pretende estudar, que facilmente se identifica pelo seu fentipo e um outro de gentipo conhecido ou no. Por exemplo, se cruzarmos um macho desconhecido com uma fmea recessiva podemos determinar se o macho portador daquele carter recessivo ou se puro. Caso este seja puro todos os filhos sero como ele, se for portador 25% sero brancos, etc. Esta explicao muito bsica, pois geralmente preciso um pouco mais do que este nico cruzamento. A limitao destes cruzamentos est no fato de no permitirem identificar portadores de alelos mltiplos para a mesma caracterstica, ou seja, podem existir em alguns casos mais do que dois alelos para o mesmo gene e o efeito da sua combinao variar. Alm disso, podemos estar cruzando um fator para o qual o macho ou fmea teste no so portadores, mas sim de outros alelos.

Construindo um heredograma

No caso da espcie humana, em que no se pode realizar experincias com cruzamentos dirigidos, a determinao do padro de herana das caractersticas depende de um levantamento do histrico das famlias em que certas caractersticas aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada caracterstica ou no hereditria e de que modo ela herdada . Esse levantamento feito na forma de uma representao grfica denominada heredograma (do latim heredium, herana), tambm conhecida como genealogia ou rvore genealgica. Construir um heredograma consiste em representar, usando smbolos, as relaes de parentesco entre os indivduos de uma famlia. Cada indivduo representado por um smbolo que indica as suas caractersticas particulares e sua relao de parentesco com os demais. Indivduos do sexo masculino so representados por um quadrado, e os do sexo feminino, por um crculo. O casamento, no sentido biolgico de procriao, indicado por um trao horizontal que une os dois membros do casal. Os filhos de um casamento so representados por traos verticais unidos ao trao horizontal do casal. Os principais smbolos so os seguintes:

A montagem de um heredograma obedece a algumas regras: 1) Em cada casal, o homem deve ser colocado esquerda, e a mulher direita, sempre que for possvel. 2) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita. 3) Cada gerao que se sucede indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada gerao, os indivduos so indicados por algarismos arbicos, da esquerda para a direita. Outra possibilidade se indicar todos os indivduos de um heredograma por algarismos arbicos, comeando-se pelo primeiro da esquerda, da primeira gerao.

Interpretao dos Heredogramas


A anlise dos heredogramas pode permitir se determinar o padro de herana de uma certa caracterstica (se autossmica, se dominante ou recessiva, etc.). Permite, ainda, descobrir o gentipo das pessoas envolvidas, se no de todas, pelo menos de parte delas. Quando um dos membros de uma genealogia manifesta um fentipo dominante, e no conseguimos determinar se ele homozigoto dominante ou heterozigoto, habitualmente o seu gentipo indicado como A_, B_ou C_, por exemplo. A primeira informao que se procura obter, na anlise de um heredograma, se o carter em questo condicionado por um gene dominante ou recessivo. Para isso, devemos procurar, no heredograma, casais que so fenotipicamente iguais e tiveram um ou mais filhos diferentes deles. Se a caracterstica permaneceu oculta no casal, e se manifestou no filho, s pode ser determinada por um gene recessivo. Pais fenotipicamente iguais, com um filho diferente deles, indicam que o carter presente no filho recessivo! Uma vez que se descobriu qual o gene dominante e qual o recessivo, vamos agora localizar os homozigotos recessivos, porque todos eles manifestam o carter recessivo. Depois disso, podemos comear a descobrir os gentipos das outras pessoas. Devemos nos lembrar de duas coisas: 1) Em um par de genes alelos, um veio do pai e o outro veio da me. Se um indivduo homozigoto recessivo, ele deve ter recebido um gene recessivo de cada ancestral. 2) Se um indivduo homozigoto recessivo, ele envia o gene recessivo para todos os seus filhos. Dessa forma, como em um quebra-cabeas, os outros gentipos vo sendo descobertos. Todos os gentipos devem ser indicados, mesmo que na sua forma parcial (A_, por exemplo).

Exemplo:

Em uma rvore desse tipo, as mulheres so representadas por crculos e os homens por quadrados. Os casamentos so indicados por linhas horizontais ligando um crculo a um quadrado. Os algarismos romanos I, II, III esquerda da genealogia representam as geraes. Esto representadas trs geraes. Na primeira h uma mulher e um homem casados, na segunda, quatro pessoas, sendo trs do sexo feminino e uma do masculino. Os indivduos presos a uma linha horizontal por traos verticais constituem uma irmandade. Na segunda gerao observa-se o casamento de uma mulher com um homem de uma irmandade de trs pessoas.

Dominncia incompleta ou Co-dominncia


Nem todas as caractersticas so herdadas como a cor da semente da ervilha, em que o gene para a cor amarela domina sobre o gene para cor verde. Muito frequentemente a combinao dos genes alelos diferentes produz um fentipo intermedirio. Essa situao ilustra a chamada dominncia incompleta ou parcial. Um exemplo desse tipo de herana a cor das flores maravilha. Elas podem ser vermelhas, brancas ou rosas. Plantas que produzem flores cor-de-rosa so heterozigotas, enquanto

os outros dois fentipos so devidos condio homozigota. Supondo que o gene V determine a cor vermelha e o gene B, cor branca, teramos:

VV = flor vermelha BB = flor branca VB = flor cor-de-rosa

Apesar de anteriormente usarmos letras maisculas para indicar, respectivamente, os genes dominantes e recessivos, quando se trata de dominncia incompleta muitos autores preferem utilizar apenas diferentes letras maisculas. Fazendo o cruzamento de uma planta de maravilha que produz flores vermelhas com outra que produz flores brancas e analisando os resultados fenotpicos da gerao F1e F2, teramos:

Agora analizando os resulados genotpicos da gerao F1e F2, teramos:

Flor Branca P:
BV cor-de-rosa V B B BV cor-de-rosa

Flor Vermelha
V

VB cor-de-rosa

VB cor-de-rosa

F1 = 100% VB (flores cor-de-rosa)

Cruzando, agora, duas plantas heterozigotas (flores cor-de-rosa), teramos:

Flor cor-de-rosa F1
VV Vermelha V B BV cor-de-rosa

Flor cor-de-rosa
B

VB cor-de-rosa

BB Branca

F2 = Gentipos: 1/4 VV, 1/2 VB, 1/4 BB. Fentipo: 1/4 plantas com flores vermelhas 1/2 plantas com flores cor-de-rosa 1/4 plantas com flores brancas

Como os genes se manifestam

Vimos que, em alguns casos, os genes se manifestam com fentipos bem distintos. Por exemplo, os genes para a cor das sementes em ervilhas manifestam-se com fentipos bem definidos, sendo encontradas sementes amarelas ou verdes. A essa manifestao gnica bem determinada chamamos de variao gnica descontnua, pois no h fentipos intermedirios. H herana de caractersticas, no entanto, cuja manifestao do gene (tambm chamada de expressividade) no determina fentipos to definidos, mas sim uma gradao de fentipos. A essa gradao da expressividade do gene, variando desde um fentipo que mostra leve expresso da caracterstica at sua expresso total, chamamos de norma de reao ou expressividade varivel. Por exemplo, os portadores dos genes para braquidactilia (dedos curto) podem apresentar fentipos variando de dedos levemente mais curtos at a total falta deles. Alguns genes sempre que esto presentes se manifestam, dizemos que so altamente penetrantes. Outros possuem uma penetrncia incompleta, ou seja, apenas uma parcela dos portadores do gentipo apresenta o fentipo correspondente. Observe que o conceito de penetrncia est relacionado expressividade do gene em um conjunto de indivduos, sendo apresentado em termos percentuais. Assim, por exemplo, podemos falar que a penetrncia para o gene para a doena de Huntington de 100%, o que quer dizer que 100% dos portadores desse gene apresentam (expressam) o fentipo correspondente.

Diferentes graus de braquidactilia pela expresso varivel do gentipo.

Noes de probabilidade aplicadas gentica

Acredita-se que um dos motivos para as idias de Mendel permanecerem incompreendidas durante mais de 3 dcadas foi o raciocnio matemtico que continham. Mendel partiu do princpio que a formao dos gametas seguia as leis da probabilidade, no tocante a distribuio dos fatores.

Princpios bsicos de probabilidade


Probabilidade a chance que um evento tem de ocorrer, entre dois ou mais eventos possveis. Por exemplo, ao lanarmos uma moeda, qual a chance dela cair com a face cara voltada para cima? E em um baralho de 52 cartas, qual a chance de ser sorteada uma carta do naipe ouros?

Eventos aleatrios
Eventos como obter cara ao lanar uma moeda, sortear um s de ouros do baralho, ou obter face 6 ao jogar um dado so denominados eventos aleatrios (do latim alea, sorte) porque cada um deles tem a mesma chance de ocorrer em relao a seus respectivos eventos alternativos. Veja a seguir as probabilidades de ocorrncia de alguns eventos aleatrios. Tente explicar por que cada um deles ocorre com a probabilidade indicada.

A probabilidade de sortear uma carta de espadas de um baralho de 52 cartas de A probabilidade de sortear um rei qualquer de um baralho de 52 cartas de 1/13. A probabilidade de sortear o rei de espadas de um baralho de 52 cartas de 1/52.

A formao de um determinado tipo de gameta, com um outro alelo de um par de genes, tambm um evento aleatrio. Um indivduo heterozigoto Aa tem a mesma probabilidade de formar gametas portadores do alelo A do que de formar gametas com o alelo a (1/2 A: 1/2 a).

Eventos independentes
Quando a ocorrncia de um evento no afeta a probabilidade de ocorrncia de um outro, fala-se em eventos independentes. Por exemplo, ao lanar vrias moedas ao mesmo tempo, ou uma mesma moeda vrias vezes consecutivas, um resultado no interfere nos outros. Por isso, cada resultado um evento independente do outro. Da mesma maneira, o nascimento de uma criana com um determinado fentipo um evento independente em relao ao nascimento de outros filhos do mesmo casal. Por exemplo, imagine uma casal que j teve dois filhos homens; qual a probabilidade que uma terceira criana seja do sexo feminino? Uma vez que a formao de cada filho um evento independente, a chance de nascer uma menina, supondo que homens e mulheres nasam com a mesma freqncia, 1/2 ou 50%, como em qualquer nascimento.

A regra do e
A teoria das probabilidades diz que a probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem conjuntamente igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente . Esse princpio conhecido popularmente como regra do e, pois corresponde a pergunta: qual a probabilidade de ocorrer um evento E outro, simultaneamente?

Suponha que voc jogue uma moeda duas vezes. Qual a probabilidade de obter duas caras, ou seja, cara no primeiro lanamento e cara no segundo? A chance de ocorrer cara na primeira jogada , como j vimos, igual a ; a chance de ocorrer cara na segunda jogada tambm igual a1/2. Assim a probabilidade desses dois eventos ocorrer conjuntamente 1/2 X 1/2 = 1/4. No lanamento simultneo de trs dados, qual a probabilidade de sortear face 6 em todos? A chance de ocorrer face 6 em cada dado igual a 1/6. Portanto a probabilidade de ocorrer face 6 nos trs dados 1/6 X 1/6 X 1/6 = 1/216. Isso quer dizer que a obteno de trs faces 6 simultneas se repetir, em mdia, 1 a cada 216 jogadas.

Um casal quer ter dois filhos e deseja saber a probabilidade de que ambos sejam do sexo masculino. Admitindo que a probabilidade de ser homem ou mulher igual a , a probabilidade de o casal ter dois meninos 1/2 X 1/2, ou seja, .

A regra do ou
Outro princpio de probabilidade diz que a ocorrncia de dois eventos que se excluem mutuamente igual soma das probabilidades com que cada evento ocorre. Esse princpio conhecido popularmente como regra do ou, pois corresponde pergunta: qual a probabilidade de ocorrer um evento OU outro?

Por exemplo, a probabilidade de obter cara ou coroa, ao lanarmos uma moeda, igual a 1, porque representa a probabilidade de ocorrer cara somada probabilidade de ocorrer coroa (1/2 + 1/2 =1). Para calcular a probabilidade de obter face 1 ou face 6 no lanamento de um dado, basta somar as probabilidades de cada evento: 1/6 + 1/6 = 2/6. Em certos casos precisamos aplicar tanto a regra do e como a regra do ou em nossos clculos de probabilidade. Por exemplo, no lanamento de duas moedas, qual a probabilidade de se obter cara em uma delas e coroa na outra? Para ocorrer cara na primeira moeda E coroa na segunda, OU coroa na primeira e cara na segunda. Assim nesse caso se aplica a regra do e combinada a regra do ou. A probabilidade de ocorrer cara E coroa (1/2 X 1/2 = 1/4) OU coroa e cara (1/2 X 1/2 = 1/4) igual a 1/2 (1/4 + 1/4).

O mesmo raciocnio se aplica aos problemas da gentica. Por exemplo, qual a probabilidade de uma casal ter dois filhos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino? Como j vimos, a probabilidade de uma criana ser do sexo masculino e de ser do sexo feminino tambm de . H duas maneiras de uma casal ter um menino e uma menina: o primeiro filho ser menino E o segundo filho ser menina (1/2 X 1/2 = 1/4) OU o primeiro ser menina e o segundo ser menino (1/2 X 1/2 = 1/4). A probabilidade final 1/4 + 1/4 = 2/4, ou 1/2.

Alelos mltiplos na determinao de um carter


Como sabemos, genes alelos so os que atuam na determinao de um mesmo carter e esto presentes nos mesmo loci (plural de lcus, do latim, local) em cromossomos homlogos. At agora, s estudamos casos em que s existiam dois tipos de alelos para uma dada caracterstica (alelos simples), mas h caso em que mais de dois tipos de alelos esto presentes na determinao de um determinado carter na populao. Esse tipo de herana conhecido como alelos mltiplos (ou polialelia). Apesar de poderem existir mais de dois alelos para a determinao de um determinado carter, um indivduo diplide apresenta apenas um par de alelos para a determinao dessa caracterstica, isto , um alelo em cada lcus do cromossomo que constitui o par homlogo. So bastante frequentes os casos de alelos mltiplos tanto em animais como em vegetais, mas so clssicos os exemplos de polialelia na determinao da cor da pelagem em coelhos e na determinao dos grupos sanguneos do sistema ABO em humanos.

Um exemplo bem interessante e de fcil compreenso, a determinao da pelagem em coelhos, onde podemos observar a manifestao gentica de uma srie com quatro genes alelos: o primeiro C, expressando a cor Aguti ou Selvagem; o segundo Cch, transmitindo a cor Chinchila; o terceiro Ch, representando a cor Himalaia; e o quarto alelo Ca, responsvel pela cor Albina. Sendo a relao de dominncia C > Cch > Ch > Ca O gene C dominante sobre todos os outros trs, o Cchdominante em relao ao himalaia e ao albino, porm recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.

O quadro abaixo representa as combinaes entre os alelos e os fentipos resultantes.

Gentipo CC, C Cch, C Che C Ca CchCch, CchChe CchCa C C e Ch C CaCa


h h a

Fentipo
Selvagem ou aguti Chinchila Himalaia Albino

A diferena na cor da pelagem do coelho em relao cor da semente das ervilhas que agora temos mais genes diferentes atuando (4), em relao aos dois genes clssicos. No entanto, fundamental saber a 1 lei de Mendel continua sendo obedecida, isto , para a determinao da cor da pelagem, o coelho ter dois dos quatro genes. A novidade que o nmero de gentipos e fentipos maior quando comparado, por exemplo, com a cor da semente de ervilha. O surgimento dos alelos mltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material gentico, que a de sofrer mutaes. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicao do DNA, originou-se o

gene Cch (chinchila). A existncia de alelos mltiplos interessante para a espcie, pois haver maior variabilidade gentica, possibilitando mais oportunidade para adaptao ao ambiente (seleo natural).

2) Do cruzamento de duas moscas com asas, nasceram 120 descendentes com asas e 40 sem asas. Se os 120 descendentes com asas forem cruzados com moscas sem asas e se cada cruzamento originar 100 indivduos, qual o nmero esperado de indivduos com asas e sem asas ser?

De 160 moscas que nasceram 120 tem asas e 40 no. Estas 40 moscas sem asas representam 1/4 ou 25% desta descendncia, os outros 3/4 ou 75% correspondem as moscas com asas. Esta proporo dada para cruzamento entre heterozigotos. Portanto as moscas so heterozigotas, sendo com asas carter dominante = A e sem asas carter recessivo = a Aa x Aa = AA, Aa, Aa, aa (1/4AA, 2/4Aa, 1/4aa) 1/4 AA = 14 de 160 = 40 moscas com asas 2/4 Aa = 2/4 de 160 = 80 moscas com asas (AA+Aa=120 moscas) 1/4 aa = 1/4 de 160 = 40 moscas sem asas I - AA x aa = Aa,Aa,Aa,Aa (todas com asas) So 40 moscas, cada uma origina 100 indivduos =40x100=4000 II- Aa x aa = Aa,Aa,aa,aa (1/2Aa com asas e 1/2aa sem asas) So 80 moscas, cada uma origina 100 indivduos =80x100=8000, sendo metade 4000 com asas e 4000 sem asas Somando os dois cruzamento : Com asas 4000 + 4000 = 8000 sem asa = 4000

Suponhamos que a cor dos olhos seja estabelecida por pares de genes, onde C seja dominante para olho escuro e c recessivo para olho claro. Um homem que possua os olhos escuros, mas com me de olhos claros, casou-se com uma mulher de olhos claros cujo pai possui olhos escuros. Determine a probabilidade de nascer uma menina de olhos claros.

ver resposta

Questo 2

(MACK SP) A probabilidade de um casal ter um filho do sexo masculino 0,25. Determine a probabilidade de o casal ter dois filhos de sexos diferentes.
ver resposta

Questo 3

Tendo em vista que a miopia considerada uma doena recessiva, determine a probabilidade de nascer uma criana mope de um casal normal, heterozigoto para miopia.
ver resposta

Questo 4

(Vunesp SP) Uma pesquisa sobre os grupos sanguneos ABO, na qual foram testadas 6 000 pessoas de uma mesma raa, revelou que 2 527 tm o antgeno A, 2 234 o antgeno B e 1 846 no tm nenhum antgeno. Nessas condies, qual a probabilidade de que uma dessas pessoas, escolhida aleatoriamente, tenha os dois antgenos?
ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 Os pares de genes do homem so: C (dominante) e c (recessivo), pois ele possui olhos escuros, mas a me era de olhos claros. Portanto, olho escuro (Cc).

voltar a questo

Resposta Questo 2

Se a chance de ter filho do sexo masculino de 0,25, ento a chance de ter um filho do sexo feminino ser: Feminino = 1 0,25 = 0,75 = 75% Masculino = 0,25 = 25% Filhos de sexos diferentes: Masculino x Feminino = 0,25 * 0,75 = 0,1875 Feminino x Masculino = 0,75 * 0,25 = 0,1875 A chance de ter dois filhos de sexos diferentes : Masculino x Feminino ou Feminino x Masculino = 2 * 0,1875 = 0,375 = 37,5%.
voltar a questo

Resposta Questo 3

voltar a questo

Resposta Questo 4

Exerccios sobre gentica 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura bsica em gentica. Explique o que significam. 02- (FAAP-SP) D um exemplo de retrocruzamento. 03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da ndia, a pelagem negra dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-ndia negros, com o mesmo gentipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais so homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta. 04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundao descendncia constituda por dois tipos de indivduos: com vagens infladas e com vagens achatadas. a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto? b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto? 05- (UFPR) No porquinho da ndia, o plo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de plo preto com outros, tambm homozigotos, de plo marrom, obtiveram-se em F1, todos de plo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de plo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham tambm o pelo marrom? 06- (COMEC-SP) Um homem mope e albino casou-se com uma mulher de pigmentao e viso normais, porm filha de pai mope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de viso e pigmentao de pele normal?

07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) tambm pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a anlise desses resultados nos permite concluir? 08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substncia amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual ser a probabilidade de um casal (sensvel a essa substncia e heterozigtico) ter um filho do sexo feminino e sensvel ao PTC? 09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mo direita devido a um gene dominante C e o da mo esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensvel ao PTC, casa-se com uma mulher destra, tambm sensvel. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensveis e 2 insensveis. Qual o gentipo do casal? 10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia um carter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditria determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e viso normal casa-se com uma mulher mope e com dentes normais, tendo o casal um filho mope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres? 11- (UFRN) Resultam das modificaes produzidas pelo meio ambiente, que no chegam a atingir os gametas, no sendo por isso transmissveis. O texto acima refere-se aos caracteres: a) hereditrios b) dominantes c) genotpicos d) adquiridos e) recessivos 12- (PUCC-SP) O caritipo est relacionado com: a) nmero de cromossomos b) forma dos cromossomos c) tamanho dos cromossomos d) todas alternativas anteriores e) nda 13- (UNESP) Em organismos diplides sexuados, cada par de cromossomos formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos? a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8

d) 1/16 e) 1/32 14- (UFSCAR) Relativamente primeira lei de Mendel, s no correto dizer que: a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada carter, sendo, portanto, sempre puro. b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas c) os genes alelos so segregados e passam aos gametas em propores fixas e definidas d) cada gameta puro, isto , s contm um alelo de cada par de genes e) cada carter determinado por um par de genes, que se une na formao dos gametas. 15- (UFSCAR) O que fentipo? a) o conjunto de caractersticas decorrentes da ao do ambiente b) influi no gentipo, transmitindo a este as suas caractersticas c) o conjunto de caractersticas decorrentes da ao do gentipo d) o conjunto de caractersticas de um indivduo e) o conjunto de caracteres exteriores de um indivduo 16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o nico que Mendel possua quando realizou as experincias que deram origem gentica era: a) a relao genes-cromossomos b) a existncia de cromossomos no ncleo celular c) o processo de reproduo dos vegetais d) a natureza qumica dos genes e) o processo da meiose 17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando est em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genticas semelhantes, sendo a cor de pele, o carter normal, transmitida por um gene que seexpressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente: a) homlogos, alelos, recessivos, dominantes b) alelos, recessivos, alelos, homlogos c) recessivos, dominantes, alelos, homlogos d) recessivos, alelos, dominantes, homlogos e) recessivos, alelos, homlogos, dominantes

18- (CESGRANRIO-RJ) As clulas de um indivduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homlogos. Esse indivduo denominado: a) hemizigoto b) heterozigoto c) heterogamtico d) homozigoto e) haplide 19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinao da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor prpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vrios cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Cruzamento I x aa II x aa III x aa IV x Aa 100% prpura

Resultado

50% prpura; 50% amarelo 100% amarelo 75% prpura; 25% amarelo

20- (Taubat) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, um carter recessivo em muitas espcies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo autofecundada, e 600 de suas sementes so postas para germinar. Quantas teoricamente, levaro a plantas albinas? Quantas, teoricamente, tero o gentipo parental? a) 150; 300 b) 150; 450 c) 300; 300 d) 150; 150 e) 450; 150 21- (CESESP-PE) A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a gerao F1 dar flores de colorao rsea. Intercruzando-se elementos dessa gerao, na gerao F2 aparecero flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporo de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, voc pode concluir que se trata de um caso de: a) polimeria b) interao gnica

c) pleiotropia d) recessividade e) co-dominncia 22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausncia de dominncia, obtm-se em F1 100% de indivduos azuis. Do cruzamento dos indivduos de F1, obtm-se em F2 a seguinte relao fenotpica: a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos d) 25% brancos e 75% pretos e) 25% brancos e 75% azuis Apresentam gentipo Aa as linhagens: a) I e II b) II e III c) II e IV d) I e IV e) III e IV 23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantm uma distncia de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do gentipo MN/mn? 24- (UMC-SP) Um indivduo de gentipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn Pergunta-se: a) Qual o gentipo do indivduo? Ele cis ou trans? b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem? c) Quais desses gametas so parentais e quais so recombinantes? d) Qual a distncia dos loci m e n no mapa gnico? 25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, cruzado com outro que homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados: - no ocorreu permuta entre os genes A e C - ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D

- ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D a) Baseando-se nos resultados acima, qual a seqncia mais provvel desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A. b) Justifique sua resposta. Gabarito 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura bsica em gentica. Explique o que significam. Homozigoto um indivduo que apresenta dois alelos idnticos de um gene. Exemplo AA para olhos escuros e AA para olhos claros. Heterozigoto um indivduo que apresenta dois alelos diferentes, por exemplo, Aa para cor de olhos. 02- (FAAP-SP) D um exemplo de retrocruzamento. o cruzamento gentico entre indivduos da gerao parental (P1) e a primeira gerao da descendncia (F1) com a finalidade de identificar alelos recessivos que se no manifestam. Um organismo que s apresenta caractersticas dominantes pode ser homozigtico e possuir alelos dominantes, ou heterozigtico, possuindo um alelo dominante e outro recessivo. Para determinar qual o caso, cruzamse um organismo com outro que apresenta caractersticas recessivas. Se toda a descendncia apresenta caractersticas dominantes, o organismo homozigtico para o carcter dominante. Se cinquenta por cento da descendncia apresenta o carcter recessivo, o indivduo heterozigtico. 03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da ndia, a pelagem negra dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-ndia negros, com o mesmo gentipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais so homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta. Dever fazer cruzamento com outro animal homozigoto recessivo e analisar o resultado, pois se o animal em questo for homozigoto, nascero todos com a caracterstica dominante e heterozigoto, entretanto se for heterozigoto, nascero 50% de homozigoto recessivo e 50% de heterozigoto. 04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundao descendncia constituda por dois tipos de indivduos: com vagens infladas e com vagens achatadas. Pois ao realizar a autofecundao de uma planta heterozigota (Aa X Aa), se obter 25% de AA, 50% de Aa e 25% de AA. a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto? 50% de ser heterozigoto. b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto? 50% de ser homozigoto (25% de ser homozigoto dominante e 25% de ser homozigoto recessivo) 05- (UFPR) No porquinho da ndia, o plo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de plo preto com outros, tambm homozigotos, de plo marrom, obtiveram-se em F1, todos de plo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de plo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham tambm o pelo marrom?

Cruzando-se animais de plo preto homozigoto (MM) com animais de plo marrom homozigoto (mm), obtm em F1 100% de Mm. Os animais de F1 foram retrocruzados com animais de plo marrom ( Mm X mm) e nasceram 192 filhotes. Espera-se que tenha 96 descendentes do plo marrom. 06- (COMEC-SP) Um homem mope e albino casou-se com uma mulher de pigmentao e viso normais, porm filha de pai mope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de viso e pigmentao de pele normal? Esse casal ter 25% de ter um filho de viso e pigmentao normal. Me (MmAa) pai (mmaa), obtendo-se MmAa, Mmaa, mmAa, mmaa. 07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) tambm pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a anlise desses resultados nos permite concluir? Que o gato preto (A) heterozigoto, a gata (C) tambm heterozigota e a gata (B) homozigota, pois no caso do gato A com a gata C obteve-se 2 filhotes recessivos para a caracterstica, portanto os pais so heterozigotos.Com a gata B a prognie foi 100% para a caracterstica dominante, concluindo que a gata B heterozigota. 08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substncia amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual ser a probabilidade de um casal (sensvel a essa substncia e heterozigtico) ter um filho do sexo feminino e sensvel ao PTC? Esse casal ter 50% de chance de ter uma menina (1/2) e para essa ser sensvel ao PTC a chance ser 75%(3/4), pois ao cruzar a informao de sensibilidade para o PTC do casal que heterozigtico ( Pp XPp), chegar a probabilidade citada anteriormente. Portanto, 3/4x1/2 = 3/8 09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mo direita devido a um gene dominante C e o da mo esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensvel ao PTC, casa-se com uma mulher destra, tambm sensvel. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensveis e 2 insensveis. Qual o gentipo do casal? O gentipo do casal : Homem (Ppcc) X PpCc (mulher), pois se o casal tem filhos canhotos e a me destra, logo a me deve ser heterozigtica para essa caracterstica. J em relao a sensibilidade ao PTC, o casal sensvel, mas como nasceram filhos sensveis e insensveis , ambos so heterozigticos. 10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia um carter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditria determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e viso normal casa-se com uma mulher mope e com dentes normais, tendo o casal um filho mope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres? A possibilidade de ser ter um filho de 50% (1/2), para que esse tenha viso e dentes normais a probabilidade de 25%, pois seu pai tem o gentipo (DdMm) e sua me (ddmm). Portanto, x = 1/8

11- (UFRN) Resultam das modificaes produzidas pelo meio ambiente, que no chegam a atingir os gametas, no sendo por isso transmissveis. O texto acima se refere aos caracteres: a) hereditrios b) dominantes c) genotpicos d) adquiridos e) recessivos O enunciado fala de modificaes produzidas e que no afetam os gametas, portanto adquiridas 12- (PUCC-SP) O caritipo est relacionado com: a) nmero de cromossomos b) forma dos cromossomos c) tamanho dos cromossomos d) todas alternativas anteriores e) nda Caritipo = conjunto de cromossomos da espcie 13- (UNESP) Em organismos diplides sexuados, cada par de cromossomos formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos? a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8 d) 1/16 e) 1/32 A probabilidade de herdar um gene de origem materna 1/2, portanto se so 4 genes significa que ser 1/2*1/2*1/2*1/2 = 1/16 14- (UFSCAR) Relativamente primeira lei de Mendel, s no correto dizer que: a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada carter, sendo, portanto, sempre puro. b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas c) os genes alelos so segregados e passam aos gametas em propores fixas e definidas

d) cada gameta puro, isto , s contm um alelo de cada par de genes e) cada carter determinado por um par de genes, que se une na formao dos gametas. R= Cada carter formado por um par de genes, que se SEPARA na formao dos gametas 15- (UFSCAR) O que fentipo? a) o conjunto de caractersticas decorrentes da ao do ambiente b) influi no gentipo, transmitindo a este as suas caractersticas c) o conjunto de caractersticas decorrentes da ao do gentipo d) o conjunto de caractersticas de um indivduo e) o conjunto de caracteres exteriores de um indivduo A definio de fentipo : manifestao do gentipo no ambiente, portanto a manifestao das caractersticas externas. 16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o nico que Mendel possua quando realizou as experincias que deram origem gentica era: a) a relao genes-cromossomos b) a existncia de cromossomos no ncleo celular c) o processo de reproduo dos vegetais d) a natureza qumica dos genes e) o processo da meiose Mendel conhecia apenas o mecanismo de reproduo dos vegetais, os outros conhecimentos surgiram posteriormente e so atribudos a diversos cientistas. 17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando est em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genticas semelhantes, sendo a cor de pele, o carter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente: a) homlogos, alelos, recessivos, dominantes b) alelos, recessivos, alelos, homlogos c) recessivos, dominantes, alelos, homlogos d) recessivos, alelos, dominantes, homlogos e) recessivos, alelos, homlogos, dominantes A questo faz referncia a homlogos (um par),determina a posio lcus (alelos), carga gentica semelhante, no caso de albinismo recessivos e a pigmentao normal, obrigatoriamente dominante.

18- (CESGRANRIO-RJ) As clulas de um indivduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homlogos. Esse indivduo denominado: a) hemizigoto b) heterozigoto c) heterogamtico d) homozigoto e) haplide A questo faz referncia a um par de cromossomos iguais, numa mesma posio, portanto homozigoto. 19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinao da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor prpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vrios cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:
Cruzamento I x aa II x aa III x aa IV x Aa Resultado 100% prpura 50% prpura; 50% amarelo 100% amarelo 75% prpura; 25% amarelo

Apresentam gentipo Aa as linhagens: a) I e II b) II e III c) II e IV d) I e IV e) III e IV No cruzamento II, para se obter a prognie com 50% prpura e 50% amarelo, obrigatoriamente o progenitor II dever ser heterozigoto, e no cruzamento IV, para se obter a prognie 75% prpura e 25% amarela, o progenitor IV dever ser heterozigoto. O progenitor I homozigoto dominante, o progenitor III homozigoto recessivo. 20- (Taubat) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, um carter recessivo em muitas espcies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo autofecundada, e 600 de suas sementes so postas para germinar. Quantas teoricamente, levaro a plantas albinas? Quantas, teoricamente, tero o gentipo parental? a) 150; 300 b) 150; 450 c) 300; 300 d) 150; 150 e) 450; 150 A informao do texto diz que as plantas so heterozigotas para albinismo, portanto so Aa, so autofecundadas (Aa X Aa), resultar numa prognie com 25% AA, 50% Aa e 25% AA.

50% apresentaro a caracterstica parental X600 = 300 25% apresentaro a caracterstica albina 1/4X600 = 150 21- (CESESP-PE) A Mirabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a gerao F1 dar flores de colorao rsea. Intercruzando-se elementos dessa gerao, na gerao F2 aparecero flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporo de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, voc pode concluir que se trata de um caso de: a) polimeria b) interao gnica c) pleiotropia d) recessividade e) co-dominncia Codominncia um tipo de interao entre alelos de um gene onde no existe relao de dominncia, o indivduo heterozigoto que apresenta dois genes funcionais, produz os dois fentipo, isto , ambos os alelos do gene em um indivduo diplide se expressam. No caso acima flores brancas X flores brancas apresentam uma prognie 100% com flores brancas, flores vermelhas X flores vermelhas apresentam uma prognie 100% flores vermelhas; no entanto flores brancas X flores vermelhas apresentam 100% flores rosas = uma caracterstica intermediria. E se as flores rosas foram retrocruzadas, originaro 25% flores brancas, 50% flores rosa e 25% flores vermelhas. 22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausncia de dominncia, obtm-se em F1 100% de indivduos azuis. Do cruzamento dos indivduos de F1, obtm-se em F2 a seguinte relao fenotpica: a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos d) 25% brancos e 75% pretos e) 25% brancos e 75% azuis um caso de co-dominncia semelhante ao exerccio anterior. 23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantm uma distncia de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do gentipo MN/mn? MN 43% Mn 7% mN 7% mn 43%

Quando dois ou mais pares de genes alelos se localizam em um mesmo par de cromossomos, dizemos que eles apresentam ligao gnica ou linkage. Em funo de um fenmeno natural, pode acontecer na prfase da primeira diviso da meiose uma troca de fragmentos entre cromossomos homlogos, denominadopermutao gnica (crossing-over). 24- (UMC-SP) Um indivduo de gentipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn Pergunta-se: a) Qual o gentipo do indivduo? Ele cis ou trans? O duplo-heterozigoto que tem os dois genes dominantes no mesmo cromossomo e os dois recessivos no outro (AB/ab) chamado de heterozigoto "cis". O duplo-heterozigoto cujos genes dominantes esto em cromossomos diferentes do par de homlogos (Ab/aB) o heterozigoto "trans". b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem? MN 4% Mn 46% mN 46% mn 4% c) Quais desses gametas so parentais e quais so recombinantes? Parentais Mn e Mn Recombinantes MN e mn d) Qual a distncia dos loci m e n no mapa gnico? 8% ou 8 morgandeos (4% + 4%) 25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, cruzado com outro que homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados: - no ocorreu permuta entre os genes A e C - ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D - ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D a) Baseando-se nos resultados acima, qual a seqncia mais provvel desse 4 genes no

cromossomo, a partir do gene A? ACBD b) Justifique sua resposta.

Como no ocorreu permuta entre A e C, esto numa mesma posio. O gen D apresentou maior permuta em relao a A, portanto ser o mais distante. O gen B apresentou menor permuta em relao a A, portanto encontra-se entre A e D
Exerccio 1: (UFMG 2010)

Em aconselhamentos genticos, um dos recursos utilizados a elaborao de heredogramas, como este:

INCORRETO afirmar que a anlise de heredogramas pode

A)

determinar o provvel padro de herana de uma doena.

B)

ilustrar as relaes entre os membros de uma famlia.

C)

prever a frequncia de uma doena gentica em uma populao.

D)

relatar, de maneira simplificada, histrias familiares.

Exerccio 2: (FUVEST 2009) O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doena causada por um gene mutado que est localizado no cromossomo X.

Considere as afirmaes: I. Os indivduos 1, 6 e 9 so certamente portadores do gene mutado. II. Os indivduos 9 e 10 tm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado. III. Os casais 3-4 e 5-6 tm a mesma probabilidade de ter criana afetada pela doena. Est correto apenas o que se afirma em:

A)

B)

II

C)

III

D)

I e II

E)

II e III

Exerccio 3: (UFSC 2011) O heredograma abaixo mostra uma famlia onde encontramos indivduos no afetados (quadrados e crculos brancos) e afetados por uma anomalia (quadrados e crculos pretos).

Segundo a 1a e a 2a lei de Mendel, a anlise deste heredograma nos permite concluir corretamente que:

1)

o padro de herana da anomalia autossmico dominante.

2)

o indivduo III 4 com certeza heterozigoto.

4)

a chance do indivduo II 3 ser heterozigoto de 50%.

8)

os indivduos do casal II 1 e II 2 so heterozigotos.

16)

trata-se de uma herana, ligada ao sexo, de padro recessivo.

32)

a possibilidade do casal II 3 e II 4 ter outra filha afetada pela anomalia de 25%.

64)

a chance do casal III 4 e III 5 ter outro filho do mesmo sexo que IV 1 no entanto afetado de 16,6%.

Questo 1

Conceitue cada uma das simbologias abaixo:

ver resposta

Questo 2

Julgue as alternativas abaixo com V ou F: A) ( ) Heredogramas so representaes grficas das relaes de parentesco entre indivduos de uma famlia. B) ( ) Podemos afirmar que o gentipo o resultado da interao entre fentipo e o ambiente.

C) ( ) Cruzamentos-teste so utilizados, entre outras coisas, para determinar gentipos. D) ( ) Um homem de sangue B e uma mulher de sangue A no podem ter filhos de sangue do tipo O. E) ( ) Um homem de sangue O e uma mulher de sangue A no podem ter filhos de sangue do tipo B.
ver resposta

Questo 3

(UFT) Os heredogramas abaixo representam caractersticas autossmicas. Os crculos representam as mulheres e os quadrados, os homens. Os smbolos cheios indicam que o indivduo manifesta a caracterstica.

Supondo que no haja mutao, analise os heredogramas e assinale a alternativa errada. (A) As informaes disponveis para a famlia 1 so insuficientes para a determinao da recessividade ou dominncia da doena (B) A famlia 2 apresenta uma doena dominante. (C) O gentipo dos pais da famlia 3 heterozigoto. (D) Os descendentes da famlia 3 so todos homozigotos. (E) Nenhuma das alternativas anteriores.
ver resposta

Questo 4

(UFSCar) Considere que as abelhas da espcie Partamona helleri possuem 34 cromossomos, sendo que as fmeas originam-se por reproduo sexuada e os machos, por partenognese. esperado que fmeas e machos tenham nos ncleos de suas clulas somticas, respectivamente:

(A) 34 e 17 cromossomos (B) 68 e 34 cromossomos (C) 17 e 34 cromossomos (D) 34 e 68 cromossomos (E) 51 e 17 cromossomos

ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 a. Indivduo do sexo masculino b. Indivduo do sexo feminino c. Indivduo de sexo desconhecido d. Indivduo do sexo masculino afetado por alguma doena gentica e. Indivduo do sexo feminino afetado por alguma doena gentica f. Indivduo de sexo desconhecido afetado por alguma doena gentica
voltar a questo

Resposta Questo 2 A)Verdadeiro. B)Falso: o fentipo o resultado da interao entre gentipo e o ambiente. C)Verdadeiro. D)Falso: Caso ambos sejam heterozigotos, h 25% de chances de terem filho de sangue do tipo O a cada gestao. Homem: IBi Mulher: IAi

E) Verdadeiro: nem o homem nem a mulher, neste caso, possuem alelos para sangue do tipo B. Tal casal pode ter filhos do tipo O e A, caso a mulher tenha alelo recessivo; ou somente A, caso ela seja homozigtica.

voltar a questo

Resposta Questo 3 Letra d.

Este casal ter, a cada gestao, 50% de chances de ter um filho heterozigoto.
voltar a questo

Resposta Questo 4 Letra A. Machos e fmeas tm gametas com 17 cromossomos. Assim, a reproduo sexuada, nesta espcie, d origem a fmeas com 34 cromossomos nos ncleos de suas clulas somticas. Como, na partenognese, os machos se desenvolvem a partir do gameta feminino, sem ser fecundado, esses indivduos apresentam somente 17 cromossomos.

También podría gustarte