Está en la página 1de 4

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!

!
Questo 01 - (UEMA) O mdulo do vetor campo eltrico produzido por uma carga eltrica em um ponto P igual a E. Dobrando-se a distncia entre a carga e o ponto P, por meio do afastamento da carga e dobrando-se tambm o valor da carga, o mdulo do vetor campo eltrico, nesse ponto, muda para: a) b) c) d) e) Gab: E Questo 02 - (UEG GO) A figura abaixo representa as linhas de campo eltrico de duas cargas puntiformes. 8E E/4 2E 4E E/2

Campo Eltrico Bsico!

sorvedouros. Pela anlise da figura, como as linhas de campo eltrico saem de B e chegam em A, concluise que A negativa e B positiva. b) Da figura, percebemos que da carga B saem o dobro de linhas de campo que chegam na carga A, portanto: . c) No. Pois caso fosse possvel, haveria diferentes vetores em cada ponto de cruzamento das linhas de campo. Questo 03 - (UFLA MG) Uma carga eltrica gera um campo eltrico . Num ponto P, imerso nesse campo, colocase uma carga puntiforme q, a uma distncia r de Q, que fica sujeita a uma fora eltrica . Considerando esse enunciado, as alternativas abaixo esto corretas, EXCETO:

a) Se q > 0, os vetores possuem o mesmo sentido. b) Se q < 0, os vetores possuem sentidos contrrios. c) Se q > 0 ou q < 0, o campo eltrico em P independe de q. d) Se q < 0, os vetores no ponto P se anulam. Com base na anlise da figura, responda aos itens a seguir. a) Quais so os sinais das cargas A e B? Justifique. b) Crie uma relao entre os mdulos das cargas A e B. Justifique. c) Seria possvel s linhas de campo eltrico se cruzarem? Justifique. Gab: a) Cargas positivas so fontes de enquanto que cargas negativas so Professor Neto Professor Allan Borari " Gab: D Questo 04 - (UNIMONTES MG)
Observe a figura abaixo. O mdulo do campo eltrico que atua na carga Q3, devido s cargas Q1 e Q2, igual a

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!

!
Dados: Q1 = 1 C Q2 = 2 C Q3 = 3 C K = 9 ! 109 Nm2/C2 a) b) c) d) Gab: D

Campo Eltrico Bsico!

b) c)

; , Vertical para cima

Questo 05 - (UFOP MG) Considere um pndulo plano simples, formado por uma esfera condutora de massa m e carregada com carga Q, submetido a um campo eltrico uniforme e horizontal e pendurado por um fio inextensvel de massa desprezvel e de comprimento L, conforme a figura abaixo:

Questo 06 - (UFAM)
Um dipolo eltrico define-se como duas cargas iguais e opostas separadas por uma distncia d. Se q o valor da carga e k a constante eletrosttica , o campo eltrico, conforme a figura a seguir, no ponto P, tem intensidade igual a:

a) b)

a) Desenhe e nomeie, na figura, todas as foras que agem sobre a esfera. b) Calcule o mdulo do vetor campo eltrico em funo de para que o pndulo fique em equilbrio. c) Considere, agora, o campo eltrico na vertical. Calcule o mdulo e o sentido desse campo para que o perodo de pequenas oscilaes do pndulo seja o dobro do perodo do pndulo na ausncia de campo eltrico. Gab: a) (trao no fio); (fora eltrica) Professor Neto Professor Allan Borari (fora peso);

c) d) e)

Gab: B

Questo 07 - (UFAM)
Sabendo-se que o campo eltrico no ponto P nulo a razo d1/d2 vale:

a)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!

!
b) c) d) e) Gab: B 2 4 6

Campo Eltrico Bsico!

Questo 08 - (UNIMONTES MG) A figura abaixo representa um quadrado de lado . Em seus vrtices, foram colocadas as cargas Q1 = Q3 = Q4 = . Calcule o mdulo do vetor campo eltrico resultante no ponto P.

um hexgono regular de lado !. As cargas tm mesmo mdulo, |Q|, e seus sinais esto indicados na figura. Dados: k0 = 9,0"109 N#m2/C2 ! = 3,0#101 cm; |Q| = 5,0#10 5 C
!

Gab: 1,8 x 104 N/C Questo 09 - (UNIMONTES MG) Duas cargas pontuais de mesmo valor, Q = 1 x 10 6 C, e de sinais contrrios esto sobre uma reta r. Elas criam um campo eltrico no ponto P, a 0,3 m de distncia da reta r (veja a figura abaixo)
!

No centro do hexgono, o mdulo e o sentido do vetor campo eltrico resultante so, respectivamente, a) 5,0"106 N/C; de E para B. b) 5,0"106 N/C; de B para E. c) 5,0"106 N/C; de A para D. d) 1,0"107 N/C; de B para E. e) 1,0"107 N/C; de E para B. Gab: E Questo 11 - (FUVEST SP) Pequenas esferas, carregadas com cargas eltricas negativas de mesmo mdulo Q, esto dispostas sobre um anel isolante e circular, como indicado na figura I. Nessa configurao, a intensidade da fora eltrica que age sobre uma carga de prova negativa, colocada no centro do anel (ponto P), F1. Se forem acrescentadas sobre o anel trs outras cargas de mesmo mdulo Q, mas positivas, como na figura II, a intensidade da fora eltrica no ponto P passar a ser:

a) desenhe, no ponto P da figura, o vetor campo eltrico b) calcule o valor da intensidade desse vetor no ponto P
Gab:

Questo 10 - (PUC SP) Seis cargas eltricas puntiformes se encontram no vcuo fixas nos vrtices de Professor Neto Professor Allan Borari

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!

Campo Eltrico Bsico!

a) b) c) d) e) Gab: E

zero (1/2)F1 (3/4)F1 F1 2 F1

Professor Neto Professor Allan Borari

También podría gustarte