Está en la página 1de 5

TODO O JOELHO SE DOBRAR AO SEU NOME

Vtor Quinta Novembro 2008

A Palavra de Deus, tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Apostlicas fala-nos de Um Deus nico ao qual todo o joelho se dobrar. Vamos analisar as passagens que nos falam Daquele ao qual se dobrar todo o joelho, tanto dos que esto no cu (a Sua corte celestial), como dos que habitam na Terra para podermos compreender a multiplicidade em poder, majestade e glria do Deus da Bblia, O Deus YHWH. Em Isaas 45:21-23 YHWH d-nos estas palavras acerca de Si Mesmo: Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde ento o anunciou? Porventura no sou eu, YHWH? Pois no h outro Deus seno eu; Deus justo e Salvador no h alm de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vs, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e no h outro. Por mim mesmo tenho jurado, j saiu da minha boca a palavra de justia [a Minha Lei], e no tornar atrs; que diante de mim se dobrar todo o joelho, e por mim jurar toda a lngua. Reparemos na frase: Deus justo e Salvador no h alm de mim, e comecemos por relacionar Este Deus Todo-Poderoso (O Pai) com Seu Filho Yeshua1, precisamente Aquele que nos dado como Salvador O Deus e Salvador de Israel. A este respeito vamos meditar no que nos dito no Salmo 47:7 Pois Deus o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligncia e, de seguida, leiamos o que nos diz tambm em Isaas 54:5 Porque o teu Criador o teu marido; YHWH dos Exrcitos o seu nome; e o Santo de Israel o teu Redentor; que chamado o Deus de toda a terra.
1

Utilizamos o Nome do Salvador na sua forma aramaica Yeshua e no na que derivada da transliterao do nome que Lhe foi dado no grego: Ieosus, da qual derivou Jesus tanto para a lngua inglesa como para a portuguesa. Poderamos igualmente utilizar o Seu Nome em aramaico, tal como Ele referido na Bblia algumas vezes: MarYah, que significa, Senhor Yah.

Na realidade, o que podemos facilmente concluir destas palavras que O Pai e O Filho so Um nico Deus (do hebraico: echad, que traduz a ideia de unidade composta). Esta concluso ainda corroborada pelas passagens que nos so dadas no Evangelho de Joo, em Joo 1:1, 14 No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade. Na realidade, no so s os judeus que adoram Um Deus nico. Os cristos tambm, pois reconhecem que O Filho uma emanao, uma manifestao do Pai. Ou seja O Emanuel, O Deus connosco, na forma de Homem. Este Mesmo Deus nico que veio em carne e que Se ofereceu a Si mesmo para resgate de muitos. Este Mesmo que se entregou para nos resgatar da mo de Satans, pelo arrependimento, pelo baptismo e atravs de uma nova vida Nele, transformados pelo Seu Esprito Santo. Este que, achando-se na forma de Homem no teve por usurpao ser igual a Deus Filipenses 2:6. Continuemos este estudo baseados na Palavra. YHWH continua o Seu discurso apontando j para Aquele que havia de vir (e que veio), O Seu Filho: Isaas 45:24-25 De mim se dir: Deveras em YHWH h justia e fora; at ele viro, mas sero envergonhados todos os que se indignarem contra ele [Yeshua]. Mas em YHWH ser justificada, e se gloriar toda a descendncia de Israel. Yeshua YHWH revelado na carne, como Homem. Esta unio perfeita entre O Pai e O Filho (echad) corroborada em muitas passagens bblicas. Vejamos Filipenses 2:11 E toda a lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para glria de Deus Pai. Na realidade, s servimos a Um Senhor: O Criador e Deus de tudo o que foi criado e que por Ele mantido, O Deus revelado ao homem atravs de Abrao, Isaac, Jacob, Moiss, Yeshua e tantos mais servos fiis, pois Este O Deus nico. Este Filho, Senhor Yeshua, -nos tambm revelado na Sua grandeza e majestade (como Deus e Rei eterno, como O Verbo Divino de que nos fala o apstolo Joo) pelas palavras de Paulo em Filipenses 2:1-11, de onde extramos agora os versculos 5-10 De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente at morte, e morte de cruz. Por isso, tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra. Reparemos num pormenor importante: fazendo-Se semelhante aos homens. Na realidade podemos afirmar com segurana que Aquele que se achou na forma de homem, era Filho do Deus Altssimo e filho de uma mulher. Ele foi gerado pelo poder do Esprito Santo de YHWH. Yeshua tinha tanto a componente carnal, humana (por isso Ele sofreu na Sua carne e no Seu esprito como qualquer mortal), como tinha

igualmente a componente divina Nele. Para levar a cabo a Sua misso at ao fim, derramando o Seu sangue inocente como O Verdadeiro Cordeiro de Deus, Ele despiu-se da sua componente divina (i.e. abdicou dessa prerrogativa enquanto viveu entre ns) e sofreu como qualquer homem mortal pode sofrer, i.e. na Sua carne (sem pecado). Desta semelhana tambm nos fala a Palavra em 1.Joo 3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como o veremos. Sim, seremos semelhantes a Ele, mas no iguais, pois s podemos herdar parte da glria que s a Ele pertence o todo s a Ele pertence. Seremos iguais a Yeshua, o Homem, na sua condio glorificada, mas no iguais a YHWH. Do mesmo modo nos dito tambm que seremos iguais aos anjos, que so seres celestiais criados por Ele, O Eterno Deus YHWH: Lucas 20:35-36 Mas os que forem havidos por dignos de alcanar o mundo vindouro, e a ressurreio dentre os mortos, nem ho de casar, nem ser dados em casamento; porque j no podem mais morrer; pois so iguais aos anjos, e so filhos de Deus, sendo filhos da ressurreio. Este Grande Deus e Salvador, quando foi achado na forma de homem, teve da parte daquele anjo que O precedeu, Joo, o Baptista, estas palavras: Marcos 1:7 Aps mim vem aquele que mais forte do que eu, do qual no sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Este Deus na carne, feito Homem, O que causa escndalo entre os religiosos da Sua poca quando afirma a Sua intemporalidade, ao responder em Joo 8:58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, eu sou. Para alm da humildade, estas palavras revelam o reconhecimento da grandeza, poder e majestade Daquele que veio at ns para nos salvar. Meditemos pois nelas e reconheamos tambm quo grande e poderoso YHWH a Quem servimos. Olhemos agora para o contedo (derivado da traduo em grego) da passagem que est em 1.Corntios 12:3 Portanto, vos quero fazer compreender que ningum que fala pelo Esprito de Deus diz: Jesus antema, e ningum pode dizer que Jesus o Senhor [Ma-Yah], seno pelo Esprito Santo. Esta passagem perde a verdadeira dimenso quando traduzida do grego, pois onde diz: ningum pode dizer que Jesus o Senhor, deveria dizer ningum pode dizer que Jesus Mar-Yah, seno pelo Esprito Santo, isto , Mar-Yah = Senhor2 YAH = YHWH na sua verso em aramaico3. De alguma forma, a verso portuguesa e inglesa que derivam do grego perdem a verdadeira grandeza do que dito pelo seu autor - Paulo, pois uma coisa dizermos que Jesus O Senhor e outra vermos escrito na nossa Bblia que Yeshua MarYah (YHWH).

Mar em aramaico significa Senhor. Esta palavra, noutras variantes, aplica-se igualmente a senhores humanos. Porm nesta variante, Mar, aplica-se somente a Deus. 3 Peshitta Aramaica.

Tomemos como exemplo o que nos narrado no episdio da ressurreio da filha de Jairo, em Marcos 5:22 e Lucas 8:41. Jairo era um dos principais da sinagoga, um princpe da sinagoga. Porm, reconhecendo a majestade do Mestre, ele prostrou-se aos Seus ps, um acto de adorao que s devido a Deus e tanto mais significativo quanto ele prestado por um judeu que era um dos principais da sinagoga: E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era prncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos ps de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa. Jairo adorou a Yeshua e Este, tal como noutras ocasies, recebeu adorao. Que pretendia Jairo? -nos narrado que a sua filha de quase 12 anos estava a morrer e ele veio pedir o socorro do Mestre. O episdio mais marcante aquele que se passa depois da menina ter morrido e quando Yeshua manda que todos saissem do aposento onde se encontrava o corpo, ficando somente com Ele Pedro, Tiago, Joo, e o pai e a me da menina. E a parte marcante esta, que depois da ressurreio da menina, Yeshua d a seguinte instruo aos que com Ele estavam no quarto Lucas 8:56 E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ningum dissessem o que havia sucedido. O texto em portugus, ingls ou em grego no nos diz a verdadeira razo para esta instruo de Yeshua. Porm, bastava que a menina aparecesse viva aos olhos dos que estavam fora e que pouco antes a viram morta para que, aparentemente, no fizesse sentido a instruo que Yeshua deu aos pais da menina para que no contassem a ningum o que ali se havia passado. No ter sido a ressurreio da menina que esteve na origem daquela instruo, porque essa tornou-se imediatamente conhecida por todos quantos ali tinham ido para consolar os pais, mas sim, acreditamos, que foi o facto de Yeshua se ter ali revelado como Mar-Yah (YHWH) perante os olhos dos pais, da mesma maneira que Yeshua se revelou na transfigurao no Monte perante alguns discpulos e estes puderam testemunhar a Sua glria. A importncia deste testemunho -nos depois confirmada por Tom quando tem estas palavras de reconhecimento perante O Messias Yeshua j ressuscitado: Joo 20:27-28 Depois disse a Tom: Pe aqui o teu dedo, e v as minhas mos; e chega a tua mo, e pe-na no meu lado; e no sejas incrdulo, mas crente. E Tom respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!. Estas palavras de Tom so-nos relatadas na verso em aramaico da seguinte forma: "Mari w'Elahi", ou meu Senhor e meu Deus (El). Reconheamos pois neste Yeshua O Deus Eterno na Sua forma de Homem. Precisamente na forma em que Deus se podia revelar ao homem, pois este no tem ainda condies para O poder ver em toda a Sua glria e majestade. Mesmo a expresso visvel dessa glria suprema no foi dada ver aos discpulos de Yeshua no Monte, mas to somente a glria do Unignito Filho de YHWH, YHWH na carne, quando Ele se transfigurou no monte perante eles. Esta compreenso imprescindvel para que os crentes de hoje possam analisar muitas das passagens bblicas escritas, por exemplo, pelos apstolos de Yeshua que usaram tanto o hebraico como o aramaico, lnguas comuns e prximas, ao tempo de Yeshua. O grego s era usado por alguns eruditos e, mesmo assim, no podiam nalgumas circunstncias e palavras traduzir o verdadeiro sentido que elas assumiam nas duas lnguas semitas. Da a importncia de se consultarem os textos originais (ou o que deles chegou at ns).

Tomemos o caso do episdio que nos relatado em Lucas 2:10-11 E o anjo lhes disse: No temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que ser para todo o povo: Pois, na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que Cristo, o Senhor. Esta frase na qual nos aparece o ttulo Senhor corresponde a Aquele que O Messias, MarYah/YHWH. Continuemos com outros exemplos: Actos 2:36 Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vs crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Esta expresso no grego: Senhor e Cristo, corresponde no aramaico a MarYah/YHWH e Messias. E, no podemos deixar de considerar as palavras eternas que encontramos em vrias passagens bblicas que no nos deixam qualquer margem para dvidas sobre o verdadeiro significado dos ttulos e da pessoa do Salvador Yeshua: Apocalipse 1:11 - Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro Apocalipse 22:13 Eu sou o Alfa e o Omega, o princpio e o fim, o primeiro e o derradeiro Isaas 44:6 Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, YHWH dos Exrcitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o ltimo, e fora de mim no h Deus; verso 8c Porventura h outro Deus fora de mim? No, no h outra Rocha4 que eu conhea. 1.Timteo 6:15 a seu tempo mostrar o bem-aventurado, e nico poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores Apocalipse 19:16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores

Todos estes atributos s podem ser identificados no nico Soberano eterno: YHWH! Deste Senhor YHWH diz-nos o profeta em Jeremias 10:10a Mas YHWH Deus a verdade; ele mesmo o Deus vivo e o Rei eterno. H um s Deus e fora Dele no h Salvador: Aquele que veio e que h-de vir para reinar eternamente. Fora de YHWH no h Deus. Conclumos este breve estudo com a transcrio da passagem que est em 1.Timteo 1:17 e que traduz, de forma grandiosa e eloquente, o sentimento e ensinamento de Paulo acerca do Deus nico: Ao Rei dos sculos, imortal, invisvel, ao nico Deus sbio, seja honra e glria para todo o sempre. Amm. Digamos ns tambm: Ora vem Senhor Yeshua. Amm. -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

No esqueamos que O Cristo Yeshua em vrias passagens chamado de A Rocha: e.g. Salmo 19:14; Habacuque 1:12. Ele que tambm foi chamado de pedra de tropea e rocha de escndalo para muitos.

También podría gustarte