Está en la página 1de 16

Desporto Adaptado

Armindo Rodrigues
N3 12C1 Modulo 15

Introduo
Neste trabalho o tema ser o Desporto Adaptado. No universo desportivo existem vrias vertentes: a educativa, a recreativa, a teraputica e a competitiva, sendo todas elas aplicveis s pessoas com deficincias. Muitas vezes ao vermos pessoas com alguma deficincia pensamos: "Coitadinho (a)!", Mas no, na maioria dos casos eles so uns autnticos campees, tanto na vida como naquilo a que se dedicam: o desporto.

Desporto Adaptado
O que ? Para os portadores de deficincia so muitas as vantagens que provm da prtica de desporto, quer a nvel psicomotor, ou seja, na melhoria do controlo postural, coordenao motora, conhecimento do corpo e das suas reais capacidades e ainda a nvel do desenvolvimento da condio fsica (aumento da fora, da resistncia, da velocidade e da flexibilidade). Mas para alm das vantagens e benefcios j apresentados, ainda existem mais, a nvel do prprio indivduo e do seu desenvolvimento social. A nvel do prprio indivduo poder contribuir para: A estimulao de centros nervosos e de estruturas anatmicas lesadas, que poder acelerar o processo teraputico; Potenciar o desenvolvimento cognitivo; Potenciar o aumento do autoconceito; Potenciar o aumento da comunicao; Potenciar a preveno de estados depressivos e de ansiedade; Reduo dos estados de irritabilidade e agressividade; Produo de uma sensao de bem-estar e equilbrio; Ajudar no desenvolvimento intelectual sobretudo, nos mais novos; Potenciar a integrao social e a qualidade de vida.

A nvel do desenvolvimento social poder contribuir para: Atravs do esclarecimento do pblico sobre da situao particular dos grupos de deficincia acerca das suas experincias, comportamento, atuao e das suas reais capacidades; Permitindo construir uma melhor entreajuda entre deficientes e no deficientes; Promover a integrao social de portadores de deficincia atravs da realizao de provas com pessoas com deficincia em eventos para pessoas sem as mesmas; Os desportistas com deficincia funcionam como modelo de superao dos prprios limites para outros indivduos que tambm as tenham, permitindo assim para que estes possam encontrar solues para as prprias barreiras na integrao e participao na sociedade; Despertar um maior interesse da comunidade cientfica para o estudo das deficincias, sobretudo no que diz respeito ao comportamento; Promover o desenvolvimento de solues tcnicas e de materiais cada vez mais adaptados de modo a atenuar as desvantagens provocadas pelas deficincias.

Modalidades
Seja qual for a sua deficincia, qualquer pessoa pode praticar uma modalidade desportiva, inclusivamente de competio, cujas regras devero ser adaptadas aos diversos tipos de deficincias.

Desde que o seu programa de reabilitao assim o permita e o indivduo esteja devidamente enquadrado e acompanhado por uma instituio ou equipa tcnica, a prtica de atividades desportivas deve iniciar-se o mais depressa possvel. A partir do momento em que o atleta se sente apto, as escolhas da modalidade vasta, dependendo das limitaes de quem a vai praticar. Os desportistas podem ainda dispor de ajuda tcnica ou de um dispositivo de compensao. As modalidades de desporto adaptado so: Atletismo Basquetebol em cadeira de rodas Boccia Ciclismo Equitao Esgrima em cadeira de rodas Futebol de 5 Futebol de 7 Goalball Halterofilismo Judo Natao Rguebi em cadeira de rodas Remo Tnis de mesa (a p ou em cadeira de rodas) Tnis (a p ou em cadeira de rodas) Tiro Tiro com arco Vela Voleibol

Atletismo
Esta modalidade destina-se a atletas com diversos tipos de deficincia tais como, deficincias motoras, visuais e com paralisia cerebral, em ambos os sexos. Para os atletas com deficincia visual (cegos e alguns amblopes) existe a ajuda de um atleta guia que acompanha o atleta nos treinos e nas competies. Os atletas com deficincias motoras e paralisia cerebral podem competir em cadeira de rodas - especialmente desenhada e criada.

As provas podem decorrer em pista ou no campo, consoante sejam as corridas de velocidade, de meio-fundo e de fundo, em distncias de 100, 200, 400, 800, 1500, 5000 e 10000 metros e ainda nas provas de dardo, disco, peso e saltos (em altura, em comprimento e triplo salto).

Basquetebol em cadeira de rodas


Nesta modalidade mantm-se o recinto, as tabelas e a bola, tornando-a muito semelhante verso jogada por no deficientes. Difere apenas no meio de locomoo dos jogadores, que podem ser portadores de deficincia mental, fsica e motora. Desde 1946, ano em que se jogou o primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas, que a modalidade tem vindo a ganhar mais adeptos e praticantes.

Boccia
Esta modalidade um desporto misto e pode ser jogado individualmente, por partes ou por equipas de trs jogadores. uma modalidade exclusiva para portadores de paralisia cerebral e deficincias motoras, sendo praticada em cadeira de rodas, em recintos fechados. Este jogo composto por dois conjuntos de seis bolas cada, um conjunto de cor vermelha, outro de cor azul e uma bola branca - a bola alvo. Neste jogo o objetivo a equipa colocar todas as bolas o mais perto possvel da bola alvo. As bolas podem ser lanadas com a mo ou com o p. No caso de a deficincia afetar todos os membros, podem ser utilizados dispositivos de compensao, calhas e ponteiros para o ato do lanamento.

Ciclismo
Dependendo da deficincia, os atletas utilizam uma bicicleta de dois lugares adaptados para propulso manual. O programa de competies inclui provas de pista e de estrada para atletas individuais. Para as equipas existem provas de velocidade, perseguio individual, contra-relgio dos 1000 metros, corridas em estrada e corridas em estrada em contra-relgio. AS provas

podem ser praticadas por atletas do sexo feminino e masculino. O ciclismo est aberto a atletas com deficincias locomotoras (tetra/paraplgicos, amputados e "lesautres") e paralisia cerebral para as provas de estradas. Os atletas que sofrem de deficincia visual correm na modalidade de tandem, sendo o piloto um atleta normovisual.

Equitao
A equitao um desporto que est disponvel para tos os tipos de deficincia. As provas so mistas e agrupadas de acordo com os perfis das capacidades funcionais. Os atletas competem em duas provas de "dressage", uma prova de campeonato de movimentos predefinidos e uma prova livre acompanhada de msica. Existe ainda uma prova em equipa para trs ou quatro atletas.

Esgrima em cadeira de rodas


A caracterstica mais espetacular da esgrima em cadeira de rodas, na opinio dos espectadores, o facto de os atletas competirem em cadeiras de rodas fixas ao solo. No entanto, os atletas conseguem usufruir de total liberdade de movimentos dos braos e do tronco com o mesmo ritmo da esgrima praticada por atletas sem deficincia. A modalidade pode ser praticada por atletas do sexo feminino e masculino com deficincias a nvel de membros amputados, paraplgicos ou com paralisia cerebral e podem estar em equipas ou individualmente. As armas utilizadas so a espada, o florete e o sabre.

Futebol de 5 para cegos


Como o nome indica, est destinado para cegos. Nesta modalidade um jogo tem a durao de 50 minutos, com duas partes de 25 minutos e um intervalo de 10 minutos. O guarda-redes um atleta normovisual ou amblope e no pode ter participado em competies da FIFA nos ltimos cinco anos. Cada equipa tem cinco jogadores. A bola tem um dispositivo sonoro para que os atletas a consigam localizar. Existe ainda um guia que orienta os jogadores no modo como se posicionam em campo e para onde devem lanar a bola.

Futebol de 7
Sendo um dos desportos mais populares, especfico para atletas com paralisia cerebral. Segue as regras que so habitualmente usadas pela FIFA, mas com algumas alteraes como por exemplo, a inexistncia de "foras de jogo". O campo tambm adaptado e tem de ter as seguintes dimenses, o comprimento tem de estar compreendido entre os 70 e os 75 metros e a largura entre os 50 e os 55 metros. As balizas tambm tm de ser mais pequenas com 5 metros de comprimento por 2 metros de altura. Cada jogo tem a durao de 60 minutos dividida em duas partes de 30 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos.

Goalball
Especfico para cegos e amblopes, praticado por equipas femininas e masculinas de trs elementos. jogado em recintos fechados ou em campos com 18 metros de comprimentos por 9 de largura. Nas duas extremidades do campo encontram-se as balizas com 1.30 metros de largura. A modalidade tem como objetivo marcar golo na baliza da equipa adversria arremessando com a mo uma bola, que contm no seu interior um dispositivo sonoro, atravs do qual os jogadores conseguem saber a localizao da bola. Os jogadores utilizam uma viseira opaca, que tem como principal objetivo estabelecer uma situao de igualdade entre os jogadores cegos e amblopes. O jogo decorre com dois perodos de 7 e com um intervalo de 4 minutos.

Halterofilismo
O halterofilismo est dividido em 10 categorias diferentes divididas pelo peso corporal. A competio est aberta a atletas com paralisia cerebral, leses da medula espinal, amputados (somente amputados dos membros inferiores) e "les autres".

Judo
O judo uma modalidade que exige destreza fsica e estratgica, pondo prova as qualidades de toque, equilbrio e sensibilidade. Para poderem vencer o adversrio, os concorrentes tm de utilizas diferentes tcnicas. Todos os atletas com deficincia visual esto aptos para a prtica desta modalidade. medida que o grau da deficincia aumenta, as adaptaes feitas tambm aumentam.

Natao
Tal como acontece nos Jogos Olmpicos, os atletas demonstram as suas capacidades em diversos estilos, tais como bruos, costas, livres, mariposa e estilos. As competies podem ser praticadas tanto por atletas do sexo feminino como do sexo masculino, portadores de deficincia motora e visual. As regras internacionais so seguidas, mas com algumas excees, uma das quais o facto de os atletas, nalgumas provas, poderem escolher se partem da plataforma ou da gua. Para os atletas com deficincia visual utiliza-se um basto revestido de esponja para tocar no nadador quando este se aproxima da parede no momento da chegada ou da viragem.

Rguebi em cadeira de rodas


O rguebi em cadeira de rodas um desporto coletivo muito exigente. Est destinado a atletas tetraplgicos do sexo masculino e feminino. Implica grande contacto fsico, medida que os atletas tentam passar a bola para l da linha de baliza da equipa adversria.

Remo
A competio de remo adaptado est disponvel para atletas de ambos os sexos e com as seguintes embarcaes: LTA4 - barco com 4 remadores + timoneiro - sendo esta embarcao mista no que respeita ao gnero e podem participar atletas com deficincia visual, paralisia cerebral e deficincias motoras. A embarcao TA2x ou double sculls embarcao mista para dois remadores com deficincias motoras a nvel dos membros inferiores e do tronco; e a embarcao AM1x ou single sculls - apenas para remadores do sexo masculino com deficincias motoras tambm a nvel dos membros inferiores e do tronco. As competies so disputadas em provas de 1000 metros para todas as embarcaes.

Tnis de mesa
O tnis de mesa uma modalidade que pode ser jogada por atletas de todos os grupos de deficincia, exceo da deficincia visual. As competies desta modalidade esto agrupadas em provas de p ou em cadeira de rodas, e para indivduos com deficincia intelectual. Pode ser disputada por atletas de ambos os sexos em pares, equipas ou individualmente.

Tnis em cadeira de rodas


Tendo tido origem nos EUA, este jogo rege-se pelas regras tradicionais do tnis. A nica diferena entre o tnis em cadeira de rodas e o tnis praticado por no deficientes que a bola pode tocar duas vezes no campo adversrio sem produzir ponto.

Tiro
Para as provas de tiro, que pe prova a preciso e o controlo, so utilizadas pistolas e espingardas de ar comprimido para disparar contra um alvo fixo. As competies esto abertas a todos os atletas com deficincias fsicas e

visuais, que podem competir em duas classes, em cadeira de rodas ou em p. As provas podem ser femininas, masculinas e mistas, a partir de uma distncia varivel entre os 10, 25 e 50 metros.

Tiro com arco


Este desporto pe prova as capacidades de preciso, fora e concentrao. Estando disponvel para atletas com deficincias motoras, como amputados, leses da medula espinal, paralisia cerebral e outras, pode ainda ser disputada por equipas ou individualmente em p ou em cadeira de rodas. O alvo tem 122 centmetros de dimetro e est situado a 70 metros de distncia do atirador.

Vela
Disponvel para atletas amputados, com paralisia cerebral, deficincia visual, deficincias motoras e em cadeira de rodas, nesta modalidade o sistema de classificao baseia-se em quatro fatores - estabilidade, funo manual, mobilidade e viso. Os atletas competem em eventos mistos: a prova de trs velejadores - que utiliza barcos da classe Sonar e a prova individual - disputada em barcos da classe R (2,4 metros) SKUD 18, uma embarcao para dois velejadores. H ligeiras alteraes no equipamento e na pontuao.

Voleibol

Destinado a pessoas com incapacidade fsica e mobilidade reduzida, este desporto divide-se em duas modalidades: de p e sentado. No voleibol sentado, o campo tem menor dimenso, com 10 metros de comprimento por 6 de largura.

Jogos Paraolmpicos
Histria
Em 1948, o Sr. Ludwing Guttmann organizou uma competio desportiva para combatentes da 2 Guerra Mundial que tinham sofrido leses na coluna vertebral. Quatros anos aps este evento, juntaram-se a estes jogos participantes da Holanda e nasceu assim o movimento internacional denominado Paralmpico. Os Jogos Olmpicos para atletas com deficincia foram pela primeira vez organizados em 1960, na capital italiana, Roma. Em 1976 tiveram lugar os primeiros jogos Paraolmpicos de Inverno na Sucia. Em 2001 foi assinado um acordo entre o Comit Internacional Olmpico e o Comit Internacional Paraolmpico para assegurara a realizao dos ltimos.

Jogos Paraolmpicos: A participao Portuguesa


A primeira participao portuguesa foi no ano de 1972 em Heidelberg, com apenas 9 atletas somente para a modalidade de basquetebol em cadeira de rodas. Nessa participao no ganharam nenhuma medalha. Em 1984, em Nova Iorque participaram 15 atletas nas modalidades de boccia, atletismo, ciclismo e tnis de mesa. Nesses anos conseguiram 14 medalhas. Quatro anos depois, em Seul foram 13 atletas para participarem nas provas de boccia e atletismo, conseguindo 12 medalhas nesse ano. Em Barcelona no ano de 1992, Portugal participou com 28 atletas que competiram nas modalidades de atletismo, boccia, futebol e natao. Regressaram a Portugal com 9 medalhas. No ano de 1996 em Atalanta, estiveram 35 atletas portugueses, nas mesmas modalidades de Barcelona, tendo conquistado 14 medalhas. Em Sidney, ano de 2000, com um recorde de presenas de 53 atletas de todos os grupos de deficincias e com as mesmas modalidades de h quatro e oito anos, mas ainda com as modalidades de basquetebol, tnis de mesa e ciclismo. Foram conquistadas 15 medalhas. Portugal apenas no teve atletas a participar nas seguintes modalidades: esgrima, natao, goalball, judo, halterofilismo, rguebi, tnis, Tiro, tiro com arco, vela e voleibol. J na XII edio dos Jogos Paraolmpicos, que decorreram em Atenas, decorria o ano de 2004, Portugal conseguiu 12 medalhas, duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.

Data de incluso das modalidades e respetivos Jogos Paraolmpicos


Modalidade Ano Jogos Paraolmpicos de Obs.

Atletismo Basquetebol em cadeira de rodas Boccia Ciclismo

1960 1960 1984 1984 1988

Roma Roma Nova Iorque Nova Iorque Seul Atlanta Roma Atenas Nova Iorque Toronto Nova Iorque Tquio Seul Atenas Roma Sidney Pequim Roma Barcelona Toronto Roma Sidney Toronto Arnhem Deixou de integrar a competio em 2004 Para atletas do sexo masculino Para atletas do sexo feminino Para atletas do sexo masculino Para atletas do sexo feminino Para atletas com paralisia cerebral Para as restantes deficincias

Equitao Esgrima em cadeira de rodas Futebol de 5 Futebol de 7 Goalball

1996 1960 2004 1984 1976 1984

Halterofilismo Judo

1964 1988 2004

Natao Rguebi em cadeira de rodas Remo Tnis de mesa Tnis em cadeira de rodas Tiro Tiro com arco Vela Voleibol Voleibol sentado

1960 2000 2008 1960 1992 1976 1960 2000 1976 1980

O Bicas
O Bicas a mascote do Movimento Paralmpico de Portugal e tem como grande objetivo que os desportistas deficientes se identifiquem com ela, que sintam que o BICAS deles. A

Mascote deseja ser, no imaginrio, uma nova espcie que tem algumas parecenas com um pssaro que representa a liberdade.

O Bicas no tem asas mas consegue voar, afirmando querer, grande vontade de superao e tambm vontade de vitrias, no respeito dos valores do esprito desportivo e do jogo correto com lealdade, simptico e divertido capaz de mobilizar a sociedade e em particular a juventude em volta do ideal paraolmpico e do desporto para todos.

O Bicas verstil, praticando diversos desportos:

Atletismo Boccia Basquetebol em cadeira de rodas

Ciclismo Equitao Futebol de 7

Natao Goalball Esgrima em cadeiras de rodas

Futebol de 5

Judo Tnis em cadeira de rodas

Tiro Vela Voleibol sentado

Remo Tiro Tiro ao alvo.

Rguebi em cadeira de rodas

Legislao Em Portugal
A Constituio da Repblica Portuguesa de 1976 estabelece, no seu Artigo 79, o direito cultura fsica e ao desporto a todos, aspeto este reforado pelo Artigo 1. da Lei n. 30/2004, de 21 de Julho Lei de Bases do Desporto que assume o desporto como facto indispensvel na formao da pessoa e no desenvolvimento da sociedade, no deixando de se preocupar especialmente com a prtica desportiva do cidado portador de deficincia, como legvel nas determinaes constantes nos artigos 5., 26., 32., 70. e 82..

Da mesma maneira, a Lei n. 38/2004, de 18 de Agosto Lei de Bases da Preveno e da Reabilitao e Integrao das Pessoas com Deficincia faz referncia ao valor da prtica desportiva para os cidados portadores de deficincia, particularmente no que se refere ao desporto e recreao como medidas para a habilitao e reabilitao (artigo 25.). Alm disso, estabelece que cabe ao Estado adotar medidas especficas necessrias para assegurar o acesso da pessoa com deficincia prtica do desporto e fruio dos tempos livres (artigo 38.), incluindo o acesso prtica do desporto de alta competio (artigo 39.).

Associao de Apoio ao Desporto para Deficientes


As seguintes associaes esto destinadas a apoiar os atletas portadores de deficincias. . ANDDVIS - Associao Nacional de Desporto para Deficientes Visuais; . ANDDEMOT - Associao Nacional de Desporto para Deficientes Motores; . LPDS - Liga Portuguesa de Desportos para Surdos; . ANDDEM - Associao Nacional de Desporto para Deficientes Mentais; . PCAND - Paralisia Cerebral - Associao Nacional de Desporto

Concluso
O desporto tem, entre outras, a possibilidade de dar visibilidade s capacidades dos indivduos e no s suas dificuldades, uma vez que a prtica de uma atividade desportiva e recreativa

constitui uma oportunidade para valorizar as aptides do atleta. Para mim foi muito importante a realizao deste trabalho, pois ajudou-me a compreender melhor algumas das muitas qualidades das pessoas com deficincia. O mundo tem lugar para todos e no podemos marginalizar aqueles que, de alguma maneira so diferentes s por isso. Os atletas com deficincia conseguem trazer mais medalhas para Portugal do que qualquer outro atleta... Pensemos nisso!

Bibliografia

http://www.infopedia.pt/$jogos-paralimpicos

http://www.educacao.te.pt/professores/index.jsp?p=165&idDossier=14 3 http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=27&idMenu=4 http://ef.cad-cascais.org/wp-content/uploads/2008/11/act-cegos.gif http://www.comiteparalimpicoportugal.pt/index.php http://www.fpdd.org http://www.anddi.pt http://www.anddvis.org.pt http://www.anddemot.org.pt http://www.lpdsurdos.org.pt

También podría gustarte